SóProvas


ID
1067461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de gestão de pessoas e comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

As teorias de liderança que reforçam o papel do líder como motivador de pessoas e gestor de desempenhos individuais e de equipes fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos líderes nas interações com seus liderados.

Alternativas
Comentários
  • Errado, mas estou com uma dúvida.
    Dividindo a questão:

    "As teorias de liderança que reforçam o papel do líder como motivador de pessoas e gestor de desempenhos individuais e de equipes...

    Refere-se às Teorias dos estilos de liderança, mais precisamente ao líder democrático.

    fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos líderes nas interações com seus liderados."

    Atitudes e comportamentos dos repertórios nas interações, ou seja, situações, referem-se às Teorias Situacionais.

    Certo? Alguém poderia explicar melhor essa questão?

    Bons estudos ;D

  • Segundo a professora Andreia Ribas, não há justificativa para a questão estar ERRADA. Em seu grupo no Facebook ela explicou: 


    Segundo os papéis dos executivos de Mintzberg, ROBBINS (2005) o líder tem entre os seus papéis o de motivador e gestor de desempenhos individuais que exige determinadas atitudes e comportamentos adequados nas interações com seus liderados. As teorias situacionais ou contingenciais, ROBBINS (2005) fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos lideres que devem adequar-se as interações com os liderados no sentido de motivá-los e também gerir os seus desempenhos. Portanto, as teorias de liderança apresentadas reforçam o papel do líder como motivador e gestor de desempenhos individuais e de equipes que tem como base as atitudes e os comportamentos nas interações com os liderados. 


    https://www.facebook.com/groups/266293910150219/permalink/493747840738157/

  • (...) a motivação é  uma força que se encontra no interior de cada indivíduo, uma pessoa não consegue jamais  motivar ninguém, o que ela pode fazer é estimular. Entende-se assim que a motivação seja um  impulso que vem de dentro e tem suas forças no interior de cada pessoa. O que para muitos é  um motivo de lamentação, para Handy (apud BERGAMINI, 1997) é um motivo de alívio o  fato de não se ter encontrado qualquer fórmula garantida de motivação, pois se for possível compreender, e então prever os modos como as pessoas são motivadas, poderia se influenciar as pessoas. Esta compreensão poderia levar a obtenção de grande poder, que poderia permitir o controle do comportamento, sem que estas suspeitassem que poderiam estar sendo manipuladas.

    Como não é possível uma pessoa motivar outra, a alternativa é criar um ambiente de trabalho que estimule a ação. Neste sentido, a tarefa da administração não é a de motivar seus empregados, mas, sobretudo induzir comportamentos positivos por parte deles (ARCHER, 1997). O comportamento positivo pode ser induzido pelo uso de fatores de satisfação relacionados à necessidade, que serve como centro de organização do comportamento do empregado. A noção de necessidade permeia a maior parte dos conceitos de motivação. Ela está presente em um bom número de teorias e as mais comuns são: reconhecimento, responsabilidade, fisiológicas, realização, socialização, materiais e poder (BERGAMINI, 1997).

    fonte:http://www.aedb.br/seget/artigos06/534_SEGET_Teorias_%20de_%20motivacao.pdf


    DESSE MODO A QUESTÃO ESTÁ ERRADA!

  • acho que o erro esta em generalizar e dizer que todas as teoria de liderança tem essas características e a do líder autocrático? ele não tem a característica de motivador de pessoas,se eu estiver equivocado por favor me corrijam, por favor!!!
  • O líder motivador/gestor fundamenta-se em princípios comportamentais dos liderados, e não de si mesmo (não do seu próprio repertório, mas sim de acordo com cada subordinado)."

    Fonte: Professor Wendell Castellano

  •  É dito: As teorias de liderança que reforçam o papel do líder como motivador de pessoas e gestor de desempenhos individuais e de equipes... Por teorias de liderança, pensemos em "concepções de liderança", que há quatro: 

    1 - teorias dos traços: o verdadeiro líder tem características típicas, nasce com elas e elas são imutáveis; 

    2 - teorias dos comportamentos: enfatizam a interação entre líderes e liderados, a partir dos estilos e modelos tradicionais: autocrático (autoritário), democrático (participativo), laissez-faire (liberal); 

    3 - teorias contingenciais (a situacional é um exemplo de teoria das contingências): leva em consideração outras dimensões para investigação, como o nível dos subordinados, a estrutura da tarefa e as relações entre pares. Segundo esse modelo, o desempenho eficaz do grupo depende da combinação adequada entre o estilo de interação do líder com seus subordinados e o grau em que a situação do controle influencia para o líder;

    4 - teorias neocarismáticas (carismática e transformacional): enfatizam o simbolismo, o apelo emocional e o extraordinário compromisso por parte dos liderados.

    A meu ver, dizer que o líder é um motivador de pessoas é dizer que o líder exerce uma força externa que provoca entusiasmo e persistência nos subordinados.

    Quaisquer estilos de liderança que delegam autoridade, que incentivam a participação dos liderados, que atendem às necessidades dos subordinados... quaisquer estilos que assim fazem reforçam o papel do líder como motivador de pessoas.

