SóProvas


ID
1073887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens de 73 a 77, acerca de noções de administração pública e geral.

A reforma gerencial implementada no governo Collor pautava-se em um instrumento denominado Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) e visava à desburocratização do Estado, o que promoveu a criação de um ministério com essa finalidade

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    A reforma gerencial implementada no governo Collor  pautava-se em um instrumento denominado Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) (1) e visava à desburocratização do Estado, o que promoveu a criação de um ministério com essa finalidade (2)

    (1) 

    Atenção → O texto do Pdrae diz que Collor “deu passos rumo à reforma”

    e Frederico Lustosa diz que a reforma “começou” no Governo

    Collor. No entanto, a marca oficial da reforma gerencial é o Pdrae

    de 1995. p. 104

    fonte: Administração Pública — Augustinho Paludo

    (2) 

    Em 1995 teve início no Brasil a Reforma da Gestão Pública ou reforma gerencial do Estado com a publicação, nesse ano, do Plano Diretor da Reforma do Estado e o envio para o Congresso Nacional da emenda da administração pública que se transformaria, em 1998, na Emenda 19. Nos primeiros quatro anos do governo Fernando Henrique, enquanto Luiz Carlos Bresser-Pereira foi o ministro, a reforma foi executada ao nível federal, no MARE - Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado 

    fonte: http://www.bresserpereira.org.br/RGP.asp

    COMPLEMENTANDO A INFORMAÇÃO...

    Atenção → O primeiro contrato de gestão surgiu no Governo Collor, e não em

    1995, com o Pdrae, e nem em 1998, com a lei das organizações

    sociais (Lei no 9.637). p. 105

    Como ministro do Mare, Bresser-Pereira elabora o Plano Diretor de Reforma do

    Aparelho do Estado a partir da análise das reformas ocorridas em outros países,

    como a Inglaterra, e das ideias contidas no livro Reinventando o governo. p. 107

    fonte: Administração Pública — Augustinho Paludo



  • ERRADO

    OUTRA QUESTÃO QUE PODE NOS AUXILIAR.

    Q199564     Prova: CESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração

    Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado; 

    [img src="http://www.questoesdeconcursos.com.br/images/icon-texto.png" alt="Texto associado à questão" > Ver texto associado à questão

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública. 

    O Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), proposto por Luiz Carlos Bresser-Pereira, na década de 90 do século passado, reúne as principais propostas de reforma para a melhoria da gestão pública defendidas pelo então Ministro da Administração e Reforma do Estado.

    GABARITO: CERTO


  • "Após a introdução do primeiro plano econômico a "domar" a hiperinflação (o Plano Real) o presidente Itamar Franco consegue eleger seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso. Cardoso nomeia para o Ministério da Administração e Reforma do Estado o ex-ministro da Fazenda de Sarney, Bresser Pereira

    A reforma administrativa não havia sido uma promessa de campanha de Cardoso, mas ele autorizou Bresser a fazer um diagnóstico dos problemas da Administração Pública brasileira e propor reformas à sociedade. Estas propostas foram apresentadas através do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE)." 

    Autor: Rodrigo Rennó - Artigo do Eu Vou Passar

  • Gabarito ERRADO

    A questão erra somente ao afirmar que foi no governo Collor, quando na verdade a reforma gerencial com o PDRAE foi implantada no governo FHC, por Bresser Pereira.

    Examinador sapecando..


  • Como já foi dito a questão está errada, pois a reforma gerencial implementada no governo de Fernando Henrique Cardoso, e não no governo de Fernando Collor como propõe a questão, existem outras que podem nos ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Planejamento e Gestão - Prova 2 Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Administração Pública; 

    De acordo com o diagnóstico traçado por Luiz Carlos Bresser Pereira, ministro da Administração Federal e Reforma do Estado no governo de Fernando Henrique Cardoso, no Estado liberal, a iniciativa empreendedora implicou concentração de renda nas mãos da burguesia, mediante mecanismos de mercado, e, no Estado desenvolvimentista, o excedente da economia foi dividido entre os capitalistas e os burocratas, que, além dos mecanismos de mercado, usaram o controle político do Estado para enriquecimento próprio.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle Externo Disciplina: Administração Pública

    Ao preconizar a reforma do Estado, o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso considerou como medida orientadora o descolamento entre planejamento e gestão, por meio de um plano de adequação do Estado (Plano Diretor) não atrelado a metas de desenvolvimento e de um plano de desenvolvimento (PPA).

    GABARITO: CERTA.

  • Ministério da Desburocratização existiu entre 1979 a 1986 com o objetivo de diminuir o impacto da estrutura burocrática na economia e vida social brasileiras. Este ministerio foi criado no governo de Figueiredo.

  • Em 1995 teve início no Brasil a Reforma da Gestão Pública ou reforma gerencial do Estado com a publicação, nesse ano, do Plano Diretor da Reforma do Estado e o envio para o Congresso Nacional da emenda da administração pública que se transformaria, em 1998, na Emenda 19. Nos primeiros quatro anos do governo Fernando Henrique, enquanto Luiz Carlos Bresser-Pereira foi o ministro, a reforma foi executada ao nível federal, no MARE - Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Com a extinção do MARE, por sugestão do próprio ministro no final desse período, a gestão passou para o Ministério do Planejamento e Gestão, ao mesmo tempo em que estados e municípios passavam também a fazer suas próprias reformas.


    http://www.bresserpereira.org.br/rgp.asp

  • Um dos marcos do governo FHC foi a reforma gerencial, que teve início no ano de 1995. O que torna a questão errada é dizer que foi no governo Collor que teve início a desburocratização no Brasil.

