SóProvas


ID
1080322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere ao sistema viário urbano, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O dimensionamento mínimo de uma faixa de rolamento de uma via arterial é de 2 m. Dimensionamento mínimo é de 3,5 m. *Fonte: Mascaró, Loteamentos Urbanos, 2005

    B) Calçadas e passeios integram o mobiliário urbano de uma cidade, e não o sistema viário. Calçadas e passeios integram o sistema viário.

    CALÇADA - parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins. 

    PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas. *Fonte: Código de Trânsito Brasileiro

    C) O sistema viário em que predominem conversões à direita está mais sujeito a situações de conflito de trânsito que o sistema em que predominem conversões em desnível. CORRETA!

    D) A velocidade máxima permitida nas vias locais é de 60 km/h. 80 km/h – Via de Trânsito Rápido – vias com diversas faixas, sem semáforos, sem trânsito de pedestres e com grande extensão.

    60 km/h – Via Arterial – avenidas com semáforos, cruzamentos e grande fluxo de trânsito, que ligam regiões de uma cidade.

    40 km/h – Via Coletora – ruas que permitem o acesso e saída das vias arteriais, normalmente com semáforos e que permitem a circulação dentro de uma região da cidade.

    30 km/h – Via Local – ruas de pequeno porte, com cruzamentos sem semáforo, pouco fluxo de trânsito e utilizadas normalmente para circulação local. *Fonte: Código de Trânsito Brasileiro

    E) As vias em cul-de-sac favorecem o sistema de coleta de resíduos sólidos, visto que, nessas vias, o percurso do caminhão de coleta de lixo é menor que nas demais. As vias em cul-de-sac dificultam o sistema de coleta de lixo.

    São vias sem saída (se configuram como zona terminal de uma estrada ou arruamento), o que obriga o caminhão de coleta a realizar meia volta e voltar pelo mesmo trecho já percorrido, dificultando a otimização do trajeto.