SóProvas


ID
1067671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos da arquivística, julgue os itens que se seguem.

O princípio arquivístico fundamental para as ações de organização dos arquivos é conhecido como princípio da unicidade.

Alternativas
Comentários
  • Esse é o principio da providencia


    Errado

  • O princípio fundamental da teoria arquivística é o da Proveniência: os arquivos devem respeitar a origem dos documentos. Também chamado de princípio de Respeito aos Fundos

  • Gabarito: Errado 
    Princípio Fundamental da Arquivística é a Proveniência 


    Cuidado para não confundir Unicidade (Cada documento é único, assume um único lugar na estrutura a que pertence) 

    com Proveniência (Respeito a origem do documento) 



  • O princípio fundamental da teoria arquivística é o da Proveniência ou respeito aos fundos. O da Unicidade refere-se a função única que cada documento tem!

  • Principio fundamental da arquivologia e que serve de base para a ordenação dos documentos é o princípio da proveniência (respeito aos fundos: não misturar arquivos de entidades diferentes). 

    O princípio da unidade diz respeito ao caráter único dos documentos

    Gabarito: errado .
  • Como os colegas falaram, o examinador colocou unicidade ao invés de proveniência. 

     

    Mas o que eu queria destacar é que a organicidade não é um princípio arquivístico e sim uma característica dos documentos de arquivo a qual diz que os documentos de arquivos são únicos (com exceção dos exemplares múltimos). 

  • O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA ARQUIVOLOGIA É O DA PROVENIÊNCIA

  • Ano: 2014

    Banca: CESPE

    Órgão: MDIC

    Prova: Agente Administrativo

    Q360958 Com relação a conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os seguintes itens.
    Um princípio fundamental da arquivologia é o respeito à ordem original, que, quando aplicado, preserva a organicidade dos documentos.

    CERTA

  • O princípio da unicidade trata-se mais de uma afirmação característica, que define o documento de arquivo como tal. Este princípio afirma que o documento de arquivo é único em se contexto de produção (em seu conjunto), ou seja, naquele conjunto de documentos, ele é único. Sendo assim, não há relação entre esta característica e a organização de documentos.

    Para a organização observa-se a relação entre os documentos, que é determinada pelo princípio da organicidade. Este princípio afirma que os documentos de arquivo devem manter a organização que lhes foi dada nos setores de trabalho, pois esta organização é também uma informação que deve ser preservada!

    Gabarito do professor: Errado
  • Princípios estão iguais a emendas constitucionais: todo dia surge um.

  • "Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica."

    Disponível em: https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-judiciario-tre-acre/teoria-arquivistica-principios.html (acesso a 4/1/2018)

  • Gab. E

    ----------------------

     

    É o Princípio de Respeito à Ordem Original, juntamente com o Princípio de Respeito aos Fundos, que fundamentam as operações de classificação.

    ***********

     

    Princípio da Unicidade

    → Documentos deve manter seu caráter único e exclusivo, embora possa haver cópias

     

    Princípio da Proveniência - Respeito aos Fundos

    → Manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros
    → Respeito à origem dos documentos
    → Arquivos organizados conforme a  fonte produtora
    → Arquivos de fundo não devem ser misturados a outros fundos
    Base para a análise tipológica

     

    Análise Tipológica → Verifica se o conjunto homogêneo de atos está expresso em um conjunto homogêneo de documentos (série documental)

     

    ** O princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes, que é o respeito aos fundos, deve ser mantido nos arquivos permanentes.

    ** O princípio de que a descrição arquivística procede do geral para o particular (universalidade) é uma conseqüência prática do princípio do respeito aos fundos

     

    Princípio da Preservação da Ordem Original

    → Os documentos do fundo devem ser mantidos na ordem original instituida pela entidade produtora

     

    ** Não faz referência à ordem física, mas sim intelectual

  • PRINCÍPIOS:

    Criatividade 

    Organicidade 

    Pertinência  ( temático)

    Proveniência 

    Unicidade

    Reversibilidade

  • ERRADA

     

    Estaria correta se assim fosse redigida: 

     

    O princípio arquivístico fundamental para as ações de organização dos arquivos é conhecido como princípio da organicidade. CERTA

  • O princípio da unicidade trata-se mais de uma afirmação característica, que define o documento de arquivo como tal. Este princípio afirma que o documento de arquivo é único em se contexto de produção (em seu conjunto), ou seja, naquele conjunto de documentos, ele é único. Sendo assim, não há relação entre esta característica e a organização de documentos.

    Para a organização observa-se a relação entre os documentos, que é determinada pelo princípio da organicidade. Este princípio afirma que os documentos de arquivo devem manter a organização que lhes foi dada nos setores de trabalho, pois esta organização é também uma informação que deve ser preservada!

    Gabarito do professor: Errado

  • PRINCÍPIO DA UNICIDADE:

    – O documento é único em seu contexto de produção ou produzido em número limitado de cópias (vias);
    – Mesmo que isso pareça um paradoxo, pois apesar de só ter validade pertencendo a um conjunto de outros documentos da mesma instituição, há que se respeitar o documento como unidade.

     

    Fonte: Qconcursos.

  • Errado.

    Pessoal,a banca não está querendo saber qual é o principal princípio arquivístico, que realmente é o da Proveniência, mas sim qual será fundamental para se realizar a ORGANIZAÇÃO dos arquivos. Nesse sentido, o mais indicado é o princípio da Ordem Original.

    Princípio Da Ordem Original/Primitiva – Também conhecido como princípio da Custódia Intacta ou Santidade, constitui a disposição dos documentos de arquivo na sequência rigorosa das espécies documentais. É o princípio, segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência, quando recolhidos aos arquivos permanentes, devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar a organicidade e as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. Isso por que os documentos possuem muito mais informação do que as que estão registradas em seu corpo; esta informação "extra" está localizada justamente na organização dos documentos dentro do conjunto. Sendo assim, manter essa organização é também preservar as informações, estas mais sensíveis, pois não estão registradas, o que facilitar sua perda. É o respeito à ordem dos papéis na primeira idade (corrente) e na segunda idade (intermediária). Deve conservar o Arranjo dado pela entidade, mas esse arranjo não precisa necessariamente estar nos conjuntos de documentos fisicamente, desde que haja algum registro de sua existência em ferramentas de pesquisa. O princípio da ordem original não faz referência à ordem material, mas à ordem intelectual de acumulação dos documentos. Esse princípio busca manter as relações de produção e acumulação dos documentos com as funções e atividades que lhes deram origem.

    Ordem Material: é a ordem física em que os documentos foram acumulados.

    Ordem Intelectual: a ordem em que os documentos foram produzidos dentro de uma sequência lógica, de um contexto.

     

    Obs. O princípio da proveniência é o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo e, é ele que fundamenta (serve de base) os principais procedimentos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas.

  • Princípio fundamental / Primeiro Princípio / Princípio que fundamenta os demais  tudo isso é referente ao princípio da Proveniência (respeito aos fundos).  VEJA:

     

    Q912680 O princípio da proveniência, cujo objetivo é gerar o fundo de arquivo, é o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo.

    Q486253 O primeiro princípio de classificação é o princípio da proveniência

    Q872322 Na organização de arquivos, o princípio da proveniência fundamenta os principais procedimentos.

  • Princípio da Organicidade:

    Determina que relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e a atividades da entidade produtora. 

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada porque o princípio arquivístico fundamental para as ações de organização dos arquivos é conhecido como princípio da ORGANICIDADE.

    ORGANICIDADE: Os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora.

    UNICIDADE: os arquivos possuem caráter único em função do contexto em que foram produzidos. 

    Erros, mandem mensagem :)