  • Errada , a implantação do PDRAE foi no governo FHC, que instituiu a reforma administrativa gerencial na máquina pública!!

  • DEIXANDO A QUESTÃO CERTA:A reforma gerencial implementada no governo FHC pautava-se em um instrumento denominado Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) e visava à desburocratização do Estado, o que promoveu a criação de um ministério com essa finalidade o MARE.

  • O PDRAE é do governo de FHC.

  • Pdrae é do FHC , já  Collor cagou com o pais no passado  e hoje é senador ... Só para descontrair... Kkkk 

  • Só para complementar a Rani, O Collor cagou no país e hoje é Senador (porque as pessoas nas cabeças das quais ele cagou, o colocaram de novo no poder, assim como fizeram com o Renan Calheiros).

    PS: Só para acrescentar algo de útil ao meu comentário. A Lei de Responsabilidade Fiscal també é do FHC.

  • A questão também pode ser corrigida alterando o instrumento. O governo Collor criou o PND - Programa Nacional de Desburocratização, através da Lei 8031/90.

  • Pode dizer que não passou na prova por causa do Collor!!

  • pdrae = FHC

  • A reforma gerencial implementada no governo FHC pautava-se em um instrumento denominado Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) e visava à desburocratização do Estado, o que promoveu a criação de um ministério com essa finalidade

  • Em 1995, o então Presidente Fernando Henrique Cardoso consolidou o Estado Gerencial com a Reforma da Gestão Pública ou reforma gerencial do Estado por meio da publicação do Plano Diretor de Reforma do Estado.

  • Boa tarde,

     

    Parei em Collor

     

    Reforma gerencial = FHC

     

    Bons estudos

  • GABARITO: Errado

     

    - A reforma gerencial implementada no governo Collor (Fernando Henrique Cardoso).

    - pautava-se em um instrumento denominado Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE).

    - visava à desburocratização do Estado (Reforma Gerancial, reforma por resultados, planejamento)

    - promoveu a criação de um ministério com essa finalidade (Ministério da Administração e Reforma do Estado - MARE).

    - Único erro da questão é citar o Collor!!

     

     

  • PDRAE -> FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Veja que tem mais E que o Fernando Collor rs.

  • COLLOR TENTOU REFORMAR O ESTADO, MAS FOI UM FRACASSO SÓ! PDRAE É DA DÉCADA DE 1995 - FHC

  • resumindo: o Collor não fez nada q prestasse

  • Larissa Felix :
    A questão também pode ser corrigida alterando o instrumentoO governo Collor criou o PND - Programa Nacional de Desburocratização, através da Lei 8031/90.

    Tá errado isso, hein? o PND é de 1979 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d83740.htm)

    E o infeliz governo Collor é de 1990-1992.
     

  • PDRAE

    Governo: FHC

    Ano: 1995

    Objetivo: implementar reforma gerencial

  • Gente, gostaria de saber um material bom pra estudar esses assuntos. Tou ficando louca e confundido tudo.

  • Teresa, você pode estudar pelo PDF do Estratégia Concursos, que particularmente acho muito bom, ou também pelo livro do Chiavenato: Administração Geral e Pública para Concursos, que tem um capítulo tratando das reformas administrativas.

  • collor foi as reformas fiscais para tentar conter a desgraça deixada pelos militares e a caça aos marajas (servidores)!

  • PDRAE=FHC

  • PDRAE - Foi a 3ª reforma da Adm Pública na década de 90 por FHC.

  • A reforma gerencial implementada no governo FHC pautava-se em um instrumento denominado Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) e visava à desburocratização do Estado, o que promoveu a criação de um ministério com essa finalidade

  • Collor implementou alguma coisa, rapah! 

  • GAB:E

     

    O governo Collor (1990- 1992) SÓ tomou medidas  desastrosas:

     

    Essas medidas incluíram:

    > Redução do tamanho da máquina estatal

    > Redução dos salários dos servidores públicos

    > Redução do número de servidores público

     

  • errado. 

    A reforma gerencial implementada no governo Collor pautava-se em um instrumento denominado Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) e visava à desburocratização do Estado, o que promoveu a criação de um ministério com essa finalidade

    o correto seria FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

  • ERRADO

    PDRAE-----------------1995--------------------governo de Fernando Henrique Cardoso.

  • MARE - Bresser Pereira - FHC

  • Collor nem esquentou a cadeira da presidência.

    Só deu tempo de confiscar as poupanças e foi cassado.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das características da gestão pública ou administração pública gerencial.

    A Nova Administração Pública (Gerencialismo) ou “New Public Management" foi um conjunto de teorias surgidas nos anos 70, que orientavam reformas na administração pública baseadas nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público.

    No Brasil, segundo Paludo, o novo modelo de administração gerencial teve início na era Fernando Henrique Cardoso (1995), e tinha o firme propósito de que o Estado deveria coordenar e regular a economia, e, finalmente, começa a reforma da administração rumo ao modelo gerencial. (PALUDO, 2013, pág. 94).

    Neste governo, ocorreu a criação do Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE) e nomeado como ministro Bresser-Pereira, que é o criador do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). Sendo este, o marco do gerencialismo no Brasil.

    Por fim, um dos objetivos do gerencialismo é mudar uma estrutura centralizada e auto referida da burocracia para uma estrutura descentralizada. Esta reforma presume manter um núcleo central e transferir para o setor privado as atividades que podem ser controladas pelo mercado.

    Ante ao exposto, a alternativa está errada, uma vez que o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) e o citado ministério foram criados no governo de Fernando Henrique Cardoso.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: ERRADO.