SóProvas


ID
1068391
Banca
CEPERJ
Órgão
Rioprevidência
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Observe as descrições abaixo, que se referem a orçamentos para uma obra realizados em diferentes níveis de complexidade:

I- Orçamento realizado a partir da multiplicação da metragem quadrada da área da obra pelo custo unitário básico da construção civil.

II- Orçamento realizado a partir de um projeto básico, no qual as atividades macro mensuráveis foram avaliadas.

III- Orçamento realizado após detalhamento de todas as etapas construtivas, considerando-se todos os recursos e variáveis que possam estar envolvidas no processo.

Os orçamentos denominados “analítico” e “sintético” estão associados, respectivamente, às descrições dos seguintes itens:

Alternativas
Comentários
  • ORÇAMENTO PRELIMINAR OU SINTÉTICO – Mais detalhado do que a estimativa de custos. Pressupõe o levantamento de quantidades e requer pesquisa de preços dos principais insumos e serviços. Seu grau de incerteza é menor. Levantamento expedito de algumas quantidades e inferência de outras. Ex: Taxa de aço / m3 de concreto.
    ORÇAMENTO ANALÍTICO OU DETALHADO – elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo “real”, com uma reduzida margem de incerteza. Feito a partir de especificações detalhadas e composições de custo específicas.

  • Orçamento Tabelado - O Orçamento Tabelado é aquele que utiliza como base para cálculo a multiplicação da metragem quadrada da área pelo Custo Unitário Básico da Construção Civil (Cub/m2).

  • Orçamento estimativo/Estimativa de custo: elaborado com base em indicadores ou valores de projetos similares para realizar análises iniciais. Como exemplos citam-se a utilização do custo do metro quadrado construído de uma obra similar já executada; ou o uso do Custo Unitário Básico (CUB). Tal orçamento fornece, como o próprio nome sugere, uma estimativa do custo da obra;