-
Gab. Certo A ordenação consiste na disposição ou agrupamento de documentos a partir de algum de um método (unidade) de classificação, que pode ser cronológico, por exemplo. Após a ordenação os documentos serão arquivados. Fonte: professor Darlan Eterno.
-
Consiste na separação e agrupamento de um conjunto de documentos de acordo com a classificação definida. Acelera o arquivamento e minimiza possibilidades de erros. O objetivo básico da ordenação é facilitar e agilizar a consulta aos documentos. Consiste em definir a melhor maneira de dispor os documentos (ordem numérica, cronológica e alfabética), considerando a maneira como os documentos são procurados e o tipo documental.
Fonte: Iracema Marinho - Apostila Vestcon.
-
Questão correta, apenas para complementar o assunto, outras questões poderiam ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - Polícia Federal - Escrivão da Polícia Federal
Disciplina: Arquivologia
A organização de documentos de arquivo envolve a classificação, a ordenação e o arquivamento. A classificação e a ordenação são operações intelectuais e o arquivamento, uma operação física.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia
O processo de classificação pode ser dividido em duas partes: a intelectual, que é a atribuição de classes aos documentos, e a de ordenação, que é a organização dos documentos nas classes atribuídas.
GABARITO: CERTA
Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa - Cargo 10
Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Classificação; Funções Arquivísticas;
A classificação é a ação intelectual de elaboração de esquemas para o agrupamento de documentos; a ordenação é a forma de disposição dos documentos dentro desses esquemas; e o arquivamento é a ação física de armazenar e acondicionar os documentos conforme as atividades anteriores.
GABARITO: CERTA.
Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.
-
Cronológica é um tipo??
-
Essa é nova pra mim :((
-
-
Temos alguns tipos de ordenação de arquivo:
*ORDEM ALFABÉTICA: Quandos os documentos são organizados por nomes;
*ORDEM GEOGRÁFICA: Quando os documentos são organizados por procedencia ou local (país, estado, cidades);
*ORDEM NUMÉRICA: Quando os documentos são organizados por números (número simples, dígito-terminal, cronológico);
*ORDEM IDEOGRÁFICO OU TEMÁTICO: Quando os documentos são organizadops por assuntos e possui subdivisões (ideogáfico; alfabético: dicionário, encicoplédico; Numérico: decimal, duplex).
***ORDEM CRONOLÓGICA: Por data.
-
Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia
Conforme orientações da Classificação, Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Meio da Administração Pública, ordenação é a reunião dos documentos classificados sob um mesmo assunto. A ordenação tem por objetivo agilizar o arquivamento, minimizando a possibilidade de erros. Além disso, estando ordenados adequadamente, será possível manter reunidos todos os documentos referentes a um mesmo assunto, organizando-os previamente para o arquivamento.
Gabarito do professor: Certo
-
Certo.
Ordenação de documentos: pode ser realizada conforme critérios predefinidos, sendo os mais comuns o alfabético, o numérico, o geográfico e o ideográfico. Há outros, como o soundex, o mnemônico, ou automático, o rôneo e o variadex, que não são mais utilizados.
O critério toponímico considera os nomes dos locais de produção dos documentos, e o temático considera os assuntos dos documentos. Ambos podem ser utilizados como critérios para a ordenação.
A ordenação não possui regras específicas. Apesar de esses serem os critérios mais utilizados, o gestor pode optar por outros critérios, ou mesmo a combinação entre dois ou mais deles, conforme atender às necessidades e conveniências da instituição.
Nas operações de arquivamento a ordenação é a antepenúltima operação, ou seja, depois dela só tem a operação de guarda (arquivamento), que por sinal é uma atividade física.
A definição do método de ordenação depende do uso que é dado aos documentos, da necessidade informacional e da eficiência de recursos, podendo ser:
Ordenação alfabética – sequência das letras do alfabeto;
Ordenação cronológica – sucessão temporal (data);
Ordenação geográfica – unidades territoriais (países, estados, municípios, distritos, bairros etc.);
Ordenação numérica – sequência numérica atribuída aos documentos.
Ordenação horizontal ou vertical.
-
CERTO.
ORDENAÇÃO pode ser: Ordenação alfabética – sequência das letras do alfabeto;
Ordenação cronológica – sucessão temporal (data);
Ordenação geográfica – unidades territoriais (países, estados, municípios, distritos, bairros etc.); e