SóProvas


ID
1071547
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as principais técnicas de solução de problemas, analise as a?rmativas que se seguem e selecione a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA "A"

    - DIAGRAMA DE PARETO

    É uma representação gráfica através do diagrama de barras para dirigir a atenção aos problemas mais importantes (que constituem 20% deles) e que se localizam nas barras mais altas (e que constituem 80% do tempo despedido).


    Apenas para conceituar tópicos da matéria de processo decisório:

    - ÁRVORE DE DECISÕES
    É o gráfico que apresenta a explosão das alternativas possíveis de cursos de ação.

    - BRAINSTORMING
    É a técnica de tempestade cerebral utilizada para gerar alternativas de solução de problemas, através de reuniões em que cada pessoa propõe espontaneamente ideias e sugestões sem nenhum senso crítico.

    - COGNIÇÃO
    É a tomada de conhecimento de alguma realidade exterior ou situação.

    - CURSO DE AÇÃO
    É a orientação ou sequência no sentido de alcançar um determinado objetivo.

    - GRÁFICO DE ISHIKAWA
    Diagrama de espinha de peixe ou causa e efeito. É um gráfico utilizado para identificar todas as possibilidades de causas que podem provocar os efeitos, indo das causas iniciais até seus efeitos finais.



  • A análise do Campo de Força atua de forma que cada situação possa apresentar forças de propulsão e forças de retenção, e a forma como podemos equilibrar estas forças, atuando de forma a potencializar as forças propulsoras e diminuir a atuação das forças de retenção.

  • a) O Princípio de Pareto é uma técnica de comparação que permite analisar grupos de dados ou de problemas e verificar onde estão os mais importantes e prioritários = CORRETA 

    b) O Método Cartesiano adota quatro princípios: dúvida sistemática, análise, síntese e método. = ERRADA. 

    c) Na técnica de Brainstorming, os participantes são estimulados a produzir sob regras que quali?cam o que deve ser proposto. ERRADA - isso significa "Tempestade de Idéias" (ou mental se traduzido literalmente), ou seja, não há regras, deve-se deixar a criatividade aflorar. 

    d) Na técnica de Análise de Campo de Forças, procura-se mapear e avaliar as ameaças e oportunidades, pontos fortes e pontos fracos dos objetivos organizacionais. = ERRADA, A ANÁLISE DO CAMPO DE FORÇAS FOI INICIALMENTE PROPOSTO (há muito tempo) POR KURT LEWIN, e foi muito útil para psicologia social, estudos sobre grupos/equipes e liderança. Recentemente quem usou esse conceito foi Michael Porter na análise das cinco forças que atuam sobre uma organização. COM RELAÇÃO AO MAPEAMENTO DE   ameaças e oportunidades, pontos fortes e pontos fracos TRATA-SE DA ANÁLISE DE SWOT 

    e) O gráfico de Ishikawa ou diagrama de espinha de peixe é uma técnica que tem por finalidade priorizar problemas. = ERRADA - OBJETIVA IDENTIFICAR CAUSAS DE PROBLEMAS E SEUS EFEITOS. 

  • Galera, sobre o método de Descartes: 

    Dentre as principais obras de Descartes destacamos: "Meditações Metafísicas" e o "Discurso sobre o Método", que visa a bem conduzir a própria razão e buscar a verdade das ciências. Os quatro preceitos do Método empreendido por Descartes são: 

    1º) Clareza e distinção ("nunca aceitar algo como verdadeiro que eu não conhecesse claramente como tal; ou seja, de evitar cuidadosamente a pressa e a prevenção, e de nada fazer constar de meus juízos que não se apresentasse tão clara e distintamente a meu espírito que eu não tivesse motivo algum para duvidar dele";


    2º) Análise ("repartir cada uma das dificuldades que eu analisasse em tantas parcelas quantas fossem possíveis e necessárias a fim de melhor solucioná-las", chegando aos elementos mais simples);


    3º) Ordem ("o de conduzir por ordem meus pensamentos, iniciando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para elevar-me, pouco a pouco, como galgando degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e presumindo até mesmo uma ordem entre os que não precedem naturalmente uns aos outros". Defende a dedução como forma de ampliar o saber, do mais simples ao mais composto) e


    4º) Enumeração ("efetuar em toda parte relações metódicas tão completas e revisões tão gerais nas quais eu tivesse a certeza de nada omitir". Para que todos os elementos sejam considerados e para verificar se a visão total está de acordo como as regras que foram aplicadas).

    Fonte: 

    http://www.cartaforense.com.br/conteudo/colunas/o-metodo-cartesiano/705

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as ferramenta da qualidade. Diante das opções apresentadas, vejamos qual das alternativas apresenta uma afirmação correta sobre a ferramenta nela apresentada.

    A - correta. O diagrama de Pareto é um gráfico de barras verticais que mostram informações de modo a identificar as causas mais vitais e prioritárias para a solução de problema.

    É uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição àqueles assuntos de menor relevância.

    Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentram a maior parte dos desafios e problemas a ser enfrentados.

    B - incorreta. O Método Cartesiano é uma técnica direcionada para a constatação de um fato, partindo de uma dúvida. O método cartesiano de René Descartes adota quatro princípios:

    • Verificar
    • Analisar
    • Sintetizar
    • Enumerar.

    C - incorreta. Brainstorming é uma das mais conhecidas técnicas de geração de ideias. É usada para promover a geração de ideias e alternativas, especialmente quando as causas de um problema ou evento são difíceis de identificar. Vale dizer que a geração de alternativas é feita sem qualquer análise crítica.

    D - incorreta. Análise do campo de forças é uma ferramenta configurada num modelo estratégico para tomada de decisões, nela se consegue agrupar organizada e graficamente todas as forças que contribuem para a mudança, assim como se opõem às mudanças propostas.

    E - incorreta.  Diagrama de Ishikawa também conhecida como gráfico espinha de peixe, representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.

    É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas.

    Tendo analisado as opções apresentadas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte

    MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e pública. Juspodivm: Salvador, 2016.