-
O crescimento é no sentido de amadurecimento, com predominância de pontos fracos e oportunidades. O conceito explicado na questão seria a estratégia de ¨desenvolvimento¨e não de ¨crescimento¨.
Comentário: professor Wendell Léo
-
Só uma correção ao comentário do colega abaixo
Crescimento são pontos fortes e oportunidades!!!
-
Está enganado Danilo, CRESCER é cenário de OPORTUNIDADES e FRAQUEZAS. No caso de FORÇAS e OPORTUNIDADES o cenário será de DESENVOLVER (ALAVANCAR).
-
O erro está justamente no termo "reviravolta", pois trata-se de uma estratégia de decrescimento.
O conceito de "reviravolta" é utilizado nas empresas em sérias dificuldades e geralmente acionada em situações emergenciais como iminência de falências. Em alguns casos, grandes mudanças se fazem necessárias, e as empresas tendem a implementá-las utilizando-se de medidas drásticas, ações imediatas e correções em seus rumos. A empresa, ameaçada na sua própria sobrevivência, tenderá a precisar de providências rápidas, muito mais radicais do que aquelas que ocorrem nos programas de racionalização de trabalho, melhorias, operacionais ou análise de valor. “Essas medidas visam um só objetivo: reconduzir a empresa ao caminho do bom desempenho e da lucratividade” (OLIVEIRA, 1994).
O restante da questão está perfeita: Estratégia de Crescimento = Pontos fracos + Oportunidades, a questão cita uma das subdivisões da estratégia de crescimento: a Estratégia de joint venture.
Ø Estratégia de joint venture – ocorre quando existe uma parceria de duas empresas para “atacar” um mercado específico.
as outras são:
Ø Estratégia de inovação – a organização procura lançar novos produtos, com tecnologia avançada ou inédita, em busca de criar um impacto na mente dos consumidores.
Ø Estratégia de internacionalização – a empresa vai buscar operar em países onde ainda não tem negócios.
Administração Geral para Concursos 1ª ed (2013) - Série Provas e Concursos - Rodrigo Rennó - Página 119
-
SEGUNDO WRIGHT, KROLL E PARNELL, UMA EMPRESA PODE ADOTAR UMA ESTRATÉGIA CORPORATIVA DE:
1 - CRESCIMENTO:
A) CRESCIMENTO INTERNO:
B) INTEGRAÇÃO HORIZONTAL:
C) DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL RELACIONADA:
D) DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL NÃO RELACIONADA:
E) INTEGRAÇÃO VERTICAL DE EMPRESAS RELACIONADAS:
F) INTEGRAÇÃO VERTICAL DE EMPRESAS NÃO RELACIONADAS:
G) FUSÕES:
H) ALIANÇAS ESTRATÉGICAS: PARCERIAS EM QUE DUAS OU MAIS EMPRESAS REALIZAM UM PROJETO ESPECÍFICO OU COOPERAM EM DETERMINADA ÁREA DE NEGÓCIO.
2 - ESTABILIDADE:
A) EMPRESAS QUE ATUAM EM MAIS DE UM SETOR: MANUTENÇÃO DO CONJUNTO ATUAL DE EMPRESAS;
B) EMPRESAS QUE ATUAM EM UM ÚNICO SETOR: MANUTENÇÃO DAS MESMAS OPERAÇÕES SEM BUSCA DE UM CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO NAS RECEITAS OU NO TAMANHO DA EMPRESA.
3 - REDUÇÃO:
A) REVIRAVOLTA (TURNROUND): VISA A TORNAR A EMPRESA MAIS ENXUTA E EFICAZ:
* ELIMINANDO RESULTADOS NÃO LUCRATIVOS;
* DIMINUINDO ATIVOS;
* REDUZINDO O TAMANHO DA FORÇA DE TRABALHO;
* CORTANDO CUSTOS DE DISTRIBUIÇÃO;
* RECONSIDERANDO AS LINHAS DE PRODUTOS E OS GRUPOS DE CLIENTES DA EMPRESA.
B) DESINVESTIMENTO;
C) LIQUIDAÇÃO OU FECHAMENTO.
RESPOSTA: ERRADO
REVIRAVOLTA É UMA ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO. PARCERIAS EM QUE DUAS OU MAIS EMPRESAS REALIZAM UM PROJETO ESPECÍFICO OU COOPERAM EM DETERMINADA ÁREA DE NEGÓCIO É UMA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO DO TIPO ALIANÇA ESTRATÉGICA.
-
Trata-se de uma estratégia de decrescimento e não de reviravolta.
-
Reviravolta? PQP! Nunca tinha ouvido falar.
-
✿ Estratégia de crescimento - Nesta situação, o ambiente está proporcionando situações favoráveis que podem transformar-se em oportunidades, quando efetivamente é usufruída a situação favorável pela empresa. Normalmente, o executivo procura, nesta situação, lançar novos produtos, aumentar o volume de vendas, etc.
Algumas das estratégias inerentes à postura de crescimento são:
▪ Estratégia de inovação: a empresa procura antecipar-se aos concorrentes através de frequentes desenvolvimentos e lançamentos de novos produtos e serviços; portanto, a empresa deve ter acesso rápido e direto a todas as informações necessárias num mercado de rápida evolução tecnológica.
▪ Estratégia de joint venture: trata-se de uma estratégia usada para entrar em novo mercado onde duas empresas se associam para produzir um produto. Normalmente, uma empresa entre no negócio com capital e a outra com a tecnologia necessária.
▪ Estratégia de internacionalização: a empresa estende suas atividades para fora do seu país de origem. Embora o processo seja lento e arriscado, esta estratégia pode ser muito interessante para empresas de grande porte, pela atual evolução de sistemas, como logísticos e comunicação.
▪ Estratégia de expansão: o processo de expansão das empresas devem ser muito bem planejados, pois caso contrário, podem ser absorvidas pelo Governo ou outras empresas nacionais ou multinacionais. Muitas vezes a não-expansão na hora certa pode provocar uma perda de mercado, onde a única providência da empresa perante esta situação seja a venda ou a associação com empresas de maior porte.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração
-
Reviravolta??!!!! Orando muito para acertar...