SóProvas


ID
107647
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Duzentos anos atrás, apenas 3% da população mundial viviam em cidades. Há um século, na esteira da Revolução Industrial, a porcentagem tinha subido para 13% ? ainda uma minoria em um planeta essencialmente rural. Em algum momento deste ano, de acordo com estimativas das Nações Unidas, pela primeira vez na história o número de pessoas que vivem em áreas urbanas ultrapassará o de moradores do campo. Segundo o mesmo estudo, nas próximas décadas, praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades, nas quais viverão sete em cada dez pessoas em 2050. A população rural ainda deve aumentar nos próximos dez anos, antes de entrar em declínio gradativo.

O que move a humanidade em direção à vida de colméia? Desde cedo, a cidade teve o mérito de dar ao homem a possibilidade de evoluir além da luta pela sobrevivência pura e simples. Sua primeira função foi de local de proteção, de armazenagem de alimentos e de entreposto de trocas. A segurança urbana permitiu o desenvolvimento do trabalho especializado, que liberou as pessoas para se engajarem em atividades como as artes, a ciência, a religião e a inovação tecnológica. A lei é a essência da vida urbana desde os tempos babilônicos. Primeiro, porque as cidades são centros de comércio e essa atividade exige regulamentos. Segundo, porque elas atraem diferentes tipos de moradores, que precisam viver juntos e dependem de normas comuns de comportamento.

O lugar que melhor sintetiza a urbanização em escala global é a megalópole. Esse é o nome que se dá aos aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de habitantes. Um em cada 25 habitantes do planeta vive em uma das dezenove megalópoles existentes. Seus moradores desfrutam uma vasta gama de serviços especializados, comércio disponível noite e dia,
programas culturais para todos os gostos, infinitas alternativas de lazer - mas o trânsito pode ser tão congestionado que se torna difícil usufruir as ofertas, ou a preocupação com a segurança é tal que obriga os pais a criar os filhos sob um controle extenuante. Essa situação é agravada pelo fato de quinze desses gigantes estarem localizados em países pobres ou emergentes.

(Adaptado de Thomaz Favero. Veja. 16 de abril de 2008, p.111)

O emprego ou não do sinal indicativo de crase está inteiramente correto na frase:

Alternativas
Comentários
  • Letra A, usou-se a crase para destacar que não havia ali o sujeito e sim um objeto.Para enxergar isso basta transpor "as metrópoles" após o verbo.e se vc passar para o masculino vai a parecer o "Ao".Aos estados cabe o papel....
  • cabe o papel de eixo da economia( CABE A ALGUÉM) CABE A + AS METRÓPOLES( ÁS).
  • Correto letra A, conforme já falado pela nossa primeira comentarista. Mas onde está o erro das outras alternativas?B) Não se usa crase antes de pronome indefinido.C) 3 bilhões de pessas não exige artigo feminino. Use a regra: Gosto DE 3 bilhões de pessoas. Quando usa DE crase pra quê? Quando usa DA crase há!D) Crase antes de vida está correta, o erro encontra-se na segunda crase, já que todos não exige artigo feminino, é masculino!E) Crase antes de às empresas está correta, o erro encontra-se na segunda crase, já que serviços é um substantivo masculino.
  • Complementando o coment. do colega abaixo, na letra C só se usa crase antes de numeral quando se referir a horas e na letra D, "as leis" tem crase..
  • Resposta letra: "A"
     Vamos aos comentários: A primeira alternativa está correta tendo em vista se tratar de um objeto indireto deslocado, na ordem direta fica:  O papel de eixo da economia cabe às metrópoles. Já na alternativa B, tem dois erros o primeiro uso incorreto de crase antes do artigo indefinido "um", depois uso incorreto de crase antes do pronome possessivo feminino "suas", que estando no plural tem crase facultativa, mas o artigo tem que está também no plural, às  ou somente a, nunca à suas; a letra C está incorreta pq usou crase antes de numeral, exceto em casos que substantivo feminino esteja subtendido, como em ' Cláudio anda da rua da praia, até à 7 de setembro, ou seja, à rua 7 de setembro; já a letra D está errada pq faltou a crase em respeito às leis, não pode usar crase antes de pronome indefinido: à todos; já a letra E está errada porque não existe crase em as ofertas de serviços, tendo em vista o termo destacando não pedi preposição, destacando algo, nunca a algo.

    O Senhor Deus é o nosso refúgio...
  • Pessoal , ainda na alternativa "A" por que nao caberia crase no final da frase ?
    "ajuda a reduzir os custos da produção. "
  • respondendo ao colega acima:

    não cabe crase antes de verbos no infinitivo

  • A) É a correta, pois o verbo "cabe" é transitivo indireto e seu objeto indireto é "Às metrópoles". Note que esse verbo exige preposição "a" e o substantivo "metrópoles" está antecipado do artigo "as"; por isso há crase. 
      Corrta Coddd      B)"Muitos moradores das grandes cidades estão sujeitos a um transporte público que nem sempre atende a suas necessidades de deslocamento."
    C) "As áreas urbanas no mundo todo abrigam uma população equivalente a 3 bilhões de pessoas que vão à procura de bem-estar."
    D)"É necessário haver respeito às leis para que os cidadãos desfrutem a vida nas cidades, que oferece benefícios a todos."
    E) "A população das cidades representa um mercado consumidor atraente às empresas, destacando-se as de oferta de serviços."
    Sucesso a todos!!!

  • Alguém pode deixar msg elucidando :
    1) Se o Hudson está correto ao afirmar que Desfrutar à vida está correto? Pensei que Desfrutar fosse VTD.   
    2) Porquena Letra E não há Elipse em destacando-se às (empresas) de oferta de serviços. Não é subentendido que há empresas após destacando-se às?
    Obrigado
  • POR FAVOR, solicito que as questões sejam postas no "resolva online".

    DESDE JÁ, AGRADEÇO!!!

  • Não consegui a prova para download, o link retorna apenas o gabarito. Por favor disponibilizem o conteúdo da prova para download. Obrigado.

  • O papel de eixo da economia cabe às metrópoles

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita