SóProvas


ID
1071556
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Herzberg propôs a Teoria dos Dois Fatores como uma forma de explicar como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. Uma importante aplicação da Teoria dos Dois Fatores é a técnica de enriquecimento do trabalho também proposta por Herzberg. Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
I. O enriquecimento de tarefas consiste em uma constante substituição de tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas.

II. Uma das possibilidades do enriquecimento de tarefas é o acompanhamento do crescimento individual de cada empregado.

III. O enriquecimento das tarefas reduz o absenteísmo e aumenta a rotatividade de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Não sou da área da Administração, mas vou arriscar discordar do gabarito torcendo para que alguém venha esclarecer minha dúvida.

    A assertiva I afirma que "o enriquecimento de tarefas consiste em uma constante substituição de tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas". Eu imediatamente respondi que "não exatamente", pois existe tanto o job enrichment vertical, quanto o horizontal. No primeiro caso, temos a atribuição de tarefas de maior nível de complexidade ao empregado, já no segundo, temos a atribuição de tarefas diferentes, mas do mesmo nível de complexidade.


    O enriquecimento do cargo - ou ampliação do cargo - torna-se a maneira prática e viável para a adequação permanente do cargo ao crescimento profissional do ocupante. (...) O crescimento do cargo pode ser lateral ou horizontal (carga lateral com a adição de novas responsabilidades do mesmo nível) ou vertical (carga vertical com adição de novas responsabilidades mais elevadas). 

    Chiavenato, Administração Geral e Pública, p. 342.


    O enriquecimento vertical é mais utilizado em empresas que oferecem um plano de carreira, atribuindo tarefas de cargos superiores ao ocupante, a fim de proporcionar uma maior satisfação e, ao mesmo tempo, prepará-lo para uma possível promoção dentro da empresa. O enriquecimento horizontal adiciona tarefas variadas, com a mesma complexidade das atuais tarefas, com o intuito de não submeter o colaborador às mesmas tarefas repetitivas e rotineiras, buscando elevar sua satisfação com o trabalho. 
    http://desenvolvimentoorganizacionalepessoal.blogspot.com.br/2012/05/enriquecimento-de-cargos.html

    Será que a ESAF não faz a distinção entre job enrichment vertical e horizontal?Será que a ESAF considera job enrichment horizontal o mesmo que job enlargement?

    Eu estou acompanhando os comentários dessa questão, mas se quiserem, podem me escrever diretamente. Grato!
  • Acho que o problema da III é o seguinte: reduz. Aqui o examinador foi bem categórico. Estaria correto se a alternativa com a alteração mantivesse o proposto: pode reduzir o absenteísmo. 

  • Vanessa,

    O problema da III não está no "reduz o absenteísmo". Essa parte está correta, a meu ver. O erro está em afirmar que o job enrichment "aumenta a rotatividade". Eis o erro. À medida que o job enrichment proporciona maior satisfação no trabalho em decorrência da diversificação de atividades, essa técnica serve para REDUZIR a rotatividade dos empregados.


    Espero ter ajudado!

  • CORRETA - (B)O erro da III está em afirmar que o Enriquecimento de tarefas aumenta a rotatividade e na verdade diminiu a rotatividade dentro da organização.Enriquecimento de tarefas (Herzberg)

    O enriquecimento de tarefas (job enrichment) consiste em uma constante substituição de tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas, a fim de acompanhar o crescimento individual de cada empregado, oferecendo-lhe condições de desafio e de satisfação profissional no cargo. Segundo Herzberg, o enriquecimento de tarefas traz efeitos altamente desejáveis, como o aumento da motivação, aumento de produtividade, redução do absenteísmo (faltas e atrasos ao serviço) e redução da rotatividade de pessoal (demissões de empregados).

    fonte: portal do administrador


  • Por quê não aumentar a rotitividade? A rotitividade entre cargos também enrique o profissional de experiências. A rotatividade de pessoal pode ser no sentido dos funcionários serem demitidos e contratados outros ou dos funcionários terem rotatividade em diferentes posições da empresa. 

  • Enriquecimento de tarefas (Herzberg)

    O enriquecimento de tarefas (job enrichment) consiste em uma constante substituição de tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas, a fim de acompanhar o crescimento individual de cada empregado, oferecendo-lhe condições de desafio e de satisfação profissional no cargo. 


    Segundo Herzberg, o enriquecimento de tarefas traz efeitos altamente desejáveis, como o aumento da motivação, aumento de produtividade, redução do absenteísmo (faltas e atrasos ao serviço) e redução da rotatividade de pessoal (demissões de empregados).

  • O enriquecimento das tarefas consiste exatamente disto: tornar o trabalho desafiante para o trabalhador, através da troca de atividades
    simples por atividades mais complexas.

    A segunda frase tem uma redação meio confusa. O enriquecimento das tarefas só pode ser feito através de um acompanhamento do crescimento de cada funcionário. Afinal, só podemos dar tarefas mais complexas para aqueles trabalhadores que estão prontos para estas
    tarefas, não é verdade?

    Entretanto, o acompanhamento por si só não é uma forma ou possibilidade de enriquecimento das tarefas, mas sim uma atividade correlata. Apesar disso, a banca considerou a frase como correta.

    Finalmente, a última frase está claramente errada. O enriquecimento das tarefas reduz a rotatividade, não aumenta.

    fonte: PDF Rodrigo Rennó - estratégia

  • Quem pensou em rotatividade no sentido de Job Rotation errou a questão.

  • Nada a vê essa assertiva II. Eu acertei, mas mesmo assim discordo desse gabarito

  • Item ll passível de questionamento: O fato de acompanhar não implica em enriquecimento de cargo. Mas , relendo, vi que ele coloca o termo " possibilidades", o que não invalida a questão. Portanto, os itens l e ll estão corretos.

  • Gente, não confundam. Rotatividade é diferente de Rotação de cargos. A rotatividade diz respeito à entrada e saída de pessoas na empresa, já a rotação está relacionada às práticas de enriquecimento...


  • Di Sena,

    vi 2 opções aqui pra banca considerar a assertiva I como correta:

    1 - A banca ter considerado que enriquecimento de tarefas é diferente de job enrichment que significaria o enriquecimento do trabalho como um todo. Apesar de na literatura sobre administração job enrichment ser traduzido para enriquecimento de tarefas, a palavra job sozinha abre margem para esta interpretação. Assim, as tarefas só poderiam ser enriquecidas com mais complexidade, já o trabalho poderia ser enriquecido com mais complexidade ou mais tarefas.

    2 - A ESAF usou uma estratégia (usado por muitas bancas aliás) de não passar o conceito completo mas a parte do conceito que eles passaram esta correta. Como eles não usaram nenhuma expressão restritiva como "somente" eles consideram a assertiva correta. Eu sei que a maneira como a frase foi construída da o entendimento de que estão dizendo que enriquecimento de tarefas é só aquilo, mas essa seria exatamente a intenção nesse caso. Criar confusão. Inclusive deixaria aberto para o examinador ter considerado a assertiva errada se quisesse justificando que apesar da frase não usar uma expressão como "somente", isso fica claro pela construção da frase. Essas artimanhas são deploráveis, mas usadas por muitas bancas. Não testam o conhecimento e sim a capacidade de adivinhar o que passou pela cabeça do examinador na hora.

    Bons estudos e boa sorte!

  • Complementando...

     

    Item I: correto. Enriquecer tarefas é substituir as tarefas por outras mais complexas, ou mesmo acrescentar mais complexidade às tarefas já realizadas. Item II: correto. O crescimento individual de cada um traz implícita a questão do aumento da complexidade das tarefas. Sendo assim, é um enriquecimento do cargo. Item III. O enriquecimento reduz o absenteísmo e, também, a rotatividade.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. B]

     

    bons estudos