SóProvas


ID
1070509
Banca
FCC
Órgão
Câmara Municipal de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       Educação e ecologia
       Dentro de um projeto educacional consistente, a ecologia teria uma dupla face: a de ciência multidisciplinar por natureza e a de antídoto contra a ideologia do crescimento bruto, deformação
grotesca do ideal desenvolvimentista. Em face da destruição do ambiente, a escola deveria induzir o aluno a perguntar: o que o capital está fazendo com a nossa casa, a nossa paisagem, a nossa cidade?
       Parar para pensar: esse também seria o lema de um currículo que poderia explorar a fundo o  significado e a prática dos direitos humanos. A disciplina central, aqui, é sempre a História, que ilumina as ciências sociais, da economia à política, da antropologia à sociologia. A educação existe para nos dar renovado ânimo em face de um cotidiano que timbra em nos desanimar.

Ao formular uma proposta educacional ....... centro estaria a ecologia, o autor do texto ressalta a importância ...... se vêm revestindo os estudos do meio.

Preenchem adequadamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

Alternativas
Comentários
  • Quem esta, esta em algum lugar!! Estaria em...

    Quem se reveste, se reveste de alguma coisa! Revestindo-se de quê?

    Resposta letra "E"

  • Essa regra do "cujo" representar a ideia de posse entre as palavras não me entra na cabeça! Alguém pode me explicar melhor a função do "cujo"?

  • Resposta para Mateus.

    Olá Mateus, o pronome relativo "cujo" sempre vem entre substantivos. por isso, usou-se o cujo na primeira lacuna.

  • Quem ressalta a importância, ressalta a importância DE. o REVESTINDO tem seu complemento em ESTUDOS DO MEIO

  • Mateus, o CUJO liga dois substantivos indicando a ideia de posse (entre os substantivos, haveria uma preposição DE)

    Ex: "O rapaz cuja mãe faleceu recentemente procurou por você" (mãe DO rapaz faleceu - rapaz cuja mãe faleceu)

    Concorda com o substantivo subsequente, flexionando-se em gênero e número, e dispensa o artigo (não existe "cujo o" ou "cuja a"

  • Pessoal nessa questão eu tentei responder pela transitividade dos verbos formular e ressaltar. Errei achando que a letra B era a menos errada. FCC tem disso ( menos/mais certa). Se fosse CESPE eu deixava em branco.  

    Se eu estiver errado por favor me corrigam mas acho que eles são VTD.  Formular...formular alguma coisa. o que ? uma proposta educacional. Ressaltar...ressaltar alguma coisa. o que ? a importância.
    Por eliminação C e D.
    Nas demais A, B e E os pronomes vêm acompanhados de preposição logo essa foi a minha dificuldade. Não olhei para os verbos estar e revestir. Qual o "insight" que vocês tiveram para responder essa questão ? Ou tenho que analisar todos os verbos? É mais prático olhar para os VTI, VL ou VI's ? 
    Grato
  • Luciano, sei explicar bem não, mas na grande maioria das vezes olhe o verbo que vem depois das palavras que é pra vc completar.

    Ao formular uma proposta educacional ..EM CUJO..... centro estaria ( verbo de ligação, logo não tem objeto. O que poderia vir depois era um adjunto adverbial de lugar, estando ele EM algum lugar. Com isso vc já vai direto pra alternativa E.

    )a ecologia, o autor do texto ressalta a importância ..DE QUE.... se vêm revestindo ( QUEM SE REVESTE, REVESTE DE alguma coisa VTI) os estudos do meio.

    Só ir pra E pra confirmar!

  • ---> quem está, está EM algum lugar (rege preposição EM)

    ---> ressalta a importância DE QUÊ? (rege preposição DE)