SóProvas



Questões de Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP


ID
7780
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre o Plano de Contas da Administração Federal, não podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Correto: 7 níveis e 9 dígitos

    1° nível: Classe - X

    2° nível: Grupo - X

    3° nível: Subgrupo - X

    4° nível: Elemento - X

    5° nível: Subelemento - X

    6° nível: Item - XX

    7° nível: Subitem - XX




  • Questão desatualizada!


ID
10135
Banca
UNIRIO
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O sistema de contas contábeis em que está estruturado o Plano de Contas Único da Administração Federal tem, como principal finalidade,

Alternativas
Comentários
  • O sistema de contas contábeis em que está estruturado o Plano de Contas Único da Administração Federal tem como finalidade organizar as contas em classes, grupos, subgrupos, elemento, subelemento, item e subitem, objetivando facilitar a escrituração contábil dos principais atos e fatos praticados pelos gestores públicos.
  • A estrutura do plano de contas da União, concebida em 1986, com a finalidadeprecípua de facilitar o levantamento dos balanços exigidos pela Lei 4320/64, utilizou aestrutura da Lei 6404/76 para distribuir os grupos dentro das classes Ativo e Passivo,tendo em vista que ela representava um avanço em termos contábeis.

ID
44467
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando as regras atuais adotadas na contabilidade pública federal e tendo em vista os procedimentos utilizados no Sistema de Administração Financeira - Siafi, assinale a opção que indica uma afirmação correta em relação ao Plano de Contas Único da Administração Federal.

Alternativas
Comentários
  • Letra A) As contas analíticas (nível em que recebe lançamento) são aquelas localizadas no último nível do código das contas. Errado.

    As contas mais analíticas são a de número 6 e a de número 7 (item e subitem). Entretanto, se não for possível a tomada de decisão mesmo com todos esses subsídios, o SIAFI possibilita o uso da tabela de contas-correntes contábeis, que contém um código formado por 14 dígitos, suficientes para comportar um CNPJ. Os lançamentos das contas devem ser feitos no 5º nível, em subelemento.

    Letra B) A estrutura das contas do passivo não obedece ao critério de exigibilidade das obrigações por determinação da Lei n. 4.320/64. Errado. 

    Em relação à estrutura obedece sim, o que muda é a nomenclatura.

    Letra C) A estrutura do código da conta em nove dígitos permite que seja utilizada a classificação econômica da despesa no código das contas de despesa. Correta.

  • Letra D) A estrutura do Plano de Contas da Administração Federal guarda relação direta com a estrutura e nomenclatura do Balanço Patrimonial determinado pela Lei n. 4.320/64. Errado.

    A estrutura do BP no plano de contas da Administração Federal guarda sim relação direta com a estrutura do BP da Lei 4320, mas muda-se a nomenclatura.

    Ativo e Passivo financeiro têm a mesma nomenclatura tanto no plano de contas quanto na Lei 4320, mas o que para a lei 4320 é ativo permanente, no plano de contas vira ativo não financeiro da mesma forma que o passivo permamente na lei 4320 vira passivo não-financeiro no plano de contas.

    Letra E) As contas de resultado levadas à Demonstração das Variações Patrimoniais são as integrantes das classes cinco e seis somente. Errado.

    Estrutura básica:

    Natureza devedora: 1. Ativo; 3. Despesa; 5. Resultado diminutivo do exercício

    Natureza credora: 2.Passivo; 4. Receita; 6. Resultado aumentativo do exercício

    Sendo que as contas das classes 1 e 2 são patrimoniais e das classes 3, 4, 5 e 6 são de resultado, portanto são estas que integram a DVP e não somente a 5 e 6.


ID
47893
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do Plano de Contas da Administração Estadual, é correto afirmar, exceto:

Alternativas

ID
59824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No governo federal, o plano de contas é composto por seis
classes de contas: ativo, passivo, despesa, receita, resultado
diminutivo do exercício e resultado aumentativo do exercício.
Com relação às características dessas classes de contas
públicas, julgue os próximos itens.

As contas do ativo, da despesa e do resultado diminutivo do exercício são de natureza devedora, pois aumentam seu saldo mediante débito e diminuem mediante crédito.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esta questão. Alguém pode me explicar?
  • AUMENTA O SEU SALDO QUANDO RECEBE UM LANÇAMENTO A DÉBITO:- AS CONTAS DE ATIVO ... EX: CONTA BANCO- AS CONTAS DE DESPESA ....EX: DESPESA COM PESSOAL- O RESULTADO DIMINUTIVO (VARIAÇÕES PASSIVAS) OBS: AS VARIAÇÕES PASSIVAS, EMBORA SEJAM PASSIVAS, ELAS RECEBEM LANÇAMENTO A DÉBITO, NO SISTEMA PATRIMONIAL, AUMENTANDO, PORTANTO, SEU SALDO.
  • Boa Tarde

    As contas do Ativo, Despesa e Resultado Diminutivo do Exercício são de natureza devedora. As

    contas do Passivo, Receita e Resultado Aumentativo são de natureza credora. Ao

    final do exercício, os saldos das contas de Receita e Despesa são transportados para

    o Resultado Aumentativo ou Diminutivo do Exercício.

     


ID
59827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No governo federal, o plano de contas é composto por seis
classes de contas: ativo, passivo, despesa, receita, resultado
diminutivo do exercício e resultado aumentativo do exercício.
Com relação às características dessas classes de contas
públicas, julgue os próximos itens.

Por meio do confronto entre as contas de despesas e de receitas, é apurado o resultado patrimonial do exercício.

Alternativas
Comentários
  • pOR MEIO DO CONFRONTO ENTRE A RECEITA, DESPESA, RESULTADO AUMENTATIVO E RESULTADO DIMINUTIVO EH QUE SE ENCONTRA O RESULTADO PATRIMONIAL DO EXERCICIO.
  • Corresponde à diferença entre o Ativo Real e o Passivo Real, apresentado no balanço, caracterizando o resultado ou saldo patrimonial, conforme resumo a seguir:ATIVO REAL> PASSIVO REAL = ATIVO REAL LÍQUIDOATIVO REAL
  • A questão foi muito vaga. Pelo comando da questão não se pode afirmar que tipo de resultado é encontrado. Mas pode-se afirmar que o resultado financeiro é encontrado pela diferença entre receitas e despesas, apuradas no BF e o resultado econômico é encontrado pela diferença entra as varições ativas e passivas e o resultado orçamentário pela diferença entre receitas e despesas orçamentárias no BO. No balanço patrimonial pode-se encontrar o resultado patrimonial acumulado, que pode ser o Ativo Real Líquido ou o Passivo Real a Descoberto. Logo pelo confronto entre as contas de despesas e de receitas, NÃO é apurado o resultado patrimonial do exercício.
  • Para mim, a questão é bem clara.Por meio do confronto entre as contas de despesas e de receitas, é apurado o resultado patrimonial do exercício?NÃO!Por meio do confronto entre as contas de despesas e de receitas pode-se apurar o resultado orçamentário ou o resultado financeiro do exercício. O resultado patrimonial é apurado por meio da confrontação entre as variações patrimoniais ativas e passivas.Questão ERRADA
  • Questão muito vaga, o resultado patrimonial é apurado na demonstração das variações patrimoniais conforme art 104 da lei 4.320, que é composto pelas contas de classe 3,4,5,6 a seguir expostas:4- Receita 3- Despesa 6- Resulatdo Aumentativo 5- Resultado diminuitivoonde, resultado patrimonial = (4 + 6)- (3 + 5)
  • A NBC T 16.6 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, trata da matéria de forma objetiva.

    O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais ativas e passivas.

    Bons estudos!!
  • Por meio do confronto entre as contas de despesas e de receitas, é apurado o resultado patrimonial do exercício. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
     

    5. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
    5.1. INTRODUÇÃO


    A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
    A elaboração da DVP tem por base as contas contábeis do modelo de Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), utilizando-se as classes 3 (variações patrimoniais diminutivas – VPD) e 4 (variações patrimoniais aumentativas – VPA). Caso haja contas intraorçamentárias, estas devem ser excluídas para fins de consolidação das demonstrações contábeis no âmbito de cada ente. Entretanto, se as demonstrações contábeis se referirem apenas às contas de um órgão, uma entidade ou uma empresa pública, então não há exclusão das contas intraorçamentárias.
    O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.
     


