-
ERRADA,
Segundo Chiavenato (2004, p.103), as teorias mais conhecidas referem-se a três estilosde liderança: autocrático, liberal e democrático.
• liderançaautocrática. O líder centraliza as decisões e impõem ordens ao grupo. É o tipo do líder que não aceita opinião do grupo, não entende as necessidades e os problemas das pessoas. Noentanto, as pessoas que trabalham juntos são agressivas, não demonstrasatisfação em realizar uma tarefa que gosta de fazer, pois são pessoas quetrabalham sobre pressão do líder. Onde o mesmo não influencia aspessoas a trabalhar a favor juntos com objetivos de resultados a empresa,criando dentro da sua equipe amigos e parceiros, com espontaneidade,iniciativa para realizar as tarefas. (CHIAVENATO 2004, p. 103);
• liderançaliberal. É quando o líder delega as atividades ao grupo, e não faz acompanhamento das tarefas, onde a produção ébaixa, pois desperdiçava muito tempo com problemas pessoais,onde as pessoas são muito individualistas e não respeita o líder.(CHIAVENATO 2004, p. 103);
• liderançademocrática. O líder trabalha junto ao subordinado, ele conduz e orienta a equipe a realizar as tarefas. Mesmo na sua ausência as tarefas são realizadas como se estive-se, o líder democrático ele se comunica espontaneamente e forma grupos de amizades e um bom relacionamento entre sua equipe. (CHIAVENATO 2004, p. 103).
http://www.biblioteca.ajes.edu.br/arquivos/monografia_20120317192801.pdf
-
Trata-se de uma liderança do tipo democrático, na qual o líder orienta a equipe a realizar as tarefas
-
O líder nem interfere ...
-
O erro da questão é dizer que o líder liberal é voltado para tarefa. Esse estilo de liderança é voltada para RESULTADOS. O estilo de liderança voltado para tarefas é o autocrata/ diretivo.
-
QUESTÃO ERRADA. O líder voltado para as tarefas é o líder autocrático.
-
ERRADO.
LIBERAL
Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.
-
Liberal = tá pouco se fudendo
-
ERRADO
Quem enfatiza as tarefas é o líder autocrático. Vejam a questão abaixo:
(Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPS Prova: Administrador)
O estilo de liderança adotado por uma organização influi direta e indiretamente em seus resultados. No caso da liderança orientada para tarefas, a autocracia e o autoritarismo são características marcantes. Já no estilo de liderança voltado para as pessoas, as características são democracia e participação dos funcionários.(CERTO)
-
De acordo com Ribas (2013), todas as teorias de liderança, tanto na abordagem de estilo de liderança quanto na situacional, é possível observar a dicotimia Pessoa X Tarefas/Produção.
O erro da questão consiste em dizer que a liderança liberal está voltada para tarefas, sendo que ela é voltada para as pessoas.
Um gerente que adota um estilo de liderança liberal obtem resultados por intermédio de sua equipe. Entretanto, as decisões e orientação são dadas, desde que solicitadas em grupo.
-
Liderança
a) Autocrática: é aquela exercida com autoridade. Está voltada para o líder. Pode -se dizer que ela produz mais resultados, porém a frustação e agressividade dos liderados tendem a ser maiores.;
b) Democrática: considera a opinião e participação dos liderados no processo de liderança. Está voltada para os liderados e o líder;
c) Liberal: dá grande liberdade ao grupo - apresenta as alternativas para o grupo e cabe a eles tomar decisões. Como regra geral, na liderança liberal, o líder só participa quando é demandado pelo grupo.
Cabe destacar que na divisão do trabalho, na democrática - o grupo é responsável por decidir sobre a divisão das tarefas, porém cada pessoa escolhe seu parceiro; já na liberal - o grupo divide as tarefas e escolhe os colegas.
-
Líder Liberal
▪ Participação mínima, apenas quando solicitado
▪ Não se preocupa nem com o trabalho nem com as pessoas
▪ Funcionários agressivos
▪ Líder passivo
LIDERANÇA LIBERAL
▪ Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
▪ A participação do líder no debate é pouca, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;
▪ Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
▪ O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos. O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.
Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime
Liderança liberal (laissez-faire) dá grande liberdade ao grupo – apresenta as alternativas para o grupo, mas cabe a eles tomar decisões. O líder só participa quando solicitado pelo grupo. Trata-se de uma liderança voltada para os liderados.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
No bom e velho palavreado: O líder liberal quer que tudo se dane. Os funcionários que direcionem as tarefas do jeito que melhor acharem, as responsabilidades também são transferidas aos funcionários. Líderes totalmente ausentes e omissos.
-
O gerente liberal é aquele que deixa a tomada de decisão em relação às atividades e tarefas a cargo do grupo. Trata-se de um liderança empobrecida, na qual os indivíduos tem total liberdade e a participação do líder é mínima.
Gabarito: ERRADO