SóProvas


ID
107476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

A avaliação do recém-nascido deve ser feita no primeiro e no quinto minutos após o nascimento, utilizando-se a escala de Apgar. Caso, no quinto minuto, o índice obtido persista abaixo de 7, é necessário reavaliar o bebê a cada 10 minutos, até que ele atinja um índice igual ou superior a 8.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Se o APGAR estiver mesmo assim ainda menos que 7 não se deve esperar mais 10 minutos para avaliar o rescém-nascido pois o mesmo precisa de cuidados imediatos para que seu apgar possa subir a 7 ou mais.O escore de APGAR é usado para avaliar o estado do recém-nascido no primeiro e quinto minutos de vida após o nascimento. Avalia cinco sinais clínicos gerais da criança . Cada critério recebe uma pontuação de zero a dois que somados darão o Índice de APGAR. A contagem é feita no primeiro e quinto minutos. Os componentes mais importantes são a freqüência cardíaca e respiração. O APGAR não deverá ser usado para decidir a necessidade de reanimação em uma criança asfixiada, pois a reanimação deverá ser iniciada antes do primeiro minuto de vida. Um escore de APGAR inferior a 7 no quinto minuto indica depressão do SNC e inferior a 4 depressão grave.

  • consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do RN: FC; esforço respiratório; tônus muscular; Irritabilidade reflexa e cor da pele° .

    avaliado no 1° minuto; 5°minuto e de acordo com a pontuação deve-se fazer reavaliações de 5 em  minutos. 

  • Este índice foi criado por uma anestesista inglesa, Dra. Virgínia Apgar, na década de 50. É o método mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade. Consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do recém-nascido, com 1 e 5  minutos de vida. Os aspectos avaliados são: freqüência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2. Somam-se as notas de cada item e temos o total, que pode dar uma nota mínima de 0 e máxima de 10.

    Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave. Se estas dificuldades persistirem durante alguns minutos sem tratamento, pode levar a alterações metabólicas no organismo do bebê gerando uma situação potencialmente perigosa, a chamada anóxia (falta de oxigenação).

    O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte). Segue-se a Tabela para a realização da Escala de Apgar:

  • Esses parâmetros devem ser avaliados nos 1º e 5º minutos de vida. Caso a pontuação esteja abaixo de 7º no 5º min, o RN  deve ser reavaliado a cada 5 min, até 20 min de vida.

  • Errado! Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (2016), se o Apgar é <7 no 5º minuto de vida, recomenda-se realizá-lo a cada 5 minutos, até 20 minutos de vida.