SóProvas



Questões de Crise Ambiental


ID
141421
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As afirmações abaixo foram feitas por analistas em um fórum sobre problemas ambientais no mundo de hoje.

João - O uso do meio ambiente na produção de bens e serviços para os seres humanos sempre gerou degradação ambiental em grande escala, em função dos despejos de materiais e energia não aproveitados.

Luiza - A Revolução Industrial é considerada um marco importante na intensificação dos problemas ambientais, pois antes dela a sociedade considerava a degradação do ambiente como um sério risco para as gerações futuras.

Antônio - O aumento da escala de produção e consumo tem sido um importante fator que estimula a exploração dos recursos naturais e eleva a quantidade de resíduos, contribuindo para o estado atual de degradação ambiental.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões) de

Alternativas
Comentários
  • Questão correta: Letra B
  • Cai legal na pegadinha dessa questão. 

    A afirmativa I está errada ao afirmar que o uso do meio ambiente na produção de bens e serviços sempre gerou degradação. Isso está incorreto. Agricultura de subsistência contradiz isso, por exemplo.


ID
189349
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Do ponto de vista da economia, a degradação do meio ambiente diminui

Alternativas

ID
258802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O desflorestamento pode ser considerado um dos principais
responsáveis pela degradação do meio ambiente amazônico. Entre
as suas causas, destaca-se a exploração predatória de baixa
eficiência, que deixa um rastro de destruição na floresta. A opção
mais equilibrada para a exploração racional de madeira e outras
riquezas não madeireiras da floresta, capaz de garantir a
sustentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras, é o
manejo florestal sustentável.


Com relação ao manejo florestal na Amazônia, julgue o item que
se segue.

O método de exploração de impacto reduzido, exemplo de prática sustentável de exploração madeireira na Amazônia, fundamenta-se no sistema silvicultural policíclico, também denominado seletivo, que leva em conta a baixa incidência de espécies comerciais entre os milhares de espécies arbóreas encontrados.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de manejo policíclico - Sistema Silvicultural Brasileiro para Florestas de Terra Firme da Amazônia (SSB) - foi desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental. Sua utilização permite a diminuição dos danos provocados pela exploração. O SSB foi desenvolvido com base em dados acumulados ao longo de 25 anos de estudos do crescimento da floresta. Agora, já se tem os valores indicativos para o ciclo e a intensidade de corte nas florestas de terra firme. O resultado é uma floresta com potencial para produzir novas colheitas. O estudo da regeneração e as simulações de crescimento revelam que a exploração planificada e cuidadosa possibilita o estabelecimento da regeneração natural e mantém um elevado estoque de espécies comerciais e potencialmente comerciais. Assim, a cada 30 anos, a floresta repõe a biomassa extraída e permite a colheita de novas safras de madeiras comerciais.

    Fonte: 
    http://www.cpatu.embrapa.br/noticias/2007/agosto/2a-semana/manejo-policiclico-garante-novas-colheitas-de-madeira
  • A exploração de Impacto Reduzido (EIR) é um sistema que utilizada às melhores técnicas de extração disponíveis, que reduzem os danos as florestas residuais, o desgaste do solo e erosão, protegem a qualidade da água, atenuam os riscos de incêndios e potencialmente ajudam a manter a regeneração e proteção da diversidade biológica (Barreto et al. 1988; Uhl et al. 1997).
    As florestas tropicais são muito heterogêneas, variam em topografia, pluviometria, ocorrência de espécies comerciais, densidade, etc. Por isso, não existe um método único para uma exploração de baixo impacto, mas sim, a adaptação das melhores técnicas de extração disponíveis em cada situação. De maneira geral, entretanto, as práticas sustentáveis de exploração madeireira filiam-se ao sistema silvicultural policíclico, ou seletivo. Esse sistema opera com ciclos de cortes e volumes menores. E essa é uma das grandes vantagens: explorando a floresta racionalmente e com impacto reduzido, o ciclo de corte poderá ser de 30 anos, ao invés de 60 praticados na exploração convencional.
    A EIR está fundada em princípios de planejamento, treinamento e desenvolvimento de mão-de-obra especializada e tecnologia adequada. Em relação ao planejamento, os inventários pré-exploratórios, os tratamentos silviculturais, e a análise do acesso a região a se explorar são determinantes para um bom manejo. O investimento na qualificação da mão-de-obra especializada se justifica por um bom rendimento da equipe de exploração, reduzindo os custos e desperdícios, e a conseqüente diminuição de acidentes de trabalho.

    Fonte: http://www.portal.ufra.edu.br/attachments/1026_CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20SOBRE%20EIR.pdf

ID
540766
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, realizou-se a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Cúpula da Terra ou Rio-92, que reuniu chefes de Estado e representantes oficiais de 179 países. A Agenda 21 foi o documento mais abrangente que resultou dessa conferência e selou um compromisso entre as nações participantes. Essa agenda pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. 

A Agenda 21 Global é um programa de ação baseado em um documento de 40 capítulos. É prescrito na Agenda 21 que

Alternativas
Comentários
  • a) não há essa previsão

    b) pelo contrário, o estímulo é para medidas que diminuam as pressões ambientais, atendendo às necessidades básicas da humanidade, ou seja, o desenvolvimento sustentável

    c) deve haver harmonização entre estratégias e programas de ação

    d) os países precisam diminuir os padrões de consumo, novamente é o desenvolvimento sustentável

    SOLUÇÃO: LETRA E

  • e-

    a 'b'. Agenda 21 tb trata de padrões insustentáveis de produção e consumo, assim como pressões demográficas e a estrutura da economia internacional.


ID
647854
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O objetivo central da Agenda 21 é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra (b)

    Para ficar por dentro da Agenda 21

    A Agenda 21, apesar de longa e ambiciosa – mais de seiscentas páginas, com propostas de ações em mais de uma centena de áreas, para serem executadas ao longo de décadas – , revelou-se documento profundamente relevante. Trata-se de um programa de ação que atribui novas dimensões à cooperação internacional e estimula os governos, a sociedade civil e os setores produtivo, acadêmico e científico a planejar e executar juntos programas destinados a mudar as concepções tradicionais de desenvolvimento econômico e de proteção do meio ambiente.
    O documento está organizado em quatro seções. São elas: Seção 1: as dimensões social e econômica do desenvolvimento sustentável (dois dos três pilares do desenvolvimento sustentável); Seção 2: gestão dos recursos naturais para o desenvolvimento sustentável (terceiro pilar do desenvolvimento sustentável), dividida em a) proteção da atmosfera, b) desertificação e seca, c) oceanos, d) água doce, e) resíduos, f) diversidade biológica e g) combate ao desflorestamento; Seção 3: fortalecimento dos grupos sociais na implementação do objetivo do desenvolvimento sustentável (mulheres, crianças, indígenas, ONGs, sindicatos, academia, etc.); e Seção 4: meios de implementação, dividida em a) recursos e mecanismos financeiros; b) tecnologia; c) instituições e
    d) instrumentos jurídicos.


    Para ficarem por dentro de questões ambientais e outros temas relevantes, acessem:

    http://environmengineering.blogspot.com.br/

    Até mais!
  • GABARITO:

    b) Os problemas ambientais globais serão melhor equacionados se as diferentes nações pensarem em conjunto e não individualmente.


  • b-

    A Agenda 21 foi criada pela Cúpula da Terra e organizada pela ONU em 1992 para nortear discussões de políticas públicas e também para ser um guia para o planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade. Além das questões ambientais, inclui: a pobreza e a dívida externa dos países em desenvolvimento;padrões insustentáveis de produção e consumo; pressões demográficas e a estrutura da economia internacional.


ID
756829
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Como é no município que os desastres ocorrem, é importante que a comunidade e o Governo Municipal estejam organizados. Nesse âmbito, é necessário organizar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC. Assinale a assertiva correta sobre a organização deste ente de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo SINDEC e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Alternativas
Comentários
  • A) Presidência do COMDEC deve ser exercida pelo Governador de Estado.

    R: Coordenadoria esta ligado a Prefeitura Municipal

    B) Cabe à Assembléia Legislativa do Estado aprovar a criação do COMDEC.

    R: Câmara dos vereadores

    C) O COMDEC deve funcionar em caráter permanente.

    Correto

    D) A prevenção de acidentes não é atribuição do COMDEC.

    A prevenção, mitigação e preparação são funções da COMDEC

    E) No COMDEC só participam pessoas do Governo.

    Participa pessoas da Sociedade Civil


ID
756838
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere ao uso e ocupação dos solos aplicados à gestão da cidade, analise as assertivas abaixo com base no Estatuto da Cidade que concretiza a função social da propriedade urbana por meio dos instrumentos da política urbana, assinalando a opção incorreta.


Alternativas
Comentários
  • 5ª série né?

  • Gab. D

    Questão fácil.

    O único dentre as alternativas que não está presente no Estatuto da Cidade.


ID
756841
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a conceitos doutrinários relacionados com desastres, identifique o conceito correto de “sinistro”.

Alternativas

ID
756844
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da classificação dos desastres em níveis, assinale a opção incorreta

Alternativas

ID
756847
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da classificação dos desastres quanto à evolução, assinale a assertiva correta que correlaciona a classificação com exemplos de desastres.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia indicar em qual categoria se enquadram os incêncios?

     

    Quanto à evolução, os desastres são classificados em:

     

    - desastres súbitos ou de evolução aguda, como deslizamentos, enxurradas, vendavais, terremotos, erupções vulcânicas, chuvas de granizo e outros;

    Os desastres súbitos ou de evolução aguda caracterizam-se pela subtaneidade, pela velocidade com que o processo evolui e, normalmente, pela violência dos eventos adversos, causadores dos mesmos.

     

    desastres de evolução crônica ou gradual, como seca, erosão ou perda de solo, poluição ambiental e outros;

    Os desastres de evolução crônica ou gradual, ao contrário, caracterizam-se por serem insidiosos e evoluírem através de etapas de agravamento progressivo.

     

    desastres por somação de efeitos parciais, como cólera, malária, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e outros.

    Os desastres por somação de efeitos parciais são, na realidade, caracterizados pela somação de numerosos acidentes ou ocorrências, com características semelhantes, os quais, quando somados, ao término de um período definem um grande desastre.

     

     

     


ID
756850
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Correlacione os desastres abaixo com a classificação quanto à origem, assinalando a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto à causa primária do agente causador, os desastres são classificados em:

     

    • naturais;

    São aqueles provocados por fenômenos e desequilíbrios da natureza. São produzidos por fatores de origem externa que atuam independentemente da ação humana.

     

    • humanos ou antropogênicos;

    São aqueles provocados pelas ações ou omissões humanas. Relacionam-se com a atuação do próprio homem, enquanto agente e autor.

     

    • mistos.

    Ocorrem quando as ações e/ou omissões humanas contribuem para intensificar, complicar ou agravar os desastres naturais.


ID
756853
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a conceitos doutrinários relacionados com desastres, avalie as assertivas abaixo que correlacionam evento adverso, desastre, intensidade e magnitude, assinalando a opção correta.

Alternativas

ID
756856
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Analise as assertivas abaixo, identificando o conceito de vulnerabilidade (V) com o de “intensidade do dano (ID)” e “magnitude da ameaça (MA)”.

Alternativas

ID
882604
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em termos ecológicos, fator limitante é qualquer agente que torne difícil a sobrevivência, o crescimento ou a reprodução de uma determinada espécie animal ou vegetal. Especificamente, sob a ótica da nutrição vegetal, o fator limitante ao crescimento de um organismo tende a ser o nutriente presente no meio em menor quantidade, aquele cuja concentração se encontra próxima à mínima necessária ao crescimento daquele organismo. Com relação ao conceito de fator limitante e tendo em vista os processos associados à cadeia alimentar em lagos e reservatórios, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d.

    Caso se substitua a área de cobertura agrícola da bacia hidrográfica por uma ocupação urbana, é bem provável que "aumente" o aporte de nutrientes ao corpo d’água situado a jusante, tendo em vista que efluentes da drenagem urbana e da produção de esgotos domésticos são, normalmente, "mais" ricos em nutrientes que a drenagem agrícola.

  • Gabarito D, pois os esgotos sanitários tem uma carga muito maior de nutrientes que a drenagem agrícola.

  • D

    Em sistemas com remoção biológica de fósforo é essencial que os teores de sólidos em suspensão sejam elevados no efluente final.


ID
939439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com base na legislação referente ao Código Florestal Brasileiro, à Política Nacional de Recursos Hídricos e à utilização e proteção do bioma Mata Atlântica, julgue os itens a seguir.

Mesmo nos casos de reconhecimento de excepcional valor paisagístico da vegetação primária do bioma Mata Atlântica por órgão ambiental executivo competente do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), o pedido de autorização de corte ou de supressão dessa vegetação, no contexto de hipótese de interesse social, deverá ser negado.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.428, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2006.

    Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências.

    Art. 11.  O corte e a supressão de vegetação primária ou nos estágios avançado e médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica ficam vedados quando:  

    I - a vegetação: 

    a) abrigar espécies da flora e da fauna silvestres ameaçadas de extinção, em território nacional ou em âmbito estadual, assim declaradas pela União ou pelos Estados, e a intervenção ou o parcelamento puserem em risco a sobrevivência dessas espécies; 

    b) exercer a função de proteção de mananciais ou de prevenção e controle de erosão; 

    c) formar corredores entre remanescentes de vegetação primária ou secundária em estágio avançado de regeneração; 

    d) proteger o entorno das unidades de conservação; ou 

    e) possuir excepcional valor paisagístico, reconhecido pelos órgãos executivos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA; 

  • O artigo abaixo da lei da Mata Atlântica é claro.