ID
59833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A tabela de eventos é parte integrante do plano de contas da
administração pública federal. A respeito dessa tabela, julgue
os itens subseqüentes.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) é o órgão responsável pela administração da referida tabela de eventos.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria que alguém explique com maior detalhe a resoulução desta questão.
  • A tabela de eventos é o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e/ou documentos de entrada no 8siafi/siafem para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis automáticos. O fundamento lógico do Siafi é o evento. O evento possibilita que os servidores executem a contabilidade pública de forma padronizada em todo território nacional, evitando disfunções, disparidades, erros ou enganos. Os eventos estão organizados em uma Tabela. Através dessa tabela o usuário do sistema consulta e registra todos os atos e fatos econômico-financeiros e administrativos de forma padronizada. De posse da tabela de eventos basta o servidor pode consultar e encontrar o evento apropriado para realizar o registro contábil. O órgão responsável pela administração da referida tabela de eventos é a Secretaria do Tesouro Nacional – STN, através da Coordenação-Geral de Contabilidade – CCONT. A função do SERPRO é administrar e manter a rede (sistema siafi), tais como: avaliar a solicitação de atualização de conexão, atender aos pedidos de atualização de conexão, caso pertinente ou informar os motivos do não atendimento, instalar/atualizar a conexãoà Rede Serpro. (Ponto dos concursos).
  • Caro Reginaldo, então a pegadinda da questão consiste em confundir a real função do SEEPRO, que na realidade não é responsável pela administração da tabela de eventos e sim pela manutenção da conexão do Sistema SIAFI. Valeu!
  • Resposta: Errado.

    A Instrução Normativa 08/1996 da STN atribui a Coordenação-Geral de Contabilidade a responsabilidade sobre o Plano de Contas e Eventos no que diz respeito a Adição, Exclusão e alteração.

  • Item 5.3 do documento Tabela de Eventos (www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/360403/TABELA+DE+EVENTOS+abril+2015.pdf/9f0a1401-8538-4311-8bdd-4c91db73bedd):

     

    A coordenação-geral de contabilidade da STN é o órgão responsável pela administração da tabela de eventos.

     

    Gabarito: errado

  • Gab. Errado

    A tabela de eventos é parte integrante do plano de contas da administração publica federal. A Coordenação-Geral de Contabilidade da STN é o órgão responsável pela administração da Tabela de Eventos.

  • COLABORANDO

    O Serpro (1986) foi um parceira da STN , para desenvolver o Sistema SIAFI (Entrou em operação em Jan-1987, inicialmente no P.Executivo), depois, mais adiante, para demais poderes e entidades do setor público .

    Bons estudos.


ID
59836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A tabela de eventos é parte integrante do plano de contas da
administração pública federal. A respeito dessa tabela, julgue
os itens subseqüentes.

Para serem validados no Serviço Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), os documentos de entrada de dados devem conter, em termos contábeis, eventos que, no todo, completem as partidas dobradas.

Alternativas

ID
79921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do plano de contas da administração pública federal, julgue o item que se segue.

O gerenciamento do plano de contas cabe ao Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), que fica autorizado, sempre que necessário, a criar, extinguir, especificar, desdobrar, detalhar e codificar contas, eventos e indicadores contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Cabe à Coordenação-Geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional o gerenciamento do plano de contas, exercendo as atividades mencionadas na questão. É o que consta da IN nº 8 da STN de 14/11/1996.
  • Quem é responsável pelo Plano de Contas é a STN

     

  • STN é o órgão central que responde pelo Plano contas serv. pub. e tb. pelo sistema SIAFI.

    Bons estudos.

  • Gab. Errado

    De acordo com a Instrução Normativa 08/1996 da STN, cabe à Coordenação-Geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional o gerenciamento do plano de contas.

    --

    " 2. Cabe à Coordenação-Geral de Contabilidade desta Secretaria o gerenciamento do Plano de Contas, ficando autorizada, sempre que necessário, a:

    2.1 Expedir e manter o Plano de Contas da União, de acordo com a evolução tecnológica e dos serviços;

    2.2 Criar, extinguir, especificar, desdobrar, detalhar e codificar contas, eventos indicadores contábeis;

    2.3 Baixar normas e instruções complementares sobre o Plano de Contas, compreendendo os procedimentos contábeis decorrentes de sua utilização; e 

    2.4 Promover as alterações e ajustes necessários à utilização do Plano de Contas, observada sua estruturação básica." 


ID
92137
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No Plano de Contas utilizado pelo SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), as contas do Ativo são divididas em

Alternativas
Comentários
  • O Plano de Contas Único da Administração Pública Federal, estruturado com o propósito de atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro contábil dos atos e fatos relacionados com os recursos do Tesouro Nacional está estruturado em CONTAS de sete níveis. O nível máximo de agregação, que é o primeiro desdobramento, é a Classe. A classe é desdobrada em seis contas, sendo 4 delas de resultado: 1- ativo (contas devedoras); 2- passivo (contas credoras); 3- despesa, 4- receita, 5- resultado do exercício e 6- resultado do exercício (contas de resultado). Repare que há 2 contas de classe com o mesmo nome, "resultado do exercício". O segundo desdobramento refere-se aos Grupos. O grupo do ativo (a que se refere a questão) é dividido em quatro contas: 1- circulante; 2- realizável a longo prazo; 3- permanente; 4- ativo compensado.Já a classe passivo divide-se em 5 grupos: 1- circulante; 2- exigível a longo prazo; 3 resultado de exercícios futuros; 4- patrimônio líquido; 5 passivo compensado.
  • Uma simples observação.As classes de contas ímpares (1,3,5), respectivamente Ativo, Despesa e Resultado Diminutivo, são classes de contas de origem devedora(aumentam seus saldos com um débido), e as classes pares (2,4,6), respectivamente Passivo, Receitas e Resultado Aumentativo, são classes de contas de origem Credora (aumentam seus saldos com um crédito).
  • O ativo compreende os seguintes grupos de contas:ATIVO CIRCULANTE;ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO;ATIVO PERMANENTE;ATIVO COMPENSADO.O ativo circulante compreende as disponibilidades de numerário, como outros bens e direitos pendentes ou em circulação, realizáveis até o término do exercício seguinte, tendo como base 31/12.No ativo realizável a longo prazo são registrados os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte.No ativo permanente estão registrados os investimentos de caráter permanente, as imobilizações, bem como despesas diferidas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício.O ativo compensado compreende contas com função precípua de controle, relacionadas a situações não compreendidas no patrimônio, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo, inclusive as que dizem respeito a atos e fatos ligados a execução orçamentária e financeira. O ativo e passivo compensados controlam, entre outras, as seguintes contas:Contas e natureza orçamentária: controle da receita e da despesa:Controle dos restos a pagar.Atos administrativos potenciais — contratos, garantias, avais, fianças, hipotecas, seguros, diversos responsáveis, etc.Controle da programação financeira;
  • “O segundo nível representa o desdobramento da classe, cuja estruturação básica do plano de contas, em nível classe/grupo, consiste na seguinte disposição:
    1. Ativo - 1.1 Circulante, 1.2 Realizável a longo prazo, 1.4 Permanente, 1.9 Ativo compensado
    2. Passivo – 2.1 Circulante, 2.2 Exigível a longo prazo, 2.3 Resultado de exercícios futuros, 2.4 Patrimônio líquido, 2.9 Passivo compensado
    3. Despesa – 3.3 Despesas correntes, 3.4 Despesas de capital
    4.  Receita – 4.1 Receitas correntes, 4.2 Receitas de capital, 4.9 (*) Deduções da receita
    5. Resultado do Exercício – 5.1 Resultado orçamentário, 5.2 Resultado extra-orçamentário
    6. Resultado do Exercício – 6.1 Resultado orçamentário, 6.2 Resultado extra-orçamentário, 6.3 Resultado apurado"
     
    Fonte: AFO – Administração Financeira e Orçamentária       3ª Ed.    Página 314
    Autor: Sérgio Jund
  • Ano 2019 ---> Gabarito TOTALMENTE DEFASADO, atualmente o Ativo tem 2 grupos (AC e ANC).

    Bons estudos.


ID
111028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das diversas espécies de operações bancárias e suas
contabilizações e da apuração de seus resultados contábeis, julgue
os itens subseqüentes.

O redesconto é uma rubrica específica, operada pelo BACEN, pela qual os bancos buscam recursos para atender a uma linha de crédito especial.

Alternativas
Comentários
  • Existem duas operações de redesconto no Brasil: redescontos de liquidez ou redescontos especiais. Os redescontos especiais são refinanciamentos de operações específicas, previstas por lei como financiamentos de produtos agrícolas, à exportação de manufaturados etc.

ID
129133
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A estrutura básica do Plano de Contas da União em nível de classe/grupo consiste na seguinte disposição:

Alternativas
Comentários
  • O plano de contas da união em nivel de classe se subdivide em:

    1- Ativo;
    2- Passivo;
    3- Despesa
    4- Receita
    5- Resultado diminutivo do exercício
    6- Resultado aumentavo do exercício

  • Questão desatualizada.



