SóProvas



Questões de Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido


ID
60775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de problemas comuns em recémnascidos
e lactentes.

A constipação intestinal é comum em recém-nascidos, especialmente em crianças amamentadas no peito, que podem ficar alguns dias sem evacuar. Essa doença deve ser tratada com o uso de medicamentos laxativos.

Alternativas
Comentários
  • A constipação em recém-nascidos está associada ao uso de leite artificial, de composição diferente do leite materno.
  • ITEM ERRADO

    SO COMPLEMENTANDO:
    A CONTIPAÇÃO NO RN NÃO ESTÁ RELACIONADA SOMENTE AO USO DO LEITE ARTIFICIAL. O BEBÊ TAMBÉM APRESENTE CONSTIPAÇÃO COM O USO DO LEITE MATERNO.

    O bebê que mama no peito pode ficar alguns dias sem evacuar. Isto se deve a absorção e aproveitamento do leite materno pelo organismo do bebê, formando pouco “bolo fecal” e daí, a demora de evacuar. É fisilógico e não deve ser motivo de preocupação.

    O bebê que mama exclusivamente no peito pode evacuar várias vezes ao dia e as fezes podem ser amolecidas. Isto não é diarréia e não prejudica o seu filho. O leite materno nunca prejudica a saúde do bebê.

    FONTE: 
    http://www.fhemig.mg.gov.br/programas-e-acoes/banco-de-leite-humano/duvidas-sobre-amamentacao
  • É COMUM EM CRIANÇAS QUE TOMAM LEITE ARTIFICIAL A CONSTIPAÇÃO.


ID
60784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de problemas comuns em recémnascidos
e lactentes.

O impetigo bolhoso é causado pelo estreptococo betahemolítico do grupo A e afeta a região periumbilical e a face do recém-nascido, nas quais se formam bolhas que se rompem facilmente e estão associadas a adenopatia e febre.

Alternativas
Comentários
  • Os principais agentes causadores do Impetigo são as bactérias estreptococos e em segundo, os estafilococos. A diferença entre as duas está no modo de manifestação da doença.
    A infecção por estreptococos apresenta inicialmente uma lesão inflamatória, com a região avermelhada e posteriormente secreção purulenta, evoluindo para crostas;

    a infecção provocada por estafilococos produz mais secreção purulenta e apresenta bolhas,

    o que a caracteriza como:

    IMPETIGO BOLHOSO

  • Complementando o excelente comentário acima, ambos os casos de impetigo as regiões mais frequentemente afetadas são aquelas descobertas pelas roupas: rosto, membros e  axilas. Outro erro da questão que cita a região periumbilical.

    Bons estudos!

  • Gostei da explicação deste site: http://www.mdsaude.com/2011/05/impetigo-bolhoso.html
  • Impetigo são infecções piogênicas primárias da pele ocasionadas por estafilococos e estreptococos.
    Existem duas formas clínicas: o impetigo bolhoso, causado por estafilococos e o não-bolhoso, em que se isolam estafilococos e estreptococos, sendo esses últimos predominantes.

    O impetigo bolhoso causa vesículas e bolhas desenvolvem-se em pele normal, sem eritema ao redor. As lesões localizam-se no tronco, face, mãos, áreas intertriginosas, tornozelo ou dorso dos pés, coxas e nádegas. O conteúdo seroso ou sero-pustulento desseca-se, resultando em crosta amarelada que é característica do impetigo. Quando não tratada tem tendência à disseminação. A lesão inicial muitas vezes é referida como se fosse uma bolha de queimadura de cigarro.

    As erupções vésicopustulosas são comuns no período neonatal, definido como as primeiras quatro semanas de vida. O impetigo bolhoso pode surgir logo no segundo ou terceiro dia de vida. Essas lesões apresentam rápida re-epitelização e não deixam cicatrizes. A região das fraldas e as pregas da pele são locais comumente envolvidos. O impetigo bolhoso no recém nascido não está relacionado com adenopatia e febre.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Araújo T, Schachner L. Erupções vesicopustulosas benignas no neonato. An Bras Dermatol. 2006;(4):359-66.

  • O impetigo bolhoso está associado à infecção pelo S. aureus fagotipo II (normalmente tipo 71) e acontece principalmente no recém-nascido e em crianças na idade pré-escolar. Ocorre em aproximadamente 10% de todos os casos de impetigo.

  • IMPETIGO: INFECCAO PIOGENICA ,GERALMENTE ,CAUSADA POR ESTAFILOCOCOS AUREUS, INICIA COM LESAO PUNTIFORME QUE EM 1 A 2 DIAS EVOLUI PARA VESICULAS E A SEGUIR PUSTULAM


ID
71350
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atualmente, os serviços de saúde trabalham com a visão de um novo paradigma, a atenção humanizada. A humanização do nascimento compreende ações desde o pré- natal. A equipe responsável pela assistência ao recém- nascido (RN) deverá estar habilitada para

Alternativas
Comentários
  • O Alojamento conjunto é obrigatório, e não facultativo.

    Método de Leboyer: método do "Parto Feliz." Realizado com sossego e sob penumbra.
  • Sugestão vídeo Método de Leboyer.

    www.youtube.com/watch?v=AVxNlJJPDys
  • método de parto Leboyer, baseia-se na teoria do parto sem violência do obstetra francês Frederick Leboyer, e propõe uma série de procedimentos para tornar o nascimento mais tranquilo como luz discreta, música suave e um banho quente para o recém-nascido.


ID
107473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

Com os cuidados imediatos ao recém-nascido, aqueles dispensados logo após o nascimento, ainda na sala de parto, objetiva-se auxiliar o bebê a fazer a transição da vida intra-uterina para a vida extra-uterina, assegurar a manutenção de sua temperatura corporal e promover o elo afetivo entre recém-nascido, mãe e seus familiares.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Só para complementar a questão os cuidados prestados ao rescém-nascido pós parto são:

     Posicionar o recém-nascido (RN) corretamente; Aspirar vias aéreas; Aquecê-lo e secá-lo; Prevenir a infecção gonocócica; Evitar a doença hemorrágica do RN; Exame do coto umbilical; Aferição da temperatura; Realização de medidas antropométricas; Avaliação da idade gestacional; Aleitamento nas primeiras 2h;... Use um cateter macio no intuito também de remover o líquido, muco, sangue e restos amnióticos. O recém nascido deve ser posicionado corretamente para assegurar a permeabilidade das vias aéreas. Para um posicionamento correto o paciente deve ser colocado em decúbito dorsal ou lateral com o pescoço ligeiramente estendido. - Aspirando - assim que o recém nascido estiver adequadamente posicionado, ele deve ser aspirado: primeiro a boca e depois o nariz. - Avaliação - após ter feito a estimulação tátil é necessário monitorar e avaliar o neonato com base nos três sinais vitais: (1) Movimentos respiratórios, (2) Freqüência cardíaca, (3) Cor.

  • Atentar para a diferenciação de cuidados imediatos e mediatos.

  • dispensados ou  seria indispensável em relação aos cuidados imediatos...?

  • DISPENSADOS ?


    O que é dispensados: Que foram isentos, libertos.


  • eu também fiquei na dúvida dessa palavra dispensado.

  • eu também fiquei na dúvida dessa palavra dispensado.


ID
107476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

A avaliação do recém-nascido deve ser feita no primeiro e no quinto minutos após o nascimento, utilizando-se a escala de Apgar. Caso, no quinto minuto, o índice obtido persista abaixo de 7, é necessário reavaliar o bebê a cada 10 minutos, até que ele atinja um índice igual ou superior a 8.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Se o APGAR estiver mesmo assim ainda menos que 7 não se deve esperar mais 10 minutos para avaliar o rescém-nascido pois o mesmo precisa de cuidados imediatos para que seu apgar possa subir a 7 ou mais.O escore de APGAR é usado para avaliar o estado do recém-nascido no primeiro e quinto minutos de vida após o nascimento. Avalia cinco sinais clínicos gerais da criança . Cada critério recebe uma pontuação de zero a dois que somados darão o Índice de APGAR. A contagem é feita no primeiro e quinto minutos. Os componentes mais importantes são a freqüência cardíaca e respiração. O APGAR não deverá ser usado para decidir a necessidade de reanimação em uma criança asfixiada, pois a reanimação deverá ser iniciada antes do primeiro minuto de vida. Um escore de APGAR inferior a 7 no quinto minuto indica depressão do SNC e inferior a 4 depressão grave.

  • consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do RN: FC; esforço respiratório; tônus muscular; Irritabilidade reflexa e cor da pele° .

    avaliado no 1° minuto; 5°minuto e de acordo com a pontuação deve-se fazer reavaliações de 5 em  minutos. 

  • Este índice foi criado por uma anestesista inglesa, Dra. Virgínia Apgar, na década de 50. É o método mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade. Consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do recém-nascido, com 1 e 5  minutos de vida. Os aspectos avaliados são: freqüência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2. Somam-se as notas de cada item e temos o total, que pode dar uma nota mínima de 0 e máxima de 10.

    Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave. Se estas dificuldades persistirem durante alguns minutos sem tratamento, pode levar a alterações metabólicas no organismo do bebê gerando uma situação potencialmente perigosa, a chamada anóxia (falta de oxigenação).

    O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte). Segue-se a Tabela para a realização da Escala de Apgar:

  • Esses parâmetros devem ser avaliados nos 1º e 5º minutos de vida. Caso a pontuação esteja abaixo de 7º no 5º min, o RN  deve ser reavaliado a cada 5 min, até 20 min de vida.

  • Errado! Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (2016), se o Apgar é <7 no 5º minuto de vida, recomenda-se realizá-lo a cada 5 minutos, até 20 minutos de vida.


ID
107479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

Os cuidados mediatos ao recém-nascido são aqueles realizados no berçário ou no alojamento conjunto. Os objetivos desses cuidados são: ajudar o recém-nascido a adaptar-se à vida extra-uterina, prevenir complicações e detectar precocemente qualquer anormalidade. Manter o berço aquecido e com foco de luz, fazer a ligadura do cordão umbilical, realizar o método de Credé ou credeização e identificar o bebê são alguns desses cuidados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    A questão forneceu a definição de cuidados mediatos (oferecidos no berçário e alojamento conjunto) e os exemplo de cuidados imediatos (oferecidos logo após o parto).

  • ERRADO

    Como a colega já disse ele refere cuidados imediatos como se fosse cuidados mediatos. Ai vai alguns cuidados mediatos só para completar o entendimento.

    cuidados mediatos , são os cuidados a prestar ao recém nascido nas primeiras horas de vida, após a primeira avaliação (cuidados imediatos), ou seja, após o bebê estar estável os passos a seguir sao:

    Aquecimento,

    Mensuração,

    Higiene,

    Administração de vitamina K via intramuscular e

    vacina contra hepatite B.

  • O RECOMENDADO É A UTILIZAÇÃO DA POMADA DE ERITROMICINA A 0,5%

    COMO ALTERNATIVA - TETRACICLINA A 1%

    NITRATO DE PRATA A 1% - APENAS SE NÃO DISPOR DE ERITROMICINA OU TETRACICLINA.

    Cuidados imediatos com RN:

    - clampeamento do cordão umbilical.

    - administrar vitamina K, IM 1mg.

    - eritromicina 0,5%.

    - Identificação do RN.

    - Medidas antropométricas.

    Cuidados mediatos com RN:

    - Evitar separação do binômio mãe-filho.

    - Higienizar coto umbilical (álcool 70%).

    - BCG e Hepatite b.

    - incentivo do aleitamento materno.

    Lavagem dos olhos é com Água

    Não utilizo soroF9% nem ringer nem nada....


ID
107482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

A circunferência da cabeça aumenta rapidamente devido ao crescimento do cérebro. A circunferência, cuja média de tamanho, ao nascimento, é entre 33 cm e 37 cm, aumenta para 46 cm ou 47 cm no final do primeiro ano de vida. O perímetro cefálico é igual ao do tórax ou 2 cm maior.

Alternativas
Comentários
  • Por onde começa essa questão?


ID
107485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

A ansiedade nos pais, muitas vezes, resulta da falta de informações, o que pode prejudicar sua interação não só com o recém-nascido como também com a equipe que o assiste. Portanto, deve-se oferecer informações adequadas sobre regras e rotinas hospitalares, direito de visitas, uso e tipos de aparelhos e, principalmente, sobre a importância, para o recém-nascido, da presença dos pais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Perfeita a colocação da acertiva! Deve-se prestar um acolhimento aos famíliares (pai) no intuito de diminuir a ansiedade que o atormenta.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
317875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, julgue os itens que se seguem.
Triagem neonatal representa um conjunto de ações realizadas nos bebês 48 horas após o nascimento e, no máximo, até eles completarem quinze dias de vida. Essas ações incluem a coleta de sangue no calcanhar do recém-nascido, para a realização do teste conhecido como teste do pezinho.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Ministério da Saúde
    O momento para a coleta, preferencialmente, não deve ser inferior a 48 horas de alimentação protéica (amamentação) e nunca superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. As gestantes devem ser orientadas, ao final de sua gestação, sobre a importância do teste do pezinho e procurar um posto de coleta ou um laboratório indicado pelo pediatra dentro deste prazo.
  • O Programa Nacional de Triagem Neonatal do Sistema Único de Saúde é composto por Triagem Neonatal Biológica, Triagem Neonatal Auditiva e Triagem Neonatal Ocular.

    A Triagem Neonatal Biológica (ou teste do pezinho) faz o diagnóstico presuntivo de distúrbios congênitos e hereditários para fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. O teste do pezinho deve ser realizado na primeira semana de vida; quando se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido. Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido, já que com esta idade existem sequelas associadas a fenilcetonúria e ao hipotireoidismo congênito.  O Programa Nacional de Triagem Neonatal contempla o diagnóstico presuntivo, o diagnóstico de certeza, o tratamento e o acompanhamento dos casos diagnosticados.

    Ou seja, a triagem neonatal pode ser feita até 30 dias do nascimento e não 15 dias como é afirmado na questão

    Resposta  ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, CoordenaçãoGeral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    http://bvsms.saude.gov.br/

  • Teste do Pezinho

    O teste do pezinho é feito em até 28 dias de vida da criança. Preferencialmente entre o 3° e o 5º dia, pois é necessário ter tido contato com o leite materno para testar a fenilcetonúria e aguardar também a saída do hormônio tireoidiano materno do corpo da criança. E não deve ser feito após 28 dias, quando não é mais considerado o período neonatal.


ID
317878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, julgue os itens que se seguem.
O recém-nascido considerado de baixo peso é o que, ao nascer, possui peso menor que 2.500 g e que, a depender da idade gestacional, apresenta aumento do risco de morbimortalidade.

Alternativas
Comentários
  • O recém nascido de baixo peso é aquele que apresenta peso ao nascer menor que 2.500g independente da idade gestacional.
  • INDEPENDE DA IG

ID
317881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, julgue os itens que se seguem.
O método de mãe canguru consiste no contato direto, pele a pele, entre o recém-nascido prematuro e(ou) de baixo peso e sua mãe, desde o momento em que o bebê apresente condições clínicas estáveis.

Alternativas
Comentários
  • O método Mãe - Canguru é uma tecnologia humana de cuidado dos bebês prematuros e de baixo peso onde mãe e recém nascido ficam em contato pele-a-pele, trocando calor, amor e possiblitando uma amamentação em livre demanda
  • —Segunda etapa: Alojamento Conjunto (ALCON)

    —A posiçãocangurudeve ser realizadopelomaior tempo possível;

    —Critérios de elegibilidade:

    a)disponibilidade, capacidade e habilidadematerna

    Estabilidade clínica do bebê: nutrição enteral plena, peso mínimo de 1250g e ganho de peso diário maior que 15g.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
365668
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FHEMIG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A icterícia neonatal, quando intensa, pode ser tratada por dois métodos: a exsanguineotransfusão e a fototerapia. Esta última é usada nos casos em que a elevação da bilirrubina é mais lenta. A técnica para realização da fototerapia deve obedecer parâmetros indispensáveis ao sucesso do tratamento.

Analise as seguintes afirmativas relacionadas a esses parâmetros e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A distância entre a lâmpada da fototerapia e o recém-nascido deve ser em torno de 40 cm. Eventualmente pode ser de 35 cm, quando houver necessidade de maior radiação, desde que prescrito pelo médico.

( ) A proteção dos olhos deverá ser feita com venda, observando-se sempre se não obstrui a respiração do recém-nascido, e os olhos devem ser examinados diariamente para detecção de qualquer anormalidade.

( ) O recém-nascido pode ser retirado da fototerapia para receber alimentação e ser higienizado sem que isso traga prejuízos ao tratamento

( ) As mudanças de decúbito devem ser feitas de seis em seis horas para manter a integridade da pele do recém-nascido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A mudança de decúbito deve ser feita de 2 em 2 hs. Letra B.


  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

    Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.

    Zonas de Kramer

    Z1 - cab. + pesc. (6mg/dl)

    Z2- até umb. (9 mg/dl)

    Z3- até joelhos (12 mg/dl)

    Z4- até torn./ anteb. (15 mg/dl)

    Z5- até reg. plantar (18 mg/dl/ mais)

    distância ideal para fototerapia = 50cm

    Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima 50cm , utilizar proteção ocular opaca ..


ID
425491
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após administração de dieta a um recém-nascido, o técnico em enfermagemdeve posicionar a criança de forma a favorecer o esvaziamento gástrico. A posição indicada nesse caso é:

Alternativas

ID
425524
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar uma visita domiciliar a um recém-nascido, a mãe faz perguntas sobre a “moleira” da criança. O Técnico em Enfermagem deverá saber que entre a sutura coronariana e sagital está localizada a grande fontanela ou fontanela bregmática que deve estar fechada por volta do seguinte mês de vida da criança:

Alternativas
Comentários
  • Mania de banca querer ser legislador, né

  • 18º


ID
425536
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A estratégia do AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância) propõe um atendimento sistematizado envolvendo as doençasmais comuns até o:

Alternativas
Comentários
  • Entre 2 meses e 5 anos.

    RESPOSTA: E.


ID
596002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação da enfermagem na saúde da criança, julgue os
itens que se seguem.

Deve ser considerado recém-nascido de alto risco o prematuro pesando menos de 2.000 g ao nascer, o recém-nascido com asfixia ao nascer (Apgar menor que 7 no quinto minuto) e o recém-nascido com outras patologias graves no nascimento.

Alternativas
Comentários
  • Escala de Apgar - É o método mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade. Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2. Somam-se as notas de cada item e temos o total, que pode dar uma nota mínima de 0 e máxima de 10. Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave. Se estas dificuldades persistirem durante alguns minutos sem tratamento, pode levar a alterações metabólicas no organismo do bebê gerando uma situação potencialmente perigosa, a chamada anóxia (falta de oxigenação). O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte).
  • Critérios para identificar o RN de alto risco segundo o Ministério da Saúde:

    - RN com asfixia grave ao nascer (Apgar < 7 no 5o min).

    - RN pré-termo com peso ao nascer < 2.000g.

    - RN < 35 semanas de idade gestacional.

    - RN com outras doenças graves.

    Ou seja, todos os critérios são os que estã listados na questão.

    Resposta: CERTO

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.



ID
596005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação da enfermagem na saúde da criança, julgue os
itens que se seguem.

Na triagem neonatal, deve-se divulgar a importância do teste do pezinho, que deve ser realizado a partir do décimo quinto dia de vida, visando detectar hipotireoidismo, anemia falciforme, fenilcetonúria e fibrose cística.

Alternativas
Comentários
  • Nome popular para a triagem neonatal, o teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor para o bebê.

    Em sua versão mais simples, o teste do pezinho foi introduzido no Brasil na década de 70 para identificar duas doenças (chamadas pelos especialistas de "anomalias congênitas", porque se apresentam no nascimento): a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. Ambas, se não tratadas a tempo, podem levar à deficiência mental. Logo, é importante certificar-se, quando escolher a maternidade, se o local está apto a realizar este exame.

    A identificação precoce de qualquer dessas doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas, através do tratamento apropriado. Por isso, recomenda-se realizar o teste imediatamente entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. Antes disso os resultados não são muito precisos ou confiáveis. A partir desse prazo, leve seu filho para fazer o exame o mais cedo possível. Assim o tratamento, se for o caso, será mais eficaz.

    Em 1992 o teste se tornou obrigatório em todo o país, através de lei federal. Em 2001, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (veja portaria 822), com o objetivo de atender a todos os recém-natos em território brasileiro. Consulte a lista dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal credenciados pelo Governo. Hoje já existe uma versão ampliada, que permite identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem. Trata-se, no entanto, de um recurso sofisticado e ainda bastante caro, não disponível na rede pública de saúde.


    FONTE: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24919
  • O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.
    Através do Teste do Pezinho básico podem ser diagnosticadas a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias.
    Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada na primeira semana de vida da criança e as amostras devem ser enviadas o quanto antes para o laboratório.
  • A implantação do Programa deverá seguir os seguintes Princípios e Diretrizes:
    1 - Todo recém-nascido tem direito ao acesso à realização de testes de Triagem
    Neonatal, em conformidade com o disposto nesta Portaria. Os testes deverão ser
    realizados até o 30º dia de vida (preferencialmente entre o 2º e o 7º dia de vida), com
    coleta do material efetuada de acordo com os critérios técnicos estabelecidos no Manual
    de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal
    a ser elaborado e publicado pela Secretaria de Assistência à Saúde/SAS/MS;
  • Errada.
    Deve ser realizado a partir do 3º dia de vida e não do 15º. De preferência entre o 3º e o quinto. Mesmo não sendo ideal considera-se até 30º dia de vida para realização do mesmo.
  • Deve ser realizado a partir do 5º dia de vida, na semana de saúde integral, que é a primeira semana de vida do recém-nascido.
  • O Teste do Pezinho  é um conjunto de exames realizados através de uma gota de sangue, coletada no calcanhar do recém-nascido, segundo recomendação do Ministério da Saúde, é a primeira semana de vida; donde se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido. Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido. O teste permite a detecção da fenilcetonúria, do hipotireoidismo congênito, de hemoglobinopatias (anemia e traço falciforme) e da fibrose cística (ou mucoviscidose).

    Logo, a o teste do pezinho deve ser feito entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido e não após 15 dias.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, CoordenaçãoGeral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    http://bvsms.saude.gov.br/

  • Segundo o ministério da saúde o teste do pezinho deverá ser feito a partir do 3° dia de vida da criança, quando já ocorreu uma ingestão adequada de proteínas e é possível analisar com mais segurança o metabolismo da fenilalanina, evitando-se resultados falsos negativos para fenilcetonúria. A coleta para o exame deve ser realizada entre 3° e o 7° dia de vida da criança. embora não seja ideal, aceita-se que seja feita a coleta até 30° dia de vida do bebê.


ID
636868
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No exame neurológico do recém-nascido, “o reflexo em que os pododáctilos abrem-se e o primeiro pododáctilo sofre uma extensão quando é passado o dedo do examinador na borda externa do pé do recém-nascido”, é conhecido como:

Alternativas

ID
725695
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na escala de Apgar, quando o recém-nascido apresenta frequência cardíaca acima de 100, atribui-se a pontuação

Alternativas
Comentários
  • ESCALA DE APGAR:

    Pontos 0 1 2
    Freqüência cardíaca Ausente <100/minuto >100/minuto
    Respiração Ausente Fraca, irregular Forte/Choro
    Tônus muscular Flácido Flexão de pernas e braços Movimento ativo/Boa flexão
    Cor Cianótico/Pálido Cianose de extremidades Rosado
    Irritabilidade Reflexa Ausente Algum movimento Espirros/Choro
  • FC > 100 bpm resulta em 2 pontos no Índice/Escala de Apgar.

    (Para obter 2 pontos, o item avaliado, deve estar em concordância com o ideal a ser encontrado, conforme a Índice/Escala de Apgar).

    FC > 100 bpm

    Respiração  = Forte/Choro

    Tônus muscular = Movimento ativo/ Boa flexão  

    Irritabilidade reflexiva  = Espirros/Choro

    Cor = Rosado

  • Gabarito: Letra B.

     

     

    Complementando

     

     

    ESCALA DE APGAR

     

    Pontos                                                               0                                          1                                                        2

    Freqüência cardíaca                                    Ausente                        <100/minuto                                            >100/minuto

    Respiração                                                  Ausente                          Fraca, irregular                                      Forte/Choro

    Tônus muscular                                          Flácido                       Flexão de pernas e braços                   Movimento ativo/Boa flexão

    Cor                                                        Cianótico/Pálido               Cianose de extremidades                                Rosado

    Irritabilidade Reflexa                                 Ausente                            Algum movimento                              Espirros/Choro


ID
736846
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São fatores que contribuem para a diminuição da surfactante em recém-nascidos:

Alternativas

ID
759277
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A frequência cardíaca em recém-nascidos e lactentes deve ser, preferencialmente, verificado através do pulso:

Alternativas
Comentários
  • Ausculta do pulso apical: método utilizado freqüentemente com lactentes, onde normalmente é difícil a verificação de pulso por palpação. O estetoscópio deve ser colocado entre o mamilo esquerdo e o externo, e a freqüência  verificada durante 60 segundos. Observar se o aparelho esta  frio, para que a criança não se assuste estimulando o choro e alternando os dados.

ID
759283
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A primeira dieta do recém-nascido à termo deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Essa é daquelas questões "cortesia" do examinador!rs

ID
762829
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Ziegel, o bebê pequeno para idade gestacional (PIG) é geralmente definido como aquele cujo peso é inferior a 10% do que é esperado naquela idade gestacional. Em relação às características do recém-nascido PIG, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
783229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 4 v. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicas)

  • cd o comentário, barbara
  • Infecção/sepse: aumenta o catabolismo, aumenta hipoglicemia na ausência de reserva energética, que pode causar danos neurológicos graves.
  • Letra A - A aspiração de boca, narinas ou vias aéreas deve ser evitada em recém-nascido cuja mãe seja soropositiva para o vírus da imunodeficiência humana; caso seja imprescindível, deve ser cuidadosa - CERTO. No caso de haver deglutição de sangue ou mecônio, não deve ser realizada a lavagem gástrica - ERRADO, devido ao risco de traumas de mucosas durante a passagem da sonda gástrica.

    Letra B- a realização de exames como teste do pezinho, hematócrito, bilirrubina total, gasometria venosa e glicemia, deve ser coletada, por punção no centro do calcanhar, - ERRADO, é nas laterais! pequena quantidade de sangue por meio de papel de filtro, tubo capilar ou tiras reagentes.

    Letra C- Quando o tratamento fototerápico for realizado em um recém-nascido, deve-se cobrir a solução parental e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis à luz, pois a exposição de soluções de aminoácidos ou multivitamínicas à luz azul provoca a degradação de alguns aminoácidos, ao contrário do que ocorre com os lipídeos- ERRADO, os lipídios também são degradados na luz, que são resistentes à oxidação quando expostos à luz.

    Letra D - O controle hemodinâmico do recém-nascido séptico, que consiste, entre outros aspectos, na manutenção da glicemia e de reservas energéticas, é fundamental para a sua sobrevivência, pois a sepse induz um estado catabólico que se agrava quando o recém-nascido não tem reserva energética suficiente; a sepse grave pode causar deficiência na utilização de glicose e, com isso, hiperglicemia. CERTO!

    Letra E - Manobras de ressuscitação e aspiração gástrica devem ser feitas no recém-nascido de forma cuidadosa para que se evitem traumas e contaminação decorrente do contato com secreções maternas - CERTO. As injeções endovenosas ou intramusculares devem ser administradas imediatamente após o nascimento e antes do banho, e as secreções devem ser cuidadosamente removidas no banho, assim que o recém-nascido estiver estável. – ERRADO, higiene primeiro para evitar contaminação.


ID
798403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que a atenção à criança envolve o conhecimento dos aspectos biológicos, afetivos, psíquicos e sociais que abrangem os eixos referenciais do crescimento e desenvolvimento do indivíduo, julgue os itens seguintes.

Um recém-nascido normal, desde as primeiras horas de vida, é capaz de indicar a percepção de alguns sons (apresentando reação global a barulhos) e mantém a postura de pernas e braços fletidos, tanto na posição supina como em pronação.

Alternativas

ID
798694
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os distúrbios metabólicos no recém-nascido, qual constitui uma das alterações de melhor prognóstico, por não ter sido estabelecida uma relação direta entre a sua presença e a lesão no sistema nervoso central?

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe explicar??

  • Os distúrbios do magnésio atuam na ação da acetilcolina, ou seja, tanto hiper ou hipomgnesemia atuam diretamente no SNC.

    O mesmo se aplica aos distúrbios glicêmicos, visto que os sintomas NEUROglicopênicos são os primeiros a serem observados em uma crise glicêmica.

    E a hipocalcemia no RN está relacionada a déficits nutricionais, está mais ligado a questões do TGI, amamentação... enfim, espero que tenha sido útil pra alguém, não achei nada descrevendo claramente o porquê de ser hipocalcemia, mas ao meu ver, é a menos coerente.


ID
798733
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De um modo geral, o recém-nascido com distúrbio de trocas gasosas, apresenta os seguintes sinais de insuficiência respiratória:

Alternativas

ID
798745
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Propiciar a interação afetiva entre pais e filho; estimular os pais a participarem nos cuidados prestados ao filho, valorizando suas experiências anteriores e propondo mudan- ças de atitudes que possam trazer maiores benefícios aos pais e à criança; possibilitar o acompanhamento da amamentação sem rigidez de horários visando esclarecer as dúvidas da mãe e incentivá-la nos momentos de insegurança, são objetivos

Alternativas

ID
826003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir da implantação de um modelo integrado de atenção à criança, do nascimento até os dois meses de idade, proposto pelo Ministério da Saúde, tem havido modificações no funcionamento dos serviços de saúde, com ênfase no preparo dos profissionais para o atendimento de condições ou doenças prevalentes nessa faixa etária — principalmente os problemas agudos —, bem como na aplicação de modelos de promoção e atenção à saúde. Acerca desse tema e da assistência à criança com menos de dois meses de idade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Boletim de Silverman Andersen (BSA), é um exame que avalia a dificuldade de respiração de um recém nascido, baseado em 5 critérios. 

    http://www.medicina.ufmg.br/imagemdasemana/img/caso121_07.png

  • Em razão das peculiaridades estruturais e funcionais ligadas à imaturidade do sistema respiratório, as doenças pulmonares no período neonatal exteriorizam-se clinicamente de forma característica e comum aos RN. O conhecimento e a interpretação desses sinais são úteis para decidir o melhor momento de início da intervenção terapêutica. Os sinais e sintomas que definem a propedêutica respiratória estão voltados basicamente para a observação e inspeção do RN, e podem ser agrupados naqueles que retratam o padrão respiratório, o aumento do trabalho respiratório e a cor. Ou seja, não dependem em um primeiro momento de resultados laboratoriais. Sinais e sintomas respiratórios observados no período neonatal Padrão respiratório - Frequência respiratória: - taquipneia; Ritmo e periodicidade da respiração (apneia - respiração periódica) Trabalho respiratório - Batimento de asas nasais; Gemido expiratório; Retrações torácicas: - intercostal - subcostal – supraesternal (xifoide) – esternal Cor – cianose Importante - No período neonatal os valores normais variam de 40 a 60 respirações por minuto. A icterícia grau 1, 2 e 3 não são urgentes, podem ser fisiológicas. A sepse neonatal ou sepse precoce, é aquela que ocorre nas primeiras 48 a 72 horas de vida e sepse tardia, que ocorre após as primeiras 48 a 72 horas de vida. 4. A sepse precoce está relacionada a fatores pré-natais e do periparto. O comprometimento é multissistêmico e curso clínico muitas vezes fulminante. Os germes, quando identificáveis, pertencem ao trato genital materno, sendo os mais Streptococcus do grupo B, Escherichia coli, Klebsiella species e S. aureus são os patógenos mais frequentes. Resposta B. Bibliografia http://www.me.ufrj.br/portal/images/stories/pdfs/neonatologia/ictericia_neonatal.pdf http://www.sprs.com.br
  • Sepse neonatal ----- precoce: </= a 48 horas

                           ----- tardia: > 48 horas.

     

    A sepse neonatal precoce está diretamente relacionada a fatores gestacionais e maternos (infecção do trato urinário; infecção genital; febre materna e etc), como também a fatores do RN (Apgar no 5° min < que 7; prematuridade e etc). Já a sepse neonatal tardia está relacionada a fatores ambientais, visto que é ocasionada por microorganismos hospitalares.

     

    Fonte: Atenção a saúde do RN, vol. 2.

  • LETRA B - a avaliação da magnitude da insuficiência respiratória em crianças nessa faixa etária, consideram-se, se for utilizado o Boletim de Silverman Andersen (BSA), parâmetros como retração intercostal, retração xifoide, batimento de asa de nariz e gemido respiratório.


ID
915262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Avanços tecnológicos constantes e novos materiais, medicamentos
e exames proporcionam tratamentos eficientes e favorecem a
prevenção ou a cura de doenças. O cuidado de enfermagem
é essencial para a realização de exames com segurança, conforto
e qualidade que o paciente e seus familiares necessitam. Acerca
desse assunto, julgue os itens seguintes.

O uso de surfactante pela cânula traqueal é recomendado aos recém-nascidos com problemas respiratórios. Nesses casos, a equipe deverá monitorizar a frequência cardíaca, a oximetria de pulso, a perfusão periférica e a pressão arterial sistêmica do paciente, para verificar se as condições hemodinâmicas estão adequadas e promover os ajustes necessários em termos de conduta terapêutica.

Alternativas
Comentários
  • surfactante pulmonar é uma mistura lipoproteica com propriedades tensoativas produzido pelos pneumócitos tipo II. As proteínas e lipídios desta mistura reduzem a tensão superficial na interface entre o líquido presente na cavidade alveolar e o ar.

    Síndrome da angústia respiratória do recém-nascido (SARRN ou antigamente chamada de doença da membrana hialina) é um distúrbio decorrente da produção insuficiente de surfactante pulmonar, e da má adaptação a vida extra-uterina.

    A gravidade da doença é inversamente proporcional à idade gestacional, ou seja, quanto maior a idade gestacional ao nascimento menor a gravidade.
     

    A principal consequência da menor quantidade de surfactante é o aumento da tensão superficial na interface ar-líquido, levando, então, ao aumento das forças de fechamentoalveolar (colabamento alveolar). Isto leva a um colapso alveolar, diminuindo a complacência pulmonar (distensão).

    Temos com isto uma diminuição da oxigenação o que leva a uma vasoconstricção, aumentando a pressão nas artérias pulmonares e conseqüentemente fazendo com que osangue passe do átrio direito para o esquerdo pelo forame oval (contrariamente ao que ocorre em recém-nascido normal), e fazendo com o sangue continue passando da artéria pulmonar para a aorta pelo ducto arterioso ou canal arterial, piorando a diminuição da oxigenação e não conseguindo fibrosar o canal arterial.

  • 5 Cuidados com o RN antes de instilar a droga •

    Certificar-se da posição da extremidade da cânula traqueal por meio de ausculta pulmonar ou, preferencialmente, pela radiografia de tórax. Deve ser mantida entre a 1a e a 3a vértebras torácicas.

    • Se necessário, aspirar a cânula traqueal cerca de 10 a 15 minutos antes da instilação do surfactante.

