SóProvas


ID
1070500
Banca
FCC
Órgão
Câmara Municipal de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       Educação e ecologia
       Dentro de um projeto educacional consistente, a ecologia teria uma dupla face: a de ciência multidisciplinar por natureza e a de antídoto contra a ideologia do crescimento bruto, deformação
grotesca do ideal desenvolvimentista. Em face da destruição do ambiente, a escola deveria induzir o aluno a perguntar: o que o capital está fazendo com a nossa casa, a nossa paisagem, a nossa cidade?
       Parar para pensar: esse também seria o lema de um currículo que poderia explorar a fundo o  significado e a prática dos direitos humanos. A disciplina central, aqui, é sempre a História, que ilumina as ciências sociais, da economia à política, da antropologia à sociologia. A educação existe para nos dar renovado ânimo em face de um cotidiano que timbra em nos desanimar.

A dupla face da ecologia, que o autor do texto recomenda para um projeto educacional consistente, estaria representada na

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. Vejamos: ♣articulação entre várias áreas do conhecimento (ciência multidisciplinar; História que ilumina as ciências sociais, da economia à política); 

  • Acredito que é possível identificar a resposta, comparando a frase : "antídoto contra a ideologia do crescimento bruto," com o final da alternativa "C" --> " contestação da ideologia do crescimento a qualquer preço. "

    crescimento a qualquer preço =  ideologia do crescimento bruto.


    boa sorte a todos!!

  • Ótimo! É raro se ver textos com esse conteúdo, quando na verdade é o que mais precisamos.

  • Gabarito "letra D":

    Bosi pontua três coisas: 

    1) a ecologia dentro do projeto educacional teria uma face de ciência multidisciplinar por natureza;

    2) a ecologia dentro do projeto educacional teria uma face de antídoto contra a ideologia do crescimento bruto (o que o capital está fazendo com a nossa casa, a nossa paisagem, a nossa cidade?);

    3) O currículo seria focado na História e suas ramificações "(...) que ilumina as ciências sociais, da economia à política, da antropologia à sociologia.".

    Levando isso em consideração:

    a) diversificação dos estudos de História e na proposição de novas normas ideológicas para o desenvolvimento do país.

    NÃO EXISTE NOVAS NORMAS IDEOLÓGICAS, A IDEIA É CENTRAR NA IDEOLOGIA DENTRO DO CRESCIMENTO DE UMA CIDADE, QUE DESTRÓI O AMBIENTE, ETC.

    b) indução do aluno à avaliação do sistema financeiro e no questionamento da multidisciplinaridade escolar.

    NÃO SERÁ INDUZIR O ALUNO A AVALIAR O SISTEMA FINANCEIRO APENAS. ELE USARÁ A AVALIAÇÃO DO CAPITAL COMO CAUSA DE UM PROBLEMA SOCIAL (DA CIDADE) USANDO COMO BASE A MULTIDISCIPLINARIDADE ESCOLAR PROPOSTA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, CIÊNCIAS SOCIAIS). DO JEITO QUE A ASSERTIVA ESTÁ POSTA, PARECE QUE O ALUNO QUESTIONARÁ SE ESTÁ CERTO A MULTIDISCIPLINARIDADE.

    c) ênfase do desenvolvimento técnico-científico e no incentivo aos estudos de História.

    FUGA DO TEMA. EM NENHUM MOMENTO É FALADO SOBRE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO.

    e) detecção de problemas ambientais e na supervisão das ciências físicas pelas ciências humanas.

    NÃO HÁ DETECÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS. POR MEIO DOS 2 EIXOS PROPOSTOS POR BOSI (MULTIDISCIPLINARIDADE + IDEOLOGIA), A ESCOLA CONSEGUIRÁ DESENVOLVER UM PROJETO EDUCACIONAL SOBRE A ECOLOGIA.

    NÃO HÁ SUPERVISÃO DAS CIÊNCIAS FÍSICAS PELAS HUMANAS, FUGA DO TEMA TAMBÉM. AS CIÊNCIAS HUMANAS (SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, ANTROPOLOGIA) PARA O AUTOR TÊM PAPEL FUNDAMENTAL NA ABORDAGEM DA ECOLOGIA.