Os instrumentos de pesquisa são ferramentas de descrição que têm a função de auxiliar o usuário a busca por documentos em arquivos. Esses instrumentos são:
Guia - traz informações gerais sobre a instituição arquivística, como funcionamento (endereço. horários e dias), formas de acesso (vias, meios de transportes, etc), responsáveis (nomes e cargos dos colaboradores), formas de contato (telefones, e-mails, fax, etc) e serviços realizados (preservação, empréstimo, consulta, conservação, ações socioeducativas, etc.
Inventário - traz informações sobre os acervos (conjuntos de documentos), ou parte deles, que se encontram sob a guarda da instituição arquivística. Pode ser sumário (resumido) ou analítico (detalhado).
Catálogo - traz informações sobre as unidades de arquivamento (item documental) de cada acervo. também pode ser sumário ou analítico.
Repertório ou Catálogo Seletivo - também traz informações sobre as unidades de arquivamento de maneira individualizada. Contudo possui como diferença o fato de essas unidades não pertencerem ao mesmo conjunto, mas sim de tratarem de um mesmo assunto. Sendo assim, o repertório pode descrever documentos que pertencem a conjuntos documentais diferentes.
Índices - traz os apontamentos de fatos, lugares, nomes ou assuntos, organizados alfabeticamente, bem como a indicação da localização dos documentos que possuem relação com esses apontamentos.
Tabela de Equivalência - traz a referência à organização que os documentos mantinham quando estavam nas fases corrente e intermediária, quando esta organização é alterada na fase permanente. Como determina o princípio da Ordem Original, a organização dos documentos é informação que deve ser mantida.
Edição de Fontes - trata-se da reprodução do documento, por transcrição, em sua maioria, acompanhado de estudos introdutórios, notas produzidas por amplas pesquisas, e fontes paralelas (diferentes).
Gabarito do professor: Letra "C"