A) CORRETA
B) Segundo o MCASP, as contas contábeis do PCASP são identificadas por códigos com 7 níveis de desdobramento, compostos por 9 dígitos
C) O plano de contas de uma entidade tem como objetivo atender, de maneira uniforme e sistematizada, o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade. Desta forma, proporciona maior flexibilidade no gerenciamento e consolidação dos dados e alcança as necessidades de informações dos usuários.(( MCASP VOLUME IV - PCASP).
D)Função – descrição da natureza dos atos e fatos registráveis na conta, explicando de forma clara e objetiva o papel desempenhado pela conta na escrituração ( MCASP VOLUME IV - PCASP).
E) Lançamentos de natureza patrimonial: apenas debitam e creditam contas das classes 1, 2, 3 e 4.
Lançamentos de natureza orçamentária: apenas debitam e creditam contas das classes 5 e 6.
Lançamentos de natureza de controle: apenas debitam e creditam contas das classes 7 e 8.
Sobre a alternativa A (GABARITO):
As contas contábeis podem ainda ser classificadas quanto à:
a) Natureza do saldo: i. Conta Devedora – aquela de possui saldo predominantemente devedor; ii. Conta Credora – aquela que possui saldo predominantemente credor; iii. Conta Híbrida ou Mista – aquela que possuí saldo devedor ou credor.
b) Variação na natureza do saldo: i. Conta Estável – aquela que só possui um tipo de saldo; ii. Conta Instável – aquela que possui saldo devedor ou credor.
c) Movimentação que sofrem: i. Conta Unilateral: aquelas que são utilizadas para lançamentos a débito ou a crédito exclusivamente; ii. Conta Bilateral: aquela que são utilizadas para lançamentos a débito e a crédito;
d) Frequência das movimentações no período: i. Conta Estática: pouca movimentação no período; ii. Conta Dinâmica: frequente movimentação no período.
e) Necessidade de desdobramento: i. Conta Sintética: aquela que funciona como agregadora, possuindo conta em nível inferior; ii. Conta Analítica: aquela que recebe escrituração, não possuindo conta em nível inferior. (MCASP VOLUME IV -(Portaria STN nº467, de 6 de agosto de 2009).