SóProvas



Questões de Lucro: Bruto, Operacional e Líquido


ID
47884
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale abaixo a opção que contém uma afirmativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Resolução:1 - O art. 187 da Lei nº 6.404/76 estabelece que:Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;IV - o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redação dada pela Medida Provisória nº 449, de 2008)V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;VI - as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; (Redação dada pela Medida Provisória nº 449, de 2008)VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.Desta forma, a letra “a” está correta.2 – Na letra “b” os lançamentos não correspondem ao registro do reconhecimento da despesa incorrida, pois deve-se debitar a conta de despesa e creditar a conta do ativo – despesas antecipadas.3 – O montante obtido na alienação de bens do ativo permanente (ativo não circulante) é uma receita e não uma despesa.4 – Conforme disposição legal, antes de qualquer outra d participação os lucros do exercício devem ser utilizados para compensar prejuízos acumulados.Art. 189. Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda.Parágrafo único. o prejuízo do exercício será obrigatoriamente absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal, nessa ordem.5 – Os serviços prestados por terceiros são despesas e não receitas.
  • a) Após apurado o resultado do exercício e calculadas as provisões para contribuição social e para pagamento do imposto de renda, deverão ser calculadas e contabilizadas as participações contratuais e estatutárias nos lucros e as contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados. Comentário: CERTA. Art. 189. Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda. b) As despesas do mês, que foram pagas antecipadamente, estão registradas em contas do ativo circulante. A apropriação no último dia do mês é feita debitando-se a conta que representa a referida despesa e creditando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente. Comentário: ERRADA. A apropriação no último dia do mês é feita creditando-se a conta que representa a referida despesa e debitando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente. c) Despesas não-operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa, como, por exemplo, o montante obtido na alienação de bens ou direitos integrantes do ativo permanente. Comentário:ERRADA. A MP 449 alterou a redação do art.187, IV da lei 6.404. Dessa forma, a expressão “receitas e despesas não operacionais” agora é denominada de “outras despesas e outras receitas”. Além disso, faz parte das Outras Despesas e Outras Receitas os Ganhos e Perdas de Capital, ou seja, a diferença entre o valor de venda dos bens e o seu valor contábil. d) Os prejuízos acumulados correspondem a prejuízos apurados pela Contabilidade em exercícios anteriores, que estejam devidamente contabilizados e que não podem ser compensados pelo lucro apurado no exercício atual. Comentário: ERRADA. Art. 189. Parágrafo único. o prejuízo do exercício será obrigatoriamente absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal, nessa ordem. e) Lucro Bruto é a diferença entre a receita líquida de vendas de bens ou serviços e o custo das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados por terceiros. Comentário: ERRADA.Lucro Bruto é a diferença entre a receita líquida de vendas de bens ou serviços e o custo das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados pela própria empresa.
  • Citação: Germano Pessoa (último comentário)
    [ERRADA. A apropriação no último dia do mês é feita creditando-se a conta que representa a referida despesa e debitando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente.]

    Seu argumento está incorreto:

    Credita-se a conta de despesa antecipada no Ativo e debita-se uma despesa na DRE.

  • Com toda Humildade, peço licença para descordar do Murilo Souza e Concordar com o Germano Pessoa. Não devemos nos esquecer que as Despesas são reconhecidas pelo Princípio da Competência. Sendo assim, a Despesa já teria sido registrado na época em que o Passivo fora reconhecido. Então os Lançamentos seriam assim: 


    Na data do consumo ou da assunção da Obrigação:

    D - Despesa


    C - Passivo (Obrigação de Pagar no futuro - Duplicatas a Pagar, por exemplo).


    No lançamento do Pagamento antecipado, ou seja, pagamento antes do vencimento da obrigação:


    D - Pagamento antecipado (Ativo Circulante)


    C - Disponibilidades (caixa, por exemplo)


    Na data do Vencimento da Obrigação basta conciliar o Direito no Ativo com a Obrigação no Passivo:


    D - Passivo (Obrigação de Pagar no futuro - Duplicatas a Pagar, por exemplo).


    C - Pagamento antecipado (Ativo Circulante)


    Espero ter ajudado. Bons Estudos!

  • b) As despesas do mês, que foram pagas antecipadamente, estão registradas em contas do ativo circulante. A apropriação no último dia do mês é feita debitando-se a conta que representa a referida despesa e creditando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente.


    ERRADA! Comentário: Quando você paga uma algo antecipadamente, credita Ativo caixa (por exemplo) e debita um direito no Ativo.
    Na apropriação, realmente debita-se a despesa em conta de resultado, mas em contrapartida credita-se a conta do ATIVO que registrou a conta paga antecipadamente.


  • Na alternativa E não são serviços prestados por terceiros, mas serviços prestados.

  • É preciso tomar cuidado pra não confurndir pagamento antecipado, com despesa paga antecipadamente

     

    No passivo são registradas as obrigações presentes da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

     

    Assim, ao se registrar uma conta a pagar no passivo, quer dizer que o FG da obrigação já ocorreu, mas a liquidação vai ocorrer no futuro. Portanto o registro de despesas pagas antecipadamente não envolve o passivo. Pois pagar despesa antecipadamente, não significa pagar uma conta a prazo antes da data estipulada na duplicata. Isso é um pagamento antecipado e não uma despesa antecipada. 

     

    Até podemos lançar no passivo uma conta na qual o FG da obrigação ainda não ocorreu, mas paralelamente deveremos lançar uma conta retificadora, para que o saldo total reflita o que a empresa deve no momento. No passivo não pode ficar registrada uma conta que seu FG ainda vai ocorrer sem ter uma retificadora logo abaixo. Senão iria de encontro à própria definição de passivo.

     

    Pagar uma despesa antecipadamente quer dizer pagar uma despesa que seu FG ainda não ocorreu, como acontece com seguros. Nos seguros os FG das obrigações ocorrem a cada mês, mas é de praxe do mercado, o cliente pagar os 12 meses antecipados. Note que isso não é pagamento antecipado, e sim pagamento de uma despesa antecipada.

     

    Já o pagamento antecipado de uma conta, é aquele que pagamos antes da data prevista para liquidação, nos quais geralmente há um desconto por essa antecipação (desconto condicionado). Mas o FG dessa obrigação já ocorreu, simplesmente ao invés de pagarmos a vista, aceitamos uma duplicata, e iremos pagar a prazo, logo, vai pro PC.

     

    Exemplo do Professor Gabriel Rabelo

    Suponhamos que nossa empresa efetue, em 31.12.X1, o pagamento de R$ 12.000,00, relativo ao seguro do prédio onde se encontram instalados todos os nossos ativos. De acordo com o regime de competência, a despesa só será incorrida quando houver transcorrido o período a que ela se refere. Porém, como o pagamento foi realizado antes, devemos realizar algum registro, para refletir corretamente os efeitos econômicos reais que se passam na sociedade. O lançamento, quando do pagamento antecipado, será:


    D – Despesas antecipadas – adiantamento de seguro (ativo) 12.000,00
    C – Bancos (ativo) 12.000,00


    Com o transcurso do primeiro mês, vamos lançar:

    D – Despesas de seguros (resultado) 1.000,00
    C - Despesas antecipadas – adiantamento de seguro (ativo) 1.000,00


    E assim por diante, até que toda a despesa seja reconhecida.

     

    Portanto, veja que despesa paga antecipadamente não envolve contas do passivo

     

  • Na minha opinião a alternativa A está incorreta porque, após apurado o resultado do exercício e calculadas as provisões para contribuição social e para pagamento do imposto de renda, deverão ser deduzidas os prejuízos acumulados se houverem e somente depois (caso reste lucro) deverão ser calculadas e contabilizadas as participações contratuais e estatutárias nos lucros e as contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados.


ID
57304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de fundamentos de contabilidade, julgue os itens a seguir.

No conjunto de deduções da receita bruta das vendas e serviços, estão incluídas as contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e para o financiamento da seguridade social (COFINS), cuja base de cálculo, no regime de incidência cumulativa, deve incluir os valores pagos a título de imposto sobre produtos industrializados (IPI) e excluir os valores correspondentes ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS).

Alternativas
Comentários
  • O PIS e a COFINS incidem sobre o Faturamento da entidade. Considerando que, na DRE temos o seguinte:

    Faturamento Bruto

    (-) IPI

    Receita Bruta

    (-) Deduções (inclui o ICMS)

    ...

    Desta forma, podemos afirma que ao calcularmos o PIS e a COFINS sobre o Faturamento Bruto, nele estarão inclusos os valor de IPI e ICMS.

     

    Bons estudos!!!

     

     

     

  • No regime culmulativo, há o desconto do ipi, porém o icms só é descontavel quando:

    1. do ICMS, quando destacado em nota fiscal e cobrado pelo vendedor dos bens ou prestador dos serviços na condição de substituto tributário;
    Não há exclusão de icms pagos no regime normal.



ID
57328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação a livros e demonstrativos contábeis, julgue os itens
de 59 a 65.

As participações de debenturistas, empregados e fundos de assistência de empregados no lucro das empresas influenciam a base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido, sendo também influenciadas por essa base de cálculo.

Alternativas
Comentários
  • Com base no Decreto RIR/99, temos o seguinte:

    Art.462 Podem ser deduzidas do lucro líquido do período de apuração as participações nos lucros da pessoa jurídica (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 58):

    I- asseguradas a debêntures de sua emissão;
    II- atribuídas a seus empregados segundo normas gerais aplicáveis, sem discriminações, a todos que se encontrem na mesma situação, por dispositivo do estatuto ou contrato social, ou por deliberação da assembléia de acionistas ou sócios quotistas;
    III- atribuídas aos trabalhadores da empresa, nos termos da Medida Provisória nº 1.769-55, de 1999 (art. 359).

     

    Vlw!

  • Não entendi pq o gabarito esta certo! Salvo se eu estiver confundindo com outro assunto!
    Pois, em aula com o prof. Silvio Sande, registrei que para o calculo do IR deve ser abatido da sua base de calculo as participações de debentures e de empregados!
    Dessa forma, não seriam subtraidos da base de calcudo do IR as participações dos administradores, partes beneficiarias e fundo de assistencia ou previdencia dos empregados!!

    Alguem justifica??
  • Acredito que a influência exercida por essas participações se dá devido ao fato de que elas são deduzidas após a efetiva contribuição com o imposto, assim, o "valor" da participação incide sobre o cálculo para fim de contribuição do IR e CSLL, já que ainda não foram deduzidas.

    Da mesma forma, quando você vai apurar a quantia de cada participação, essa apuração ocorre após a contribuição com os impostos, assim, se você receberia X antes de contribuir com Y% de impostos, você, após contribuir, receberá X-Y%.

    Acredito que seja esse o raciocínio da questão

  • Creio estar errado o gabarito, pois a PIR deve ser constituída, ANTES de quaisquer participações.

  • Alguma coisa de errado não esta certo

  • tem cilada aí bino

  • Não uai, tira primeiro a csll e ir depois vai pra DEAPF :(

    Questão esquisita viu kk

  • Ué, vou ter que estudar tudo de novo então ...

  • Ué Como assim....?

  • CERTO. A Lei 6.404/76 determina que as participações sejam calculadas depois de descontado o IR. Entretanto, a legislação do IR determina que o Imposto de Renda seja calculado deduzindo os valores das participações.

    Para conciliar as duas leis, deve-se inicialmente calcular as participações com um IR/CSLL transitório e depois disso calcular o imposto de renda definitivo, considerando a dedução das participações.


ID
59746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da composição do custo das mercadorias vendidas e de seus
reflexos no resultado com mercadorias, julgue os itens que se
seguem.

O montante pago a título de seguros e transportes sobre compras de mercadorias será incorporado ao valor do estoque de mercadorias disponíveis para revenda.

Alternativas
Comentários
  • O estoque será a contrapartida do valor das compras líquidas.Compras líquidas = compras + frete + seguro – descontos comerciais – devolução de compras – impostos recuperáveis.
  • O custo de aquisição dos estoques compreende:

    1) Preço de compra

    2) Impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis). Os tributos recuperáveis são:

    a) Matéria prima: IPI, ICMS, PIS e Cofins (os dois últimos na modalidade não cumulativa)

    b) Mercadorias para revenda: ICMS, PIS e Cofins (os dois últimos na modalidade não cumulativa)

    3) Custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição.

    4) Os descontos comerciais e os abatimentos devem ser deduzidos do custo de aquisição.


  • CPC 16

    11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição. (Alterado pela Revisão CPC 01)


ID
59749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da composição do custo das mercadorias vendidas e de seus
reflexos no resultado com mercadorias, julgue os itens que se
seguem.

O recebimento de mercadorias a título de bônus do fornecedor não afetará o saldo unitário das mercadorias disponíveis para venda, afetará apenas o saldo final, que será reduzido.

Alternativas
Comentários
  • É o contrário.O recebimento sem custo afeta o saldo unitário (custo unitário) e não afeta o saldo total.Vejamos um exemplo o custo médio ponderado9 un. R$ 10 R$ 901n. R$ 0 R$ 010 un. R$ 9 R$ 90
  • Abatimentos e Descontos comerciais sobre VENDAS não são registrados na FICHA DE CONTROLE,

    pois alteram SOMENTE os VALORES DE VENDA.

    Na FICHA DE CONTROLE temos o ESTOQUE e o CMV (CUSTO DE MERCADORIAS VENDIDAS) e esses dois valores NÃO se alteram com os fatos de abatimentos e descontos (bônus).


ID
59752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da composição do custo das mercadorias vendidas e de seus
reflexos no resultado com mercadorias, julgue os itens que se
seguem.

O montante pago ao fornecedor a título de tributos recuperáveis será incorporado ao valor do estoque de mercadorias adquiridas para revenda.

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente, tributos recuperáveis são aqueles não cumulativos, de forma que há possibilidade de recuperar o valor do imposto, como o próprio nome dá a entender.Vejamos um lançamento de compra de mercadoria no valor de R$ 1.000 com ICMS de 10%. Obs: O ICMS é um imposto por dentro, ou seja, dentro do valor da nota ele já está inserido.Lançamento:D - Mercadorias 900D - ICMS a recuperar 100C - Fornecedores/Caixa 1100Conforme lançamento, fica bem claro que o valor do imposto NÃO se incorpora ao valor do estoque
  • NUNCA vão em Estoques os Impostos Não Cumulativos (recuperáveis) na compra de Mercadorias;


    SEMPRE vão em Estoques os Impostos Cumulativos (não recuperáveis) na compra de Mercadorias.





  • ERRADO.

    Tributos recuperáveis NUNCA serão incorporados ao valor do estoque, somente os não-recuperáveis.
  • O custo de aquisição dos estoques compreende:

    1) Preço de compra

    2) Impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis). Os tributos recuperáveis são:

    a) Matéria prima: IPI, ICMS, PIS e Cofins (os dois últimos na modalidade não cumulativa)

    b) Mercadorias para revenda: ICMS, PIS e Cofins (os dois últimos na modalidade não cumulativa)

    3) Custos de transporteseguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição.

    4) Os descontos comerciais e os abatimentos devem ser deduzidos do custo de aquisição.


  • ERRADO

    Impostos recuperáveis

    compra - ativo - impostos a recuperar / compensar

    venda - passivo - impostos a recolher

    Impostos não recuperáveis, junto com transporte , seguro e qualquer gasto para por o estoque em localização e condição, será incorporado no custo dessa mercadoria.

    BONS ESTUDOS

  • Tributos não recuperáveis --> Entra no custo do estoque.

    Tributos recuperáveis -->NÃO entra no custo do estoque.

  • (CESPE) Ao registrar a aquisição de mercadorias para revenda, no caso de incidência de IPI e ICMS, a empresa não incorpora o valor do ICMS na conta estoque de mercadorias para revenda (CERTO)

    Só incorpora os não recuperáveis, que é o caso do IPI


ID
68191
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as informações a seguir.

. Estoque inicial de mercadorias R$ 12.000,00
. Estoque final de mercadorias R$ 5.000,00
. Compras do período R$ 27.000,00
. Vendas do período R$ 50.000,00

Considerando essas informações, o Resultado Com Mercadorias (RCM), em reais, foi de

Alternativas
Comentários
  • O resultado com mercadorias pode ser apurado através da equação:RCM = V - CMVOnde:RCM = Resultado Com MercadoriasV = VendasCMV = Custo das Mercadorias Vendidas O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:CMV = EI + C - EFOnde:CMV = Custo das Mercadorias VendidasEI = Estoque InicialC = ComprasEF = Estoque Final (inventário final)
  • O RCM (Resultado contas de mercadoria) é calculado a partir do valor das vendas a vista + vendas a prazo - ICMS sobre vendas - PIS Faturamento - Cofins - CMV

    Primeiro vamos descobrir o valor do CMV ( estoque inicial + compras liquidas - estoque final)

    12.000 + 27.000 - 5.000 = 34.000

    RCM= 50.000 (vendas do período) - CMV (34.000) = R$ 16.000


ID
68194
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os dados que se seguem foram extraídos do balancete de verificação da Empresa Paulista Plásticos Ltda., em 31/12/2008.

. Vendas de mercadorias R$ 250.000,00
. Devolução de vendas R$ 7.000,00
. Estoque inicial de mercadorias R$ 35.000,00
. Abatimento sobre compras R$ 6.000,00
. Abatimento sobre vendas R$ 4.000,00
. Devolução de compras R$ 11.000,00
. Estoque final de mercadorias R$ 25.000,00
. Compras de mercadorias R$ 190.000,00

Considerando as informações acima, o lucro bruto da Empresa Paulista, em 31/12/2008, em reais, foi de

Alternativas
Comentários
  • Estoque inicial de mercadorias R$ 35.000,00 (+)Compras de mercadorias R$ 190.000,00(-)Abatimento sobre compras R$ 6.000,00 (-)Devolução de compras R$ 11.000,00 (-)Estoque final de mercadorias R$ 25.000,00 (=) CMV=183.000. Vendas de mercadorias R$ 250.000,00 . Devolução de vendas (R$ 7.000,00) . Abatimento sobre vendas (R$ 4.000,00) (=)239.000(-)CMV=(183.000)LB=56.000
  • não entendi nada!alguem caridoso por favor coloque um explicação!!obrigado!
  • LUCRO BRUTO:RECITA DE VENDAS-CMV(CUSTO DA MERCADORIAS VENDIDAS)-ABATIMENTOS S VENDAS-DEVOLUÇÃO DE VENDASCOMPRAS LÍQUIDAS:COMPRAS-ABAT S COMPRAS-DEVOLUÇÃO DE COMPRAS=190.000-6.000-11.000=173.000,00CMV:ESTOQUE INICIAL+COMPRAS LÍQUIDAS-ESTOQUE FINAL=35.000+173.000-25.000=183.000,00LB:250.000-183.000-4.000-7.000=56.000,00
  • Alguém poderia explicar?

    Obrigada!

  • Vendas líquidas (VL) = vendas de mercadoria - devoluções de vendas - abatimento de vendas. Compras Líquidas (CL) = compras de mercadorias - devoluções de compras - abatimento de compras. Custo de mercadoria vendidas (CMV) = CL + estoques inicial - estoque final. Lucro bruto (LB) = VL - CMV.
  • Gabarito: C.

    Antes de elaborar a DRE, vamos calcular o CMV:

    CMV = Estoque inicial + Compras Líquidas - Estoque Final

    CMV = 35.000 + (190.000 - 11.000 - 6000) - 25.000

    CMV = 183.000

    Elaborando a DRE com base na Lei 6.404/1976:

    Receita bruta de vendas 250.000

    (-) Devolução de Vendas 7.000

    (-) Abatimentos sobre vendas 4.000

    (=) Receita líquida de vendas 239.000

    (-) CMV 183.000

    (=) Lucro Bruto 56.000

    Bons estudos!


ID
71893
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Cia. Fechadura apresentava seu Balancete em 31/12/X7, com os saldos, em reais, nas seguintes contas: Fornecedores120.000,00; Aplicações Financeiras 105.000,00; Promissórias a Pagar 19.000,00; Fretes sobre Vendas 13.000,00; ContaCorrente 80.000,00; Clientes 175.000,00; Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa 5.000,00; Seguros Pagos Antecipadamente40.000,00; Adiantamento de Clientes 25.000,00; Despesas Financeiras 17.500,00; Despesas de Comissões sobre vendas7.500,00; Receitas Financeiras 6.000,00; Custo das Mercadorias Vendidas 140.000,00; Despesas de Salários 10.000,00; Reserva
Legal 40.000,00; Abatimento sobre Vendas 1.500,00; Estoques de Mercadorias 150.000,00; Receita de Vendas 310.000,00; Capital Social 200.000,00; Títulos a Pagar de Longo Prazo 65.500,00; Devolução de Vendas 5.500,00; Empréstimos de Curto Prazo Obtidos 80.000,00; Terrenos 85.000,00; Despesas de Depreciação de Imóveis 2.500,00; Imóveis 50.000,00; Depreciação Acumulada Imóveis 12.000,00.

O lucro líquido do exercício foi, em reais,

Alternativas
Comentários
  • Para avaliar este lucro, deve ser feita apenas a demonstração de resultado. O que estiver fora dos parênteses é positivo, e dentro dos parênteses é negativo. Resultado: Fretes sobre vendas (13.000) Despesas Financeiras (17.500) Despesas de Comissões sobre vendas (7.500) Receitas Financeiras 6.000 Custo das Mercadorias Vendidas (140.000) Despesas de Salários (10.000) Abatimento sobre Vendas (1.500) Receita de Vendas 310.000 Devolução de Vendas (5.500) Despesas de Depreciação de Imóveis (2.500) _________________________ Resultado: 118.500Obs.: seguros pagos antecipadamente entra no ativo e adiantamento de clientes entra no passivo. Portanto, não entram nas demonstrações de resultado. Se encontrarem algum erro, por favor, me corrijam.E que Deus nos abençõe!
  • letra c

    DRE

    Receitas de vendas 310000

    (-) abatimentos 1500

    (-) dev. vendas 5500

    (=) receita´líquida 303.000

    (-) cmv 140000

    (=) LBO 163000

    (-) frete 13000

    (-) desp financeiras 17500

    (-) desp comissões 7500

    (+) receita financeiras 6000

    (-) desp salários 10000

    (-) desp depreciação 2500

    (=) LL 118500


ID
71908
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa MJC realizou vendas de R$ 225.000,00 durante o ano de X8. Durante este ano, também registrou as seguintes operações: devoluções de vendas de R$ 7.500,00, abatimento sobre vendas de R$ 3.800,00, frete sobre vendas de R$ 6.600,00, custo das mercadorias vendidas de R$ 115.000,00, comissões sobre vendas de R$ 2.400,00, impostos sobre
vendas de R$ 11.000,00 e provisão para créditos de liquidação duvidosa de R$ 3.000,00.

A empresa MJC apurou uma receita líquida de, em reais,

Alternativas
Comentários
  • Receita líquida de vendas e serviços é a receita bruta diminuída:a. das devoluções e vendas canceladas; b. dos descontos concedidos incondicionalmente; c. dos impostos e contribuições incidentes sobre vendas. (RIR/1999, art. 280).Logo:Receita Bruta: 225.000,00Devoluções de vendas: (7.500,00)Abatimento sobre vendas: (3.800,00)Impostos: (11.000,00)Receita Liquida: 202.700,00Forte Abraço e Bons estudos a todos!
  • Valeu Fabio ! Forte abraço.
  • Gabarito: D.

    Receita bruta de vendas 225.000

    (-) Devolução de vendas 7.500

    (-) Abatimentos sobre vendas 3.800

    (-) Impostos sobre vendas 11.000

    (=) Receita líquida de vendas 202.700

    Observação: Frete sobre vendas e comissões sobre vendas constituem despesas na DRE. A conta provisão para créditos de liquidação duvidosa (PCLD) é uma conta que retifica o valor do ativo, ou seja, é uma conta patrimonial.

    Bons estudos!


ID
71911
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa MJC realizou vendas de R$ 225.000,00 durante o ano de X8. Durante este ano, também registrou as seguintes operações: devoluções de vendas de R$ 7.500,00, abatimento sobre vendas de R$ 3.800,00, frete sobre vendas de R$ 6.600,00, custo das mercadorias vendidas de R$ 115.000,00, comissões sobre vendas de R$ 2.400,00, impostos sobre
vendas de R$ 11.000,00 e provisão para créditos de liquidação duvidosa de R$ 3.000,00.

A empresa MJC apurou um resultado bruto com mercadorias de, em reais,

Alternativas
Comentários
  • Lucro Bruto:

    Simplificadamente, nada mais é do que o resultado positivo deduzido das vendas os custos e despesas. Diferença entre a receita e o custo de produção, incluindo-se os gastos com insumos, energia e outras despesas, mais impostos e remuneração dos empregados.

    Lucro Bruto = Vendas – devoluções - abatimentos – cmv – impostos
    Lucro Bruto = 225.000 – 7.500 – 3.800 – 115.000 – 11.000
    Lucro Bruto = R$ 87.700,00

  • VENDAS   BRUTA               225.000,00
    DEVOL. VENDAS                   (7.500,00)
    ABATIM. S/ VENDAS              (3.800,00)
    IMPOST S/ VENDAS            (11.000,00)
    VENDAS LÍQUIDAS             202.700,00
    CMV                                       (115.000,00)
    RESULTADO BRUTO            87.700,00
    FRETES S/ VENDAS              (6.600,00)
    COMISSÃO S/ VENDAS         (2.400,00)
    PCLD                                         (3.000,00)
    RESULTADO LÍQUIDO          75.700,00

    LETRA:  E

    Obs1: O Frete sobre vendas é considerada DESPESA, já o Frete sobre compras é considerada CUSTO.
    Obs 2: A PCLD é conta retificadora da conta CLIENTES, no Ativo Circulante, e a sua contrapartida é uma conta de despesa que diminui o resultado (DRE).
  • GABARITO E

    VL=VB-DEDUÇÕES

    VL= 225.000-7.500-3.800-11.000

    VL=202.700

    LB=VL-CMV

    LB=202.700 - 115.000

    LB=87.700

    VL - vendas líquidas

    VB - vendas brutas

    LB - lucro bruto


ID
72778
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia comercial adquiriu um lote de 2.500 unidades de uma mercadoria, ao preço unitário de R$ 30,00. Posteriormente, vendeu parte do lote por R$ 54.000,00, auferindo um lucro de 50% sobre o preço de custo. O número de unidades vendidas pela companhia foi

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia resolver esta questão por gentileza!
  • Bom eu tentei pela lógica e deu certo...50% sobre o preço de custo quer dizer que cada unidade foi vendida a R$ 45,00 que é R$ 30,00(Preço de custo) + 50%. A opção em que o preço da venda R$ 54000,00 dividido pelo nºde unidades vendidas chegava a esse preço é a alternativa A, 1200...Não é uma explicação muito científica mas quem sabe ajudei...
  • De maneira rapida, é possivel matar essa questao apenas multiplicando 1,5 (lucro bruto) por 30 (preço de custo unitario), obtendo assim o lucro bruto unitario na operaçao = 45. Dividindo 54000 (lucro bruto total) por 45 (lucro bruto unitario) obten-se o resultado de 1200 unidades.

    Segue abaixo o raciocinio completo:

    Lucro Bruto unitario = preço de venda unitario - preço de custo unitario
    1,5 preço de custo unitario (lucro de 50% sobre o preço de custo) = preço de venda unitario - preço de custo unitario
    2,5 preço de custo unitario = preço de venda unitario
    2,5 x 30 (preço de custo unitario dado na questao) = preço de venda unitario
    preço de venda unitario = 75.
    Lucro bruto unitario = 75 - 30
    lucro bruto unitario = 45 

    Lucro bruto total = lucro bruto unitario x numero de unidades vendidas
    54000 = 45 x numero de unidades vendidas
    numero de unidades vendidas = 54000/45
    numero de unidades vendidas = 1200
  • Houve lucro de 50% sobre o preço de custo, então, devemos calcular quanto foi a venda de cada unidade:

    30 ----- 100%

    x ------ 150%

    30 . 150 = 100x

    4500 = 100x

    x = 4500/100

    x = 45 ----- cada unidade foi vendida a 45 reais

    Agora, temos que descobrir quantas unidades foram vendidas:

    45x = 54000

    x = 54000/45

    x = 1200 ---- número de unidades vendidas

    Gabarito: letra A.


