-
CERTO
A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Ela constitui um processo composto de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.
Mudança. É a etapa em que novas idéias e práticas são experimentadas, exercitadas e aprendidas. Ocórre quando há a descoberta e adoção de novas atitudes,valores e comportamentos. A mudança, envolve dois aspectos: a identificação (processo pelo qual as pessoas percebem a eficácia da nova atitude ou comportamento e a aceita) e a intemalização (processo pelo qual ãs pessoas passam a desempenhar novas atitudes e comportamentos como parte de seu padrão normal de comportamento). A mudança é a fase em que novas idéias e práticas são aprendidas, de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira. Essa é a etapa da implementação da mudança.
Sendo assim, o gerente implementa a mudança através de:
-->identificação de comportamentos novos e mais eficazes
-->escolhas de mudanças adequadas em tarefas, pessoas, culturas, tecnologias e/ou estruturas
-->ação para colocar mudanças na prática.
Adm Geral e Pública, Chiavenato, p.251
-
Certo.
..Cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar, ainda que, é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.
Assim sendo, segundo Maximiano algumas das características das Culturas são:.
Atitudes em relação ao futuro: podem ser proativas (orientadas para o logo prazo)- impulsionadas para as mudanças de objetivos e na mobilização dos recursos, ou reativas (orientadas para curto prazo)- impulsionadas para preservar a estabilidade, a manutenção do status quo.
Fonte: Andreia Riibas.
-
Não entendi esta questão. No enunciado está reativa e proativa. Pelo trecho abaixo elas são contrárias:
Atitudes em relação ao futuro: podem ser proativas (orientadas para o logo prazo)- impulsionadas para as mudanças de objetivos e na mobilização dos recursos, ou reativas (orientadas para curto prazo)- impulsionadas para preservar a estabilidade, a manutenção do status quo.Fonte: Andreia Riibas.
A cultura reativa busca a manutenção do status quo, a estabilidade e não a mudança.
-
a empresa ter uma cultura reativa........
A empresa pode ter uma mudança de cultura pro ativa.
Essa cespe....
-
Cassio Dias, a cultura de constante adaptação precisa fazer adaptações de curto prazo (reativas) e adaptações de longo prazo (proativas).
Atitudes reativas dão a entender reação às mudanças de curto prazo, próprio de empresas que prezam pela estabilidade e manutenção do status quo, como disse a professora Andreia Ribas.
Adaptações reativas são adaptações que ocorrem após mudanças repentinas. A empresa reage e se adapta após o fato ocorrido.
Atitudes protivas e adaptações protivas já têm uma interpretação semelhante.
Eu acho que é isso.