SóProvas


ID
1072792
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está redigida com clareza e em consonância com as regras da gramática normativa a seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C. Mas achei bem confusa. Não sei se é possível avaliar como certa ou errada. Se eu bem entendo, o Sua Excelência nou Vossa Excelência se usa quando se está falando em primeira ou terceira pessoa, certo? Acho que pela frase não dá pra saber em que momento está se falando em primeira ou em terceira pessoa.

  • Vossa Excelência é com quem fala (guardei o V - vossa com V - você) e Sua Excelência é de quem fala. (guardei assim)

    Errei no dia da prova pra não errar mais rs #errandoqueagenteaprende
  • b) Consultaram o juíz acerca da possibilidade de voltar atraz na suspensão do jogador, mas ele foi categórico quanto a impossibilidade de rever sua posição.

    atrás: advérbio -  após, depois, a seguir
    Ex.: o cão vinha correndo a.
    3   anteriormente, antes
    Ex.: como disse a.
    4   no passado

    Ex.: tempos a. ele candidatou-se a deputado


  • (Como ninguém ainda não comentou os erros, vou tentar... qualquer coisa é só me corrigir).

    a) Queremos, ou não, ele será designado para dar a palavra final sobre a polêmica questão, que, diga-se de passagem, tem feito muitos exitarem em se pronunciar. (o correto seria: querendo, ou não).

     b Consultaram o juíz acerca da possibilidade de voltar atraz na suspensão do jogador, mas ele foi categórico quanto a impossibilidade de rever sua posição. (Está errado, como já explicaram: o advérbio é atrás.)

     c Vossa Excelência leu o documento que será apresentado em rede nacional daqui a pouco, pela voz de Sua Excelência, o Senhor Ministro da Educação? (certo)

     d A reportagem sobre fascínoras famosos não foi nada positiva para o público jovem que estava presente, de que se desculparam os idealizadores do programa. (famosas)

     e Estudantes e professores são entusiastas de oferecer aos jovens ingressantes no curso o compartilhamento de projetos, com que serão também autores. (Não sei aonde está o erro. Alguém pode dizer?)

  • Complementando...


    b) Consultaram o juíz acerca da possibilidade de voltar atraz na suspensão do jogador, mas ele foi categórico quanto a impossibilidade de rever sua posição. 


    Formas corretas:

    Juiz

    juízo

    juíza


     e Estudantes e professores são entusiastas de oferecer aos jovens ingressantes no curso o compartilhamento de projetos, com que serão também autores.


    Correções:


    em

    dos quais

  • Questões de português da FCC do tipo "encontre os 7 erros"

    fascínoras - escrita errada, não tem s.

    facínora = malvado, perverso, criminoso.

  • Alguns dicionários admitem a grafia "fascínora"... seria esse mesmo o erro da letra D ?

  • Erro da Alternativa E:

    Estudantes e professores são entusiastas de oferecer aos jovens ingressantes no curso o compartilhamento de projetos, com que serão também autores.  (entusiastas em oferecer ou por oferecer)


    Erro da D:

    A reportagem sobre fascínoras famosos não foi nada positiva para o público jovem que estava presente, de que se desculparam os idealizadores do programa. 

    Essa frase está estranha. Afinal, foi o público que desculpou os idealizadores do programa ou os idealizadores do programa que pediram desculpas ao público jovem pela reportagem ou ainda os idealizadores desculparam pela reportagem?

    Na 1° hipótese o correto é: "A reportagem sobre fascínoras famosos não foi nada positiva para o público jovem que estava presente, que  desculparam os idealizadores do programa".

    Na 2° hipótese o correto é: "A reportagem sobre fascínoras famosos não foi nada positiva para o público jovem que estava presente, com quem se desculparam os idealizadores do programa".

    A última hipótese é: A reportagem sobre fascínoras famosos não foi nada positiva para o público jovem que estava presente, pelo qual se desculparam os idealizadores do programa.  (os idealizadores do programa se desculparam pela reportagem...)

  • a) Queiramos ou não (no lugar de queremos ou não)

    b) atrás (no lugar de atraz)

    c) ok

    d) a reportagem ... pela qual (no lugar de que)

    e) entusiastas de oferecer (entusiastas por oferecer)

  • Na letra A há um outro erro, percebam que o verbo HESITAR está grafado erroneamente:

      a) Queremos, ou não, ele será designado para dar a palavra final sobre a polêmica questão, que, diga-se de passagem, tem feito muitos exitarem em se pronunciar.

    O correto seria hesitarem.

  • Como nenhum resposta foi concisa e completa eu vou comentar item por item:


    A) Queremos, ou não, ele será designado para dar a palavra final sobre a polêmica questão, que, diga-se de passagem, tem feito muitos exitarem em se pronunciar.

    O correto é QUERENDO e HESITAREM.


    B) Consultaram o juíz acerca da possibilidade de voltar atraz na suspensão do jogador, mas ele foi categórico quanto a impossibilidade de rever sua posição.

    O correto é JUIZ (sem acento) e ATRÁS.

    Ademais, faltou uma crase no "quanto à impossibilidade..."


    C) Vossa Excelência leu o documento que será apresentado em rede nacional daqui a pouco, pela voz de Sua Excelência, o Senhor Ministro da Educação?

    CORRETO. Usa-se "vossa" quando falamos diretamente com a pessoa. Usa-se "sua" quando falamos sobre a pessoa.


    D) A reportagem sobre fascínoras famosos não foi nada positiva para o público jovem que estava presente, de que se desculparam os idealizadores do programa.

    O correto é FACÍNORAS.


    E) Estudantes e professores são entusiastas de oferecer aos jovens ingressantes no curso o compartilhamento de projetos, com que serão também autores. O correto é OFERECEREM.

  • Nobres colegas, não esqueçam que algumas questões têm comentário do professor. É o caso desta. 


    No vídeo de correção ele explica que na alternativa "e" pode ser tanto "entusiastas de", quanto "entusiastas em", e que o erro está no trecho "com que serão também autores", que deveria ser "de que serão também autores" (quem é autor, é autor de alguma coisa).

  • Onde posso encontrar o vídeo de correção do professor?

  • Talvez eu esteja enganado, mas pelo que percebi o comentário do professor só aparece no site novo do QC. O endereço é http://qconcursos.com/ (também tem um atalho para o site no canto direito, em cima, na tela inicial do site antigo)


    Eu fiz o login no site antigo e realmente não vi a correção lá http://www.questoesdeconcursos.com.br/


    Tentem a página nova. É só usar o mesmo login. Eu vi o vídeo ali (tem um link para o comentário do professor na questão, embaixo, no lado direito).

  • Erro da D é SÓ FASCÍNORAS.


    Por uma razão, basta perguntar a frase: 

    A reportagem sobre fascínoras famosos não foi nada positiva para o público jovem que estava presente, de que se desculparam os idealizadores do programa.


    Os idealizadores se desculparam... DO QUE ? De que a reportagem não foi nada... 

  • Tbm fiquei com dúvida sobre a C. Entendo que o emprego dos pronomes de tratamento está correto, mas acho errado o emprego da primeira vírgula. Pra mim, ela está separando o agente da passiva. Isso é correto??

  • A respeito da vírgula na letra C: uma vírgula separa, duas intercalam. O que acontece nessa questão.

  •  A- ERRADA. EXITAR.(HESITAR)

    B-ERRADA. JUIZ É SEM ACENTO, ATRAZ 

    C- CORRETA

    Vossa Excelência leu o documento que será apresentado em rede nacional daqui a pouco, pela voz de Sua Excelência, o Senhor Ministro da Educação?

    D errada  

    A reportagem sobre fascínoras famosos não foi nada positiva para o público jovem que estava presente, de que se desculparam os idealizadores do programa. (facínoras)

    E. ERRADA

    Estudantes e professores são entusiastas de oferecer aos jovens ingressantes no curso o compartilhamento de projetos, com que serão também autores. (QUEM É AUTOR É AUTOR DE ALGUMA COISA O COM ESTÁ ERRADO)

  • Exitar = hesitar

  • Colegas, fiquei em dúvida quando à letra "C". Além de achar que está um pouco confusa, a expressão "daqui a pouco" não teria que vir entre vírgulas?

  • PRONOME DE TRATAMENTO

    quando falamos com a pessoa = usa o VOSSA

    quando falamos SOBRE  a pessoa = usa o SUA

     

    GABARITO ''C''

  • PQP QUE PROVA FOI ESSA!

  • Questão totalmente sem nexo!

  • Parece um aluno de 10 anos que escreveu essa desgraça kkkkkk