    O PCASP está dividido em 8 classes:
    1. Ativo;
    2. Passivo e Patrimônio Líquido;
    3. Variações Patrimoniais Diminutivas;
    4. Variações Patrimoniais Aumentativas;
    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento;
    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento;
    7. Controles Devedores; e
    8. Controles Credores.

ID
142516
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o plano de contas da Administração Pública Federal, é correto afirmar que o Resultado Orçamentário aumentativo compreende

Alternativas
Comentários
  • O resultado orçamentário aumentativo compreende as receitas orçamentárias, as interferências ativas e as mutações patrimoniais ativas resultantes da execução orçamentária.         
  • As interferências (ativas ou passivas) podem contem resultados extraorçamentários, assim com os restos a pagar, e os resultados que independam da  execução orçamentária.


ID
218398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da estrutura do plano de contas da administração pública federal e dos fundamentos lógicos da tabela de eventos, julgue o item abaixo.

A conta corrente (código variável) permite o tratamento de informações conforme a individualização exigida pela conta objeto do detalhamento, de acordo com a tabela própria estruturada e cadastrada para permitir maior flexibilidade no gerenciamento dos dados necessários.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é sobre estrutura das contas do plano de contas dentro do SIAFI, foi retirada do manual do SIAFI no site da STN.

    Transcrevo abaixo o trecho do manual:

     

    "4.1.3 - ESTRUTURA

     

    4.1.3.1 - As Contas estão estruturadas por níveis de desdobramento, classificadas e codificadas de modo a

    facilitar o conhecimento e a análise da situação orçamentária, financeira e patrimonial, da seguinte forma:

     

     

    X X X X X XX XX CÓDIGO VARIÁVEL

    | | | | | | | |

    1º NÍVEL - CLASSE____| | | | | | | |

    2º NÍVEL - GRUPO________| | | | | | |

    3º NÍVEL - SUBGRUPO________| | | | | |

    4º NÍVEL - ELEMENTO___________| | | | |

    5º NÍVEL - SUBELEMENTO___________| | | |

    6º NÍVEL - ITEM_____________________| | |

    7º NÍVEL - SUBITEM______________________| |

    CONTA CORRENTE ______________________________|

     

     

    ...

    4.1.3.3 - A conta corrente ( código variável ) permite o tratamento de informações conforme a individualização

    exigida pela conta objeto do detalhamento, de acordo com a tabela própria estruturada e cadastrada para

    permitir maior flexibilidade no gerenciamento dos dados necessários." (Grifo meu)

     

     


ID
223102
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Plano de Contas adotado na Administração Pública Federal é estruturado em sete níveis. A conta Ativo identificada pelo dígito 1 classifica-se por

Alternativas
Comentários
  •  

    O Plano de Contas da Adm. Pública Federal compreende 7 níveis de desdobramentos.

    São eles:

    1º Nível – Classe;

    2º Nível – Grupo;

    3º Nível – Subgrupo;

    4ºNível – Elemento;

    5º Nível – Subelemento;

    6º Nível – Item;

    7º Nível – Subitem.

  • Novo plano de contas da União (vigente a partir do exercício financeiro de 2012).

    Nível Dígito Conta
    Classe 1 Ativo
    Grupo 1 Ativo Circulante
    Subgrupo 1 Caixa e Equivalentes de Caixa
    Título 1 Caixa e Equivalentes de Caixa em moeda Nacional
    Subtítulo 1 Caixa e Equivalentes de Caixa em moeda Nacional - Extra OFSS
    Item 01 Caixa
    Subitem 00 -
    Manual completo de contabilidade Pública - Deusvaldo Carvalho e Márcio Ceccato.


ID
241954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item subsequente, que se refere aos conceitos de
contas no setor público.

A conta é o título representativo da composição, da variação e do estado do patrimônio.

Alternativas
Comentários
  •  A Conta é o título representativo da composição, variação e estado do patrimônio, bem como de bens, direitos, obrigações e situações nele não compreendidas, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo, exigindo por isso controle contábil específico.



    FONTE: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020600


ID
241960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a conceitos do plano de contas
da administração pública federal.

Por meio da relação de contas e tabelas, o plano de contas da administração pública federal permite a manutenção de um sistema integrado de informações orçamentárias, financeiras e patrimoniais da administração pública federal, estadual e municipal.

Alternativas
Comentários
  • O plano de contas da Adm Pública Federal como o próprio nome diz é usado no ambito da UNIÃO(Adm Direta e Indireta).

  • O Plano de Contas FEDERAL mantém informações no âmbito federal.
  • Questão desatualizada, segundo o MCASP 2013, p. 5 - "desde a criação desse grupo técnico têm sido realizados estudos e discussões com a participação de diversos órgãos e entidades técnicas representativas da sociedade, que resultaram nas seguintes diretrizes para o PCASP:
     
    I. Adoção de estrutura de plano de contas padronizada nas três esferas de governo, para fins de consolidação nacional e compatibilização com a elaboração de relatórios e demonstrativos previstos na legislação vigente e nas normas de contabilidade, e para, ainda, contemplar peculiaridades inerentes às empresas estatais dependentes, sendo facultativo para as empresas estatais independentes;
    [...]
    III. Divulgação da estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, com prazo para implantação facultativa a partir de 2010 e obrigatória em 2012 para a União, Estados e DF e em 2013 para os Municípios;
    [...] (grifo meu).

    Logo, a questão está certa.
  • Concordo plenamente com o comentário do nosso companheiro acima. Questão desatualizada.
    Basta o “nome completo” do MCASP / Plano de Contas: “MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO / PARTE IV – PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO / Aplicado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios”.
    Se não bastar o nome, então a gente lê a página 12:
    “CAMPO DE APLICAÇÃO
    O campo de aplicação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público abrange todas as entidades governamentais, exceto as estatais independentes, cuja utilização é facultativa. 
    O PCASP deve ser utilizado por todos os Poderes de cada ente da Federação, seus fundos, órgãos, autarquias, inclusive especiais, e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, bem como pelas empresas estatais dependentes. 
    As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.”
    Baixe o MCASP / Plano de Contas:
    http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Parte_IV_PCASP2012.pdf
    Espero ter contribuído.
    Bons estudos!
  • Entendo que a questão ainda é atual. Veja bem, a Portaria STN nº 437/2012, que trata do Plano de Contas Aplicado ao Setor público, Fala de um Plano de Contas Padronizado. Porém, permite ao DF, Estados e Municípios uma certa liberdade quando diz que estes poderão estender o nível de detalhamento além do 7º Nível.


    Dessa forma, na prática teremos (e temos) planos de contas diferentes, embora sejam padronizados. Seria impossível criar um Plano de contas único para todos os entes prevendo as mínimas peculiaridades existentes entre eles.


    Espero ter ajudado! Abraços e Bons Estudos.


ID
241963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a conceitos do plano de contas
da administração pública federal.

O plano de contas da União é adotado por todas as unidades gestoras do Sistema Integrado de Administração Financeira dos Estados e Municípios (SIAFEM), ou que o integrem sob a modalidade de uso total ou parcial.

Alternativas
Comentários
  • O Plano de Contas é adotado por todas as UG integrantes do SIAFI, ou que venham a integrá-lo, sob a modalidade de uso total,
  • Orgão ----total /parcial

    Unidade gestora----on-line/ off-line

ID
241966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a conceitos do plano de contas
da administração pública federal.

O plano de contas tem o propósito de atender ao registro contábil dos atos e fatos relacionados com os recursos colocados à disposição dos órgãos da administração direta e indireta.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta:

    2.3 - O Plano de Contas tem o propósito de atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro contábil dos atos e fatos relacionados com os recursos colocados à disposição dos Órgãos da Administração Direta e Indireta, de forma a proporcionar maior flexibilidade no gerenciamento e consolidação dos dados e atender as necessidades de informações em todos os níveis da Administração Pública Federal...

    Fonte:
    http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020600

ID
241987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo aos conceitos, à função e ao funcionamento das contas do plano de contas único do setor público federal.

O agrupamento das contas de acordo com as suas funções possibilita o controle contábil dos direitos e das obrigações oriundos de ajustes, ou dos contratos de interesse da gestão.

Alternativas
Comentários
  • As Contas são agrupadas segundo suas funções, possibilitando:
    ...
    i) controlar contabilmente os direitos e obrigações oriundos de ajustes ou contratos de interesse da gestão.


ID
241990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo aos conceitos, à função e ao funcionamento das contas do plano de contas único do setor público federal.

As contas são estruturadas por tipo de crédito e por fonte de recursos, de modo a facilitar o conhecimento e a análise dos programas de governo.

