Vários artigos justificam o gabarito dessa questão, mas na minha opinião não podemos generalizar a prática do gerenciamento de empresas privadas nos órgãos públicos, visto que temos:
1 - forte vocação à centralização administrativa
2 - formalismo jurídico (administração só pode fazer o que a lei manda)
3 - relação de desconfiança que preside o relacionamento do governo com o cidadão e a sociedade (cidadão ainda não é tratado como cliente propriamente)
4 - perfil autoritário da administração pública.
Como explicar a resposta dessa questão??
Resposta letra D. (para os que atingirem a meta do dia)
Creio que o erro da letra D está na palavra "supressão". O modelo gerencial não suprime toda a forma de gestão burocrática, até porque no núcleo estratégico do Estado, a burocracia permanece como modelo ideal:
"Núcleo Estratégico: Corresponde ao Governo, em sentido lato. É o setor que define as leis e as políticas públicas, e cobra seu cumprimento. É o setor onde as decisões estratégicas são tomadas [...].
O modelo sugerido para o Núcleo Estratégico foi o burocrático (predominante) e o gerencial. O princípio de orientação era a efetividade, e o tipo de propriedade a ser utilizada deveria ser a pública estatal."
(PALUDO, Agostinho, Vicente. Administração Pública - 9 ed., rev., ampl. e atual. - Salvador, Editora Juspodivm, 2020, pág 193)
A resposta, portanto, é a letra C, pois o gerencialismo realmente tem como inspiração e referência o modelo aplicado nas empresas privadas:
"A administração gerencial inspira-se na administração de empresas privadas, mas não pode ser confundida com esta [...] A administração gerencial privada foi adaptada à realidade pública" (Paludo, 2020)
Logo, como a questão fala sobre referência, a C é a correta.