O coeficiente de relação linear, r , mede o quão forte é a relação linear entre X e Y.
Tem-se que -1 < = r < = 1
r > 0 relação linear direta
r < 0 relação linear inversa
r = 0 ausência de relação linear
r = 1 relação linear perfeita
Na questão r = 0,99, ou seja > 0. Relação linear direta. Letra D
Vitor Menezes (Tecconcursos)
Alternativa A - INCORRETA. O coeficiente de correlação mede o quão forte é a relação linear entre x e y. Se ele é praticamente igual a 1 (como é o caso), é porque o diagrama de dispersão para x e y é praticamente uma reta. Isto significa que, quando uma variável varia, a outra varia praticamente na mesma proporção.
Para que r seja próximo de 1, pouco importa se elas assumem os mesmos valores ou não. Pode ser que sejam sempre diferentes entre si, o que importa é que se comportem segundo uma reta.
Alternativa B - INCORRETA. Quem nos fornece o quanto uma variável explica da outra é o coeficiente de determinação que, no modelo de regressão linear simples, corresponde ao quadrado do coeficiente de correlação.
Alternativa C - INCORRETA. Quando o coeficiente de correlação é positivo (como no caso da questão), temos indicativo de relação direta entre as variáveis: quando uma aumenta, a outra tende a aumentar também. Quando uma diminui, a outra diminui também.
Alternativa D - CORRETA. Vide comentários da letra C.
Alternativa E - INCORRETA. A covariância é igual ao produto do coeficiente de correlação pelos desvios padrão das variáveis. Desde que a questão não nos informou σx e nem σy, não temos como calcular a covariância.