ID
76285
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Cia. Comercial Venta Bem, companhia sediada no Estado de São Paulo, que é contribuinte do ICMS, mas não do IPI, comprou um lote de 200 unidades de ventila- dores, pagando o preço unitário de R$ 100,00. Sobre a transação, incidiram o ICMS, à alíquota de 18%, e o IPI, à alíquota de 10%. Posteriormente, revendeu 60% do lote ao preço unitário de R$ 200,00, com incidência de ICMS à alíquota de 12%, por se tratar de venda interestadual, do COFINS a 3% e do PIS a 0,65%. O lucro bruto auferido pela empresa, considerando-se apenas essas transações, correspondeu, em R$, a

Alternativas
Comentários
  • Oi...Nao consegui resolver, como vc chegou a este resultado?
  • No meu cálculo deu 10.404! Será que está errada a resposta?
  • Apuramos o CMV = 12000-2160+1200 = 11040,00Lucro Bruto = Receita Bruta - Impostos - CMV= 24000-3756+11040= 9204,00.Observação : 1.Para apurar o CMV devemos descontar das mercadorias compradas o valor do ICMS(recuperável) e adicionar o IPI(não recuperável). Então como foi vendido 60% do lote de 200, tem-se 120x100=12000. Depois calcula-se o ICMS destes 60%, que é 12000x18%=2160. Agora adiciona-se o valor do IPI, 12000x10%=1200. Pronto está o CMV.2. DRE Receita Bruta 24000,00-Impostos(ICMS,Pis e Cofins) 3756,00= Receita Liquida 20244,00-CMV 11040,00= Lucro Bruto 9204,00
  • CMV do total das mercadorias compradas:
    Compras = 200 unidades X 100 = 20.000
    ICMS s/ compras = 18% = 3.600
    IPI s/ compras = 10% = 2.000
    “...que é contribuinte do ICMS, mas não do IPI” = soma IPI no cálculo do CMV e diminui ICMS.
    CMV = 20.000 + 2.000 – 3.600 = 18.400
     
    CMV de 60% das mercadorias compradas:
    CMV
    = 60% de 18.400 = 11.040
     

    A questão diz que “revendeu 60% do lote ao preço unitário de R$ 200,00”:
    200 unidades X 60% = 120 unidades
    Receita bruta = 120 unidades X 200 = 24.000
     
    RB............................    24.000
    (ICMS – 12%)...........  (2.880)
    (COFINS – 3%)..........   (720)
    (PIS – 0,65%)..............  (156)
    Receita líquida......... 20.244
    (CMV).......................... 11.040
    Lucro bruto...............   9.204
      
  • Por não ser contribuinte do IPI, este deveria integrar a BC do ICMS nas compras gerando  um valor de ICMS(compras)= 3960

    Embora para encontrar o gabarito da prova o ICMS seja mesmo 3600, na minha opnião houve erro na formulação da questão.

ID
97681
Banca
FCC
Órgão
DNOCS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

Alternativas
Comentários
  • CSSL - CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LÍQUIDO A contribuição social sobre o lucro líquido (CSSL) foi instituída pela Lei nº 7.689/1988.Aplicam-se à CSLL as mesmas normas de apuração e de pagamento estabelecidas para o imposto de renda das pessoas jurídicas, mantidas a base de cálculo e as alíquotas previstas na legislação em vigor (Lei nº 8.981, de 1995, art. 57).Desta forma, além do IRPJ, a pessoa jurídica optante pelo Lucro Real, Presumido ou Arbitrado deverá recolher a Contribuição Social sobre o Lucro Presumido (CSLL), também pela forma escolhida.Não é possível, por exemplo, a empresa optar por recolher o IRPJ pelo Lucro Real e a CSLL pelo Lucro Presumido. Escolhida a opção, deverá proceder á tributação, tanto do IRPJ quanto da CSLL, pela forma escolhida.LUCRO PRESUMIDOA partir de 01.09.2003, por força do art. 22 da Lei 10.684/2003, a base de cálculo da CSLL, devida pelas pessoas jurídicas optantes pelo lucro presumido corresponderá a: 12% da receita bruta nas atividades comerciais, industriais, serviços hospitalares e de transporte; 32% para: a) prestação de serviços em geral, exceto a de serviços hospitalares e transporte; b) intermediação de negócios; c) administração, locação ou cessão de bens imóveis, móveis e direitos de qualquer natureza.ESTIMATIVA MENSALAs empresas que recolhem a CSLL por estimativa mensal, a partir de 01.09.2003, deverão considerar a nova base de cálculo da CSLL de 32%.LUCRO REALA base de cálculo para as pessoas jurídicas optantes pelo lucro real é o lucro contábil, ajustado pelas adições e exclusões previstas na legislação.ALÍQUOTAS DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 8% (oito por cento) até 30.04.1999.A partir de 01.05.1999, a alíquota foi majorada para 12% (doze por cento) e a partir de 01.02.2000 a alíquota é de 9% (nove por cento).
  • Não entendi o erro da letra A!

ID
120268
Banca
FCC
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em janeiro, uma empresa adquiriu mercadorias no valor de R$ 90.000,00, tendo pago 60% à vista. O restante do pagamento dessas mercadorias foi realizado em março. Em março, a empresa vendeu estas mercadorias por R$ 190.000,00 e recebeu 50% à vista (o restante das vendas foi recebido em agosto). O lucro bruto obtido pela empresa no mês de março, com a venda das mercadorias foi, em reais,

Alternativas
Comentários
  • a questão pede apenas o lucro bruto, 190.000,00 vendas - 90.000,00 cmv = R$ 100.000,00

  • Devemos usar o regime de competência, não interessa se houve entrada ou saída efetiva de dinheiro.
  • Receita Bruta de Vendas ..................... R$ 190.000,00
    ( = ) Receita Líquida de Vendas ......... R$ 190.000,00 *
    ( - ) CMV ................................................... R$ 90.000,00
    ( = ) Lucro Bruto ..................................... R$ 100.000,00

    * Nesse caso como não tem impostos, descontos ou cancelamentos de vendas, RBV = RLV.
  • Questão bem fácil:


    alternativa c


    O segredo estava em utilizar o regime de competência, assim:

    RECEITA - considera-se incorrida no momento da venda independente de recebimento ou não.

    CMV - considera-se incorrida no momento de sua ocorrência, neste caso já foi no momento da compra.


    assim, LUCRO = 190- 90 = 100


    Se solicitassem pelo regime de caixa:

    Onde se considera a receita ou despesa no momento da saída do dinheiro.

    então seria:

    LUCRO = 95 - 90 = 5




ID
125632
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Comercial de Frutas S/A, em março de 2008, realizou compras de mercadorias pelo preço de R$ 10.000,00 e, no mesmo mês, vendeu metade dessa mercadoria comprada pelo preço de R$ 8.000,00.
Sobre essas operações houve a incidência de IPI de 6% e de ICMS de 10%. Não houve incidência de PIS nem de COFINS.

Considerando, exclusivamente, essas informações, podemos dizer que a empresa auferiu lucro de

Alternativas
Comentários
  • VENDA = 8.000

    ICMS/VENDA (10%) = 800

    Ef = 5.000

    CMV = 5000 + IPI (6%) - ICMS (10%) = 4.800

    LUCRO = 8000 - ICMS/VENDA - CMV = 2.400

  • Segundo o Prof. Moraes Junior (Ponto dos concursos):

    Cálculo das Compras Líquidas:    Compras                            10.000  (+) IPI (6%)                           600  (-) ICMS s/ Compras (10%)  (1.000) ⇒ICMS a Recuperar  Compras Líquidas                 9.600    Cálculo do CMV: venda de metade das mercadorias compradas  CMV = Compras Líquidas/2 = 9.600/2 = 4.800    Cálculo do Lucro Bruto:    Receita Bruta de Vendas               8.000  (-) ICMS s/ Vendas (10%)              (800) ⇒ ICMS a Recolher  Receita Líquida de Vendas            7.200  (-) CMV                                      (4.800)  Lucro Bruto                              2.400 
     
  • Obs:

    Como é uma empresa comercial que comprou mercadorias (ou seja, pra revenda), o IPI não integrará a BC do ICMS.  Caso tivesse comprado pra consumo, o IPI integraria a BC do ICMS. 

    Como é uma empresa comercial, ela não irá recuperar o IPI nas compras e portanto o IPI integra o valor das mercadorias.
  • COMPRA:

    (IPI) 6% de 10.000 = 600

    (ICMS) 10% de 10.000 = 1.000 (recupera)

     

    C: CAIXA 10.600 (IPI integra o curto, por ser uma comercial)

    D: ICMS A RECUPERAR 1.000

    C: ESTOQUE 9.600

     

    VENDA → 8.000

    RECEITA BRUTA.... 8.000

    (-) IMPOSTOS (ICMS SOBRE VENDAS)... 800 (10% de 8.000)

    = RECEITA LIQUIDA... 7.200

    (-) CMV.... 4.800 (metade do estoque)

    = LUCRO BRUTO... 2.400

     

     


ID
127666
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Cia. Souto e Salto tinha prejuízos acumulados de R$ 40.000,00, mas durante o exercício social apurou lucro. Desse lucro, após destinar R$ 80.000,00 para imposto de renda e CSLL, a empresa distribuiu 10% em participação de debenturistas, no valor de R$ 4.000,00, 10% em participação de administradores, no valor de R$ 3.240,00 e 10% em participação de empregados.

De acordo com as informações acima e com as normas em vigor, podemos dizer que a Cia. Souto e Salto, no final da Demonstração de Resultado do Exercício, vai indicar o lucro líquido do exercício no valor de

Alternativas
Comentários
  • Primeiro vamos achar o LUCRO antes do IR e CSLL.

    ( X - (IR + CSLL) - Prejuízos acumulados) x 10% ( P. debenturistas) = 4.000

    (X - 80000 - 40000) x 10% = 4000

    X - 120000 = 40000

    X = 160.000.................................. (Vamos ás participações, lembrando que se deve retirar o IR/CSLL  e os prejuízos acumulados, estes últimos serão retirados somente para o cálculo das participações e ao final retornam ao montante do Lucro líquido).

    160.000 - 80.000 - 40.000 = 40.000 (base de cálculo para as participações)

    40.000 x 10% = part. debenturistas = 4.000

    (40.000 - 4.000) = 36.000 x 10% (Part. empregados) = 3.600

    Part. administradores = 3.240 (dado na questão)

    Somatório das participações = 10.840

    logo: 

    LLEx = 80.000 (já incluído o prejuízo acumulado) - (somatório das participações )

    LLEx = 80.000 - 10.840 = 69.160

    FIM

  • Gabarito D

     

    Lair  ------------------------------------- ?

    - Pir ------------------------------------- (80.000)

    - Prej Acum -------------------------- (40.000)

    = BC das PEL ------------------------ ?

     

    Cálculo das Participações

    BC das PEL ------------------------ ?

    Deb (10%) ------------------------ (4.000)

    Nesse momento descobrimos que a BC das PEL é 40.000 e consequentemente o LAIR é 80.000 + 40.000 + 40.000 = 160.000

     

    Lair  ------------------------------------- 160.000

    - Pir ------------------------------------- (80.000)

    - Prej Acum -------------------------- (40.000)

    = BC das PEL ------------------------ 40.000

     

    Cálculo das Participações

    BC das PEL ------------------------ 40.000

    Deb (10%) ------------------------ (4.000)

    BC dos Empregados ------------ 36.000

    Empregados (10%) -------------- (3.600)

    BC Adm ---------------------------- 32.400

    Adm (10%) ------------------------ (3.240)

     

    PEL = 4.000 + 3.600 + 3.240 = 10.840

     

    Lair -------------------------------- 160.000

    - Pir -------------------------------- (80.000)

    - PEL ------------------------------ (10.840)

    = LL ------------------------------- 69.160


ID
135994
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Americanas Comercial efetuou uma compra de mercadorias por R$ 3.000,00, com ICMS de 15%, e vendeu metade dessa mercadoria por R$ 3.200,00, com ICMS à mesma alíquota e frete de 1% sobre o preço de venda. Sabendo-se que as operações foram realizadas a prazo, o Contador vai apurar um saldo de

Alternativas
Comentários
  • Empresa Comercial contribuinte do ICMSI - Compra de Mercadorias:Valor da Compra 3.000(-) ICMS s/ Compras (15% x 3.000) (450) Custo da Compras 2.550II – Venda de Metade das Mercadorias:Receita Bruta de Vendas 3.200(-) ICMS s/ Vendas (15%) (480) Receita Líquida de Vendas 2.720(-) CMV = Custo das Compras/2 = 2.550/2 (1.275)Lucro Bruto 1.445(-) Frete sobre Vendas (1%) (32)Lucro Líquido do Exercício 1.413Repare que a alternativa “b” fala em Lucros com mercadorias. Portanto, lucro com mercadorias é o lucro bruto (R$ 1.445,00) e não o lucro líquido do exercício.Não há alternativa correta.GABARITO APÓS RECURSOS: ANULADA
  • Gostaria que alguém explicasse onde está o erro da alternativa "A", pois, somando-se tudo que a empresa tem a pagar [duplicatas a pagar 3000,00 + ICMS a recolher (após ajuste com ICMS a Recuperar) 30,00 + Fretes a Pagar 32,00] resulta em R$ 3.062,00.

  • Essa questão foi anulada pela banca.

  • Pessoal do site já arrumou.
  • o frete foi somente no momento da venda!
  • A alternativa A está errada não é pelo fato do frete ser uma despesa? A questão não informa sobre pagamento, se efetuado ou não, logo não dá pra saber se a contrapartida desta despesa será caixa (AC) ou frete a pagar (PC).

    Com razonete fica mais fácil identificar, teremos como PC:

    ICMS a recolher e fornecedores = 3030
  • alyne, a questão informa que "TODAS AS OPERAÇÕES FORAM FEITAS A PRAZO" ou seja, o frente não foi pago e a contrapartida seria fretes a pagar..

    não entendi o erro da A também


ID
220645
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere as seguintes situações:

I - participações de empregados no lucro;

II - provisão para ajustes a valor de mercado;

III - provisões técnicas de empresas de capitalização.

São dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda APENAS as situações

Alternativas
Comentários
  • Clique no link abaixo e terá as deduções permitidas de acordo com a legislação para determinação da base de cálculo do imposto sobre a renda e atualizadas no site da receita federal.
    Link >> 
    http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/irpf/2012/perguntao/perguntas/pergunta-310.htm

  • "A pessoa jurídica tributada pelo Lucro Real poderá deduzir, como despesa operacional, as participações atribuídas aos empregados nos lucros ou resultados, dentro do próprio exercício de sua constituição."


    "Na determinação do Lucro Real somente serão dedutíveis as provisões expressamente autorizadas..."

    Provisões Técnicas Compulsórias
    "São dedutíveis as provisões técnicas das companhias de seguros e capitalização, bem como das entidades de previdência privada..."

    Remuneração de Férias

    Décimo Terceiro Salário

    Resposta letra "E"

ID
221557
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 34 e 35.

Num determinado ano, espera-se vender 500 unidades de um
produto ao preço de R$ 10 a unidade. O custo variável unitário
é R$ 4 e os custos fixos são R$ 600, não incluída a depreciação,
que é estimada em 10% ao ano, de um investimento inicial de
R$ 12.000. Considere que não há imposto de renda.

O lucro líquido no ano em que se refere o enunciado é de

Alternativas
Comentários
  • Lucro = Receita - Despesa

    R = 500 und x $ 10 = $ 5000

    CV = 4, logo CV = 4 x 500 und = $ 2000
    CF = 600
    CT = CV + CF = 2000+600= 2600

    L = R - D = 5000 - 2600= 2400

    Depreciaçao = 10% de $ 12000 = 1200

    LL = 2400 - 1200 = 1200 Gabarito: D

ID
230728
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Existe um importante indicador de lucro que evidencia a capacidade de geração de caixa de um negócio, a partir de suas atividades operacionais, que é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: opção (d) - Lajida

    Lajida - Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização é um indicador de desempenho da atividade empresarial cujo termo equivalente em inglês é Ebtida (Earning befor interest, taxes, depreciation and amortization).

     Muito embora, o EBITDA também seja chamado ou apresentado como "Fluxo de Caixa Operacional (Operational Cash Flow)" o mesmo leva em conta apenas o desempenho operacional da empresa e não reflete o impacto no resultado, dos itens extraordinários, das despesas com investimentos e das mudanças havidas no capital de giro.

    O cálculo do EBITDA é muito simples: ao Lucro Operacional Líquido antes dos impostos adicionam-se os juros, depreciação e amortização.

     

       Os defensores da aplicação do EBITDA sustentam, entre outros, os seguintes argumentos :

       

      • Pode ser utilizado na análise da lucratividade entre as empresas;
      • Por eliminar os efeitos dos financiamentos e decisões contábeis, sua utilização pode fornecer uma comparação relativamente boa para o analista pois mede a produtividade e a eficiência do negócio;
      • O EBITDA como percentual de vendas pode ser utilizado para identificar empresas que sejam as mais eficientes operadoras dentro de um determinado segmento de mercado;
      • O EBITDA pode ser utilizado para comparar a tendência de lucratividade nas indústrias pesadas (ex: siderurgia e automobilística) até as de alta tecnologia porque remove da análise, o impacto dos financiamentos de grandes inversões de capital;
      • A variação percentual do EBITDA de um ano em relação a outro mostra aos investidores se uma empresa conseguiu ser mais eficiente ou aumentar sua produtividade;
      • O EBITDA é umaexcelente ferramenta de medição para organizações que apresentem uma utilização intensiva dos equipamentos (mínimo de vinte anos).

        Fonte:http://www.fazendocontas.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=99:ebitda-ou-lajida&catid=40:bolsa-de-valores&Itemid=44


    ID
    234601
    Banca
    MS CONCURSOS
    Órgão
    CIENTEC-RS
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Observe as contas informadas pela Companhia Ômega S/A no encerramento do exercício de 2009:

    - Caixa - R$ 15.000,00
    - Banco conta aplicação - R$ 25.000,00
    - Ações de coligadas - R$ 8.000,00
    - Ações em tesouraria - R$ 50.000,00
    - Imóveis - R$ 50.000,00
    - Capital Social - R$ 120.000,00
    - Vendas - R$ 90.000,00
    - Compras - R$ 40.000,00
    - Estoque em 31.12.2008 - R$ 15.000,00
    - Estoque atual - R$ 30.000,00
    - Descontos incondicionais concedidos - R$ 12.000,00
    - Despesas administrativas - R$ 10.000,00
    - Fornecedores - R$ 70.000,00
    - Ajustes de avaliação patrimonial (natureza devedora) - R$ 55.000,00

    Obs.: Desconsidere a tributação incidente.

    Apure:


    O Lucro Líquido do exercício:

    Alternativas
    Comentários
    • Vendas: 90.000
      Custos: (25.000)
      Desconto: (12.000)
      Despesas: (10.000)

      LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO: 43.000

    • Apenas complementando o comentário do colega:

      Para chegar ao valor do CMV, deve-se utilizar a a fórmula:

      CMV = Estoque Inicial + Compras - Estoque Final

      CMV = 15.000 + 40.000 - 30.000

      CMV = 25.000

      Demonstração do Resultado do Exercício:

      (+) R$ 90.000 Vendas

      (-) R$ 12.000 Descontos Incondicionais Concedidos

      (=) R$ 78.000 Receita Operacional Líquida

      (-) R$ 25.000 CMV

      (=) R$ 53.000 Lucro Operacional Bruto

      (-)  R$ 10.000 Despesas Administrativas

      (=) R$ 43.000 Lucro Operacional Líquido


    ID
    252262
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    STM
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Acerca das demonstrações contábeis obrigatórias previstas na
    Lei n.º 6.404/1976, julgue os itens a seguir.

    Na demonstração do resultado do exercício, o lucro bruto é resultado da dedução dos custos dos produtos, mercadorias ou serviços da receita de vendas ou prestação de serviços, descontadas as devoluções, abatimentos e impostos sobre vendas.

    Alternativas
    Comentários
    •     Receita de Vendas
      (-) deduções sobre vendas
      (=) Receita líquida
      (-) CMV
      (=) Lucro Bruto
      (-) Despesas
      (=) Lucro líquido

      obs: CMV = Estoque inicial + Compras(líquidas) - Estoque final

      éssa ordem ai em cima é bom decorar o cespe a cobra bastante.

      assim questão correta
    • Só destrinchando o comentário do colega:

      RBV (receita bruta de vendas)
      (-) vendas canceladas
      (-) abatimentos e descontos incondicionais
      (-) impostos (ICMS, IPI, Cofins, ISS)

      = RLV (receita líquida de vendas)
      (-) CMV (custo das mercadorias vendidas)

      = RB ou Lucro Bruto.
    • SEÇÃO V

      Demonstração do Resultado do Exercício

              Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

              I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

              II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

              III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

              IV - o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

              V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

             VI - as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

              VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

              § 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados:

              a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda; e

              b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos. 

    • Retificando a Bibi, o IPI nao entra como dedução, pode ser incluido o Imposto s/Importação.
    • §  VENDAS BRUTAS OU RECEITAS BRUTAS

      ·         (-) Deduções da receita bruta

      o    Devoluções e cancelamento de vendas

      o    Abatimentos sobre vendas

      o    Descontos incondicionais concedidos/descontos comerciais

      o    Impostos e contribuições sobre vendas e serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS) (TRIBUTOS SOBRE VENDAS)

      o    Ajuste a valor presente sobre clientes (JUROS).

      §  VENDAS LÍQUIDAS OU RECEITAS LÍQUIDAS

      ·         (-) Custo da mercadoria vendida (CMV = Est. inicial + Compras líq. – Est. final)

      §  LUCRO BRUTO

       

      GABARITO CORRETO.

    • GABARITO - CERTO

      LUCRO BRUTO = VENDA - C M V

      CMV = ESTOQUE INICIAL + COMPRAS - ESTOQUE FINAL


    ID
    266488
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    PREVIC
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A elaboração dos demonstrativos contábeis obedece a regras
    estabelecidas nas normas legais e técnicas. Acerca desse assunto,
    julgue o item subsequente.

    O lucro bruto calculado na demonstração do resultado do exercício inclui as receitas decorrentes de aplicações no mercado de títulos mobiliários, independentemente da natureza da entidade.

    Alternativas
    Comentários
    • LEI 6404
       

      Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

              I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

              II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

      Se a empresa não for instituição financeira, receitas decorrentes de aplicações no mercado de títulos mobiliários não são receitas operacionais ligadas à atividade da empresa, portanto nao entra no cálculo do lucro bruto.
      Estas receitas serão demonstradas abaixo do lucro bruto no grupo Outras Receitas Operacionais 

    • aplicações no mercado de títulos mobiliários, 

      Não constituem atividade fim da entidade, portanto, sao apuradas em Outras Receitas Financeiras, após o cálculo do Lucro Bruto.

    ID
    271207
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRE-ES
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Em cada um dos itens de 19 a 28, é apresentada uma situação
    hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

    Após três anos de uso, um ativo imobilizado adquirido por R$ 40.000,00 tem 40% do seu custo depreciado; nesse momento, ele é vendido por R$ 20.000,00. Nessa situação, a empresa obteve um lucro de R$ 20.000,00 em outros resultados operacionais.

    Alternativas
    Comentários
    • Se o ativo foi adquirido por 40.000, e em 3 anos foi depreciado em 40%, ele vale, após esse período 24.000. Ao ser vendido por 20.000, a empresa incorre em um prejuízo de 4.000.
    • Será que nào estaria errada tambem por dizer que seria reconhecida como "OPERACIONAL" ?? Alguem??
    • Sim, é verdade.   Resultado Não Operacional   compreende basicamente o resultado positivo ou negativo das baixas do permanente. A legislação fiscal denomina de "Ganhos ou Perdas de Capital".
    • 40.000 * 40 = 1.600.000/100= 16.000

      40.000 - 16.000 = 24.000

      24.000 - 20.000= 4.000 perda

    • GABARITO ERRADO!

      .

      .

      DEPRECIAÇÃO: 40% x 40k = 16k

      VALOR CONTÁBIL: 40k - 16k

      = 24k APÓS TRÊS ANOS

      VENDEU POR 20k

      PREJUÍZO DE 4k

    • GABARITO ERRADO

      A empresa teve um prejuízo de R$4.000,00

      40.000 x 40% = 16.000

      40.000-16.000= 24.000 (valor do ativo depois de descontada a depreciação)

      20.000-24.000 = -4.000

    • prejuizo de 4000,00 que é na conta de OUTRAS DESPESAS (ANTIGA DESPESAS NÃO OPERACIONAIS)


    ID
    271210
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRE-ES
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Em cada um dos itens de 19 a 28, é apresentada uma situação
    hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

    Uma empresa, após ter apurado lucro de R$ 100.000,00, destinou um terço desse valor para contingências futuras. Nessa situação, a empresa contabilizará, no mesmo exercício, R$ 30.000,00 a crédito de uma conta de provisão para contingências.

    Alternativas
    Comentários
    • A empresa efetua uma reserva para contingência (PL) por isso não pode contabilizar como uma Provisão para contingência (PC), são contas distintas com finalidades diferentes.

      Provisões

      As provisões são feitas para cumprimento do principio da competência e para estimar as obrigações que serão exigidas até o término do exercício social seguinte.

      Provisões, segundo Fabretti (2007), "são valores que se abatem antecipadamente, como custo ou despesa operacional, para atender as despesas previstas ou previsíveis que OCORRERÃO no próximo período de apuração".

      Reservas

      As reservas possuem finalidade distinta das provisões, é justamente uma espécie de poupança, onde a instituição antes da distribuição de lucros "prevê" uma ou mais situações que SE OCORREREM seria necessário dispêndios financeiros e reserva determinada quantia para que cobrir estes gastos se vierem a ocorrer.

    • Além de já estar errado, 1/3 de 100mil é 33,33 mil.
    • ERRADO.

      Também pensei como o Rafael Vita Lopes: 1/3 DE 100.000 não corresponde a 30mil exatamente.
    • As provisões não seriam feitas para atender ao principio da Prudência?

      Eu aprendi assim, quem puder esclarecer eu agradeço.

      Abraços!!
    • Vinicius... as provisões são para atender ao principio da competência

    • ERRADO.

      Provisão e reserva de contigência são diferentes. Por isso o erro. 

    • Conforme o Art. 195, da lei 6404/75 A assembléia-geral poderá, por proposta

      dos órgãos da administração, destinar parte do lucro líquido à formação de

      reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do

      lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.

      Essa reserva é conhecida como reserva de contingência.

      Veja que ela é diferente da provisão para contingência, que é um passivo de

      prazo ou valor incerto.

      Dessa forma, a empresa não deve constituir uma provisão, mas uma reserva

      para contingências.

    • Gabarito: errado

      Reserva para contingência x provisões para contingências

      • RESERVA PARA CONTINGÊNCIA:

      -compensação de perda em exercício futuro;

      -segrega no PL parcela de lucros que poderia ir para dividendos;

      -é revertida para lucros acumulados;

      -conta do PL, reserva de lucros. Não afeta o resultado;

      • PROVISÃO PARA CONTINGÊNCIAS:

      -cobertura de perda em que já houve fato gerador;

      -constituída independentemente do lucro ou prejuízo do exercício;

      -não há reversão de valores, em regra;

      -conta do passivo e contrapartida em despesa no resultado.


    ID
    275938
    Banca
    ESAF
    Órgão
    CVM
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Ao apurar o resultado no fim do período contábil, a empresa encontrou um lucro líquido, antes dos tributos sobre o lucro e das participações, no montante de R$ 1.520,00.
    A planilha de custos trazida para compor o resultado do período continha juros relativos a dezembro de 2009, já pagos, no valor de R$ 125,00; juros relativos a janeiro de 2010, ainda não pagos, no valor de R$ 180,00; juros relativos a dezembro de 2009, ainda não pagos, no valor de R$ 160,00; juros relativos a janeiro de 2010, já pagos, no valor de R$ 200,00. Referida planilha já havia sido contabilizada segundo o regime de caixa.

      As demais contas estavam certas, com saldos já contabilizados, segundo o regime de competência. A empresa, então, mandou promover o registro contábil das alterações necessárias para apresentar os eventos segundo o regime de competência, em obediência à regulamentação vigente. 
    Após os lançamentos cabíveis, o rédito do período passou a ser lucro de

    Alternativas
    Comentários
    • I) Juros relativos a dezembro de 2009, ainda não pagos, no valor de R$ 160,00:
      Regime de competência: devem ser contabilizados, pois são referentes ao exercício de 2009.
      Regime de caixa: não foram contabilizados, pois ainda não foram pagos.
      => Logo, ao mudar o regime de caixa para o de competência, deve ser incluída a despesa correspondente ao pagamento dos juros, descontando do lucro o valor de 160,00.


      II) juros relativos a janeiro de 2010, já pagos, no valor de R$ 200,00:
      Regime de competência: não devem ser contabilizados, pois são referentes ao exercício de 2010.
      Regime de caixa: foram contabilizados, pois já foram pagos.
      => Logo, ao mudar o regime de caixa para o de competência, deve ser excluída a despesa correspondente ao valor pago de juros, adicionando ao lucro o valor de 200,00.


      III) juros relativos a dezembro de 2009, já pagos, no valor de R$ 125,00:
      Regime de competência: devem ser contabilizados.
      Regime de caixa: foram contabilizados, pois já foram pagos.
      => Não altera o lucro.


      IV) juros relativos a janeiro de 2010, ainda não pagos, no valor de R$ 180,00:
      Regime de competência: não devem ser contabilizados.
      Regime de caixa: não foram contabilizados.
      => Não altera o lucro.



      No regime de competência:
      Lucro = 1520,00 -160,00 + 200,00 = 1560,00 (resposta D).


      Fonte: forumconcurseiros - Vitorio
    •  juros relativos a dezembro de 2009, já pagos, no valor de R$ 125,00;  O fato gerador ocorreu em dezembro .

      juros relativos a janeiro de 2010, ainda não pagos, no valor de R$ 180,00; O fato gerador não ocorreu, pois não houve a utilização do instrumento da causa do juros do mês de janeiro.que será efetivamente utilizado no decorrer de janeiro.

      juros relativos a dezembro de 2009, ainda não pagos, no valor de R$ 160,00; O fato gerador ocorreu no mês de dezembro, com a efetiva ulização dos instrumento causa do juros, mas não foi paga ainda. 

      juros relativos a janeiro de 2010, já pagos, no valor de R$ 200,00. O fato gerador não ocorreu até o momento e sim o pagamento do instrumento de origem do fato gerador .

    • Fato 1: Refere-se ao mês base e já foi pago = Não provoca alteração já que nos 2 regimes deve ser contabilizado.

