SóProvas


ID
1079644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito da administração de materiais, julgue os itens a seguir.

Entre as razões para alterações no leiaute de um armazém constam o aumento ou a redução das vendas ou da produção, a obsolescência iminente do produto e a adequação do equipamento existente.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Entre as razões para alterações no leiaute de um armazém constam:

    o aumento ou a redução das vendas;

     produção, a obsolescência iminente do produto;

     a adequação do equipamento existente.

  • Mais informações sobre layout de armazém... http://pt.wikipedia.org/wiki/Layout_de_armaz%C3%A9m 


  • Dias, p.148:

    Razões para alteração no layout:

    C) VARIAÇÃO NA DEMANDA

    Um aumento ou uma redução das vendas ou produção justifica estudos de capacidade ociosa, obsolescência iminente do produto, adequação do equipamento existente, todos perfeitamente enquadrados dentro das finalidades do layout.


  • As seguintes situações originam uma mudança de layout:

    a) Modificação do produto

    b) Lançamento de produto

    c) Variação na demanda

    d) Obsolência das instalações

    e) Ambiente de trabalho inadequado

    f) Índice elevado de acidentes

    g) Mudança na localização do mercado consumidor

    h) Redução dos custos

     

    Fonte: Marco Aurélio Dias - Administração de Materiais.

  • O item está CERTO

    ► MODIFICAÇÃO DO PRODUTO:

    Mercados altamente competitivos exigem muitas vezes modificações periódi­cas dos produtos, que afetam os equipamentos, a mão de obra e às vezes a área disponível. 

    ► LANÇAMENTOS DE PRODUTO:

    O desenvolvimento de um novo produto, ou mesmo a interrupção na fabrica­ção de um produto que figurava na linha normal de vendas, envolve modificações na estrutura de armazenagem; o novo layout deve ser desenvolvido ao mesmo tempo que o novo produto passa pelo estágio do planejamento do processo de fabricação. 

    ► VARIAÇÃO NA DEMANDA:

    Um aumento ou uma redução das vendas ou produção justifica estudos de ca­pacidade ociosa, obsolescência iminente do produto, adequação do equipamento existente, todos perfeitamente enquadrados dentro das finalidades do layout. 

    ► OBSOLESCÊNCIA DAS INSTALAÇÕES:

    Procedimentos, equipamentos e mesmo a edificação podem tornar-se um en­trave na armazenagem de determinado produto. O problema do equipamento é o que menos afeta o layout nestes casos; a obsolescência de um processo exige, por outro lado, modificações sensíveis, ao passo que, no caso da edificação, o layout pode indicar a conveniência em se ampliarem as instalações, uma construção de novo bloco ou mesmo a mudança completa do depósito. 

    ► AMBIENTE DE TRABALHO INADEQUADO:

    O layout deve levar em conta as modificações necessárias para atenuar o efeito do ruído, das temperaturas anormais, presença de agentes agressivos, enfim, to­dos os fatores que podem afetar o rendimento de trabalho do elemento humano. O estudo e a disposição das estações de trabalho, acesso a materiais e ferramental fazem parte deste tópico.

    ► ÍNDICE ELEVADO DE ACIDENTES:

    Fazem parte dos estudos de layout a localização de uma série de instalações que possam atender em caráter de emergência os operários que entram em contato com produtos químicos altamente corrosivos, o isolamento ou confinamento de certos locais de trabalho, o dimensionamento e a demarcação de corredores, pas­sagens, áreas de tráfego de veículos, obstruções etc., tendo por finalidade não só a proteção como também eventual atendimento de emergência de acidentados. 

    ► MUDANÇA NA LOCALIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR:

    É um problema que, não tendo influência direta, age como reflexo no layout, já que a necessidade na relocação de um depósito envolve novo estudo de layout. 

    ► REDUÇÃO DOS CUSTOS:

    Um melhor aproveitamento da edificação da mão de obra e dos equipamen­tos, produtos de um layout adequado, traz consigo uma redução nos custos não só de estocagem, como também de manutenção.

    DIAS, M. A. P.. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010.