    • Evitar a desconexão do respirador para instilar o surfactante. De preferência, não interromper a ventilação mecânica, utilizando uma cânula de duplo lúmen para administrar o surfactante. Na ausência dessa cânula, ministrar a droga por meio de uma sonda de aspiração traqueal no 5 inserida por intermédio de conector com entrada lateral ou da cânula traqueal. Deve-se cuidar para que a sonda de instilação, ao ser inserida, não ultrapasse a extremidade distal da cânula traqueal. O método menos adequado de aplicação consiste em conectar diretamente a seringa com surfactante à cânula traqueal.

    • Monitorizar a frequência cardíaca, a oximetria de pulso, a perfusão periférica e a pressão arterial sistêmica para verificar se as condições hemodinâmicas estão adequadas. Na presença de hipotensão e/ou choque, procurar corrigir e estabilizar o paciente antes da instilação do surfactante

    atencao_saude_recem_nascido_profissionais_v3.pdf

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
935893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UEPA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São complicações esperadas do recém-nascido de mãe diabética

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA A

    As complicações do RN de mãe diabética incluem:

    Hipoglicemia - Durante a gestação, o feto produz insulina em resposta às altas concentrações de glicose materna. Ao nascimento, mesmo à termo e alimentado, ocorre a hipoglicemia devido a alta concentração de insulina no sangue. A sintomatologia costuma ser inespecífica, pois são comuns a outras patologias também. É principalmente caracterizada por: tremores, abalos e/ou convulsões (nos casos mais graves); apatia, letargia, hipotonia muscular; apneia, cianose, parada cardio-respiratória (nos casos mais graves sem assistência imediata); irritabilidade e choro anormal (estridente); sonolência (apatia) e recusa alimentar. Hipocalcemia - Consiste na diminuição da concentração de cálcio no organismo. Os filhos de mães diabéticas por apresentarem um atraso na produção do hormônio paratireoidiano (que é responsável pelo aumento do cálcio no sangue) podem desenvolver a hipocalcemia ao nascimento. Alguns casos são assintomáticos. Quando presente, a sintomatologia também é inespecífica e semelhante ao de outras patologias, caracterizando-se por: tremores e abalos; irritabilidade reflexa (reações bruscas e involuntárias a pequenos estímulos); hipertonia e convulsões (nos casos mais graves). Anomalias congênitas - Estão relacionadas a alterações vasculares maternas e ao tempo e grau de dependência insulínica. As principais anomalias que acometem esses bebês são malformações cardíacas, deformidades do sistema nervoso central (SNC) e osteomusculares. Macrossomia fetal - grande parte dos filhos de mães diabéticas nascem com peso acima do esperado, sendo classificados como GIG. Esse ganho de peso se inicia na gestação normalmente a partir do 3o mês, devido ao hiperinsulinismo fetal, ou seja, produção excessiva de insulina pelo feto em resposta aos altos índices de glicose na corrente sangüínea da mãe, o que acaba acarretando um aumento da produção e deposição de gordura pelo feto. Em relação ao RN, o tratamento consiste em monitorar as situações de risco e complicações, com cuidado específico para cada uma delas.

    FONTE:
    Série F. Comunicação e Educação em Saúde -Tiragem: 2.ª edição revista - 1.a reimpressão - 2003
     
    2001. Ministério da Saúde.
  • mãe diabética com hiperglicemia = rn com hipoglicemia.


ID
983149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido.



O método canguru é um modelo assistencial perinatal utilizado para o cuidado humanizado de recém-nascidos. Estratégias de intervenção biopsicossocial formam a base desse método, cuja adoção visa uma mudança de atitude na abordagem de recém-nascidos de baixo peso, que não necessitam de hospitalização

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    O MÉTODO NÃO CONTEMPLA SOMENTE RN's QUE NÃO NECESSITEM DE HOSPITALIZAÇÃO. ESSA SERIA A TERCEIRA ETAPA DA POLÍTICA.

    O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial.

    PRIMEIRA ETAPA- Período que se inicia no pré?natal da gestação de alto?risco seguido da internação do RN na Unidade Neonatal.
    SEGUNDA ETAPA-Na segunda etapa o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição  canguru será realizada pelo maior tempo possível. Esse período funcionará como um “estágio” pré?alta hospitalar.
    TERCEIRA ETAPA- Esta etapa se caracteriza pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório e/ou no domicílio até atingir o peso de 2.500g, dando continuidade à abordagem biop?sicossocial.
  • Segundo a Portaria 1.683, de 12 de julho de 2007 o Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. O contato pele-a-pele, no Método Canguru, começa com o toque evoluindo até a posição canguru. Inicia-se de forma precoce e crescente, por livre escolha da família, pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. Esse Método permite uma maior participação dos pais e da família nos cuidados neonatais. A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, em contato pele-a-pele, na posição vertical junto ao peito dos pais ou de outros familiares. Deve ser realizada de maneira orientada, segura e acompanhada de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada. A questão está errada pois o Método Canguru é destinado para crianças de baixo peso hospitalizadas. Resposta ERRADO. Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1683_12_07_2007.html Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.
  • DEFINIÇÃO

    O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção bio-psico-social.

    NORMAS GERAIS

    A adoção do Método Canguru visa fundamentalmente uma mudança de atitude na abordagem do recém-nascido de baixo peso, com necessidade de hospitalização.

    (FONTE: PORTARIA 1686/2007)


ID
983152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido.


Durante a exposição aos banhos de luz no procedimento de fototerapia, a criança deve estar completamente despida com proteção ocular e cuidadosamente posicionada.

Alternativas
Comentários
  • Correto, o ideal é retirar ate a fralda e manter o RN apenas com proteção ocular e posição cuidadosa, o ideal também é ter cuidado quando for manuseá-lo, não passar óleos/hidratantes pelo risco de queimadura.
  • Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.


    Resposta CERTO


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • há literaturas que relatam no cuidado ao pré-termo em fototerapia sobre deixar o RN com fralda para proteger gonadas, independente do sexo. O que caberia recurso 

  • Sinceramente, na maternidade nunca vi uma criança totalmente despida. (Sempre com a fralda) ao receber a fototerapia.

  • Sinceramente, na maternidade nunca vi uma criança totalmente despida. (Sempre com a fralda) ao receber a fototerapia.

  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

    Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.

  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

    Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.

  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

    Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.

  • Nos meninos deve-se proteger as gônadas. A redação da questão torna sua interpretação difícil e incompleta.

  • nos meninos proteger as gônodas


ID
983155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido.


O índice de Apgar é um método utilizado para avaliar a adaptação imediata do neonato à vida fora do útero. Para tanto, são utilizados parâmetros de frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO
    O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte).

    Tabela para cálculo do índice
    Pontos 0 1 2
    Freqüência cardíaca Ausente <100/min >100/min
    Respiração Ausente Irregular/Bradipnéia Forte/Choro
    Tônus muscular Flácido Flexão de pernas e braços Movimento ativo/Boa flexão
    Cor Cianose Central/Palidez Cianose de extremidades Rosado
    Irritabilidade Reflexa ao Cateter Nasal Ausente Algum movimento/Careta Espirros/Choro
     

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Apgar
  • A cor não é mais critério do Apgar!
  • Bem, na última atualização do MS não consta essa retirada (quadro 4, página 34 mostra a cor como critério ainda vigente) :
    Fonte: Atenção à Saúde do Recém-Nascido- Guia para os Profissionais de Saúde (Volume 1)/ MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde
    Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Brasília – DF, 2011

    Por favor colega, especifique a fonte que traz essa alteração
  • Aline Moreira, a cor não é critério para reanimação, mas é um dos ítens avaliados no apgar sim!

  • Eu sempre erro essa questão, porque confundo a cor no contexto da reanimação. Na reanimação, a cor não é parâmetro, mas sim na escala de apgar, para avaliar a vitalidade do recém-nascido.


ID
983158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido.


Na profilaxia da oftalmia gonocócica, deve-se instilar uma gota de nitroprussiato de prata a 1% diretamente sobre a córnea, em cada olho.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    A oftalmía neonatal gonocócica é uma enfermidade evitável.  A Oftalmia neonatal é uma conjuntivite que afeta crianças menores de
    28 dias de nascimento. As mais importantes são as causadas por Chlamydia trachomatis (pode levar a otite e a pneumonia) e Neisseria gonorrhoeae (pode levar à cegueira além de quadro sistêmico). Usualmente estas infecções ocorrem durante o parto quando do  contato com as secreções genitais maternas contaminadas, combinadas com a falta de cuidados no momento do nascimento.
    PROFILAXIA DA OFTALMIA NEONATAL GONOCÓCICA:
    -Método de Credé (decreto n.° 9713 de 19/04/1977 que institui a aplicação do Nitrato de Prata a 1% para a profilaxia da oftalmia neonatal gonocócica). Muitos anos de uso deste medicamento nos Estados Unidos, tem demonstrado contínua efetividade, 
    sem o surgimento de cepas de gonococos resistentes ou de hipersensibilidade o que pode ocorrer com os antibióticos. 
     
    Obs.: A solução de Vitelinato de Prata (argirol)  é considerada menos eficaz, portanto não recomendada.

    PROCEDIMENTO:
    instilar uma gota de solução de nitrato de prata a 1% no fundo de saco inferior de ambos os olhos, a seguir massagear suavemente as pálpebras fazendo deslizar sobre o globo ocular para que o nitrato banhe toda conjuntiva. Na dúvida se o nitrato caiu fora do globo ocular, repetir o procedimento. Limpar com gaze seca o excesso que ficar na pele das pálpebras.

    FONTE: - Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis DST – Coordenação Nacional de  DST/AIDS 3a ed. 1999.
    Jawets E. Microbiologia Médica, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 21ª ed. 2000
    2- Palazzi MA; Muñoz EH; Massaini MG; Aurichio MT; Barros OM. Estudo da aplicabilidade do  método de Credé em maternidades do município de São Paulo. Rev Bras Oftalmol 1991;  50(2): 103-08
  • NITRATO DE PRATA A 1%(COLIRIO OFTALMICO/ANTISSEPTICO), 2 GOTAS EM CADA OLHO.
  • Boa colocação da colega Persistência=êxito, não utilizar gaze embebida em SF 0.9%, pode pode provocar queimaduras devido a reção com a substância


  • Profilaxia da oftalmia e da vulvovaginite gonocócica: instile uma gota de nitrato de prata a 1% em cada olho e duas gotas na vagina. O nitrato de prata a 1% deve ser conservado em frasco escuro. Sua validade é de 24 horas, após a abertura do frasco. Logo, o produto que deve ser utilizado para prevenção da oftalmia gonocócica é o nitratao de prata a 1%e não nitroprussiato de prata a 1%, além disso as medicações oftálmicas, em geral, não devem ser colocadas diretamente sobre a córnea. Resposta ERRADO Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32)
  • NITRATO DE PRATA A 1%: UMA GOTA EM CADA OLHO. NO CASO DE MENINAS, REALIZAR PROFILAXIA DA GENITÁLIA COLOCANDO 2 GOTAS NO INTRÓITO VAGINAL. 

  • ERRADO

     

    Nitrato de Prata 1% : Administrar uma gota em cada olho. Em meninas é importante realizar a profilaxia administrando 2 gotas no intróito vaginal.

     

    OBS: nitroprussiato de sódio é um vasodilatador misto, com efeitos sobre os territórios arterial e venoso.

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  • Atualização de acordo com as Diretrizes Nacionais de asistência ao parto Normal (BRASIL,2017), diz:

    Profilaxia da Oftalmia Neonatal:

    - administrar até 4 horas após o nascimento;

    - reconhece-se a utlização da pomada eritromicina 0,5%;

    - como alternativa tetraciclina 1%;

    -Nitrato de prata 1% : apenas se não dispor de eritromicina e tetraciclina.

  • nitrato de prata 1%, tetraciclina ou eritromicina


ID
1011769
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em caso de emergência na qual seja necessário realizar massagens cardíacas em um recém-nascido, estas devem ser executas de forma sincronizada com a ventilação, mantendo-se a relação de:

Alternativas
Comentários
  • Segundo do Manual AIDPI Neonatal de 2013 a relação de compressão e ventilação é de 3:1, dando 1 ventilação para cada 3 compressões, para um total de 30 ventilações e 90 compressões por minuto. 

    O manual de 2012 disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_aidpi_neonatal_3ed_2012.pdf também trás essa informação. 

  • MANUAL AIDPI NEONATAL:

    As duas atividades (ventilação e massagem cardíaca) devem ser coordenadas, dando

    uma ventilação depois de cada três compressões, para um total de 30 ventilações e 90

    massagens cardíacas por minuto. A pessoa responsável pela ventilação deve ir dizendo

    em voz alta o momento de realizar cada atividade. Assim, no momento em que a outra

    pessoa fizer a massagem cardíaca dirá “um e, dois e, três e”, e, quando ventilar, dirá

    “ventila” (o ciclo é “um e, dois e, três e, ventila”) e assim sucessivamente.


    Se apesar de proporcionar ventilação com pressão positiva e oxigênio complementar a

    100% e massagem cardíaca por

    30 segundos

    , o bebê continuar com uma frequência

    cardíaca menor que 60 por minuto, deve-se considerar a intubação endotraqueal e, se

    necessário, a administração de epinefrina.

  • De acordo com o AHA, 2010:

    No RN, a ventilação e a massagem cardíaca são realizadas de forma sincrônica, mantendo-se uma relação de 3:1, ou seja, 3 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação, com uma frequência de 120 eventos por minuto (90 movimentos de massagem e 30 ventilações).


  • Deve haver uma relação compressão-ventilação de 3:1, com 90 compressões e 30 respirações, perfazendo, aproximadamente, 120 eventos por minuto.  Ou seja, Sao 90 compressoes, porem 120 eventos ( compressoes mais respirações)


  • De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria Versão 2016 com atualizações em maio de 2021:

    A ventilação e a massagem cardíaca são realizadas de forma sincrônica, mantendo-se uma relação de 3:1, ou seja, 3 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação, com uma frequência de 120 eventos por minuto (90 movimentos de massagem e 30 ventilações).

    A única situação em que se pode considerar a aplicação de 15 compressões cardíacas intercaladas com 2 ventilações é a do paciente internado em unidade neonatal, cuja origem da parada cardiorrespiratória é provavelmente cardíaca, como nos portadores de cardiopatias congênitas.

    Referencia: Reanimação do recém-nascido ≥34 semanas em sala de parto: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria Versão 2016 com atualizações em maio de 2021.

    Disponível no site: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/DiretrizesSBP-ReanimacaoRN_Maior34semanas-MAIO_2021.pdf

  • 3 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação, com uma frequência de 120 eventos por minuto.


ID
1030210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O cuidado adequado com o recém- nascido é fundamental para a redução do índice de mortalidade neonatal, responsável por quase 70% das mortes no primeiro ano de vida, conforme dados do Ministério da Saúde. Doenças cardiovasculares e endócrinas, por exemplo, quando detectadas inicialmente, podem ser controladas ou tratadas. Acerca de distúrbios metabólicos da glicose e de distúrbios eletrolíticos em recém- nascidos, julgue os itens a seguir.

Para a prevenção da hipoglicemia, deve-se estar atento aos grupos de risco, que incluem recém- nascidos prematuros e nascituros de tamanho desproporcional para a idade gestacional.

Alternativas
Comentários
  • Observação: Nascituro e a definição para toda a fase de vida intrauterina, da fecundação, passando pela fase embrionária, pela fase fetal até o instante final que antecede o parto.




ID
1030213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O cuidado adequado com o recém- nascido é fundamental para a redução do índice de mortalidade neonatal, responsável por quase 70% das mortes no primeiro ano de vida, conforme dados do Ministério da Saúde. Doenças cardiovasculares e endócrinas, por exemplo, quando detectadas inicialmente, podem ser controladas ou tratadas. Acerca de distúrbios metabólicos da glicose e de distúrbios eletrolíticos em recém- nascidos, julgue os itens a seguir.

A hipoglicemia é de fácil detecção, uma vez que tem sintomatologia bem definida, como sinais de cianose, sucção vigorosa, hipertonia, poliúria e agitação.

Alternativas
Comentários
  • preciso de resposta satisfatória para essa questão.

  • O corpo humano precisa de uma quantidade específica de açúcar para funcionar propriamente. Quando há hipoglicemia, podem aparecer alguns sintomas comuns, como:

    • Confusão mental
    • Comportamento anormal
    • Dificuldade em realizar atividades simples e de cumprir tarefas rotineiras

    Pode ser, ainda, que apareçam outros sintomas, ainda que estes sejam bem menos comuns, como convulsões, perda de consciência e coma.

    Sintomas como palpitações, tremores, ansiedade, suor frio, fome excessiva e formigamento ao redor da boca também podem ser causados pela hipoglicemia. Mas cuidado: estes não são sintomas exclusivos deste distúrbio. Recomenda-se um exame de sangue específico para saber se a causa é realmente a hipoglicemia ou não.

  • Não há sucção vigorosa, nem hipertonia, e nem poliúria.

  • Sinais e sintomas de hipoglicemia no período neonatal tendem a ser inespecíficos, incluindo tremores, irritabilidade, sucção débil, letargiataquipneiacianose e hipotermia.

    Diretrizes da SBP – Hipoglicemia no período neonatal

    www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2015/02/diretrizessbp-hipoglicemia2014.pdf


ID
1030216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O cuidado adequado com o recém- nascido é fundamental para a redução do índice de mortalidade neonatal, responsável por quase 70% das mortes no primeiro ano de vida, conforme dados do Ministério da Saúde. Doenças cardiovasculares e endócrinas, por exemplo, quando detectadas inicialmente, podem ser controladas ou tratadas. Acerca de distúrbios metabólicos da glicose e de distúrbios eletrolíticos em recém- nascidos, julgue os itens a seguir.