      Fato 2: Não se refere ao mês base e não foram pagos = Não provoca alteração já que nos 2 regimes não deve ser contabilizado.
      Fato 3: Refere-se ao mês base e não foram pagos = Provoca diminuição do resultado já que deve ser contabilizado no regime de competência e não deve ser contabilizado no regime de caixa.
      Fato 4: Não se refere ao mês base e já foi pago = Provoca aumento do resultado já que não deve ser contabilizado no regime de competência e deve ser contabilizado no regime de caixa.
      Por isso a resposta certa é a alternativa D.
      Espero ter ajudado.
    • Fato 1:
      D - Juros Passivos  125
      C - Caixa  125

      (Foi contabilizado pelo regime de competência e de caixa)
      ...
      Fato 2:
      D - ???  180
      C - Juros a Transcorrer  180
      (Não se pagou porque não se venceu, não entra na DRE por nenhum dos dois regimes)
      ...
      Fato 3:
      D - ???  160
      C - Juros a Pagar  160
      (Já venceu, se refere ao período, deve ser contabilizada pelo regime de competência, mas não entrou no regime de caixa, pois não se pagou) DEVE SER RETIFICADA acrescentando-se essa despesa 
      ....
      Fato 4:
      D - Juros a Vencer 200
      C - Caixa 200
      (Não venceu, não se refere ao período, não entra no regime de competência, mas entrou no regime de caixa, pois foi paga) DEVE SER RETIFICADA retirando-se essa despesa
      ....
      RETIFICANDO:
      1520 - 160 (Fato 3) + 200 (Fato 4) = 1560
      Resposta: Alternativa D.
    • A questão pede a transição do Regime de Caixa para o Regime de Competência. A planilha já tinha sido contabilizada pelo Regime de Caixa,  a empresa, então, mandou promover o registro contábil das alterações necessárias para apresentar os eventos segundo o regime de competência, em obediência à regulamentação vigente.  Então, vejamos...


      Lucro Líquido de R$ 1.520,00 =====> Referência 2009


      Vamos desmembrar as ocorrências para facilitar mais:


      I) Juros de dezembro de 2009, já pagos, no valor de R$ 125,00;

       

      Regime de Caixa: Considerado (Houve o pagamento)

      Regime de Competência: A Considerar (ocorrido o fato gerador)

      Caixa ====> Competência: Não terá impacto porque já foi considerado. 



      II) juros relativos a janeiro de 2010, ainda não pagos, no valor de R$ 180,00;



      Regime de Caixa: Não considerado (Não houve o pagamento)

      Regime de Competência: Não Considerar (Não ocorreu o fato gerador)

      Caixa ====> Competência: Não considerar



      III) juros relativos a dezembro de 2009, ainda não pagos, no valor de R$ 160,00; 



      Regime de Caixa: Não Considerar (Não houve o pagamento)

      Regime de Competência: A Considerar (Ocorreu o fato gerador)

      Caixa ====> Competência: Deveremos subtrair esses R$ 160,00 uma vez que no regime de Caixa não o considerou, logo, na transição do Caixa para Competência deveremos considerá-lo 



      IV) juros relativos a janeiro de 2010, já pagos, no valor de R$ 200,00.



      Regime de Caixa: Considerado (Houve o pagamento)

      Regime de Competência: Não considerar (Não houve o fato gerador)

      Caixa ====> Competência: Deveremos somar o valor de R$ 200,00 uma vez que no regime de Caixa foi subtraído pelo efetivo pagamento. Na transição de Caixa para Competência não consideraremos esses R$ 200,00 porque o fato gerador ainda não ocorreu. 



      Portanto,

                                                                                                   L.L.  R$ 1.520,00

                                                                                                    IIII)  (R$160,00)

                                                                                                    IV)   R$ 200,00

      Total de acordo com o Regime de Competência ====>    R$ 1.560,00   (Letra D)

    • Um ponto a discutir -

      Essa pergunta não esclarece qual é o período contábil a ser considerado. Todos os colegas acima assumiram que seria dezembro , provavelmente porque a prova do concurso era de 2010. Mas a data-base deveria ser uma premissa clara em uma questão de concurso, visto que determinadas empresas têm fechamento contábil diferente de 31/12.

      Você poderia chegar à resposta (a) se você considerasse que o fechamento contábil não é dezembro de 2009 e que os juros não pagos foram apenas mencionados na planilha-suporte de custos que o enunciado cita. Ou seja -

      Lucro do periodo - 1.520

      Juros pagos (impactando DRE do periodo, assumindo-se regime de caixa) - 325

      DRE ajustada antes de regime de caixa - 1.845

       

      Partindo-se da DRE ajustada de 1.845 eu contabilizaria todos os efeitos de juros por competência (-125-180-160-200), chegando a um lucro de 1.180.

      Concluindo - pelo regime de caixa o contador nao considerou no lucro os juros a pagar. Pelo regime de competência eu contabilizaria todo o juros (incorridos e a incorrer), assumindo que o fechamento contábil é alguma data-base diferente de 31 de dezembro.

      Eu entraria com recurso para cancelar a questão.

       

       

    • Uns comentário sem qualquer embasamento informar se contabiliza ou nao, nao quer dizer nada - agora explicar- porque foi ou nao contabilizado- ninguém se habilita, pois somente decorou ou nao tem os embasamentos precisos... 

       

    • Como saber se o periodo a que estava se referindo a questao era 2009 ou 2010? Foi só porque a prova foi em 2010 ou tem algo na questao que eu poderia ter "tirado"?

    • Eu adoraria saber o porquê que um monte de gente copiar e colar praticamente as mesmas respostas.

      Essa mania de ganhar curtidas chegou até aqui também? Pqp... Ô pessoal de ego baixo...

      Realmente o importante, que é dizer o motivo da questão se referir ao ano de 2009, ninguém diz. Também deduzi que a questão se referisse ao ano de 2010, já que a questão é de tal ano e omite a data que deseja saber. 

      Mas revendo a questão com outros olhos, a prova foi em 2010, então "ao apurar o resultado ao fim do período contábil", teria que ser antes de 2010, já que o ano de 2010 ainda não tinha se encerrado.

      Se bem que a prova foi aplicada em 01/12/2010. Aí é foda, covardia...

    • @camilla guimaraes excelente explicação. obrigado

    • Resolução postada em 09/07/2012, no site Estratégia Concursos, por :

      Segundo o enunciado, a entidade havia encontrado um lucro líquido no valor de R$ 1.520,00 mas que havia sido contabilizado segundo o regime de caixa. O Regime de Caixa é aquele em que as Receitas e Despesas são consideradas incorridas no momento em que há o efetivo desembolso financeiro.

      Como o resultado (rédito) no valor de R$ 1.520,00 havia sido encontrado com base no regime de caixa, nele foram consideradas despesas os juros efetivamente pagos até o término do exercício.

      Para encontrarmos o resultado com base no regime de competência, deveremos somar aos R$ 1.520,00 as despesas de juros consideradas no regime de caixa para, em seguida, deduzirmos as despesas de juros com base no regime de competência! Vamos ver a repercussão de cada um dos fatos do enunciado no resultado:

      1) Juros relativos a dezembro de 2009, já pagos, no valor de R$ 125,00

      Juros relativos a dezembro pagos em dezembro são computados como despesas do exercício tanto no regime de caixa quanto no de competência, portanto, sua contabilização no resultado do exercício está correta.

      2) Juros relativos a janeiro de 2010, não pagos, no valor de R$ 180,00

      Estes juros não entram no cálculo, pois não foram considerados como despesa do exercício pelo regime de Caixa, nem o serão pelo regime de competência.

      3) Juros relativos a dezembro de 2009, não pagos, no valor de R$ 160,00

      Tais despesas não foram consideradas no resultado pelo regime de caixa, uma vez que não foram pagas. Porém, em obediência ao regime de competência, deverão integrar o resultado e, portanto, no ajuste do rédito, deveremos debitar este valor do lucro obtido.

      4) Juros relativos a janeiro de 2010, já pagos, no valor de R$ 200,00

      Tais despesas foram consideradas no resultado pelo regime de caixa, mas no ajuste para o regime de competência estes valores não mais integrarão o resultado do exercício. Como consequencia, deveremos somá-los ao lucro líquido do exercício (revertendo a despesa contabilizada no regime de caixa)

      Assim:

      Resultado do exercíco pelo regime de caixa                  = R$ 1.520,00

      Ajuste de despesa (item 4 – regime de caixa)                 + R$ 200,00

      Ajuste de despesa (item 3 – regime de compet.)              – R$ 160,00

      Resultado pelo regime de competência                    = R$ 1.560,00

      Gabarito letra D.

    • Segundo o enunciado, a entidade havia encontrado um lucro líquido no valor de R$ 1.520,00 mas que havia sido contabilizado segundo o regime de caixa. O Regime de Caixa é aquele em que as Receitas e Despesas são consideradas incorridas no momento em que há o efetivo desembolso financeiro.

      Como o resultado (rédito) no valor de R$ 1.520,00 havia sido encontrado com base no regime de caixa, nele foram consideradas despesas os juros efetivamente pagos até o término do exercício.

      Para encontrarmos o resultado com base no regime de competência, deveremos somar aos R$ 1.520,00 as despesas de juros consideradas no regime de caixa para, em seguida, deduzirmos as despesas de juros com base no regime de competência! Vamos ver a repercussão de cada um dos fatos do enunciado no resultado:

      1) Juros relativos a dezembro de 2009, já pagos, no valor de R$ 125,00

      Juros relativos a dezembro pagos em dezembro são computados como despesas do exercício tanto no regime de caixa quanto no de competência, portanto, sua contabilização no resultado do exercício está correta.

      2) Juros relativos a janeiro de 2010, não pagos, no valor de R$ 180,00

      Estes juros não entram no cálculo, pois não foram considerados como despesa do exercício pelo regime de Caixa, nem o serão pelo regime de competência.

      3) Juros relativos a dezembro de 2009, não pagos, no valor de R$ 160,00

      Tais despesas não foram consideradas no resultado pelo regime de caixa, uma vez que não foram pagas. Porém, em obediência ao regime de competência, deverão integrar o resultado e, portanto, no ajuste do rédito, deveremos debitar este valor do lucro obtido.

      4) Juros relativos a janeiro de 2010, já pagos, no valor de R$ 200,00

      Tais despesas foram consideradas no resultado pelo regime de caixa, mas no ajuste para o regime de competência estes valores não mais integrarão o resultado do exercício. Como consequencia, deveremos somá-los ao lucro líquido do exercício (revertendo a despesa contabilizada no regime de caixa)

      Assim:

      Resultado do exercíco pelo regime de caixa                  = R$ 1.520,00

      Ajuste de despesa (item 4 – regime de caixa)                 + R$ 200,00

      Ajuste de despesa (item 3 – regime de compet.)              – R$ 160,00

      Resultado pelo regime de competência                    = R$ 1.560,00

    • Ao pessoal que esta perguntando o motivo de estar sendo considerado na questao , dezembro de 2009, seria basicamente por estar escrito no enunciado "no fim do periodo contabil" que geralmente é o fim de dezembro de cada ano. Teoricamente não é uma regra, mas é usual.


    ID
    283636
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    IPHAN
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Em janeiro de 20X3 foram feitas vendas totais de mercadorias de R$ 21.000,00, com custo de R$ 16.000,00. As compras no mesmo período foram de R$ 14.000,00. Sabendo-se que o estoque de mercadorias em 1°.1.20X3 era de R$ 8.000,00, é correto afirmar que, em 31.1.20X3, o valor dos estoques de mercadorias e o valor do lucro bruto sobre vendas eram, em reais, respectivamente,

    Alternativas
    Comentários
    • vendas = R$ 21.000,00
      custo de mercadoria vendida = R$ 16.000,00

      RCM = V - CMV
      RCM = 21.000,00 - 16.000,00
      RCM = 5.000,00


      compras = R$ 14.000,00
      estoque inicial = R$ 8.000,00

      CMV = Ei + C - Ef
      16.000,00 = 8.000,00 + 14.000,00 - Ef
      Ef = 22.000,00 - 16.000,00
      Ef = 6.000,00

    ID
    315502
    Banca
    FCC
    Órgão
    NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A Cia. Diamantina adquiriu uma mercadoria para revenda. O total da nota fiscal foi de R$ 1.100,00, sendo R$ 100,00 o valor correspondente ao Imposto sobre Produtos Industrializados. Dos tributos incidentes sobre as compras, apenas o ICMS, que foi cobrado com alíquota de 18%, é recuperável. Posteriormente, a companhia revendeu a mercadoria para terceiros pelo valor de R$ 1.800,00. Sabe- se que o valor total de PIS e COFINS pagos pela Companhia sobre essa receita foi de R$ 65,70 e que o ICMS incidiu na operação com alíquota de 18%. Se essa tivesse sido a única operação de vendas efetuada pela Companhia, no exercício, ela teria auferido um Lucro Bruto nessa operação, em R$, de

    Alternativas
    Comentários
    • Tem que descontar os 100,00 do IPI tbem, p/ dar a resposta
    • Vendas ................................................................ 1.800,00
       (-)   ICMS s/ vendas (18%).............................     324,00
       (-)   PIS/Cofins s/ vendas ...............................       65,70
      Vendas Líquidas ..............................................  1.410,30
      CMV (1.100 - 180)** ........................................     920,00
      Lucro Bruto .......................................................    490,30

      ** Nas saídas de mercadorias para comercialização ou industrialização o ICMS não incide sobre o valor do IPI.
    • REGISTROS CONTÁBEIS DA OPERAÇÃO

      PELA COMPRA:
      D - ESTOQUE -                                            920,00 (1100 - 180 do icms)
      D - ICMS A RECUPERAR -                        180,00
      C - BANCOS/FORNECEDORES -                                        1100,00

      PELA VENDA:
      D - BANCOS/CLIENTES -                       1800,00
      C - RECEITA DE VENDAS -                                                   1800,00

      D - ICMS S/VENDA -                                   180,00
      C - ICMS A RECOLHER -                                                         180,00


      D - PIS/COFINS S/VENDA -                        65,70
      C - PIS/COFINS A RECOLHER -                                              65,70

      D - CMV -                                                     920,00
      C - ESTOQUE                                                                             920,00
    • Fala pessoal. Soh para contribuir: lembrando que o IPI soh serah excluido da BC do ICMS quando a mercadoria for destinada a revenda ou industrializacao.

    ID
    327787
    Banca
    ESAF
    Órgão
    CVM
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A empresa Atividade Tributada S/A apurou, ao ?m do exercício social, os seguintes componentes de resultados:

    Receitas tributáveis                                   80.000,00

    Despesas dedutíveis                                 58.200,00

    Receitas Não Tributáveis                           9.600,00

    Despesas não dedutíveis                           4.600,00

    Contribuição Social sobre o lucro líquido   2.400,00

    Imposto de Renda 15%

    O saldo de prejuízos ?scais a compensar, conforme apuração na demonstração do lucro real de períodos anteriores e registrado no livro próprio, monta a
    R$ 10.000,00.

    Com base nas informações acima, calcule o imposto de renda a provisionar e indique o seu valor.

    Alternativas

    ID
    347311
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Observe os seguintes dados, em reais, extraídos da contabilidade da empresa Comercial Aruba Ltda., em dezembro de 2009:

    • Compras de Mercadorias no Mês 120.000,00;
    • Estoque de Mercadorias em 30.11.2009 36.000,00;
    • Despesas Operacionais do Mês 77.000,00;
    • Receita de Vendas do Mês 260.000,00;
    • Estoque de Mercadorias em 31.12.2009 48.000,00.

    Desconsiderando-se a incidência de qualquer tipo de imposto e considerando-se exclusivamente os dados acima, afirma- se que, em reais, o

    Alternativas
    Comentários
    • Estoque de Mercadorias em 30.11.2009.........36.000,00; Estoque Inicial (EI)
      Compras de Mercadorias no Mês.....................120.000,00; Compas (C)
      Estoque de Mercadorias em 31.12.2009..........48.000,00. Estoque Final (EF)

      Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) = EI + C - EF
      CMV = 36.000,00 + 120.000,00 - 48.000,00
      CMV = 108.000,00 (alternativa C)

      Bons estudos! :)


    • Por que a despesa operacional não é calculada? Só se ela estivesse especificada como: abatimentos sobre compras, Devoluções, etc?

    ID
    376963
    Banca
    IPAD
    Órgão
    COMPESA
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Considerando os dados abaixo, marque a opção que indica o valor da Receita Operacional Líquida e o valor do Resultado Operacional Bruto, respectivamente:
    Venda de Mercadorias R$ 32.000
    Abatimento sobre Vendas R$ 4.000
    Comissões sobre Vendas R$ 3.000
    Custo das Mercadorias Vendidas R$ 11.000
    Despesas Administrativas R$ 7.000
    Impostos Sobre Vendas R$ 5.000

    Alternativas
    Comentários
    • Venda de Mercadorias                          R$      32.000
      Abatimento sobre Vendas                     R$     - 4.000
                                                                                       28.000

      Impostos Sobre Vendas                        R$         -  5.000

      Receita Operacional Líquida                               23.000  

      Custo das Mercadorias Vendidas        R$       - 11.000

      Resultado Operacional Bruto                              12.000


    ID
    431317
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FHS-SE
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Em relação aos efeitos inflacionários sobre o patrimônio das
    empresas, julgue os itens subsequentes.

    O lucro realizado a custos correntes, embora seja numericamente igual ao lucro líquido calculado de acordo com as regras da contabilidade ortodoxa, tem a vantagem de separar o resultado operacional do resultado inflacionário.

    Alternativas

    ID
    440896
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    ANATEL
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Acerca de questões tributárias relacionadas às pessoas jurídicas,
    julgue os itens que se seguem.

    Os rendimentos de empresas individuais relacionados a imóveis rurais devem ser computados para efeito de apuração do lucro da empresa quando forem decorrentes da exploração econômica desses imóveis.

    Alternativas
    Comentários
    • REGULAMENTO DO IMPOSTO DE RENDA

      Art. 162.  Não serão computados para efeito de apuração do lucro da empresa individual (Decreto-Lei nº 1.381, de 1974, art. 9º, §§ 3º e 4º):

      I - os rendimentos de locação, sublocação ou arrendamento de quaisquer imóveis, percebidos pelo titular da empresa individual, bem como os decorrentes da exploração econômica de imóveis rurais, ainda que sejam imóveis cuja alienação acarrete a inclusão do correspondente resultado no lucro da empresa individual;


      ASSIM É FÁCIL SER EXAMINADOR É SÓ PEGAR UM REGULAMENTO COM MAIS DE 1.000 ARTIGOS E COLOCAR UM DELES NA PROVA, AINDA INVERTENDO SEU SENTIDO.


    ID
    456787
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SERPRO
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Com relação a políticas de preços, julgue os itens seguintes.

    O ponto de equilíbrio de determinado produto determina a quantidade máxima desse produto, a ser produzida pela empresa, para gerar lucro.

    Alternativas
    Comentários
    • Errada
      Ponto de Equilíbrio é um dos indicadores contábeis que informa ao executivo o volume necessário de vendas, no período considerado, para cobrir todas as despesas, fixas e variáveis, incluído-se o custo da mercadoria vendida ou do serviço prestado. Este indicador tem por objetivo determinar o nível de produção em termos de quantidade e ou de valor que se traduz pelo equilíbrio entre a totalidade dos custos e Retângulo de cantos arredondados: DIRETORIA das receitas. Para um nível abaixo deste ponto, a empresa estará na zona de prejuízo e acima dele, na zona da lucratividade. É o mínimo que se deve alcançar com receitas para que não amargue com prejuízo.
      http://www.fluxo-de-caixa.com/fluxo_de_caixa/ponto_de_equilibrio.htm
    • Será a qtd mínima, porque a qtd máxima está acima do p. do equilíbrio.
    • O ponto de equilíbrio ocorre praticamente quando a empresa consegue cobrir todas suas despesas e custos de forma que fique R$ 00,00 , nesse ponto não há lucro nem prejuízo, mas sim uma forma de demonstrar aos gestores a quantidade mínima que eles devem alcançar para a empresa ficar numa margem boa para a empresa, acima disso a empresa consequentemente aufere lucro e abaixo disso prejuízo

    • Isso aí pra mim é banda de reggae


    ID
    491971
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A respeito de contabilidade, julgue os itens que seguem.

    Os bens patrimoniais de entidades com finalidade de lucro são também denominados capital.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: certo.

      A assertiva faz referência subjetiva ao bem de capital, ou seja, bem adquirido pela entidade com o objetivo de utilizá-lo na produção de produtos que gerem lucro.
    • Rapaz é umas perguntas pequenas que te deixam em duvidas. Votii.


    ID
    531232
    Banca
    FGV
    Órgão
    Senado Federal
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Um estaleiro assina um contrato de longo prazo para a construção de um navio. O preço total é $ 520.000 e o custo estimado da obra é de $ 380.000. No primeiro ano, o estaleiro incorre em custos de $ 90.000 diretamente vinculados à produção do navio. O valor do lucro bruto a ser apresentado pelo estaleiro no primeiro ano, considerando as Normas Brasileiras de Contabilidade, é de:

    Alternativas
    Comentários
    • Custo = 90000/380000 = 0,2368421

      Venda 0,2368421 x 520000 = 123157,89
      (-) custo (90000)
      (=) lucro 33157,89

      Para entidades que produzem produtos sob encomenda e cujo prazo de fabricação, de uma unidade, é conveniente reconhecer, durante o exercício financeiro (no final do período de apuração contábil) uma parcela da receita proporcional:

      a. às etapas físicas de construção completadas (grau de acabamento); ou
      b. aos custos incorridos no período de apuração
    • PESSOAL, A REGRA É A DE ACUMULAÇÃO DOS CUSTOS PARA SUA TRANSFERÊNCIA AO RESULTADO APENAS POR OCASIÇÃO DA ENTREGA, QUANDO HÁ O RECONHECIMENTO TAMBÉM DA RECEITA. MAS O CASO DESCRITO NA QUESTÃO É UMA EXCEÇÃO, EM QUE A EMPRESA TRABALHA COM POUCAS ORDENS OU ENCOMENDAS POR VEZ E ELAS SÃO DE LONGA DURAÇÃO (CONSIDERANDO MAIOR QUE UM ANO). NESSE CASO, A APROPRIAÇÃO DO RESULTADO DEVE SER FEITA DE FORMA PARCELADA, DURANTE A PRODUÇÃO, OU SEJA, UMA PARTE DA RECEITA RECONHECIDA EM CADA PERÍODO, COM A RESPECTIVA APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS, AINDA QUE A ORDEM/ENCOMENDA NÃO ESTEJA CONCLUIDA.

      FONTE: PROF. LUCIANO ROSA
    • Caros,

      Esta questão já se encontra desatualizada em virtude da promulgação do CPC 17 - Contratos de Construção (ou resolução CFC 1.171/09).
      No caso em tela, a questão deveria ser mais específica quanto ao prazo de duração do contrato, assim como está, teríamos duas respostas como gabarito: letras C e E.

    • Esta Resolução de 2009 já foi revogada pela Resolução CFC nº 1411/12.
    • Dados:



      Preço Total do contrato (construção do Navio) = R$ 520.000,00 

      Custo Total Estimado da obra  = R$ 380.000

      Custo no primeiro ano = R$ 90.000




      Como a questão solicita o lucro bruto do primeiro ano:


      -  O 1° passo que deveremos fazer, é saber quanto equivale o custo do primeiro ano em relação ao total de custo estimado:


                   90.000 / 380.000 = 0,2368421


      - O 2° passo é saber qual é o valor da Receita do primeiro ano, partindo do pressuposto a proporcionalidade do custo do primeiro ano, uma vez que não temos a quantidade de anos no contrato. Ou seja, a partir do resultado do custo aplicaremos no total das Receitas para encontrarmos a receita do primeiro ano, visto que os R$ 520.000 são referente ao serviço total (todos os anos embutidos). 


      0,2368 x  520.000 = R$ 123.157,89 ==> Receita equivalente ao primeiro ano. 




      - o 3° passo é fazermos a DRE para encontrarmos o Lucro Bruto do 1° ano:


      Receita Bruta -----------> 123.157,89

      (-) Impostos e deduções ----> 0

      Receita Líquida de Vendas ---> 123.157,89

      (-) CMV --------------------------> (90.000,00)

      Lucro Bruto ---------------------> 33.157,89




    • Essa é uma questão que não precisa fazer conta.

      As contas dão certo, mas dão muito trabalho e gastam muito tempo.

      O Custo Total é 380 e o custo no ano 90

      Se o % em relação ao custo total fosse 25%, o custo do ano seria 95 , ou seja o % realizado no ano é um pouco menor do que 25%

      25% do Valor de venda é 520/4 = 130 ou seja seria um valor um pouco menor que 130

      O lucro então é um pouco menor 130-90 = 40

      a única resposta é a letra E

      Bons estudos


    ID
    534571
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-AP
    Ano
    2004
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.

    De acordo com a filosofia limpa (current operating concept), devem ser atribuídas ao período, para fins de apuração do resultado líquido do exercício, todas as despesas e perdas reconhecidas no período corrente, ainda que incorridas em períodos anteriores.

    Alternativas
    Comentários
    • De acordo com a filosofia limpa (current operating concept), devem ser atribuídas ao período, para fins de apuração do resultado líquido do exercício, todas as despesas e perdas reconhecidas no período corrente, ainda que incorridas em períodos anteriores.

      Entendo que o erro da questão está ao afirmar a parte destacada. A despesa incorrida em período anterior será reconhecida em período anterior, devendo respeitar o principio da competência.

    • Atribuir ao período todas as despesas e perdas reconhecidas no período corrente é uma propriedade do conceito globalizante.

      Já a propriedade da filosofia limpa (current operating concept) é excluir todas as perdas e despesas incorridas em períodos anteriores mas não reconhecidas até o período presente.

      A questão troca os conceitos. Por isso, está errada.


    ID
    561292
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Uma empresa apresentou, no dia 31/12/2009, os seguintes saldos em reais:
    Depreciação Acumulada 2.500,00
    Receita Bruta com Vendas 100.000,00
    Capital Social 100.000,00
    Custo das Mercadorias Vendidas 40.000,00
    ICMS sobre Venda 18.000,00
    Despesas Administrativas 15.350,00
    Imóveis 100.000,00
    Prejuízos Acumulados 25.000,00
    Devolução de Vendas 3.000,00
    ICMS a Recolher 2.500,00
    PIS e COFINS sobre Vendas 3.650,00
    Considerando-se os saldos apresentados acima, o Lucro Bruto, em reais, foi

    Alternativas
    Comentários
    • Receita Bruta com Vendas               100.000,00
      (-) ICMS sobre Venda                           18.000,00
      (-) Devolução de Vendas                          3.000,00
      (-)PIS e COFINS sobre Vendas              3.650,00
      (-) Custo das Mercadorias Vendidas      40.000,00
      Lucro Bruto                                              35.350,00


    ID
    565690
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A Comercial Amazonas Ltda. adquiriu do Atacadista Triângulo Mineiro S.A. R$ 50.000,00 em mercadorias, estando inclusos 18% de ICMS. Dessas mercadorias 60% foram vendidas por R$ 40.000,00, estando inclusos, também, 18% de ICMS.
    Sabendo-se que as operações foram realizadas no mesmo mês e considerando exclusivamente as informações acima, o Lucro Bruto apurado nessa operação, em reais, foi

    Alternativas
    Comentários
    • Definindo o CMV:

      Não há estoque inicial

      50.000 -- compras

      50.000 . 0,18 = 9.000 -- valor do ICMS

      (50.000 - 9.000) . 0,6 = 24.600 -- quantidade do estoque vendido

      (50.000 - 9.000) - 24.600 = 16.400 -- valor do estoque final

      CMV = 50.000 - 16.400 - 9.000 = 24.600 -- valor do CMV

      Resultado operacional bruto 40.000

      ICMS de 18% (7.200)

      Resultado operacional líquido 32.800

      CMV (24.600)

      Lucro operacional bruto 8.200

      Gabarito: letra A.


    ID
    565717
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Operações realizadas pela Empresa Comercial Serra Verde Ltda. em maio de 2009:

    Compra de Mercadorias

           • Compra de 100 cadeiras R$ 16.000,00

           • (+) IPI R$ 1.600,00

           • Valor da Nota Fiscal R$ 17.600,00 

           • ICMS destacado na nota fiscal R$ 2.720,00

           • Frete R$ 450,00

           • Seguros R$ 230,00

     Venda de Mercadorias 

          Venda de 100 cadeiras R$ 22.000,00

          ICMS destacado na nota fiscal R$ 3.740,00

          PIS/FINSOCIAL R$ 1.265,00

          Frete R$ 450,00

          Seguros R$ 250,00


    Considerando, exclusivamente, as informações acima, o Lucro Bruto obtido nessa operação, em reais, foi

    Alternativas

    ID
    565819
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A empresa Transporte Nacional apresentou, em dezembro de 2009, os seguintes saldos nas suas Contas de Resultado:
    Contas de Resultado Saldo em R$
    Custo da Mercadoria Vendida 450,00
    Venda de Mercadoria 750,00
    Receita de Prestação de Serviços 600,00
    ICMS s/ Vendas 135,00
    Despesa com Depreciação 100,00
    Devolução de Vendas 15,00
    Imposto sobre Serviços 30,00
    Custo do Serviço Prestado 375,00
    PIS e COFINS s/ Venda 50,00
    Descontos Incondicionais Concedidos 20,00
    Com base nos saldos apresentados acima, a Receita Líquida e o Lucro Bruto, em R$, foram, respectivamente,

    Alternativas
    Comentários
    • C

      Receita Bruta = 750 + 600

      (-) Deduções: 50+15+135+30+20 = (250)

      Receita Líquida = 1.100

      (-) Custos: 375 + 450 = (825)

      Lucro Bruto: 275

      Bons estudos !

      Fonte da dre: https://pt.slideshare.net/rodrigueswilliam/dre-15321157 e http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/demonstracaodoresultado.htm


    ID
    565822
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A empresa Original apresentou os resultados abaixo na contabilidade, ao final do exercício de 2009.
    Prejuízo Acumulado 2.000,00
    Impostos a Pagar 1.500,00
    Conta corrente bancária 2.000,00
    Mercadorias para revenda 4.000,00
    Custo da Mercadoria Vendida 34.000,00
    Depreciação acumulada 5.000,00
    Máquinas e Equipamentos 6.000,00
    Títulos a Receber 8.000,00
    Conta-Corrente Bancária 19.000,00
    Capital Social 23.000,00
    Despesas Administrativas 8.000,00
    Receita Bruta de Venda 46.000,00
    Após o encerramento das Contas de Resultado, conclui-se que o resultado do exercício, em R$, foi de

    Alternativas
    Comentários
    • Preciso de explicação para questão. Por favor, alguém?

    • Receita Bruta de Venda                        46.000,00
      - Custo da Mercadoria Vendida             (34.000,00) 

      =Lucro Bruto = 12.000
      - Despesas Administrativas                       (8.000,00)

      = Lajir =      4.000

      Bons estudos !

    • GABARITO: LETRA C

      Para calcular o resultado, precisamos considerar as Contas de Resultado. As contas Patrimoniais não integrarão o cálculo.

      Prejuízo Acumulado 2.000,00 Conta Patrimonial

      Impostos a Pagar 1.500,00 Conta Patrimonial

      Conta corrente bancária 2.000,00 Conta Patrimonial

      Mercadorias para revenda 4.000,00 Conta Patrimonial

      Custo da Mercadoria Vendida 34.000,00 Conta de Resultado

      Depreciação acumulada 5.000,00 Conta Patrimonial

      Máquinas e Equipamentos 6.000,00 Conta Patrimonial

      Títulos a Receber 8.000,00 Conta Patrimonial

      Conta-Corrente Bancária 19.000,00 Conta Patrimonial

      Capital Social 23.000,00 Conta Patrimonial

      Despesas Administrativas 8.000,00 Conta de Resultado

      Receita Bruta de Venda 46.000,00 Conta de Resultado

      Assim, nosso resultado do exercício é = Receitas - Despesas

      Receita Bruta de Venda 46.000,00

      Custo da Mercadoria Vendida (34.000,00)

      Despesas Administrativas (8.000,00)

      Resultado do exercício = 46000 - 34000 - 8000 = R$ 4.000


    ID
    606301
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    FINEP
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A Indústria de Utensílios de Cozinha Panelite Ltda. iniciou suas atividades com Capital Social no valor de R$ 250.000,00, assim integralizados: R$ 120.000,00 em dinheiro e R$ 130.000,00 em instalações. O movimento do primeiro mês de atividades foi o seguinte:
    • Compra de 20.000 unidades a R$ 10,00 cada, sendo 50% a prazo
    • Requisição de 18.000 unidades para a produção
    • Despesas com pessoal - R$ 80.000,00
    • Outros custos de produção - R$ 28.000,00
    • Despesas administrativas e comerciais - R$ 130.000,00
    • Venda a prazo de 15.000 unidades por R$ 30,00 cada
    • Toda a produção foi terminada
    Com base exclusivamente nos dados acima e desconsiderando-se a incidência de impostos, o lucro operacional obtido no primeiro mês de atividades da Panelite, em reais, foi

    Alternativas
    Comentários
    • Cálculo do custo:

      Matéria prima: 18.000 unidades x 10 = 180.000
      Despesa com pessoal...........................80.000
      Outros custos de produção....................28.000

      Total............................................. .....288.000

      Custo unitário; 288.000 / 18.000 = 16,0

      DRE:

      Receita de vendas (15.000 x 30)......450.000
      (-) CPV (15.000 x 16)....................(240.000)
      Lucro bruto...................................210.000
      Despesas ADm e Comerciais...........(130.000)

      Lucro operacional............................80.000 


    ID
    641695
    Banca
    UNEMAT
    Órgão
    SEFAZ- MT
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Admitindo que a empresa BOA SORTE Ltda., tenha apresentado no final do exercício em seu balancete, entre outras as seguintes informações.
    Estoque Final R$ 1.000,00
    Aquisição de mercadorias R$ 500,00
    Vendas de mercadorias R$ 1.000,00
    Desconto comercial obtido R$ 60,00
    Desconto financeiro sobre as compras R$ 100,00
    Devolução de compras R$ 50,00
    Abatimentos sobre compras R$ 10,00
    PIS sobre folha de pagamento R$ 30,00
    PIS sobre faturamento R$ 10,00
    ICMS sobre vendas R$ 170,00
    Devolução de vendas R$ 50,00
    Considerando ainda que o estoque inicial é composto de 50% das compras líquidas, mais 57% do estoque final, pode-se dizer que as Compras Líquidas, o Custo da Mercadoria Vendida, a Receita Líquida e o Lucro Bruto são respectivamente.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito Letra A

      Compras líquidas = Compras - Tributos recuperáveis - deduções da compra

      CL = 500 - 60 - 50 - 10
      CL = 380

      EI = 0,5CL + 0,57EF

      EI = (0,5 x 380) + (0,57 x 1000)
      EI = 190 + 570
      EI = 760

      CMV = EI + CL - EF

      CMV = 760 + 380 - 1000
      CMV = 140

      DRE

      Vendas de mercadorias   R$ 1.000,00
      PIS sobre faturamento     (R$ 10,00)
      ICMS sobre vendas         (R$ 170,00)
      Devolução de vendas       (R$ 50,00)
      Receita Líquida               R$ 770,00
      CMV                              R$ 140,00
      Lucro Bruto                 R$ 630,00

      bons estudos


    ID
    641698
    Banca
    UNEMAT
    Órgão
    SEFAZ- MT
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A empresa JK S/A apresentou as seguintes informações.
    • A base para calcular as participações é o lucro de R$ 1.000.000,00 que foi extraído do Balanço Patrimonial encerrado em 31/12/X9.
    • O estatuto da empresa apresentou os seguintes percentuais.
    o Participações de Partes beneficiárias: 4% (quatro por cento).
    o Participações de Empregados: 10% (dez por cento).
    o Participações de Administradores: 4% (quatro por cento).
    De acordo com a Lei 6.404/76, a parte do lucro atribuída às participações é.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito Letra D

      Ordem das participações
      : DEAPF
         Debenturistas
         Empregados
         Administradores
         Partes Beneficiárias
         Fundos

      Participações de Empregados: (0,1 x 1000) = R$ 100.000,00;
      Participações de Administradores: (0,04 x 900) = R$ 36.000,00;
      Participações de Partes Beneficiárias: (0,04 x 864) = R$ 34.560,00

      bons estudos


    ID
    652651
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRF - 5ª REGIÃO
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Na Demonstração de Resultado da Cia. Comercial Estoril encerrada em 31 de dezembro de 2007, o valor total das deduções da Receita Operacional Bruta foi R$ 20.500,00 e representou 5% da Receita Operacional Bruta. Na mesma demonstração, o Custo das Mercadorias Vendidas foi equivalente a 60% da Receita Operacional Líquida e o valor do Estoque Final de Mercadorias correspondeu a R$ 40.000,00. Considerando apenas essas informações, o Lucro Operacional Bruto, a Receita Operacional Líquida e o Custo das Mercadorias Vendidas foram, respectivamente, em R$,

    Alternativas
    Comentários
    • Receita Operacional Bruta = 20.500,00/0,05 = 410.000,00

      Receita Operacional Líquida = 410.000,00 - 20.500,00 = 389.500,00

      CMV = 0,6 x 389.500,00 = 233.700,00

      Lucro Operacional Bruto = 389.500,00 - 233.700,00 = 155.800,00

      Gabarito: Letra E

    • Compatibizando com as normas internacionais:

                   Antes                                                Agora
      Receita Operacional Bruta    = Receitas
      Receita Operacional Líquida = Receitas - Deduções 
      Lucro Operacional Bruto       = Receitas - Deduções - CMV = Resultado Bruto

       


    ID
    660436
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRE-CE
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    O lucro obtido no exercício de 2010, por sociedade por ações e de capital aberto, NÃO pode ser destinado para

    Alternativas
    Comentários
    • Atendendo ao disposto no art. 178 e 202 da lei 6404/76, não é mais possível ter a conta Lucros Acumulados no PL.
      O lucro do exercício deve ser todo destinado, seja para pagamento de dividendo ou seja para a a constituição de reservas.
    • Para as sociedades anônimas de capital aberto a conta de Lucros Acumulados não é mais uma conta de existência permanente, ela é uma contra transitória que recebe os lucros da Demonstração de Resultados do Exercício, DRE, após os impostos e participações. Nessa conta transitória é feita então a distribuição para as Reservas de Lucros e para os Dividendos a Pagar. Após essa distribuição ela terá saldo zero. Deixou de existir.
    • Resolução CFC 1.157/2009: Esclarecimentos sobre as Demonstrações Contábeis de 2008
      Lucros acumulados
      115. A obrigação de essa conta não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações, e não às demais, e para os balanços do exercício social terminado a partir de 31 de dezembro de 2008. Assim, saldos nessa conta precisam ser totalmente destinados por proposta da administração da companhia no pressuposto de sua aprovação pela assembléia geral ordinária.
      116. Essa conta continuará nos planos de contas, e seu uso continuará a ser feito para receber o resultado do exercício, as reversões de determinadas reservas, os ajustes de exercícios anteriores, para distribuir os resultados nas suas várias formas e destinar valores para reservas de lucros.
    • E

      xiste, porém  n poderá ser destinado para lucros acumulados. 

    • Conta lucros acumulados é uma conta provisória que deve ficar com saldo zerado, após todas as destinações que pode ser para reserva de lucros, pagamento de dividendos e participações empregados e administradores, conforme o estatuto de cada entidade determina.


    ID
    697723
    Banca
    FMP Concursos
    Órgão
    Prefeitura de Porto Alegre - RS
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    As contas a seguir discriminadas e seus respectivos valores são de uma empresa comercial, em 31 de
    dezembro de 2011, e serão utilizadas para responder às questões 48 e 49.

    Contas                                                                                        em R$
    Adiantamento a Diretores                                                         8.000,00
    Bancos Conta Movimento                                                       80.000,00
    Caixa                                                                                      30.000,00
    Capital Social                                                                       240.000,00
    Clientes (Vencimento exercício seguinte)                           40.000,00
    Custo das Mercadorias Vendidas                                       65.000,00
    Depreciações Acumuladas                                                 22.000,00
    Despesas de Vendas                                                        19.000,00
    Despesas do Exercício Seguinte                                       15.000,00
    Despesas Financeiras                                                        5.000,00
    Duplicatas Descontadas                                                     10.000,00
    Estoques de Mercadorias                                                    65.000,00
    Fornecedores (Vencimento exercício seguinte)                    33.000,00
    ICMS a recuperar                                                                   26.000,00
    Imóveis de Uso                                                                        80.000,00
    Impostos sobre Vendas                                                            20.000,00
    Máquinas e Equipamentos                                                        33.000,00
    Outras Despesas Operacionais                                                   6.000,00
    Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação Duvidosa        15.000,00
    Prejuízos Acumulados                                                                 7.000,00
    Provisão para Contingências Trabalhistas                                21.000,00
    Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social             2.000,00
    Receita Bruta de Vendas                                                        120.000,00
    Salários a Pagar                                                                      43.000,00

    Assinale a alternativa CORRETA que expressa o valor do lucro bruto e lucro líquido do período.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito Letra B

      Receita Bruta de Vendas                                                        120.000,00
      Impostos sobre Vendas                                                            (20.000,00 )
      Custo das Mercadorias Vendidas                                       (65.000,00)
      Lucro bruto                                                                        35.000
      Despesas de Vendas                                                        (19.000,00 )
      Despesas Financeiras                                                       ( 5.000,00 )
      Outras Despesas Operacionais                                                   (6.000,00)
      Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social             (2.000,00 )
      LL                                                                                          2.000

      bons estudos


    ID
    698095
    Banca
    FMP Concursos
    Órgão
    Prefeitura de Porto Alegre - RS
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    As contas a seguir discriminadas e seus respectivos valores são de uma empresa comercial, em 31 de dezembro de 2011, e serão utilizadas para responder às questões 49 e 50.

    Contas                                                                 Saldo em R$

    Aplicações de Liquidez Imediata                             30.000,00
    Bancos Conta Movimento                                       52.000,00 
    Caixa                                                                       50.000,00
    Capital Social                                                         360.000,00 
    Clientes (Vencimento após exercício seguinte)      52.000,00 
    Clientes (Vencimento no exercício)                        40.000,00 
    Custo das Mercadorias Vendidas                           90.000,00 
    Depreciações Acumuladas                                     30.000,00
    Despesas Administrativas                                      32.000,00
    Despesas do Exercício Seguinte                           28.000,00 
    Despesas Financeiras                                          18.000,00
    Estoques de Mercadorias                                     60.000,00
    Fornecedores (Vencimento no exercício)            30.000,00
    Imóveis para Renda                                             52.000,00
    Impostos sobre Vendas                                       20.000,00
    Máquinas e Equipamentos                                  46.000,00
    Outras Despesas Operacionais                          15.000,00 
    Prejuízos Acumulados                                       (25.000,00)
    Receita sobre as Vendas                                  140.000,00 
    Salários a Pagar                                                 15.000,00 

    Assinale a alternativa CORRETA que expressa o valor do lucro bruto e lucro líquido do período, respectivamente.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito Letra B

      Receita Bruta de Vendas                                                        140.000,00
      Impostos sobre Vendas                                                            (20.000,00 )
      Custo das Mercadorias Vendidas                                       (90.000,00)
      Lucro bruto                                                                        30.000
      Despesas administrativa                                                        (32.000,00 )
      Despesas Financeiras                                                       ( 18.000,00 )
      Outras Despesas Operacionais                                             (15.000,00)

      LL                                                                                            (35.000)    


    ID
    700855
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    O lucro bruto apurado na demonstração do resultado do exercício de uma empresa industrial é obtido através da

    Alternativas
    Comentários
    • (=) Receita bruta

      (-) Deduções

      (=) Receita líquida

      (-) Custo dos produtos vendidos

      (=) Lucro Bruto

    • Trata-se dos componentes da DRE.

      Conforme consta no FIPECAFI, f. 532, 3ª edição 2018, a estrutura da DRE, segundo o CPC 26, é:

      → receitas;

      → custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos;

      → lucro bruto;

      → despesas com vendas, gerais, administrativas e outras despesas e receitas operacionais;

      → % dos resultados de empresas investidas reconhecida pelo método de equivalência patrimonial;

      → resultado antes das receitas e despesas financeiras;

      → despesas e receitas financeiras;

      → resultado antes dos tributos sobre o lucro;

      → despesa com tributos sobre o lucro;

      → resultado líquido das operações continuadas;

      → valor líquido dos:

      i. resultado líquido após tributos das operações descontinuadas;

      ii. resultado após os tributos decorrente da mensuração ao valor justo menos despesas de venda ou na baixa dos ativos ou do grupo de ativos à disposição para venda que constituem operacional descontinuada.

      → resultado líquido do período.

      ⇒ DRE esquematizada até o Lucro Bruto:

      (=) Receita Bruta (ou Vendas Brutas)

      (-) Dedução de Vendas:

      - Impostos sobre Vendas

      - Devolução de Vendas

      - Abatimentos sobre Vendas

      - Descontos Incondicionais Concedidos

      - Ajuste a Valor Presente de Vendas

      (=) Receita Líquida

      (-) Custo das Mercadorias Vendidas

      (=) Lucro Bruto

      ⟹ Resolução: O lucro bruto apurado na demonstração do resultado do exercício de uma empresa industrial é obtido através da:

      A. Receita bruta menos deduções da receita bruta.

      INCORRETO. Trata-se da Receita Líquida.

      B. Receita bruta menos custos dos produtos vendidos.

      INCORRETO. Para se chegar ao Lucro Bruto, parte-se da Receita Líquida.

      C. Receita bruta menos devoluções, abatimentos e descontos financeiros.

      INCORRETO. Trata-se da Receita Líquida. No entanto, descontos financeiros não fazem parte da dedução.

      D. Receita líquida menos impostos incidentes sobre vendas.

      INCORRETO. Trata-se da Receita Líquida.

      E. Receita líquida menos custo dos produtos vendidos.

      CORRETO. Trata-se do Lucro Bruto.

      Gabarito: Letra E.


    ID
    707353
    Banca
    FDC
    Órgão
    CREMERJ
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Em 30 de setembro, certo estoque de mercadorias para revenda era de R$ 35.000. No mês de outubro, foram feitas aquisições de mercadorias no valor de R$ 70.000 e efetuadas vendas à vista de 40% do estoque disponível pelo valor de R$63.000. Sabendo-se que o ICMS incidente nas operações com mercadorias era de 20%, o lucro bruto obtido no período foi:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito Letra B

      Estoque: 35.000 + 56.000 = 91.000
      ICMS na compra = 14.000        (=20% de 70.000)

      Venda: 63.000
      ICMS na venda: 12.600    (=20% de 63.000)
      CMV: 36.400     (=40% de 91.000)

      DRE
      Vendas            63.000
      ICMS venda    (12.600)
      CMV               (36.400)
      Lucro Bruto   14.000

      bons estudos

    • 1) Na operação de compra:

      CL - Compras Líquidas

      VM - Valor da mercadoria adquirida

      lembrando que ICMS a recuperar = 20% x VM = 0,20 x R$ 70.000,00 = R$14.000,00

      CL = VM + IPI - ICMS a recuperar

      CL = R$ 70.000 + 0 - R$ 14.000

      CL = R$ 56.000,00


      2) Na operação de venda:

      Einicial - Estoque inicial

      Einicial = R$ 35.000,00

      Temos um estoque inicial de R$ 35.000,00 que será somado com as novas aquisições (CL - Compras Liquidas), resultando em um estoque disponível (Edisponível) de:

      Edisponível = R$ 35.000,00 + R$ 56.000,00

      Edisponível = R$ 91.000,00


      3) O enunciado diz que foram vendidos 40% do estoque disponível, ou seja, 40% x R$ 91.000,00 = R$ 36.000,00

      Assim, o estoque final (Efinal) é a diferença entre o estoque disponível e o valor que foi vendido:

      Efinal = Edisponivel - valor do estoque que foi vendido

      Efinal = R$ 91.000,00 - R$ 36.000,00

      Efinal = R$ 54.600,00


      4) O custo da mercadoria vendida (CMV) é igual a:

      CMV = Einicial + CL - Efinal

      CMV = R$ 35.000,00 + R$ 56.000,00 - R$ 54.600,00

      CMV = R$ 36.400,00


      5) O valor das vendas foi de R$ 63.000,00, com a incidência de ICMS (a recolher) de 20%, ou seja, 0,20 x R$ 63.000,00 = R$ 12.600,00. A receita de vendas (RV) é igual a:

      RV = R$ 63.000,00 - R$ 12.600,00 = R$ 50.400,00

      RV = R$ 50.400,00


      6) Por fim, o lucro bruto obtido é:

      RCM - Receita com mercadorias

      RCM = RV - CMV

      RCM = R$ 50.400,00 - R$ 36.400,00

      RCM = R$ 14.000,00


    ID
    707614
    Banca
    UPENET/IAUPE
    Órgão
    JUCEPE
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Certa empresa apresentou saldos nas contas de resultado por ocasião do encerramento do exercício social, conforme segue:

    Contas                                                     Valor R$
    Custo da mercadoria vendida             5.600,00
    ICMS s/vendas                                      1.440,00
    COFINS                                                   360,00
    Despesas financeiras                           1.200,00
    PIS s/faturamento                                  120,00
    Receita Operacional Bruta                   12.000,00
    Despesas c/salários                              2.000,00

    Com base nos saldos apresentados, é CORRETO afirmar que a empresa apresenta

    Alternativas
    Comentários
    • Receita Operacional Bruta                   12.000,00 

      Custo da mercadoria vendida             (5.600,00)
      ICMS s/vendas                                      (1.440,00 )
      COFINS                                                  ( 360,00) 
      Despesas financeiras                           (1.200,00 )
      PIS s/faturamento                                 ( 120,00 )
      Despesas c/salários                              (2.000,00 )

                                                                      ------------------------

                                                                           1.280,00


    ID
    734212
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SEBRAE-NACIONAL
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    De acordo com a legislação vigente, julgue os itens de 30 a 34,
    acerca das retenções na fonte de CSLL, PIS/PASEP e COFINS.

    A base de cálculo para fins de retenção de CSLL, PIS/PASEP e COFINS é o valor bruto do serviço prestado, sem qualquer dedução.

    Alternativas
    Comentários
    • Questão tendenciosa do inferno !


    ID
    734221
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SEBRAE-NACIONAL
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Com base na legislação vigente, julgue os itens a seguir, a respeito
    das retenções na fonte de INSS e ISS.

    A base de cálculo para fins de retenção do ISS considera o preço do serviço (receita bruta), sem nenhuma dedução, excetuados os descontos ou abatimentos concedidos independentemente de qualquer condição.

    Alternativas

    ID
    741439
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Polícia Federal
    Ano
    2004
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Acerca de registros contábeis de empresas comerciais e sua influência nas demonstrações contábeis, julgue os itens a seguir.

    Ao registrar o imposto de renda de pessoa jurídica no ativo, a empresa reconhece um direito futuro, uma vez que tal fato já aumentou o lucro do período.

    Alternativas
    Comentários
    • CONTA Imposto de Renda = Despesa.
      CONTA Imposto de Renda a Pagar = Passivo Circulante.
    • Segundo o regime da competência só se reconhece uma receita ou despesa quando ocorre o respectivo fato gerador. No caso, mesmo se a conta fosse de receita, não poderia aumentar o lucro, pois o fato gerador ainda está pra acontecer.

    • (E)

      O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

      Fonte:  Resolução CFC n.º 750/93

    • não entendi o comentário mais curtido, imposto de renda registrado no ativo é imposto a recuperar e realmente gera um direito para entidade, porém devido ao regime de competência não ocorre lucro ou prejuízo no momento do lançamento, pois isso só será verificado na apuração das demonstrações contábeis. lançamento de terceira fórmula 2 débitos ativo e resultado e um crédito em passivo

    • Se reconheceu o direito então pagou antecipadamento o tributo porisso temos uma diminuição do lucro

    • A questão é tão sem lógica (fácil) que fica parecendo que tem alguma pegadinha.

    •  Imposto aumentando o lucro? Só se for o do governo


    ID
    768031
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Banco da Amazônia
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Julgue os itens subsequentes, referentes aos instrumentos do
    mercado de capitais.

    As debêntures emitidas com garantia flutuante asseguram aos seus titulares prioridade geral sobre os ativos da companhia emissora, que fica, então, impedida de negociar os seus bens sem a permissão do agente fiduciário responsável pela defesa dos direitos desses debenturistas.

    Alternativas
    Comentários
    • Debênture com garantia flutuante

      É a mais usada no mercado, pois assegura à debênture privilégio geral sobre o ativo da emissora, não impedindo, contudo, a negociação dos bens que compõem esse ativo. Tal garantia é constituída por todo o ativo da companhia emitente, ativo este que pode ser alterado no curso dos negócios da companhia até o prazo de vencimento das debêntures.

      Os bens objeto da garantia flutuante não ficam vinculados à emissão, de tal sorte que a companhia poderá dispor dos mesmos, sem prévia autorização dos debenturistas.

      A garantia flutuante assegura aos debenturistas privilégio geral sobre o ativo da sociedade existente por ocasião do vencimento do contrato de mútuo que se fez com a emissão das debêntures. Assim, os debenturistas terão direito ao recebimento de seus respectivos créditos antes dos credores quirografários, subordinando-se, entretanto, aos titulares de debêntures com garantia real.

      Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Deb%C3%AAnture

    • questao de conhecimento bancário

    • Lei 6.404

      Art. 58. A debênture poderá, conforme dispuser a escritura de emissão, ter garantia real ou garantia flutuante, não gozar de preferência ou ser subordinada aos demais credores da companhia.

      § 1º A garantia flutuante assegura à debênture privilégio geral sobre o ativo da companhia, mas não impede a negociação dos bens que compõem esse ativo.

      Gabarito: ERRADO


    ID
    768064
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Banco da Amazônia
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Julgue os itens seguintes, relativos à contribuição social sobre o
    lucro líquido (CSLL) e à contribuição para o PIS/PASEP.

    As bases de cálculo da CSLL negativas poderão ser compensadas com os resultados dos períodos de apuração subsequentes, ajustados pelas adições e exclusões previstas na legislação da CSLL, observado o limite máximo de redução de 30% do resultado ajustado.

    Alternativas
    Comentários
    • A pessoa jurídica pode compensar a base de cálculo negativa, desde que mantenha os livros e documentos, exigidos pela legislação fiscal,
      comprobatórios do montante dessa base utilizado para a compensação.
      As bases de cálculo negativas podem ser compensadas com os resultados dos períodos de apuração subsequentes, ajustados pelas adições e exclusões previstas na legislação da CSLL, observado o limite máximo de redução de 30% do resultado ajustado.

    • A pessoa jurídica pode compensar a base de cálculo negativa, observado o
      limite máximo de redução de 30% da base de cálculo do período.
      Exemplo: uma empresa apura base de cálculo para a CSLL de 10.000. A
      empresa tem base de cálculo negativa de 15.000. Nesse caso, a empresa
      pode compensar 30% do lucro (10.000 x 30% = 3.000), e irá pagar CSLL
      sobre $7.000.
      Supondo alíquota de 9%, temos:
      Base de cálculo $7.000 x 9% = $630 de CSLL.


    ID
    879064
    Banca
    FEPESE
    Órgão
    CASAN
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Considere os seguintes saldos apresentados pela Cia. Hanagari, que trabalha com serviços de passeios turísticos:


                         Contas                                                                  Valores (R$)

                       Despesa com brindes                                                  10.000

                       Receita com serviços prestados                                200.000

                       Despesas com propaganda                                         10.000

                       Despesa com manutenção dos ônibus                        10.000

                       Despesa com salário dos motoristas dos ônibus        20.000

                       Despesa com salários administrativos                        10.000

                       Despesa com depreciação de móveis                          10.000


    Considerando somente estes valores apresentados, o total do Lucro Bruto desta empresa é:

    Alternativas
    Comentários
    •                    Despesa com brindes                                                  10.000       DESPESA

                         Receita com serviços prestados                                200.000       RECEITA

                         Despesas com propaganda                                         10.000       DESPESA

                         Despesa com manutenção dos ônibus                        10.000       CUSTO

                         Despesa com salário dos motoristas dos ônibus        20.000        CUSTO

                         Despesa com salários administrativos                        10.000        DESPESA

                         Despesa com depreciação de móveis                          10.000       DESPESA

       

      Receita Bruta    200.000

      CSV                    30.000   (Custos para realização do Serviço)

      Lucro Bruto       170.000

       


    ID
    888811
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    EPE
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    O lucro operacional de uma empresa é o resultado gerado pelas decisões de uso dos seus ativos.

    Sendo assim, o lucro operacional é influenciado pela(s)

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito C.

       

      Todas as outras opções acarretam despesas financeiras, as quais são descontadas somento após o lucro operacional.

       

       


    ID
    911758
    Banca
    FCC
    Órgão
    DPE-SP
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Sobre as Demonstrações Contábeis é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • a) a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se elaborada e publicada pela companhia.  Correta - A Lei 6404/76 não obriga a divulgação da DMPL tornando-a apenas facultativa, esse demonstrativo tornou-se obrigatório para as empresas de capital aberto por exigência da CVM, caso a empresa divulgue a DMPL não precisa divulgar a DLPA pois esta está inserida naquela. b) as alterações ocorridas no saldo de caixa e equivalentes de caixa, durante o exercício, são segregadas, na Demonstração dos Fluxos de Caixa, em, no mínimo, três fluxos denominados: do lucro ajustado, dos investimentos e dos financiamentos. Errada. Conforme o CPC 03 a DFC irá evidenciar a os fluxos em três denominados Operacionais, de Financiamento e de investimento.  c) o resultado com a venda de um ativo imobilizado, na Demonstração do Resultado do Exercício, compõe o lucro bruto de uma empresa industrial. Errada. O lucro bruto da DRE é composto pela receita bruta, deduzida do CVM, o resultado da venda de um item do ativo imobilizado irá compor Outras Receitas Operacionais.  d) os pequenos saldos poderão ser agregados, nas demonstrações contábeis, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,2 (dois décimos) do valor do respectivo grupo de contas. Errada. O art. 176 da lei 6404/76 permite o agrupamento desde os saldos não ultrapassem a 0,10 do valor do respectivo grupo.  e) o ativo, no Balanço Patrimonial, é segregado em dois grupos de contas, ativo circulante e ativo não circulante, de acordo com o grau decrescente de exigibilidade. Errada. Cfe. art. 178 da lei 6404/76 as contas do ativo serão segregadas em ordem de liquidez.
    • LEI 6404/76

      a) Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

              I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

              II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

              III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

              § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

              § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

       

      d) § 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversas contas" ou "contas-correntes"

       

      e) § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

              I – ativo circulante; e

              II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

    • DLPA= Dividendos Por Ações


    ID
    911770
    Banca
    FCC
    Órgão
    DPE-SP
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Em 31/12/X1, a empresa WMG, sociedade anônima de capital aberto, faltava analisar e realizar os registros contábeis, quando necessários, dos seguintes itens:

    - Pagamento a fornecedores no valor de R$ 20.000,00.

    - A empresa possuía aplicações financeiras, em 01/12/X1, no valor de R$ 50.000,00 com taxa de juros contratuais de 2% ao mês. No final de dezembro, o valor justo destas aplicações financeiras era de R$ 51.500,00 e a empresa as classificava como mantidas até o vencimento. Nenhuma alteração havia sido reconhecida no valor das aplicações financeiras no mês de dezembro.

    - Em 31/12/X1, houve a emissão de debêntures no valor de R$ 100.000,00 com prêmio de R$ 2.000,00. Os custos de transação na emissão de debêntures foram R$ 1.500,00.

    - Em 31/12/X1, a empresa realizou o teste de impairment de um ativo intangível com vida útil indefinida, cujo valor contábil era R$ 30.000,00 e o valor recuperável era R$ 31.000,00.

    - A empresa recebeu dividendos de uma empresa controlada no montante de R$ 1.200,00 em 31/12/X1.

    - A empresa recebeu R$ 25.000,00 de seus clientes em 31/12/X1.

    Após o registro destes eventos, é correto afirmar que houve um aumento no Lucro Antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, em reais, de

    Alternativas
    Comentários
    • 1) Pagto fornecedores R$ 20.000,00 - permutativo.
      2) Aplicações financeiras mantida até vcto, valor de custo mais rendimento 2% -  R$ 1.000.
      3) Na emissão Debêntures, prêmio e custos são lançados no PC para apropriação ao longo da vigência - nenhum lançamento em conta de resultado.
      4) No teste de impairment nada a fazer dado que o valor contábil é menor que o valor recuperável - nenhum lançamento
      5) Recebimento de dividendos - permutativo
        D Bancos
        C Ações de controlada
      6) Recebimento de Clientes - permutativo

      Resposta: 1.000 (item 2)

    • Li, somente referente aos custos de transação na emissão de debentures, conforme CPC 08 devem ser lançados no PL, conta redutora, e o prêmio na emissão como Resrva de Lucros também no PL..

    • Pessoal, de acordo com a resolução feita pelo professor Sérgio Adriano de um exercício idêntico a esse, tivemos:

      1) Permutativo - não altera o PL

      2) A empresa possuía aplicações financeiras, em 01/12/X1, no valor de R$ 50.000,00 com taxa de juros contratuais de 2% ao mês (50.000 x 0,02 = 51.000). No final de dezembro, o valor justo destas aplicações financeiras era de R$ 51.500,00 e a empresa as classificava como mantidas até o vencimento (isso quer dizer que ela avalia pelo custo de aquisição). Nenhuma alteração havia sido reconhecida no valor das aplicações financeiras no mês de dezembro. Aqui temos um adicional de 500 porque é a diferença entre o valor justo e o custo de aquisição.

      MEMOREX

      Mantidos até o vencimento: avalia pelo custo de aquisição

      Disponível para venda: avalia pelo valor justo

      3) Prêmio de 2.000 menos custos de 1.500 = 500

      4) Aqui não acontece nada, uma vez que o reconhecimento no impairment test só ocorreria se o valor de uso ou o valor de venda líquido fosse menor do que o valor contábil.

      5) Permutativo

      Assim, temos: fato 2 + fato 3 = 500+500 = 1.000

      Bom, essa é minha análise. Qq dúvida ou erro dá um alô na minha página! Vlw

    • Pessoas, no caso das debêntures, a diferença entre o prêmio e o custo de transação não altera o PL.

      Se for < 0, será encargos a transcorrer;
      se for >0, será receita a apropriar.
      Em relação ao investimento, esse está classificado como "mantido até o vencimento", não sofrendo influência do valor justo, acumulando apenas os juros da operação. Por isso, ao final do mês, temos o valor de 51.000 (+ 2% do invest.), e essa diferença de 1000 é exatamente a resposta.
      A consideração do colega Kcio - sobre valor justo interferindo - está equivocada.
    • Os dividendos só entrariam na DRE se o investimento fosse mensurado pelo custo...

      C - Receita de dividendos

      D- Dividendos a pagar

    • LANÇAMENTO DAS DEBÊNTURES

      D- Caixa.................................................. 100.500,00 (A)

      D- Custos de Transação a Amortizar..... 1.500,00 (PNC)

      C- Prêmios a Amortizar......................... 2.000,00 (PNC)

      C- Debêntures a Resgatar....................100.000,00 (PNC)

       


    ID
    912727
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Telebras
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Considere que determinada companhia tenha informado, em reais, os saldos das contas, conforme mostrados na tabela abaixo.

    despesas gerais--------------------------------------1.000
    despesas antecipadas de seguros---------------3.000
    despesas de salários---------------------------------2.000
    bancos---------------------------------------------------5.000
    clientes--------------------------------------------------6.000
    material de escritório--------------------------------4.000
    equipamentos----------------------------------------10.000
    receita de serviços----------------------------------10.000
    fornecedores------------------------------------------1.000
    capital---------------------------------------------------20.000


    Com base nos dados acima apresentados, julgue os itens a seguir.

    Após a apuração do resultado, a empresa apresentou lucro de R$ 4.000,00.

    Alternativas
    Comentários
    • Receitas de Serviços - 10.000,00
      (-) Despesa de Salários - (2.000,00)

      Lucro - 8.000,00

      Erraria quem considerasse Material de Escritório como despesas, mas na verdade, regra geral, esse material é ativado (estoque), sendo considerado como despesa somente quando for utilizado.
    • ERRADO!!
      Acredito que seja assim!! A configuração não ficou muito boa + espero ter ajudado.

      ATIVO

      Bancos...........................................5.000
      Clientes..........................................6.000
      Material de escritório (estoque)...4.000
      Despesas antecipadas de seguro...3.000
      TOTAL_______________________18.000
      ATIVO NÃO CIRCULANTE
      Equipamentos................................10.000
      TOTAL_______________________10.000
      TOTAL DO ATIVO_______________28.000
       
      PASSIVO
      Fornecedores..................................1.000
      PATRIMONIO LIQUIDO
      CAPITAL..........................................20.000
      LUCRO.............................................7.000
      TOTAL DO PASSIVO_____________28.000

      ARE
      Despesa: (despesas gerais de 1.000) + (despesas de salariosde 2.000): 3000
      Receita: (Receita de serviços de 10.000): 10.000
      TOTAL: 7.000 de LUCRO
    • Vc esqueceu a conta Despesas Gerais, Joaquim Junior

    • Receita de Serviços 10.000

      (-) Despesas Gerais (1.000)

      (-) Despesas de Salários (2000)

      = Lucro 7.000


      A pegadinha da questão está em relação às despesas antecipadas seguros, que são consideradas ATIVO e não despesas.

    • Lembre-se de que DESPESAS ANTECIPADAS DE SEGUROS não é uma despesa e sim um DIREITO / ATIVO .

       

      FFF

      Força, foco e Fé!

    • despesas gerais--------------------------------------1.000 ( DESPESA - ARE )

      despesas antecipadas de seguros---------------3.000 ( Ativo - BP )

      despesas de salários---------------------------------2.000 ( Ativo - BP )

      bancos---------------------------------------------------5.000 ( Ativo - BP )

      clientes--------------------------------------------------6.000 ( Ativo - BP )

      material de escritório--------------------------------4.000 ( Ativo - BP )

      equipamentos----------------------------------------10.000 ( Ativo - BP )

      receita de serviços----------------------------------10.000 ( Receita - ARE )

      fornecedores------------------------------------------1.000 ( Passivo- BP )

      capital---------------------------------------------------20.000 ( PL - BP )



      Ativo = 28.000



      Passivo(1.000) + PL(20.000) = 21.000



      Despesa ( 3.000 ) - ( 10.000 ) Receita = 7.000 de Lucro

    • GABARITO ERRADO

      Despesas antecipadas representam um direito derivado de eventos passados, portanto figuram no ATIVO.

      A apuração do resultado da tabela engloba 3 contas:

      L = Receita de serviços (10.000) - despesas gerais (1.000) - despesas de salário (2.000)

      L = 10.000 - 1000 - 2000

      L = 7.000

    • ERRADO

      Bastava somar as despesas e depois diminuir da receita

      Despesas gerais + despesa de salários: 1 mil + 2 mil = 3 mil

      Receita de serviço - despesas: 10 mil - 3 mil = 7 mil

    • Todo dia a CESPE vai querer te pegar com a despesa antecipada.

      Por mais que tenha o nome "despesa", ela é uma conta do ativo.

      1. Nunca esqueça disso!
      • Despesa = conta de resultado
      • Despesa antecipada = conta do ativo

      Apuração do Resultado (ARE) nada mais é do que o confronto de receitas e despesas.


    ID
    931948
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SERPRO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Suponha que determinada em presa industrial possua custos e despesas fixas no valor de R$ 450.450,00, consuma 15% de sua receita de vendas com matérias-primas, pague comissões de 3% sobre o valor bruto de vendas a seus vendedores e arque com mais 12% de outros custos e despesas variáveis. Suponha, ainda, que essa em presa produza um único produto. Nessa situação, considerando que a em presa utilize a metodologia de custeio variável para fins gerenciais, julgue os próximos itens.


    Caso essa empresa deseje obter lucro líquido operacional de, pelo menos,R$13.000,00, deverá vender mais de R$ 660.000,00.

    Alternativas
    Comentários
    • Gnt, como ele quer saber o lucro líquido, você pega a receita e subtrai de todos os custos e despesas, somente isso. Vamos supor que o lucro liquido é de R$ 13.000, já que ele quer saber quanto de receita será necessário para um lucro de no mínimo R$ 13.000.

      O valor da receita será X, que é o que queremos descobrir, então:

      CUSTO COM MATERIA PRIMA = 0,15X

      COMISSÕES DE VENDAS = 0,03X

      CUSTOS E DESPESAS VARIÁVEIS = 0,12X

      CUSTOS E DESPESAS FIXAS = R$ 450.450,00

      RECEITA - CUSTOS - DESPESAS = LUCRO LIQ.

      X - 0,15X - 0,03X - 0,12X - R$ 450.450,00 = R$ 13.000

      0,7 X = R$ 13.000 + R$ 450.450,00

      X = 662.071,429

      GABARITO: C

      Se tiver algum equívoco, me corrijam no privado que faço a correção!!

    • em presa


    ID
    957883
    Banca
    FCC
    Órgão
    SEFAZ-SP
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A Cia. Generosa efetuou as seguintes operações no mês de fevereiro de 2013:

    - Compra de mercadorias a prazo, no valor de R$ 50.000,00, obtendo um desconto comercial de 10% no ato da compra.

    - Venda de todas as mercadorias, à vista, por R$ 97.000,00, concedendo um desconto comercial de R$ 8.000,00 no ato da venda.

    - Pagamento antecipado de uma duplicata, referente à compra a prazo, obtendo um desconto de R$ 3.000,00 sobre o valor da mesma.

    - O comprador das mercadorias vendidas pela Cia. Generosa reclamou que houve divergência no tipo de mercadoria entregue, fato que motivou a concessão de um abatimento de R$ 4.000,00 sobre o valor da venda, a fim de evitar uma devolução de mercadorias

    Desconsiderando os impostos incidentes sobre compras e vendas e sabendo-se que não havia estoque inicial, o lucro bruto obtido pela Cia. Generosa em fevereiro de 2013 foi, em R$:

    Alternativas
    Comentários
    • Vendas 97.000

      Descontos Incond conced  -8.000

      Abatimentos s/ Vendas  -4.000

      Vendas líq   85.000

      CMV 50.000 x 0,9 = -45.000

      Lucro Bruto 40.000

      Desc Cond Obtido (rec Fin) 3.000

      Lucro líquido 43.000

      Obs: Desconos Incond Obtidos (dedução na compra)

    • Gabarito B

       

      Observe as deduções admitidas:

       

      -Devoluçoes

      - Descontos Incondicionais (Comerciais)

      - Abatimentos

      - Tributos sobre vendas (ICMS/PIS/COFINS)

       

      Atente-se que no terceiro fato da questão o desconto em apreço é de natureza condicional e, portanto, não é deduzido,

      por isso o gabarito não é letra A.

    • D - Estoque 45.000

      C - Desconto Ativo 5.000

      C - Caixa 45.000

       

       

      RBV --- 97.000

      Deduções

      (-) 8.000

      (-) 4.000

      RLV --- 85.000

      (-) CMV (45.000)

      LOB = 40.000

    • Faturamento 97.000,00

      - Desconto Comercial Concedido (8.000,00)

      - Abatimento (4.000,00)

      = Receita Bruta 85.000,00

      - CMV (45.000,00)

      = Lucro Bruto 40.000,00


    ID
    957898
    Banca
    FCC
    Órgão
    SEFAZ-SP
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A Empresa Comercial Jacob & Frères vendeu mercadorias a prazo por R$ 200 milhões, sendo que o valor da venda à vista das mercadorias seria de R$ 175 milhões (valor justo).
    O custo das mercadorias vendidas foi R$ 130 milhões. Nesta operação, há, apenas, a incidência de 18% de ICMS sobre as vendas.
    Considerando que o financiamento das vendas a prazo não é prática usual da empresa e que a mesma utiliza ICMS com segregação entre a parcela sobre venda e a parcela sobre receita financeira, o valor do lucro bruto na operação foi, em milhões de reais:

    Alternativas
    Comentários
    • R$175 mi x 0,18 = ICMS (vendas à vista, a questão fala sobre segregação entre a parcela sobre venda e a parcela sobre receita financeira) = R$31,5 mi

      DRE

      Receita = 175 mi

      (-)ICMS = (31,5 mi)

      (-)CMV = (130 mi)

      =Lucro Bruto = R$13,5 mi

    • Pra mim essa questão está errada, pois por mais que a questão pode dizer que a receita financeira é separada da receita de vendas, os juros compõem a base de cálculo do ICMS, então eles não poderiam ser desconsiderados na hora de aplicar a alíquota de 18%.

    • O raciocínio está correto, Felippe. Mas a questão diz "e que a mesma utiliza ICMS com segregação entre a parcela sobre a venda e a parcela sobre a receita financeira". Por isso que há essa segregação.

       

       

    • A questão pede para considerar como se à vista fosse a venda. Ele não pede para Ajustar a Valor presente, embora seja semelhante a primeira vista.

    • Em se tratando de ICMS tudo faz parte da BC, ou seja, o valor a ser consederado deveria ser 130milh. A empresa por livre vontade NAO PODE DEFINIR A BC DO ICMS! "o financiamento das vendas a prazo não é prática usual da empresa e que a mesma utiliza ICMS com segregação entre a parcela sobre venda e a parcela sobre receita financeira" 

      LEI KANDIR 

      Art. 13. A base de cálculo do imposto é:

      ...§ 1o

      a) seguros, juros e demais importâncias pagas, recebidas ou debitadas, bem como descontos concedidos sob condição

    • Nesse tipo de questão, basta considerar o valor que seria pago à vista!

       

      Por isso, o gabarito letra B e não D.

       

    • RBV----------------------- 200

      - ICMS---------------------31,5 (ICMS COM SEGREGAÇÃO)

      - AVP------------------------25

      ---------------------------------------------------

      RLV------------------------------143,5

      -CMV---------------------------130

      ----------------------------------------------

      LUCRO BRUTO-------------13,5

    • 200 --- RBV

      (-) Deduções 

      (25) --- AVP

      (31,5) --- 18% de 175 (RBV deduzido o AVP)

      143,5 --- RLV

      (130) --- CMV

      13,5 --- LOB

    • SEGREGAÇÃO

      SUBSTANTIVO

      Tive que pesquisar pois eu estava achando que significava junção e não separação hahahha

    • Nesse tipo de questão, você irá considerar o valor pago à vista, logo:

      Venda realizada: 200 milhões

      Venda à vista: 175 milhões

      Juros a serem apropriados: 25 milhões

      Portanto, temos:

      Receita de Vendas 175 milhões

      (-) ICMS s/ Vendas (31,5 milhões) (18% de 175 milhões)

      (-) CMV (130 milhões)

      (=) Lucro Bruto 13,5 milhões.


    ID
    958255
    Banca
    CEPERJ
    Órgão
    SEFAZ-RJ
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Considere os dados abaixo, retirados da contabilidade de determinada empresa: 


    Despesas operacionais ..................................... 568.800,00 

    Lucro antes do IR e CSLL............................... 4.550.400,00

    Participação de administradores................................... 10% 

    Participação de empregados........................................... 8% 

    Participações de debenturistas....................................... 5% 

    Prejuízos acumulados......................................... 113.760,00 

    Provisão para IR e CSLL.................................... 341.280,00

    Reserva legal..................................................................    5% 


    Com base nesses dados, pode-se afirmar que o lucro líquido do exercício dessa empresa no final do exercício foi:

    Alternativas
    Comentários
    • Alguém poderia me ajudar?

      Fiz a questão deduzindo o prejuízo acumulado somente da base de cálculo das participações; no entanto encontrei a resposta b. 

      O prejuízo acumulado não é dedutível do IR, não é isso?!

      Obrigada,

    • Fernanda Neves 

      A Base de calculo para calcular as participações é a seguinte: BC = LAIR - PIR - PREJU ACUMULADO  Fazendo isso vc encontra 4.095.360 para BC. ( 4.550.400 - 113.760,00 - 341.280,00 ). Agora para o Calculo das participações vc seguirá a seguinte ordem de preferência ( Debenturista - Empregados - Administradores)                          D -> 4.550.400* 5% = 204.768                                                                                                                                                         E-> (4.550.400 - 204.768) * 8% = 311.247 . Não esquece que tem que ir deduzindo a participação anterior.                                                                                                                                                                                                                                                     A-> ( 4.550.400 - 204.768 - 311. 247) * 10% = 357.934                                                                                                                          Agora para o cálculo do LL vc não deve mais deduzir os preju acumulado( Afinal eles não fazem parte da DRE).
                         Teremos assim : LL = LAIR- PIR - PARTICIPAÇÕES = 4.550.400 - 341.280,00 - (204.768 +311.247 +357.934)= 3.335.171
    • A grande sacada da questão é não esquecer que o valor de R$ 4.095.360 é a base de cálculo das participações.

      Para fazer o cálculo do Lucro líquido temos que voltar ao valor do LAIR e fazer as deduções das participações.

    • Como faz uma questão dessa sem calculadora e em menos de 3 min?

    • Base de cálculo das participações:

      BC = LAIR - Prov.IR - Prej.Acum.
      BC = 4.550.400 - 113.760,00 - 341.280,00
      BC = 4.095.360

       

      Participação dos Debenturistas:

      Part.Deb. = 4.095.360 x 5%
      Part.Deb. = 204.768

       

      Participação dos Empregados:

      Part.Empr. = (4.550.400 - 204.768) x 8%
      Part.Empr. = 311.247

       

      Participação dos Administradores:

      Part.Adm. = (4.550.400 - 204.768 - 311.247) x 10%
      Part.Adm. = 357.934

       

      Lucro líquido:

      LL = LAIR - Prov.IR - Part.Deb. - Part.Empr - Part.Adm.
      LL = 4.550.400 - 341.280,00 - 204.768 - 311.247 - 357.934
      LL = 3.335.171

       

      Portanto, Gabarito: D


    ID
    974935
    Banca
    CEPERJ
    Órgão
    DEGASE
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Em 31/12/2010, a contabilidade da Prestadora de Serviços Alvorada Ltda. apresentava as seguintes informações:

    Receitas de Serviços Prestados.................... R$ 24.000
    Receitas de Aluguéis..................................... R$ 3.000
    Impostos sobre Serviços................................ R$ 1.200
    Despesas Financeiras..................................... R$ 1.600
    Despesas de Vendas....................................... R$ 1.300
    Custos dos Serviços Prestados....................... R$ 8.000
    Receitas Financeiras......................................... R$ 500
    Receitas Canceladas de Serviços................... R$ 3.000
    Despesas Administrativas.............................. R$ 7.000

    No exercício, o valor do resultado operacional bruto foi igual a:

    Alternativas

    ID
    976978
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    SUDECO
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    No sentido de atingir seus objetivos de prestar informações aos seus usuários, as demonstrações contábeis são preparadas de acordo como regime de competência que, em linhas gerais,contempla os efeitos das transações contábeis nomomento de sua ocorrência.Considerando o regime de competência e as informações abaixo, identifique e assinale a alternativa com resultado do exercício de 2011.? Despesa de dezembro de 2011, paga em janeiro 2012 –R$ 20.000,00. ? Despesa de janeiro de 2012, paga em dezembro de 2011 –R$ 25.000,00. ?Despesa de dezembro de 2011, paga em dezembro de 2011 –R$ 35.000,00. ?Receita de dezembro de 2011, recebida em janeiro de 2012 –R$ 65.000,00. ?Receita de janeiro de 2012, recebida em dezembro de 2011 –R$ 40.000,00. ?Receita de dezembro de 2011, recebida em dezembro de 2011 –R$ 35.000,00.

    Alternativas
    Comentários
    • Como estamos tratando do regime da competência pouco importa o momento do recebimento dos valores. Tanto faz se o valor é pago no mesmo ano ou daqui 2 ou 3 anos. A demonstração é feita com base na ocorrência do fato gerador: então vamos a prática

      despesa 2011 :20.000
      despesa 2011:35.000
      receita 2011: 65.000
      receita 2011: 35.000

      receita - despesa: 45.000 (lucro).

      Perceba que os valores que diziam receita ou despesa de outro ano que não de 2012 não foram lançados, pois não importa, pois o regime é o da competência,caso fosse o regime de caixa o que importaria é o momento que o dinheiro entra no caixa e não o momento do fato gerador. 

       

    ID
    990727
    Banca
    Makiyama
    Órgão
    CPTM
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A Construindo-Dá detém o controle da CONTRU-Arte.Construindo-Dá vendeu uma parcela adicional das ações da CONTRU-Arte para os acionistas minoritários e apurou um lucro,sem perda de controle.A contabilização do lucro é registrada:

    Alternativas
    Comentários
    • O resultado será apurado em "LPA" e o lucro será tranferido a "Reserva de Lucros", pois atualmente não se pode haver  "Lucros Acumulados" no PL.
    • registrado em conta de resultado,  para posterior apuração do resultado do exercio.
      Portanto a questão esta errada.
      ELA SO VAI PARA O PL DEPOIS DA APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXER
    • Preciso prestar mais atenção é uma conta de resultado que depois de apurada irá para o PL.

      Obs.: Ambas são transitórias.

    • As contas de resultado são transitórias. Ao final de cada exercício haverá: 
      - R serão debitadas, transferindo seus saldos para crédito em Resultado do Exercício 
      - D serão creditadas, transferidos seus saldos para débito em Resultado do Exercício 
      - Encerra-se a conta Resultado do Exercício, verifica-se se houve lucro ou prejuízo e transfere para UMA CONTA ESPECÍFICA DO PL. 
      As contas de resultado são periódicas, devendo iniciar o próximo período contábil com saldo ZERO. Sendo que as PATRIMONIAIS PERMANECEM COM OS SEUS SALDOS. 
      Os lançamentos de encerramento devem ser efetuados no Livro Diário e transferidos para o Razão.

    • Aqui trata-se de conta do PL - reserva de capital adquirida pela venda de ações onde ouve ganho (ágio com venda de ações)


    ID
    991510
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    TERMOBAHIA
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Em uma empresa de comércio de produtos eletrônicos, o saldo positivo da receita bruta com as vendas, após a dedução dos impostos sobre as vendas e do custo das mercadorias vendidas, é denominado

    Alternativas
    Comentários
    • R. BRUTA

      (-) IMPOSTOS SOBRE VENDAS

      (=) R. LIQUIDA

      (-) CMV

      (=)LUCRO BRUTO

    • lucro bruto na venda de mercadoria


    ID
    995044
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MS
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Com relação à Lei n.º 6.404/1976, à Lei n.º 11.638/2007, à Lei n.º 11.941/2009, a alterações  posteriores e aos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens que seguem.

    Com a padronização de práticas e alterações de critérios de distribuição de resultados, os acionistas controladores foram beneficiados porque receberam maior autonomia para determinar a destinação do lucro líquido obtido a cada exercício.

    Alternativas
    Comentários
    • Não são somente os acionistas controladores que determinam a destinação do lucro, mas a assembleia-geral dos acionistas da empresa.

    • se padronizou, não houve mais autonomia.

      sem padronização que há autonomia elevada, visto que cada um faz como quiser.

    • ERRADO, A assembleia-geral por proposta dos órgãos da administração.


    ID
    1000927
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    CPRM
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e o dos passivos representa o patrimônio líquido da empresa, ou seja, o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios da empresa. Com relação ao patrimônio líquido, julgue os próximos itens.


    De acordo com a legislação vigente, os lucros de sociedades por ações que não tiverem destinação para a reserva legal, a reserva estatutária, a reserva para contingências, a reserva de incentivos fiscais, a reserva para retenção de lucros ou a reserva de lucros a realizar devem ser distribuídos a título de dividendos, podendo, ainda, a critério da administração, parte desses lucros ser distribuída a título de juros sobre capital próprio.

    Alternativas
    Comentários
    • Alguém para comentar a questão, por favor.  
    • Alexandra,

      Não achei nada concreto mas acredito que o erro está em DEVEM:


      De acordo com a legislação vigente, os lucros de sociedades por ações que não tiverem destinação para a reserva legal, a reserva estatutária, a reserva para contingências, a reserva de incentivos fiscais, a reserva para retenção de lucros ou a reserva de lucros a realizar devem ser distribuídos a título de dividendos, podendo, ainda, a critério da administração, parte desses lucros ser distribuída a título de juros sobre capital próprio.

      Acredito que a distribuição de dividandos não é vinculada dessa forma. Dei uma olhada no CPC 8R1 de 2011 que trata sobre o assunto e existem alguns casos em que até mesmo o dividendo obrigatório pode não ser distribuído, perceba:


      2. A lei societária prevê que o dividendo obrigatório pode deixar de ser distribuído ou pode ser distribuído por valor inferior ao determinado no estatuto social da entidade, quando não houver lucro realizado em montante suficiente (art. 202, inciso II). Quando o dividendo obrigatório, devido por força do estatuto social ou da própria lei, excede o montante do lucro líquido do exercício realizado financeiramente, pode a parcela não distribuída ser destinada à constituição da reserva de lucros a realizar. 
       
      3. A lei societária ainda prevê que o dividendo obrigatório pode deixar de ser distribuído quando os órgãos da administração informarem à Assembleia Geral Ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia (art. 202, § 4º). É uma discricionariedade conferida por lei 
      aos administradores com vistas a evitar o comprometimento da gestão de caixa e equivalente de caixa da entidade, desde que observadas outras condicionantes legais. A parcela dos lucros não distribuída é destinada à constituição de reserva especial.


      Se alguem mais puder ajudar, porque ainda sou muito leigo no assunto.
      Vamo que vamo!

      Se alguem mais poder ajudar!!
      É isso ai vamo que vamo!
    • Gabarito: Errado.   Eu concordo com o gabarito da questão, e vou mostrar meu raciocinio. Vou dividir a questão em duas partes:   1ª - "De acordo com a legislação vigente, os lucros de sociedades por ações que não tiverem destinação para a reserva legal, a reserva estatutária, a reserva para contingências, a reserva de incentivos fiscais, a reserva para retenção de lucros ou a reserva de lucros a realizar devem ser distribuídos a título de dividendos".    Esta parte, no meu ponto de vista, está correta. É o que se depreende do artigo 202, § 6º, da 6.404/76, como segue:
      § 6º Os lucros não destinados nos termos dos arts. 193 a 197 deverão ser distribuídos como dividendos.   2ª - "podendo, ainda, a critério da administração, parte desses lucros ser distribuída a título de juros sobre capital próprio."    Esta parte tem ao menos um erro, o que já é suficiente para tornar a assertiva errada. A destinação dos lucros não é "a criterio da adminitração", mas é competencia da Assembleia Geral Ordinária, conforme o artigo 132, II, da 6.404/76: 
        Art. 132. Anualmente, nos 4 (quatro) primeiros meses seguintes ao término do exercício social, deverá haver 1 (uma) assembléia-geral para: I - [...] II - deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos;   Vou continuar meu comentario em um novo post, pra evitar que fique muito longo.
    • ACHO TAMBÉM QUE O ERRO ESTÁ NA PALAVRA DEVEM, POIS OS LUCROS TAMBÉM PODEM SER INCORPORADOS AO CAPITAL SOCIAL NÃO?
    • Gabarito: Errado

      Concordo com o colega,

      Essa primeira parte encontra-se correta: os lucros de sociedades por ações que não tiverem destinação para a reserva legal, a reserva estatutária, a reserva para contingências, a reserva de incentivos fiscais, a reserva para retenção de lucros ou a reserva de lucros a realizar devem ser distribuídos a título de dividendos.

      Já a segunda parte considero errada: podendo, ainda, a critério da administração, parte desses lucros ser distribuída a título de juros sobre capital próprio.
      O erro está no fato de que o JSCP não são uma forma de destinação do lucro, visto sua apuração é consideradadespesa na apuração do Lucro Liquido. Então creio que o erro consiste no fato de a afirmativa dizer que o JSCP são forma de destinação do lucro.