    Art. 14.  A supressão de vegetação primária e secundária no estágio avançado de
    regeneração somente poderá ser autorizada em caso de utilidade pública, sendo que a
    vegetação secundária em estágio médio de regeneração poderá ser suprimida nos casos de
    utilidade pública e interesse social, em todos os casos devidamente caracterizados e motivados 
    em procedimento administrativo próprio, quando inexistir alternativa técnica e locacional ao
    empreendimento proposto, ressalvado o disposto no inciso I do art. 30 e nos §§ 1
     do art. 31
    desta Lei

  • Pelo que entendi da Lei Nº 11.428, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2006, o caso de excepcional valor paisagístico não se enquadra como interesse social:

    Art, 3º

    VII - utilidade pública:

    a) atividades de segurança nacional e proteção sanitária;

    b) as obras essenciais de infra-estrutura de interesse nacional destinadas aos serviços públicos de transporte, saneamento e energia, declaradas pelo poder público federal ou dos Estados;

    VIII - interesse social:

    a) as atividades imprescindíveis à proteção da integridade da vegetação nativa, tais como: prevenção, combate e controle do fogo, controle da erosão, erradicação de invasoras e proteção de plantios com espécies nativas, conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA;

    b) as atividades de manejo agroflorestal sustentável praticadas na pequena propriedade ou posse rural familiar que não descaracterizem a cobertura vegetal e não prejudiquem a função ambiental da área;

    c) demais obras, planos, atividades ou projetos definidos em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente


ID
939445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com base na legislação referente ao Código Florestal Brasileiro, à Política Nacional de Recursos Hídricos e à utilização e proteção do bioma Mata Atlântica, julgue os itens a seguir.

Nos casos de instalação de infraestrutura pública de esporte e lazer em áreas urbanas consolidadas em zonas costeiras, é autorizada a supressão de vegetação nativa protetora de dunas e restingas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    Mas eu discordo com esse gabarito levando-se em consideração a lei. Achei a questão dúbia.

    Lei 12.651 O novo Código Florestal

    Seção II

    Do Regime de Proteção das Áreas de Preservação Permanente

    § 1o  A supressão de vegetação nativa protetora de nascentes, dunas e restingas somente poderá ser autorizada em caso de utilidade pública.

    Alguém pra discutir essa questão? Pra mim a questão deveria estar correta, já que no enunciado da questão trata de "instalação de infraestrutura pública" que seria utilidade pública (esporte e lazer para a sociedade).


  • Segundo a lei 12.651 

    Art. 8o  A intervenção ou a supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente somente ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previstas nesta Lei.

    § 1o  A supressão de vegetação nativa protetora de nascentes, dunas e restingas somente poderá ser autorizada em caso de utilidade pública.

     A resposta seria correta , também não entendi o erro da questão.
  •  LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012

    Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por:
    ...
    VIII - utilidade pública (ler na integra)
    ...

    IX - interesse social:
    c) a implantação de infraestrutura pública destinada a esportes, lazer e atividades educacionais
    e culturais ao ar livre em áreas urbanas e rurais consolidadas, observadas as condições estabelecidas
    nesta Lei;

  • Faltou na questão a autorização em Lei .

  • Utilidade pública é diferente de interesse social...

     

    esporte e lazer são interesse social.

     

     

  • GABARITO ERRADO.

    Após comparar, cheguei à conclusão que A BANCA TENTA FAZER A GENTE QUEBRAR A CABEÇA...hehehe.. enfim, vamos ao que interessa:

    VIII - UTILIDADE PÚBLICA:

    b) (.......) instalações necessárias à realização de competições esportivas estaduais, nacionais ou internacionais, bem como....

    IX - INTERESSE SOCIAL:

    c) implantação de INFRAESTRUTURA PÚBLICA destinada a ESPORTES, LAZER e atividades educacionais e culturais ao ar livre em áreas urbanas e rurais consolidadas, observadas as condições estabelecidas nesta Lei.

    ART. 8.

    PARÁGRAFO 1: A supressão de vegetação nativa protetora de nascentes, dunas e restingas somente poderá ser autorizada em caso de UTILIDADE PÚBLICA. 

     

  •  

    Gabarito Errado:Argumento:

     

    A vegetação  ( PROTEÇÃO de áreas de preservação PERMANENTE: protege nascentes; dunas ; restingas): protege o bioma MATA ATLÂNTICA e outros biomas : Bioma: da Amazônia, da Caatinga, do Cerrado , da Pampa e do Pantanal  ( biomas litorâneos , aquáticos e terrestres). Não pode haver a supressão  ( extinção dessa vegetação na zona costeira- pois irá provocar muito impacto ambiental ).

     

    Pode RETIRAR a vegetação em zona RURAL ou URBANA somente se for de enorme precisão.Ex: Se ñ tiver outro local para construir um Hospital - SOMENTE se autorizada em caso de UTILIDADE PÚBLICA . Quando a administração pública tiver a necessidade de realizar esse serviço em prol do interesse público/ comunidade  ( construir um Hospital): em zona RURAL ou URBANA e não em ZONA COSTEIRAS.

     

    O PRINCÍPIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SERVE PARA NORTEAR A RESPONDER ESSA QUESTÃO:

    PRINCÍPIO = Indisponibilidade do Interesse Público.

    INDISPONIBILIDADE do interesse público para a comunidade - indisponibilidade para a instalação da infraestrutura pública.

     

    Obs.: Ao Responder a questão basta analisar/definir bem o que está escrito ( bom mesmo reescrever com suas palavras o que está falando na questão) e depois ver qual os PRINCÍPIOS ( ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; MEIO AMBIENTE.. deve aplicar). COM ISSO FICA MAIS FÁCIL PARA COMPREENDER E RESPONDER OS EXERCÍCIOS.

     

    Obs. : Infraestrutura "CONSOLIDADA em ZONAS COSTEIRAS  ( litoral continental e marinho) :

    Argumento : A implantação de infraestrutura pública destinadas a esporte, lazer e atividades educacionais e culturais deve ser ao ar livre, em áreas  ( URBANAS e/ou RURAIS CONSOLIDADAS ) e NÃO EM ZONAS COSTEIRAS = área preservada - É um Bioma com grande variedade de espécies e de ecossistemas  .

     

     

    A conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos dos diversos biomas exige áreas de proteção permanente em todos os Biomas.

    Ainda que se mantivesse o bioma amazônico intocado, por exemplo, o completo desmatamento do cerrado, berço de três bacias hidrográficas e “a savana mais biodiversa do Planeta”, afetaria enormemente a produção hídrica dessas bacias, além de causar a perda de espécies únicas desse bioma, ameaçando a própria sobrevivência das futuras gerações de brasileiros.

     

    Nas áreas de preservação permanente, é proibido construir, plantar ou explorar atividade econômica, ainda que seja para assentar famílias assistidas por programas de colonização e reforma agrária.

     

    Apenas os órgãos ambientais federal e estadual, juntos e desde que comprovados a utilidade pública ou o interesse social do empreendimento e a inexistência de alternativa técnica ou de outro local para executá-lo, podem abrir exceção e autorizar o uso e até o desmatamento de área de preservação permanente rural ou urbana.

     

    Espero ter ajudado.

     

    Sucesso para todos nós. 

  • A restinga na verdade é o tipo de solo associado à vegetação, a lei 12.651 caracteriza como APP a restinga protetora de duna ou estabilizadora de mangue... considerando o Art. 8° § 1º temos que a supressão de vegetação nativa protetora de nascentes, dunas e restingas somente poderá ser autorizada em caso de utilidade pública...

    Sendo assim, não poderíamos dizer que a restinga no todo seria considerada APP segundo o Art. 8°?

  • eu vou tentar sem bem resumido, os colegas já deram extelentes explicações

     

    restingas são APP. Intervir em APP só é possível em casos de "BUI"
    B aixo impacto ambiental
    U tilidade pública;
    I nteresse social

     

    essa infraestrutura pública de esporte e lazer não necessariamente é de interesse social ou de utilidade pública

  • Supressão de dunas e restingas somente em casos de utilidade pública.


ID
940456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A presença na atmosfera de determinados gases, como o ozônio, o monóxido de carbono, o dióxido de carbono e os óxidos de nitrogênio, pode causar danos à saúde e ao meio ambiente.

No que se refere a esse assunto, julgue os itens a seguir.

No Brasil, a maior fonte de gases que provocam o efeito estufa é a emissão veicular, seguida da queimada de florestas e da produção agropecuária, nessa ordem.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, cerca de 75% das emissões de gases do efeito estufa são causadas pelo desmatamento, sendo o principal alvo a ser mitigado pelas políticas públicas. No mundo, as emissões de CO2 provenientes do desmatamento equivalem a 17% do total (Instituto Carbono Brasil, 2008).

  • ERRADA.

    Queimada de florestas e produção agropecuária (liberação de metano pelo gado) ganham da queima de combustíveis fósseis por veículos.

  • Emissões brutas de GEE no Brasil em 2014:

     

    42% - mudança de uso da terra

    > O setor de mudança de uso da terra (MUT) corresponde às emissões por alterações da cobertura vegetal (desmatamento ou reflorestamento) e de alterações no uso da terra, incluindo variações de culturas e aplicação de calcário.

     

    26%- energia 

    >Emissões de CO2 do setor de energia por segmento de atividade:

    transporte- 46%

    geração de eletricidade- 17%

    indústria- 16%

    produção de combustíveis- 12%

    residencial- 5%

    agropecuário- 4%

     

    23%- agropecuária 

    > Os principais contribuintes para emissões no setor são o metano (CH4) emitido pela fermentação entérica na pecuária e o manejo de dejetos animais e o óxido nitroso (N2O) resultante do uso de fertilizantes nitrogenados. 

     

    5%- processos industriais 

     

    4%- resíduos

     

    fonte: http://seeg.eco.br/wp-content/uploads/2016/09/WIP-16-09-02-RelatoriosSEEG-Sintese.pdf

  • Na Terceira Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, divulgada em 2016, mostra-se que para as emissões de gases de efeito estufa no Brasil, em 2012, os setores que mais contribuíram com a emissão líquida de dióxido de carbono, em ordem decrescente de importância, foram: Energia – agropecuária – Uso da terra e florestas – processos industriais – tratamento de resíduos


  • Arrumando a assertiva:

    No Brasil, a maior fonte de gases que provocam o efeito estufa é a queimada de florestas, emissão veicular e produção agropecuária, nessa ordem.

  • GHG Brasil 2020

    46% Uso da Terra (alterações na cobertura florestal)

    27% Agropecuária

    18% Energia


ID
972334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca da relação entre o transporte aquaviário e a conservação da biodiversidade, julgue os itens a seguir.

Por ser espécie invasora, o mexilhão-dourado tem causado problemas socioeconômicos.

Alternativas
Comentários
  • Espécie invasora originária da Ásia apareceu pela primeira vez na Argentina, vindo provavelmente por água de lastro de navios transoceânicos. Rapidamente tomou conta da bacia do Prata. Atualmente é responsável por grandes prejuízos em hidroelétricas, uma vez que a espécie se encrosta facilmente em turbinas, bombas e dutos, necessitando manutenção com maior frequência. Causa prejuízo socioeconômico também por que compete por alimento com o mexilhão nativo, reduzindo sua população e chegam até a causar prejuízo em lavouras.

  • Espécie invasora originária da Ásia apareceu pela primeira vez na Argentina, vindo provavelmente por água de lastro de navios transoceânicos. Rapidamente tomou conta da bacia do Prata. Atualmente é responsável por grandes prejuízos em hidroelétricas, uma vez que a espécie se encrosta facilmente em turbinas, bombas e dutos, necessitando manutenção com maior frequência. Causa prejuízo socioeconômico também por que compete por alimento com o mexilhão nativo, reduzindo sua população e chegam até a causar prejuízo em lavouras.


ID
1020802
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A preocupação com a reparação de danos provocados pelo homem aos ecossistemas não é recente e atualmente desponta como um importante desafio a ser superado. Neste sentido, têm sido estabelecidas plantações florestais no Brasil desde o século XIX por diferentes razões. Entretanto, somente na década de 1980, com o desenvolvimento da ecologia da restauração como ciências, o termo restauração ecológica e suas derivações passaram a ser mais claramente definidos. Considere os 6 (seis) termos a seguir para responder a questão.
- processos erosivos
- ausência de cobertura vegetal
- diminuição de cobertura vegetal
- deposição de lixo - compactação do solo
- assoreamento dos rios

Consideram-se sintomas de áreas degradadas, dentre os seis itens listados:

Alternativas
Comentários
  • "Deposição de lixo" sintoma de área degradada? Faz favor neh?! isso é sintoma de falta de educação da raça humana. Pessoas porcas não se preocupam se a área é degradada para jogar lixo. Existem solos/áreas muito boas por baixo do lixo.

  • Nem "deposição de lixo" nem "ausência de cobertura vegetal". Há praias, desertos, rochas, montanhas, que não tem cobertura vegetal, e não são degradadas. Diferentemente de quando de considera "Diminuição de cobertura vegetal" onde usa-se um termo comparativo à outra época de um mesmo sistema! Questão muito mal elaborada.

  • Eu acho que processos erosivos e deposição de lixo não são sintomas, são causas de degradação.

  • Discordo. No meu entendimento deveria ser alternativa B. São 3 sintomas (consequências) da degradação de uma área:

    - processos erosivos (CAUSA - processo de forças exógenas que modela o relevo e PODE - mas não necessariamente irá - degradar o ambiente de alguma forma)

    - ausência de cobertura vegetal (A ausência de cobertura vegetal pode ser natural da área, não significa necessariamente que a área foi degradada)

    - diminuição de cobertura vegetal (SINTOMA)

    - deposição de lixo (CAUSA - o fato de existir lixo disposto em uma área em si não determina que a mesma esteja degradada. Pelo contrário, caso seja feito da maneira adequada não ira influir na mesma. Porem, dependendo das condições, PODE causar uma degradação e não ser o indicio da degradação em si)

    - compactação do solo (SINTOMA)

    - assoreamento dos rios (SINTOMA)

  • Essa questão tem 2 respostas, na verdade: D e E. Deveria ser anulada.


ID
1036522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      Entre as consequências ambientais do processo de industrialização e do inerente e progressivo consumo de combustíveis fósseis — como carvão e petróleo na forma de óleo diesel —, destaca-se o aumento da poluição atmosférica, que gera uma série de impactos locais sobre a saúde humana. Esses impactos tem levado o governo a adotar medidas para a redução da poluição.


Internet: <www.comciencia.br/reportagens> (com adaptações)


A respeito do assunto tratado no texto acima, julgue o  item que se segue.

Atualmente,a concentração de enxofre no dísel brasileiro é de 500 partes por milhão (ppm) nas regiões metropolitanas e de 2.000 ppm nas áreas rurais. A partir de janeiro de 2009, haverá uma redução da concentração dessa substância no dísel para um limite de 50 ppm, no chamado dísel S50.

Alternativas
Comentários
  • Em 2009, o diesel comercializado no interior passou a ter 1.800 mg/kg (S1800) e o metropolitano, no máximo, 500 mg/kg (S500). Em algumas regiões metropolitanas, existe a oferta do diesel com 50 mg/kg (S50), disponível à população ou, em certos casos, apenas às frotas de ônibus urbanos

    Desde 1º de janeiro de 2012, em função da implementação da fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) – comentado mais adiante – houve aumento do número de cidades que passaram a comercializar o S50, conforme Resolução n. 63, de 7 de dezembro de 2011 e Resolução n. 65 de 9 de dezembro de 2011, da ANP.

    A partir de 2013, o óleo diesel S50 será substituído integralmente pelo S10 e, em 2014, para uso rodoviário, o S500 substituirá o óleo diesel S1800. Desta forma, a partir de 2014, o Brasil usará apenas S10 e S500 para uso rodoviário, conforme cenário 2009 -2020 de produção do diesel pela Petrobras.

    Fonte:


ID
1036525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      Entre as consequências ambientais do processo de industrialização e do inerente e progressivo consumo de combustíveis fósseis — como carvão e petróleo na forma de óleo diesel —, destaca-se o aumento da poluição atmosférica, que gera uma série de impactos locais sobre a saúde humana. Esses impactos tem levado o governo a adotar medidas para a redução da poluição.


Internet: <www.comciencia.br/reportagens> (com adaptações)


A respeito do assunto tratado no texto acima, julgue o  item  que se segue.

A combustão do dísel automotor gera hexafluoreto de enxofre, o qual contribui para a ocorrência de chuva ácida; por essa razão, o Protocolo de Quioto apresenta a redução nas emissões desse poluente como uma de suas metas.

Alternativas
Comentários
  • O hexafluoreto de enxofre realmente é um gás de efeito estufa relacionado no Protocolo de Quioto. O erro da questão está na combustão do diesel, que gera dióxido de enxofre, e não o hexafluoreto.

  • Complementando:

     

    chuva ácida ocorre quando óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio, presentes na atmosfera poluída, se unem às gotas d'água nas nuvens, formando ácidos fortes como ácido sulfúrico e ácido nítrico, resultando na precipitação de chuva com pH menor que 5,6.

     

    Assim, o SF6 (hexafluoreto de enxofre) não contribui para a chuva ácida, mas sim para o efeito estufa. 


ID
1036570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Mata Atlântica vem sofrendo grandes ameaças à sua biodiversidade devido ao tráfico de animais silvestres vinculado, sobretudo, à biopirataria. Um dos alvos principais desse comércio ilegal são as cobras. Acerca desse assunto, julgue o  item  subseqüente.

O principal destino do veneno das cobras é a indústria de fármacos.

Alternativas
Comentários
  • certo! a mais conhecida é a Jararaca (Bothrops jararaca) --  do seu veneno é feito medicamentos para o combate a hipertensão.


ID
1079083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um bom exemplo de aplicação da filogeografia é um estudo liderado pelo professor Eduardo Eizirik, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os resultados mostraram que, tanto para jaguatiricas (Leopardus pardalis) quanto para o gato-maracajá (Leopardus wiedii), existem três grupos principais de linhagens genéticas, possivelmente separados pelo rio Amazonas e pelo estreito do Panamá.

Estudos sobre a jaguatirica têm indicado que esse felino prefere habitat com coberturas densas de florestas, evitando os habitat de fisionomias mais abertas, exceto à noite, quando ocasionalmente visita esses habitat. Considerando esses estudos, julgue os itens a seguir.

A ocupação antrópica das formações savânicas não interfere na distribuição das jaguatiricas, visto que essas áreas estão excluídas de suas áreas de forrageamento.

Alternativas
Comentários
  • Forrageamento é o comportamento de certos animais de se mover ao redor de seu próprio habitat à procura de suas presas. 

    Quanto maior for a área de forrageamento, mais alimento está disponível. 


ID
1079086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um bom exemplo de aplicação da filogeografia é um estudo liderado pelo professor Eduardo Eizirik, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os resultados mostraram que, tanto para jaguatiricas (Leopardus pardalis) quanto para o gato-maracajá (Leopardus wiedii), existem três grupos principais de linhagens genéticas, possivelmente separados pelo rio Amazonas e pelo estreito do Panamá.

Estudos sobre a jaguatirica têm indicado que esse felino prefere habitat com coberturas densas de florestas, evitando os habitat de fisionomias mais abertas, exceto à noite, quando ocasionalmente visita esses habitat. Considerando esses estudos, julgue os itens a seguir.

As duas espécies de felinos citadas no texto podem servir como instrumentos para promover a proteção de outras espécies que compartilhem as mesmas áreas de ocorrência, ainda que estas não sejam sequer identificadas ou tornadas populares

Alternativas
Comentários
  • Espécies guarda-chuva


ID
1079095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da relação entre os fatores determinantes de riscos de extinção e a estrutura do ambiente onde se encontram e do conhecimento da biodiversidade, julgue os itens que se seguem.

O conceito de metapopulação pode ser tratado como uma arbitrariedade dentro de um contínuo de respostas possíveis à fragmentação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    Metapopulação é definida como um conjunto de populações conectadas por indivíduos que se movem entre elas. A formação de metapopulações tem aumentado por conta da fragmentação de hábitat.

    https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&es_th=1&ie=UTF-8#es_th=1&q=metapopula%C3%A7%C3%A3o

  • Gabarito certo.

    .

    O que você disse, loyane, nonmeu ponto de vista, nãoo  contradiz o enunciado da questão. Entendi a questão dizendo que o surgimento de uma metapopulacao é uma das respostas possíveis ao processo de fragmentação.

  • arbitrariedade  = COMPORTAMENTO


ID
1079098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da relação entre os fatores determinantes de riscos de extinção e a estrutura do ambiente onde se encontram e do conhecimento da biodiversidade, julgue os itens que se seguem.

A forma do fragmento não é capaz de interferir na taxa de manutenção da população no fragmento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

    .

    A forma do fragmento é capaz de interferir SIM na taxa de manutenção da população do fragmento.

    Exemplo: Um fragmento em formato retangular ou quadrado, terá mais área de borda que um fragmento em formato circular, além de que, nos fragmentos em formato retangular ou quadrado, as espécies animais e vegetais passam a viver mais próximos das bordas (devido ao seu formato), e estão mais suscetíveis à ameaças externas.

    Já os fragmentos em formato circular terão menos área de borda, e caso as espécies vivam no centro do fragmento estarão distantes das bordas e menos suscetíveis à ameaças externas. 


ID
1079101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da relação entre os fatores determinantes de riscos de extinção e a estrutura do ambiente onde se encontram e do conhecimento da biodiversidade, julgue os itens que se seguem.

A probabilidade de extinção está relacionada à área do fragmento, uma vez que o tamanho populacional depende da área

Alternativas
Comentários
  • A quantidade de recursos presentes em uma dada área é fundamental para sustentação de uma população naquela área. Quanto menos recursos menor será a população. Se a população for demasiadamente grande esta entrará em desequilíbrio e consumirá os recursos disponíveis até o esgotamento destes ou a população declinará o número de indivíduos e voltara ao equilíbrio.

  • Nao so da area mas de outros fatores...

ID
1079104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da relação entre os fatores determinantes de riscos de extinção e a estrutura do ambiente onde se encontram e do conhecimento da biodiversidade, julgue os itens que se seguem.

No modelo source-sink, as áreas sink (escoadouro ou sumidouro) são identificadas a partir de características particulares da área, que atenderiam a um modelo de favorabilidade, e sempre apresentam taxa de crescimento populacional intrínseco muito baixos.

Alternativas
Comentários
  • Dinâmica fonte-dreno é um modelo teórico utilizado pelos ecologistas para descrever como variação no habitat qualidade pode afetar a população de crescimento ou declínio dosorganismos .

    Como a qualidade é susceptível de variar entre manchas de habitat, é importante considerar como uma correção de baixa qualidade pode afetar a população. Neste modelo, os organismos ocupam duas manchas de habitat. Um remendo, a fonte, é um habitat de alta qualidade, que, em média, permite que a população a aumentar. O segundo patch, a pia, é muito baixa habitat de qualidade que, por si só, não seria capaz de suportar uma população. No entanto, se o excesso de indivíduos produzidos na fonte de frequência passa para a pia, a população pia pode persistir indefinidamente. Os organismos são geralmente aceite que é capaz de distinguir entre o habitat de alta e de baixa qualidade, e de preferência de habitat de alta qualidade. No entanto, a armadilha ecológica teoria descreve as razões pelas quais os organismos podem realmente preferem manchas pia sobre fonte manchas . Finalmente, o modelo fonte-dreno implica que algumas manchas de habitat pode ser mais importante para a sobrevivência a longo prazo da população, e considerando-se a presença de dinâmica fonte-dreno ajudará a informar conservação decisões.


  •  Errado, não atenderiam um modelo de favorabilidade.

  • O erro está em "[...] as áreas sink (escoadouro ou sumidouro) "apresentam taxa de crescimento populacional intrínseco muito baixos."

     

    As áreas dreno (ou sumidouro), há mais mortes que nascimentos, tendo um "crescimento" populacional negativo.


ID
1079107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da relação entre os fatores determinantes de riscos de extinção e a estrutura do ambiente onde se encontram e do conhecimento da biodiversidade, julgue os itens que se seguem.

Quando da utilização do algoritmo genético GARP (genetic algorithm for rule-set production), para obtenção de um modelo de distribuição de espécies, a ausência de dados de presença de espécie em determinada localidade significa a não-ocorrência daquela espécie na localidade.

Alternativas
Comentários
  • Vai entender isso...se nao a algo naquele lugar o que posso afirma e que nao tem nada la kkk
  • A banca colocou de tal forma que se infere que é uma empresa privada prestando serviços públicos.

  • Por ser uma distribuição, não pode afirmar necessariamente que não existe a espécie em questão.

  • Já diria a máxima.... "Ausência de evidência não significa a evidência de ausência". Determinada espécie pode existir na área, só não foi encontrada pelo inventário.


ID
1079110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Ministério do Meio Ambiente lançou, em 2008, oLivro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção,que traz uma lista de 625 espécies de animais nessa situação de risco. A última lista desse tipo, divulgada em 1989, continha 218 espécies ameaçadas, quase três vezes menos que a atual,que leva em conta dados de 2004.De acordo com o ministro do Meio Ambiente, essa obra deverá chegar a todas as escolas brasileiras, pois, segundo ele, “nas bibliotecas e na mão dos professores, o livro pode ser decisivo para a salvação dessas espécies”. Com 1.500 páginas, que mostram onde se encontra, como vive, como é popularmente conhecido cada um dos animais em perigo, e o que está afetando sua sobrevivência, a obra vai chegar primeiro às UCs nacionais sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Entre as principais ameaças citadas no livro, figuram o desmatamento, o tráfico de animais silvestres e a degradação ambiental

Considere que, a partir do recebimento do Livro Vermelho, uma escola desenvolva um trabalho pedagógico com os alunos, em que eles visitem feiras onde se comercializem aves e outros animais capturados na natureza, conversem com os compradores, e tentem esclarecê-los sobre a origem e as condições de saúde dos animais, e seu impacto sobre a biodiversidade local. Com base nessa situação e tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.

O aumento da lista de espécies ameaçadas deve-se exclusivamente ao aumento da ação antrópica.

Alternativas
Comentários
  • Deve-se levar em conta outras variáveis.


  • Não necessariamente. Deve-se analisar outras variáveis tais como a maior coleta de informações sobre um maior número de espécies, etc. 

  • Levei em consideração o exemplo mencionado no enunciado, da feira de animais.

    Pessoas que compram animais silvestres nem sempre tem conhecimento do impacto ambiental gerado por esse mercado.

    A falta de conscientização ambiental seria um outro fator que contribui para o aumento da extinção das espécies.


ID
1079119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere que, a partir do recebimento do Livro Vermelho, uma escola desenvolva um trabalho pedagógico com os alunos, em que eles visitem feiras onde se comercializem aves e outros animais capturados na natureza, conversem com os compradores, e tentem esclarecê-los sobre a origem e as condições de saúde dos animais, e seu impacto sobre a biodiversidade local. Com base nessa situação e tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.

O tipo de informação contida no livro em questão é incapaz de conectar o leitor à sua realidade local e contribuir para o engajamento na solução dos conflitos que ameaçam as espécies

Alternativas
Comentários
    • O tipo de informação contida no livro em questão é incapaz de conectar o leitor à sua realidade local e contribuir para o engajamento na solução dos conflitos que ameaçam as espécies. ERRADA. É CAPAZ SIM.

ID
1079122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere que, a partir do recebimento do Livro Vermelho, uma escola desenvolva um trabalho pedagógico com os alunos, em que eles visitem feiras onde se comercializem aves e outros animais capturados na natureza, conversem com os compradores, e tentem esclarecê-los sobre a origem e as condições de saúde dos animais, e seu impacto sobre a biodiversidade local. Com base nessa situação e tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.

O trabalho pedagógico com os alunos da escola pode ser classificado simplesmente como realização de um survey

Alternativas
Comentários
  • Survey: exame, pesquisa.

  • A educação ambiental nas escolas constitui um dos instrumentos da politica nacional de educação ambiental instituida pela lei 9.795/1999 

  • Gabarito: errado

    Pois o trabalho não se restringiu a apenas um levantamento de dados da realidade, como preconiza o Survey. Mais para além disso, buscou esclarecimentos sobre a origem,  condições de saúde dos animais e seu impacto sobre a biodiversidade local.

ID
1079128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere que, a partir do recebimento do Livro Vermelho, uma escola desenvolva um trabalho pedagógico com os alunos, em que eles visitem feiras onde se comercializem aves e outros animais capturados na natureza, conversem com os compradores, e tentem esclarecê-los sobre a origem e as condições de saúde dos animais, e seu impacto sobre a biodiversidade local. Com base nessa situação e tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.

O trabalho dos alunos visa principalmente diminuir a oferta.

Alternativas

ID
1079134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere que, a partir do recebimento do Livro Vermelho, uma escola desenvolva um trabalho pedagógico com os alunos, em que eles visitem feiras onde se comercializem aves e outros animais capturados na natureza, conversem com os compradores, e tentem esclarecê-los sobre a origem e as condições de saúde dos animais, e seu impacto sobre a biodiversidade local. Com base nessa situação e tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.

O manuseio do livro, devido à quantidade e diversidade de informações nele contidas, não pode se desdobrar em tema gerador para desenvolvimento de trabalho pedagógico na concepção dialógico-problematizadora

Alternativas

ID
1119079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação aos procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública, julgue os itens a seguir à luz da legislação vigente.

É atribuição do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil ? órgão central do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil ? coordenar o planejamento, a articulação e a execução dos programas, projetos e ações de proteção e de defesa civil.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil é órgão consultivo do SINPDEC e não central, essa atribuição é da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC.

  • bizú:

    CONselho => orgão CONsultivo

    seCretaria => orgão Central

  • O Conselho Nacional é o órgão superior do SINDEC. Vejam:

     

    1.2.1. Órgão Superior: Conselho Nacional de Defesa Civil - CONDEC, responsável pela formulação e deliberação de políticas e diretrizes do Sistema, constituído por:

     

    - Plenário: composto por representantes dos Ministérios e de órgãos da Administração Pública Federal;

    - Comitê Consultivo: integrado por titulares dos órgãos de defesa civil regionais, estaduais e do Distrito Federal.

    - Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho: instituídos pelo Presidente do CONDEC, com o fim de promover estudos e elaboração de propostas sobre temas específicos.

     

    1.2.2. Órgão Central: Secretaria Nacional de Defesa Civil, responsável pela articulação, coordenação e supervisão técnica do Sistema;

     

    Fonte: http://www.mi.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=6aa2e891-98f6-48a6-8f47-147552c57f94&groupId=10157


ID
1119085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Tendo em vista os vários aspectos ambientais relacionados a grandes empreendimentos ferroviários, julgue os próximos itens.


O risco ambiental deve ser considerado como um processo que se estrutura ao longo do tempo, não estando restrito aos eventos naturais ou tecnológicos catastróficos episódicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo
    O risco ambiental não esta restrito a eventos naturais ou catastroficos. Mais também aos diferentes graus de vunerabilidade. Que por sua vez a diferentes processos de vunerabilidade devido:

    Aspectos sócio-econômicos

    - Densidade Populacional

    - Distribuição de renda

    - Educação

     Aspectos estruturais

    - Redes de infra-estrutura

    -Tipologia das edificações

    - Falta de planejamento

    -Uso e ocupação do solo

     Percepção do risco

    Fonte: http://www.inpe.br/crs/crectealc/pdf/silvia_saito.pdf

     

     

     


ID
1174717
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo a OHSAS 18001:2007, um evento relacionado ao trabalho, no qual uma lesão ou doença, independentemente da gravidade, ou fatalidade, ocorreu ou poderia ter ocorrido é um

Alternativas
Comentários
  • Segundo a OHSAS:

    Incidente: acontecimento relacionado com o trabalho que, não obstante a severidade, origina ou poderia ter originado um dano para a saúde.

    Acredito que originar é diferente de ocorrer.

  • Incidente: Eventos relacionados com o trabalho em que ocorreu, ou poderia ter ocorrido, um ferimento, dano para a saúde ou uma fatalidade.

    Um acidente é um incidente que originou ferimento, dano para a saúde ou fatalidade.

    (OHSAS 18001:2007)


ID
1174759
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma área de 849 milhões de hectares de terras – quase o tamanho do Brasil – pode ser perdida no mundo, até 2050, se as tendências atuais de uso insustentável do solo continuarem. É o que alerta um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2014. Adaptado.

Muitos estudos, dentre eles o relatório citado acima, alertam para o problema das áreas degradadas em todo o mundo e sobre a necessidade de investimentos para o desenvolvimento de ações e atividades de recuperação, reabilitação ou restauração dessas áreas.

Um exemplo de ação ou atividade para a reabilitação de uma área degradada é:

Alternativas
Comentários
  • Questão ambígua, pois também nas atividades de recuperação de áreas degradadas está o plantio de espécies nativas para a regeneração da vegetação natural. "E"

  • É preciso ter bem em mente qual é o objetivo inicial da recuperação, pois as áreas degradadas podem tanto ser “restauradas” como “reabilitadas” (Cairns, 1988; Viana, 1990). Restauração refere-se à série de tratamentos que buscam recuperar a forma original do ecossistema, isto é, sua estrutura original, dinâmica e interações biológicas. Ela é geralmente recomendada para ecossistemas raros e ameaçados, geralmente demanda mais tempo e resulta em maiores custos. Reabilitação refere-se à série de tratamentos que buscam a recuperação de uma ou mais funções do ecossistema. Essas funções podem ser produção econômica e/ou ambiental. Letra A



  • Restauração: Reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção.
    Recuperação: Local alterado é trabalhado de modo que as condições ambientais acabem se situando próximas às condições anteriores à intervenção; ou seja, trata-se de devolver ao local o equilíbrio e a estabilidade dos processos atuantes.
    Reabilitação: Local alterado destinado a uma dada forma de uso de solo, de acordo com projeto prévio e em condições compatíveis com a ocupação circunvizinha, ou seja, trata-se de reaproveitar a área para outra finalidade.
    Remediação: Ações e tecnologias que visam eliminar, neutralizar ou transformar contaminantes presentes em subsuperfície (solo e águas subterrâneas). Refere-se a áreas contaminadas.

    (Box, 1976 e ABNT, 1989 apud Bitar & Braga, 1995).

    • a) Reabilitação. CORRETA
    • b) Recuperação.
    • c) Remediação.
    • d) Restauração.
    • e) Recuperação.

  • Gab A

     

    O conceito de reabilitação da área degradada, para o governo, é dar uma função para o local afetado. Em termos técnicos é tornar o local "habitável" numa condição compativel a diversidade vizinha, mas de forma sustentável a comunidade humana.


ID
1351300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com base no disposto nas Leis n.º 12.651/2012 e n.º 12.727/2012 bem como nas Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) n.º 378/2006 e n.º 379/2006, julgue os itens a seguir.

A intervenção ou a supressão de vegetação nativa, como a exploração de agroflorestas, em área de preservação permanente (APP) podem ser realizadas apenas em casos de utilidade pública, interesse social ou acarretamento de baixo impacto ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: certo.

    Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012.

    Art. 8º  A intervenção ou a supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente somente ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previstas nesta Lei.


  • É brincadeira esta questão estar correta.


    "Como a exploração de agroflorestas". Este trecho invalida totalmente a questão.

  • Para complementar e tirar qualquer dúvida que esta questão está correta, segue este documento elaborado pelo ICMBIO intitulado "Sistemas Agroflorestais e a Legislação Ambiental".

    http://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/permacultura/4_Sistemas_agroflorestais_e_a_legisla%C2%BA%C3%BAo_ambiental.pdf

  • Pra mandar um pedido pro IBAMA de ASV alegando exploração de agrofloresta em APP tem que ser corajoso kkkkkkk


ID
1351387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O levantamento do potencial energético na região amazônica data no mínimo da década de 80 do século passado, quando as áreas de exploração na região sudeste se esgotaram. Mais especificamente na região do Rio Tapajós, todo um complexo de hidrelétricas está programado para ser construído: o governo federal anunciou que, até o final de 2014, sairá a licença de operação e instalação da usina de São Luiz do Tapajós, próxima à cidade de Itaituba e com potencial energético comparável à Usina de Belo Monte.

Internet: < www.valor.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens de 101 a 103 acerca de aspectos a ele relacionados.

Alvo de críticas de ambientalistas e indigenistas, a usina de São Luiz do Tapajós reduzirá grande parte da biodiversidade da área com a alteração da rota migratória de peixes ornamentais e impedindo novas demarcações de terras indígenas na área

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é muito interessante porque levanta o polêmico tema dos impactos ambientais causados pelas usinas hidroelétricas. Elas são consideradas ''limpas'' porque não liberam gás carbônico diretamente na atmosfera, como as termoelétricas, por exemplo. Entretanto, como a própria questão esclarece, existe um tremendo impacto ambiental causado pelas hidroelétricas, que afetam diretamente o sistema ecológico do ambiente, causando, na grande maioria das vezes, diminuição da complexidade e diversidade do sistema biológico em questão.

  • Brumadinho?

  • peixes ornamentais?

  • peixes ornamentais, confuso.


ID
1361542
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Conforme a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, a prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, por no máximo 5 (cinco) anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo é denominada:

Alternativas
Comentários
  • XXIV- pousio: prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, por no máximo 5 (cinco) anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo;



ID
1368499
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo a economia do meio ambiente, qualquer recurso ambiental possui valores associados aos seus atributos, comumente chamados “valores sociais” e que, para fins didáticos, são separados em alguns componentes ou parcelas.
A mobilização da opinião pública mundial pelo salvamento, por exemplo, de baleias ou em favor da ararajuba, para preservação de sua existência, decorre da parcela dos valores sociais dos recursos ambientais conhecida como valor de

Alternativas
Comentários
  • nao entendi direito isso....se alguem souber, agradeço!

     

  • Amanda,

    Pq o método de valoração de contingente é o único capaz de captar o valor de existência.

     

     


ID
1368505
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A realização de conferências internacionais para discutir os problemas ambientais gera importantes documentos que propõem iniciativas ou fornecem diretrizes para o tratamento da questão ambiental, em nível mundial.
Sobre o assunto, um dos documentos produzidos pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro, foi a(o)

Alternativas
Comentários
  • Documentos produzidos pela ECO 92 (Cúpula da Terra, Cimeira do Verão, Conferência do Rio de Janeiro e Rio 92)

    A Carta da Terra;

    Três convenções:

    - A Convenção sobre Diversidade Biológica, tratando da proteção da biodiversidade;

    - A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, tratando da redução da Desertificação; e

    - A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, tratando das Mudanças climáticas globais;

    A Declaração de Princípios sobre Florestas;

    A Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; e a

    A Agenda 21.


ID
1413085
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nas intervenções em áreas degradadas, o estabelecimento das condições naturais exatamente como eram originalmente é designado:

Alternativas
Comentários
  • Restauração = Remete ao objetivo de reproduzir as condições originais exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção. 

    Recuperação = Conceito de recuperação está associado à idéia de que o local alterado deverá ter qualidades próximas às anteriores, devolvendo o equilíbrio dos processos ambientais.

    Reabilitação = Recurso utilizado quando a melhor (ou talvez a única viável) solução for o desenvolvimento de uma atividade alternativa adequada ao uso humano e não aquela de reconstituir a vegetação original, mas desde que seja planejada de modo a não causar impactos negativos no ambiente.

  • Restauração: Reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção.Recuperação: Local alterado é trabalhado de modo que as condições ambientais acabem se situando próximas às condições anteriores à intervenção; ou seja, trata-se de devolver ao local o equilíbrio e a estabilidade dos processos atuantes.Reabilitação: Local alterado destinado a uma dada forma de uso de solo, de acordo com projeto prévio e em condições compatíveis com a ocupação circunvizinha, ou seja, trata-se de reaproveitar a área para outra finalidade.Remediação: Ações e tecnologias que visam eliminar, neutralizar ou transformar contaminantes presentes em subsuperfície (solo e águas subterrâneas). Refere-se a áreas contaminadas.
    (Box, 1976 e ABNT, 1989 apud Bitar & Braga, 1995).
    a) Reabilitação. CORRETAb) Recuperação.c) Remediação.d) Restauração.e) Recuperação.

  • RESTAURAÇÃO: É entendida como o retorno de um determinado meio degradado às condições existentes antes da degradação.


ID
1422613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Tendo em vista a importância da cadeia alimentar, dos ecossistemas florestais e da sucessão para o entendimento acerca do meio ambiente e sua biodiversidade, julgue o item a seguir.

A causa principal de degradação da floresta amazônica, o maior bioma brasileiro, é a extração de madeira, mas outros fatores são também importantes, tais como a mineração, a construção de hidrelétricas, a abertura de estradas na selva e a expansão das fronteiras agrícolas.

Alternativas
Comentários
  • Fronteira agrícola é uma área, mais ou menos definida, que representa um avanço da produção agropecuária sobre o meio natural. Em outras palavras, podemos dizer que se trata de uma região ainda com mata nativa que sofre com a expansão de atividades agropecuárias.

    Além da expansão da fronteira agrícola, a floresta amazônica, o maior bioma brasileiro, também é degradada por causa dos seguintes fatores:

    ·     Extração de madeira;

    ·     Mineração;

    ·     Construção de hidrelétricas; e

    ·     Abertura de estradas na selva.

    Resposta: Certo

  • A causa principal da degradação da floresta amazônica é a criação de gado, gabarito devia ser ERRADO

  • GABARITO: CERTO

    Principal causa da degradação da floresta amazônica é o desmatamento (extração de madeira), pois diversas empresas estrangeiras e nacionais ocupam áreas de reserva florestal, e que, por falta de fiscalização adequada, acaba por desmatar ilegalmente grandes hectares de terras, provocando uma série de impactos ambientais, como: perda da biodiversidade, impactos no ciclo hidrológico da região, empobrecimento do solo e erosão.

  • extrai madeira para vender e para pôr o gado.

ID
1422697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma barragem de rejeitos de mineração se rompeu atingindo um rio utilizado para o abastecimento de água de várias cidades. Considerando os danos ambientais causados na situação hipotética descrita, julgue o item a seguir.

Se os rejeitos provenientes do rompimento da barragem atingirem grande extensão do rio, a aplicação das penalidades administrativas previstas na legislação independe da elaboração de laudo técnico que comprove a dimensão do dano e a gradação do impacto.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 6514/2008

    Art. 61.  Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade:

    Multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais). 