Alternativas
Comentários
  • ATENÇÃO: Observem que o CESPE em algumas questões sobre Plano de Contas Único Federal misturam conceitos de Lei Orçamentária e Plano de Contas, tentado induzir o canditado a acreditar que se trata da mesma coisa, obviamente, induzi-lo ao erro.
  • Além do mais, eles estão associando fonte de recurso e tipo de crédito à análise dos programas. Um refere-se a receita e o outro a aplicação da mesma, despesa.
  • O PCU é estruturado em 7 níveis de desdobramento e 9 dígitos:
    • Classe (X)
    • Grupo (X)
    • Subgrupo (X)
    • Elemento (X)
    • Subelemento (X)
    • Item (XX)
    • Subitem (XX)
    Pode, ainda, haver um detalhamento maior, com um código denominado "conta-corrente", dependendo da necessidade :)
  • Pode-se dizer que a afirmação fere o princípio da Não-Afetação?

    PRINCÍPIO ORÇAMENTÁRIO DA NÃO AFETAÇÃO DA RECEITA

    Tal princípio encontra-se consagrado, como regra geral, no inciso IV do art. 167 da Constituição Federal de 1988, quando veda a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa

  • Tipo de crédito - ordinário extraordinário (diz respeito à autorização de despesa na Lei orçamentária), não tem a ver com os tipos de contas

    Fonte de recursos diz respeito a destinação que será dada a uma receita. Nada a ver, também, com contas do plano de contas único do setor público federal.

    Resposta: errado.


ID
241993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo aos conceitos, à função e ao funcionamento das contas do plano de contas único do setor público federal.

As funções das contas são identificadas pelo maior nível de agregação dos diversos grupos de despesas que compõem o setor público.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA

    Função = Missão institucional do órgão.  Maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor publico executar.

  • Conforme prescreve o MTO (2010, p.37): “A classificação funcional é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à  função, que pode
    ser traduzida como o maior nível de agregação
    das diversas áreas de atuação do setor público.”

    Mas....

    Se observar a classificação contábil, o maior nível de agregação ser a Classe.
    Classe. X Grupo.X Subgrupo.X Elemento.X Subelemento.X Item.XX Subitem.XX Sendo 7 desdobramento e 9 dígito.
  • A Belízia disse que, no caso do PCU, o maior nível de agregação sera classe.
    O item falou que era a função.
  • Típica pegadinha do CESPE para confundir os candidatos.

    A banca misturou o conceito de função constante no MTO (classificação funcional da despesa) na qual afirma que "a função representa o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público" com o conceito de função da conta que, segundo o MCASP 5ª edição, se trata da "descrição da natureza dos atos e fatos registráveis na conta, explicando de forma clara e objetiva o papel desempenhado pela conta na escrituração".



ID
257182
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O elemento que compõe o Plano de contas da Administração Federal e que contém a relação ordenada dos principais fatos contábeis rotineiros de um ente público, agrupadas de acordo com características comuns, é:

Alternativas
Comentários
  • Tabela de eventos é o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas ou documentos de entrada no SIAFI, para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis automáticos.

ID
260563
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com Plano de Contas da Administração Federal, o Ativo Circulante compreende

Alternativas
Comentários
  • Opção D) conforme http://www.tesouro.fazenda.gov.br/servicos/glossario/glossario_a.asp
  • Pelo Plano de Contas da União:

    Compreende os ativos que atendam a qualquer um dos seguintes critérios: sejam caixa ou equivalente de caixa; sejam realizáveis ou mantidos para venda ou consumo dentro do ciclo operacional da entidade; sejam mantidos primariamente para negociação; sejam realizáveis até o término do exercício seguinte.
  • Segundo a NBC T 16.2:

    O patrimônio público é estruturado em três grupos:

    (a) Ativos são recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços;

    (b) Passivos são obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços;

    (c) Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09)

    (...)

    6. Os ativos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos seguintes critérios:
    (a) estarem disponíveis para realização imediata;
    (b) tiverem a expectativa de realização até o término do exercício seguinte.

    7. Os demais ativos devem ser classificados como não circulante.

    8. Os passivos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos seguintes critérios:
    (a) corresponderem a valores exigíveis até o término do exercício seguinte;
    (b) corresponderem a valores de terceiros ou retenções em nome deles, quando a entidade do setor público for a fiel depositária, independentemente do prazo de exigibilidade.

    9. Os demais passivos devem ser classificados como não circulante.
  • Oi, people ;)

    Segundo o site do Tesouro Nacional,  Ativo Circulante = disponibilidades de numerário, recursos a receber, antecipações de despesa, bem como outros bens e direitos pendentes ou em circulação, realizáveis até o término do exercício seguinte.
  • Acredito que a questão esteja desatualizada, pois o MCASP, 6a Edição, trata da seguinte forma o Ativo Circulante:

     

    2.2.3. Ativo Circulante e Ativo não Circulante
    Os ativos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos seguintes critérios:
    a. estiverem disponíveis para realização imediata; e
    b. tiverem a expectativa de realização até doze meses após a data das demonstrações contábeis.

     

    A data das demonstrações contábeis pode não coincidir com o exercício social.

     

    A NBC T 16.2, com a redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13, traz o seguinte: 

     

    Para efeito desta Norma, entende-se por:

    Circulante: o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis até doze meses da data das demonstrações contábeis.

  • Questão desatualizada.

    Vejamos, MCASP 7ª edição, p. 388.

    Ativo Circulante


    Compreende os ativos que satisfazem um dos dois seguintes critérios:
            a. estarem disponíveis para realização imediata; ou
            b. terem expectativa de realização até doze meses da data das demonstrações contábeis.

    Compreende os ativos que atendam a qualquer um dos seguintes critérios: sejam caixa ou equivalente de caixa; sejam realizáveis ou mantidos para venda ou consumo dentro do ciclo operacional da entidade; sejam mantidos primariamente para negociação; sejam realizáveis no curto prazo.


ID
266524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere ao conceito, à estrutura e às contas do plano de
contas da administração pública federal, julgue os seguintes itens.

As contas do sistema de compensação devem ser controladas por lançamentos de segunda e de terceira fórmulas.

Alternativas
Comentários
  • O controle é feito por lançamento de 1ª fórmula.
     

  • As contas de compensação devem ter valores iguais em ambos os lados.
    Raciocinando por essa ótica, é difícil que seus lançamentos sejam feitos de outra forma de não seja em 1ª fórmula.
  • AS CONTAS DE COMPENSAÇÃO – também chamadas de contas de controle - são de utilização facultativa e quase não são usadas pelas empresas em geral.

    As contas de compensação registram os chamados atos administrativos, que são eventos que não alteram o patrimônio da entidade (por isso não precisam ser registrados), mas que podem vir a alterar no futuro (por isso que a entidade pode ter interesse administrativo em registrá-los).

    As contas de compensação caracterizam-se por constituírem um sistema fechado, ou seja, em um lançamento, se um débito é feito em uma conta de compensação, o crédito também deve ser feito em uma conta de compensação, diferentemente das contas patrimoniais e de resultado, que podem ser utilizadas conjuntamente em um mesmo lançamento contábil.

    NÃO VÃO PARA O BP, NEM RESULTADO.


ID
266527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere ao conceito, à estrutura e às contas do plano de
contas da administração pública federal, julgue os seguintes itens.

O primeiro nível da estrutura do plano de contas da administração pública representa a classificação sintética máxima na agregação das contas, sendo dividido em quatro classes, compostas pelas contas de ativo, passivo, receitas e despesas.

Alternativas
Comentários
  • São 6 classes.

    1 ATIVO                                                                                            2 PASSIVO
    3 DESPESA                                                                                    4 RECEITA
    5 RESULTADO DIMINUTIVO DO EXERCICIO                         6 RESULTADO AUMENTATIVO DO EXERCÍCIO
  • Pessoal,

    Cfme atualizações já vigentes (contudo, obrigatórias a partir de jan/2012):

    O PCASP está dividido em 8 classes: 1. Ativo; 2. Passivo e Patrimônio Líquido; 3. Variações Patrimoniais Diminutivas; 4. Variações Patrimoniais Aumentativas; 5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento; 6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento; 7. Controles Devedores; e 8. Controles Credores.

    MCASP Vol. IV, pág. 15

    Abs,

    SH.

    sergio.harger@gmail.com
  • Muita boa a observação de Sérgio. Já vi prova de concurso cobrando o novo plano de contas, por isso é bom saber os dois!

ID
266530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere ao conceito, à estrutura e às contas do plano de
contas da administração pública federal, julgue os seguintes itens.

Além dos sete níveis de desdobramento existentes no plano de contas da administração pública, deve-se considerar também um nível adicional de informação, relacionado com a conta-corrente.

