SóProvas


ID
1067293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos processos de gestão nas organizações, julgue os itens seguintes.

O setor de atuação, os objetivos, os propósitos e a razão de existência de uma organização devem estar esclarecidos em sua missão.

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos não fazem parte do escopo da missão organizacional. Missão, visão e objetivos estratégicos são conceitos distintos relacionados ao planejamento estratégico.  

  • Missão: é o que é a organização para que ela existe, ela não pode em hipótese alguma ser comparada com objetivos a ser alcançados. Ela não é temporal. Mas pode mudar ao longo da sua vida.

  • Missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Aqui, procura-se responder às perguntas básicas:

    - aonde se quer chegar com a empresa?
    - quais necessidades e expectativas do mercado que a empresa pretender atender?

  • Errado.

    A primeira fase do planejamento estratégico consiste na definição da missão, que é razão de ser da organização, na definição da visão, que descreve como a organização deve ser, e na definição dos valores, que são as crenças e princípios básicos de uma organização.

    Nesta fase, é que se determina a razão de ser de uma organização, o porquê dela existir. É nessa etapa também que o negócio da empresa  é definido e a identidade da organização se torna mais clara.


  • No livro Administração Geral e Pública, do Chiavenato, todas as vezes que ele cita "missão" o faz separado de objetivos. São conceitos distintos, como bem explicou o colega Eduardo Barbosa.

    Missão: as razões fundamentais a que uma empresa deve sua existência.


    "Para fazer o planejamento, é vital que se conheça o contexto em que a organização está inserida. Em outras palavras, qual é o seu microambiente, qual a sua missão e quais os seus objetivos básicos".


    "Para a Teoria Comportamental, o papel do administrador é promover a integração e articulação entre as variáveis organizacionais e as variáveis humanas, focalizando o ambiente e, mais especificamente, o cliente. De um lado, as variáveis organizacionais - como missão, objetivos, estrutura, tecnologia, tarefas etc. ~ e de outro, as variáveis humanas - como habilidades, atitudes, competências, valores, necessidades individuais etc. - que devem ser devidamente articuladas e balanceadas".


    "Assim, uma vez definidas pela alta administração da instituição as questões estratégicas, como missão, visão de futuro e objetivos institucionais globais, é sua responsabilidade compartilhar essas informações com os servidores, para que todos tenham plena consciência do rumo a ser seguido".

  • O que torna a questão errada está somente no final da frase; troca-se a palavra MISSÃO por VISÃO, veja a frase correta, logo abaixo:

    "O setor de atuação, os objetivos, os propósitos e a razão de existência de uma organização devem estar esclarecidos em sua VISÃO."

  • A assertiva seria correta se fosse da seguinte forma:

    O setor de atuação,  os objetivos, os propósitos e a razão de existência de uma organização devem estar esclarecidos em seu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
  • missao eh razao de existir = idea geral.

    objetivos = eh desdobramento de meta  = ideia especifica
  • A missão é a tradução da estratégia da empresa, que expressa o propósito da sua própria existência, e a visão organizacional é um mapa que guia o futuro da empresa em termos de tecnologia-produto-cliente, nos mercados a perseguir e nas competências a desenvolver.

  • Missão é apenas a razão de existência de uma organização.

  • Segundo Hamel (1995), existe nas organizações as INTENÇÕES ESTRATÉGICAS, que é composta de: negócio, missão, visão, objetivos e metas.

    Negócios: é o que fazemos (ramo de atividade o qual a organização atua)

    Missão: porque ou para que existimos (definição do negócio ou o que realizará em seu negócio.

    Visão:.....

    Objetivos: resultados futuros que se pretende atingir, de acordo com a visão de futuro. medidos de forma qualitativa e desmembrados em cada nível da organização.

  • Pulem logo para o comentário do Eduardo Barbosa!!!

  • Missão
    ◦ Descrição do negócio/atividade da organização
    ◦ Propósito, razão, finalidade, encargo
    ◦ Focar na competência essencial (núcleo) � presente

     

    Prof. Yuri Morais
    www.provasdeti.com.br

  • Os objetivos se encaixariam na Visão.

  • boa eduardo !

  • Missão = Razão de ser. 

    A atuação pode até ser encaixada, pois a missão também liga-se a atividade fim da empresa

  • Sumiu o comentário do Eduardo Barbosa 

  • visão

  • Os objetivos são determinados fora da visão e da missão da empresa.

