-
De acordo com o professor Rodrigo Rennó, "as decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta “padrão” para eles. Uma das formas de se ganhar eficiência em uma empresa é relacionando essas “decisões padronizadas” a certos problemas rotineiros."
-
De acordo com Chiavenato:
DECISÃO é a escolha ou opção entre várias alternativas
de cursos futuros de ação.
DECISÃO NÃO-PROGRAMADA é uma decisão única e
singular, que representa uma novidade.
DECISÃO PROGRAMADA é uma decisão repetitiva e
rotineira e que pode ser transformada em um procedimento
definitivo, rotineiro e sistemático
Introdução à Teoria Geral da Administração' IDALBERTO CHIAVENATO pag. 366
-
Exemplo: Festa junina em escola pública.
Todos os anos, em determinada época, há esse tipo de evento. Logo, apesar de ser sazonal, há decisões programadas para esse tipo de programação, tais como: aquisição de materiais, gincanas, reserva de orçamento etc.
Gab: Certo
-
CERTO
Muito bom o seu exemplo, Moisés Portela.
CARACTERÍSTICAS DAS DECISÕES PROGRAMADAS:
- rotineiras / frequentes
- derivam de situações previamente estabelecidas
- fáceis de resolver
- não precisam seguir todas as etapas do processo decisório
FONTE: Anotações - aulas do profº José Wesley.
-
Gab: C
Embora seja sazonal, o evento tem periodicidade, acontecendo todos os anos. O que o torna periódico, contínuo e previsto.
-
Gab. Certo
Páscoa, dia das crianças, Natal são eventos sazonais e são programados todos os anos.
-
CERTO.
Embora seja sazonal, o evento tem periodicidade, acontecendo todos os anos. O que o torna periódico, contínuo e previsto.
-
CERTO
A sazonalidade é algo relativo à periodicidade, coisas que são características de uma época ou momento. Nesse contexto de problemas sazonal, o processo decisório pode envolver dois tipos de decisões: as programadas e as não programadas.
Em suma, as decisões programadas fazem parte do elenco de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam da mesma maneira.
Já as decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Portanto:
Se o evento em questão for sazonal, repetindo-se todos os anos, a empresa deve tratá-lo como objeto de uma decisão programada.
-
CERTO
Decisão Programada - se o problema for repetitivo (rotineiro) Sim!