Alternativas
Comentários
  • É um código variável (CNPJ, CPF, UG)

     

  • Bem, estou sofrendo muito para estudar Contabilidade Pública esse ano (2012), mas pelo que vi no Manual do STN a estrutura atual do plano de contas é a seguinte:

    1º nível - Classe
    2º nível - Grupo
    3º nível - Subgrupo
    4º nível - Título
    5º nível - Subtítulo

    6º nível - Item
    7º nível - Subitem


  • Não consegui achar a informação que diz "..relacionado com a conta-corrente". Mas de fato poderá haver outros níveis, conforme o MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - PARTE IV – PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO , 5 ed.

    "04.07.02 RELAÇÃO DE CONTAS 
    A relação ou elenco de contas é a disposição ordenada dos códigos e títulos das contas. 
    A estrutura básica do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, aplicável a toda a Federação, é 
    a seguinte: 
    Legenda dos níveis de desdobramento: 
    1° Nível – Classe 
    2º Nível – Grupo 
    3º Nível – Subgrupo 
    4º Nível – Título 
    5º Nível – Subtítulo 
    6º Nível – Item 
    7º Nível - Subitem 
    As contas poderão conter mais níveis do que os dispostos acima. "
  • Não entendi o porquê de ser considerada certa a questão!
    " Conta corrente, utilizada pela União, não é considerada um nível a mais de desdobramento, mas ism um código variável que permite o tratamento de informações conforme a individualização exigida pela conta objeto de detalhamento, conforme tabela própria de códigos estruturada e cadastrada, objetivando permitir mais flexibilidade no gerenciamento dos dados necessários" Manual Completo de Contabilidade Pública


ID
268660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à estrutura atual básica do plano de contas do governo federal, composta por seis classes de contas.

Todas as unidades gestoras do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), ou que venham a integrá-lo, sob a modalidade de uso total, devem adotar o plano de contas do governo federal.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manual do SIAFI, uma das características da utilização do sistema na modalidade de uso Total é a sujeição dos procedimentos orçamentários e financeiros do órgão ao tratamento padrão do SIAFI, incluindo o uso do plano de contas do governo federal.
  • IN/STN 03 de 2001:

    -é obrigatória a utilização do sistema na modalidade de uso total por

    parte dos órgãos e entidades do Poder Executivo que integram os

    Orçamentos: Fiscal e da Seguridade Social, ressalvadas as entidades de

    caráter financeiro;

    -é facultativo para os órgãos dos Poderes Legislativos e Judiciário,

    assim como para as demais entidades da Administração Indireta do

    Governo Federal, o uso do sistema na modalidade total.


ID
276877
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerado a forma como está estruturado o Plano de Contas Federal atual e o sistema de contas nele inserido, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O registro das operações devem obedecer a integridade dos sistemas contábeis de forma que as contrapartidas dos lançamentos sejam dentro do mesmo sistema. Correta. Depreende-se que os lançamentos contábeis guardam contrapartida dentro de cada subsistema de contas. O lançamento a débito no subsistema financeiro tem como contrapartida um lançamento a crédito no mesmo subsistema, caso contrário, surgiria um saldo devedor maior no subsistema financeiro e saldo credor menor em outro subsistema de contas, gerando desiquilíbrio nos dois subsistemas.

     b) O sistema orçamentário, estruturado para proporcionar o controle orçamentário, abrange todas as classes do plano. Incorreta - As classes abrangidas no Plano de contas são: Ativo, Passivo, Receita, Despesa, Resultado Diminutivo e Aumentativo. O sistema orçamentário refere-se apenas à execução do orçamento utilizando-se das contas de controle da previsão e execução da receita e fixação e execução da despesa.

    c) As contas de resultado destinadas ao registro da despesa e da receita pertencem ao sistema orçamentário. Incorreta - Pertencem ao Subsistema financeiro tb.

    d) O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil das contas do sistema patrimonial. Incorreta - O BP é composto de contas do subsistema financeiro, patrimonial e de compensação.

     e) Os lançamentos no sistema de compensação alteram de alguma forma a situação patrimonial líquida. Incorreta - Representam apenas contas de controle não gerando alterações na situação patrimonial.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!


    NO PCASP OS LANÇAMENTOS DEVEM SER SEMPRE DENTRO DA MESMA NATUREZA DE INFORMAÇÃO (ORÇAMENTÁRIA, PATRIMONIAL, CONTROLE), DIFERENTE DO QUE OCORRIA NO PLANO DE CONTAS ÚNICO (PLANO ANTIGO), NO QUAL OS LANÇAMENTOS ERAM DENTRO DO MESMO SISTEMA!

  • Na verdade, quanto a letra "b", só utiliza as classes 5 e 6:

    Classes PCASP (Representa a agregação máxima das contas contábeis):

    1 – Ativo

    2 – Passivo e Patrimônio Líquido

    3 – Variação Patrimonial Diminutiva

    4 – Variação Patrimonial Aumentativa

    5 – Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento (Balanço Orçamentário)

    6 – Controles da Execução do Planejamento e Orçamento (Balanço Orçamentário)

    7 – Controles Devedores

    8 – Controles Credores

  • Olá pessoal, 

    .

    CUIDADO!!!

    Questão Desatualizada!!!

    .

    O novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), desde 2014 alterou os sistemas para subsistemas, onde o subsistema patrimonial e o subsistema financeiro foram aglutinados, formando apenas o subsistema patrimonial (ou, ainda, sistema patrimonial). Portanto, na visão de hoje esta questão estaria com duas respostas corretas, a letra A e a letra C.

    .

    Abs e bons estudos!


ID
276886
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito da estrutura e características do plano de contas vigente e em uso atualmente na contabilidade federal.

Alternativas
Comentários
  • Explicação dos Itens Errados:

    a) As contas estão agrupadas em 6 classes (Ativo, Passivo, Despesa, Receita, Resultado Diminutivo e Resultado Aumentativo)

    c) O sistema orçamentário também possui contas no passivo, classe essa de dígito 2

    d) As contas do passivo podem sim ser detalhas por conta corrente, a exemplo da conta Fornecedores do Exercício (21211.01.00) que é detalha em conta corrente do tipo CPF/CNPJ

    e) a questão inverteu os números, a classe receitas é identificada pelo dígito 4 e a classe despesas é identificada pelo dígito 3.
  • Apenas complementando o comentário colega acima:

    Há lançamentos que podem afetar apenas uma classe. Exemplo deste tipo de lançamento é o recebimento de uma dívita ativa que afeta apenas a classe do ATIVO.
  • Para conhecimento:
    O novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público possui 8 classes.
    1- Ativo
    2- Passivo
    3- Variação Patrimonial Diminutiva
    4- Variação Patrimonial Aumentativa
    5- Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento
    6- Controles da Execução do Planejamento e Orçamento
    7- Controles Devedores
    8- Controles Credores

    O registro contábil deve observar o método das partidas dobradas e os lançamentos devem debitar e creditar contas que apresentem a mesma natureza de informação.
    Classe 1,2,3 e 4 - Patrimonial;
    Classe 5 e 6 - Orçamentária;
    Classe 7 e 8 - Controle.
  • Questão ultrapassada....não teria resposta hoje.


ID
276889
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O registro das variações patrimoniais das entidades do âmbito federal, em termos de uso do plano de contas, obedece aos seguintes critérios:

Alternativas
Comentários
  • As variações são divididas em 

    Variações Ativas

    Orçamentária
    Extra - orçamentária

    Variações Passivas

    Orçamentária
    Extra - orçamentária

    Dentre as variações extra-orçamentárias estão:

    Superveniências do Ativo/Passivo
    Insubsistências do Ativo/Passivo

    Ambas só ocorrem em caráter extra-orçamentário.
  • SÓ TRANSITAM NO SISTEMA PATRIMONIAL?


ID
276940
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os sistemas de informações contábeis das entidades do setor público devem ser refletidos em planos de contas que devem apresentar os seguintes requisitos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Merece destaque a Resolução do CFC n° 1.132/08 que trata de registros contábeis. Em um de seus trechos ela disciplina de modo básico, os atributos do plano de contas das entidades do setor público, conforme transcrição a seguir:

    "A entidade do Setor Público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda:

    a) a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsitema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas;

    b) a função atribuída a cada uma das contas;

    c) o funcionamento das contas;

    d) a utilização do método das partidas dobradas em todos os registros dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público, de acordo com sua natureza orçamentária, financeira, patrimonial e de compensação nos respectivos subsistemas contábeis;

    e) contas específicas que possibilitam a apuração de custos;

    f) tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, a movimentação a débito e a crédito e os subsistemas utilizados."

