SóProvas


ID
1077598
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Metamorfose

Repara: – a imóvel crisálida
Já se agitou inquieta,
Cedo, rasgando a mortalha,
Ressurgirá borboleta.
Que misteriosa influência
A metamorfose opera!
Um raio de Sol, um sopro
Ao passar, a vida gera.
Assim minh’alma, inda ontem
Crisálida entorpecida,
Já hoje treme, e amanhã
Voará cheia de vida.
Tu olhaste – e do letargo
Mago influxo me desperta;
Surjo ao amor, surjo à vida,
À luz de uma aurora incerta.


(www.dominiopublico.gov.br)


Segundo o Dicionário Eletrônico Aulete, a metáfora é uma figura de linguagem que consiste em estabelecer uma analogia de significados entre duas palavras ou expressões, empregando uma pela outra. Considerando-se o contexto do poema, essa definição é exemplificada com o seguinte verso:

Alternativas
Comentários
  • Também não entendi, alguém nos ajuda?

  • Questão letra "E" correto, pois no verso CRISÁLIDA ENTORPECIDA refere-se a MINHA ALMA  tratando-se portanto de uma METAFORA.

    BORA ESTUDAR QUE AGORA É PAU !!!!! 

  • Aos que não entenderam, é muito simples.

    É possível uma crisálida (Que é um casulo de borboleta) ficar entorpecida (Usar drogas, etc.)? Já imaginou a crisálida fumando um baseado? kkkkk

  • Gab E

    Metáfora são figuras de palavras, é uma comparação  de ordem subjetiva, sem o conectivo comparativo, analisando os sinônimos de Crisálida Quando a lagarta atinge o seu desenvolvimento completo, solta a pele e produz a dura casca protetora da crisálida. A crisálida fica pendurada numa almofada de seda, presa por uma espécie de gancho ou ainda por uma faixa de seda que envolve o seu corpo. Não possui casulo. O corpo da borboleta se desenvolve sob a casca da crisálida. Finalmente, a casca se rompe e a borboleta sai. Este estágio é o período mórbido , adormecido por isso a comparação com entorpecida. Avante :)