    Essas teorias, todavia...“fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos líderes nas interações com seus liderados?”

    Lendo os comentários dos colegas, a resposta da Marcia me pareceu mais razoável. Afinal, o foco da teoria situacional, por exemplo, está nos liderados, ou seja, a eficácia da liderança reside na realidade da aceitação ou não do líder por parte dos liderados. Independentemente do que o líder fizer, a eficácia dependerá das ações dos seus liderados.

    Assim, as teorias de liderança que reforçam o papel do líder como motivador de pessoas e gestor de desempenhos individuais e de equipes não fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos líderes nas interações com seus liderados, mas nas ações dos seus liderados.

  • Mais uma tentativa de tornar a administração/gestão de pessoas numa ciência! Se fosse ciência e pudéssemos caracterizá-la e descrevê-la da maneira que uma ciência pede já teríamos uma ciência fundamentada há milênios. E pensar que qualquer romance e ficção é usado para estudo desta "ciência"! Auto-ajuda não é gestão de pessoas!

  • não consigo ver erro...


    uma questão dessa seria bom algum professor do QC se manisfestar para comentar!!!!!!

  • Líder como motivador de pessoas e gestor de desempenhos individuais e de equipes fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos próprios subordinados e não nas suas características pessoais como líder.

  • Não querendo contrariar o comentário dos professores postados aqui, mas acho que falta na questão a abordagem da situação. 

    Na minha opinião ficaria correta assim: As teorias de liderança que reforçam o papel do líder como motivador de pessoas e gestor de desempenhos individuais e de equipes fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos líderes nas interações com seus liderados em relação ao contexto da situação.

  • É Dilma que faz as questões de Gestão de Pessoas do Cespe.

  • essa prova do STF foi muito estranha

    varias matérias com questões polêmicas!!

  • O Cespe inventa o que ele quiser, diz que é certo ou que é errado, algumas vezes se contradiz... e o candidato que se vire! É complicado. Não existe nehnum fundamento doutrinário que justifique o gabarito, pelo menos eu não consegui encontrar, se alguém com mais conhecimento do que eu tiver algum argumento, peço os esclarecimentos.

  • A questão afirma que o líder motivador fundamenta-se em princípios atitudinais (operacional, continuada), quando na verdade tarefas rotineiras, operacionais e repetitivas tendem a desmotivar o empregado.

    Muitos devem ter errado a questão por não saberem o significado de "atitudinais". A dificuldade da questão estava mais no vocabulário do que no conteúdo em si.

  • Na boa, esse tipo de questão do Cespe não ajuda em nada, só mais uma questão polêmica sem fundamento ou com muitos fundamentos diversos para que a banca possa manter seu status de polêmica pica das galáxias. Aí o candidato fica na base da sorte, e não do que realmente sabe e estudou. 
  • Vou deixar em branco essas porras...

  • Art. 92, CF: 


    São órgãos do Podes Judiciário:


    STF - CNJ - STJ - STC (O MAIS RECENTE, SUPERIOR TRIBUNAL CESPE)

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • É preciso considerar nao somente as atitudes e comportamentos mas, tambem, as " situçoes" e " contextos".
  • Lei de concursos urgente!!

  • Tipo de questão que só ajuda à quem não estudou.

  • Necessitamos de apoio didático para essa matéria!!

    ¬¬

  • Comentário professor Adriel Sá:

     

    Comportamento Atitudinal: O que as pessoas pensam em relação a organização, desenvolvendo-se a partir da percepção das experiências vividas no trabalho.

     

    Comportamento Comportamental: Processo por meio do qual as pessoasm se ligam às organizações e como lidam com isso, isto é, os indivíduos se comprometem por terem estabelecido um padrão comportamental de difícil revesibilidade, tendendo a repeti-los 

     

    Perceba que o erro sutil está no fato de que as teorias de liderança que reforçam que o papel do líder como motivador e gestor consideram esse repertório de comprometimento da perspectiva dos liderados e não dos líderes. Daí o erro da questão.

  • Como já destacado por alguns colegas, o erro da questão está em afirmar que as atitudes e comportamentos do LIDER é que servem de repertório para seu papel de MOTIVADOR e GESTOR DE DESEMPENHOS.

    Todavia, ao atentarmos para o fato que a MOTIVAÇÃO é intríseca, ou seja, é inerente ao próprio indivíduo (desejos, expectativas, vontades, objetivos individuais), mas que pode ser DINAMIZADA por fatores externos (ambientais), como, por exemplo, recompensas, punições, um bom ambiente de trabalho etc., percebemos que JAMAIS os comportamentos e a atitude do próprio Líder poderão servir como fundamento para o seu papel de MOTIVADOR, haja vista que cada indivíduo poderá ser motivado por fatores diferentes.

    Assim, o papel de MOTIVADOR do Líder se fundamenta na sua capacidade de verificar como motivar um funcionário, identificando quais seus desejos, necessidades, ambições, qual seu nível de maturidade, seu perfil etc. Ou seja, seu papel de MOTIVADOR está relacionado ao repertório de atitudes e comportamentos DO LIDERADO, e não às características do próprio Líder - que levaria para uma Teoria dos Traços da Personalidade.

  • Chorei com o comentário do analista Federal kkkkkkkkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito boa analista federal...so pode ser mesmo

  • Os professores fogem dessa matéria igual o diabo foge da cruz.

  • ele simplesmente generalizou as teorias  de liderança.

    NEM TODAS "fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais".

  • Contribuindo:

     

     

    "papel do líder como motivador" = líder não motiva;

     

    A motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas. Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, que podem ser chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos.

     

    A liderança é um fenômeno que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Ela é definida como uma influência interpessoal exercida em dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos específicos.

     

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.132 e 236-237. 

     

    (grifo meu)

     

    bons estudos

     

  • Quando penso que estou engrenando no assunto,aparece isso!!

    Já encontrei questões com o gabarito CERTO que fizia que os líderes motiva

    Agora a questão está erraada porque o líderes NÃO motiva?!?!?!

    GP já é punck e vem a banca faz uma coisa dessa! #PraSeFuder

  • Questão que favorece quem não estudou nada da matéria. Pois todo mundo, até mesmo quem estudou, vai partir para o chute ou deixar em branco. O cara pegou um trecho de uma obra que, até mesmo para quem o leu, parece correto. Não tem como, pelo menos para a maioria das pessoas, ter um discernimento do que a questão, supostamente, está demandando... Lamentável!

  • Horrível explicação da professora! Respeito os títulos dela como profissional, mas, se ela sabe dos assuntos, ela não sabe passar e ainda não tem segurança nenhuma (quase sempre "pescando" nas anotações). Precisamos de outro professor! Precisa ter doutorado não... só algum que saiba explicar bem, pelo amor de Deus!

    Eu nem assisto mais os vídeos dela, mas quando assisto sempre mando um feedback, pra ver se o site melhora. Não dá! O QC precisa colocar alguém com posições firmes e que domine o conteúdo, que explique bem e, se preciso, discorde da banca às vezes. Ela é o tipo de professor que se a banca diz que é certo, justifica de um jeito, se a banca mudar o gabarito, ela justifica de outro... aff!

  • que lixo de questão. Na prova quero ver marcar com segurança, aqui marquei errado por causa de "atitudinais", porém, não é esse o erro pelo jeito. Fui ao tecconcursos, prof Adriel de Sá, outro comentário superficial, lixoso demais.... GP tem muito disso e a gente que se lasque. Essa mesmo, o cespe faz o que bem entender na nossa cara.

  • Só o caiau essa questão!

  • E mais uma vez, Cespe sambando na nossa cara e se aproveitando de nossa nobreza. Estudamos tanto pra isso. AFFFFFFFFFFFF

  • Segundo a professora Andreia Ribas, não há justificativa para a questão estar ERRADA. Em seu grupo no Facebook ela explicou:

    Segundo os papéis dos executivos de Mintzberg, ROBBINS (2005) o líder tem entre os seus papéis o de motivador e gestor de desempenhos individuais que exige determinadas atitudes e comportamentos adequados nas interações com seus liderados. As teorias situacionais ou contingenciais, ROBBINS (2005) fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos lideres que devem adequar-se as interações com os liderados no sentido de motivá-los e também gerir os seus desempenhos. Portanto, as teorias de liderança apresentadas reforçam o papel do líder como motivador e gestor de desempenhos individuais e de equipes que tem como base as atitudes e os comportamentos nas interações com os liderados.

    Peguei de outro comentário no aprova concurso sobre essa mesma questao.

  • "Ninguém motiva ninguém". Ouvi isso diversas vezes durante o curso de Administração. A motivação é intrínseca e depende de cada um, ela pode ser estimulada ou provocada, fatores externos influenciam, mas não podemos afirmar que alguém impoe motivação sobre o outro.
  • Em 10/08/2018, às 11:12:55, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 20/07/2018, às 11:01:21, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 29/06/2018, às 16:05:27, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 19/05/2018, às 08:37:23, você respondeu a opção C. Errada!

     

    Caralho mano! Ainda não conseguir encontrar uma palavra chave para essa questão! O examinador dormiu de calça jeans nesse dia....

  • Líder não motiva, apenas influencia a alcançar metas e objetivos, guarde isso que servirá pras questões mais complexas que possam aparecer.

  • Líder não motiva ninguém.... nessa questão, né. Se olheres outras com atenção, essa afirmação não prospera.

  • Se o líder não serve para motivar, de onde vem o líder apoiador? o democrático? e aquele que influencia? Se não for para motivar a ação para se atingir objetivos, para quê, então, um líder?

     

    Há somente uma margem de 70% de erro para essa questão.

  • Líder influencia e não motiva.

  • Se alguma teoria diz que ninguém motiva alguém, beleza! No entanto existe alguma teoria que diz o contrário, ouso dizer seja diretamente ou indiretamente. Que examinador lesado!