ID
290671
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No Plano de Contas da Administração Financeira, as contas estão estruturadas por níveis de desdobramento, classificadas e codificadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação orçamentária, financeira e patrimonial. O quarto nível de desdobramento das contas é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • desdobramento dos codigos de contas 
    1ª classe x
    2ª grupo x
    3ª subgrupo x
    4ª elemento x
    5ª subelemento x
    6ª item x
    7ª subitem x
    Forte e Fraterno Abraço
  • Lembrando que há mais um desdobramento opcional, quando os níveis não forem suficientes para desmembrar as contas, denominado Conta Corrente.
  • Essa Questão é antiga... Atualmente Esse desdobramento sofreu uma mudança:

    1ª Classe          X

    2ª Grupo           X

    3ª Subgrupo      X

    4º Título           X

    5º Subtitulo      X

    6º Item            XX

    7° Subitem      XX


ID
290674
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Plano de Contas da Administração Pública Federal, o sistema contábil que indica as contas que pertencem ao grupo do Ativo e Passivo Compensado, e que tenham interferência direta no controle do detalhamento da execução orçamentária da Receita e da Despesa é o

Alternativas
Comentários
  • O subsistema orçamentário contempla contas destinadas ao controle dos atos e fatos provenientes do orçamento, compreendendo a Lei Orçamentária e os créditos adicionais suplementares, especiais e extraordinários.
  • resposta B




ID
290677
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Seguindo a estrutura das contas do Plano de Contas da Administração Pública Federal, a conta “Bancos Conta Movimento” está classificada no nível de

Alternativas
Comentários
  • CLASSE - ATIVO
    GRUPO - CIRCULANTE
    SUBGRUPO - DISPONÍVEL
    ELEMENTO - DISPONÍVEL EM MOEDA NACIONAL
    SUBELEMENTO - BANCOS CONTA MOVIMENTO
    ITEM - CONTA ÚNICA DO TESOURO NACIONAL
    SUBITEM - BANCO CENTRAL DO BRASIL

ID
311119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às características das contas e à
estrutura do plano de contas único do governo federal, composta
por seis classes de contas.

Entre as contas de resultado diminutivo do exercício (variações passivas) estão as mutações passivas, cujos valores, apesar de transitarem pela apuração do resultado do exercício, não afetam a situação líquida da entidade.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está correta pois as Mutações Passivas demonstram as alienações de bens e direitos e assunção de obrigações e outros casos decorrentes da execução da receita orçamentária. Trata-se das contrapartidas das receitas não-efetivas, por isso não afetam o resultado patrimonial.

ID
311122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às características das contas e à
estrutura do plano de contas único do governo federal, composta
por seis classes de contas.

O resultado da diferença entre os valores registrados no ativo compensado e aqueles registrados no passivo compensado deve ser levado diretamente para o grupo patrimônio líquido, não transitando pelas contas de resultado.

Alternativas
Comentários
  • Os valores do ativo e passivo compensado são sempre iguais.
  • Apesar dos valores do ativo e passivo compensado serem sempre iguais, os mesmo tem que passar pelas contas de resultado.
  • O Ativo Compensado compreende as contas que registram os atos praticados pela administração pública, ou mesmo alheios à administração, os quais não modificam de imediato o Patrimônio do Estado.
    O Passivo Compensado representa a contrapartida dos valores registrados no Ativo Compensado, com a finalidade de não afetar a aquisição fundamental do patrimônio.
    http://www2.sefaz.to.gov.br/balanco/2002/Bal_Geral_Adm_Direta/Livros/TABELA%202.20.htm
  • Diego, cuidado... não transitam pelas contas de resultado, porém não são levados ao grupo patrimônio líquido.


ID
311125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às características das contas e à
estrutura do plano de contas único do governo federal, composta
por seis classes de contas.

Apesar de representarem despesas que contribuem diretamente para a formação ou aquisição de bem de capital, as contas de despesas de capital devem ser encerradas ao final de cada exercício.

Alternativas
Comentários
  • MCASP - PArte 4   Em relação às contas patrimoniais, é fato que ao final do exercício o balanço patrimonial apresentará os valores da classe 1 (ativo) iguais aos da classe 2 (passivo e patrimônio líquido). Os valores registrados ao longo do período nas classes 3 (VPD) e 4 (VPA) são encerrados no final do exercício, representando o resultado patrimonial levado para a conta de patrimônio líquido.
        3. DESPESA 4. RECEITA 3.3 CORRENTE 4.1 CORRENTE 3.4 CAPITAL 4.2 CAPITAL   4.7 CORRENTE INTRAORÇAMENTÁRIO   4.8 CAPITAL INTRAORÇAMENTÁRIO    
  • GABARITO: CERTO.

    De acordo com o MCASP 7 Ed. pag 395: O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.


ID
312787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas único para os órgãos da
administração direta, julgue os seguintes itens.

As contas de execução da despesa são de natureza devedora.

Alternativas
Comentários
  • As contas tem natureza credora, pois são contrapartida de uma de natureza devedora.
  • A questão se refere à conta de Execução de Despesa do sistema orçamentário, contabilizada no Passivo Compensado. No PCU (plano de contas antigo), a  execução da receita é contabilizada no Ativo Compensando; ao passo que a execução da despesa é contabilizada no Passivo Compensado. Portanto, por estar no lado do passivo, a conta de execução de despesa é credora.
  • O PCASP está dividido em 8 classes: 1.  Ativo; DEVEDOR 2.  Passivo e Patrimônio Líquido; CREDOR
    3.  Variações Patrimoniais Diminutivas; DEVEDOR 4.  Variações Patrimoniais Aumentativas; CREDOR
    5.  Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento; DEVEDOR 6.  Controles da Execução do Planejamento e Orçamento; CREDOR
    7.  Controles Devedores; DEVEDOR e  8.  Controles Credores. CREDOR
  • Até o final do ano, a execução da despesa é controlada no passivo compensado, e a fixação da despesa, no ativo compensado. O passivo tem natureza credora, ou seja, aumenta a crédito e diminui a débito. É isso que a questão quis dizer.

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=295032

  • PEGADINHA "MONSTRO"

    PCASP - 7 níveis, 8 classes, 9 dígitos

    8 classes

    Natureza Patrimonial = 1.Ativo, 2.Passivo (+ PL), 3.VPD, 4.VPA

    Natureza Orçament. = 5.CAPO (Aprovação Orç.) e 6.CEPO (Execução do Orç.)

    Natureza de Controle = 7.Ctr devedores, 8.Ctr. credores

    Bons estudos.


ID
312790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas único para os órgãos da
administração direta, julgue os seguintes itens.

As contas patrimoniais e de resultado acumulam saldos de um exercício para o seguinte.

Alternativas
Comentários
  • As contas patrimoniais ,que representam o acervo patrimonial do ente, são continuadas. Seus saldos são transferidos para o exercício seguinte. Já as contas de resultado apuram o resultado do exercício sendo zeradas ao final do mesmo.
  • As contas de Resultado são zerada de um exercício para o outro.

  • Minha contribuição.

    CONTAS

    Tipo: Patrimonial ou de Resultado

    -Patrimonial: {(A,PE,PL) (Estáticas) (Balanço Patrimonial) (Não encerradas*)}

    -Resultado: {(Receitas, Despesas) (Dinâmicas) (DRE) (Encerradas*)}

    Natureza: Devedora ou Credora

    Devedora: Aplicação (débito)

    Credora: Origem (crédito)

    Impacto: Aplicação ou Origem (Partidas Dobradas)

    Função: Unilateral ou Bilateral

    Unilateral: débito ou crédito

    Bilateral: débito e crédito

    Estrutura: Sintética ou Analítica

    Sintética: agrupa

    Analítica: detalha (recebe lançamento)

    Fonte: Prof. Zorzo

    Abraço!!!


ID
312793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas único para os órgãos da
administração direta, julgue os seguintes itens.

A evidenciação do patrimônio público e de suas variações, que proporciona o conhecimento adequado da situação econômica, patrimonial, orçamentária e financeira de todas as unidades, constitui objetivo da estruturação do plano de contas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    É a estrutura básica da escrituração contábil, formada por um conjunto de contas, previamente estabelecido, que permite obter as informações necessárias à elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis conforme as características gerais da entidade, possibilitando a padronização de procedimentos contábeis. 
     
  • A necessidade de evidenciar com qualidade os fenômenos patrimoniais e a busca por um tratamento contábil padronizado dos atos e fatos administrativos no âmbito do setor público tornou imprescindível a elaboração de um plano de contas com abrangência nacional, cuja metodologia, estrutura, regras, conceitos e funcionalidades permitissem a obtenção de dados que atendessem aos diversos usuários da informação contábil.

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/695350/CPU_MCASP+8%C2%AA%20ed+-+publica%C3%A7%C3%A3o_com+capa_3vs_Errata1/6bb7de01-39b4-4e79-b909-6b7a8197afc9

    Resposta: Certo.


ID
312796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas único para os órgãos da
administração direta, julgue os seguintes itens.

