SóProvas


ID
1066126
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um engenheiro de segurança avaliou as concentrações de um determinado agente químico presente em uma atividade, utilizando como método a amostragem instantânea, e encontrou, nas 10 amostragens realizadas, valores de 2,0 a 6,0ppm, porém o agente avaliado tem limite de tolerância de 4,0ppm.Dessa forma, considerando-se os dados, conclui-se que a referida atividade é insalubre.

Alternativas
Comentários
  • Considera-se insalubre toda atividade que ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos  por lei. Se temos o LT de 4.0 ppm, isso quer dizer que  em nenhum momento a atividade poderia ter chegado a 6ppm, logo ela é insalubre.

  • Senhores, esta questão deve ser anulada, há que se considerar que estamos falando de medições instantâneas, portanto, para a conclusão de insalubridade deve se levar em consideração o valor médio e não um valor pontual, a não ser que esse valor pontual ultrapasse o Valor máximo (que nesse caso seria 8 ppm) ou o valor Teto (caso o mesmo fosse assinalado), portanto vejam que o elaborador não informou se esta substância tem valor teto assinalado. Só para dar um exemplo, imaginem que das 10 amostras 9 fossem 2,0 ppm e 1 só 6 ppm, a média seria 2,4 ppm, espero ter ajudado, André.

  • Msm se só 1 amostragem tiver o valor acima do de tolerância, deve sim ser considerado uma atividade insalubre. Leve em consideração por exemplo o tempo de exposição do empregado.

  • Caro Rodolfo, essa coleta se dá de forma instantânea, os limites de tolerância são para média e não para picos, imagine que uma medição de ruído pontual passasse de 85 dB(A), ela não seria insalubre, pois se leva em consideração a média, leia a NR 15, anexo 11 do item 4 em diante, é disso que trata esta questão, André.

  • O colega André Henrique foi perfeito, a NR 15, anexo 11 diz:

    "8. O limite de tolerância será considerado excedido quando a média aritmética das concentrações ultrapassar os valores fixados no Quadro nº 1."

    "9. Para os agentes químicos que tenham VALOR TETO assinalado no Quadro nº 1 considerar-se-á excedido o limite de tolerância, quando qualquer uma das concentrações obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no mesmo quadro."

  • Mas o que mais me estranha Fernanda, é que esta questão não foi anulada, será que ninguém viu isso? Existem outros erros em outras questões desta mesma prova, acho que a banca esta num péssimo dia quando elaborou esta prova, André.

  • Essas informações não são suficientes para concluir se a exposição é insalubre.

    Deveria ser informado se o agente possui valor teto ou todas as 10 amostras.

  • a questão deveria ser anulada. Não temos informações suficientes...

     

  • RESPOSTA: CERTO

    Amostragens => 2,0 a 6,0ppm. Pelo menos uma das amostras ultrapassou o limite de tolerância que é de 4,0ppm, logo É INSALUBRE.

  • Muito mimimi ....Essa questão exige uma lógica prática..Não esperem Ctrl C Crtl V da norma ...