-
Súmula nº 425 do TST
JUS POSTULANDI NA JUSTIÇA DO TRABALHO. ALCANCE. Res. 165/2010, DEJT divulgado em 30.04.2010 e 03 e 04.05.2010O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a AÇÃO RESCISÓRIA, a AÇÃO CAUTELAR, o MANDADO DE SEGURANÇA e os RECURSOS de competência do TST.
-
Olá, colegas!
Segue um mnemônico apresentado aqui no QC - o Jus Postulandi não alcança o "AMAR":
- Ação Rescisória;
- Mandato de Segurança;
- Ação Cautelar;
- Recursos aos TST.
Bons estudos!
-
Súmula 425 do TST
-
Só acrescentar uma coisa sobre esse "AMAR", eu prefiro colocar AMAR o TST para não confundir com os outros "R's".
-
Gabarito letra "b"
Eu prefiro um mnemônico que já vi aqui no QC
ARMaS ACaRe TST ( eu leio como, Armas Acarretam)
Ação Rescisória
Mandado de Segurança
Ação Cautelar
Recursos para o TST
Obs: espero ter ajudado.
-
GABARITO LETRA B
SÚMULA 425 TST:
O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, NÃO ALCANÇANDO a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurançae os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.
MACETE: JUS POSTULANDI NÃO PODE ''AMAR''
AÇÃO RESCISÓRIA
MANDADO DE SEGURANÇA
AÇÃO CAUTELAR
RECURSOS AO TST(RECURSO DE REVISTA E EMBARGOS AO TST)
BONS ESTUDOS,GALERA.NUNCA DESISTAAM!! VALEEU
-
Quase errei por bobagem essa, de cara pensei que havia prescrito o direito por dizerem que estava no quinto ano da faculdade, acreditei que havia relação essa data com a entrada das ações,passado 5 anos que havia rescindido o contrato, iria marcar que não podia interpor nenhum recurso.. MAS, veio uma voz.. não tente inventar, olha o que a questão está pedindo, sabia o macete do JUS POSTULANDI, o JUS POSTULANDI NÃO (AMA A COMPETÊNCIA DO TST).A(ação rescisória)M(mandado de segurança)A(ação cautelar), nem interpor recurso ao TST.
-
AMAR
AMAR
AMAR
Ricardo, meu filho, pode refazer a faculdade! kkkk
-
MACETE : (AMAR)
AÇÃO RESCISÓRIA
MANDADO DE SEGURANÇA
AÇÃO CAUTELAR
RECURSOS NO TST
<OBS>
REFORMA TRABALHISTA:
MAIS UMA HIPÓTESE EM QUE SE FAZ NECESSÁRIO O AUXÍLIO DO ADVOGADO:
CAPÍTULO III-A
DO PROCESSO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA
PARA HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO EXTRAJUDICIAL
Art. 855-B. O processo de homologação de acordo extrajudicial terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado.
§ 1º As partes não poderão ser representadas por advogado comum.
(...)
NA EXECUÇÃO NÃO PRECISAAAAA
Art. 878. A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado.
-
-
-
Pessoal, é só lembrar que as ações que, por sua natureza, não são trabalhistas não cabem jus potulandi, pois aplica-se o CPC: Mandado de Segurança, Ação Rescisória e Ação Cautelar. O Recurso de Revista, por ser de competência do Tribunal Superior do Trabalho, também não cabe jus postulandi.
-
Súmula 425 do TST
425. Jus Postulandi na Justiça do Trabalho. Alcance. (Res. 165/2010 - DeJT 30/04/2010)
O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.