O plano de contas pode conter, no ativo circulante, as contas dos sistemas financeiro e patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Ativo Circulante compreende as disponibilidades de numerário, bem como outros bens e direitos pendentes ou em circulação, realizáveis até o término do exercício seguinte, bem como as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

  • SISTEMA PATRIMONIAL

    Registra os bens móveis, imóveis, créditos, obrigações, valores, movimento de almoxarifado, inscrição e baixa de ativos e passivos, incorporações e desincorporações de bens independentes da execução orçamentária, isto é, sem movimentação financeira, as superveniências e as insubsistências ativas e passivas. Registro do ativo permanente e passivo permanente do Estado.

    SISTEMA FINANCEIRO

    Esse sistema registra os recebimentos e pagamentos de receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias, bem como contas que compõem o ativo e o
    passivo financeiro. Registra, ainda, o encerramento, ao final de cada ano, das contasorçamentárias de receita e despesa com a respectiva transferência ao sistema patrimonialpara apuração do resultado econômico do exercício. O Sistema é composto de contas de resultado (orçamentárias) e contas extraorçamentárias, que formarão o ativo e o passivo financeiro.
  • Olá colegas.

    Atenção para esta questão, pois de acordo com o MCASP 5ª edição - válida a partir de 2013, agora existe apenas UM SISTEMA CONTÁBIL, e dele fazem parte 4 subsistemas: (quero dizer que a questão já está com conceitos ultrapassados)

    1- Subsistema de Informações Orçamentárias;

    2- Subsistema de Informações Patrimoniais (que incorporou o sistema FINANCEIRO);

    3- Subsistema de Custos;

    4- Subsistema de Compensação.


    No caso da questão, o "plano de contas pode conter, no ativo circulante, as contas dos sistemas financeiro e patrimonial".

    Estava correta à epoca em que foi produzida.


    Atualmente, a questão poderia ser reescrita da seguinte forma:

    "O plano de contas pode conter, no ativo circulante, as contas do subsistema patrimonial".

    Correto, pois o item 04.04.00 do referido MCASP, item b), afirma que o "subsistema de informações patrimoniais registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público".

    Portanto, sendo o ativo circulante uma conta com informações de natureza patrimonial, ele pode conter contas que evidenciem fatos financeiros e não financeiros.


    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!

  • PCASP

    De acordo com a NBCT 16.2, o sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    Orçamentário;

    Patrimonial - registra , processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do PL;

    Obs: O antigo sistema financeiro foi inserido no subsistema patrimonial.


    A questão trata do PCU!

    Na minha concepção daria recurso.



ID
312799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas único para os órgãos da
administração direta, julgue os seguintes itens.

O grupo a que pertence o ativo permanente do balanço patrimonial pode conter contas discriminadas pertencentes ao ativo circulante do plano de contas.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo:

    No Plano de Contas:

    1. ATIVO
    1.1. CIRCULANTE
    1.1.6. DÍVIDA ATIVA

    No Balanço Patrimonial:

    ATIVO PERMANENTE
    DÍVIDA ATIVA

     
    NÃO CONFUNDIR QUE A CONTA DÍVIDA ATIVA FICA NO ATIVO CIRCULANTE DO PLANO DE CONTAS E NO ATIVO PERMANENTE DO SISTEMA PATRIMONIAL.
  • O Plano de Contas de acordo com o PCASP 2015 é dividido em Ativo Circulante e Não Circulante.

  • Eduardo,


    A questão trata do PCU e não do PCASP

  • GABARITO: CERTO

    Por exemplo a conta "estoque" é classificada:

    • De acordo com a Lei 4.320 em: Ativo Permanente
    • De acordo com MCASP em: Ativo Circulante


ID
314758
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional, o registro contábil do cancelamento de inscrição de dívida ativa por previsão legal, envolve contas SOMENTE de natureza

Alternativas
Comentários
  • Conforme o exemplo apresentado no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público:

    1) Inscrição de dívida ativa

    Contas de controle
    D - 7.3.2.x.x.xx.xx - Controle da inscrição de créditos em dívida ativa
    C - 8.3.2.1.x.xx.xx - Créditos a inscrever em dívida ativa

    D - 8.3.2.1.x.xx.xx - Créditos a inscrever em dívida ativa
    C - 8.3.2.3.x.xx.xx - Créditos inscritos em dívida ativa a receber

    Contas patrimoniais
    D - 1.2.1.1.1.03.xx - Dívida ativa tributária (ativo permanente)
    C - 1.1.2.2.x.xx.xx - Créditos tributários a receber (ativo permanente)

    2) Cancelamento da inscrição da dívida ativa por previsão legal

    Contas de controle
    D - 8.3.2.3.x.xx.xx - Créditos inscritos em dívida ativa a receber
    C - 8.3.2.5.x.xx.xx - Baixa de créditos inscritos em dívida ativa

    Contas patrimoniais
    D - 3.6.x.x.x.xx.xx - Desvalorização e perda de ativos
    C - 1.2.1.1.1.03.xx - Dívida ativa tributária (ativo permanente)

    Apenas a parcela paga afeta as contas de natureza orçamentária, debitando-se a conta Receita a realizar e creditando-se Receita realizada.

ID
314863
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicáveis ao setor público, o sistema de informação contábil é dividido em quatro subsistemas, entre eles o de compensação. São contas contábeis pertencentes a este subsistema

Alternativas
Comentários
  • (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir
    modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções
    específicas de controle.


    COMPENSAÇÃO = CONTAS DE CONTROLE
  • Primeiramente, vamos a um breve resumo sobre os SISTEMAS DE CONTAS:
     - ORÇAMENTÁRIO
    - RELACIONA-SE À EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
    - NÃO CONTEMPLA INGRESSOS EXTRA-ORÇAMENTÁRIOS
     - FINANCEIRO
    - ORÇAMENTÁRIOS E EXTRA-ORÇAMENTÁRIOS
    - ENTRADA E SAÍDA DE NUMERÁRIO
    - INCORPORAÇÕES E O CANCELAMENTO DE CRÉDITOS E DÉBITOS           
     - PATRIMONIAL
    - FATOS FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS RELACIONADOS COM AS VARIAÇÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
    - REGISTRA OS BENS MÓVEIS, IMÓVEIS, ESTOQUES, CRÉDITOS, OBRIGAÇÕES, VALORES, INSCRIÇÃO E BAIXA DA DÍVIDA ATIVA, OPERAÇÕES DE CRÉDITOS, SUPERVENIÊNCIAS E INSUBSISTÊNCIAS ATIVAS E PASSIVAS.
     - DE COMPENSAÇÃO
    - LANÇAMENTOS QUE NÃO AFETEM DE IMEDIATO O PATRIMÔNIO (APENAS NO FUTURO)
    - COM FUNÇÕES ESPECÍFICAS DE CONTROLE


    Agora, vamos item por item da questão!
    a) Direitos conveniados -
    Compensação; Clientes - Patrimonial.

    b) Divida Ativa - Patrimonial; RP Processados pagos - Financeiro.

    c) Receita a realizar - Orçamentário; Contra garantia recebidas - Compensação.

    d) Resposta

    e) Não há relação com os sistemas.

    Vamos à próxima!

  • a) direitos conveniados (compensado) e clientes (patrimonial)

    b) dívida ativa tributária (patrimonial) e restos a pagar processados pagos (orçamentário).

    c) receita a realizar (orçamentário) e garantias e contra garantias recebidas.(compensado)

    d) crédito a encaminhar para dívida ativa e direitos contratuais. dois (compensado)

    e) revisão do PPA (orçamentário) e controles de DARFs.(compensado)



  • De acordo com a NBC T 16.2, temos que (grifos meus):

    Estrutura do sistema contábil 
    11. A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público. 
    12. O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações: 
    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária; 
    (b) (Excluída pela Resolução CFC nº. 1.268/09); 
    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09) 
    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública; (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    São contas do subsistema de compensação, citados na questão, marcados em negrito:

    A) direitos conveniados e clientes. 

    B) dívida ativa tributária e restos a pagar processados pagos. 

