-> se n=1, O montante simples é igual ao montante composto.
-> se 0, o montante simples é maior do que o montante composto.
-> se n>1, o montante simples é menor do que o montante composto.
Alternativa C
Fonte: Prof. Guilherme Neves, material do ponto
Vejamos cada afirmação separadamente:
a) A formação do montante em juros simples é linear.
CORRETO. Dizer que a formação do montante é linear significa dizer que o montante cresce de forma constante, como uma reta crescente. É isso que acontece no regime de juros simples, como vimos em nosso gráfico.
b) A formação do montante em juros compostos é exponencial.
CORRETO. No regime composto o montante é gerado pela multiplicação do capital inicial C por um fator que cresce de forma exponencial com o tempo: (1 + j)
c) Para um mesmo capital, uma mesma taxa e um mesmo prazo, o montante obtido a juros compostos sempre será maior que o montante obtido a juros simples.
ERRADO. Para t < 1, o montante gerado por juros simples é maior, e para t = 1 os montantes são iguais nos dois regimes.
d) Determinado capital aplicado por 10 meses, à taxa mensal de juros simples de i%, apresentará o mesmo valor de juros para cada um dos 10 meses.
CORRETO, no regime de juros simples os juros de cada período são calculados sobre o capital inicial, de modo que em cada período esses juros são iguais à multiplicação entre o capital C e a taxa de juros i%.
e) Determinado capital aplicado por 10 meses, à taxa mensal de juros compostos de i%, apresentará valor diferente para os juros de cada um dos 10 meses.
CORRETO, pois no regime composto os juros de cada período são calculados sobre o montante do período anterior, que vai crescendo com o tempo, gerando juros cada vez maiores nos períodos seguintes. Este é o efeito dos “juros sobre juros”.
Resposta: C