SóProvas


ID
1075684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Com relação ao posicionamento do Brasil a respeito de temas relevantes na agenda internacional contemporânea, julgue os itens subsecutivos.

O Brasil, como outros países em desenvolvimento, considera que, entre os objetivos da Rodada Doha, se deve incluir a correção das distorções prevalecentes no comércio agrícola, por meio da eliminação de subsídios a importações, da ampliação do apoio interno à produção e da manutenção do atual nível de acesso a mercados.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil e a Rodada Doha da OMC

    (...) Nesse sentido, a Rodada objetiva corrigir tanto quanto possível as distorções que prevalecem no comércio agrícola, com a eliminação dos subsídios à exportação, redução substancial e disciplinamento dos subsídios à produção (apoio interno), além de maior acesso aos mercados.(...)

    http://www.itamaraty.gov.br/temas/temas-multilaterais/desenvolvimento-comercio-internacional-e-financas/organizacao-mundial-do-comercio/rodada-doha-da-omc/view

  • Questão errada. 

  • Ao meu ver, a contradição da questão é dizer que "se deve incluir a correção das distorções prevalecentes no comércio agrícola por meio da eliminação de subsídios a importações" o que é certo, pois um dos objetivos da Rodada de Doha , era fazer com que países desenvolvidos parassem de subsidiar sua indústria agrícola ( como França, China e EUA ) e abrissem seus mercados para a importação de commodities de países emergentes ( Brasil, índia , etc )

    E logo depois a questão diz : , da ampliação do apoio interno à produção , do comércio agrícola . Isso em si é subsidiar a indústria . Oferecer incentivos internos para fomentar a produção .

    A minha compreensão foi essa .

  • O erro está na palavra importação.

    Veja o texto correto: ...) Nesse sentido, a Rodada objetiva corrigir tanto quanto possível as distorções que prevalecem no comércio agrícola, com a eliminação dos subsídios à exportação, redução substancial e disciplinamento dos subsídios à produção (apoio interno), além de maior acesso aos mercados.(...)