-
Por que a alternativa "I" está incorreta ?
I. O lucro liquido do exercício de operações de vendas à vista e em curto prazo estará integralmente evidenciado na demonstração do resultado do exercício, bem como na demonstração do fluxo de caixa do mesmo período, enquanto a parte à vista estará no subgrupo disponibilidades e a parte em curto prazo no subgrupo de direitos de curto prazo, ambos do ativo circulante do balanço patrimonial.F ???
II. O lucro líquido do exercício, apurado na demonstração do resultado do exercício do ano findo de 2012, deve ser destinado à formação de reservas de lucros e à declaração dos dividendos a pagar na demonstração das mutações do patrimônio líquido para, em seguida, ser evidenciado parte no passivo circulante e parte no patrimônio líquido do balanço patrimonial. V
III. A nota explicativa é um tipo de informação complementar em caráter facultativo que evidencia os aspectos qualitativos dos fenômenos patrimoniais com destaque para a destinação do lucro que é evidenciada tanto na demonstração do resultado do exercício quanto na demonstração das mutações do patrimônio líquido. F - toda e qualquer informação , seja qualitativa ou quantitativa, que seja relevante para as demonstrações contábeis; devem ser expostas de complementar através das notas explicativas.
-
O item I esta errado, pois o lucro liquido do exercício estará integralmente evidenciado na demonstração dos lucros ou prejuizos acumulados e não na demonstração do resultado do exercício como indica o item
-
O item I está errado pois afirma que "O lucro liquido do exercício de operações de vendas à vista e em curto prazo estará integralmente evidenciado na demonstração do resultado do exercício, bem como na demonstração do fluxo de caixa do mesmo período". Ou seja, se as receitas foram parte à vista e parte a prazo, ela não estão integralmente demonstradas na DFC, só a parte à vista.
-
Ainda sobre o Item I não entendi o comentário feito já que a questão trata, primordialmente, sobre o lucro líquido que é uma conta de resultado e não das receitas (seja elas à vista ou à prazo) e essa conta de resultado esta demonstrada nas Demonstrações e Lucros ou Prejuízos Acumulados conforme Art. 186 Inciso II da lei 6.404/76. As receitas tratadas na segunda parte da questão são contas patrimoniais logo representadas no Balanço e não das demonstrações. Acredito que esse seja o erro da questão e não no fato de serem a vista ou a prazo.
-
o item I esta errado quando diz que as vendas a prazo estarão evidenciadas na demonstração do fluxo de caixa. esta demonstração refere-se a variação da conta caixa e disponibilidades. com o dinheiro ainda não entrou no caixa, não há razão de constarem da DFC. Por outro lado, realmente as vendas a vista estarão evidenciadas na DRE, uma vez que configuram receitas. Fonte Estratégia Concursos. Resolução de questões de contabilidade Fiscal de Tributos Niterói. Professores: Gabriel Rabelo e Luciano Rosa
-
Consta na DFC o fluxo que movimenta o caixa. So entra operacao em dinheiro, ou seja, A Vista.
-
I. Incorreta. Não há dúvida que todas as vendas, sejam elas à vista ou a prazo, serão evidenciadas na Demonstração do Resultado do Exercício. Já na Demonstração dos Fluxos de Caixa, serão consideradas os recebimentos de vendas realizadas no período bem como recebimentos de clientes, mesmo que tais vendas tenham sido realizadas em período anterior. Na DFC a análise se dá pelo Regime de Caixa.
II. Correta. O lucro do exercício é destinado à conta Lucros Acumulados e a partir disso é que são realizadas suas destinações, como às Reservas de Lucros, distribuição de Dividendos e aumentos de capital. Quem evidencia as alterações da conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados” é a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA). Apesar disso, a FGV considerou a afirmativa correta, pois com o alinhamento das normas contábeis brasileiras com as normas contábeis internacionais a DMPL passou a fazer parte das Demonstrações Contábeis das empresas, substituindo de forma definitiva a DLPA.
III. Incorreta. As demonstrações contábeis também englobam notas explicativas, devendo ser apresentadas tanto quanto seja praticável. Ou seja, não são facultativas. As notas explicativas e outras demonstrações representam material explicativo e são parte integrante das demonstrações contábeis, ou seja, são informações adicionais relevantes às necessidades dos usuários sobre itens constantes do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.
Fonte: prof. Igor Cintra