-
A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas à assistir à Administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
Portanto, em função de seu objetivo e da natureza dos trabalhos, a auditoria interna possui um escopo mais amplo do que a auditoria externa, abrangendo não só as operações financeiras, mas também as não-financeiras e gerenciais da entidade a qual pertence. Além de maior abrangência, a Auditoria Interna aplica os seus procedimentos com maior extensão e profundidade.
Conforme nos ensinam Franco e Marra, pelo fato de permanecerem em tempo integral na empresa, os auditores internos podem realizar uma auditoria mais ampla e permanente em um processo de revisão quase que integral das operações da empresa.
Fontes:
- NBC TI 01 - Auditoria Interna
- Professor Marcelo Aragão
-
Quem está mais certo? Item B ou Item C?
https://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/27967/tipos-de-auditoria-interna
-
Letra B.
Comentários:
Considerando que o principal objetivo da Auditoria Interna é auxiliar o gestor no cumprimento dos objetivos da entidade,
podemos concluir que essa atuação em nível de assessoramento inclui avaliar e monitorar a adequação e a efetividade
do controle interno. Sabemos ainda que sua atuação se dá de forma contínua, por fazer parte da estrutura da organização,
aplicando, dessa forma, um maior volume de testes.
Gabarito: B
Prof. Claudenir Brito
-
RESOLUÇÃO: Sabemos que sua atuação da Auditoria Interna se dá de forma contínua, por fazer parte da estrutura da organização, aplicando, dessa forma, um maior volume de testes, auxiliando a administração nos cumprimentos do objetivo da entidade.
-
A auditoria interna trabalha diuturnamente na empresa. Sua missão é agregar valor à administração. Por estar presente na entidade, pode atuar nas mais diversas áreas e com maior disponibilidade de tempo que a auditoria externa. Daí enxergamos as figuras do monitoramento, forma contínua e maior volume de testes, como citados no enunciado.
NBC TA 610, A1
Os objetivos e o alcance da função de auditoria interna geralmente incluem as atividades de asseguração e consultoria planejadas para avaliar e aprimorar a eficácia dos processos de governança, gestão de risco e controle interno da entidade
Tenha cuidado para não confundir com o dever de comunicação que têm os auditores externos, quando constatarem deficiências de controle interno. A NBC TA 265 prevê, nos seguintes termos:
NBC TA 265, 5.
O objetivo do auditor é comunicar apropriadamente, aos responsáveis pela governança e à administração, as deficiências de controle interno que o auditor identificou durante a auditoria e que, no seu julgamento profissional, são de importância suficiente para merecer a atenção deles.
Resposta B
-
Considerando que o principal objetivo da Auditoria Interna é auxiliar o gestor no cumprimento dos objetivos da entidade, podemos concluir que essa atuação em nível de assessoramento inclui avaliar e monitorar a adequação e a efetividade do controle interno. Sabemos ainda que sua atuação se dá de forma contínua, por fazer parte da estrutura da organização, aplicando, dessa forma, um maior volume de testes.
Gabarito: B