A hipocalcemia tardia em recém-nascidos está associada às baixas dos depósitos de cálcio, mais frequentes em recém- nascidos a termo, devendo ser corrigida com injeções intramusculares de gluconato de cálcio.

Alternativas
Comentários
  • são Rn's pre-termo, que necessitam de suplementação de cálcio.

  • Hipocalcemia é mais comum em RNs pré-termo

  • HIPOCALCEMIA DEFINIÇÃO:  depende da idade gestacional e peso de nascimento

    Recém-nascido pré-termo < 1500g : Cálcio total < 7mg/dL;

                                                         Cálcio iônico < 4mg/dL.

    Recém-nascido termo ou recém-nascido pré-termo > 1500g: Cálcio total < 8mg/dl

                                                                                                  Cálcio iônico < 4,4 mg/dl

     

    ETIOLOGIA:

    Hipocalcemia precoce - nas primeiras 24 a 48 horas de vida:

    Causas maternas: baixa ingestão de cálcio, pré-eclâmpsia, diabetes, hiperparatireoidismo;

    Causas fetais: asfixia, prematuridade, hipomagnesemia, desnutrição, sepse;

    Causas iatrogênicas: uso de bicarbonato, transfusão de sangue com citrato.

    Hipocalcemia tardia – após 48 horas de vida:

    Dieta com alto teor de fosfato,

    hipoparatireoidismo,

    deficiência de vitamina D,

    nefropatia, uso de furosemida (calciúria).

     

    DIAGNÓSTICO: CLÍNICO: podem ocorrer: hiperreflexia, irritabilidade, choro estridente, tremores, abalos, crises convulsivas (multifocais e migratórias), vômitos, intolerância alimentar.

     Hipocalcemia precoce: podem apresentar hipotonia generalizada à estupor;

     Hipocalcemia tardia: reflexos profundos hiperreativos, clônus, hipertonicidade, aumento da resposta muscular à estimulação, estado hiperalerta entre as convulsões.

    LABORATORIAL: dosagem de cálcio iônico.

    TRATAMENTO:

     Sintomáticos: fazer infusão de cálcio EV em bolus (1 a 2 ml/kg de gluconato de cálcio a 10%, EV, em 5 a 10 minutos, diluir ao meio em água destilada), com acompanhamento contínuo da frequência cardíaca. Se não houver melhora a mesma dose pode ser repetida em 10 minutos. Interromper a infusão se a frequência cardíaca cair abaixo de 110 a 120 bpm ou se a convulsão cessar.

    Na hipocalcemia não acompanhada de convulsão, fazer gluconato de cálcio no soro de manutenção (5 ml/kg).

    Não esquecer a possibilidade de associação com hipomagnesemia.

     

    FONTE : http://www.ebserh.gov.br/documents/214336/1108363/Cap%C3%ADtulo-12-Dist%C3%BArbios-do-C%C3%A1lcio-e-Magn%C3%A9sio.pdf/3957a1c6-efd0-41ec-bb02-ed1149685953

  • A hipocalcemia precoce é mais frequente e decorre da exacerbação da queda do cálcio após o nascimento. Já a  hipocalcemia tardia está relacionada ao uso de dieta com alto teor de fosfato, que impede a absorção de cálcio pelo intestino. Também pode ocorrer nas seguintes situações: hipoparatireoidismo, nefropatia, deficiência de vitamina D e uso de furosemide (calciúria).

    O tratamento com cálcio é endovenoso e está indicada quando há suspeita ou confirmação de crise convulsiva por hipocalcemia (ou nas arritmias por hiperpotassemia).

    Gabarito do Professor: ERRADO.


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.



ID
1030219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O cuidado adequado com o recém- nascido é fundamental para a redução do índice de mortalidade neonatal, responsável por quase 70% das mortes no primeiro ano de vida, conforme dados do Ministério da Saúde. Doenças cardiovasculares e endócrinas, por exemplo, quando detectadas inicialmente, podem ser controladas ou tratadas. Acerca de distúrbios metabólicos da glicose e de distúrbios eletrolíticos em recém- nascidos, julgue os itens a seguir.

A hipoglicemia — diminuição dos níveis de glicose sanguínea — em recém-nascidos deve ser identificada o quanto antes, uma vez que a rápida correção da taxa de glicose pode evitar danos neurológicos graves.

Alternativas

ID
1030327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens acerca da atenção à saúde materno- infantil.


Os serviços de saúde devem estar organizados para atender a princípios que norteiam o Estatuto da Criança e do Adolescente, como o acompanhamento dos pais no momento da internação, o recebimento de vacinação para prevenção de doenças, o teste do pezinho e a garantia de aleitamento dos bebês com leite humano ou artificial.

Alternativas
Comentários
  • a promoção do cuidado integral da saúde da criança se dá em três principais eixos que se referem:

    1-Imunização Infantil

    2-Nutrição infantil

    3-Ao acompanhamento do crescimento desenvolvimento infantil


ID
1045537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos conceitos e critérios diagnósticos das infecções hospitalares, julgue os itens abaixo.

Infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a vinte e quatro horas são consideradas comunitárias.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa.

    Infecções comunitárias são aquelas presentes ou incubadas no ato de admissão do paciente à Uniddae Médica, desde que não relacionada com internação anterior.

  • Tipos de infecção: Hospitalar e comunitária


    Infecção comunitária


    “É a infecção constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital”. São também comunitárias:

    As infecções associadas a complicações ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismos ou sinais/ sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção.Infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que se tornou evidente logo após o nascimento (ex: Herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS).

    Adicionalmente, são também consideradas comunitárias todas as infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 horas.


    http://consultadeenfermagem.com/revisoes-academicas/outras-disciplinas/infeccao-hospitalar-e-infeccao-comunitaria/

  • Bolsa rota > de 24 h - infecção comunitária

    Bolsa rota < de 24 h - infecção hospitalar.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA. AGRA SÃO 18H


ID
1061185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com referência aos princípios aplicados à administração de medicação a recém-nascido, julgue os itens subsecutivos.

Com a finalidade de administrar medicação com segurança, vem sendo muito difundida a utilização do cateter venoso percutâneo central em recém-nascidos.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Cateter Venoso Percutâneo Central = Cateter Central de Inserção Periférica(PICC)


ID
1061188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com referência aos princípios aplicados à administração de medicação a recém-nascido, julgue os itens subsecutivos.

A incidência de erros na administração de medicamentos que levam a lesões importantes ou à morte é maior em pacientes pediátricos que em pacientes adultos.

Alternativas
Comentários

ID
1061191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com referência aos princípios aplicados à administração de medicação a recém-nascido, julgue o item subsecutivo.

A medicação administrada ao recém-nascido por via enteral deve ser introduzida no trato gastrointestinal por via parenteral ou jejunal.

Alternativas
Comentários
  • Administração de medicamentos é o processo de preparo e introdução de medicamentos no organismo humano, visando obter efeitos terapêuticos. Administração de medicação por via enteral é aquela que passa pelo tubo digestivo, enquanto a parenteral é aquela que não o faz como medicação via intravenosa, intramuscular, subcutânea. Logo se a medicação é para ser dada ao recém-nascido por via enteral não tem lógica alguma falar que deve ser introduzida no trato gastrointestinal por via parenteral, são vias distintas. Resposta ERRADO. Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Medicação enteral por via parenteral.

  • Que confusão.

    Gab: Errado.


ID
1122139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde considera, como foco prioritário, o desenvolvimento de ações que visam a melhoria do atendimento perinatal e a integralidade do cuidado obstétrico e neonatal. O método Canguru, introduzido em algumas unidades de saúde brasileiras, é um exemplo de políticas de saúde no campo perinatal. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Primeira etapa  é o período que se inicia no pré‑natal da gestação de alto‑risco seguido da internação do RN na Unidade Neonatal

    A segunda etapa o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível.

    A terceira etapa se caracteriza pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório e/ou no domicílio até atingir o peso de 2.500g

    *O programa do método Canguru é direcionado aos RNs de baixo peso ao nascer.


  • A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, em contato pele a pele, na posição vertical junto ao peito dos pais ou de outros familiares. Deve ser realizada de maneira orientada, segura e acompanhada de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada. O Programa de Atenção Humanizada ao RN de Baixo Peso Método Canguru tem como um dos objetivos principais melhorar a qualidade da assistência neonatal, baseado nos preceitos da humanização nos cuidados com o bebê e sua família. Sua característica principal é a possibilidade de adequação a qualquer tipo de Serviço de neonatologia. O Método não objetiva economizar recursos humanos e recursos técnicos, mas fundamentalmente aprimorar a atenção perinatal. Na segunda etapa o bebê permanece de maneira continua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível. Esse período funciona como um estágio pré‑alta hospitalar. Ou seja, não há um tempo pré-definido para a criança permanecer no método. Esta etapa se caracteriza pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório e/ou no domicilio até atingir o peso de 2.500g, dando continuidade a abordagem biopsicossocial. O método Canguru preconiza a participação progressiva da mãe, ainda durante a internação, nos cuidados com seu filho, colocando-se, à medida que o quadro se estabiliza, o bebê em contato pele a pele com a mãe, ainda que ele esteja em ventilação mecânica ou sob nutrição parenteral.

    Resposta E

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.
  • Hoje exitem evidências de se colocar, em posição canguru, mesmo RN em ventilação mecânica. Jefferies (2012), com a Sociedade de Pediatria Canadense, Comitê do Feto e do Recém-Nascido, informa que não observou efeitos deletérios na estabilidade fisiológica, mesmo em RNPT de 26 semanas gestacionais, com uso de ventilação mecânica. No Brasil, já existem estudos, como o de Azevedo, David e Xavier (2011), apontando bons resultados para ambos – mãe e bebê, mesmo que no uso do ventilador.

    (Fonte: Atenção humanizada ao recém-nascido : Método Canguru : manual técnico / Ministério da Saúde. Página 250)

  • a) o método não objetiva economizar recursos

    b) na segunda etapa não há tempo mínimo ou máximo para ficar na posição canguru

    c) o programa é direcionado à gestantes de alto risco, aquelas com risco do bebê nascer prematuro

    d) a terceira etapa são as consultas ambulatoriais, com agenda aberta, caso necessite. A alta da terceira etapa se dá quando o bebê atinge 2.500g

    e) resposta correta. O uso de VM ou nutrição parenteral não inviabiliza a posição canguru


ID
1122274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No âmbito da Rede Cegonha, preconiza-se a realização da primeira semana de saúde integral (PSSI), que consiste em uma estratégia de saúde na qual são realizadas atividades na atenção à saúde de puérperas e recém-nascidos. Com referência a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • NO 1° ANO DE VIDA SÃO 7 CONSULTAS: NA 1° SEMANA DE VIDA, 30 DIAS, 2M ,4M, 6M, 9M, 12M.

    DEPOIS COM 18 E 24 MESES...

    ESSA LETRA D, ESTÁ INCOMPLETA!

  • CONCORDO COM A COLEGA KALYNE

  • O Ministério da Saúde apresenta a Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil, com o intuito de organizar uma rede integrada de assistência, através da linha de cuidado integral à saúde da criança, por meio da identificação de ações prioritárias, como a assistência que contemple desde o primeiro atendimento, nas Unidades Saúde da Família (USF) até o nível mais complexo do cuidado. Dentre os principais eixos de ação estão o nascimento saudável, com a atenção desde a concepção até atendimento ao pré-natal, parto, puerpério e a Primeira Semana de Saúde Integral (PSSI).

    Durante os primeiros dias são realizadas ações básicas, preconizadas na Primeira Semana Saúde Integral após o parto. Estas ações visam triagem neonatal, triagem auditiva, checagem de vacinação BCG e Hepatite B e avaliação do aleitamento materno para orientação e apoio. Os serviços de saúde oferecem também práticas educativas em atividades de grupos, sala de amamentação, avaliação do risco bebê e puérpera, dentre outros

    Nas unidades básicas de saúde o Ministério da Saúde prevê apoiar os municípios para qualificação desse acompanhamento durante toda a infância, mas com foco especial nos primeiros 24 meses e maior preocupação na primeira semana de vida. Assegura-se uma visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde ao binômio mãe e RN, para orientação do cuidado de ambos, bem como o seguimento da criança: 2.º, 4.º, 6.º, 9.º, 12.º, 18.º e 24.º meses de vida.


    Resposta D

    Bibliografia
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012
  • Item correto pois fala do agendamento, que é feito na primeira consulta  (até 30 dias), para 2M ,4M, 6M, 9M, 12M, 18 E 24 MESES

  • Questão D está incompleta.

    O ministério da saúde recomenda 7 consultas no primeiro ano de vida ( 1° semana, 1° mês, 2° mês, 4° mês, 6° mês, 9° mês, 12° mês), além de duas consultas no 2° ano de vida (18° e no 24° mês) e, a partir do 2° ano de vida, consultas anuais, próximas ao mês de aniversário.

  • Visita domiciliar na primeira semana após a realização do parto e nascimento.

  • Foi pegadinha da banca, a interpretação é, como a criança  estivesse feito a primeira consulta e estaria agendando a segundo para o segunso mes

  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

    O Ministério da Saúde apresenta a Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil, com o intuito de organizar uma rede integrada de assistência, através da linha de cuidado integral à saúde da criança, por meio da identificação de ações prioritárias, como a assistência que contemple desde o primeiro atendimento, nas Unidades Saúde da Família (USF) até o nível mais complexo do cuidado. Dentre os principais eixos de ação estão o nascimento saudável, com a atenção desde a concepção até atendimento ao pré-natal, parto, puerpério e a Primeira Semana de Saúde Integral (PSSI).



    Durante os primeiros dias são realizadas ações básicas, preconizadas na Primeira Semana Saúde Integral após o parto. Estas ações visam triagem neonatal, triagem auditiva, checagem de vacinação BCG e Hepatite B e avaliação do aleitamento materno para orientação e apoio. Os serviços de saúde oferecem também práticas educativas em atividades de grupos, sala de amamentação, avaliação do risco bebê e puérpera, dentre outros



    Nas unidades básicas de saúde o Ministério da Saúde prevê apoiar os municípios para qualificação desse acompanhamento durante toda a infância, mas com foco especial nos primeiros 24 meses e maior preocupação na primeira semana de vida. Assegura-se uma visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde ao binômio mãe e RN, para orientação do cuidado de ambos, bem como o seguimento da criança: 2.º, 4.º, 6.º, 9.º, 12.º, 18.º e 24.º meses de vida.


    Resposta D


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012

  • CONCORDO COM OS COLEGAS QUE A QUESTÃO ESTA INCOMPLETA MAS AS OUTRAS ESTÃO ERRADAS.

    A) Os testes anti-HIV e VDRL são disponibilizados para realização apenas durante o pré-natal ou na maternidade. Após receber alta, a puérpera deverá procurar o serviço de saúde para realizar os testes fora da PSSI. (No momento do parto)

    B) A condição de residência da família, a escolaridade da mãe e a renda familiar não são fatores de risco para o recém-nascido, embora seja necessário relatar tais informações no prontuário da criança. ( são fatores de risco)

    C) Não se deve incluir a família nas consultas puerperais, pois a mulher pode se sentir constrangida com a presença do marido durante seus relatos. (deve incluir)

    D) O agendamento das consultas deve obedecer ao seguinte calendário previsto para o seguimento da criança: 2.º, 4.º, 6.º, 9.º, 12.º, 18.º e 24.º meses de vida. (gabarito)

    E) Recomenda-se uma visita domiciliar na segunda semana após a alta do bebê. Caso o recém-nascido tenha sido classificado como de risco, a visita deverá acontecer nos primeiros seis dias após a alta. ( 03 dias apos a alta)

    Fonte: MS


ID
1122280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os cuidados com a pele de recém-nascidos, lactentes e crianças devem buscar preservar a integridade cutânea, prevenir toxicidade e evitar exposições químicas prejudiciais à pele. A respeito de cuidados com a pele de recém-nascidos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Devido às características próprias da pele neonatal e infantil, os produtos cosméticos destinados à sua higiene e proteção requerem cuidado especial na sua formulação. Uma das condições essenciais é que sejam excluídos todos os ingredientes que possam constituir potencial agressão cutânea

    Segundo o Ministério da Saúde o banho no RN depende da situação clínica do bebê, e, assim que nasce, para que não ocorra a perda de calor o banho não é permitido para mantê-lo aquecido. O primeiro banho deve ser dado apenas seis horas após o parto, devido ao risco de hipotermia durante e após o banho.

    Clorexidina mostrou ser eficaz na redução da colonização e infecção do coto, porém retarda a mumificação. Álcool a 70% acelera a mumificação, mas não interfere na colonização. Clorexidina mostrou ser eficaz na redução da colonização e infecção do coto, porém retarda a mumificação. Já o álcool a 70% acelera a mumificação, mas não interfere na colonização.

    Após evacuações deve-se lavar com água e sabão e evitar o uso de lenços umedecidos.

    A pele da criança é mais delicada, mais fina, portanto qualquer fixação na pele tem um risco maior de causar lesão, por isso os materiais tendem a ser diferentes no adulto e nas crianças.

    Os sabonetes de glicerina devem ser evitados, por seu excessivo conteúdo em glicerina, que é um umectante potente, podem absorver água em excesso para fora da pele, causando, potencialmente, mais secura e irritação cutâneas.

    Resposta B

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.


  • Letra B

    O coto umbilical pode ser limpo com álcool a 70% ou clorexidine.
  • Devido às características próprias da pele neonatal e infantil, os produtos cosméticos destinados à sua higiene e proteção requerem cuidado especial na sua formulação. Uma das condições essenciais é que sejam excluídos todos os ingredientes que possam constituir potencial agressão cutânea

    Segundo o Ministério da Saúde o banho no RN depende da situação clínica do bebê, e, assim que nasce, para que não ocorra a perda de calor o banho não é permitido para mantê-lo aquecido. O primeiro banho deve ser dado apenas seis horas após o parto, devido ao risco de hipotermia durante e após o banho.

    Clorexidina mostrou ser eficaz na redução da colonização e infecção do coto, porém retarda a mumificação. Álcool a 70% acelera a mumificação, mas não interfere na colonização. Clorexidina mostrou ser eficaz na redução da colonização e infecção do coto, porém retarda a mumificação. Já o álcool a 70% acelera a mumificação, mas não interfere na colonização.

    Após evacuações deve-se lavar com água e sabão e evitar o uso de lenços umedecidos.

    A pele da criança é mais delicada, mais fina, portanto qualquer fixação na pele tem um risco maior de causar lesão, por isso os materiais tendem a ser diferentes no adulto e nas crianças.

    Os sabonetes de glicerina devem ser evitados, por seu excessivo conteúdo em glicerina, que é um umectante potente, podem absorver água em excesso para fora da pele, causando, potencialmente, mais secura e irritação cutâneas.

    Resposta B

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.


ID
1125169
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem às intercorrências com recém-nascidos é de fundamental importância para o pronto restabelecimento do RN. Considerando a assistência a esses pacientes, julgue as assertivas abaixo:

No caso de hipoglicemia grave, considera-se essencial assistir integralmente, manter o aquecimento do RN, observar sinais vitais rigorosamente (T/R), controlar infusões venosas, medir glicose e estimular o aleitamento materno.

Alternativas

ID
1125172
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem às intercorrências com recém-nascidos é de fundamental importância para o pronto restabelecimento do RN. Considerando a assistência a esses pacientes, julgue as assertivas abaixo:

No caso de tratamento com fototerapia, o RN deve ser colocado nu sob a fonte de luz e reposicionado frequentemente para expor todas as áreas de superfície corporal.

Alternativas
Comentários
  • Não necessita de reposicionamento.

  • Não necessita de reposicionamento e atentar para proteção dos olhos 


ID
1125175
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem às intercorrências com recém-nascidos é de fundamental importância para o pronto restabelecimento do RN. Considerando a assistência a esses pacientes, julgue as assertivas abaixo:

Na avaliação da icterícia, não se faz necessário observar a cor da pele do neonato da cabeça aos pés, a cor das escleróticas e membranas mucosas.

Alternativas

ID
1125178
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem às intercorrências com recém-nascidos é de fundamental importância para o pronto restabelecimento do RN. Considerando a assistência a esses pacientes, julgue as assertivas abaixo:

No tratamento da hipoglicemia grave, é recomendado manter o RN em ambiente térmico neutro, controle de glicemia pela fita e não oferecer leite materno.

Alternativas
Comentários
  • é recomendável aquecer o rn, e oferecer leite materno.

  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0104manual_assistencia.pdf


    Vide pagina 78 para maior compreensão

ID
1125181
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem às intercorrências com recém-nascidos é de fundamental importância para o pronto restabelecimento do RN. Considerando a assistência a esses pacientes, julgue as assertivas abaixo:

No início de qualquer tratamento do RN, exige-se o consentimento informado dos pais para a terapia prescrita, bem como esclarecer e explicar a respeito dos benefícios e riscos de todos os procedimentos adotados.

Alternativas

ID
1213855
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São considerados, para crianças, fatores de risco ao nascer:

I. se residente em área de risco.
II. baixo peso ao nascer (< 2.500 g).
III. prematuros (< 37 semanas de idade gestacional).
IV. recém-nascido de mães com mais de 35 anos.

Alternativas
Comentários
  • Situações de vulnerabilidade :

    • Criança residente em área de risco;

    • Baixo peso ao nascer (inferior a 2.500g);

    • Prematuridade (menos de 37 semanas gestacionais);

    • Asfixia grave ou Apgar menor do que 7 no 5º minuto;

    • Internações/intercorrências;

    • Mãe com menos de 18 anos de idade;

    • Mãe com baixa escolaridade (menos de oito anos de estudo);

    • História familiar de morte de criança com menos de 5 anos de idade.

  • Referencia amigo do tema...

  • RN de mãe com mais de 35 anos não o coloca no grupo de risco não?

  • LETRA B CORRETA

    fatores de risco ao nascer

    Se residente em área de risco - pode adquirir uma doença, desenvolver uma complicação.

    Baixo peso ao nascer (< 2.500 g) - quanto menor peso menor condição de se habituar a vida extrauterina.

    Prematura (< 37 semanas de idade gestacional) - Criança prematura de baixo peso tem maior dificuldade de se habituar a vida extra uterina tem predisposição a uma doença.

    Recém nascido de mães com mais de 35 anos - Esta ligado á má formação fetal. e não esta ligado aos fatores de risco. Nesse caso a criança já pode nascer com ligadas a idade da mãe e não ao nascer vai adquirir.

  • Questão desatualizada. Idem IV é um fator de risco.

  • Questão desatualizada!

  • AS quatro alternativas estão corretas!


ID
1225303
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipotermia agrava ou favorece o desequilíbrio ácido-básico, o desconforto respiratório, a enterocolite necrosante e a hemorragia intraperiventricular em recém-nascido (RN) de muito baixo peso. Para diminuir a perda de calor nesses RN, é importante preaquecer a sala de parto e a sala onde serão realizados os procedimentos de reanimação, mantendo temperatura ambiente, no mínimo, de:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra B

    Devido à grande razão de área de, superfície para a massa corporal do recém-nascido, sua temperatura corporal pode cair rapidamente 2-3ºC nas condições da sala de parto. A tentativa de termorregulação do recém-nascido pode duplicar seu gasto calórico e o consumo de oxigênio.

    A temperatura ambiente na sala de parto deve ser de 26ºC para manter a temperatura corpórea normal do recém-nascido. 

    Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

  • ATENÇÃO: 

    "Nesse período, para manter a temperatura corporal entre 36,5 - 37,5ºC (normotermia), 28 garantir a temperatura ambiente na sala de parto entre 23 - 26ºC, secar o corpo e o segmento cefálico com compressas aquecidas e deixar o RN em contato pele-a-pele com a mãe, coberto com tecido de algodão seco e aquecido."

    Reanimação do recém-nascido ≥34 semanas em sala de parto
    Diretrizes 2016 da Sociedade Brasileira de Pediatria

  • Item correto, letra B

    A temperatura ambiente na sala de parto deve ser de 26ºC para manter a temperatura corpórea normal do recém-nascido. 

    "Nesse período, para manter a temperatura corporal entre 36,5 - 37,5ºC (normotermia), 28 garantir a temperatura ambiente na sala de parto entre 23 - 26ºC, secar o corpo e o segmento cefálico com compressas aquecidas e deixar o RN em contato pele-a-pele com a mãe, coberto com tecido de algodão seco e aquecido."


ID
1255816
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No programa de triagem neonatal é incluída a seguinte doença com padrão de herança autossâmica recessiva:

Alternativas
Comentários
  • O teste do pezinho feito na criança entre o 3° e 0 7° dia de vida conforme estabelece o (PNTN) Programa Nacional de Triagem Neonatal ,permite a detecção da fenilcetonúria e do hipetireoidismo congênito e hemoglobinopatias .A pesquisa de hemoglobinopatias inclui a detecção de anemia falciforme e do traço falciforme.


ID
1264180
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os reflexos do recém-nascido devem ser avaliados, pois podem trazer informações importantes sobre seu estado de saúde. Em relação ao reflexo do “moro”, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)Reflexo cutâneo-plantar;

    b)Reflexo de Moro;

    c)Reflexo de fuga à asfixia;

    d)Reflexo de voracidade;

    e)Reflexo de preensão

  • REFLEXO DE MORO

    Ao ser colocada em posição supina, a cabeça da criança é suspensa com suporte pelo examinador, levantando também o corpo da criança minimamente. Num movimento súbito, o examinador solta a criança, simulando uma queda e presenciando o reflexo de Moro em condições normais, mas logo em seguida já sustenta a cabeça da criança novamente.

    Durante o reflexo de Moro, observa-se uma abdução e extensão dos membros superiores com abertura das mãos seguida de uma adução e flexão cruzada destes membros. Esse reflexo primitivo, que avalia a cintura escapular da criança, desaparece e tende a se integrar por volta do 5º ou 6º mês de vida do bebê, não devendo persistir no segundo semestre.

    FONTE: sanar med

  • a) Reflexo cutâneo-plantar - Obtido fazendo-se estímulo contínuo da planta do pé a partir do calcâneo no sentido dos artelhos. Os dedos adquirem postura em extensão.

    b) Reflexo de Moro - Assimetria ou ausência desse reflexo pode indicar lesões nervosas, musculares ou ósseas, que devem ser avaliadas.

    c) Reflexo de fuga à asfixia - Avalia colocando a criança em decúbito ventral no leito, com a face voltada para o colchão.

    d) Reflexo de voracidade - Quando é tocada a bochecha perto da boca, fazendo com que a criança desloque a face e a boca para o lado do estímulo.

    e) Reflexo de preensão - com leve pressão do dedo do examinador na palma das mãos da criança e abaixo dos dedos do pé.


ID
1264237
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A triagem neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, viabilizando a instituição do tratamento precoce específico.
Assinale a alternativa que indica uma das doenças abrangidas pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    Fase III - Triagem, confirmação diagnóstica, acompanhamento e tratamento da fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias + fibrose cística.
  • PORTARIA Nº 2.829, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012

    Inclui a Fase IV no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), instituído pela Portaria nº 822/GM/MS, de 6 de junho de 2001.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt2829_14_12_2012.html

  • a DB foi incluida no programa de triagem neonatal, logo a questão possui dois gabaritos.

  • Espectrometria de massa? HAHAHAHAHAHAHA

  •  Questão desatualizada, atualmente a deficiência da Biotinidase encontra-se incluída no rastreio do teste do pezinho.

  • Na questão letra A, mas o correto seria A e D.

    DESATUALIZADA!

  • Foi sancionada a , que amplia para 50 o número de doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças.

    As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Com a nova lei, o exame passará a abranger 14 grupos de doenças. Essa ampliação ocorrerá de forma escalonada e caberá ao Ministério da Saúde estabelecer os prazos para implementação de cada etapa do processo.

    Na primeira etapa da ampliação do teste está prevista a inclusão de doenças relacionadas ao excesso de fenilalanina; patologias relacionadas à hemoglobina; e toxoplasmose congênita. Na segunda etapa, serão detectados: nível elevado de galactose no sangue; aminoacidopatias; distúrbio do ciclo de ureia; e distúrbios de betaoxidação de ácidos graxos.

    Na terceira etapa, serão incluídas no Teste do Pezinho oferecido pelo SUS doenças que afetam o funcionamento celular, e, na quarta etapa, problemas genéticos no sistema imunológico. A partir da quinta etapa será testada também a atrofia muscular espinhal. As mudanças entram em vigor 365 dias após a publicação da lei.

    Fonte:Governo Federal

  • Questão desatualizada, atualmente a deficiência da Biotinidase encontra-se incluída no rastreio do teste do pezinho.

  • A PORTARIA N 2829 DE DEZ DE 2012

    INCLUIU NO ESCOPO DO PROGRAMA AS DOENÇAS: HIPERPLASIA ADRENAL CONGÊNITA E DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE.

    ANTES DISSO SOMENTE FAZIAM PARTE AS JÁ CONHECIDAS ( FENILCETONÚRIA,HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO,DOENÇA FALCIFORME,FIBROSE CÍSTICA). DA PORTARIA 822 DE 2001.

    TALVEZ POR ISSO, PELO ANO DA QUESTÃO, FOI CONSIDERADO APENAS O HIPOTIREOIDISMO NO GABARITO.

    A AMPLIAÇÃO PARA 50 DOENÇAS SÓ VALERÁ APARTIR DE MAIO DE 2022.

  • ATUALMENTE:

    FENILCETONÚRIA

    DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE

    HIPOTIROIDISMO CONGÊNITO

    HIPERPLASIA ADRENAL CONGÊNITA

    FIBROSE CÍSTICA

    DOENÇAS FALCIFORMES E OUTRAS HEMOGLOBINOPATIAS

    TOXOPLASMOSE (2020)


ID
1284025
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A quimioprofilaxia de recém-nascidos coabitantes de foco tuberculoso ativo è realizada com o seguinte medicamento:

Alternativas
Comentários
  • Quimioprofilaxia da tuberculose

    A isoniazida é a droga de eleição para a quimioprofilaxia porque, após três horas de sua administração, a concentração inibitória mínima no sangue, para os bacilos tuberculosos, é de 50 a 90 vezes maior que a necessária para matá-los. Além disso, ela tem forte poder bactericida associado à ação esterilizante. É a droga com menos efeitos colaterais indesejáveis e a de menor custo.

    A quimioprofilaxia deve ser aplicada em pessoas infectadas pelo M. tuberculosis, com a administração da isoniazida na dosagem de 10mg/kg de peso, com total máximo de 300mg diariamente, durante seis meses.

    Indicações da quimioprofilaxia

    a)Recém-nascidos coabitantes de foco tuberculoso ativo. A isoniazida é administrada por três meses e, após esse período, faz-se a prova tuberculínica. Se a criança for reatora, a quimioprofilaxia deve ser mantida por mais três meses; senão, interrompe-se o uso da isoniazida e vacina-se com BCG.

    b)Crianças menores de 15 anos, sem sinais compatíveis com tuberculose ativa, contato de tuberculosos bacilíferos, não vacinadas com BCG e reatores à tuberculina de 10 e mais m; crianças vacinadas com BCG, mas com resposta à tuberculina igual ou superior a 15mm.

    c)Indivíduos com viragem tuberculínica recente (até 12 meses), isto é, que tiveram um aumento na resposta tuberculínica de, no mínimo, 10mm.

    d)População indígena;

    e)Imunodeprimidos por uso de drogas ou por doenças imunodepressoras e contatos intradomiciliares de tuberculosos, sob criteriosa decisão médica.

    f)Reatores fortes à tuberculina, sem sinais de tuberculose ativa, mas com condições clínicas associadas a alto risco de desenvolvê-la, como:

    • Alcoolismo.

    •Diabetes melitus insulinodependente.

    • Nefropatias graves.

    • Sarcoidose.

    • Linfomas.

    •Pacientes com uso prolongado de corticoesteróides em dose de imunodepressão.

    •Pacientes submetidos à quimioterapia antineoplásica.

    •Pacientes submetidos a tratamento com imunodepressores.

    •Portadores de imagens radiográficas compatível com tuberculose 

    inativa sem história de quimioterapia prévia. g)Co-infectados HIV e M. tuberculosis.


    FONTE: Tuberculose Guia de Vigilância Epidemiológica, 2002, p 40.


  • Recém-nascido expostos a casos de TB pulmonar podem ser infectados pelo M. tuberculosis (MTB) e desenvolver formas graves da doença. Nessas situações, recomenda-se a prevenção da infecção.

    Não vacinar o RN com a BCG ao nascer.

    - Iniciar a isoniazida (H) por 3 meses e, após esse período, faz-se a prova tuberculínica (PT);

    - Se o resultado da PT for ≥ 5mm, a H deve ser mantida por mais 3 meses, completando 6 meses de tratamento e o RN não deverá ser vacinado para BCG, uma vez que já apresenta resposta imune ao bacilo da tuberculose;

    -Caso resultado da PT < 5mm, a H deve ser interrompida e a vacinação para BCG efetuada.

    -Caso o RN tenha sido inadvertidamente vacinado, recomenda-se o uso de H por 6 meses e não está indicada a realização da PT;

    - Avaliar individualmente a necessidade de revacinar para BCG após esse período, já que a H é bactericida e pode interferir na resposta imune aos bacilos da BCG efetuada. 


ID
1299577
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As fontanelas costumam ser motivo de preocupação para algumas mães, principalmente as primíparas. Sendo assim, os profissionais de saúde devem orientá-las a esse respeito, informando, entre outras coisas, que a fontanela anterior fecha totalmente

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra "E"

    Fontanelas: a anterior mede de 1 a 4 cm, tem forma de losango, fecha-se do 9º ao 18º mês e não deve estar fechada no nascimento. A fontanela posterior é triangular e mede em torno de 0,5 cm e fecha-se até o 2º mês. Não devem estar túrgidas, abauladas ou deprimidas.

    Fonte: Manual para a utilização da caderneta de saúde da criança


  • Na avaliação do crescimento infantil, devem-se considerar algumas medidas antropométricas e a evolução de certas estruturas físicas conhecidas como indicadores do crescimento, sendo os mais comuns o peso, a estatura, os perímetros cefálico (PC), torácico e braquial, a erupção dentária, o fechamento das fontanelas e suturas e, eventualmente, a idade óssea da criança.

    Com a tomada do PC, deve ser realizada a evolução do fechamento das fontanelas e suturas cranianas. A fontanela anterior ou bregmática deve se fechar entre 9 e 18 meses. A fontanela posterior ou lambdoide costuma fechar entre um e dois meses de idade. O fechamento precoce da fontanela (craniossinostose) pode ocasionar comprometimento do crescimento cerebral.

    Logo, a fontanela anterior, que mede de 1 a 4cm, se fecha entre o 9º e o 18º mês. 


    Resposta C


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • Deve-se avaliar assimetrias cranianas, suturas e fontanelas. A fontanela anterior (bregma) tem a forma de losango, com tamanho variando entre 1 e 3 cm. O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 9 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido. Tem em média 1 cm e seu fechamento ocorre no primeiro mês de vida.


ID
1301320
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao aplicar o boletim (tabela) de Apgar, a resposta de um recém-nascido, para cada critério, foi

I. frequência cardíaca: 94 batimentos por minuto.
II. esforço respiratório: irregular.
III. tônus muscular: alguma flexão de extremidade.
IV. irritabilidade reflexa: alguma reação.
V. cor: corpo róseo e extremidades cianóticas.

Nessa situação, a pontuação equivalente a cada critério corresponde, no quadro abaixo, ao descrito em:

Alternativas
Comentários
  • FC menor que 100 = 1

    Esforço respiratório irregular= 1
    Alguma flexão de extremidade = 1 
    Alguma reação reflexa = 1
    Extremidade cianotica = 1

    Não tem resposta correta nas alternativas
  • Resposta correta letra C. Frequência cardíaca menores que 100/min 1 ponto
    II. esforço respiratório: irregular 1 ponto
    III. tônus muscular: alguma flexão de extremidade 1 ponto
    IV. irritabilidade reflexa: alguma reação 1 ponto
    V. cor: corpo róseo e extremidades cianóticas 1 ponto

    Na tabela de APGAR não existe a pontuação 3, o que torna as alternativas a,d e E incorretas. A letra B está incorreta porque para os itens III e IV serem 2 pontos o RN teria que estar com os movimentos de flexão ativos e apresentando tosse, espirro/choro.
  • A ESCALA DE APGAR VAI DE 0 A 2, SABENDO DISSO, O CANDIDATO JA ELIMINA 3 ALTERNATIVAS.

  • ESCALA DE APGAR

    Pontos                                                               0                                          1                                                        2

    Freqüência cardíaca                                    Ausente                        <100/minuto                                            >100/minuto

    Respiração                                                  Ausente                          Fraca, irregular                                      Forte/Choro

    Tônus muscular                                          Flácido                       Flexão de pernas e braços                   Movimento ativo/Boa flexão

    Cor                                                        Cianótico/Pálido               Cianose de extremidades                                Rosado

    Irritabilidade Reflexa                                 Ausente                            Algum movimento                              Espirros/Choro

  • boiei :( mesmo sabendo a escala de apgar não soube compreender o que a questão queria :(

  • Questão não explica o que quer direito.

  • a trasncricao da questao ficou mal feita, vejam o comentário em video e vcs entenderao a questao normalmente.

  • entendi nada dessa questão.

  • A questão original tem um quadro. Vou tentar reestruturar o quadro aqui, deem uma olhada, como ficaria as questões:

    A) item III recebe 0 pontos, II e IV recebem 1 ponto, I recebem 2 pontos e V recebem 3 pontos;

    B) item II recebe 0 pontos, I e IV recebem 1 ponto, III e IV recebem 2 pontos e nenhum item recebe 3 pontos;

    C) Nenhum item recebe 0 pontos. I, II, III, IV e V recebem 1 ponto. Nenhum item recebe 2 ou 3 pontos;

    D) Nenhum item recebe 0 pontos. II e III recebem 1 ponto, I e V recebem 2 pontos e IV recebe 3 pontos;

    E) Nehum item recebe 0 pontos. III recebe 1 ponto. I, II e IV recebem 2 pontos e V recebe 3 pontos.

    Alternativa correta letra C, todos os itens receberam 1 ponto na escala.


ID
1342846
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Triagem Neonatal compreende a realização de procedimentos visando à detecção precoce dos casos suspeitos de doenças como:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra "C"

    A triagem detecta precocemente o diagnóstico de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas, infecciosas e outras que possam prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico e/ou psíquico do recém-nascido e seu tratamento.

    . O PNTN tem o objetivo de ampliar a Triagem Neonatal existente (Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito), incluindo a detecção precoce de outras doenças congênitas como as Doenças Falciformes, outras Hemoglobinopatias e a Fibrose Cística.

    Fonte:  MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS E ROTINAS OPERACIONAIS DO PROGRAMA NACIONAL DE TRIAGEM NEONATAL

    Brasília – DF/ 2002





ID
1345480
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A profilaxia da oftalmia neonatal pode ser realizada por meio do Método de Credé instilando-se 1 gota de nitrato de prata a 1%

Alternativas
Comentários
  • • Prevenção da oftalmia gonocócica pelo método de Credé. 36 Retirar o vérnix da região ocular com gaze seca ou umedecida com água, sendo contraindicado o uso de soro fisiológico ou qualquer outra solução salina. Afastar as pálpebras e instilar uma gota de nitrato de prata a 1% no fundo do saco lacrimal inferior de cada olho. A seguir, massagear suavemente as pálpebras deslizando-as sobre o globo ocular para fazer com que o nitrato de prata banhe toda a conjuntiva. Se o nitrato cair fora do globo ocular ou se houver dúvida, repetir o procedimento. Limpar com gaze seca o excesso que ficar na pele das pálpebras. A profilaxia deve ser realizada na primeira hora após o nascimento, tanto no parto vaginal quanto cesáreo

    Referencia:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v1.pdf

  • DESATUALIZADA

     

    UTILIZAÇÃO DE POMADA DE ERITOMICINA A 0,5 % E COMO ALTERNATIVA TETRACICLINA A 1% PARA PROFILAXIA DA OFTALMIA NEONATAL.

  • desatualizada
  • desatualizada.

    eritromicina 0,5%

    tetraciclina

    nitrato de prata 1% última opção.

    deve ser realizada em até 4 horas.

  • O RECOMENDADO É A UTILIZAÇÃO DA POMADA DE ERITROMICINA A 0,5%

    COMO ALTERNATIVA - TETRACICLINA A 1%

    NITRATO DE PRATA A 1% - APENAS SE NÃO DISPOR DE ERITROMICINA OU TETRACICLINA.

    Cuidados imediatos com RN:

    - clampeamento do cordão umbilical.

    - administrar vitamina K, IM 1mg.

    - eritromicina 0,5%.

    - Identificação do RN.

    - Medidas antropométricas.

    Cuidados mediatos com RN:

    - Evitar separação do binômio mãe-filho.

    - Higienizar coto umbilical (álcool 70%).

    - BCG e Hepatite b.

    - incentivo do aleitamento materno.

    Lavagem dos olhos é com Água

    Não utilizo soroF9% nem ringer nem nada....


ID
1345495
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde reformulou o Programa Nacional de Triagem Neonatal do Sistema Único de Saúde, 2013. A respeito desse programa, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Na PORTARIA nº 2.829, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012 o MS autorizou a ampliação do Teste do Pezinho (FASE IV) incluindo mais duas patologias: Deficiência da Biotinidase (DB) e a Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC)

  • O Programa Nacional de Triagem Neonatal do Sistema Único de Saúde é composto por Triagem Neonatal Biológica, Triagem Neonatal Auditiva e Triagem Neonatal Ocular.

    O teste do pezinho, segundo recomendação do Ministério da Saúde, é na primeira semana de vida; donde se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido. Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido, já que com esta idade existem sequelas associadas a fenilcetonúria e ao hipotireoidismo congênito. Ou seja, a coleta dever ser do terceiro ao sétimo dia e não até o décimo como refere a alternativa B.

     A Triagem Neonatal Biológica (ou teste do pezinho) faz o diagnóstico presuntivo de distúrbios congênitos e hereditários para fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Conforme descrito na alternativa C.

    O Programa Nacional de Triagem Neonatal contempla o diagnóstico presuntivo, o diagnóstico de certeza, o tratamento e o acompanhamento dos casos diagnosticados.

    É recomendada a detecção e início de tratamento antes de 4 meses de vida para a adequada prevenção das infecções e outras complicações que frequentemente podem levar à morte da criança.


    Resposta C


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, CoordenaçãoGeral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    http://bvsms.saude.gov.br/

  • O Programa Nacional de Triagem Neonatal do Sistema Único de Saúde é composto por Triagem Neonatal Biológica, Triagem Neonatal Auditiva e Triagem Neonatal Ocular.

    O teste do pezinho, segundo recomendação do Ministério da Saúde, é a primeira semana de vida; donde se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido. Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido, já que com esta idade existem sequelas associadas a fenilcetonúria e ao hipotireoidismo congênito. Ou seja, a coleta de ver so terceiro ao sétimo dia e não até o décimo como refere a alternativa B.

     A Triagem Neonatal Biológica (ou teste do pezinho) faz o diagnóstico presuntivo de distúrbios congênitos e hereditários para fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Conforme descrito na alternativa C.

    O Programa Nacional de Triagem Neonatal contempla o diagnóstico presuntivo, o diagnóstico de certeza, o tratamento e o acompanhamento dos casos diagnosticados.

    É recomendada a detecção e início de tratamento antes de 4 meses de vida para a adequada prevenção das infecções e outras complicações que freqüentemente podem levar à morte da criança.


    Resposta C


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, CoordenaçãoGeral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    http://bvsms.saude.gov.br/

  • O Programa Nacional de Triagem Neonatal do Sistema Único de Saúde é composto por Triagem Neonatal Biológica, Triagem Neonatal Auditiva e Triagem Neonatal Ocular.

    O teste do pezinho, segundo recomendação do Ministério da Saúde, é a primeira semana de vida; donde se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido. Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido, já que com esta idade existem sequelas associadas a fenilcetonúria e ao hipotireoidismo congênito. Ou seja, a coleta de ver so terceiro ao sétimo dia e não até o décimo como refere a alternativa B.

     A Triagem Neonatal Biológica (ou teste do pezinho) faz o diagnóstico presuntivo de distúrbios congênitos e hereditários para fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Conforme descrito na alternativa C.

    O Programa Nacional de Triagem Neonatal contempla o diagnóstico presuntivo, o diagnóstico de certeza, o tratamento e o acompanhamento dos casos diagnosticados.

    É recomendada a detecção e início de tratamento antes de 4 meses de vida para a adequada prevenção das infecções e outras complicações que freqüentemente podem levar à morte da criança.


    Resposta C


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, CoordenaçãoGeral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    http://bvsms.saude.gov.br/

  • O Programa Nacional de Triagem Neonatal do Sistema Único de Saúde é composto por Triagem Neonatal Biológica, Triagem Neonatal Auditiva e Triagem Neonatal Ocular.

    O teste do pezinho, segundo recomendação do Ministério da Saúde, é a primeira semana de vida; donde se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido. Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido, já que com esta idade existem sequelas associadas a fenilcetonúria e ao hipotireoidismo congênito. Ou seja, a coleta de ver so terceiro ao sétimo dia e não até o décimo como refere a alternativa B.

     A Triagem Neonatal Biológica (ou teste do pezinho) faz o diagnóstico presuntivo de distúrbios congênitos e hereditários para fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Conforme descrito na alternativa C.

    O Programa Nacional de Triagem Neonatal contempla o diagnóstico presuntivo, o diagnóstico de certeza, o tratamento e o acompanhamento dos casos diagnosticados.

    É recomendada a detecção e início de tratamento antes de 4 meses de vida para a adequada prevenção das infecções e outras complicações que freqüentemente podem levar à morte da criança.


    Resposta C


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, CoordenaçãoGeral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    http://bvsms.saude.gov.br/

  • LETRA C

     

  • O teste do pezinho é uma das principais formas de diagnosticar seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. São elas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

    Para realizar o teste do pezinho, a família deve levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde entre o 3° e o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo.


ID
1347454
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IPSEMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São numerosos os problemas frequentemente encontrados no período neonatal. Muitos correspondem a condições inócuas que preocupam apenas os pais e outros requerem intervenção para evitar complicações.

Considerando a necessidade de o técnico de enfermagem conhecer os problemas mais comuns para prestar uma assistência adequada ao recém-nascido, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários

ID
1351633
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os reflexos primitivos característicos do RN devem ser avaliados, pois podem trazer informações importantes sobre seu estado de saúde.

O reflexo obtido por meio do estímulo contínuo na planta do pé, a partir do calcâneo, no sentido dos artelhos, é denominado

Alternativas
Comentários
  • A- O reflexo de Babkin é uma reação à pressão simultânea das palmas das mãos do bebê. Com esse estímulo a criança abre a boca e mantém a cabeça na linha média levantando sua cabeça. Pode também haver fechamento dos olhos e flexão do antebraço do bebê

    B- O reflexo de Moro é um dos mais importantes a serem avaliados, devido à grande quantidade de informações que pode trazer. É desencadeado por algum estímulo brusco como bater palmas, estirar bruscamente o lençol onde a criança está deitada, ou soltar os braços semiesticados quando se faz a avaliação da preensão palmar

    C-Reflexos tendinosos podem ser avaliados utilizando-se o martelo com ponta de borracha ou o próprio dedo do examinador para o estímulo. 

    D- correto

    E-  O reflexo patelar costuma ser facilmente detectável.

    Referencia: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v1.pdf

  • São denominados reflexos primitivos, aqueles relacionados à sobrevivência, com funções de busca de alimentação e de proteção. 

    Reflexo de Babkin: quando as palmas das duas mãos são fortemente pressionadas surge uma resposta composta por flexão da cabeça, abertura da boca e fecho dos olhos. Pode ser observado no recém-nascido e normalmente desaparece por volta do 4º mês.

    Reflexo de Moro - O reflexo de moro pode ser demonstrado colocando-se o bebê voltado para cima sobre uma superfície macia, acolchoada. Os braços são gentilmente elevados com tração suficiente apenas para começar a remover o corpo da superfície (obs: o corpo do bebê não deve ser elevado da superfície, apenas deve-se remover o peso). Os braços são então repentinamente soltos. O bebê pode apresentar uma aparência "assustada" e os braços se abrem para os lados com as palmas para cima e os polegares flexionados. À medida que o reflexo termina, o bebê fecha novamente os braços, com os cotovelos flexionados, e então relaxa. Some por volta do segundo ou terceiro mês.

    Reflexo tendinoso –Os reflexos tendinosos são obtidos pela estimulação dos tendões que encontramos: o bicipital, braquioradial, extensor dos dedos, tricipital, do tendão de Aquiles. Cada um deles analisa um segmento da espinal medula e dos nervos que dela emergem.

    Reflexo cutâneo-plantar - reflexo obtido por meio do estímulo contínuo na planta do pé, a partir do calcâneo, no sentido dos atelhos.

    Reflexo patelar – o reflexo patelar é um reflexo tendinoso, ele fornece informações sobre o funcionamento do nervo sensitivo, sobre sua conexão com a medula espinhal e sobre o nervo motor que emerge da medula espinhal e vai até os músculos da perna.


    Resposta D


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

    Oliveira ME, Monticelli M, Bruggemann OM. Enfermagem Obstétrica e Neonatológica. Cidade Futura, Florianópolis, 2002.



  • São denominados reflexos primitivos, aqueles relacionados à sobrevivência, com funções de busca de alimentação e de proteção. 

    Reflexo de Babkin: quando as palmas das duas mãos são fortemente pressionadas surge uma resposta composta por flexão da cabeça, abertura da boca e fecho dos olhos. Pode ser observado no recém-nascido e normalmente desaparece por volta do 4º mês.

    Reflexo de Moro - O reflexo de moro pode ser demonstrado colocando-se o bebê voltado para cima sobre uma superfície macia, acolchoada. Os braços são gentilmente elevados com tração suficiente apenas para começar a remover o corpo da superfície (obs: o corpo do bebê não deve ser elevado da superfície, apenas deve-se remover o peso). Os braços são então repentinamente soltos. O bebê pode apresentar uma aparência "assustada" e os braços se abrem para os lados com as palmas para cima e os polegares flexionados. À medida que o reflexo termina, o bebê fecha novamente os braços, com os cotovelos flexionados, e então relaxa. Some por volta do segundo ou terceiro mês.

    Reflexo tendinoso –Os reflexos tendinosos são obtidos pela estimulação dos tendões que encontramos: o bicipital, braquioradial, extensor dos dedos, tricipital, do tendão de Aquiles. Cada um deles analisa um segmento da espinal medula e dos nervos que dela emergem.

    Reflexo cutâneo-plantar - reflexo obtido por meio do estímulo contínuo na planta do pé, a partir do calcâneo, no sentido dos atelhos.

    Reflexo patelar – o reflexo patelar é um reflexo tendinoso, ele fornece informações sobre o funcionamento do nervo sensitivo, sobre sua conexão com a medula espinhal e sobre o nervo motor que emerge da medula espinhal e vai até os músculos da perna.

  • Reflexos primitivos

    Busca ou procura

    Na hora da mãe amamentar o bebe e o bico do seio toca a região próxima da boca do bebe, o bebe vira a cabeça em direção ao seio.

    Presente ao nascimento e diminui a partir do 4° mês.

    Sucção

    Após a criança introduzir o bico do seio na sua cavidade oral, o contato deste com a porção anterior da língua, desencadeia um processo de movimentos rítmicos de sucção. Ausente em bebês prematuros.

    Após 4 meses começa a tornar-se voluntario. Desaparece totalmente após o 6° mês.

    Preensão palmar e plantar

    Se obtém com leve pressão do dedo do examinador na palma das mãos da criança e abaixo dos dedos do pé.

    O reflexo palmar desaparece entre o 4° e o 6° mês. A preensão plantar desaparece até o 11° mês.

    Marcha

    A marcha reflexa e o apoio plantar podem ser pesquisados segurando-se a criança pelas axilas em posição ortostática. Ao contato das plantas do pé com a superfície, a criança estende as pernas até então fletidas. Se a criança for inclinada para a frente, inicia a marcha reflexa.

    É visível a partir da segunda semana de vida e normalmente desaparece ao segundo mês.

    Moro

    É avaliado pelo procedimento de segurar a criança pelas mãos e liberar bruscamente seus braços. Deve ser sempre simétrico.

    Incompleto após 3 meses e não deve existir após 6 meses.

    Reflexo de Babinski ou Cutâneo-plantar

    É obtido fazendo-se estimulo continuo da planta do pé a partir do calcâneo no sentido dos artelhos. Os dedos ficam em extensão.

    Após 13 meses ocorre a flexão e a extensão torna-se patológica.

     


ID
1402522
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos cuidados de enfermagem com o recém-nascido é a administração de vitamina K. A dose e a via de administração corretas dessa vitamina são:

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, existem informações suficientes para se manter a recomendação de administrar
    vitamina K ao nascimento como profilaxia contra a doença hemorrágica neonatal por deficiência
    de vitamina K (ALONSO et al., 2002) [B]:
    • Bebês com idade gestacional acima de 32 semanas e com mais de 1.000g: 1mg IM ou EV.
    • Bebês com menos de 32 semanas e com mais de 1.000g: 0,5mg IM.
    • Bebês com menos de 1.000g, independentemente da idade gestacional: 0,3mg IM.
    Se houver recusa dos pais quanto à administração injetável, deve ser garantido o fornecimento
    da vitamina K oral (2mg ao nascer), seguido de 1mg/semana durante os 3 primeiros meses. As
    doses repetidas são imprescindíveis para os bebês amamentados ao peito. Naqueles com outro
    tipo de alimentação, poderia ser suficiente a dose inicial.

  • De acordo com o Ministério da Saúde, para prevenção do sangramento por deficiência de vitamina K, deve-se administrar 1mg de vitamina K por via intramuscular ou subcutânea ao nascimento.


    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v1.pdf 

  • ATUALMENTE

    1. Todos os recém-nascidos devem receber vitamina K para a profilaxia da doença hemorrágica.
    2.  A vitamina K deve ser administrada por via intramuscular, na dose única de 1 mg, pois este método apresenta a melhor relação de custo-efetividade.
    3. Se os pais recusarem a administração intramuscular, deve ser oferecida a administração oral da vitamina K e eles devem ser advertidos que este método deve seguir as recomendações do fabricante e exige múltiplas doses.
    • A dose oral é de 2 mg ao nascimento ou logo após, seguida por uma dose de 2 mg entre o quarto e o sétimo dia. 
    • Para recém-nascidos em aleitamento materno exclusivo, em adição às recomendações para todos os neonatos, uma dose de 2 mg via oral deve ser administrada após 4 a 7 semanas, por causa dos níveis variáveis e baixos da vitamina K no leite materno e a inadequada produção endógena.

    REFERÊNCIA: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_assistencia_parto_normal.pdf


ID
1420822
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os valores na escala de Apgar ao 1º e 5º minutos importantes registros das condições de nascimento, podem variar de 0 a 10 pontos, sendo que 0 indica dificuldades graves e 10, um nascimento em ótimas condições. Para uma criança que apresentou, imediatamente após o parto, frequência cardíaca = 110 bpm, esforço respiratório regular, boa movimentação muscular, presença de espirros e corpo róseo com extremidades cianóticas, esse valor será de:

Alternativas
Comentários
  • frequência cardíaca = 110 bpm 2

    esforço respiratório regular

    boa movimentação muscular

    presença de espirros

    corpo róseo com extremidades cianóticas 1

    TOTAL 9

  • Apgar

    Cor: 0 - cianose, 1 - róseo com extremidades cianóticas, 2- róseo

    Irritabilidade: 0 - nenhuma, 1 - alguma reação, 2- choro ou espirro

    FC: 0- ausente, 1- abaixo de 100, 2- maior que 110

    Tônus muscular: 0- ausente. 1-pouca movimentação, 2- boa movimentação

    Respiração: 0- ausente, 1 - irregular, 2- regular

    TOTAL: 9


ID
1420855
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos cuidados com o recém-nascido é a instilação de uma gota de nitrato de prata a 1% no fundo do saco lacrimal inferior de cada olho para prevenir a oftalmia gonocócica. Sobre esse procedimento é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada:

    O tempo de administração da profilaxia da oftalmia neonatal pode ser ampliado em até 4 horas após o nascimento. Recomenda-se a utilização da pomada de eritromicina a 0,5% e, como alternativa, tetraciclina a 1% para realização da profilaxia da oftalmia neonatal. A utilização de nitrato de prata a 1% deve ser reservado apenas em caso de não se dispor de eritromicina ou tetraciclina.

    Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes nacionais de assistência ao parto normal: versão resumida [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

  • O RECOMENDADO É A UTILIZAÇÃO DA POMADA DE ERITROMICINA A 0,5%

    COMO ALTERNATIVA - TETRACICLINA A 1%

    NITRATO DE PRATA A 1% - APENAS SE NÃO DISPOR DE ERITROMICINA OU TETRACICLINA.

    Cuidados imediatos com RN:

    - clampeamento do cordão umbilical.

    - administrar vitamina K, IM 1mg.

    - eritromicina 0,5%.

    - Identificação do RN.

    - Medidas antropométricas.

    Cuidados mediatos com RN:

    - Evitar separação do binômio mãe-filho.

    - Higienizar coto umbilical (álcool 70%).

    - BCG e Hepatite b.

    - incentivo do aleitamento materno.

    Lavagem dos olhos é com Água

    Não utilizo soroF9% nem ringer nem nada....


ID
1426348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cuidados com o recém-nascido e a criança fazem parte da prática de enfermeiros em unidades de maternidade e pediatria e são considerados primordiais para a garantia da vida nos primeiros anos de um ser humano. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As síndromes do crupe em crianças são caracterizadas pela associação de sintomas de rouquidão, tosse ressonante, graus variados de estridor inspiratório e graus variados de angústia respiratória.

Alternativas
Comentários
  • nariz escorrendo, febre baixa e tosse leve. Ao fim de algumas horas, surgem os sintomas típicos do Crupe provocados pela obstrução das vias aéreas. Alguns desses sintomas são:

    • Dificuldade em respirar, principalmente a inspirar;
    • Tosse "de cachorro";
    • Rouquidão;
    • Chiado ao respirar.

  • C - O crupe (laringotraqueobronquite) ou síndrome de crupe é uma inflamação da traqueia e da laringe normalmente causada por uma infecção viral contagiosa que causa tosse, um som estridente e alto (estridor) e, às vezes, dificuldade para inspirar (inspiração).

    O crupe é causado por vírus.

    Os sintomas incluem febre, corrimento nasal e uma tosse típica semelhante a um latido.

    O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas.

    A maioria das crianças se recupera em casa, mas aquelas que precisam de hospitalização recebem líquidos, oxigênio e medicamentos.

    O crupe afeta principalmente crianças entre seis meses a três anos de idade.

  • O termo “síndrome do crupe" caracteriza um grupo de doenças que variam em envolvimento anatômico e etiologia, e se manifestam clinicamente com os seguintes sintomas: rouquidão, tosse ladrante, estridor predominantemente inspiratório e graus variados de desconforto respiratório. Quando a etiologia desta síndrome é viral, denomina-se crupe viral

    Gabarito do Professor: CERTO


    http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/01/Emergncia-Crupe-Viral-e-Bacteriano.pdf



ID
1426351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cuidados com o recém-nascido e a criança fazem parte da prática de enfermeiros em unidades de maternidade e pediatria e são considerados primordiais para a garantia da vida nos primeiros anos de um ser humano. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

Durante o choro vigoroso do recém-nascido, o profissional de enfermagem deve introduzir o cateter para aspiração das narinas e, posteriormente, da faringe do bebê, a fim de evitar a aspiração do líquido amniótico e manter a permeabilidade das vias aéreas.

Alternativas
Comentários
  • O Manual de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria já deixa claro que não é necessário aspirar bebês que nascem vigorosos, que o cordão não deve ser cortado imediatamente, e que o contato pele a pele é mandatório, entre outras recomendações.

  • estabelecer a permeabilidade das vias aéreas superiores, mas não aspirar de rotina; Só aspira de tiver excesso de secreção.


ID
1430503
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São princípios gerais e diretrizes para atenção obstétrica e neonatal:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº. 1.067, DE 4 DE JULHO DE 2005 Institui a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal, e dá outra providências.

     

    ANEXO I

    PRINCÍPIOS GERAIS E DIRETRIZES PARA A ATENÇÃO OBSTÉTRICA E NEONATAL

     

    Os estados e os municípios necessitam dispor de uma rede de serviços organizada para atenção obstétrica e neonatal, com mecanismos estabelecidos de referência e contrareferência, considerando os seguintes critérios:

     

     

    -vinculação de unidades que prestam atenção pré-natal às maternidades e hospitais, conforme definição do gestor local;

     

    - garantia dos recursos humanos, físicos, materiais e técnicos, necessários à atenção pré- natal, assistência ao parto e ao recémnascido e à atenção puerperal, com estabelecimento de critérios mínimos para funcionamento das maternidades, hospitais e unidades de saúde;

     

    - captação precoce de gestantes na comunidade;

     

    -garantia de atendimento a todas as gestantes que procurem os serviços de saúde;

     

    -garantia da realização dos exames complementares necessários;

     

    - garantia de atendimento a todas as parturientes e recém-nascidos que procurem os serviços de saúde e garantia de internamento, sempre que necessário;

     

    - vinculação das unidades de saúde à Central de Regulação Obstétrica e Neonatal de modo a garantir a internação da parturiente e do recém-nascido nos casos de demanda excedente;

     

    - transferência da gestante e/ou do neonato em transporte adequado, mediante vaga assegurada em outra unidade, quando necessário; ( Letra C )

     

    - garantir atenção pré-hospitalar qualificada à gestante e ao neonato em casos de urgência, conforme efetivado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU;

     

    - garantia de atendimento das intercorrências obstétricas e neonatais; e

     

    - garantir de atenção à mulher no puerpério e ao recém-nascido.

     


ID
1436149
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São cuidados e orientações pertinentes, relacionados ao cuidado do umbigo os apresentados a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Cuidados com o umbigo • Para limpar a região do umbigo, só use álcool a 70%. • Não coloque faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substância sobre o umbigo. • A presença de secreção amarelada, com mau cheiro, purulenta no umbigo, ou de vermelhidão ao seu redor, sugere infecção. Neste caso, a criança deve ser vista imediatamente por profissional de saúde

    fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_crianca_menina.pdf


ID
1462918
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Logo após o nascimento, o RN deve respirar de maneira regular e suficiente para manter a Frequência Cardíaca, batimentos por minuto, acima de

Alternativas

ID
1462930
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Complete a lacuna, adequadamente, considerando as opções abaixo:
Existem drogas que podem levar à depressão respiratória. Um importante cuidado de enfermagem ao recém- nascido, durante a administração de ________________________, é o controle da frequência respiratória.

Alternativas
Comentários
  • Atenção especial para os barbitúricos, ex. fenobarbital


ID
1462933
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sempre que as condições da mãe e do recém-nascido permitirem, o primeiro contato pele a pele deve ser feito

Alternativas
Comentários
  • é importante o contato imediato da mãe com o RN.

    Primeiro para acalmar o RN.


ID
1464250
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A CPAP nasal mantém pressão, inspiração e expiração acima da pressão do ar ambiente e é associada aos avanços nos cuidados respiratórios. A este respeito, assinale a alternativa que apresenta as condições em que a CPAP para recém-nascido é indicada.

Alternativas

ID
1492837
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um cuidado importante ao recém-nato (RN), ainda na sala de parto, consiste em manter as vias aéreas superiores pérveas. Quanto a este procedimento, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (C) quando houver grande quantidade de secreção na boca, deve-se lateralizar a cabeça do RN.


ID
1507231
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O transporte pode ser considerado um risco para um recém nascido criticamente adoecido, portanto,faz-se necessário que se tenha infraestrutura necessária de modo que seja prestado um cuidado seguro.De acordo como Guiapara Profissionais de Saúde – Atenção à Saúde do Recém-Nascido, do Ministério da Saúde, desta infraestrutura fazem parte os seguintes equipamentos/materiais/recursos humanos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os equipamentos e materiais para monitorização necessários são: termômetro, estetoscópio, oxímetro de pulso, aparelho para controle de glicemia capilar, monitor cardíaco, esfigmomanômetro.

    A equipe de transporte deve ter, de preferência, um pediatra ou um neonatologista e estar acompanhado por um técnico de enfermagem ou por um enfermeiro que tenha conhecimento e prática no cuidado ao RN.

    Equipamentos e materiais para controle da temperatura: incubadora de dupla parede. plástico poroso (PVC) e touca de malha.

    Materiais para obtenção de acesso venoso e infusão de líquidos e medicações: cateteres intravenosos agulhados números 25 e 27 e cateteres intravenosos flexíveis números 22 e 24, seringas de 3, 5 e 10mL (duas de cada), equipo e bureta de microgotas (opcional para quando não houver bomba de infusão de seringa), material para antissepsia (álcool e clorexidina), tala para fixação do membro, bomba de infusão perfusora (de seringa), cateteres umbilicais 3,5F e 5F (dois de cada), caixa de pequena cirurgia (com pinças, tesoura, porta-agulha), lâmina de bisturi número 11, fio de sutura, torneira de 3 vias (duas unidades), gazes e luvas estéreis.

    Resposta B

    Bibliografia

     Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde. 2. ed. Brasília : Ministério da Saúde, 2012.




ID
1519054
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que contém os cuidados com o recém-nato logo após o parto.

Alternativas
Comentários
  • questão desatualizada


ID
1525360
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São características comuns do recém-nascido de mãe diabética observadas ao nascimento, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • policitemia é caracterizada pelo número excessivo de células vermelhas no sangue, resultando em um aumento da viscosidade do sangue.

  • Não teria mais de 1 resposta essa questão? Já que o RN pode se macrossomico e devido ao número grande de glicose circulante, logo após o nascimento a RN pode apresentar hipoglicemia já que não terá mais contato com a substância vinda da mae. É tipo um efeito rebote do corpo.


ID
1526812
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na avaliação ao nascimento de um RN saudável, que respira em ar ambiente, o processo de transição para alcançar saturação de oxigênio acima de 90% requer um tempo de

Alternativas
Comentários
  • A avaliação da coloração da pele e mucosas do RN não é mais utilizada para decidir procedimentos na sala de parto. Estudos recentes têm mostrado que a avaliação da cor das extremidades, tronco e mucosas, rósea ou cianótica, é subjetiva e não tem relação com a saturação de oxigênio ao nascimento(13). Além disso, recém-nascidos com respiração regular e FC >100 bpm podem demorar minutos para ficar rosados. Naqueles que não precisam de procedimentos de reanimação ao nascer, a saturação de oxigênio com 1 minuto de vida se situa ao redor de 60-65%, só atingindo valores entre 87-92% no quinto minuto. Assim, o processo de transição normal para alcançar uma saturação de oxigênio acima de 90% requer 5 minutos ou mais em recém-nascidos saudáveis que 5 respiram ar ambiente(14). Com base nesses dados, conclui-se que a avaliação da vitalidade do neonato logo após o nascimento não deve incluir a cor


ID
1526815
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No RN, a secreção purulenta na base do coto, com edema e hiperemia da parede abdominal, sobretudo se formar um triângulo na parte superior do umbigo, indica

Alternativas
Comentários
  • Onfalite é uma inflamação desenvolvida ao nível do umbigo.

    A gravidade do processo resulta de possível propagação da infecção ao longo da veia umbilical com ocorrência de trombose da veia porta; outra complicação é a peritonite.

  • Onfalite é uma inflamação desenvolvida ao nível do umbigo. Antes da era asséptica, a onfalite aguda era relativamente frequente no recém-nascido, em consequência da laqueação e secção do cordão umbilical, sendo directamente provocada por cocos piogénicos e coolibacilos.


ID
1526818
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São diversos os reflexos primitivos encontrados no RN, porém não há necessidade de avaliação de todos durante o exame físico rotineiro do RN a termo, devendo ser avaliados os citados, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Os reflexos primitivos característicos do RN devem ser avaliados, pois podem trazer informações importantes sobre seu estado de saúde. Voracidade. O reflexo da voracidade ou de procura manifesta-se quando é tocada a bochecha perto da boca, fazendo com que a criança desloque a face e a boca para o lado do estímulo. Este reflexo não deve ser procurado logo após a amamentação, pois a resposta ao estímulo pode ser débil ou não ocorrer. Está presente no bebê até os três meses de idade. Reflexo de Moro - O reflexo de moro pode ser demonstrado colocando-se o bebê voltado para cima sobre uma superfície macia, acolchoada. Os braços são gentilmente elevados com tração suficiente apenas para começar a remover o corpo da superfície (obs: o corpo do bebê não deve ser elevado da superfície, apenas deve-se remover o peso). Os braços são então repentinamente soltos. O bebê pode apresentar uma aparência "assustada" e os braços se abrem para os lados com as palmas para cima e os polegares flexionados. À medida que o reflexo termina, o bebê fecha novamente os braços, com os cotovelos flexionados, e então relaxa. Some por volta do segundo ou terceiro mês. Sucção. A sucção reflexa manifesta-se quando os lábios da criança são tocados por algum objeto, desencadeando-se movimentos de sucção dos lábios e da língua. Somente após 32 a 34 semanas de gestação é que o bebê desenvolve sincronia entre respiração, sucção e deglutição, o que torna a alimentação por via oral difícil em RN pré-termo. Marcha. A marcha reflexa e o apoio plantar podem ser pesquisados segurando-se a criança pelas axilas em posição ortostática. Ao contato das plantas do pé com a superfície, a criança estende as pernas até então fletidas. Se a criança for inclinada para a frente, inicia a marcha reflexa. Inclinação não é um reflexos primitivos encontrados no RN.

    Resposta B


    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Oliveira ME, Monticelli M, Bruggemann OM. Enfermagem Obstétrica e Neonatológica. Cidade Futura, Florianópolis, 2002.
  • Existe Inclinação?


ID
1543726
Banca
IBFC
Órgão
CEP 28
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A avaliação do recém-nascido deve começar no momento do nascimento, utilizando a _____________ , na qual são observados a freqüência cardíaca, o tônus muscular, irritabilidade reflexa, dor e esforço respiratório.

Alternativas
Comentários
  • GLASGOW: inconsciência e coma.

    RAMSAY: grau de sedação em pacientes.

    ALDRETE KROULIK: avaliação pós-anestésica.

     

  • Escala de Apgar


    PRIMEIRO MINUTO DE VIDA E NO QUINTO MINUTOS DE VIDA

  • Escala de Apgar

  • DOR??? Não seu examinador! COR!


ID
1549942
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o exame físico de um recém-nascido, o enfermeiro constatou o abaulamento da fontanela bregmática.

Esse achado sugere:

Alternativas
Comentários
  • Causas comuns:

    HidrocefaliaAumento da pressão intracraniana (associado com a meningite e outras doenças)
  • Durante o exame físico de um recém-nascido, o enfermeiro constatou o abaulamento da fontanela bregmática. Aumento da PIC
  • Aumento da PIC


ID
1553725
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No exame físico do recém-nascido, o enfermeiro utiliza, como referência de normalidade, a relação entre o perí- metro cefálico e o torácico, em que o perímetro cefálico

Alternativas
Comentários
  • Ao nascer: cefálico > torácico

    3 meses: cefálico = torácico

    6 meses: cefálico < torácico

  • Gabarito - B

    - é maior do que o torácico ao nascer e se iguala a ele aos seis meses de vida.


ID
1560388
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o número de mamadas de um recém-nascido,recomenda-se que a criança seja amamentada

Alternativas

ID
1560391
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Recém-nascidos podem ser classificados genericamente como de baixo peso ao nascer,quando

Alternativas

ID
1563709
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos cuidados ao recém-nascido, ainda na sala de parto, é a realização da profilaxia contra infecção gonocócica que consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Nitrato de prata a 1%, apenas se não dispor de eritromicina 0,5% ou tetraciclina 1%. (Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, 2017)
  • Questão desatualizada.

    Profilaxia da oftalmia neonatal é feita com ERITROMICINA 0,5%

  • Questão desatualizada, sendo o MS 2017:

    Eritromicina 0,5% ou

    Tetraciclina e por ultimo Nitrato de prata 1%

  • COMENTÁRIOS

    Prevenção da oftalmia gonocócica pelo método de Credé é o método contra a infecção gonocócica.

    RESPOSTA: B.


ID
1569736
Banca
UFPel-CES
Órgão
UFPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considera-se período neonatal até

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO LETRA D

    Considera-se período neonatal até

    D 28 dias após o nascimento.


ID
1594204
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o cuidado prestado ao neonato internado em uma Unidade de Terapia Neonatal, podemos destacar as medidas ambientais e comportamentais para diminuição do estresse e da dor. No que diz respeito a essas medidas, é correto afirmar que são

Alternativas

ID
1594219
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São critérios para a indicação do método canguru para o recém-nascido de baixo peso:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 1.683, DE 12 DE JULHO DE 2007.Aprova, na forma do Anexo, a Normas de Orientação para a Implantação do Método Canguru.

     

    a) Errada.

    estabilidade clínica do recém-nascido, nutrição enteral plena e peso mínimo de 1.250g.

     

    b) Errada.

    a mãe ter desejo em participar, receber apoio da rede social e familiar, além de ter a capacidade de reconhecer os sinais de estresse e as situações de risco do recém-nascido; peso do recém-nascido peso mínimo de 1.250g.

     

    c) Correta.

     

    d) Errada.

    O item apresenta (Critério descabido).

     

    e) Errada.

    a mãe ter depressão pós-parto( Critério descabido ), desejo em participar, receber apoio da rede social e familiar, além de ter a capacidade de reconhecer os sinais de estresse e as situações de risco do recém-nascido.

     

     

  • A posição canguru consiste em manter o recém nascido de baixo peso, em contato pele a pele, na posição vertical junto ao peito dos pais ou de outros familiares. Deve ser realizada de maneira orientada, segura e acompanhada de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada.

    São critérios para a indicação do método canguru para o recém-nascido de baixo peso:

    Do bebê

    - estabilidade clínica

    - nutrição enteral plena (peito, sonda gástrica ou copo)

    - peso mínimo de 1.250g

    Da mãe

    - desejo de participar, disponibilidade de tempo e de rede social de apoio

    - consenso entre mãe, familiares e profissionais da saúde

    - capacidade de reconhecer os sinais de estresse e as situações de risco do recém-nascido.

    - conhecimento e habilidade para manejar o bebê em posição canguru


    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém nascido de baixo peso: Método Canguru/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.
  • Na segunda etapa o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível. Esse período funcionará como um “estágio” pré-alta hospitalar.

    São critérios de elegibilidade para a permanência nessa etapa:

    Do bebê

    ● estabilidade clínica

    ● nutrição enteral plena (peito, sonda gástrica ou copo)

    ● peso mínimo de 1.250g.

    Da mãe

    desejo de participar, disponibilidade de tempo e de rede social de apoio

    ● consenso entre mãe, familiares e profissionais da saúde

    capacidade de reconhecer os sinais de estresse e as situações de risco do recém-nascido.

    ● conhecimento e habilidade para manejar o bebê em posição canguru

    (FONTE: PORTARIA Nº 1.683, DE 12 DE JULHO DE 2007)


ID
1594420
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao fluxo arterial durante a perfusão de um neonato de 2.900kg, em normotermia, recomenda-se fluxo de

Alternativas
Comentários
  • O fluxo arterial pode ser derivado da relação entre a necessidade de oxigênio pelo organismo e o suprimento de oxigênio oferecido em cada unidade de fluxo sanguíneo, o que depende da capacidade de transporte de O2 pela hemoglobina, da diferença arteriovenosa de saturação de O2 e dda velocidade do fluxo de sangue. 

    Cálculo do Fluxo de perfusão em função do peso

    <5Kg - 150 a 200 ml/Kg/peso

    5 a 10kg – 100 a 120 ml/Kg/peso

    11 a 20kg – 80 a 100 ml/Kg/peso

    21 a 40kg – 60 a 80 ml/Kg/peso

    Acima de 41kg – 40 a 60 ml/Kg/peso


    Resposta E


    Bibliografia


    Souza MHL, Elias DO. Fundamento da Circulação Extracorpórea. Centro Editorial Alfa Rio, 2° edição. Rio de Janeiro, 2006.

  • O enunciado esta errado, não eh kg/peso e sim kg/min. Afinal o kg ja eh o peso. 
    Cálculo do Fluxo de Perfusão em Função do Peso 
    Até 5 Kg = 150 mL/Kg/min 
    5 a 10 Kg = 100 a 120 ml/Kg/min 
    11 a 20 Kg = 80 a 100 ml/Kg/min 
    21 a 40 Kg = 60 a 80 mL/Kg/min 
    Acima de 41 Kg = 40 a 60 mL/Kg/min

    Disponivel em: http://itarget.com.br/newclients/sobecc.org.br/2014/pdfs/aulas-sobecc/24-07-13-Flavia%20Cristina-aud-2-conversa-com-especialidades-em-centro-op.pdf



     


ID
1594903
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a consulta do recém-nascido (RN), é importante que o enfermeiro avalie a presença de situações de risco e vulnerabilidade à saúde do RN. São situações de vulnerabilidade, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Situações de vulnerabilidade: 


    • Criança residente em área de risco;
    • Baixo peso ao nascer (inferior a 2.500g);
    • Prematuridade (menos de 37 semanas gestacionais);
    • Asfixia grave ou Apgar menor do que 7 no 5º minuto;
    • Internações/intercorrências;
    • Mãe com menos de 18 anos de idade;

    • Mãe com baixa escolaridade (menos de oito anos de estudo);
    • História familiar de morte de criança com menos de 5 anos de idade.

     

    Outras situações reconhecidas de vulnerabilidade: aleitamento materno ausente ou não exclusivo,gestação gemelar, malformação congênita, mais do que três filhos morando juntos, ausência de pré-natal, problemas familiares e socioeconômicos que interfiram na saúde da criança, problemas específicos da criança que interfiram na sua saúde, não realização de vacinas, identificação de atraso no desenvolvimento (PORTO ALEGRE, 2004)  e suspeita ou evidência de violência.

     

    Letra D

     

    Cadeno de atenção Básica nº 33 - Saúde da Criança- Crescimento e Desenvolvimento

  • Tem erro no inicio também, agente ( publico ou privado ).


ID
1656904
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A conservação da temperatura corporal do recém-nascido é meta para a ação de enfermagem nos berçários. A perda de calor do corpo para objetos sólidos frios no ambiente que não estão em contato direto com o lactente, denomina-se

Alternativas

ID
1679674
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os neonatos cujas linhas referentes a peso e a idade gestacional (IG) se encontram entre as duas curvas do gráfico são classificados como:

Alternativas
Comentários
  • não entendi alguém pode comentar ?

  • uEssa classificação faz a avaliação do crescimento intrauterino, de acordo com a relação entre o peso e a IG os bebês são divididos como:

    a)adequados para a idade gestacional (AIG) – são os neonatos cujas linhas referentes a peso e a IG se encontram entre as duas curvas do gráfico. Em nosso meio, 90 a 95% do total de nascimentos são de bebês adequados para a IG;

    b)pequenos para a idade gestacional (PIG) - são os neonatos, que ao serem avaliados as linhas referentes a peso e a IG se encontram abaixo da primeira curva do gráfico. Esses bebês sofreram desnutrição intra-uterina importante, em geral como consequência de doenças ou desnutrição maternas.

    c)grandes para a idade gestacional (GIG) - são os neonatos cujas linhas correspondentes ao peso e a IG se encontram acima da segunda curva do gráfico. Em geral os bebês grandes para a IG são filhos de mães diabéticas ou de mães Rh negativo sensibilizadas.

     

  • PIG-PEQUENO PARA A IDADE GESTACIONAL

    AIG-ADEQUADO PARA A IDADE GESTACIONAL

    GIG-GRANDE PARA A IDADE GESTACIONAL 


ID
1679689
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São cuidados de enfermagem mediatos ao recém-nascido:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de recurso...

  • Os demais são cuidados IMEDIATOS.
  • Em qualquer manual de atenção ao recém-nascido, haverá inúmeras tarefas para se realizar antes de verificar medidas antropométricas à um RN.

     Certamente, questão que em concurso, ou recurso, ou cancelamento da assertiva!

  • a)

    verificação de medidas antropométricas - mediato

    b)

    aspiração das vias aéreas superiores - Imediato

    c)

    secagem corporal com compressas - Imediato

    d)

    identificação com pulseiras - Imediato

  • Questão passível de recurso- pois existe procedimentos que ocorrem bem antes, como inspeção do recém-nascido, já que a aspiração não é obrigatória. Tem bebês que não precisam ser aspirados. Quem trabalha em centro obstétricos sabem que a rotina é- pulseira de identificação, inspeção do recém-nascido, secagem com compressas e a depender do que observar pode se iniciar aspiração (caso precise), e as medidas antropométricas.

  • Quando as condições clínicas do RN forem satisfatórias, os seguintes procedimentos devem ser realizados em sequência:

    - Laqueadura do cordão umbilical

    - Prevenção da oftalmia gonocócica pelo método de Credé

    - Antropometria.

    - Prevenção do sangramento por deficiência de vitamina K.

    - Detecção de incompatibilidade sanguínea materno-fetal.

    - Realização da sorologia para sífilis e HIV.

    - Identificação do RN - registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe. Essa identificação é feita no prontuário. Pulseiras devem ser colocadas na mãe e no RN, contendo o nome da mãe, o registro hospitalar, a data e hora do nascimento e o sexo do RN. Veja que a identificação não é somente as pulseiras, por isso a alternativa D está errada.

    Aspiração de vias aéreas, quando necessário, e secagem corporal, são cuidados imediatos.


    Gabarito do Professor: Letra A



    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.
  • A questão pergunta cuidados MEDIATOS. Por isso a letra A está correto.

     

  • CUIDADOS IMEDIATOS COM O RECÉM-NASCIDO

    1 PINÇAMENTO E SECÇÃO DO CORDÃO

    2 ADM VITAMINA K

    3 NITRATO DE PRATA 1% NOS OLHOS

    4 IDENTIFICAÇÃO DO RN

    5 DETERMINAR MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS

    FONTE: LIVRO RÔMULO PASSOS (MANUAL DE ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA).

  • O RECOMENDADO É A UTILIZAÇÃO DA POMADA DE ERITROMICINA A 0,5%

    COMO ALTERNATIVA - TETRACICLINA A 1%

    NITRATO DE PRATA A 1% - APENAS SE NÃO DISPOR DE ERITROMICINA OU TETRACICLINA.

    Cuidados imediatos com RN:

    - clampeamento do cordão umbilical.

    - administrar vitamina K, IM 1mg.

    - eritromicina 0,5%.

    - Identificação do RN.

    - Medidas antropométricas.

    Cuidados mediatos com RN:

    - Evitar separação do binômio mãe-filho.

    - Higienizar coto umbilical (álcool 70%).

    - BCG e Hepatite b.

    - incentivo do aleitamento materno.

    Lavagem dos olhos é com Água

    Não utilizo soroF9% nem ringer nem nada....

  • Pegadinha rs

ID
1702471
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A visita domiciliar ao Recém-Nascido (RN) deve ocorrer preferencialmente na primeira semana após o parto. Assim, o técnico de enfermagem pode orientar a mãe

Alternativas
Comentários
  • Visita domiciliar na primeira semana após o parto, com avaliação global e de risco da criança, apoio ao aleitamento materno e encaminhamento para a “Primeira Semana Saúde Integral" na atenção básica de saúde. As visitas domiciliares realizadas atendem às diretrizes do Ministério da Saúde e são realizadas entre o quinto e o décimo dia após o parto. A assistência no puerpério deve ser tratada com respeito e atenção por meio de avaliação clínica rigorosa e exame físico completo da puérpera e do RN. Durante a visita domiciliar deve-se informar à puérpera sobre a importância do uso de sutiã para prevenir ingurgitamento das mamas, verificar a involução uterina e a ferida cirúrgica no caso de cesariana, e orientar sobre a deambulação mais precoce possível, inspecionar os lóquios (perdas de sangue, muco e tecidos do interior do útero durante o período puerperal), edemas, equimoses e hematomas A visita puerperal tem como objetivos avaliar o estado de saúde da mulher e do recém-nascido e sua interação; orientar a puérpera e a família sobre a amamentação e cuidados básicos com o RN; esclarecer sobre o planejamento familiar e identificar situações de riscos ou possíveis problemas, para que se possam adotar medidas adequadas. Logo, o técnico de enfermagem está apto a orientar a mãe sobre os cuidados com o bebê. Resposta E Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
  • Visita domiciliar na primeira semana após o parto, com avaliação global e de risco da criança, apoio ao aleitamento materno e encaminhamento para a “Primeira Semana Saúde Integral" na atenção básica de saúde. As visitas domiciliares realizadas atendem às diretrizes do Ministério da Saúde e são realizadas entre o quinto e o décimo dia após o parto. A assistência no puerpério deve ser tratada com respeito e atenção por meio de avaliação clínica rigorosa e exame físico completo da puérpera e do RN. Durante a visita domiciliar deve-se informar à puérpera sobre a importância do uso de sutiã para prevenir ingurgitamento das mamas, verificar a involução uterina e a ferida cirúrgica no caso de cesariana, e orientar sobre a deambulação mais precoce possível, inspecionar os lóquios (perdas de sangue, muco e tecidos do interior do útero durante o período puerperal), edemas, equimoses e hematomas A visita puerperal tem como objetivos avaliar o estado de saúde da mulher e do recém-nascido e sua interação; orientar a puérpera e a família sobre a amamentação e cuidados básicos com o RN; esclarecer sobre o planejamento familiar e identificar situações de riscos ou possíveis problemas, para que se possam adotar medidas adequadas. Logo, o técnico de enfermagem está apto a orientar a mãe sobre os cuidados com o bebê. Resposta E Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2018


ID
1717702
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A EDIN (Escala de Dor e Desconforto do RN) foi planejada para avaliar a dor persistente do recém-nascido criticamente doente. A escala avalia parâmetros como atividade facial, movimento corporal, qualidade do sono, contato com a enfermagem e consolabilidade, atribuindo uma pontuação de 0 a 3 para cada parâmetro, dependendo da resposta obtida.

Com base nessa avaliação, assinale a opção que indica que o recém-nascido criticamente doente está sentindo dor.

Alternativas
Comentários
  • Face 0. Face Relaxada. 1. Caretas passageiras: sobrancelhas franzidas, lábios tensos, queixo enrugado e tremor do queixo. 2. Caretas frequentes, acentuadas ou prolongadas. 3. Contração permanente, ou face prostrada, imobilizada, ou semblante arroxeado. Corpo 0. Relaxado. 1. Agitação transitória, frequentemente calma. 2. Agitação frequente, mas retorno para a calma possível. 3. Agitação permanente, extremidades contraídas com rigidez de mem- bros ou atividade motora muito pobre e limitada, com o corpo imóvel. Sono 0. Adormece facilmente, sono prolongado, calmo. 1. Dificuldade em adormecer. 2. Acorda de forma espontânea e frequente mesmo sem manipulação, sono agitado. 3. Não dorme. Contato 0. Sorri dormindo, sorri após estímulo, atento para ouvir. 1. Apreensão passageira no momento do contato. 2. Contato difícil, grita ao menor estímulo. 3. Recusa o contato, nenhuma relação possível. Gritos ou gemidos sem qualquer estímulo. Consolo 0. Não necessita de consolo. 1. Acalma-se rapidamente ao receber carinhos, ao som da voz ou quan- do está sugando. 2. Dificilmente se acalma. 3. Inconsolável. Sucção desesperada.
  • 0 - sem dor 1 a 4 - dor leve e passageira 5 a 8 - dor moderada 9 a 12 - dor intensa 13 a 15 - dor muito intensa