  • Setor de atuação é o NEGÓCIO.

    Objetivo é a VISÃO.

  • Não dava pra marcar quando incluiu objetivo principalmente, se não tivesse objetivos ali acho que eu erraria.

  • MISSÃO:MOTIVO DA EXISTÊNCIA DA EMPRESA

    VISÃO:A ONDE A EMPRESA QUER CHEGAR

    VALORES:MEIOS UTILIZADOS PARA ALCANCAR A VISÃO 

  • Após  determinar a missão, visao e os valores da organização, estabelecemos os Objetivos. Os objetivos vão servir de mapa que orientará a empresa no caminho a ser seguido para alcance da missão e visão da empresa. 

  • O setor de atuação(missão),  os objetivos(visão), os propósitos(visão) e a razão de existência de uma organização(missão) devem estar esclarecidos em seu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 

  • O setor de atuação, os objetivos, os propósitos e a razão de existência de uma organização devem estar esclarecidos em sua missão

     

    Fases da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas (Djalma 2018)

     

    Fase I – Diagnóstico Estratégico (Como a empresa se encontra no presente)

    Envolve visão, os valores, a análise externa, a análise interna e a análise dos concorrentes .

     

    Fase II – Missão da empresa (determinação do motivo central da existência da empresa dos setores que a empresa atende ou poderá atender)

    Envolve: Estabelecimento da missão da empresa; Estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais; Estruturação e debate de cenários; Estabelecimento da postura estratégica; Estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas.

     

    Fase III – Instrumentos Prescritivos e Quantitativos (“onde a empresa quer chegar” e de “como chegar na situação que se deseja’)

    Envolve: 

    Instrumentos prescritivos: Estabelecimento de objetivos, desafios e metas; Estabelecimento de estratégias e políticas; Estabelecimento dos projetos, programas e planos de ação; 

    Instrumentos quantitativos: Planejamento orçamentário

     

    Fase IV - Controle e Avaliação

     

    Logo, segundo Djalma, os objetivos fazem parte de um conjunto de intrumentos prescritivos, incluidos na fase III, o qual diz respeito a "situação" ou "alvo que a empresa quer atingir. 

     

    ERRADO

     

  • a questão está tao errada q dá até medo..haha

  • Para enriquecer , deixo uma passagem da doutrina de Sobral e Peci

     

    Para Sobral e Peci , para ser EFICAZ a missão deve DECLARAR:

     

    -O escopo do negócio da organização: a missão deve explicitar de forma clara e concisa o propósito fundamental da organização.

     

    -As necessidades básicas a serem atendidas: a missão não deve explicitar produtos e serviços, mas sim as necessidades que a organização pretende satisfazer.

     

    -As competências centrais da organização: a missão deve mostrar as competências e capacidade únicas que a distinguem de outras organizações.

     

    - Mercado-alvo: a missão deve explicitar quem são seus clientes e os mercados em que atua.

     

    - Princípios e valores centrais: a missão deve indicar os principais compromissos e valores fundamentais que servem de alicerce para o seu negócio.

     

    -O papel da organização na sociedade: a missão deve explicitar qual é a contribuição da organização para a sociedade.

  • CONCEITO DE MISSÃO

    “A missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Aqui se procura responder à pergunta básica: “Aonde se quer chegar com a empresa? ” OLIVEIRA (2007, p.126).

    CHIAVENATO e SAPIRO (2003, p. 56) descreve o conceito de missão é que a declaração da “missão (mission statement) de uma organização incorpora o mercado nas considerações sobre a concretização da visão de negócios.

    A missão deve ser capaz de refletir as aptidões essenciais da empresa, devem ser compreensíveis por todos, realistas e motivadoras, cativando os envolvidos a cumprirem com o determinado (OLIVEIRA, 2004).

    Conforme OLIVEIRA (2008), Missão é a maneira de determinar os valores, crenças, ou áreas básicas de atuação, conforme filosofias e tradições da empresa.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Cuidado com essa de que objetivo não tem a ver com missão, apenas com visão. Isso não é correto.

    Tem questões que tratam de objetivo = missão. Além disso, segue a definição de Maximiano sobre missão.

    Missão: é um tipo particular de OBJETIVO, normalmente definida como objetivo geral. A missão indica o papel ou função que a organização pretende cumprir na sociedade e o tipo de negócio no qual pretende concentrar-se. A definição de uma missão procura fornecer orientação para os funcionários e esclarecer para a sociedade qual o propósito da organização.

    Administração é algo além do que um autor só define. E questão de prova também. Cuidado!

  • O conceito de missão expressa a essência da entidade, de seus propósitos, ou, mais precisamente, da sua própria razão de existir.

    O setor de atuação da organização é expresso por meio do conceito de Negócio, vejamos:

    ·     Negócio: representa o ramo de atividades no qual a instituição atua, indicando o foco dos benefícios que ela irá gerar para sua clientela.

    Alguns autores e mesmo a CESPE (EMAP/2018), no entanto, defendem que o negócio deve constar dentro da missão. Vejamos uma questão que o CESPE defendeu esse entendimento:

    O estabelecimento da visão e da missão ocorre no planejamento estratégico. Na missão, estão descritos o propósito e os valores da organização, seu escopo de atuação e o público que ela pretende atender. (CESPE, EMAP/2018)

    Seja adotando um conceito mais amplo ou mais estrito de missão, não há dúvidas que o enunciado está errado, posto que ele inclui dentro da missão os objetivos. Isso está errado!

    Os objetivos são traçados a partir da missão e da visão da organização, ou seja, após o estabelecimento de todo o Referência Estratégico (Negócio, Missão, Visão e Valores).

    Gabarito: ERRADO

  • Negócio 

    o ramo de atividades no qual a instituição atua. 

    Missão

    A missão da organização é a razão da sua existência e objetivos a serem alcançados pela mesma.

    Definir a missão de uma empresa é definir sua Identidade Organizacional. A missão faz parte do plano estratégico da empresa e pode assim como a estratégia, mudar com o passar do tempo.

    Visão

    Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso", ou seja, a visão pode ser definida como a direção que a organização desejada seguir, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a organização espera e deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

    Valores

    Valores são as “normas” de uma empresa, é aquilo que ela acredita ser correto, ético, moral, aquilo que ela preza como convicção e fundamento para seu modo de agir, são princípios que guiam a vida da organização.

    Objetivos

    Os objetivos são os resultados que a empresa pretende atingir. Os objetivos podem ser estratégicos, táticos ou operacionais. Devem ser claros, alcançáveis e ao mesmo tempo desafiadores, que sejam conhecidos e acreditados por todos na empresa.

    Metas 

    são desdobramentos dos objetivos e refletem uma posição no futuro. 

  • E O CONCEITO AMPLO DE MISSÃO?

  • O setor de atuação, os objetivos, os propósitos e a razão de existência de uma organização devem estar esclarecidos em sua missão. 

    ERRADA.

  • O conceito de missão expressa a essência da entidade, de seus propósitos, ou, mais precisamente, da sua própria razão de existir.

    O setor de atuação da organização é expresso por meio do conceito de Negócio, vejamos:

    ·     Negócio: representa o ramo de atividades no qual a instituição atua, indicando o foco dos benefícios que ela irá gerar para sua clientela.

    Alguns autores e mesmo a CESPE (EMAP/2018), no entanto, defendem que o negócio deve constar dentro da missão. Vejamos uma questão que o CESPE defendeu esse entendimento:

    O estabelecimento da visão e da missão ocorre no planejamento estratégico. Na missão, estão descritos o propósito e os valores da organização, seu escopo de atuação e o público que ela pretende atender. (CESPE, EMAP/2018)

    Seja adotando um conceito mais amplo ou mais estrito de missão, não há dúvidas que o enunciado está errado, posto que ele inclui dentro da missão os objetivos. Isso está errado!

    Os objetivos são traçados a partir da missão e da visão da organização, ou seja, após o estabelecimento de todo o Referência Estratégico (Negócio, Missão, Visão e Valores).

    Gabarito: ERRADO

    Marcelo Soares| Direção Concursos

  • SETOR DE ATUAÇÃO SE ENQUADRA DENTRO DE NEGÓCIO / OBJETIVOS SE ENQUADRA DENTRO DA VISÃO / SOMENTE PROPÓSITOS E A RAZÃO DE EXISTIR É QUE SE ENQUADRAM DENTRO DE MISSÃO./ ALTERNATIVA ERRADA

  • #Respondi errado!!!