    Parágrafo único.  As multas e demais penalidades de que trata o caput serão aplicadas após laudo técnico elaborado pelo órgão ambiental competente, identificando a dimensão do dano decorrente da infração e em conformidade com a gradação do impacto. 

     

  • Todas as multas necessitam de laudo técnico


ID
1422706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os recentes anúncios do Governo Federal acerca do aproveitamento de gás de xisto por meio de fraturamento hidráulico de rocha (folhelho) em bacias sedimentares do país têm causado polêmica, nos meios técnico e científico, em razão dos riscos ao meio ambiente, principalmente aqueles relacionados à contaminação de aquíferos. Em relação a essa temática, julgue o ite subsequente.

Os riscos relacionados à atividade de extração do gás de xisto são classificados como riscos tecnológicos.

Alternativas
Comentários
  • Certo! Se nao existe tecnologia adequada para nao causar dano entao a culpa e tecnologia!
  • Sobre risco tecnológico devemos destacar que, segundo Sevá Filho (1988, p. 81), a abordagem desse tipo deve levar em conta três fatores indissociáveis: o processo de produção (recursos, técnicas, equipamentos, maquinário); o processo de trabalho  (relações entre direções empresariais e estatais e assalariados); e a condição humana (existência individual e coletiva, ambiente). Equivale a dizer, grosso modo, que, onde pelo menos um desses fatores for encontrado, haverá risco tecnológico ou a probabilidade de um problema causado por ele. 

     

  • Perfeitoooo Ana!

  • Obrigado, Ana Paula!

  • Repararam que a colocação pronominal deveria ser: "que se vinham firmando"

    Há também um detalhe: No texto, a colocação pronominal está correta, pois o pronome está conectado com a palavra "firmando". Já no comando da questão eles passaram o pronome pra palavra "vinham".

    QUE = Pronome Relativo.


ID
1422748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

    Centenas de peixes apareceram mortos no rio Perequê, que divide as cidades de Itapema e Porto Belo. A mortandade pode estar relacionada à poluição que apareceu no rio nos últimos dias. A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) multou a empresa Águas de Itapema, responsável pelo tratamento de esgoto na cidade, em razão do derramamento de esgoto não tratado no rio da Fita, que desemboca no Perequê. “A água chegou a ficar tão escura que parecia petróleo, e o cheiro estava insuportável. A situação só melhorou porque choveu. Aí, começaram a aparecer os peixes mortos”, disse Maria Gandia, administradora de uma marina que fica junto ao rio Perequê. A mortandade atingiu espécies como tainhotas, bagres e escrivãos. Os peixes, que desceram o rio, surgiram nas margens e na areia das praias de Perequê e de Meia Praia.

Internet: < www.osoldiario.clicrbs.com.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.

Considera-se área de preservação permanente as faixas marginais de qualquer curso de água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de 200 metros para os cursos de água com largura entre 200 e 600 metros.

Alternativas
Comentários
  • Código Florestal (Lei Federal 12.651/2012)

    Art. 4o  Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:- as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:  (Incluído pela Lei nº 12.727, de 2012).

    a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

    b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

    c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

    d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

    e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

  • Ate 10m........30 de area 10 a 50..........50 de area 50 a 200.....100 de area 200 a 600......200 de area +600......500 de area
  • JESUS MARIA JOSÉ

    decoooraaa essas faixaaaas

  • I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:

    FAIXA (APP) -- LARGURA DO CURSO HÍDRICO

    30 metros -- até 10 metros

    50 metros -- 10 a 50 metros

    100 metros -- 50 a 200 metros

    200 metros -- 200 a 600 metros

    500 metros -- mais de 600 metros;

    Fonte: Novo Código Florestal


ID
1569331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os mico-leões-pretos, classificados como extintos no início do século XX, foram redescobertos no Parque Estadual do Morro do Diabo (SP) no início dos anos 70. Posteriormente, foram instaladas três usinas hidroelétricas próximas ao morro. Uma delas inundou 10% do melhor habitat dessa espécie no parque.

Tendo o texto  acima como  referência inicial, julgue os próximos item, a respeito de  impactos  e danos  ambientais.

Estudos apontam que, no ambiente aquático, diversos tipos de agrotóxicos causam danos em comunidades biológicas, como, por exemplo, a redução do número de espécies, que as torna suscetíveis a inúmeras a doenças. Para identificar os efeitos desses agentes químicos sobre a biota dessas comunidades, são utilizados testes com organismos de diferentes níveis tróficos, sob as condições de campo e de laboratório.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Os estudos ecotoxicológicos são feitos para diversos tipos de agrotóxicos que podem causar danos em comunidades. Estes agrotóxicos podem fazer a bioacumulação (acúmulo deste produto em tecidos em cada nível trófico) e a biomagnificação (acúmulo deste produto ao longo dos níveis tróficos). Logo, são feitos testes com organismos de níveis tróficos diferentes.


ID
1569346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando-se que uma unidade territorial básica para um zoneamento ecológico-econômico seja uma entidade geográfica que contém atributos ambientais, é correto afirmar que

as unidades territoriais básicas são as células elementares de informação e análise para um zoneamento ecológico-econômico, funcionando de forma semelhante às células de um ser vivo, que contêm um conjunto de informações fundamentais à manutenção e à reprodução da vida e compõe um tecido que desempenha determinadas funções em seu desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Que absurdo considerar uma questão dessas como correta. Jamais unidades territoriais são células que funcionam de forma semelhante às células de um ser vivo. Incrível como não foi anulada essa questão!

  • Acertei! Mas pelo amor do amor absurdo comparar uma coisa a outra por favor!
  • o ZEE é feito em quatro etapas: planejamento, diagnóstico, prognóstico e implementação

     

    para classificar uma dada região com um ZEE, o analista vai, no software de georreferenciamento, colocar todas áreas ambientais na feição (áreas que são impostas pela legislação pertinente), depois ele vai dar um zoom afastando e ver como ela se parece... Há casos que a sobreposição é tão intesa que a cor fica preta. Aquela região será analisada a fundo para saber as condições ambientais atuais e futuras, se houver entendimento que seja um ambiente resiliente, o ZEE será um menos restritivo

     

    com o exemplo acima, pode-se dizer que é correto a interpretação dada pelo examinador. O conjunto de células elementares (áreas de direito ambiental) e sua qualificação (resiliência) ditarão o seu respectivo ZEE 


ID
1632055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

São dois os tipos de taxas cobradas dos poluidores: as taxas de serviços, que consistem na cobrança de biorremediação de solo contaminado por metais leves, e a taxa de produto, associada a emissões de carbono na atmosfera.

Alternativas
Comentários
  • Metais Leves? Ta errado e Metais pesados!
  • O meu entendimento por Taxa de Serviços seria aquela taxa que tem como fato gerador o exercício do poder de polícia/fiscalização do órgão ambiental licenciador.

  • Metais leves não! Metais pesados, heavy metals

  • Acho que essa tal de taxa aí nem existe!


ID
1632064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

O principal objetivo da Agenda 21, documento elaborado pelo governo brasileiro no início dos anos 90 do século XX, a partir de conferência internacional realizada no Rio de Janeiro, é incentivar a implantação de projetos individuais que visem o desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • O Programa Agenda 21 visa, portanto, construir um planejamento para o desenvolvimento sustentável que fortaleça a participação da sociedade civil por meio da cidadania ativa, buscando a construção da democracia participativa em nosso país, onde toda a sociedade, através do diálogo franco, da resolução dos conflitos socioambientais existentes e da vontade política de transformar a realidade, possa ser artífice do tão sonhado Brasil Sustentáve
  • A Agenda 21 é um documento elaborado pelas Nações Unidas que estabelece um projeto de ação global visando ao desenvolvimento sustentável para o próximo século, o qual foi adotado por participantes da ECO-92, Rio de Janeiro.


ID
1632067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

No âmbito do sistema de Gestão da Qualidade Total Ambiental, as ecoinovações desempenham papel fundamental, já que, com elas, se busca maior eficiência do processo produtivo, ao mesmo tempo em que se garante a premissa do aperfeiçoamento contínuo.

Alternativas

ID
1632070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

A avaliação de impacto ambiental, instrumento de gestão ambiental complementar ao processo de licenciamento ambiental, é utilizada para subsidiar o poder público na tomada de decisão para a instalação de novos empreendimentos, realização de controle ambiental, sensibilização ambiental e viabilização de melhorias na área ambiental.

Alternativas

ID
1632073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

Sistemas de gestão ambiental, auditorias ambientais, avaliação de desempenho ambiental, rotulagem ambiental, aspectos ambientais nas normas e produtos e análise de ciclo de vida dos produtos são aspectos tratados nas normas ISO 14000.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A série ISO 14000 se divide em dois grupos de normas, em função do seu objeto.

    Avaliação da Organização: Sistema de Gestão (ou Gerenciamento) ambiental, Desempenho Ambiental e Auditoria Ambiental.

    Avaliação do Produto: Análise do Ciclo de Vida, Rótulo Ambiental e Aspectos Ambientais em Normas de Produtos.

  • Gabarito: certo.

    A série de normas ISO 14000 correspondem a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) editado pela ISO (International Organization for Standardization). Esta série de normas apresenta diretrizes para Auditorias Ambientais, Avaliação do Desempenho Ambiental, Rotulagem Ambiental e Análise do Ciclo de Vida dos Produtos. Ou seja, especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental, de modo a permitir que a organização formule políticas e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais significativos.

    Fonte: http://www.qualidade.esalq.usp.br/fase2/iso14000.htm


ID
1632082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Política do Mar tem por finalidade fixar medidas essenciais para a integração das áreas marinhas ao espaço brasileiro, garantindo o uso sustentável dos recursos marítimos que sejam de interesse para o desenvolvimento econômico e social do país. A implementação das atividades relativas aos recursos do mar se dá de forma descentralizada, por meio de diversos agentes, no âmbito de vários ministérios, estados, municípios, instituições de pesquisa, comunidade científica e iniciativa privada, de acordo com as respectivas competências e em consonância com as diretrizes estabelecidas na Política do Mar.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito da política nacional para os recursos do mar e acerca do Tratado Antártico.

Nos últimos trinta anos, o esgotamento de recursos marinhos, como estoques pesqueiros, mangues e recifes de coral, tem se tornado um problema grave na Ásia e no Pacífico. Além disso, problemas de derramamento de petróleo têm sido constatados em várias partes do mundo.

Alternativas

ID
1686814
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nucleação se refere

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    "A nucleação é definida como uma forma de sucessão em que a colonização de uma espécie pioneira em uma área sem vegetação provoca transformações no ambiente de forma a propiciar condições para uma primeira comunidade natural, ou seja, facilita a chegada de outras plantas, animais e microrganismos. "

     

    fonte: https://www.ecodebate.com.br/2012/03/05/a-nucleacao-como-tecnica-auxilir-para-a-recuperacao-de-areas-degradadas-da-mata-atlantica-artigo-de-andrea-christine-oliveira-andrade-alexandre-marques-jose-renato-dos-anjos-e-tony-masser-oliveira/


ID
1686829
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O efeito de borda, criado por atividades humanas, como, por exemplo, o desmatamento para a formação de pastos, deixa uma fronteira abrupta ao longo da floresta, e que pode afetar a temperatura, umidade, luz e vento na zona de contato.

Esse efeito está ligado diretamente ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Ecótono: região de transição entre duas ou mais comunidades/ecossistemas, tendo muitas e nichos ecológicos e.g.: a mata dos cocais, vegetação de transição entre a floresta amazônica e a caatinga.


ID
1695883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação às áreas de proteção permanente e de proteção ambiental, julgue o item subsequente.

Respeitados os limites constitucionais, podem ser estabelecidas normas e restrições para a ocupação edificada e paisagística de uma área de proteção ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Uma APA pode ser ocupada, com limitações.

  • sim! Nada impede que seja criada para ampliar uma norma de eficácia limitada. Explicando melhor pra quem não é do direito:

    às vezes, para garantir o direito, é necessário criar uma lei que vem de, falando bem grossamente, de um artigo pai. Esse é o caso dessa questão, por isso ela está certa

     

     

    ATENÇÃO! APA É DIFERENTE DE APP

    fui conselheiro de meio ambiente de um órgão ambiental da minha cidade, lá, um senhor (muito crítico) que muito falava sem pensar, disse que a diferença enrte APA e APP era só uma medida provisória antiga e que o sistema jurídico não revogou

     

    pesquisei a respeito e não demorei muito para entender que ele estava errado. APP é mais restritiva que APA.

     

    As APP são áreas:
    *insituídas por força unilateral da lei, são todas públicas,
    *não é permitida a ocupação humana,
    *para intervir nela, é preciso autorização e que a intervenção seja de baixo impacto, ou de utilidade pública ou de interesse social e
    *pode ser área vegetada ou não

     

    A APA é uma área:
    *tombada,
    *pode ter como dono tanto o poder público como uma PJ privada ou PF,
    *é permitido ocupação humana observando algumas restrições,
    *é passível de concessão para cuidar da mata e possui um conselho no IcmBIO que versa sobre sua gestão e,
    *necessariamente é uma área com cobertura vegetal

  • LEI N° 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000.

    Regulamenta o art. 225, § 1°, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de

    Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

    Art. 15. A Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação

    humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a

    qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade

    biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

    § 2° Respeitados os limites constitucionais, podem ser estabelecidas normas e restrições para a utilização de uma propriedade privada localizada em uma Área de Proteção Ambiental.


ID
1701436
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O “Smog Industrial” é formado basicamente pela emissão de dois elementos:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa c,

     

    Os principais elementos componentes do smog industrial provêm da queima de carvão e óleo combustível. Predomina em regiões industriais e em regiões onde é intensa a queima de óleo combustível para aquecimento doméstico ou para geração de energia elétrica (usinas termoelétricas). Seus principais componentes são dióxido de enxofre e material particulado.


ID
1701448
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A economia ambiental focaliza a questão da escassez (ou da riqueza) de recursos ambientais. Ao longo do tempo, o homem ignorou o fato de que esses recursos eram escassos, simplesmente porque imaginava essa escassez algo muito distante de sua vida. Considerando os princípios da economia ambiental e seus diversos temas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- oligominerais = são as que possuem quantidades de sais variados em baixa concentração 

    B- radíferas = que contém substâncias radioativas que confiram radioatividade permanente (CORRETA)

    C- alcalino-bicarbonatada = são as que contêm, por litro, 0200g de bicarbonato de sódio 

    D- alcalino-terrosa = são as que contêm, por litro, 0,120g de substâncias alcalino-terrosas

  • GAB:  C


ID
1701475
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Qual é a classificação das medidas destinadas ao controle de Degradação Ambiental?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi anulada no gabarito final pois as alternativas B e C respondem corretamente a pergunta
  • Degradação ambiental: esgotamento ou destruição de um recurso potencialmente renovável, como solo, pastagem, floresta ou vida selvagem, usado mais do que pode ser naturalmente regenerado. Se continuar, o recurso torna-se não renovável (em uma escala de tempo humano) ou inexistente (extinto).


ID
1701487
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Entende-se por atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental: 

I. abertura de pequenas vias de acesso interno e suas pontes e pontilhões, quando necessárias à travessia de um curso d'água, ao acesso de pessoas e animais para a obtenção de água ou à retirada de produtos oriundos das atividades de manejo agroflorestal sustentável.

II. implantação de instalações necessárias à captação e condução de água e efluentes tratados, desde que comprovada a outorga do direito de uso da água, quando couber.

III. implantação de trilhas para o desenvolvimento do ecoturismo.  

IV. construção de rampa de lançamento de barcos e pequeno ancoradouro.

V. construção de moradia de agricultores familiares, remanescentes de comunidades quilombolas e outras populações extrativistas e tradicionais em áreas rurais, onde o abastecimento de água se dê pelo esforço próprio dos moradores.

Estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA 458/2013


    IV - Atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental: a) abertura de pequenas vias de acesso interno e suas pontes e pontilhões, quando necessárias à travessia de um curso d'água, ao acesso de pessoas e animais para a obtenção de água ou à retirada de produtos oriundos das atividades de manejo agroflorestal sustentável; b) implantação de instalações necessárias à captação e condução de água e efluentes tratados, desde que comprovada a outorga do direito de uso da água, quando couber; c) implantação de trilhas para o desenvolvimento do ecoturismo; d) construção de rampa de lançamento de barcos e pequeno ancoradouro; e) construção de moradia em assentamentos de reforma agrária; f) construção e manutenção de cercas na propriedade; g) pesquisa científica relativa a recursos ambientais, respeitados outros requisitos previstos na legislação aplicável; h) coleta de produtos não madeireiros para fins de subsistência e produção de mudas, como sementes, castanhas e frutos, respeitada a legislação específica de acesso a recursos genéticos; i) plantio de espécies nativas produtoras de frutos, sementes, castanhas e outros produtos vegetais, desde que não implique supressão da vegetação existente nem prejudique a função ambiental da área; j) exploração agroflorestal e manejo florestal sustentável, comunitário e familiar, incluindo a extração de produtos florestais não madeireiros, desde que não descaracterizem a cobertura vegetal nativa existente nem prejudiquem a função ambiental da área; k) outras ações ou atividades similares, reconhecidas como eventuais e de baixo impacto ambiental em ato do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA ou dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente; 


  • construção de moradia de agricultores familiares, remanescentes de comunidades quilombolas e outras populações extrativistas e tradicionais em áreas rurais, onde o abastecimento de água se dê pelo esforço próprio dos moradores???? Não encontrei esse trecho na Lei

  • LEI Nº 12.651/2012, Art.3o-Para os efeitos desta Lei, entende-se por:

    X - atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental:

    e) construção de moradia de agricultores familiares, remanescentes de comunidades quilombolas e outras populações extrativistas e tradicionais em áreas rurais, onde o abastecimento de água se dê pelo esforço próprio dos moradores;


ID
1701535
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os problemas ambientais de âmbito no território brasileiro, relacionados à degradação da diversidade biológica, ocorrem desde a época da colonização, estendendo-se da subsequente exploração do pau-brasil, da cana, do café, do ouro até a atualidade com as práticas agropecuárias predatórias, o extrativismo vegetal, a industrialização e a má gestão dos resíduos urbanos, que têm causado agravantes de ordem rural e urbana. Observe as alternativas a seguir e assinale a única delas que não é consequência das degradações e problemas ambientais citados no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

    A) Perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas. Fatores antrópicos.

    B) Degradação e esgotamento dos solos decorrentes das técnicas de produção inadequada. Fatores antrópicos

    C) Aumento das atividades sísmicas e tsunamis que destroem áreas de ocupação humana. Fatores naturais

    D) Escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas. Fatores antrópicos

    E) Contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário. Fatores antrópicos

  • A quem acredite na teoria de Gaia e suas consequencias, mas isso é literatura.


ID
1792657
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As mudanças climáticas têm se destacado no cenário internacional e muitos países já se preparam para enfrentar as adversidades que têm sido previstas por especialistas. Estudiosos indicam que o ciclo do carbono, seus fluxos e reservatórios, estão diretamente envolvidos no problema, dando como exemplo a mobilização de CO2 fóssil e aumento deste gás na atmosfera. As estimativas mostram que o maior reservatório de CO2 em nosso planeta está presente:

Alternativas
Comentários
  • Q610055

    O aumento nos níveis de CO2 na atmosfera tem sido associado ao chamado “efeito estufa” e ao aquecimento global registrado nas últimas décadas. Um dos fatores apontados como causa desse processo é a mobilização do CO2 , através da queima de combustíveis fósseis. A questão envolve o ciclo do carbono, que é complexo e que apresenta fluxos entre diferentes reservatórios. A ordem decrescente das quantidades estimadas de CO2 para esses diferentes reservatórios é: 


    * * * * * *


    O maior reservatório de carbono é atmosfera, que retém este elemento na forma de gás carbônico. 

    CALIJURI E CUNHA, 2013, pag. 140


    * * * * * *


    Ver também: http://www.ib.usp.br/~delitti/projeto/rhavena/Index.htm#20

    O maior reservatório de carbono encontra-se nos sedimentos e nas rochas da crosta terrestre, contudo, o tempo necessário à sua conversão é tão longo que é relativamente insignificante em uma escala humana. Do ponto de vista dos seres vivos, uma grande parte do carbono é encontrada em plantas terrestres, este é representado pelo carbono de florestas e pastos, constituindo o principal sítio da fixação fotossintética de CO2.(tabela1). Em contra partida há uma maior quantidade de carbono presente na matéria orgânica morta, denominada húmus, que nos seres vivos.

    Tabela 1 - Reservatórios de Carbono
    Dados adaptados de Science 290:291-295,2000. Microbiologia de Brock,2004



  • Afinal, é na atmosfera ou nos oceanos?

  • Oceanos devido a dissolução das rochas.


ID
1937926
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Qual das afirmativas abaixo é verdadeira?

Alternativas

ID
1979314
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando a Lei Federal nº 12.651/12, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • art. 52

  • A-ERRADA COD. FLORESTAL

    Das Áreas Consolidadas em Áreas de Reserva Legal

    Art. 66. O proprietário ou possuidor de imóvel rural que detinha, em 22 de julho de 2008, área de Reserva

    Legal em extensão inferior ao estabelecido no art. 12, poderá regularizar sua situação, independentemente da

    adesão ao PRA, adotando as seguintes alternativas, isolada ou conjuntamente:

    III - compensar a Reserva Legal.

    § 8º Quando se tratar de imóveis públicos, a compensação de que trata o inciso III do caput poderá ser feita

    mediante concessão de direito real de uso ou doação, por parte da pessoa jurídica de direito público proprietária de imóvel rural que não detém Reserva Legal em extensão suficiente, ao órgão público responsável pela Unidade de

    Conservação de área localizada no interior de Unidade de Conservação de domínio público, a ser criada ou pendente de regularização fundiária.

    B- ERRADA-

    C- ERRADA- Art. 41. É o Poder Executivo federal autorizado a instituir, sem prejuízo do cumprimento da legislação

    ambiental, prejuízo do cumprimento da legislação ambiental, programa de apoio e incentivo à conservação do meio ambiente, bem como para adoção de tecnologias e boas práticas que conciliem a produtividade agropecuária e florestal, com redução dos impactos ambientais, como forma de promoção do desenvolvimento ecologicamente Sustentável, observados sempre os critérios de progressividade, abrangendo as seguintes categorias e linhas de ação:

    D- ERRADA pode compensar:

    Art. 54. Para cumprimento da manutenção da área de reserva legal nos imóveis a que se refere o inciso V do art. 3o, poderão ser computados os plantios de árvores frutíferas, ornamentais ou industriais, compostos por espécies exóticas, cultivadas em sistema intercalar ou em consórcio com espécies nativas da região em sistemas agroflorestais.

    Parágrafo único. O poder público estadual deverá prestar apoio técnico para a recomposição da vegetação da Reserva Legal nos imóveis a que se refere o inciso V do art. 3o.

    E- CORRETA: V - pequena propriedade ou posse rural familiar: aquela explorada mediante o trabalho pessoal do agricultor familiar e empreendedor familiar rural, incluindo os assentamentos e projetos de reforma agrária, e que atenda ao disposto no 

    DA AGRICULTURA FAMILIAR

    Art. 52. A intervenção e a supressão de vegetação em APP e de RL para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, previstas no inciso X do art. 3o, excetuadas as alíneas b e g, quando desenvolvidas nos imóveis a que se refere o inciso V do art. 3o, dependerão de simples declaração ao órgão ambiental competente, DESDE QUE ESTEJA O IMÓVEL DEVIDAMENTE INSCRITO NO CAR.

    Art. 3º- V - pequena propriedade ou posse rural familiar: aquela explorada mediante o trabalho pessoal do agricultor familiar e empreendedor familiar rural, incluindo os assentamentos e projetos de reforma agrária, e que atenda ao disposto no 

  • A) ERRADA

    Art. 66. § 8º Quando se tratar de imóveis públicos, a compensação da Reserva Legal poderá ser feita mediante concessão de direito real de uso ou doação, por parte da pessoa jurídica de direito público proprietária de imóvel rural que não detém Reserva Legal em extensão suficiente, ao órgão público responsável pela Unidade de Conservação de área localizada no interior de Unidade de Conservação de domínio público, a ser criada ou pendente de regularização fundiária.

    B) ERRADA

    A lei não fala de Cota de Pagamento Ambiental, mas sim de Cota de Reserva Ambiental 

    C) ERRADA

    A lei não fala de programa de apoio e incentivo à conservação da fauna brasileira, mas sim de programa de apoio e incentivo à conservação do meio ambiente (Art. 41). 

    D) ERRADA

    Art. 54. Para cumprimento da manutenção da área de reserva legal nos imóveis de pequena propriedade ou posse rural familiar, poderão ser computados os plantios de árvores frutíferas, ornamentais ou industriais, compostos por espécies exóticas, cultivadas em sistema intercalar ou em consórcio com espécies nativas da região em sistemas agroflorestais.

    E) CORRETA

    Art. 52. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, previstas no inciso X do art. 3º , excetuadas as alíneas  g, quando desenvolvidas nos imóveis a que se refere o inciso V do art. 3º , dependerão de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.


ID
2089771
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os manguezais, ecossistemas importantes associados ao bioma da Mata Atlântica, vêm sofrendo danos, por vezes, irreversíveis. Sobre a ecologia geral dos manguezais e as causas desses danos, está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • d) a fauna dos manguezais deve ser protegida a fim de que os povos da zona costeira, que dependem desse ecossistema, possam extrair caranguejos e outros itens de subsistência.

    GABARITO

  • Questão, no mínimo, absurda. Quer dizer que o mangue só precisa existir para extrair caranguejo? reduziu o mangue a um mero item de subsistência.

  • Não achei absurda, uma vez que as populações ribeirinhas, comunidades tradicionais dependem do ambiente para sua reprodução sociocultural e subsistência. Se os mangues estão protegidos até hoje, isso é reflexo do cuidado do ambiente dessas populações.


ID
2139289
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A recuperação de áreas degradadas visa, fundamentalmente,

Alternativas
Comentários
  • Questão totalmente equivocada. 
    Confunde os conceitos de Recuperação e Restauração.

    Lei 9.985/2000
    Art. 2º

    XIII - recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;

    XIV - restauração: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original;

  • Não é uma questão equivocada. Fala da relação entre a recuperação das áreas degradadas e a restauração ecológica, não do conceito propriamente dito.

    Consulte:  Society for Ecological Restoration (SER) International, Grupo de Trabalho sobre Ciência e Política. 2004. Princípios da SER International sobre a restauração ecológica. Disponível em .

    A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais

  • Letra A:

    CAPÍTULO II

    DO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

    DA NATUREZA – SNUC

    Art. 3 O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais, de acordo com o disposto nesta Lei.

     Art. 4 O SNUC tem os seguintes objetivos:

    I - contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais;


ID
2157118
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre os exemplos de riscos ambientais denominados “naturais”, marque a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa apresenta claramente riscos ambientais ocasionados por ação antrópica.


ID
2546578
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nas áreas do sertão nordestino, algumas fontes alternativas podem servir como mananciais para o abastecimento individual de água.

É possível lançar mão de estruturas para a coleta de água da chuva ou de nascentes de encostas, exemplificadas, respectivamente, por:

Alternativas

ID
2553613
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um ecossistema é considerado recuperado e restaurado, quando

Alternativas
Comentários
  • Segundo o MMA: "A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicional."


ID
2553619
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma das consequências da degradação da vegetação em regiões inundadas por barragens é o aumento da cor da água devido à presença de

Alternativas
Comentários
  • As substâncias húmicas e fulvicas são solidos dissolvidos da decomposição da matéria orgânica por microorganismos, tornando a água escura.


