SóProvas


ID
1079269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O ordenamento dos recursos florestais no Brasil é regido por vários instrumentos, tais como: a Lei nº 4.771/1965, que criou o Código Florestal Brasileiro; a Lei nº 11.284/2006, que instituiu o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e criou o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF); as instruções normativas do IBAMA e do MMA.

Acerca do que dispõe os instrumentos referidos acima, julgue os itens a seguir.

Os tratamentos pós-exploratórios em um manejo de baixo impacto incluem remover cipós para evitar danos às árvores reservadas para o próximo ciclo, desbastar e liberar copas de árvores não comerciais que estejam competindo com espécies comerciais marcadas para o próximo corte, e plantio de enriquecimento em clareiras ou áreas de cipós com espécies comerciais.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta.

  • ERRADA

    Os tratamentos pré-exploratórios:

    -Remover cipós para evitar danos às árvores reservadas para o próximo ciclo

    - Desbastar e liberar copas de árvores não comerciais que estejam competindo com espécies comerciais marcadas para o próximo corte

    - Plantio de enriquecimento em clareiras ou áreas de cipós com espécies comerciais

    Os tratamento pós-exploratórios:

    - Avaliação de danos

    - Desperdícios e impactos que irão ocorrer na área a ser manejada

    -O monitoramento do crescimento e produção da floresta

    -O desenvolvimento de tratamentos silviculturais(crescimento sadio), manutenção da infraestrutura(patio de armazenamento, dormitorio..) permanente, medidas de proteção florestal e coletas de dados do inventário contínuo.

  • Retirado de material do SFB a respeito de Manejo Florestal Sustentável:

    F) ATIVIDADES PÓS-EXPLORATÓRIAS

    Consistem em tratamentos silviculturais

    Incluem a liberação de árvores comerciais através do corte ou anelamento (processo que retira a casca da árvore numa forma de anel, o que impede que o transporte de seiva causando sua morte) de árvores competidoras, corte de cipós, plantio de enriquecimento (árvores de valor comercial) em clareiras, entre outros.

    A maioria destes tratamentos visa aumentar o valor futuro de florestas de produção, ao mesmo tempo em que gera benefícios ecológicos para as espécies comerciais que porventura tenham sido afetadas pela exploração.