SóProvas


ID
1067797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento, julgue os itens seguintes.

A defesa pessoal deve ser realizada de forma a prevenir a agressão e controlar o agressor, empregando-se métodos, técnicas e equipamentos que proporcionem uma resposta sem violência e sem uso da força excessiva.

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha marota! Trocaram o verbo REPELIR por PREVENIR!!! 

    Dessa forma o CESPE entende que prevenir também repeli.
  • Como é que se vai empregar uma chave de braço sem violência?...Cespe veio para MATAR, ROUBAR E DESTRUIR...

  • Se faz uso da força, logo se faz o uso da violência.... Estranha a questão

  • A defesa pessoal divide-se de seguinte forma:

     Preventiva – Antecipar –se ao fato ou situação, chegando primeiro não permitindo que eles aconteçam;

     Ostensiva – Estar sempre atento ou alerta a tudo e a todos ao seu redor, fazendo–se notar o estado de alerta;

     Repressiva – Ação propriamente dita, hora de entrar para cobrir a situação ou fato. A defesa pessoal também pode

    ser verbal quando a situação é de ofensa moral.

  • Questão mal elaborada. É de se estranhar uma questão assim da CESPE.

  • O termo "sem violêcia" na minha opinião deixa a questão errada,o uso necessario da força deve ser proporcional a atitude do agressor.

     

    Vá e Vença!

  • CERTO

    A questão traz o termo "sem violência" que pode mesmo confundir, porém, essa atitude "sem violência" está associada ao que é esperado pela ação de todo agente público, mesmo nos casos onde é exigido o uso da força. O conceito de uso progressivo da força já afasta o termo violência. Há a distinção entre os termos violência e uso da força.  

  • Honestamente deveria existir uma punição para bancas examinadoras por esse tipo de questão. Honestamente, o cara tem que forçar muito , mas muito mesmo para justificar o termo "sem violência " como correto

  • MInha dúvida foi se poderia agir em legitima defesa usando equipamentos...

  • o  mal da teoria é que nem sempre se aplica na prática. Quem elaborou esssa questão nunca praticou arte marcial ou qualquer tipo de luta. acertei de tanto ler a teoria, mesmo sabendo que na prática não é assim

  • Imobilizar sem emprego de violência!!! Quero ver alguém no MUNDO fazer algo desse jeito... Questão escrota para prejudicar quem realmente estuda...

  • A defesa pessoal deve ser realizada de forma a prevenir a agressão e controlar o agressor, empregando-se métodos, técnicas e equipamentos que proporcionem uma resposta sem violência e sem uso da força excessiva.  

    Nesta questão, ela traz exatamente o que espera, o uso da força com a sua devida proporcionalidade.

    O uso progressivo da força, não necessita ser com violência. Se um cidadão vem pra cima com a faca, existem as técnicas de defesa, ou armas não letais para que sejam utilizadas, sem precisar  usar de violência ao imobilizar o agressor. Trocando em miúdos, compete usar o uso progressivo, sem a necessidade de espancar o agressor. 

    A questão, ao meu ver, não tem o que falar em " fugir da prática". Pelo contrário.

  • A verdadeira e difícil essência da Defesa Pessoal, em traços gerais, consiste em prevenir a agressão e controlar o(s) agressor(es), valendo-se de métodos e ferramentas estudadas, sem violência e sem força excessiva.

    Ao contrário do senso comum, há muito mais técnicas de Defesa Pessoal que não empreguem o uso da força do que os que empregam.

    Em minhas aulas sempre cito o exemplo de uma mulher que, ao perceber que iria sofrer uma agressão, corre para dentro de uma loja, gritando e alertando outras pessoas sobre o perigo. Não há que se confundir Técnicas de Defesa Pessoal com técnicas oriundas de Artes Marciais, estas fazem parte daquelas, porém não são sinônimos.

    Resposta: Certo