Teoria caminho-meta (Robert House)
A teoria conhecida como teoria do caminho-meta ou teoria voltada para a meta foi desenvolvida por Robert House utilizando-se de dados sobre estrutura de iniciação e consideração da pesquisa da Universidade de Ohio (ROBBINS, 2005, p. 314). Esta teoria também está intimamente ligada à teoria das expectativas na motivação (ROBBINS, 2005, p. 314). Conforme House, o líder eficaz tem como função orientar e/ou apoiar os subordinados ao encontro de suas metas, para que estas sejam coerentes com os objetivos da organização (ROBBINS, 2005, p. 314).
Essencialmente, segundo essa teoria cabe ao líder ajudar os funcionários a alcançar suas metas, dando orientação e/ou apoio necessário para assegurar que elas sejam compatíveis com os objetivos da organização. Os termos meta e caminho derivam da convicção de que líderes eficazes abrem caminhos para ajudar os liderados a atingir suas metas, tornando a jornada mais fácil ao reduzir os obstáculos e as armadilhas (um guia).
Seu comportamento é motivacional: torna a satisfação das necessidades daqueles que trabalham para ele contingente ao desempenho eficaz e oferece supervisão, orientação, apoio e recompensas necessários para o desempenho eficaz.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes