-
A Fundação Nacional da Qualidade é uma instituição voltada para a disseminação do conhecimento sobre a Excelência em Gestão para as organizações. Essa instituição criou o Modelo de Excelência da Gestão- MEG. Esse modelo está baseado em um conjunto de princípios e elenca diversos critérios e requisitos necessários à excelência na gestão. Além disso, o MEG utiliza uma ferramenta de aprendizado e melhoria contínua, o ciclo PDCL (Plan, Do, Check, Learn).
De acordo com a FNQ, os conceitos principais (ou fundamentos) são:
1- Pensamento Sistêmico;
2- Aprendizado Organizacional;
3- Cultura e Inovação;
4- Liderança e Constância de Propósitos;
5- Orientação por Processos e Informações;
6- Visão do Futuro;
7- Geração de Valor;
8- Valorização das Pessoas;
9- Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado;
10- Desenvolvimento de Parcerias;
11- Responsabilidade Social.
Fonte: Rodrigo Rennó.
Bons estudos!!!
-
Tem como base os princípios constitucionais da Administração pública, e como pilares os fundamentos da excelência gerencial. O Modelo de Excelência em Gestão Pública está alicerçado em padrões internacionais de qualidade de gestão, e expressa o entendimento atual sobre o "estado de arte" contemporânea. Se constitui em representação de um sistema de gestão que atua no sentido de aumentar a eficiência, eficácia e efetividade das ações executadas. É constituído por uma série de elementos integrados, que norteiam a adoção de práticas de excelência em gestão com finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão.
Orientados pelo princípios constitucionais, os fundamentos apresentados a seguir integram a base de sustentação do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP):
-pensamento sistêmico;
-aprendizado organizacional;
-cultura de inovação;
-liderança e constância de propósitos;
-orientação por processo e informação;
-visão de futuro;
geração de valores;
-comprometimento com as pessoas;
-foco no cidadão e na sociedade;
-desenvolvimento de parcerias;
-responsabilidade social;
-controle social;
gestão participativa
-
MODELO DE EXCELÊNCIA ADAPTADO À GESTÃO PÚBLICA
O modelo de excelência em gestão pública adaptado do modelo da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade, expressa o “estado da arte” da gestão contemporânea, e fomenta a adoção de práticas de excelências em gestão com a finalidade de melhorar o desempenho e a qualidade da gestão pública com vistas a aumentar a eficiência, eficácia e efetividade e a qualidade dos serviços prestados pelos entes públicos.
A adaptação do modelo geral para o modelo público de excelência fundamenta-se na seguinte premissa: a administração publica pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública. Esse Modelo encontra-se alicerçado num binômio: princípios constitucionais da administração pública e fundamentos próprios da gestão contemporânea de excelência em gestão pública adotados em mais de 120 países. Juntos, esses fundamentos definem o que se entende hoje por excelência em gestão pública.
Fonte:http://books.google.com.br/books?id=ZQ4GAAAAQBAJ&pg=PT256&lpg=PT256&dq=encontra-se+alicer%C3%A7ado+no+bin%C3%B4mio:+princ%C3%ADpios+constitucionais+da+administra%C3%A7%C3%A3o+p%C3%BAblica+e+fundamentos+pr%C3%B3prios+da+gest%C3%A3o+de+excel%C3%AAncia+contempor%C3%A2nea.&source=bl&ots=2630OIkIoW&sig=j8v8GfCzJzgzE3a4Bna55fp05E4&hl=pt-BR&sa=X&ei=mngYU-33AdTNkQfcroDYBg&ved=0CC0Q6AEwAA#v=onepage&q=encontra-se%20alicer%C3%A7ado%20no%20bin%C3%B4mio%3A%20princ%C3%ADpios%20constitucionais%20da%20administra%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%BAblica%20e%20fundamentos%20pr%C3%B3prios%20da%20gest%C3%A3o%20de%20excel%C3%AAncia%20contempor%C3%A2nea.&f=false
-
Modelo de Excelência= princípios Constitucionais x fundamentos da gestão de excelência!
-
O pressuposto central do Modelo de Excelência em Gestão Pública é que é preciso ser excelente sem deixar de ser público. Assim, os princípios constitucionais da administração pública devem ser considerados nesse Modelo de Gestão sob a seguinte perspectiva:
• Legalidade: nenhuma gestão poderá ser excelente se estiver à revelia da lei;
• Impessoalidade: todos os usuários da administração pública deverão ser prioritários;
• Moralidade: a gestão pública deve ser pautada por princípios morais de aceitação pública;
• Publicidade: ser transparente, dar publicidade aos atos, fatos e dados. Essa é uma forma eficaz de indução do controle social;
• Eficiência: não se trata de reduzir o custo de qualquer maneira, mas de buscar a melhor relação entre qualidade do serviço e qualidade do gasto.
Orientados com base nesses princípios constitucionais é que surgem os fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão pública,
Prof Carlos Xavier
-
4.2.1 Sustentação do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) O Modelo de Excelência em Gestão Pública tem como base os princípios constitucionais da Administração Pública e como pilares os fundamentos da excelência gerencial contemporânea.
Os fundamentos da excelência são conceitos que definem o entendimento contemporâneo de uma gestão de excelência na Administração Pública e que, orientados pelos princípios constitucionais, compõem a estrutura de sustentação do MEGP. Estes fundamentos devem expressar os conceitos vigentes do “estado da arte” da gestão contemporânea, sem, no entanto, perder de vista a essência da natureza pública das organizações.
Os princípios constitucionais e os fundamentos, juntos, dão sustentabilidade ao MEGP, indicam os valores e diretrizes estruturais que devem balizar o funcionamento do sistema de gestão das organizações públicas e definem o que se entende, hoje, por excelência em gestão pública.
http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/seges/forum_nacional_gp/documento_referencia2009_29abr.pdf
-
GABARITO C
-
Qual o erro da D?
-
@GustavoSouza
Fala Gustavo, beleza? Então, o erro da assertiva "D" se encontra no fato de que tal característica é adotada na GesPública e não na MEG. A GesPública segue o modelo gerencial, ou seja, um modelo descentralizado.
-
O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi concebido a partir da premissa segundo a qual é preciso ser excelente sem deixar de ser público. Esse modelo, portanto, deve estar alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionado aos princípios constitucionais próprios da natureza pública das organizações.
-
-
Gabarito: C
O modelo de excelência em gestão pública é um modelo adaptado e fundamenta-se na seguinte premissa: a administração pública pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública. Esse modelo encontra-se alicerçado num binômio princípios constitucionais da administração pública e fundamentos próprios da gestão de excelência contemporâneo.
Fontes:
https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/119229/gestao_contratos_principio_santos_008091.pdf
http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/seges/forum_nacional_gp/documento_referencia2009_29abr.pdf
-
Cara apesar de acertar a questão, busquei no comentário do professor para entender qual o erro da alternativa "D"
O cara fala, fala e não não fala nada.Não percam seu tempo assistindo.
-
Thiago,
Caso você ainda leia, a D está incorreta pois nao existe isso de celebrar contrato de gestão pelo MEG. O sistema é apenas prescritivo.
ALOOO QC, COLOQUEM A OPÇÃO DE MARCAR ALGUEM NO COMENTÁRIO!
-
Alternativa A. Errado. Tudo errado. O MEGP trata-se de um modelo que pretende incorporar os fundamentos da excelência para o setor público. A alternativa descreve característica do PDRAE.
Alternativa B. Errado. A alternativa descreve o conceito de reengenharia.
Alternativa C. Correto. Exatamente! O MEGP concilia os fundamentos da excelência (gestão de excelência contemporânea) com os fundamentos constitucionais que direcionam a atuação do gestor público.
Alternativa D. Errado. Está tratando sobre as organizações sociais ou agências executivas que são entidades que celebram contratos de gestão. Nada a ver com o MEGP.
Alternativa E. Errado. Trata sobre Matriz SWOT
Gabarito: C
-
O modelo de excelência em gestão pública, adaptado do modelo da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade,
encontra-se alicerçado no binômio: princípios constitucionais da administração pública e fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea.