SóProvas


ID
1066636
Banca
CEPERJ
Órgão
Rioprevidência
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A busca por proteção diante dos infortúnios da vida tem sido considerada a base da Seguridade Social, cuja responsabilidade atualmente é dividida entre o Estado e entidades privadas. Na origem da Seguridade Social podem ser identificados(as):

Alternativas
Comentários
  • LETRA: E


    Mutualismo é um sistema privado de proteção social que visa criar e promover organizações de política mutualista, sociedades de seguros mutualistas e fundos de pensões mutualistas. O Mutualismo foi precursor do moderno sistema de seguros, cujos princípios assentam na reciprocidade dos serviços e na entreajuda. Consubstancia-se na existência de um fundo comum para o qual todos convergem através de contribuições ou quotas, de modo a permitir, de forma previdente, acautelar o futuro próprio ou dos seus familiares através de retribuições pecuniárias ou de assistência.1

  • Letra E. Marquei por exclusão.

  • Em 1824, a primeira Constituição do Brasil tratou da seguridade social no seu art. 179, onde abordou a importância da constituição dos socorros públicos. O ato adicional de 1834, em seu art. 10, delegava competência às Assembléias Legislativas para legislar sobre as casas de socorros públicos. A referida matéria foi regulada pela Lei nº 16, de 12/08/1834. A primeira entidade privada do país foi criada em 1835, o Montepio Geral dos Servidores do Estado (Montgeral). Caracterizava-se por ser um sistema mutualista, no qual os associados contribuíam para um fundo que garantiria a cobertura de certos riscos, mediante a repartição dos encargos com todo o grupo. Mais tarde, o Decreto nº 2.711, de 1860, regulamentou o financiamento de montepios e sociedades de socorros mútuos.

    gabarito: EESTA SÓ PESQUISANDO MESMO... ERRARIA LINDA!
  • Obrigado, Crislene !

  • O segundo sistema de proteção conhecido foi o mutualismo, que consistia na

    contribuição financeira de um grupo de pessoas visando à proteção recíproca, formando-se

    fundos de socorro que poderiam ser utilizados por qualquer membro do grupo em caso de

    extrema necessidade. No Brasil, tal sistema inspirou as antigas organizações operárias e os

    montepios de servidores públicos.

  • Os Montepios criados em 1835 (primeira entidade de previdência privada a funcionar no país) estavam organizados em SISTEMA MUTUALISTA, ou seja, as pessoas se associavam e contribuíam para um fundo comum que realizava a cobertura de certos riscos a partir da entrega de determinados benefícios.

  • O seguro social brasileiro iniciou-se com a organização privada, sendo que, aos

    poucos, o Estado foi apropriando-se do sistema por meio de políticas intervencionistas.

    Neste sentido, as primeiras entidades a atuarem na seguridade social foram as

    santa casas da misericórdia, como a de Santos, que, em 1 543, prestava serviços no

    ramo da assistência social.

    Ainda com caráter mutualista, foi criado em 1835 o Montepio Geral dos Servidores

    do Estado - Mongeral - primeira entidade de previdência privada no país.

    Curso prático previdenciário ,Ivan Kertzman 

  • Correto Letra E:Como mencionou a colega abaixo.O SISTEMA MUTUALISTA, consiste em as pessoas se associarem e contribuírem para um fundo comum que realizava a cobertura de certos riscos a partir da entrega de determinados benefícios.

  • Sociedades Mutualistas - grupos privados, fechados, sem a participação do Estado, que se uniram para proteção familiar em casos de infortúnios.

  • Essa banca CEPERJ as questões são únicas.

  • As CAP's (Caixas de Aposentadorias e Pensões) são um bom exemplo deste conceito de mutualismo.  Grupos fechados reuniam-se para contribuir para o "bolo" sem participação estatal, e, quando da situação infortúnia, era repartido entre eles. (Ex: Os Ferroviários das estradas de ferro brasileiras) 
    O conceito de solidariedade também pode ser observado nestas sociedades mutualistas. 

  • A questão não especificou qual origem: no Brasil ou no mundo? Se fosse no mundo, certamente não seria esse o começo. Honestamente, essas questões de começo são puro arbítrio: qualquer pessoa pode apontar um evento como sendo o início de um processo histórico. Subjetivismo puro. 

  • Em 1835, surge o Montepio Geral dos Servidores do Estado (MONGERAL), primeira entidade privada a funcionar no Brasil. Tal entidade era de grande importância e adotava um sistema típico do mutualismo

    WIKPÉDIA>

    Mutualismo é um sistema privado de proteção social que visa criar e promover organizações de política mutualista, sociedades de seguros mutualistas e fundos de pensões mutualistas. O Mutualismo foi precursor do moderno sistema de seguros, cujos princípios assentam na reciprocidade dos serviços e na entreajuda.,

     

    #AFT

  • Sírio Oliveira. Tanto faz se a questão da seguridade social se refere às origens no Brasil ou no mundo. No Brasil foi a criação das Caixas de Assistência aos ferroviários, conforme já mencionado pelos colegas. No mundo a origem foi na Grécia e em Roma antigas, através do pater familias, em que o pater familias assumia a obrigação de prestar assistência aos servos e clientes mais necessitados... eram criadas corpoorações em que os membros se auxiliavam mutuamente. 

    Desta forma, a letra E seria, obrigatoriamente, a resposta. 

  • Os Montepios criados em 1835 (primeira entidade de previdência privada a funcionar no país) estavam organizados em SISTEMA MUTUALISTA, ou seja, as pessoas se associavam e contribuíam para um fundo comum que realizava a cobertura de certos riscos a partir da entrega de determinados benefícios.

    Font.Alfacon

    O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade.