Administração para concursos - Teoria e mais de 800 questões - Rodrigo Rennó
2ª edição, Cap 6 - Liderança, pg 187
A liderança CARISMÁTICA baseia-se na noção de que certos líderes podem, através do poder de seu carisma, motivar as pessoas a atingir seus objetivos. Eles conseguiriam formar grupos coesos e voltados para esses objetivos, com alto grau de confiança no líder.
(...)
De certa forma, a teoria da liderança carismática aponta o carisma como uma característica que faria os subordinados se dedicarem mais e seguirem fielmente o líder em torno de uma meta idealizada por ele.
(...)
Desse modo, os líderes carismáticos são vistos pelos seus subordinados como OBSTINADOS, AUTOCONFIANTES e AGENTES DE MUDANÇA em uma organização. Não se comportam como chefes conservadores e buscam o risco, o novo, a mudança.
--------------------
Logo, gabarito A
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos conhecer alguns estudos sobre a liderança. Neste caso, devemos marcar a alternativa que corresponde às características presentes no enunciado.
A - correta. Os líderes transformacionais, ou carismáticos, inspiram seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização ou do grupo, sendo capazes de causar um profundo impacto em seus liderados. Nas organizações com líderes transformacionais, há maior descentralização, os gerentes são mais propensos a assumir riscos e os planos de recompensa são associados a resultados de longo prazo, tudo para facilitar o envolvimento e empreendedorismo dos trabalhadores.
Maximiano (2017, p.282) diz que: "a liderança transformacional atrai os liderados pela pessoa do líder ou pela causa que ele representa. Motivação intrínseca, estímulo intelectual e inspiração são algumas expressões associadas à liderança transformacional."
B - incorreta. Líderes transacionais, segundo Robbins (2005,p. 285), são aqueles que conduzem ou motivam seus seguidores em direção às metas estabelecidas por meio do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas.
Líder transacional:
- negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
- procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias.
- intervém apenas quando os padrões não são alcançados.
C - incorreta. Liderança autocrática – Foca o líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Nesse estilo, o líder pode ser:
- Benevolente: que é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
- Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.
D - incorreta. Liberal/ Laissez-faire- Nesse modelo a participação do líder é mínima. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.
E - incorreta. Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:
- Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
- Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
Tendo considerado as alternativas, concluímos que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A
Fontes:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.