-
Da Wiki:
A armazenagem de materiais compreende dois tipos de custos:
- Custos variáveis;
- Custos fixos.
Nos custos variáveis relacionados com os estoques, temos: custos de operação e manutenção dos equipamentos, manutenção dos estoques, materiais operacionais e instalações, obsolescência e deterioração e custos de perdas.
Nos custos fixos, temos: equipamentos de armazenagem e manutenção, seguros, benefícios a funcionários e folha de pagamentos e utilização do imóvel e mobiliário.
-
A avaliação e mensuração dos elementos patrimoniais obedecem aos critérios descritos.
Os custos dos estoques devem abranger todos os custos de compra, conversão e outros custos incorridos referentes ao deslocamento, como impostos não recuperáveis, custos de transportes e outros, referente ao processo de produção. Os custos posteriores de armazenamento ou entrega ao cliente não devem ser absorvidos pelos estoques.
Os gastos de distribuição, de administração geral e financeira são considerados como variações patrimoniais diminutivas do período em que ocorrerem e não como custo dos estoques.
Devem ser excluídas dos valor dos estoques:
a) quantias anormais materiais desperdiçados, mão de obra ou de outros custos de produção;
b) custos de armazenamentos, a menos que sejam necessários no processo de produção antes de uma nova fase de produção;
c) despesas gerais administrativas que não contribuam para colocar os estoques no seu local e na condição atual;
d) custos de vendas.
Fonte: MCASP
-
GAbarito aqui errado, alternativa A esta correta.
-
Atenção para a questão (ESAF adoooora fazer isso), pois ela "exclui" duas vezes. Explicando: a questão diz que são excluídos do valores do estoque, EXCETO. Ou seja, a banca quer saber qual dos itens está incluso no valor do estoque.
Item a)
-
"Os custos de estoques devem abranger todos os custos de compra, conversão e outros custos incorridos referentes ao deslocamento, como impostos não recuperáveis, custos de transporte e outros, referente ao processo de produção. Os custos posteriores de armazenagem ou entrega ao cliente não devem ser absorvidos pelos estoques.
Os gastos de distribuição, de administração geral e financeiros são considerados como variações patrimoniais diminutivas do período em que ocorrerem e não como custo dos estoques. Exemplos de despesas excluídas do valor do estoque e reconhecidos como variações patrimoniais diminutivas do período em que são obtidos:
- Quantias anormais de materiais desperdiçados, mão de obra ou de outros custos de produção;
- Custos de armazenamento, a menos que sejam necessários no processo de produção antes de uma nova fase de produção;
- Despesas gerais administrativas que não contribuam para colocar os estoques no seu local e na sua condição atual;
- Custos de vendas."
Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) – 6ª Edição - Parte II - Procedimentos Contábeis Patrimoniais