SóProvas


ID
1073992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos fundamentos da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O movimento da administração científica originado com as experiências de Frederick W. Taylor e Henri Fayol objetivou proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a especialização e o profissionalismo.

Alternativas
Comentários
  • O movimento da administração científica originado com as experiências de Frederick W. Taylor e Henri Fayol objetivou proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a especialização e o profissionalismo.

    “Predominava a atenção para o método de trabalho, para osmovimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrãodeterminado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos,operações, tarefas, cargos etc.”

    “Uma das decorrências do estudo dos tempos e movimentos foi adivisão do trabalho e a especialização do operário a fim de elevar suaprodutividade. Com isso, cada operário passou a serespecializadona execução de uma única tarefa paraajustar-se aos padrões descritos e às normas de desempenho definidas pelométodo.”

    “A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou osengenheiros americanos a simplificarem os cargos no intuito deobter o máximo de especialização de cada trabalhador: cada operárioficaria restrito a uma simples e específica tarefa que deveria ser executadacíclica e repetitivamente para aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefassão desenhados para uma execução automatizada por parte do trabalhador: eledeve fazer e não pensar ou decidir.”

    Fonte: Chiavenato


  • ERRADA, pois o objetivo da administração científica era buscar a especialização e o profissionalismo.

    O movimento da Administração Científica surgiu no início do século passado com as experiências do engenheiro Frederick W. Taylor (1856-1915). Esse movimento tinha por objetivo proporcionar fundamentação científica às atividades, substituindo a improvisação e o empirismo. A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa, aumentando a eficiência do operariado, por meio da análise e da divisão do trabalho. Havia o predomínio da atenção com os métodos de trabalhos, com os movimentos para a execução das tarefas e para o tempo padrão de sua execução.

    Taylor baseou seu sistema de administração no estudo dos tempos e movimentos, nas linhas de produção; com isso conseguiu dividir as funções em seus componentes e projetou os melhores e mais rápidos métodos de execução de cada um deles. Com isso ter-se-ia a Organização Racional do Trabalho. Utilizavam a observação e mensuração como métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração.

    http://br.monografias.com/trabalhos3/motivacao-organizacional-estudo-caso/motivacao-organizacional-estudo-caso2.shtml

  • DESAMBIGUAÇÃO:

    A "abordagem clássica" inclui as teorias de Taylor (Científica) e de Fayol (Clássica).
    Todavia, não podemos dizer que a "Teoria Científica" (ou movimento da administração científica) inclua a teoria de Fayol.

  • T AYLOR = CIEN T  IFICA

    F A YOL = CL A SSICA

  • A Administração Científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.

    Taylor buscava, com isso, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção da empresa. Ele observou que o sistema de gestão da época continha muitas falhas, entre elas: a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada nas empresas.

    Seu trabalho foi dividido em dois períodos:

    1º período de Taylor: racionalização do trabalho dos operários das fábricas da época.

    2º período de Taylor: definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa.

     

    http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-administracao-cientifica-de-taylor/

  • ABORDAGEM CLÁSSICA ABRANGE OS ESTUDOS DE FAYOL (TEORIA CLÁSSICA), E DE TAYLOR (TEORIA CIENTÍFICA), CUJA VALORIZAÇÃO ESTAVA CENTRADA NA ESPECIALIZAÇÃO COM FOCO NA PRODUÇÃO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Abordagens clássica/Cientifica -Henry FAYOL e Frederick Taylor 

    Organização FORMAL(É O QUE ESTE EXPRESSO) CESPE usou INFORMAL errado.

    Visão MECANICISTA (concepção mecanicista – linear- faz uma única tarefa mero executor)

    SISTEMA FECHADO: foco nos processos internos e operacionais.

    Abordagem PRESCRITIVA como se fosse receita colocar tudo o qe devia ser feito e NORMATIVA.

    Ser humano egoísta, racional e material: HOMO ECONOMICUS (homem econômico). ($)

  • Substituindo? será?

  • Gabarito: ERRADO

     

    O objetivo da Administração Científica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência nas operações, dando ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a undade fundamental da organização.

     

    Percebia - se o quanto era importante a atuação dos operarios, a análise e a divisão do trabalho, o estudo dos tempos e movimentos, todas as visões racionais acerca daquela tarefa que deveria ser adequadamente realizada através de movimentos simples, de processos padronizados de trabalho, de relação mecanicista.

     

    Obs.: A eficácia das operações será priorizada a partir da abordagem Neo - Clássica da Administração.

     

    Prof. de Administração Ygor Loureiro, Degrau Cultural.

  • Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

  • O movimento da administração científica originado com as experiências de Frederick W. Taylor e Henri Fayol objetivou proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a especialização e o profissionalismo.

    Acho que o erro da questão está na parte em vermelho.