SóProvas


ID
1068715
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme CHIAVENATO (2006), sigma é uma medida de variação estatística, e ela se refere à frequência com que cada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos para satisfazer o cliente. Uma organização está no nível “6-Sigma” quando registra apenas três defeitos em um milhão, traduzindo em uma redução de custos significativa. Para o autor, o “6-Sigma” busca a eficácia organizacional nas seguintes dimensões conjuntas:

I. Redução do desperdício.
II. Redução dos defeitos.
III. Envolvimento das pessoas.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • E__)

     

     programa Seis Sigma (Six Sigma) foi desenvolvido pela empresa Motorola nos anos 1980. Após essa empresa, muitas outras adotaram o programa, pela sua capacidade de reduzir custos, aumentar a qualidade e atingir resultados significativos.
    Basicamente, o objetivo direto do programa é a redução da variabilidade dos processos de trabalho, de modo que estes atinjam uma redução significativa dos seus defeitos.
    A expressão Seis Sigma indica um objetivo principal do programa, que é atingir um nível de defeitos de 3,4 peças por milhão, ou seja, quase defeito zero .23 Quanto maior o número de “sigmas”, menor o número de problemas no processo. O programa busca gerar um processo com um percentual de 99,9997% de sucesso.24
    A implantação do Seis Sigma envolve uma série de projetos de melhoria que utiliza uma técnica chamada DMAIC (que deriva das palavras inglesas: define, measure, analyze, improve e control). Essa é uma técnica muito semelhante ao PDCA, que já vimos. De acordo com Carvalho e Paladini,25
    Diversas ferramentas são utilizadas de maneira integrada às fases do DMAIC, constituindo um método sistemático, disciplinado, baseado em dados, e no uso de ferramentas estatísticas para se atingir os resultados almejados pela organização.
    Naturalmente, as fases do DMAIC podem demandar ferramentas estatísticas e de análise diferentes, de acordo com a situação e especificidades dos processos de trabalho a serem melhorados. Basicamente, todas as ferramentas da gestão da qualidade podem ser utilizadas no DMAIC, como o diagrama de Ishikawa, o diagrama de Pareto, o gráfico de controle, entre outros.
    A seguir vocês podem ver os principais passos do DMAIC:

    Figura 13.14 – DMAIC
     (Baseado em: Mello 2011)
    As equipes de trabalho que serão responsáveis pelo programa são formadas por diversos níveis “hierárquicos” de acordo com a experiência e os conhecimentos do programa. Os principais níveis são:26 Sponsors, Champions, Master Black Belts, Black Belts, Green Belts e White Belts.

    Figura 13.15 – Níveis do Six Sigma
    Essa hierarquia de responsabilidades ou de papéis define a participação de cada membro no programa, mas mesmo os que não estão diretamente envolvidos no Seis Sigma devem participar da busca pela qualidade, pois esta deve envolver todos os membros da organização

  • Cuidado para não jogar qualquer texto aqui e tentar justificar a resposta.

    A questão saiu do livro Administração da Produção do Chiavenato.

    Chiavenato (p. 68 - 69):

    Sigma é uma medida de variação estatística que se refere à frequência com que determinada operação de um processo produtivo utiliza mais do que os recursos mínimos para satisfazer o clientes.

    [...]

    O 6-sigma busca a eficácia organizacional em três dimensões que devem funcionar em conjunto:

    Redução do desperdício: por meio do conceito de empreendimento enxuto (lean enterprise), ou esforço de tempo futuro, ou redução do ciclo de tempo ou ainda eliminação do desperdício do sistema ou de coisas que não têm valor para o cliente, imprimindo velocidade à empresa.

    Redução dos defeitos: é o 6-sigma em si.

    Envolvimento das pessoas: as pessoas trabalham em equipes de maneira conjunta e integrada e totalmente envolvidas com as metas de melhoria.