ID
2595529
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nas aplicações do sensoriamento remoto, foram desenvolvidos índices de vegetação, os quais são obtidos por combinações matemáticas das reflectâncias em diferentes bandas do espectro eletromagnético. Há vários tipos destes índices, um dos mais utilizados e consagrados refere-se ao Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (Normalized Difference Vegetation Index – NDVI), que é calculada:

Alternativas
Comentários
  • E pessoal nem sempre a logica e a certa para quem nao estudou o assunto! Acho que essa mensagem e pra vc que marcou a letra D...rsrses
  • Gabarito C


    NDVI = (Nir - Red) / (Nir + Red)


ID
2603680
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O desmatamento e a queimada correspondem a dois graves problemas ambientais que têm contribuído para a degradação de nossos biomas.


Em relação aos impactos ambientais causados no Brasil por esses dois problemas, considere as afirmativas a seguir.


I - A prática cultural da queimada está relacionada, principalmente, à necessidade de obtenção de carvão vegetal para geração de energia.

II - O bioma da caatinga concentra o maior número de focos de queimadas do país, devido à baixa umidade do seu clima, na maior parte do ano.

III - Na Amazônia, as queimadas concentram-se principalmente no arco de desmatamento, que corresponde à area de expansão da fronteira agrícola.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - A prática cultural da queimada está relacionada, principalmente, à necessidade de obtenção de carvão vegetal para geração de energia. ERRADA

    II - O bioma da caatinga concentra o maior número de focos de queimadas do país, devido à baixa umidade do seu clima, na maior parte do ano. (cerrado) ERRADA

    III - Na Amazônia, as queimadas concentram-se principalmente no arco de desmatamento, que corresponde à area de expansão da fronteira agrícola. CERTA

  • Cerrado é o bioma que possui mais focos de queimada no país.

  • Entre todos os biomas, o Cerrado foi o que teve mais unidades de conservação atingidas, contabilizando 75% de toda a destruição nas áreas protegidas. Embora o Cerrado tenha tido, proporcionalmente, mais unidades de conservação atingidas, a Amazônia concentrou mais da metade dos focos de queimadas em 2017 (50,4%), segundo dados do ICMBio


ID
2603683
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Mas esta exuberante diversidade biológica global vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas ao longo do tempo – e hoje a perda de biodiversidade é um dos problemas mais contundentes a acometerem a Terra. A crescente taxa de extinção de espécies – que se estima entre mil e 10 mil vezes maior que a natural – demonstra que o mundo natural não pode mais suportar tamanha pressão.

Disponível em:<http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira>. Acesso em: 21 jan. 2015.


NÃO constitui(em) ameaça(s) à biodiversidade o(a)

Alternativas

ID
2603725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo as previsões oriundas de pesquisas científicas, diversos são os efeitos ou as consequências dos chamados problemas ambientais em escala global.


Nesse sentido, segundo estudos científicos, a elevação do nível dos oceanos é um efeito associado a um problema ambiental em escala global denominado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b


    O efeito estufa é responsável por aumentar a temperatura do planeta, de tal forma que faz derreter as massas de gelo, aumentando o volume de água dos oceanos (= elevação do nível dos oceanos).

  • O efeito estufa é o que mantém o aquecimento da Terra. Agora o AGRAVAMENTO DO EFEITO ESTUFA, pode ser a alternativa correta.

    Ao meu ver cabe recurso, já que a destruição da camada de ozônio permite um aumento de radiação UV na Terra, aumentando a temperatura e com isso causando o degelo, e assim aumentando o volume/nível dos oceanos.

  • Concordo com Amanda. O enunciado traz " problema ambiental" e efeito estufa é um fenômeno natural. O problema ambiental causador do aumento do nível dos mares e oceanos seria o Aquecimento Global, que envolve a destruição da camada de ozônio, e tem raiz no fenômeno do Efeito Estufa.


ID
2603734
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Parte da incerteza associada às previsões das tendências de aquecimento global relaciona-se à compreensão e quantificação dos diversos mecanismos de retroalimentação que podem ocorrer em resposta às alterações do clima.


No mecanismo de retroalimentação,

Alternativas
Comentários
  • a. CORRETA

    O desmatamento e as queimadas liberam carbono armazenado na biomassa florestal para a atmosfera.

    b. INCORRETA

    O desmatamento torna as regiões tropicais mais refletivas, o que, analisando-se somente do ponto de vista da reflexão da radiação, tende a reduzir o aquecimento do planeta.

    c. INCORRETA

    A solubilidade da maioria dos gases aumenta com a diminuição da temperatura.

    d. INCORRETA

    Com o derretimento dos polos, o gelo dá lugar a terra ou mar (menos refletivos que o gelo), gerando ainda mais aquecimento.

    e. INCORRETA

    A paralisação das correntes oceânicas reduz o bombeamento de gás carbônico para regiões profundas, causando o aquecimento do planeta.

  • Obrigada!!!


ID
2603806
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A relação entre pobreza e degradação ambiental pode, empiricamente, ser estabelecida a partir de dois pontos de vista inter-relacionados, mas não idênticos. O primeiro deles diz respeito à utilização de recursos e o outro à degradação ambiental propriamente dita.


Analisando-se a relação entre esses dois fatores, verifica-se que a

Alternativas
Comentários
  • Alguém para esclarecer?

  • O item E trata-se de um conceito da chamada Economia Ecológica, onde em linhas gerais defende a exploração máxima dos recursos ambientais para que a população possa atingir um alto padrão econômico e assim ter domínio dos meios de pesquisa para poder "recuperar" o meio ambiente. (Síntese conclusa do objeto)


ID
2660140
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere o trecho abaixo.


O Poder Executivo, seguindo as diretrizes da PNMC, estabelece os Planos setoriais de mitigação e adaptação à mudança do clima para a consolidação de uma economia de baixo consumo de carbono. Os Planos visam a atender metas gradativas de redução de emissões [...] por meio [...] das Ações de Mitigação Nacionalmente Apropriadas (NAMAS).

Disponível em<http://www.mma.gov.br/clima/politica-nacional-sobre-mudanca-do-clima>. Acesso em: 10 fev. 2018. Adaptado.


Em relação às ações de mitigação, verifica-se que o NAMAS

Alternativas
Comentários
  • As NAMAs são classificadas em três tipos: Unilateral, Apoiada e de Crédito. NAMA Unilateral é aquela implantada de forma voluntária pelos países em desenvolvimento para atingir reduções de emissões sem a expectativa de apoio externo ou financiamento. NAMA Apoiada recebe apoio internacional, possibilitado por tecnologia, financiamento e capacitação técnica de uma forma mensurável, reportável e verificável, e resulta em reduções de emissões mais agressivas. NAMA de Crédito, é aquela na qual as reduções de emissões podem gerar créditos negociáveis em mecanismos financeiros baseados no mercado de carbono global


ID
2660227
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As mudanças climáticas podem ser atribuídas direta ou indiretamente às atividades humanas que impactam e alteram a composição da atmosfera.


Nesse sentido, há estudos mostrando que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO

    LETRA E

  • Resposta: alternativa e

     

    A alternativa e define o efeito estufa.

     

    O fenômeno de interceptação do Infra Vermelho emitido pelos constituintes atmosféricos e sua distribuição como calor para aumentar a temperatura da atmosfera é chamado de efeito estufa (Baird e Cann, 2011).

  • Define-se forçamento radiativo (tradução de radiative forcing) à perturbação energética radiativa de um agente que force o aparecimento de um desequilíbrio. Se a perturbação conduzir a um sobreaquecimento o forçamento radiativo diz-se positivo. Se conduz a um arrefecimento considera-se negativo. Os forçamentos radiativos dos GEE são positivos (vermelho) e os do dióxido de enxofre e das nuvens são negativos (azul).


ID
2660233
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na Terceira Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, divulgada em 2016, mostra-se que para as emissões de gases de efeito estufa no Brasil, em 2010, os três setores que mais contribuíram com a emissão líquida de dióxido de carbono, em ordem decrescente de importância, foram:

Alternativas
Comentários
  • Energia  - 47,0%

     

    Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas - 42,0%

     

    Processos industriais - 10,9%

  • Leia-se: 1- Produção de Energia

    2 - Agricultura

    3 - Industria


ID
2697229
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os projetos de recuperação de áreas degradadas devem levar em conta o tipo de vegetação do local e também o estágio de regeneração da vegetação a ser recuperada. Espécies vegetais que têm como características serem umbrófilas iniciais, com grande número de espécies na comunidade e produção de frutos com pouco tempo de viabilidade são classificadas como

Alternativas
Comentários
  • Isso e para biologo muito aprofundado!
  • Pra mim a resposta está errada

  • Espécies climácicas

    Com características antagônicas às pioneiras, estas espécies apresentam em geral menor produção de sementes, crescimento lento ou muito lento, germinam e se desenvolvem preferencialmente à sombra, ciclo de vida longo e constituem comunidades com maior diversidade de espécies e menor densidade populacional. Surgem no último estágio da sucessão, constituindo o clímax (quando a comunidade vegetal atinge o equilíbrio ecológico).

     

    Espécies pioneiras

    Espécies que em geral produzem grande número de sementes, necessitam de luz para germinar, apresentam crescimento rápido e vigoroso da planta, mas geralmente apresentam ciclo de vida curto; constituem comunidades com baixa diversidade e alta densidade populacional. Colonizam o ambiente, ou seja, estão presentes na primeira fase da sucessão ecológica.

     

    Espécies secundárias

    Apresentam características intermediárias entre as pioneiras e as climácicas. O grupo é subdividido em Secundárias Iniciais (crescimento rápido e ciclo relativamente curto) e Secundárias Tardias (crescimento médio e ciclo longo). Constituem o estágio intermediário da sucessão vegetal, desenvolvendo-se depois do estabelecimento das espécies pioneiras.

     

    para mim, fcc errou e nao assumiu!

    fonte: https://www.embrapa.br/codigo-florestal/entenda-o-codigo-florestal/glossario

  • Na botânicaumbrófila é o tipo de planta que está adaptada a aparecer em lugares sombrios, úmidos, que geralmente aparecem nas vertentes umbrias das montanhas ou nas florestas.É uma característica das florestas tropicais e equatoriais.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Umbr%C3%B3fila

    E como as climácicas crescem somente nas sombras...

    pegadinha, engenheiro ambiental não sabe isso, talvez um botânico ou um engenheiro florestal. mto aprofundado.

    Eu me apeguei ao número de espécies e a produção de frutos, por isso eu errei, que é justamente oq eu vejo na faculdade, não faço botânica nem florestal.

  • En  se denominan psamófila (de los términos  psammos, arena, y filos, amigo), a una planta adaptada a los  o  arenosos, los cuales suelen presentar movilidad (, arenales), y también salinidad cuando están originados por influencia del mar.

  • Quem for o engenheiro ambiental que saiba isso aqui ou tenha visto na faculdade se pronuncie. As bancas as vezes se passam.

  • A questão se refere a conceitos de tipos de espécies no âmbito da sucessão ecológica.

     

    As espécies umbrófilas são aquelas que possuem crescimento e vivência na sombra.

    Já as espécies climácicas são as que possuem um crescimento lento com uma menor taxa de produção de sementes. Essas plantas são tolerantes à sombra e não necessitam de clareiras antes da fase reprodutiva.

    As espécies pioneiras necessitam da luz para germinarem, possuem crescimento acelerado e ciclo de vida curto. São as primeiras a habitarem o ambiente.

    As espécies secundárias são aquelas que aparecem após o estabelecimento das espécies pioneiras. São divididas em iniciais e tardias. As secundárias iniciais necessitam da luz para desenvolvimento e germinação. Já as secundárias tardias e se desenvolvem na sombra e necessitam da luz para germinação.

    As espécies psamófilas habitam e crescem em ambientes com solos arenosos.

     

    Alternativa A – Certo.

    Alternativa B – Errado. Já as secundárias tardias e se desenvolvem na sombra e necessitam da luz para germinação.

    Alternativa C – Errado. As secundárias iniciais necessitam da luz para desenvolvimento e germinação.

    Alternativa D – Errado. As espécies pioneiras necessitam da luz para germinarem e são as primeiras a habitarem o ambiente.

    Alternativa E – Errado. Como vimos, as espécies psamófilas habitam e crescem em ambientes com solos arenosos.

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
2705161
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo em relação à Lei Complementar 140/2011, que tem o objetivo de fixar normas para a cooperação entre a União, os Estados e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora.

1. O licenciamento dos empreendimentos cuja localização compreenda concomitantemente áreas das faixas terrestre e marítima da zona costeira será de atribuição da União, exclusivamente nos casos previstos em tipologia estabelecida por ato do Poder Executivo, a partir de proposição da Comissão Tripartite Nacional, assegurada a participação de um membro do Conama e considerados os critérios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento.
2. Como já estabelecia na Lei no 6.938/81, coube à União a maior fatia da competência em matéria ambiental, isto quer dizer que compete à União a denominada competência residual.
3. A Lei Complementar 140/2011 revogou expressamente o artigo 10o , § 4o da Lei 6.938/81, de forma que a definição de competência não se dá mais pela abrangência do impacto, mas sim pelo local da atividade ou empreendimento, uma vez que sua redação faz menção às atividades localizadas ou desenvolvidas em determinada região. Isto é, a definição quanto ao ente federativo que irá licenciar está estritamente relacionado aos limites geográficos da atividade e/ou empreendimento.
4. A Lei Complementar 140/2011 assegura, em seu artigo 13, que os empreendimentos e atividades serão licenciados ambientalmente por um único ente federativo. Essa definição já se encontrava estabelecida na Resolução Conama 237/97, porém não era observada diante de flagrante de inconstitucionalidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Para mim essa resposta merecia um recurso.

    O item I está descrito no Art.7 Parágrafo único.

    O Item II está errado porque não é a competência residual

    O Item III é o que gerou mais dúvida, pois, a primeira parte está correta, contudo, não acredito que com o novo texto a questão do licenciamento está definida por caracter locacional na forma que foi escrito.

    O Item IV a resposta encontra-se tanto na LC140 e na CONAMA 237.

  • Para mim estão corretas 1 e 4

  • Acredito que o item 4 esteja errado, pois as definições não são as mesmas:


    A LC 140, em seu Art. 13 define que os empreendimentos e atividades são licenciados ou autorizados, ambientalmente, por um único ente federativo, em conformidade com as atribuições estabelecidas nos termos desta Lei Complementar. 


    Já a resolução CONAMA 237/97, em seu Art. 7º, define que os empreendimentos e atividades serão licenciados em um único nível de competência, conforme estabelecido nos artigos anteriores. Essa definição abre espaço para o licenciamento conjunto a ser realizado por entidades políticas de igual natureza.


    Portanto acredito que essa questão seja passível de recurso.



  • O item III está errado, pois não é caráter estritamente relacionada aos limites geográficos, por exemplo, empreendimentos de energia nuclear, independentemente da localização, são licenciados pela União (alínea f do inciso XIV do art. 7º da lei complementar 140 de 2011).

    A questão generalizou.


ID
2705875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito de meio ambiente e de poluição no âmbito da proteção ambiental no Brasil, julgue o item que se segue.


Considera-se poluição a degradação da qualidade ambiental resultante de ações ou omissões que, direta ou indiretamente, afetem desfavoravelmente a biota, prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população, promovam adversidades às atividades sociais e econômicas, afetem condições ambientais estéticas ou sanitárias, bem como lancem energia ou matérias em desobediência aos padrões estabelecidos em normas.

Alternativas
Comentários
  • a banca trocou a ordem mas esta correto o item

  • Eu pensei assim tbm...poluicao ta dentro de degradacao...nao degradacao esta dentro de poluicao...aprendir assim...vou pesquisar mais..
  • Gabarito: certo.

    Lei 6938/1981(PNMA)

    Art. 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

    III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:

    a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

    b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

    c) afetem desfavoravelmente a biota;

    d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;

    e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;


ID
2833321
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A indústria da construção civil é um setor produtivo que possui considerável papel na economia do Brasil. A indústria da construção civil, por conta de sua grandiosidade, é atualmente a maior consumidora de recursos naturais da sociedade, absorvendo de 20 a 50% desses recursos explorados no mundo.


Em relação a essa afirmativa, NÃO é possível considerar:

Alternativas
Comentários
  • ta loko 100 kg por metro quadrado é muita coisa!


ID
2839603
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

NÃO é um princípio da educação ambiental o(a)

Alternativas
Comentários
  • Art 5 da lei 9795/1999 Objetivos

    I- desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.

  • Art. 5 São objetivos fundamentais da educação ambiental:

    I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;

  • LETRA C

    "desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos."

    Creio que o que está errado seja a palavra destacada. Cheguei a ver isso mas não marquei esta. ERREI.

    Sua ideia da palavra esta errada, o erro não esta na palavra, esta no conceito. A letra LETRA C não é principio e sim objetivo.

  • bem, como eu fiz, após errar a primeira vez:

    COMO SABER SE É PRINCÍPIO OU OBJETIVO DA PNEA?

    oq você conseguir transformar em verbo a primeira palavra, ENTÃO é um OBJETIVO, caso contrário é um PRINCÍPIO.

    EXEMPLO:

    LETRA C ( OPÇÃO CORRETA) --> Desenvolvimento de (DESENVOLVER) uma compreensão integrada....

    NOTE QUE A LETRA D TBM DARIA PARA FAZER ISSO, PORÉM NESTE CASO TEMOS O SEGUINTE:

    Se for Garantia de DEMOCRATIZAÇÃO = OBJETIVO

    Se for Garantia de CONTINUIDADE ... = PRINCÍPIO (LETRA D)

    Logo, a única que NÃO é um PRINCÍPIO e SIM um OBJETIVO é a letra C.


ID
2946859
Banca
FEPESE
Órgão
DEINFRA - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A velocidade com que um ambiente responde a um impacto é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Resiliência é a capacidade do ambiente degradado voltar/retomar as condições "originais"


ID
2989963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação aos impactos do crescimento populacional, do desmatamento e da poluição sobre a saúde pública, julgue o item subsequente.


O crescimento desordenado das cidades facilita a proliferação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, da chikungunya e da zika.

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3027046
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A engenharia da sustentabilidade tem como objetivo o planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos, a destinação e o tratamento dos resíduos e efluentes desses sistemas, bem como a implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social.

Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.


I As tecnologias limpas definem ações e atividades humanas com o propósito de atender as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, estando relacionadas com o desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente.

II A ecoeficiência busca produzir mais com menos insumos e menos poluição, menos produtos tóxicos e não biodegradáveis, por meio da redução do uso de matéria prima, de energia e da dispersão de poluentes, maximização do uso sustentável dos recursos naturais renováveis, aumento da vida útil dos produtos e reaproveitamento e reciclagem de resíduos e subprodutos.

III A sustentabilidade pressupõe que novos processos industriais ou mesmo processos industriais já existentes, porém alterados, objetivam reduzir os impactos ambientais, o consumo de matérias-primas e o consumo energético utilizado durante o ciclo produtivo.

IV O ecoplanejamento é o uso dos princípios ecológicos na criação, desenvolvimento e oferta de bens e serviços, incluindo uma mudança profunda nas tecnologias, na criação e manipulação da matéria e dos materiais, no desenho de parques industriais, na economia, no estilo gerencial e nas relações entre a espécie humana e o planeta.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    ecoeficiência pode ser obtida através da união entre, o fornecimento de bens e serviços sustentáveis a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas, e assim, promove a redução dos impactos ambientais e de consumo de recursos naturais.

    O Ecodesign, ou Ecoplanejamento, é o uso dos princípios ecológicos na criação, desenvolvimento e oferta de bens e serviços. Inclui uma mudança profunda nas tecnologias, na criação e manipulação da matéria e dos materiais, no desenho de parques industriais, na economia, no estilo gerencial e nas relações entre a espécie humana e o planeta. Trabalhar em busca da sustentabilidade reduz o risco do negócio de qualquer indústria, aumenta a credibilidade da comunidade e entre os próprios funcionários. No entanto, a transformação necessária não é apenas uma questão tecnológica.

    fonte: crqmg.org.br/ecoeficiencia.php

  • inverteram as definições nas opções I e III.

  • Tecnologias limpas podem ser compreendidas como novos processos industriais ou mesmo processos industriais já existentes, porém alterados, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais,o consumo de matérias-primas e o consumo de energético utilizado durante o ciclo produtivo

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3032959
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O gerenciamento de áreas contaminadas deverá conter procedimentos e ações voltadas ao atendimento dos seguintes objetivos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • CONAMA nº420 -2009

    Art. 22. O gerenciamento de áreas contaminadas deverá conter procedimentos e ações voltadas ao atendimento dos seguintes objetivos:

    I - eliminar o perigo ou reduzir o risco à saúde humana;

    II - eliminar ou minimizar os riscos ao meio ambiente;

    III - evitar danos aos demais bens a proteger;

    IV - evitar danos ao bem estar público durante a execução de ações para reabilitação; e

    V - possibilitar o uso declarado ou futuro da área, observando o planejamento de uso e ocupação do solo.  

  • Completando.

    A responsabilização, seja criminal, administrativa ou civil pelo crime ambiental é, preferencialmente, da polícia administrativa do orgão ambiental competente que licenciou. Conforme a LC 140 de 2011:

    Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme o caso, de um empreendimento ou atividade, lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo para a apuração de infrações à legislação ambiental cometidas pelo empreendimento ou atividade licenciada ou autorizada.

  • Completando:

    CONAMA nº420 -2009

    Art. 21. São princípios básicos para o gerenciamento de áreas contaminadas:

    I - a geração e a disponibilização de informações;

    II - a articulação, a cooperação e integração interinstitucional entre os órgãos da União, dos estados,

    do Distrito Federal e dos municípios, os proprietários, os usuários e demais beneficiados ou

    afetados;

    III - a gradualidade na fixação de metas ambientais, como subsídio à definição de ações a serem

    cumpridas;

    IV - a racionalidade e otimização de ações e custos;

    V - a responsabilização do causador pelo dano e suas consequências; e

    I - a comunicação de risco.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3051016
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Philip M. Fearnside, em seu livro sobre os impactos ambientais e sociais advindos da implantação de usinas hidrelétricas na Amazônia (em 4 países) (INPA, 2015), apresenta levantamentos de dados de pesquisas realizadas ao longo de 25 anos, as quais concluem, de forma convergente, que, das 151 barragens construídas, 47% causaram um impacto ecológico muito alto, 34% um impacto médio e 19% classificadas como de baixo impacto, em relação ao potencial desmatamento, inundação das florestas, fragmentação dos rios com consequências para a fauna e na emissão de gases do efeito estufa. Em contrapartida, a geração de energia elétrica não atingiu a produção esperada, em função das vazões irregulares de alguns rios. Em termos de geração de energia elétrica limpa e renovável, o processo que pode ser considerado de menor impacto ambiental para os seres vivos é

Alternativas
Comentários
  • E) a utilização de energia solar.

  • Alguém sabe pq?


ID
3051022
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Suponha que no desenvolvimento de um projeto tenha ocorrido uma reação química que culminara com o lançamento de efluentes e a emissão, na atmosfera, de gases de composição desconhecida, cuja pluma de contaminação se espalhara rapidamente, atingindo árvores existentes no parque. Após 12 horas, o odor se dispersara totalmente no ar, mas as árvores continuaram a perder suas folhas, ficando totalmente secas, descaracterizando completamente o parque anteriormente utilizado para lazer, integração social e práticas de esportes.

Considerando-se o processo de valoração, as perdas e o impacto causado pelas emissões atmosféricas que culminaram com a desestruturação do parque devem ser adequadamente mensurados

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Vários são os tipos de valoração ambiental.

    "por meio do levantamento da percepção das pessoas usuárias do parque e do valor a ele atribuído" - Método de Valoração Contingente (MVC) - depende do usufruto, valor que as pessoas atribuem aquele local.

    "levantamento dos custos para o plantio de novas árvores" - método do custo-reposição (MCR).

  • Acredito que o erro da LETRA C, seja a descrição incorreta da fórmula:

    Valor Econômico Total (VET) = Valor de Uso (VU) + Valor de Opção (VO) + Valor de Existência (VE).

    Caso ela estivesse correta, também seria um método viável para se valorar esses impactos.


ID
3076411
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os impactos advindos da mudança do clima podem afetar o desempenho econômico, ambiental e social de diversas organizações. Mais carros nas ruas, maior consumo de energia, desmatamento e práticas agrícolas inadequadas são exemplos de atividades que podem contribuir para as mudanças do clima. Diversos encontros e reuniões com representantes de diversos países são realizados anualmente para discutir esse assunto. Sobre o plano multilateral para fortalecer o regime internacional de mudança do clima, podemos afirmar que se baseia no(a):

Alternativas

ID
3076414
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Faixas de formação vegetal localizada nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes são denominadas mata ciliar. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. É considerada, pelo Código Florestal Federal, “área de preservação permanente”, com diversas funções ambientais. Deve-se respeitar uma extensão específica dessa área, de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente. A sua ausência pode causar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    As principais funções das matas ciliares são: Controlar a erosão e consequentemente evitar o assoreamento dos mananciais, minimizar os efeitos de enchentes e manter a quantidade e a qualidade das águas;

    acredito que o erro da alternativa A é falar que torna mais barrento, que na verdade seria o contrário.


ID
3163963
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As emissões do óleo diesel são um grave problema ambiental mundial. Governos vêm estudando os efeitos derivados da inalação do material particulado e gasoso proveniente da combustão incompleta do diesel nos motores de caminhões, ônibus e veículos utilitários movidos pelo combustível. Os gases e vapores constituintes incluem o Dióxido de Carbono, o Monóxido de Carbono, Óxidos Nítricos, Dióxido de Nitrogênio, Óxidos Sulfurosos, e diversos hidrocarbonetos. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

Alternativas

ID
3191608
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Inúmeros estudos epidemiológicos realizados nos últimos anos têm comprovado que a poluição atmosférica aumenta o risco de doenças e de mortalidade por agravos cardiovasculares, respiratórios e por câncer de pulmão. Nosso organismo desenvolveu, ao longo de um processo de evolução, um sofisticado e eficiente mecanismo de defesa contra as doenças infecciosas e outras agressões do meio, possibilitando que chegássemos até quase meados do século passado sem o uso de antibióticos, vacinas, medicamentos e procedimentos.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Errado: atualmente, segundo estudos recentes e de acordo com a teoria das nuvens, que trata sobre o bloqueio da entrada da radiação solar na atmosfera, este seria o principal motivo para o aquecimento global antropogênico.

    Bloquear a entrada de radiação solar não causa o aumento do aquecimento global.

    aquecimento global antropogênico: aquecimento causado pela ação humana.


ID
3210583
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A indústria do petróleo tem grande preocupação com os acidentes por vazamento, principalmente na etapa de transporte pelos mares.

A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Óleos leves, de baixa densidade, são mais tóxicos à vida aquática, principalmente aos micro-organismos, quando comparados com os de alta densidade.
( ) Óleos mais pesados causam um efeito físico de recobrimento à fauna e flora maior que os óleos mais leves.
( ) O querosene é um exemplo de óleo persistente, que se dissipa mais vagarosamente da superfície do corpo d’água.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A terceira alternativa está errada, pois o querosene é um óleo não persistente, o que quer dizer que ele tende a desaparecer rapidamente da superfície do mar, assim como a gasolina nafta e óleos leves.

    Já os óleos crus se dissipam mais devagar. Portanto o gabarito correto é a letra A


ID
3254668
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre recuperação de área degradada e os conceitos de restauração ecológica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Área restaurada é a restituição do ecossistema degradado a uma condição o mais próximo possível da sua condição original.

    Área recuperada é a restituição do ecossistema degradado a uma condição não degradada e que pode ser diferente da sua condição original


ID
3264295
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nas zoonoses, o ciclo epidémico ocorre no ambiente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. - C

    Zoonoses é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos”. A transmissão pode ocorrer de forma:

    ---> Direta

    através do contato com secreções (saliva, sangue, urina, fezes) ou contato físico como arranhaduras ou mordeduras.

    ---> Indireta

    pode acontecer por meio de vetores como mosquitos e pulgas, por contato indireto com secreções, pelo consumo de alimento contaminado com o agente (viral, bacteriano, fúngico ou parasitário).