    • Conforme o art,202 da Lei 6404/76, adicionado pela lei 10303/01, caso ainda existam lucros remanescentes, após a segregação para pagamentos dos dividendos obrigatórios e após a destinação para as diversas reservas de lucros, estes devem ser também distribuídos como dividendos. 

    • Prezados,

      De acordo com o art. 198 da legislação societária "A destinação dos lucros para constituição das reservas de que trata o artigo 194(reserva estatutária) e a retenção nos termos do artigo 196 (retenção de lucros) não poderão ser aprovadas, em cada exercício, em prejuízo da distribuição do dividendo obrigatório.

      Podemos concluir que tanto a reserva estatutária quanto a retenção de lucros não poderão ser aprovadas em prejuízo da distribuição dos dividendos obrigatórios. Ou seja, só se criam essas reservas se os dividendos estiverem pagos.

      No meu ver, o erro da questão está em incluir a reserva estatutária e a retenção de lucros como preferenciais na absorção dos lucros, em detrimento dos dividendos obrigatórios. 

    • De acordo com a 6.404/76:

      Art. 202

      § 6o Os lucros não destinados nos termos dos arts. 193 a 197 (reserva legal, reserva estatutária, reserva para contingências, reserva de incentivos fiscais, reserva para retenção de lucros e reserva de lucros a realizar) deverão ser distribuídos como dividendos. (Incluído pela Lei nº 10.303, de 2001)

      A referida Lei não traz a previsão de distribuir os lucros não destinados às reservas citadas sob a forma de juros sobre capital próprio.

    • São distribuídos a título de dividendos, somente.

    • Deve ser observado que o lucro do próprio período-base, não deve ser computado como integrante do patrimônio líquido desse período, haja vista que o objetivo dos juros sobre o capital próprio é remunerar o capital pelo tempo em que este ficou à disposição da empresa.

      De acordo com o disposto no PN CST n º 20, de 1987, o lucro líquido que servirá de base para determinação do lucro real de cada período-base deve ser apurado segundo os procedimentos usuais da contabilidade, inclusive com o encerramento das contas de resultado. Aduz o citado Parecer Normativo que a apuração do lucro líquido exige a transferência dos saldos das contas de receitas, custos e despesas para uma conta única de resultado, passando a integrar o patrimônio líquido, com o encerramento do período-base, mediante lançamentos para contas de reservas e de lucros ou prejuízos acumulados.

      Portanto, no que diz respeito ao resultado do próprio período de apuração, este somente será computado no patrimônio líquido que servirá de base de cálculo dos juros sobre o capital próprio, após a sua transferência para as contas de reservas ou de lucros ou prejuízos acumulados. Assim sendo o valor a ser pago como JSCP será calculado de acordo as normas legais, após a constituição das reservas e os valores de dividendos pagos.



    • todo o lucro que n for para as reservas, deverão ser distribuídos na  forma de dividendos! (cássio marcos)

    • De acordo com a legislação vigente, os lucros de sociedades por ações que não tiverem destinação para a reserva legal, a reserva estatutária, a reserva para contingências, a reserva de incentivos fiscais, a reserva para retenção de lucros ou a reserva de lucros a realizar devem ser distribuídos a título de dividendos, podendo, ainda, a critério da administração, parte desses lucros ser distribuída a título de juros sobre capital próprio.

      Acredito que o erro esteja em afirmar que o lucro poderia ser distribuído para reserva de lucros ou reserva de lucros a realizar. A lei 6404 não permite que S/A mantenham saldo credor na conta reserva de lucros ao fim de período, daí o erro.

    • Essa questão é uma verdadeira aula. Há pelo menos 4 erros nessa questão conforme comentário dos colegas.

    • Se houver lucro remanescente APÓS a constituição de todas as reservas e distribuição de dividendos, o lucro deverá ser distribuído como DIVIDENDO COMPLEMENTAR.

    • A lei 6404, fala das reservas a partir do art. 187. e cita, no art. 201 §6, que os lucros não destinados a nenhuma reserva devem ser distribuidos como dividendos, mas não fala nada a respeito do JSCP, pois tal juro é uma despesa antes do lucro líquido, logo é antes da empresa pagar o IR, e pela lei o investidor tem de pagar o IR sobre esses juros.

      o erro, portanto, está em afirmar que o lucro liquido pode ser distribuído como JSCP, a reserva de capital não está inclusa, pois é um aporte de dinheiro dos investidores, não provem do lucro líquido.

    • Lei 6.404/76

      Art. 202

      § 6 Os lucros não destinados nos termos dos arts. 193 a 197 deverão ser distribuídos como dividendos. 

      Os artigos 193 a 197 tratam da criação de reservas e destinação de lucros a reservas. Sendo assim o "deve" apontado como um possível erro, não é suficiente para invalidar a questão.


    ID
    1001395
    Banca
    CEPERJ
    Órgão
    SEFAZ-RJ
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    No final do exercício social da Empresa Comercial Ltda., com o intuito de apurar o resultado, foram levantadas as seguintes contas com seus respectivos saldos (valores em R$):

    Receitas de Venda de Mercadorias................ 200.000
    Comissões sobre Vendas................................. 4.000
    Juros Ativos..................................................... 10.000
    Custo das Mercadorias Vendidas................. 104.000
    PIS sobre Faturamento..................................... 2.600
    ICMS sobre Vendas........................................ 30.000 Juros Passivos.................................................. 8.000
    Perdas Eventuais.............................................. 6.000
    COFINS sobre Faturamento............................ 1.400
    Descontos Comerciais Concedidos................ 12.000
    Provisão para o Imposto de Renda................... 6.000
    Despesas Administrativas............................... 26.000
    Ganho p/Equivalência Patrimonial.................. 8.000

    Com base nesses dados, pode-se afirmar que o valor do Lucro Bruto apurado foi igual a:

    Alternativas
    Comentários
    • Receita de vendas - Devoluções - Impostos (ICMS, PIS, COFINS) - Descontos/Abatimentos = Receita Liqu


      Receita Liquida - Custo Mercadoria Vendida (CMV) = Lucro Bruto

      Na questão:

      200.000-30.000-1400-2600-12000= 154000

      154000 - 104000 (CMV) = 50000 - Lucro bruto

    • Gabarito D

       

      Em tais questões, faz-se mister trazer a lembrança alguns pontos importantes.

       

      CMV = EI + EF - CL

       

      Deduções p/ encontrar a receita líquida:

       

      (-) Devoluções

      (-) Descontos Incondicionais

      (-) Abatimentos 

      (-) Tributos sobre vendas

       

      Perceba, portanto, que a questão já mencionou o valor do CMV, logo nos resta achar o valor líquido da receita, a fim de encontrar o lucro bruto.

       

      Relembrando: Lucro Bruto = Receita de Vendas - CMV

       

      Receitas de Venda de Mercadorias................ 200.000 

      (-) PIS sobre Faturamento..................................... 2.600 

      (-) ICMS sobre Vendas........................................ 30.000 

      (-) COFINS sobre Faturamento............................ 1.400 

      (-) Descontos Comerciais Concedidos................ 12.000 

      Receita Líquida = 154.000 R$

       

      Lucro Bruto = 154.000 - 104.000 = 50.000
       


       

       

       


    ID
    1008013
    Banca
    ESAF
    Órgão
    MF
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A empresa Compradora O? cial Ltda., utilizando o método de controle permanente de estoques, com avaliação a preço médio ponderado, mandou fazer a ?cha de estoques sem considerar a tributação.

    Os fatos foram: uma venda de 120 unidades a R$ 100,00 cada; uma compra de 150 unidades, no dia 5, a R$ 80,00 cada uma e um estoque já existente de 100 unidades avaliado em R$ 5.000,00.

    Se essa mercadoria tivesse sido tributada em ICMS à alíquota de 18%, o lucro bruto alcançado na operação de vendas teria sido de:


    Alternativas
    Comentários
    • justificativa do Luciano Rosa (Estratégia Concursos) do porquê da anulação:

      Vamos aos cálculos:

      …………………………….quant………..preço…………..total
      Estoque inicial……………100………….50,00…………5.000,00
      Compra dia 5…………….150………….65,60…………9.840,00
      Custo médio ponder……250………….59,36…………14.840,00

      Receita de vendas bruta: 120 unidades x $100 = $12.000,00

      Icms sobre vendas: $12.000 x 18% = $2.160,00

      Custo das vendas: 120 unid. X $59,35 = $7.123,20

      Na apuração do lucro bruto, temos:

      Receita bruta de Vendas………………………..12.000,00
      (-) ICMS sobre vendas…………………………..(2.160,00)
      = Receita líquida…………………………………..9.840,00
      (-) Custo da Mercadoria Vendida………………(7.123,20)
      = Lucro Bruto………………………………………2.716,80

      Sem Resposta. Assim, solicitamos a ANULAÇÃO questão.


    • Valeu por ter colocado a resolução desta questão (mesmo anulada), saiba que vc está ajudando "em muito"  - principalmente aqueles que vêem (como eu...rsrsrs)  a contabilidade como uma "barreira impenetrável" ...que Deus ilumine sempre seus passos!!!...

      obrigado!!!


       

    • Eu fiz corretamente os calculos e não encontrei a resposta, na verdade no gabarito da prova, estava letra D, então fiquei preocupado, obrigado por esclarecer.

    • Esclarecendo melhor da onde veio o 65,6 na compra do dia 5: o enunciado nos pede o LB considerando a tributação de 18% de ICMS. O ICMS é um imposto por dentro e quando adquirimos 150uni a R$80 na verdade o que vai para estoque é o valor não recuperável de 82% do produto, assim: produto custa R$80 e incide 18% de ICMS -> 80 - 18%*80 = 65,6. No custo ponderado somamos o total das compras (antes de alguma venda é claro) e dividimos pelas unidades => 14840/250 = 59,36. No restante da questão é só seguir o raciocínio já exposto:

      Receita de vendas bruta: 120 unidades x $100 = $12.000,00

      Icms sobre vendas: $12.000 x 18% = $2.160,00

      Custo das vendas: 120 unid. X $59,35 = $7.123,20

      Na apuração do lucro bruto, temos:

      Receita bruta de Vendas………………………..12.000,00
      (-) ICMS sobre vendas…………………………..(2.160,00)
      = Receita líquida…………………………………..9.840,00
      (-) Custo da Mercadoria Vendida………………(7.123,20)
      = Lucro Bruto………………………………………2.716,80

       


    ID
    1019191
    Banca
    IBFC
    Órgão
    PC-RJ
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A empresa comercial XY realizou uma venda a prazo no montante de $ 50.000,00, com incidência de ICMS de 15%, sendo o custo das mercadorias vendidas, o valor de $ 40.000,00. Considerando- se que foi vendido um único tipo de produto e desconsiderando- se qualquer outra informação, o lucro bruto auferido na operação foi de:

    Alternativas
    Comentários
    • Receita Bruta de Vendas ______________________________ 50.000
      ICMS (15%) ________________________________________ (7.500)
      Receita Líquida de Vendas _____________________________ 42.500
      Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) ___________________ (40.000)
      Lucro Bruto _________________________________________ 2.500
    • Receita Bruta de Vendas ______________________________ $ 50.000
      ICMS (15%) ________________________________________ ($ 7.500)
      Receita Líquida de Vendas _____________________________ $ 42.500
      Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) __________________($ 40.000)
      Lucro Bruto _________________________________________ $ 2.500

       

      Alternativa C


    ID
    1036921
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    IPEM-RO
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A Lei n° 6.404/76, e suas posteriores modificações, estabelece que as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, devem ser avaliados pelo seu valor justo, cujo significado, neste caso, é:

    Alternativas
    Comentários
    • letra B... Valor do mercado ativo

    • A Lei n° 6.404/76, e suas posteriores modificações, estabelece que as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, devem ser avaliados pelo seu valor justo, cujo significado, neste caso, é:

      b) o valor que se pode obter em um mercado ativo com negociação de outro instrumento de natureza, prazo e risco similares.

    • Gabarito Letra B

      Lei 6404

      Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
      I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo:

        a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; (EXCEÇÃO)

        b) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito (REGRA)

        § 1o  Para efeitos do disposto neste artigo, considera-se valor justo:

      d) dos instrumentos financeiros, o valor que pode se obter em um mercado ativo, decorrente de transação não compulsória realizada entre partes independentes; e, na ausência de um mercado ativo para um determinado instrumento financeiro

      bons estudos


    ID
    1043956
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Polícia Federal
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Acerca dos tributos incidentes sobre a renda das empresas, julgue os itens seguintes.

    São contribuintes do imposto de renda todas as pessoas jurídicas e as empresas individuais, desde que regularmente registradas.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito - ERRADO

      De acordo o RIR 99:

      Art. 174. Estão isentas do imposto as instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural e científico e as associações civis que prestem os serviços para os quais houverem sido instituídas e os coloquem à disposição do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos.

      Art. 175. Estão isentas do imposto as entidades de previdência privada fechadas e as sem fins lucrativos, referidas, respectivamente, na letra "a" do item I e na letra "b" do item II do art. 4 º da Lei n º 6.435, de 15 de julho de 1977.

      Art. 176. Estão isentas do imposto as companhias estrangeiras de navegação marítima e aérea se, no país de sua nacionalidade, as companhias brasileiras de igual objetivo gozarem da mesma prerrogativa.

      Art. 177. Estão isentas do imposto as Associações de Poupança e Empréstimo, devidamente autorizadas pelo órgão competente, constituídas sob a forma de sociedade civil, tendo por objetivo propiciar ou facilitar a aquisição de casa própria aos associados, captar, incentivar e disseminar a poupança, que atendam às normas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional...


    • Os  contribuintes mesmo que nao regularmente inscritos e que exerçam atividade que seja tributada sao contribuintes do imposto.

    • você acha que o governo vai deixar de arrecadar, quando cair esse tipo de pergunta pode marca como certa, o governo nunca deixa de ser benefíciario.

    • essa ai sem nunca ter estudado contabilidade na vida você acertava kkkkk

      bastava se lembrar que mora no brasil e pronto a resposta viria na mente kkk

    • Gabarito: Errado

       PECUNIA NON OLET

      É princípio consagrado em Direito Tributário que o tributo deve incidir sobre as atividades lícitas e, da mesma forma, sobre aquelas consideradas ilícitas ou imorais. Isso ocorre de acordo com o princípio pecunia non olet, segundo o qual, para o Estado, o dinheiro não tem cheiro que se traduz na conhecida expressão pecunia non olet. Aliomar Baleeiro lembra que a cláusula surgiu a partir do diálogo ocorrido entre o Imperador Vespasiano e seu filho Tito, quando este se pôs a indagar o pai sobre a razão pela qual se decidiu tributar os usuários de banheiros públicos na Roma Antiga. Assim, o Imperador justificou a incidência do tributo respondendo que o dinheiro não tem cheiro, não importando para o Estado a fonte de que provenha (Direito tributário brasileiro. Atualizado por Misabel Abreu Machado Derzi, 11ª. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2007, p. 714). Em outras palavras, pouco importa para o Fisco, desde tempos antigos, se a atividade praticada pelo contribuinte é "limpa" ou "suja".

      Fonte: https://jus.com.br/artigos/13631/a-clausula-pecunia-non-olet-em-direito-tributario

    • Questão aqui é mais de direito tributário.

      Daria para acertar lembrando de uma principio chamado pecunia non olet.

      Ou seja, até um traficante é passível de ser tributado pelo imposto de renda, uma vez que o fato gerador desse imposto é auferir renda, independente de sua origem.

    • essa é pra rir kkkk
    • Você errou!Em 21/01/21 às 12:48, você respondeu a opção C.

      Você errou!Em 21/11/20 às 21:12, você respondeu a opção C.

      Para eu deixar de ser idiot4, fica a dica para quem errou, O governo quer dinheiro de TODO MUNDO, seja você registrado ou não como pessoa jurídica, basta ter um movimento significante de dinheiro no seu CPF.

    • Quando vc nasce já é carimbado na sua testa: contribuinte.

      Até renda proveninte do tráfico é tributada, não se iluda.

    • Todos somos contribuintes do imposto de renda. Guarda isso pra prova que já tá bom!!

    • Nessa aqui eu fui de Nishimura


    ID
    1043959
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Polícia Federal
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Acerca dos tributos incidentes sobre a renda das empresas, julgue os itens seguintes.

    A realização de qualquer negócio em condições de favorecimento com pessoa ligada à empresa contribuinte corresponde à distribuição disfarçada de lucros.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito - CERTO

      Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999,

      Seção II
      Lucros Distribuídos Disfarçadamente

      Art. 464. Presume-se distribuição disfarçada de lucros no negócio pelo qual a pessoa jurídica:

      VI - realiza com pessoa ligada qualquer outro negócio em condições de favorecimento, assim entendidas condições mais vantajosas para a pessoa ligada do que as que prevaleçam no mercado ou em que a pessoa jurídica contrataria com terceiros.


    • Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999, 

      Seção II 

      Lucros Distribuídos Disfarçadamente


      Art. 464. Presume-se distribuição disfarçada de lucros no negócio pelo qual a pessoa jurídica:


      VI - realiza 

      com pessoa ligada qualquer outro negócio em condições de favorecimento, 

      assim entendidas condições mais vantajosas para a pessoa ligada do que 

      as que prevaleçam no mercado ou em que a pessoa jurídica contrataria com 

      terceiros.

    • Essas questões de perito são a morte, não sei porque ainda respondo.

    • do meu jeito acerta: só marco o contrário do que acho kkkkkkkkk

    • Tentei usar o método Nishimura aqui e me lasquei.

    • USE A LÓGICA DO "CAIXA 2".

    • essa palavra "qualquer" força a amizade neh

    ID
    1066768
    Banca
    CEPERJ
    Órgão
    Rioprevidência
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Observe os seguintes dados levantados da escrituração contábil de determinada empresa:

    - Vendas equivalentes a 300% do custo de aquisição das mer- cadorias
    - Foram feitas compras sujeitas a ICMS de 12%, no mon- tante de R$ 280.000,00
    - Saldo final do período foi de R$ 56.000,00, já excluído o ICMS
    - Impostos incidentes sobre as vendas foram equivalentes a 12%
    - Saldo inicial da conta Mercadorias para Revenda: R$ 70.000,00

    Com base nesses dados, a alternativa que indica o valor do resultado bruto é:

    Alternativas
    Comentários
    • ATENÇÃO: Não há ALTERNATIVA CORRETA para essa questão.

      A banca considerou, erroneamente, o valor do CMV como sendo o Custo de Aquisição. No pensamento da banca:

      Vendas 300% do CMV (EI + CL - EF)

      Vendas 300% [(70.000 + (280.000 - 33.600) - 56.000)

      Vendas 300% de 260.400 = 781.200

      (-) Impostos sobre vendas 12% = (93.744)

      = VENDAS LÍQUIDAS = 687.456

      (-) CMV = 260.400

      RESULTADO BRUTO = 427.056 GABARITO C (PORÉM ERRADA)

      conforme o CPC 16 (R1)

      CUSTOS DE AQUISIÇÃO

      11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na

      determinação do custo de aquisição.

      PORTANTO, NÃO SE CONFUNDE CUSTO DE AQUISIÇÃO DAS MERCADORIAS COM CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS.

      QUESTÃO SEM RESPOSTA





    • Resolvi a questão assim:

      Pra achar o Resultado Bruto temos que saber qual é a receita, deduções e CMV com base nos dados apresentados.

      Saldo inicial de mercadorias (70000) + compras (280000) = 350000;

      Desses 350000 retira o valor do saldo final (56000) = 350000 - 56000 = 294000.

      Sabemos que nas compras tivemos incidência da alíquota de 12% de ICMS (33600) então também temos que retirar esse valor (imposto recuperável) ficando:

      294000 - 33600 = 260400 esse sendo o custo de aquisição das mercadorias vendidas.

      Mas a questão fala que as vendas foram 300% desse custo, então:

      260400 x 3 = 781200 esse valor sendo a receita.

      Mas sobre as vendas tivemos incidência de ICMS na alíquota de 12%, então temos que deduzir esse valor:

      781200 - 93744 = 687456 e para chegar ao resultado bruto temos que subtrair o custo de aquisição da mercadoria:


      687456 - 260400 = 427056


      GABARITO: LETRA C

    • Observe os seguintes dados levantados da escrituração contábil de determinada empresa:

      - Vendas equivalentes a 300% do custo de aquisição das mer- cadorias 
      - Foram feitas compras sujeitas a ICMS de 12%, no mon- tante de R$ 280.000,00 
      - Saldo final do período foi de R$ 56.000,00, já excluído o ICMS 
      - Impostos incidentes sobre as vendas foram equivalentes a 12%
      - Saldo inicial da conta Mercadorias para Revenda: R$ 70.000,00.

      Agora observe novamente, mas agrupado:

      - Foram feitas compras sujeitas a ICMS de 12%, no montante de R$ 280.000,00  (280.000 * 0,88 = 246.400)
      - Saldo final do período foi de R$ 56.000,00, já excluído o ICMS 
      - Saldo inicial da conta Mercadorias para Revenda: R$ 70.000,00
      Logo, 246.400 - (56.000 + 70.000) = 246.400 + 14.000 = 260.400

      - Vendas equivalentes a 300% do custo de aquisição das mercadorias  (3 * 260.400 = 781.200)
      - Impostos incidentes sobre as vendas foram equivalentes a 12% ( 781.200 * 0,88 = 687.456)

      Assim, 687.456 - 260.400 = 427.056
      Resposta C, sem desconsiderar o precioso comentário do Professor Martins.


    ID
    1068598
    Banca
    COSEAC
    Órgão
    ANCINE
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A Comercial Pirapora S/A realizou as seguintes operações commercadorias no curso do últimomês:

    Compra de 1.000 unidades de mercadorias, a prazo, por R$ 20 cada.

    Venda de 1.500 unidades demercadorias porR$ 40 cada, nas seguintes condições: 20% à vista e o restante a prazo. Por se tratar de um cliente habitual, a empresa concedeu um desconto no ato da venda, na ordem de 10%. Sabendo-se que no início do mês, a empresa mantinha em estoque 1.000 unidades de mercadorias ao custo total de R$ 13.600, que a alíquota do ICMS incidente sobre as operações de compra e de venda é de 18% (desconsidere a incidência de outros impostos e contribuições) e que a empresa adota o critério do custo médio ponderado móvel para valorar seu estoque, pode-se concluir que:

    Alternativas
    Comentários
    • Na compra há incidência de ICMS (a recuperar). Deve-se descontar esse valor.

      20,00 x 1000 = 20.000,00

      20.000,00 - 18% = 16.400,00

      O ICMS não é considerado no estoque inicial. O valor unitário é dado por:

      (13.600,00 + 16.400,00)/2000 = 15,00

      Como foram vendidas 1500 unidades, o CMV é dado por:

      CMV = 1500 x 15,00

      CMV = 22.500,00

      Calculando o lucro bruto:

       60.000,00 : RECEITA BRUTA (1500 x 40)

      - 6.000,00 : DESCONTO INCONDICIONAL

      - 9.720,00 : ICMS (18%)

       44.280,00 : RECEITA LÍQUIDA

      -22.500,00 : CMV

       21.780,00 : LUCRO BRUTO 

      Gabarito: Letra B


    ID
    1068637
    Banca
    COSEAC
    Órgão
    ANCINE
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    O longa metragem “Metropolitano”, no ano de sua estréia, obteve uma receita de R$ 8.100.000, tendo incorrido em custos totais de R$ 6.000.000 para sua produção. No ano seguinte, a receita atingiu o valor de R$ 4.500.000 e o lucro foi de R$ 300.000. Usando, única e exclusivamente essas informações, pode-se concluir que, quando a receita alcançar o montante de R$ 3.000.000, o longa metragem gerará um resultado operacional de:

    Alternativas
    Comentários
    • Boa tarde, alguém pode me ajudar com essa questão.

       


    ID
    1069558
    Banca
    FGV
    Órgão
    TCE-BA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Quanto às demonstrações contábeis de uma empresa de economia mista, analise as afirmativas a seguir.

    I. O lucro liquido do exercício de operações de vendas à vista e em curto prazo estará integralmente evidenciado na demonstração do resultado do exercício, bem como na demonstração do fluxo de caixa do mesmo período, enquanto a parte à vista estará no subgrupo disponibilidades e a parte em curto prazo no subgrupo de direitos de curto prazo, ambos do ativo circulante do balanço patrimonial.

    II. O lucro líquido do exercício, apurado na demonstração do resultado do exercício do ano findo de 2012, deve ser destinado à formação de reservas de lucros e à declaração dos dividendos a pagar na demonstração das mutações do patrimônio líquido para, em seguida, ser evidenciado parte no passivo circulante e parte no patrimônio líquido do balanço patrimonial.

    III. A nota explicativa é um tipo de informação complementar em caráter facultativo que evidencia os aspectos qualitativos dos fenômenos patrimoniais com destaque para a destinação do lucro que é evidenciada tanto na demonstração do resultado do exercício quanto na demonstração das mutações do patrimônio líquido.

    Assinale:

    Alternativas
    Comentários
    • Por que a alternativa "I" está incorreta ?

      I.  O lucro liquido do exercício de operações de vendas à vista e  em  curto  prazo  estará  integralmente  evidenciado  na  demonstração  do  resultado  do  exercício,  bem  como  na  demonstração  do  fluxo  de  caixa  do  mesmo  período,  enquanto a parte à vista estará no subgrupo disponibilidades  e  a  parte  em  curto  prazo  no  subgrupo  de  direitos  de  curto  prazo, ambos do ativo circulante do balanço patrimonial.F ???


      II.  O  lucro  líquido  do  exercício,  apurado  na  demonstração  do  resultado  do  exercício  do  ano  findo  de  2012,  deve  ser  destinado  à  formação  de  reservas  de  lucros  e  à  declaração  dos  dividendos  a  pagar  na  demonstração  das mutações  do  patrimônio  líquido  para,  em  seguida,  ser  evidenciado  parte  no  passivo  circulante  e  parte  no  patrimônio  líquido  do  balanço patrimonial. V

      III.  A nota explicativa é um tipo de informação complementar em  caráter facultativo que evidencia os aspectos qualitativos dos  fenômenos patrimoniais com destaque para a destinação do  lucro que é evidenciada tanto na demonstração do resultado  do  exercício  quanto  na  demonstração  das  mutações  do  patrimônio líquido. F  - toda e qualquer informação , seja qualitativa ou quantitativa, que seja relevante para as demonstrações contábeis; devem ser expostas de complementar através das notas explicativas.

    • O item I esta errado, pois o lucro liquido do exercício estará  integralmente  evidenciado  na  demonstração dos lucros ou prejuizos acumulados e não na demonstração do resultado do  exercício como indica o item

    • O item I está errado pois afirma que "O lucro liquido do exercício de operações de vendas à vista e  em  curto  prazo  estará  integralmente  evidenciado  na  demonstração  do  resultado  do  exercício,  bem  como  na  demonstração  do  fluxo  de  caixa  do  mesmo  período". Ou seja, se as receitas foram parte à vista e parte a prazo, ela não estão integralmente demonstradas na DFC, só a parte à vista.

    • Ainda sobre o Item I não entendi o comentário feito já que a questão trata, primordialmente, sobre o lucro líquido que é uma conta de resultado e não das receitas (seja elas à vista ou à prazo) e essa conta de resultado esta demonstrada nas Demonstrações e Lucros ou Prejuízos Acumulados conforme Art. 186 Inciso II da lei 6.404/76. As receitas tratadas na segunda parte da questão são contas patrimoniais logo representadas no Balanço e não das demonstrações. Acredito que esse seja o erro da questão e não no fato de serem a vista ou a prazo.

    • o item I esta errado quando diz que as vendas a prazo estarão evidenciadas na demonstração do fluxo de caixa. esta demonstração refere-se a variação da conta caixa e disponibilidades. com o dinheiro ainda não entrou no caixa, não há razão de constarem da DFC. Por outro lado, realmente as vendas a vista estarão evidenciadas na DRE, uma vez que configuram receitas. Fonte Estratégia Concursos. Resolução de questões de contabilidade Fiscal de Tributos Niterói. Professores: Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

    • Consta na DFC o fluxo que movimenta o caixa. So entra operacao em dinheiro, ou seja,  A Vista.

    • I. Incorreta. Não há dúvida que todas as vendas, sejam elas à vista ou a prazo, serão evidenciadas na Demonstração do Resultado do Exercício. Já na Demonstração dos Fluxos de Caixa, serão consideradas os recebimentos de vendas realizadas no período bem como recebimentos de clientes, mesmo que tais vendas tenham sido realizadas em período anterior. Na DFC a análise se dá pelo Regime de Caixa.

       

      II. Correta. O lucro do exercício é destinado à conta Lucros Acumulados e a partir disso é que são realizadas suas destinações, como às Reservas de Lucros, distribuição de Dividendos e aumentos de capital. Quem evidencia as alterações da conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados” é a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA). Apesar disso, a FGV considerou a afirmativa correta, pois com o alinhamento das normas contábeis brasileiras com as normas contábeis internacionais a DMPL passou a fazer parte das Demonstrações Contábeis das empresas, substituindo de forma definitiva a DLPA.


      III. Incorreta. As demonstrações contábeis também englobam notas explicativas, devendo ser apresentadas tanto quanto seja praticável. Ou seja, não são facultativas. As notas explicativas e outras demonstrações representam material explicativo e são parte integrante das demonstrações contábeis, ou seja, são informações adicionais relevantes às necessidades dos usuários sobre itens constantes do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.

       

      Fonte: prof. Igor Cintra


    ID
    1069666
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRF - 3ª REGIÃO
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Uma empresa adquiriu um estoque de mercadorias para revenda no valor de R$ 520.000,00. A compra foi realizada no dia 30/11/2011, o prazo para pagamento, concedido pelo fornecedor, foi de 400 dias e sabe-se que o preço das mercadorias seria R$ 425.000,00 se a compra tivesse sido efetuada com pagamento à vista. A empresa ficou responsável pela retirada das mercadorias na fábrica da empresa vendedora e efetuou o pagamento do frete no valor de R$ 2.000,00. As mercadorias foram vendidas, em dezembro de 2011, por R$ 600.000,00 para recebimento em 390 dias, e se a venda fosse à vista o preço praticado seria R$ 510.000,00. O valor do Resultado Bruto da venda das mercadorias apurado pela empresa foi, em reais, igual a:

    Alternativas
    Comentários
    • Para a contabilização temos que usar todos os valores presentes, assim:


      Estoques = 425.000+ 2.000 (frete entra como custo das mercadorias) = 427.000


      NA DRE:

      Vendas ........................510.000

      (-)CMV.........................(427.000)

      = Resultado Bruto..........83.000 (A)

    •    Mas a questão diz que as mercadorias foram adquiridas pelo valor de 520.000

    • Poderia explicar melhor Júlia? Ou alguém poderia ajudar na explicação?

    • Estoque tem que ser reconhecido pelo valor presente, dessa forma, obedecendo ao princípio da competência, os juros serão reconhecidos em momento posterior como uma despesa. No estoque será registrado o valor com se à vista fosse, no caso da  questão R$ 425.000,00

    • O valor a vista é o valor do ativo, o resto é juros a transcorrer, então:

      Na compra:

      D - Estoque ............................................................ R$ 425.000,00

      D - Juros a transcorrer (retificadora de passivo) .... R$  95.000,00

      C - Fornecedores ....................................................R$ 520.000,00


      No pagamento do Frete:

      D- Estoques

      C - Caixa/bancos..... R$ 2.000,00


      Na venda:

      D - Clientes..............................................................R$ 600.000,00

      C - Juros a transcorrer (retificadora de ativo) .........R$  90.000,00

      C - Receita de Venda..............................................R$ 510.000,00


      Na baixa do estoque:

      D - CMV

      C - Estoque ..... R$ 427.000,00 (mercadorias mais frete)


      Na apuração do resultado:


      D - Receita de vendas .......... R$ 510.000,00

      C - CMV..................................R$ 427.000,00

      C - Resultado com mercadorias ......... R$ 83.000,00




    • Receita Bruta de Vendas 510.000,00

      (-) CMV 427.000,00 (425.000 + 2.000 do frete)

      (=) Resultado Bruto 83.000,00

      Dica: Pegue os valores à vista. Não esqueça de somar os fretes e seguros, pois compõem o CMV!

      Observação: Os estoques têm que ser contabilizados pelo valor presente, segregando os encargos

      financeiros a transcorrer que no decorrer do prazo serão apropriados como despesas financeiras.

      Gabarito: A


    ID
    1071784
    Banca
    ESAF
    Órgão
    MTur
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Na empresa Tal Qual Lemos S.A., o lucro do exercício, quando ocorre, é distribuído da seguinte forma: 30% para dividendos obrigatórios, 10% para Participações Estatutárias de Administradores, 10% para Reservas Estatutárias, 5% para Reserva Legal.

    No presente exercício o lucro líquido do exercício antes do imposto de renda foi no montante de R$ 90.000,00, dele devendo-se deduzir um imposto de renda de R$ 36.000,00. Sendo contabilizada a distribuição acima proposta, certamente, vamos encontrar um dividendo obrigatório no valor de

    Alternativas
    Comentários
    • 90.000-  (LL ANTES DO IR)

      36.000   (IR)
      ---------------------------------------------
      54.000 -
      5400  (10% DA PARTICIPACAO ESTATUTARIA)
      ----------------------------------------------------
      48600 -
      2430 (5% RESERVA LEGAL)
      --------------------------------------------------
      46170

      30% DE 46170 É O VALOR DOS DIVIDENDOS = 13.851,00
      LETRA D


    • Senhores,  não tem uma regra de que,  quando a distribuição dos dividendos está definida, não precisa abater a reserva legal? 

    • Candre,

      Até onde eu sei é esta a lógica sim..

      > se o % de dividendos é definido, aplica-se sobre o lucro líquido (após descontar participações estat. e prejuízos acum.)

      > se o % não está definido, utiliza-se a regra do art. 202, I, da Lei 6.404/76.
    • Karen, concordo contigo.

      O estatuto define em 30%. Ao meu ver a alternativa E está correta, pois com o estatuto definindo a porcentagem temos então:

      Lucro Antes IR 90.000

      (-) IR_______(36.000)

      (=) Lucro ou Prejuízo Após IR______  54.000

      (-) Participação dos Adm. 10%______  (5.400)

      (=)   ___________48600

      48.600 x 30% = 14.580


      Mas, só se a ERRAF considerou como dividendo mínimo, dai sim subtrai-se a RL de 5%

      46170 * 0,3 = 13.851


    • pelo que sei, se o lucro está definido no estatuto, não é necessário fazer os ajustes da lei  6.404/76. pra mim a resposta correta é a E. 

    • Jessika...

       

      Lucro  antes do IR e CSLL                            :    90.000,00

       ( - )  I.R  e CSLL  30%                                   :  (36.00,00 )                                    

       ( - )Participação de Empreg.   ( 10 % )          :   ( 5400,00 )

      LUCRO LÍQUIDO :                           R$ 48.600,00                                                       

      (-) Reserva Legal ( 5%)                           :   2.430,00

      BASE PARA OS DIVIDENDOS :                46.170,00

      (-) Dividendos (30%)                              :     13.851,00

      Gabarito : Letra D

      OBSERVAÇÃO :

      Eu calculei a participação dos empregados após a dedução do IR,  consoante art. 189 ( Lei 6.404/76 ). 

              Art. 189. Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda.

         Art. 190. As participações estatutárias de empregados, administradores e partes beneficiárias serão determinadas, sucessivamente e nessa ordem, com base nos lucros que remanescerem depois de deduzida a participação anteriormente calculada.

              Art. 191. Lucro líquido do exercício é o resultado do exercício que remanescer depois de deduzidas as participações de que trata o artigo 190.

             Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.

      O que ocorre é uma tentativa de pegandinha,utilizando o trecho  dividendos obrigatórios do art 202 da lei 6404/76 com a obrigação do estatudo da empresa em questão, a empresa tem uma obrigação devido a seu estatuto, distribuir 30% de dividendos, afastando a aplicação do art 202 que é de  50%. Não era este o caso, pois foi estipulado o valor  de 30%.

      Espero ter ajudado, bom estudo.

    • Alguém sabe se este gabarito foi revisto? Porque não deveria ser retirado a reserva legal da base de cálculo dos dividendos já que o estatuto NÃO é o omisso sobre dividendos. A resposta correta deveria ser "E".

      http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/mtur/gabaritos-apos-rec.pdf

       

    • ATENÇÃO!! que essa questão não demonstra o atual entendimento da ESAF (o qual mudou com a prova da AFRFB de 2014).

      Para ESAF o entendimento atual é qua aplica-se direto o percentual sobre o LLE quando houver previsão (ver a última prova de AFRFB de 2014 resolvida pelo Gabriel Rabelo no site do Estratégia Concursos)

      Fica um esqueminha:

      Estatuto traz a porcentagem dos dividendos -> Aplica-se diretamente sobre o LLE (aqui não ajusta)

      Estatuto é omisso-> 50% do LLE Ajustado como dividendos
      Estatuto deixou de ser omisso -> não inferior a 25% do LLE Ajustado como dividendos

    • É isso mesmo Sever Billy. Também anotei isso.

       

      O problema é que essa questão é recente também.

       

      Duro viu... Aí o concurseiro fica no vácuo!!!

       

    • Questão polêmica, mas que a ESAF acabou fixando entendimento na prova de AFRFB 2014. Esta do MTur foi antes da receita, por isso da confusão. Devemos levar o atual, que fazendo hoje, daria como resposta LETRA E. Aplicando-se diretamente sobre o lucro líquido.

    • Pessoal, o estatuto, segundo o artigo 202 da Lei 6.404/76, é livre
      para fixar a base de cálculo que bem entender para os dividendos.
      A ESAF, contudo, adotava posicionamento diferente. Para a banca,
      mesmo que não seja omisso, devemos utilizar a base de cálculo
      ajustada. Todavia, a partir da prova de AFRFB 2014 esse
      entendimento mudou. Agora, se a questão fala: 40% de lucro
      líquido, utilizamos esse valor diretamente sobre o lucro líquido. Só
      fazemos ajustes se o estatuto for omisso ou se fixar depois o
      percentual.
      Gabarito  D.

      créditos: Gabriel Rabelo


    ID
    1111015
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Polícia Federal
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Julgue os seguintes itens, tendo como parâmetro os princípios contábeis do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

    O lucro bruto evidenciado na demonstração do resultado do exercício, representado pela diferença entre a receita líquida de vendas e o custo das mercadorias vendidas, é um exemplo da aplicação da simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas, a qual se constitui como um pressuposto do princípio da competência.

    Alternativas
    Comentários
    • JUSTIFICATIVA – De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade - CFC n.º 1.282, de 28/5/2010:

      Artigo 9.º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos

      períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

      Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas

      correlatas.


    • Boa resposta...clara e objetiva!
    • nice!

    • Apenas reforçando o enunciado:

      CPC 26 (R5) – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

      Receita Bruta (ou Vendas Brutas)

      ( - ) Deduções de Vendas:

      ( - ) Impostos sobre Vendas

      ( - ) Devolução de Vendas

      ( - ) Abatimentos Sobre Vendas

      ( - ) Descontos Incodicionais Concedidos

      ( - ) Ajuste a Valor Presente de Vendas

      = RECEITA LÍQUIDA (ou Vendas Líquidas)

      ( - ) Custo das Mercadorias Vendidas 

      = LUCRO BRUTO

       

      O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que referem, independetemente do recebimento ou pagamento.

      O princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

       

       

      Gabarito: Correto

       

       

    • CPC 26 (R5) – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

      Receita Bruta (ou Vendas Brutas)

      ( - ) Deduções de Vendas:

      ( - ) Impostos sobre Vendas

      ( - ) Devolução de Vendas

      ( - ) Abatimentos Sobre Vendas

      ( - ) Descontos Incodicionais Concedidos

      ( - ) Ajuste a Valor Presente de Vendas

      RECEITA LÍQUIDA (ou Vendas Líquidas)

      ( - ) Custo das Mercadorias Vendidas 

    • O lucro bruto é evidenciado na DRE por meio da diferença entre a receita líquida de vendas e o CMV. Além disso, o regime de competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

      GABARITO: CORRETO.

      Gilmar Possati.

    • Questão ótima para deixar em branco no dia da prova

    • GABARITO CERTO

      Receita Líquida - CMV = Lucro BRUTO

      Para aqueles que constantemente confundem o método das partidas dobradas com o princípio da competência, lembrem:

      Partidas dobradas -> Confrontação entre crédito e débito

      Competência -> Confrontação entre receitas e despesas

    • O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

      Lucro Bruto = Receita líquida com vendas - CMV

    • De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade - CFC nº 1.282, de 28/5/2010: o Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas

      Comentário professor Gilson Nogueira

    • Gab (c)

      Partidas dobradas = Confrontação entre crédito e débito Competência = Confrontação entre receitas e despesas.

    • Resolução da questão em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=o15MtH-IcAw&t=3s

    • Questão certa! De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade - CFC nº 1.282, de 28/5/2010: o Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    • tipo, isso não cai na prova de agente, fds
    • Minha contribuição.

      O lucro bruto de fato é evidenciado na DRE por meio da diferença entre a receita líquida de vendas e o CMV. Além disso, o regime de competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

      Gabarito: Certo

      Fonte: Estratégia

      Abraço!!!

    • Questão linda!! E pensar que eu errei ela em dezembro... A persistência com certeza fornece o êxito!!

    • CERTO

      (aconselho desenhar a estrutura até onde a questão pede)

      RECEITA BRUTA

      (-) abatimentos

      (-) descontos incondicionais (comerciais)

      (-) devolução de vendas (vendas canceladas)

      (-) tributos (icms, pis, cofins)

      = RECEITA LÍQUIDA

      (-) cmv

      = LUCRO BRUTO

      Competência = Receitas x Despesas

    • Estrutura da DRE

      Receita Bruta (ou Vendas Brutas)

      (-) Devoluções de vendas (ou vendas canceladas)

      (-) Descontos Incondicionais Concedidos (Descontos no momento da compra)

      (-) Abatimentos Concedidos

      (-) Tributos de Vendas (ICMS, IPI, PIS, COFINS)

      (=) Receita Líquida de Vendas

      (-)CMV

      (=) Lucro Operacional Bruto

      O lucro bruto evidenciado na demonstração do resultado do exercício, representado pela diferença entre a receita líquida de vendas e o CMV - custo das mercadorias vendidas.

      O princípio da competência determina que as transações devem ser reconhecidas no período que aconteceu, independentemente se recebeu ou não. O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas.


    ID
    1113925
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SUFRAMA
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Com relação ao reconhecimento, à mensuração e à apresentação das contas patrimoniais e de resultado, julgue os itens que se seguem.

    Na DRE de uma empresa comercial, para a apuração do lucro bruto operacional, as deduções das vendas e o custo das mercadorias vendidas são subtraídos diretamente da receita bruta de vendas.

    Alternativas
    Comentários
    • ITEM ERRADO

      para a apuração do lucro bruto:

      RECEITA BRUTA

      - DEDUÇÕES

      = RECEITA LÍQUIDA

      - CMV

      = LUCRO BRUTO


      para a apuração do lucro bruto o CMV é subtraído diretamente da receita líquida

    • ERRADO, É DA RECEITA LÍQUIDA:

       

      §  VENDAS BRUTAS OU RECEITAS BRUTAS

       

      ·         (-) Deduções da receita bruta

       

      o    Devoluções e cancelamento de vendas

       

      o    Abatimentos sobre vendas

       

      o    Descontos incondicionais concedidos/descontos comerciais

       

      o    Impostos e contribuições sobre vendas e serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS) (TRIBUTOS SOBRE VENDAS)

       

      o    Ajuste a valor presente sobre clientes (JUROS).

       

      §  VENDAS LÍQUIDAS OU RECEITAS LÍQUIDAS

       

      ·         (-) Custo da mercadoria vendida (CMV = Est. inicial + Compras líq. – Est. final)

       

      §  LUCRO BRUTO

    • ERRADO.

      As deduções de venda são subtraídas da receita bruta, mas o custo da mercadoria vendida é subtraída da receita líquida.

       

      FATURAMENTO BRUTO

      (-) IPI

      = RECEITA BRUTA

      (-) IMPOSTOS

      (-) DEDUÇÕES DE VENDAS

      = RECEITA LÍQUIDA

      (-) CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA

      = LUCRO BRUTO

    • A DRE apresenta a seguinte estrutura até o Lucro Bruto.

                  Receita Bruta        

      ( – )    Deduções

                   - Descontos Incondicionais

                   - Abatimentos

                   - Devoluções 

                   - Impostos sobe Vendas

                   - Ajuste a Valor Presente

      ( = )    Receita Líquida

      ( – )    CMV

      ( = )    Lucro Bruto

      Perceba, portanto, que o CMV é subtraído da Receita Líquida para chegar ao Lucro Bruto, o que torna a afirmativa incorreta.

    • A dedução do CMV parte das receitas líquidas e não das receitas brutas.

      GABARITO: ERRADO.

    • A dedução do CMV parte das receitas líquidas e não das receitas brutas.

      (=)ROB ( RECEITA OPERACIONAL BRUTA)

      (-)devoluções e vendas canceladas

      (-)abatimentos concedidos e descontos incondicionais

      (-) impostos e contribuições sobre vendas e serviços

      (=)ROL ( RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA)

      (-)CMV (custo de mercadoria vendida) = estoque inicial + compras líquidas - estoque final

      (=)LOB ( RESULTADO /LUCRO OPERACIONAL BRUTO)

      (-) despesas operacionais

      (+) receitas operacionais

      (=)LOL ( RESULTADO OPERACIONAL LÍQUIDO)

      (+) outras receitas

      (-) outras despesas

      (=)RAIR ( RESULTADO ANTES DO IR e CSLL )

      (+) contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL)

      (-) imposto de renda (IR)

    • Pessoal, se eu partir das receitas brutas e diminuir o as deduções da venda eu teria a Receita líquida, de onde eu diminuiria o CMV para obter o Lucro Bruto, certo? Entendi que é um passo a passo, mas a questão seguinte me deixou na dúvida.

      (CESPE/Técnico em Contabilidade/FUB/2014) Com base nas disposições da Lei n.º

      6.404/1976 e suas alterações, julgue o próximo item, relativo à DRE.

      O lucro bruto é o resultado da receita bruta das vendas deduzidas as devoluções, os

      cancelamentos, os abatimentos, os impostos sobre vendas e o custo das mercadorias vendidas.

      GAB: CERTO

      Alguém consegue me explicar a diferença nas questões?

    • O CMV é retirado da Receita Líquida

    • As deduções das vendas são subtraídas da receita bruta, apurando-se a receita líquida; e o custo das mercadorias vendidas é subtraído da receita líquida.

      Receita Bruta

      (-) Deduções de vendas (descontos incondicionais, impostos, devoluções, abatimentos)

      = Receita Líquida

      (-) Custo das Mercadorias Vendidas

      (-) Lucro Bruto

      Se for pensar friamente, acaba sendo tudo subtraído da receita bruta, mas a questão amarrou qualquer possibilidade de recurso ao dizer DIRETAMENTE. 

    • Errei pq raciocinei que matematicamente essa ordem não influênciaria. Infelizmente a contabilidade é ciência social, não exata.

    • A Lei 6.404 art.187 determina que a demonstração do resultado do exercício deva descriminar:

      • Receita Bruta de Vendas
      • (-) Deduções e Abatimentos
      • (=) Receita Líquida de Vendas
      • (-) CPV/CMV/CSP
      • (=) Resultado Bruto
      • (-) Despesas com Vendas
      • (-) Despesas Administrativas
      • (-) Outras Despesas
      • (+) Outras Receitas
      • (-) Despesas Financeiras
      • (+) Receitas Financeiras
      • (=) Resultado Antes do IR/CSLL
      • (-) IR/CSLL
      • (=) Resultado Líquido do Exercício

      Na DRE de uma empresa comercial, para a apuração do lucro bruto operacional, as deduções das vendas e o custo das mercadorias vendidas são subtraídos diretamente da receita bruta de vendas.

      Gab: ERRADO

    • RECEITA BRUTA DE VENDAS

      (-) DEDUÇÕES

      = RECEITA LÍQUIDA

      (-) CMV

      = LUCRO OPERACIONAL BRUTO

      Logo, o CMV é diminuído da Receita Líquida.

      R: ERRADO

    • AGORA VAI UMA DICA!!!

      Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

       Link do site:  https://go.hotmart.com/P46776226D

      FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

    • CESPE (TCE- RJ-2021)

      Na demonstração do resultado do exercício de uma empresa comercial, o lucro bruto representa a diferença entre a receita bruta das vendas e o somatório dos seguintes eventos: deduções das vendas, abatimentos e impostos.

      RESPOSTA:

      O Lucro Bruto é a diferença entre a Receita Líquida de vendas e o custo das mercadorias vendidas e não a receita bruta.

      GABARITO: ERRADO.

    • Minha contribuição.

      A dedução do CMV parte das receitas líquidas e não das receitas brutas, conforme informa o item. Pessoal, vocês observarão que muitas questões são resolvidas com o simples conhecimento da estrutura da DRE, a exemplo desse item.

      Gabarito: Errado

      Fonte: Estratégia

      Abraço!!!

    • A dedução do CMV parte das receitas líquidas e não das receitas brutas.

      Estrutura do DRE:

      =RBV

      -Deduções

      =RLV

      -CMV

      =LOB

    • CMV: SUBTRAÍDO DA RECEITA LÍQUIDA

    • Gab. E

      REESCRITA CORRETA - Na DRE de uma empresa comercial, para a apuração do lucro bruto operacional, as deduções das vendas e o custo das mercadorias vendidas são subtraídos, respectivamente, da receita bruta de vendas e da receita líquida

    • Decoreeeeee!

      RB (Impostos, abatimentos, devoluções, descontos I/C)

      RL (CMV)

      LB (Receitas/despesas)

      LL

      Um passo de cada vez. Depois disso, você decora ladir/lair, o DEAPF e assim vai

    • ERRADO

      AS DEDUÇÕES SIM, O CMV É SUBTRAIDO DA RECEITA LIQUIDA!

    • Demonstração do Resultado do Exercício (Lei n. 6.404/76)

      • Faturamento Bruto
      • (-) IPI faturado (antes da receita bruta por ser um imposto "por fora")
      • (=) Receita Operacional Bruta
      • (-) devoluções e vendas canceladas
      • (-) abatimentos concedidos e descontos incondicionais
      • (-) impostos e contribuições sobre as vendas e serviços (ICMS, ISS, Cofins, PIS/Pasep)
      • (=) Receita Operacional Líquida
      • (-) Custo da Mercadoria Vendida e dos Serviços Prestados (estoque inicial + compras líquidas - estoque final)
      • (=) Resultado Operacional Bruto
      • (-) Despesas Operacionais
      •       - Despesas com vendas
      •       - Despesas gerais e administrativas
      •       - Despesas financeiras
      •       - Resultado negativo de equivalência patrimonial
      •       - Variações monetárias passivas
      • (+) Receitas Operacionais
      •       + Receitas financeiras
      •       + Resultado positivo de equivalência patrimonial
      •       + Variações monetárias ativas
      •       + Receitas de aluguel
      •       + Dividendos recebidos (investimentos avaliados pelo custo)
      • (=) Resultado Operacional Líquido
      • (+) Outras Receitas
      • (-) Outras Despesas
      • (=) Resultado antes do IR e CSLL
      • (-) Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
      • (-) Imposto de Renda (IR)
      • (=) Resultado do Exercício antes das Participações
      • (-) Participações
      •       Debêntures
      •       Empregados
      •       Administradores
      •       Partes Beneficiárias
      •       Contribuição p/ Fundos Assistência e Previdência Social dos empregados
      • (=) Lucro Líquido do Exercício
      • (÷) número de ações do capital social
      • (=) Lucro Líquido por Ação do Capital
    • Desculpem o desabafo, mas eu não vejo a hora de me livrar dessa matéria!

    • GABARITO - ERRADO!

      Pessoal, de acordo Demonstração do Resultado do Exercício:

      1. Faturamento Bruto = (-) IPI Faturado
      2. (=) Receita Operacional Bruta = (-) devoluções e vendas canceladas (-) abatimentos concedidos e descontos incondicionais (-) impostos e contribuições sobre as vendas e serviços (ICMS, ISS, Cofins, PIS/Pasep).
      3. (=) Receita Operacional Líquida = (-) Custo da Mercadoria Vendida e dos Serviços Prestados
      4. (=) Resultado operacional Bruto

      Então, podemos concluir que o resultado operacional bruto que é a dedução do Custo da Mercadoria Vendida (CMV).

      OBS: CMV = ESTOQUE INICIAL + COMPRAS LÍQUIDAS - ESTOQUE FINAL


    ID
    1124899
    Banca
    CS-UFG
    Órgão
    UEAP
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Deduzindo-se da Receita Bruta de Vendas os impostos incidentes sobre as vendas, os abatimentos concedidos incondicionalmente e as vendas canceladas, obtém-se:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito Letra C

      Lei 6.404
       

      Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

              I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

              II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto

      bons estudos

    • GABARITO C

      Receita Bruta

      (-) devoluções de venda

      (-) descontos incondicionais concedidos

      (-) abatimentos concedidos

      (-) tributos (ICMS, ISS, PIS, COFINS)

      = Receita Líquida de Vendas

      (-) CMV

      = Lucro Bruto

      (-) despesas com vendas

      (-) despesas administrativas

      (-) despesas gerais

      (-) despesas financeiras

      (+) outras receitas

      (-) outras despesas

      = Resultado Antes do IRPJ

      (-) IRPJ a pagar

      (-) CSLL a pagar

      = Resultado antes das participações

      (-) participações dos debenturistas

      (-) participações dos empregados

      (-) participações dos administradores

      (-) participações das partes beneficiárias

      (-) participações de fundos de assistência

      =RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO


    ID
    1124905
    Banca
    CS-UFG
    Órgão
    UEAP
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    O resultado do exercício corresponde.

    Alternativas
    Comentários
    • (A)

      A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.

      ----------------------------------------------------------------------------------------------------

      CESPE / DRE

      Outras que ajudam:

      - Os abatimentos sobre as vendas são eventos diferentes dos descontos incondicionais, embora constem das deduções da receita bruta.(C)

      - Ao final do período de referência de determinado aluguel, a despesa correspondente deve ser registrada ainda que o aluguel não tenha sido efetivamente pago.(C)

      - Se determinada empresa apurar lucro líquido no final de determinado exercício, a conta de resultado do exercício apresentará saldo Credor(C)

      - O imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro (IOF) influencia o cálculo da taxa de juros efetiva cobrada de seus clientes pelo banco.(C)

      - As vendas anuladas e os descontos incondicionais concedidos devem ser abatidos da receita operacional bruta de vendas para cálculo da receita operacional líquida, nos termos da legislação societária vigente.(C)

      - A demonstração do resultado do exercício deve ser elaborada em observância ao princípio da competência.(C)

      - Na demonstração de resultado do exercício (DRE), as despesas devem ser subclassificadas. A escolha da classificação dos gastos pela função da despesa ou pelos gastos por natureza está baseada na capacidade de o método proporcionar informação mais confiável e mais relevante à entidade, cumpridas as determinações legais.(C)

      - Na demonstração de resultado, apesar de a legislação societária induzir a apresentação da despesa por função, ela também poderá ser apresentada de acordo com a sua natureza.(C)

      - O modelo de demonstração do resultado do exercício previsto na Lei n.º 6.404/1976 inicia-se pela receita bruta, apurando-se a receita líquida a partir das deduções de impostos sobre vendas, devoluções e outras deduções sobre a receita bruta.(C)

      - O imposto de importação e os impostos não recuperáveis junto ao fisco, diretamente atribuíveis à aquisição de mercadorias destinadas à revenda, devem compor o custo de aquisição desses estoques.(C)

      - O valor das receitas de vendas a prazo que ainda não tenha sido recebido quando da elaboração da demonstração do resultado do exercício será evidenciado juntamente com o valor das demais receitas, em decorrência do princípio da competência.(C)

    • GABARITO A

      A DRE tem por objetivo demonstrar o lucro ou prejuízo que a entidade teve no período, composta por contas transitórias que ao final do período serão encerradas, sendo o lucro ou prejuízo transferido para o Patrimônio líquido.


    ID
    1127044
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 18ª Região (GO)
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Em 31/03/13, uma empresa aplicou suas disponibilidades em ativos financeiros, adquirindo 5 títulos no valor de R$ 1.000,00 cada e os classificou da seguinte maneira: 3 títulos como ativos financeiros “mantidos até o vencimento” e 2 títulos como ativos financeiros “mantidos para negociação imediata”. Estes títulos remuneravam à taxa de 1% ao mês e o valor justo de cada título, um mês após a sua aquisição, era R$ 1.008,00. Com base nestas informações, a empresa reconheceu um aumento no resultado do mês de abril de 2013 de

    Alternativas
    Comentários
    • Para resolver essa questão era preciso saber que apenas o ativo financeiro "mantido para negociação imediata" é que sofre ajuste pelo valor justo.
      Os 5 títulos juntos renderam R$50 ( 5.000 x 1%), porém 2 desses títulos eram "mantidos para negociação imediata" e tinham que ser ajustados ao valor justo, ou seja, 1 mês após a aquisição cada um era R$1.010, mas o seu valor justo era R$1.008, faz-se o ajuste de R$2 (como eram 2 títulos o ajuste será de R$4)

      Valor que vai para o resultado: 50 - 4 = 46

      Importante!
      O mais importante dessa questão é saber que os títulos "mantidos até o vencimento" não sofrem ajustes ao valor justo e que os títulos "mantidos para negociação imediata" sofrem.

    • Outra alternativa é: 1000 x 1% = 10 (logo, 3 títulos "mantidos até o vencimento" aumentam em 30,00 o resultado)

      e ainda, 1008 - 1000 = 8 (logo, 2 títulos "mantidos para negociação imediata" aumentam em 16,00 o resultado)

      30 + 16 = 46

    • mantidos até o vencimento->avaliado pelo Custo de Aquisição acrescido dos rendimentos.
      negociação imediata->avaliado pelo justo


      3 títulos “mantidos até o vencimento” = R$ 3.000,00 (3 x 1.000,00)
       3.000 x 0,01 = 30


      2 títulos “mantidos para negociação imediata” =R$ 2.000,00 (2 x 1.000,00)
      2.000 x 0,01 = 20

      2 x 1.008=2.016

      Valor do título atualizado = R$ 2.020,00.
      Valor justo do título = R$ 2.016,00.
      Diferença= R$ 4,00.

      resultado do mês de abril de 2013-> 30+20-4=R$46,00

      gabarito ''C"





    ID
    1127053
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 18ª Região (GO)
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    No final do primeiro trimestre de 2013, o Balancete da Cia. Água & Água apresentava as seguintes contas com os respectivos saldos: Receita Bruta de Vendas R$ 55.000,00; Devolução de Vendas R$ 2.500,00; Impostos Sobre as Vendas R$ 9.500,00; Despesas Financeiras R$ 2.500,00; Comissões dos Vendedores R$ 3.000,00. Sabendo que o valor das compras reconhecidas como Estoque de mercadorias durante o primeiro trimestre de 2013 foi R$ 20.000,00 e que o estoque inicial e final de mercadorias para comercialização, no primeiro trimestre de 2013, eram, respectivamente, R$ 15.000,00 e R$ 14.000,00, o Lucro Bruto apurado pela Cia. Água & Água no primeiro trimestre de 2013 foi

    Alternativas
    Comentários
    • Vendas: .................................55.000
      Devolução de vendas:...........(2.500)
      Impostos sobre venda:..........(9.500)
      Vendas Líquidas:...................43.000
      CMV:......................................(21.000)
      Lucro Bruto...........................22.000

      Informações!
      - CMV = compras + Ei - Ef = 20.000 = 15.000 - 14.000 = 21.000
      - Despesa financeira e comissão não integram o cálculo do Lucro Bruto, mas sim do Lucro Líquido.


    ID
    1128457
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRF - 3ª REGIÃO
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A Cia. Especial S.A. apresentou, em 31/12/12, os saldos das seguintes contas:

    Contas a Pagar (vencimento em 45 dias) .................................................................................. 19.000
    Clientes (vencimento em 100 dias) ........................................................................................... 150.000
    Empréstimos Bancários Obtidos (vencimento em 31/12/2016) ................................................. 85.000
    Estoques de Mercadorias ......................................................................................................... 45.000
    Disponibilidades ........................................................................................................................ 88.000
    Receita Bruta de Vendas .......................................................................................................... 550.000
    Capital Social ............................................................................................................................ 200.000
    Custo das Mercadorias Vendidas ............................................................................................. 230.000
    Impostos sobre Vendas ............................................................................................................ 44.000
    Despesa com Salários .............................................................................................................. 22.000
    Reserva Legal .......................................................................................................................... 10.000
    Depreciação Acumulada (referente às máquinas e equipamentos) ........................................... 20.000
    Seguros Pagos Antecipadamente (vencimento em 7 meses) ................................................... 14.000
    Investimentos na Coligada Cia. Investida ................................................................................. 43.000
    Salários a Pagar (em 15 dias) ................................................................................................... 13.000
    Impostos a Recolher (em 60 dias) ............................................................................................ 7.000
    Lucro na venda de Imóvel ......................................................................................................... 12.000
    Despesa de Depreciação (referente às máquinas e equipamentos) .......................................... 15.000
    Máquinas e equipamentos (usados na atividade da empresa) .................................................. 150.000
    Despesa com Estimativa de perdas com Créditos de Liquidação Duvidosa .............................. 2.000
    Reserva de Incentivos Fiscais .................................................................................................. 4.000
    Resultado de Equivalência Patrimonial (negativo) .................................................................... 3.000
    Estimativa de perdas com Créditos de Liquidação Duvidosa .................................................... 6.000
    Ações em Tesouraria ................................................................................................................ 5.000
    Devolução de vendas ............................................................................................................... 30.000
    Abatimentos sobre vendas ........................................................................................................ 4.000
    Despesa com Imposto de Renda e CSLL ................................................................................. 5.000
    Despesa Financeira .................................................................................................................. 2.000
    Marca (adquirida) ...................................................................................................................... 24.000
    Despesa com Vendas ............................................................................................................... 15.000
    Contas a Receber (vencimento em 02/01/2015) ....................................................................... 35.000

    O Lucro Bruto apurado pela Cia. Especial, em 2012, foi, em R$,

    Alternativas
    Comentários
    • simples assim:

      receita vendas:550.000,00-44000,00 impostos-230.000,00 CMV-devoluçoes 30.000,00 -abatimentos 4000,00=242.000,00


    • 550 - 44 - 30 - 4 - 230 = 242

    • LLE= 242000-22000-2000-15000-3000-2000--15000-5000+12000=190000

      PL= 200000+10000+4000+190000-5000=399000

    • DRE

      Receita de vendas------------------------550.000

      (-) Imposto sobre vendas---------------(44.000)

      (-) Devolução de vendas----------------(30.000)

      (-) abatimento sobre vendas-----------(4.000)

      (=) Receita Líquida-----------------------472.000

      (-) CMV--------------------------------------(230.000)

      (=) Lucro Bruto----------------------------242.000


    ID
    1128460
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRF - 3ª REGIÃO
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A Cia. Especial S.A. apresentou, em 31/12/12, os saldos das seguintes contas:

    Contas a Pagar (vencimento em 45 dias) .................................................................................. 19.000
    Clientes (vencimento em 100 dias) ........................................................................................... 150.000
    Empréstimos Bancários Obtidos (vencimento em 31/12/2016) ................................................. 85.000
    Estoques de Mercadorias ......................................................................................................... 45.000
    Disponibilidades ........................................................................................................................ 88.000
    Receita Bruta de Vendas .......................................................................................................... 550.000
    Capital Social ............................................................................................................................ 200.000
    Custo das Mercadorias Vendidas ............................................................................................. 230.000
    Impostos sobre Vendas ............................................................................................................ 44.000
    Despesa com Salários .............................................................................................................. 22.000
    Reserva Legal .......................................................................................................................... 10.000
    Depreciação Acumulada (referente às máquinas e equipamentos) ........................................... 20.000
    Seguros Pagos Antecipadamente (vencimento em 7 meses) ................................................... 14.000
    Investimentos na Coligada Cia. Investida ................................................................................. 43.000
    Salários a Pagar (em 15 dias) ................................................................................................... 13.000
    Impostos a Recolher (em 60 dias) ............................................................................................ 7.000
    Lucro na venda de Imóvel ......................................................................................................... 12.000
    Despesa de Depreciação (referente às máquinas e equipamentos) .......................................... 15.000
    Máquinas e equipamentos (usados na atividade da empresa) .................................................. 150.000
    Despesa com Estimativa de perdas com Créditos de Liquidação Duvidosa .............................. 2.000
    Reserva de Incentivos Fiscais .................................................................................................. 4.000
    Resultado de Equivalência Patrimonial (negativo) .................................................................... 3.000
    Estimativa de perdas com Créditos de Liquidação Duvidosa .................................................... 6.000
    Ações em Tesouraria ................................................................................................................ 5.000
    Devolução de vendas ............................................................................................................... 30.000
    Abatimentos sobre vendas ........................................................................................................ 4.000
    Despesa com Imposto de Renda e CSLL ................................................................................. 5.000
    Despesa Financeira .................................................................................................................. 2.000
    Marca (adquirida) ...................................................................................................................... 24.000
    Despesa com Vendas ............................................................................................................... 15.000
    Contas a Receber (vencimento em 02/01/2015) ....................................................................... 35.000

    O Lucro Líquido apurado pela Cia. Especial, em 2012, foi, em R$,

    Alternativas
    Comentários
    • 242 - 22 + 12 - 15 - 2 - 3 - 5 - 2 - 15 = 190

    • Receita Bruta de Vendas .......................................................................................................... 550.000

      (-)Impostos sobre Vendas ........................................................................................................... 44.000

      (-)Devolução de vendas .............................................................................................................. 30.000

      (-)Abatimentos sobre vendas ........................................................................................................ 4.000

      (-) Custo das Mercadorias Vendidas ......................................................................................... 230.000

      (-)Despesa com Salários ............................................................................................................. 22.000

      (+)Lucro na venda de Imóvel ....................................................................................................... 12.000

      (-)Despesa de Depreciação (referente às máquinas e equipamentos) ....................................... 15.000

      (-)Despesa com Estimativa de perdas com Créditos de Liquidação Duvidosa ............................. 2.000

      (-)Resultado de Equivalência Patrimonial (negativo) ..................................................................... 3.000

      (-)Despesa com Imposto de Renda e CSLL .................................................................................. 5.000

      (-)Despesa Financeira .................................................................................................................... 2.000

      (-)Despesa com Vendas ............................................................................................................... 15.000

      Lucro Líquido = 190.000,00.

    • DRE

      Receita Bruta de vendas------------------------------550.000

      (-) Imposto sobre vendas------------------------------(44.000)

      (-) Devolução de vendas-------------------------------(30.000)

      (-) Abatimento sobre vendas--------------------------(4.000)

      (=) Receita Líquida--------------------------------------472.000

      (-) CMV-----------------------------------------------------(230.000)

      (=) Lucro Bruto-------------------------------------------242.000

      (-) Despesas Operacionais

      ----Despesa com vendas------------------------------(15.000)

      ----Despesa com salários-----------------------------(22.000)

      ----Despesas financeiras------------------------------(2.000)

      ----Despesa depreciação------------------------------(15.000)

      ----Despesa c/ estimativa de perdas c/ CLD------(2.000)

      ----Resultado equivalência patrimonial neg.------(3.000)

      (=) Resultado operacional líquido-------------------183.000

      (+/-) Outras receitas/Outras despesas

      ----Lucro venda imóvel---------------------------------12.000

      (=)Resultado antes do IR/CSLL---------------------195.000

      (-) IR e CSLL---------------------------------------------(5.000)

      (=) Resultado antes das participações-------------190.000

      (-) Participações------------------------------------------0

      (=)Resultado Líquido do Exercício------------------190.000


    ID
    1133857
    Banca
    FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
    Órgão
    AGEHAB
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    (Questão elaborada com base nas informações do quesito anterior).
    Sabendo que as vendas do mês de abril foram de R$ 200.400,00 e que desde janeiro de 2003 a empresa tem suportado encargos financeiros mensais de R$ 1.600,00, decorrentes de empréstimos para aquisição de material, o Lucro Operacional Bruto ou Resultado Industrial obtido em abril daquele ano foi de

    Alternativas
    Comentários
    • RECEITA COM VENDAS  - CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA = R$ 200.400,00 - R$ 140.000,00 = 60.400


    ID
    1142206
    Banca
    IF-MA
    Órgão
    IF-MA
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    A empresa Ilha Bela Confecção Feminina vendeu, em setembro de 2009, o valor de R$ 45.000,00 à vista e R$ 120.000,00 a prazo para recebimento em 90 dias. O custo e a despesa totalizaram R$ 90.000,00 pagos 40% à vista e 60% a prazo. Considerando o princípio da competência, o resultado do mês de setembro foi:

    Alternativas
    Comentários
    • O regime de competencia não leva em consideração a disponibilidade de caixa, mas sim se o fato gerador ocorreu.

      Por isso devemos considerar todas as receitas e despesas, mesmo que elas ainda não tenham sido recebidas ou pagas

      lucro ou prejuizo = receitas - despesas

      receitas = 45000 + 120000

      despesas = 90000

      .lucro ou prejuizo = 45000 + 120000 - 90000

      lucro ou prejuizo = 165000 - 90000

      lucro ou prejuizo = 75000 ( por ser um resultado positivo é um lucro)


    ID
    1143055
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    O lucro operacional de uma empresa é dado pela subtração das receitas operacionais e despesas operacionais.
    Sabendo-se que as receitas aumentaram R$ 200.000,00 e as despesas, R$ 100.000,00 sobre o orçado, qual a variação absoluta do lucro operacional em relação ao orçado?

    Alternativas
    Comentários
    • L(lucro operacional) = R - D

      L = 200.000 - 100.000

      L= 100.000

      Resposta a)

    • Essa foi pra não zerar né?

    • Essa foi fácil. Kk

    • Nossa, que orgulho entender isso TÃO rápido!!

    • Achei que estava doido e tinha pegadinha

    • Errei porque achei que fosse pegadinha kkk


    ID
    1146313
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    INPI
    Ano
    2006
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Uma empresa adquiriu mercadorias para revenda no valor de R$ 50.000,00 à vista. O saldo do estoque inicial totalizava R$ 12.000,00, e o estoque final, R$ 6.000,00. Na compra de mercadorias, a empresa pagou R$ 6.000,00 de fretes e apropriou R$ 4.000,00 de seguros sobre compras. Nas vendas, a empresa concedeu abatimentos de R$ 2.000,00 e a receita de vendas totalizou R$ 90.000,00.

    De acordo com os dados apresentados no texto, assinale a opção que apresenta o valor do custo da mercadoria vendida e do lucro operacional bruto, respectivamente.


    Alternativas
    Comentários
    • CMV = 12000 + 50000 + 6000 + 4000 - 6000

      CMV = 66.000,00

       90.000,00 RECEITA BRUTA

      - 2.000,00 ABATIMENTOS

       88.000,00 RECEITA LÍQUIDA

      -66.000,00 CMV

       22.000,00 LUCRO BRUTO

      Gabarito: Letra E


    ID
    1158346
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-CE
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Uma empresa de equipamentos agrários comercializa mensalmente 300 arados hidráulicos. Cada unidade desse equipamento é vendida por R$ 500. As despesas mensais fixas e variáveis somam, respectivamente, R$ 42.000 e R$ 72.000. Para que as vendas aumentem 1/6 do volume atual, essa empresa deve reduzir, em cada unidade de arado, R$ 20 no preço de venda e R$ 20 no custo variável.

    Nessa situação, caso essas mudanças sejam implementadas, o lucro líquido unitário dos arados hidráulicos

    Alternativas
    Comentários
    • RECEITA 1 : 300X500=150 000 
      150000- 42000-72000=36000 LUCRO LÍQUIDO TOTAL /300 UNIDADES= 120 LLPOR UNIDADE

      350X480 (500-20 PREÇO DE VENDA)=168000......NOVA RECEITA
      168000 - 42000 (CF) - (CV)77000=49000 NOVO LUCRO/350= 140 LL POR UNIDADE
      NOVO CUSTO VARIÁVEL COM REDUÇÃO DE 20
      CV 72000/300=240 -20=220
      350*220=77000 CV2

      RESPOSTA LUCRO LÍQUIDO INICIAL 120 E NOVO LUCRO LÍQUIDO 140 =AUMENTO DE r$20 POR UNIDADE
    • RECEITA 1 : 300X500=150 000 150000- 42000-72000=36000

      LUCRO LÍQUIDO TOTAL /300 UNIDADES = 120 LL POR UNIDADE

      350X480 (500-20 PREÇO DE VENDA)=168000......

      NOVA RECEITA 168000 - 42000 (CF) - (CV)77000=49000 NOVO LUCRO/350= 140 LL POR UNIDADE

      NOVO CUSTO VARIÁVEL COM REDUÇÃO DE 20CV
      72000/300=240 -20=220
      350*220=77000 CV2

      RESPOSTA: LUCRO LÍQUIDO INICIAL 120 E NOVO LUCRO LÍQUIDO 140 = AUMENTO DE r$20 POR UNIDADE

    • Situação inicial (em valores unitários):

      Preço de venda ----------------------- 500

      (-) Despesas fixas -------------------- (140) --> 42.000/300

      (-) Despesas variáveis -------------- (240) --> 72.000/300

      Lucro líquido unitário --------- 120

      Situação final (em valores unitários):

      --> -20 no preço de venda: 500 - 20 = 480

      --> -20 na despesa variável: 240 - 20 = 220

      --> aumento de 1/6 na produção: 350 unidades

      Preço de venda ---------------------- 480

      (-) Despesas fixas ------------------ (120) --> 42.000/350 unid

      (-) Despesas variáveis ------------ (220)

      Lucro líquido unitário ------- 140

      GABARITO: LETRA D


    ID
    1167469
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MEC
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Julgue os itens de 104 a 109, relativos às demonstrações contábeis previstas na legislação em vigor

    Lucro bruto é a diferença entre a receita de vendas líquida e o custo dos produtos e mercadorias vendidos e(ou) dos serviços prestados. Lucro líquido operacional é o valor do lucro antes de computados os resultados não operacionais e as despesas financeiras.

    Alternativas
    Comentários
    • Lucro bruto é a diferença entre a receita de vendas líquida e o custo dos produtos e mercadorias vendidos e(ou) dos serviços prestados. Lucro líquido operacional é o valor do lucro antes de computados os resultados não operacionais e as despesas financeiras.   Gabarito errado.  Colocou no conceito de lucro operacional resultados não operacionais

      • Lucro Bruto: diferença positiva de Receitas menos custo;
      • Lucro Operacional: diferença positiva do lucro bruto e das despesas operacionais;
      • Lucro não operacional: resultado positivo das receitas e despesas não operacionais;
      • Lucro Líquido: diferença positiva do lucro bruto menos o lucro operacional e o não operacional;
      • Lucro a ser distribuído: lucro líquido menos a quantia destinada a Reservas de Lucros ou compensada com os Prejuízos Acumulados;

    • ERRADO

      Lucro líquido operacional é o valor do lucro DEPOIS de computados os resultados operacionais e as despesas financeiras. Os não operacionais são contabilizados depois como outras receitas/despesas. (Vide art. 187, IV da lei 6406/76)

      Para melhor visualização, observemos a estrutura da DRE:


      Vendas brutas/Receita bruta de vendas/Receita operacional bruta

      (-) Deduções da receita bruta

                    Devoluções e cancelamento de vendas, Abatimentos sobre vendas, Descontos incondicionais concedidos/descontos comerciais, Impostos e contribuições sobre vendas e serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS),  Ajuste a valor presente sobre clientes

      (=) Vendas líquidas/Receita líquida de vendas/Receita operacional líquida

      (-) Custo da mercadoria vendida (CMV = Est. inicial + Compras líq. – Est. final)

      (=) Lucro bruto/Resultado operacional bruto/Resultado com mercadorias

      (-) Despesas operacionais

                    Com vendas, Administrativas, Gerais, Financeiras líquidas (despesas financeiras – receitas financeiras) Outras despesas operacionais + Outras receitas operacionais

      (=) Resultado operacional líquido/Lucro ou prejuízo operacional líquido

      (-) Outras despesas (antigas despesas não operacionais) (+) Outras receitas (antigas receitas não operacionais)

      (=) Resultado antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

      (-) Despesa com provisão para Imposto de Renda e CSLL

      (=) Resultado após o Imposto de Renda e CSLL e antes das participações

      (-) Participações estatutárias sobre o lucro

      (=) Lucro ou prejuízo líquido do exercício


      Bons estudos.
    • O erro está em dizer que o Lucro Líquido Operacional é o valor antes de computada a despesa financeira. 

      Pois a despesa financeira aparece antes do Lucro Líquido Operacional, pois é uma despesa operacional.

    • §  VENDAS LÍQUIDAS OU RECEITAS LÍQUIDAS

       

      ·         (-) Custo da mercadoria vendida (CMV = Est. inicial + Compras líq. – Est. final)

       

      §  LUCRO BRUTO [PRIMEIRA PARTE ESTÁ CORRETA]

       

      ·         (-) Despesas operacionais

       

      o    Com vendas

       

      o    Administrativas

       

      o    Gerais

       

      o    Financeiras líquidas [despesas financeiras (ex.: DESCONTO CONDICIONAL OU FINANCEIRO) – receitas financeiras] => QUESTÃO ERRA AO DIZER QUE ESSE ITEM VEM DEPOIS DO LUCRO OPERACIONAL LÍQUIDO, POIS ESTE ESTÁ NO FINAL, VEJA LÁ.

       

      o    Outras despesas operacionais

       

      o    Fretes sobre as vendas (são despesas operacionais do vendedor. Não devem, pois, integrar o custo da mercadoria vendida. O FRETE SOBRE VENDAS NÃO INTEGRA O CMV;).

       

      ·         + Outras receitas operacionais

       

      §  RESULTADO OPERACIONAL LÍQUIDO [LUCRO OPERACIONAL LÍQUIDO]

       

      ·         (-) Outras despesas (antigas despesas não operacionais)

       

      ·         + Outras receitas (antigas receitas não operacionais)

       

      Quanto a parte das receitas não operacionais está correta, pois vem depois do Lucro Operacional Líquido, embora ESTA CLASSIFICAÇÃO (NÃO OPERACIONAL) ESTEJA EM DESUSO.

    • não há mais a segregação em operacional e não operacional.

    • Inicialmente a afirmativa está correta, pois o lucro bruto efetivamente é representado pela receita líquida de vendas deduzido de seu custo dos produtos vendidos (ou custo das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados).

      No entanto, o Resultado Operacional é o resultado obtido antes de computados as “outras receitas/despesas” (antigas receitas/despesa não operacionais). As receitas e despesas financeiras já foram consideradas no cálculo do Resultado Operacional.

      Com isso, incorreta a afirmativa.

    • Boa questão para aplicar a estrutura da DRE:

      (=)ROB Receita Op. Bruta

      (-) devoluções e vendas canceladas

      (-) abatimentos concedidos e descontos incondicionais

      (-) impostos e contribuições sobre as vendas e serviços (ICMS, ISS, Cofins, PIS/PASEP)

      (=)ROL Receita Op. Líquida

      (-) CMV e dos Serviços Prestados

      (=)LOB Resultado Op. Bruto

      (-) Despesas Operacionais

      (+) Receitas Operacionais

      (=)LOL Resultado Op. Líquido

      (+) Outras Receitas

      (-) Outras Despesas

      Fonte: Profº Gilmar Possatti.

    • GAB: ERRADO

      Complementando!

      Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

      A primeira parte da questão está certa, pois realmente o lucro bruto é calculado pela diferença entre a receita de vendas líquida (receita operacional líquida) e o CMV/CSP. Porém, a segunda parte da questão está errada. Observe novamente a estrutura da DRE: 

      Demonstração do Resultado do Exercício (Lei n. 6.404/76) 

      Faturamento Bruto 

      (-) IPI faturado 

      (=) Receita Operacional Bruta 

      (-) devoluções e vendas canceladas 

      (-) abatimentos concedidos e descontos incondicionais 

      (-) impostos e contribuições sobre as vendas e serviços (ICMS, ISS, Cofins, PIS/Pasep) 

      (=) Receita Operacional Líquida 

      (-) Custo da Mercadoria Vendida e dos Serviços Prestados 

      (=) Resultado Operacional Bruto 

      (-) Despesas Operacionais 

      - Despesas com vendas 

      - Despesas gerais e administrativas 

      - Despesas financeiras

      - Resultado negativo de equivalência patrimonial 

      - Variações monetárias passivas 

      (+) Receitas Operacionais 

      + Receitas financeiras 

      + Resultado positivo de equivalência patrimonial 

      + Variações monetárias ativas 

      + Receitas de aluguel 

      + Dividendos recebidos (investimentos avaliados pelo custo)  

      (=) Resultado Operacional Líquido 

      Veja que no cálculo do resultado operacional líquido (lucro líquido operacional) entram as despesas financeiras. Quanto aos resultados não operacionais não há mais a segregação em operacional e não operacional. 

    • RESULTADO (LUCRO OU PREJUÍZO) OPERACIONAL BRUTO (LOB)

      (-) Despesas operacionais : despesas com vendas, despesas gerais, despesas administrativas, despesas financeiras, resultado negativo de equivalência patrimonial, juros sobre capital próprio, despesas condicionais concedidas, variações monetárias passiva.

      (+) Receitas operacionais: receitas financeiras, resultado positivo de equivalência patrimonial, variações monetárias ativas, receitas de aluguel, dividendos recebidos.

      = LOL

      RESULTADO ( LUCRO OU PREJUÍZO) OPERACIONAL LÍQUIDO (LOL) OU LUCRO OPERACIONAL

      (-) outras despesas

      (+) outras receitas

      >>> ANTES ERAM CHAMADAS DE DESPESAS E RECEITAS NÃO OPERACIONAIS

      > ganhos ou perdas decorrentes de intangíveis, investimentos e imobilizados.

      = RAIR 

    • AGORA VAI UMA DICA!!!

      Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

       Link do site:  https://go.hotmart.com/P46776226D

      FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

    • Gabarito: errado

      Lucro operacional bruto = faz deduções de despesas e receitas operacionais, para se chegar ao Lucro Op. Líquido

      Lucro operacional líquido = faz a dedução de outras despesas e outras receitas para o resultado antes do I.R.

    • Julgue os itens de 104 a 109, relativos às demonstrações contábeis previstas na legislação em vigor

      Lucro bruto é a diferença entre a receita de vendas líquida e o custo dos produtos e mercadorias vendidos e(ou) dos serviços prestados. (CERTO)

      Lucro líquido operacional é o valor do lucro antes (depois) de computados os resultados não operacionais e as despesas financeiras. (ERRADO)

      1º Erro.

      Lucro operacional bruto

      (-) despesas financeiras

      etc.

      Lucro líquido operacional;

      2º Erro.

      Não há mais resultados operacionais e não operacionais - agora é outras receitas/despesas (obs: esse vem após o llo..)

      AVANTE

    • Inicialmente a afirmativa está correta, pois o lucro bruto efetivamente é representado pela receita líquida de vendas deduzido de seu custo dos produtos vendidos (ou custo das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados).

      No entanto, o Resultado Operacional é o resultado obtido antes de computados as “outras receitas/despesas” (antigas receitas/despesa não operacionais). As receitas e despesas financeiras já foram consideradas no cálculo do Resultado Operacional.

      gabarito : errado

    • Lucro bruto é a diferença entre a receita de vendas líquida e o custo dos produtos e mercadorias vendidos e(ou) dos serviços prestados. Lucro líquido operacional é o valor do lucro DEPOIS de computados os resultados não operacionais e as despesas financeiras.


    ID
    1172278
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MEC
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    No que se refere às demonstrações contábeis e a seus componentes, julgue os itens que se seguem.

    Para a apuração do lucro operacional bruto, na demonstração do resultado do exercício, as deduções de impostos incidentes sobre vendas, como o ICMS e a COFINS, bem como o custo das mercadorias vendidas são considerados após a receita líquida de vendas.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: Errado.

      As deduções de impostos incidentes sobre vendas, como o ICMS e a Cofins são antes da Receita Líquida de Vendas.


    • §  VENDAS BRUTAS OU RECEITAS BRUTAS

       

      ·         (-) Deduções da receita bruta

       

      o    Devoluções e cancelamento de vendas

       

      o    Abatimentos sobre vendas

       

      o    Descontos incondicionais concedidos/descontos comerciais

       

      o    Impostos e contribuições sobre vendas e serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS) (TRIBUTOS SOBRE VENDAS)

       

      o    Ajuste a valor presente sobre clientes (JUROS).

       

      §  VENDAS LÍQUIDAS OU RECEITAS LÍQUIDAS

       

      ·         (-) Custo da mercadoria vendida (CMV = Est. inicial + Compras líq. – Est. final)

    • FATURAMENTO BRUTO (venda de produtos, quando empresa industrial)

      (-) IPI (imposto por fora)

      RECEITA de VENDAS BRUTA (vendas de Mercadorias e Prestação de Serviços)
      (-) Impostos e Contribuições Incidentes sobre Mercadorias e Serviços (ISS, ICMS, PIS/COFINS)
      (-) Descontos INCONDICIONAIS Condedidos

      (-) Devoluções de Vendas

      (+) Reversão dos Impostos Sobre Devoluções de Vendas

      (-) Abatimentos sobre Vendas (SEM REVERSÂO dos impostos sobre a parte abatida)

      RECEITA DE VENDAS LÍQUIDA

      (-) Custo dos Produtos Vendidos (CPV, inclui frete/seguros sobre compras de insumos)
      (-) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV, inclui frete/seguros sobre compras de mercadorias)
      (-) Custo dos Serviços Prestados (CSP)

      RESULTADO OPERACIONAL BRUTO(Lucro Bruto)

       

      Fonte : Parça do QC

    • GABARITO ERRADO

      ICMS, COFINS, ISS, PIS -> Deduzidos da RECEITA BRUTA

      CMV -> Deduzido da RECEITA LÍQUIDA

      Receita Bruta

      (-) Impostos e contribuições sobre vendas e serviços (ICMS/COFINS/ISS/PIS)

      (-) Devoluções e cancelamento de vendas

      (-) Abatimento sobre vendas

      (-) Ajuste a valor presente sobre clientes

      (-) Descontos incondicionais

      --------------------------------------------------------------------

      Receita Líquida

      (-) Custo da mercadoria/serviço

    • As deduções de impostos são após a receita bruta, porém o CMV é após a receita líquida. Isso me fez errar esta questão.

    • Resuminho bom para ajudar nesse tipo de questão:

      Receita Bruta de Vendas (Segundo a lei 6404 a DRE começa a partir daqui)

      (-) Deduções

      = Receita Líquida de Vendas (Segundo o CPC, a DRE começa aqui)

      (-) CMV

      = Lucro Operacional Bruto

      ...

      ****Recomendo voltar ao comentário do Roberto pois ele detalhou bem o que é considerado dedução. Mas em regra, esse resumo ajuda a matar muitas questões.

    • No que se refere às demonstrações contábeis e a seus componentes, julgue os itens que se seguem.

      Para a apuração do lucro operacional bruto (lucro bruto), na demonstração do resultado do exercício, as deduções de impostos incidentes sobre vendas, como o ICMS e a COFINS, bem como o custo das mercadorias vendidas são considerados após a receita líquida de vendas (receita líquida).

      O correto seria receita bruta!

      Cobrança teórica somente da estrutura da DRE, basicamente:

      Faturamento

      (-) IPI

      Receita bruta

      (-) deduções (ICMS e a COFINS, etc)

      Receita líquida

      (-) CMV

      Lucro bruto

      AVANTE

    • DEDUÇÕES

      • Representa as despesas ou custos relacionados com a receita bruta, como os impostos que incidem sobre o faturamento da empresa e alguma situação que diminua o saldo das vendas.
    • Temos a receita Bruta certo?!, com mesma fazemos as deduções , devoluções, impostos e abatimentos sobre vendas, sobrando então a receita líquida, da receita líquida iremos fazer a diferença com o custo da mercadoria vendida.