SóProvas


ID
1079110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Ministério do Meio Ambiente lançou, em 2008, oLivro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção,que traz uma lista de 625 espécies de animais nessa situação de risco. A última lista desse tipo, divulgada em 1989, continha 218 espécies ameaçadas, quase três vezes menos que a atual,que leva em conta dados de 2004.De acordo com o ministro do Meio Ambiente, essa obra deverá chegar a todas as escolas brasileiras, pois, segundo ele, “nas bibliotecas e na mão dos professores, o livro pode ser decisivo para a salvação dessas espécies”. Com 1.500 páginas, que mostram onde se encontra, como vive, como é popularmente conhecido cada um dos animais em perigo, e o que está afetando sua sobrevivência, a obra vai chegar primeiro às UCs nacionais sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Entre as principais ameaças citadas no livro, figuram o desmatamento, o tráfico de animais silvestres e a degradação ambiental

Considere que, a partir do recebimento do Livro Vermelho, uma escola desenvolva um trabalho pedagógico com os alunos, em que eles visitem feiras onde se comercializem aves e outros animais capturados na natureza, conversem com os compradores, e tentem esclarecê-los sobre a origem e as condições de saúde dos animais, e seu impacto sobre a biodiversidade local. Com base nessa situação e tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.

O aumento da lista de espécies ameaçadas deve-se exclusivamente ao aumento da ação antrópica.

Alternativas
Comentários
  • Deve-se levar em conta outras variáveis.


  • Não necessariamente. Deve-se analisar outras variáveis tais como a maior coleta de informações sobre um maior número de espécies, etc. 

  • Levei em consideração o exemplo mencionado no enunciado, da feira de animais.

    Pessoas que compram animais silvestres nem sempre tem conhecimento do impacto ambiental gerado por esse mercado.

    A falta de conscientização ambiental seria um outro fator que contribui para o aumento da extinção das espécies.