    C) receita a realizar e garantias e contra garantias recebidas

    D) crédito a encaminhar para dívida ativa e direitos contratuais

    E) revisão do PPA e controles de DARFs

    Gabarito: D.
  • Gabarito: Letra D

    Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) - Página 8

    O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (b) (Excluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)

    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/04/24184257/NBCASP.pdf


ID
315742
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Plano de Contas da Administração Federal, o primeiro nível representa a classificação máxima na agregação das contas nas seguintes classes:

Alternativas
Comentários
  • São partes integrantes do Plano de Contas: a relação de contas, a tabela de
    eventos e os indicadores contábeis.
    As contas estão estruturadas em sete níveis de desdobramento e são classificadas
    e codificadas de acordo com o quadro abaixo:

    1º NÍVEL CLASSE X
    2º NÍVEL GRUPO X
    3º NÍVEL SUBGRUPO X
    4º NÍVEL ELEMENTO X
    5º NÍVEL SUBELEMENTO X
    6º NÍVEL ITEM XX
    7º NÍVEL SUBITEM XX
    CONTA CORRENTE CÓDIGO VARIÁVEL

    O primeiro nível representa a classificação máxima de agregação das contas,
    sendo dividido em seis classes as quais são identificadas da seguinte forma:
    • 1. Ativo – as contas dessa classe representam os bens e direitos e demonstram
    a aplicação dos recursos. Ficam agrupadas em ordem decrescente de liquidez;
    • 2. Passivo – nessa classe ficam as contas correspondentes às obrigações,
    evidenciando a aplicação dos recursos no Ativo. Ficam dispostas em ordem
    decrescente de exigibilidade;
    • 3. Despesas – são as contas representativas dos recursos gastos na gestão a
    serem computados na apuração do resultado;
    • 4. Receitas – são as contas representativas dos recursos recebidos na gestão a
    serem computados na apuração do resultado;
    9 Transação CONMANMF, código 02.06.00. Consulta em 19/10/2006.
    29
    • 5. Resultado Diminutivo do Exercício – agrupa as contas representativas de
    variações patrimoniais diminutivas a serem computadas na apuração do resultado;
    • 6. Resultado Aumentativo do Exercício – agrupa as contas representativas de
    variações patrimoniais aumentativas ocorridas no patrimônio.

    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/769423.PDF
  • Alerto aos Colegas que atualmente essa questão esta desatualizada:

    O PCASP está dividido em 8 classes:

    1. Ativo;

    2. Passivo e Patrimônio Líquido;

    3. Variações Patrimoniais Diminutivas;

    4. Variações Patrimoniais Aumentativas;

    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento;

    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento;

    7. Controles Devedores; e

    8. Controles Credores.



ID
315745
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Plano de Contas da Administração Federal as contas Restos a Pagar, Bens Imóveis, Amortização de Empréstimos e Bancos Conta Movimento classificam-se, respectivamente, nos grupos

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Na mInha opinião Correta:

    Restos a Pagar - (Compensados (Empenhados e Liquidados ) e Não Compensados (Empenhados e Não liquidados) - Deverão ser pagos até 31/12 do exercício  (Passivo Circulante);

    Bens Imóveis - Ativo Permanente (Duração Superior a 2 anos);

    Amortização de Empréstimo - O Órgão recebe empréstimos concedidos , por isso lança-se como Receita de Capital;

    Bancos - Ativo Circulante (Liquidez Imediata). 
  • Não consigo entender a FCC: considerar ATIVO PERMANENTE quando esta conta foi extinta!! Em plena prova de 2011!!!

    Ativo permanente agora está no grupo ANC => Realizavél Longo Prazo => Imobilizado!!

    Na falta de outra alternativa mais correta, letra C seria a melhor opção!

    Não dá para brigar com a banca!


  • Mariana, O Ativo Permanente é composto pelo A.Imobilizado, Investimentos e Intangivel. É um subgrupo do ANC. Sei que que não está expresso em lei, mas é o entendimento.
  • Não existe mais Ativo permanente.

    De acordo com a lei 6404/76 

      Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

            § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

            I – ativo circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

            II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

            § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

    I – passivo circulante; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    II – passivo não circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

            

  • Gente cuidado pra NÃO CONFUNDIR CONTABILIDADE PÚBLICA COM A CONTABILIDADE GERAL!.



    LEI 6404/76 aplica-se a contabilidade geral.





    A contabilidade pública adota o plano de contas aplicado ao setor público, o qual está estruturado em 6 classes: ATIVO, PASSIVO, DESPESA, RECEITA, RESULTADO DIMINUTIVO E RESULTADO AUMENTATIVO.



    O ATIVO POR SUA VEZ SE DIVIDE EM : CIRCULANTE, REALIZÁVEL A LONGO PRAZO, PERMANENTE E COMPENSADO. JÁ O PASSIVO SE DIVIDE EM CIRCULANTE, EXIGÍVEL A LONGO PRAZO E RESULTADOS DE EXERCÍCIOS FUTUROS!


    PORTANTO A QUESTÃO ESTÁ CORRETA!











  • ) Passivo Circulante, Ativo Permanente, Receita de Capital e Ativo Circulante

  • RESPOSTA: LETRA C

     

    De acordo com o Glossário do SIAFI

    Restos a Pagar - Passivo Circulante: Depósitos, restos a pagar, antecipações de receita, bem como outras obrigações pendentes ou em circulação, exigíveis até o término do exercício seguinte.

     Bens Imóveis - Ativo Permanente:Bens, créditos e valores cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

     Amortização de Empréstimos  - Receitas de Capital:Receitas que alteram o patrimônio duradouro do estado, como, por exemplo, aquelas provenientes da observância de um período ou do produto de um empréstimo contraído pelo estado a longo prazo. Compreendem, assim, a constituição de dívidas, a conversão em espécie de bens e direitos, reservas, bem como as transferência de capital.

    Bancos Conta Movimento - Ativo Circulante:Disponibilidades de numerário, recursos a receber, antecipações de despesa, bem como outros bens e direitos pendentes ou em circulação, realizáveis até o término do exercício seguinte.


ID
325765
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme o Plano de Contas Único da União, o saldo da conta “3.5.2.0.0.00.00 Transferências Intergovernamentais” compreende as seguintes variações patrimoniais:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o MCASP - PARTE IV – PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO

    "Compreende as variações patrimoniais diminutivas decorrentes de transferências a União, estados, distrito federal, municípios, inclusive as entidades vinculadas, de bens e/ou valores."

    Item "D".
  • Se no  Plano de Contas Único da União há saldo na conta “3.5.2.0.0.00.00 Transferências Intergovernamentais” como pode a própria União ser beneficiária??? Esta conta está localizada no subgrupo "Transferências Concedidas - Intergovernamentais ". Logo não pode ter a própria União como beneficiária, pois há um outro subgrupo para registrar as transferências dentro do mesmo ente: 3.5.1.0.0.00.00 - TRANSFERÊNCIAS INTRAGOVERNAMENTAIS.

    Sendo assim,  a resposta menos errada seria a letra "A", pois a questão fala em Plano de Contas Único da União e não em Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.

    Fica a dica!!!

    Abraço!!!

  • muito bem colocada sua observação Bruno Pedrozo concordo com vc! 


ID
328561
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando o plano de contas da administração pública federal, assinale a alternativa correta em relação aos subgrupos a seguir.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.

    As mutações passivas resultantes da execução orçamentária, fazem parte do Resultado DIMINUTIVO do Exercicio - orçamentário
    e quando NÃO dependem da execução orçamentária, fazem parte do RDE - extraorçamentário

    Já as mutações ativas resultantes da ex.orç, fazem parte do Resultato AUMENTATIVO do exercicio - orçamentário
    e quando NÃO dependem da execuçao orçamentaria, fazem parte do RAE - extraorçamentário

    Esse link pode ajudar: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/siafi/plano_de_contas.asp

     

  • Estranho....

    As contas de mutação são contrapartidas apenas de despesas/ receitas ORÇAMENTÁRIAS não-efetivas!
    Não sei da existência de "mutação extra-orçamentária", as contrapartidas de receitas e despesas extra-orçamentárias são contas de variação passiva/ativa extra-orçamentária, o q não tem nada a ver com mutação, apenas o fato de serem tb contrapartidas....

    No plano de contas, as mutações aparecem nos subgrupos 5.1.3 e 6.1.3, que correpondem ao resultado orçamentário diminutivo e aumentativo do exercicio, respectivamente.

    Sendo assim, elas fazem parte do resultado orçamentário e não do extraorçamentário, conforme o gabarito da questão.

    Alguém pode me dar uma luz ai se eu tiver viajando?

    Vlw
  • Eu dou a luz, Gustavo.

    O seu raciocínio está correto. A princípio, é isso mesmo.

    Eu não sei se tem no Plano de Contas Federal (não achei), mas no Plano de Contas de SP tem.

    Ele tem o seguinte elenco de contas.

    Ativo                Passivo
    Despesa         l Receita
    R Diminutivo    R Aumentativo

    Os resultados (aumentativo e diminutivo) incluem as R e D orçamentárias e extra-orçamentárias. Dentro de ambas, o PC-SP inclui as mutações, não alterando a SL.


    Acredito que seja só um mecanismo para facilitar os registros no PC-SP.
    Não leve em consideração quando se tratar de estruturação da DVP.

    Tem o plano nesse site: http://www4.tce.sp.gov.br/content/plano-de-contas-2012
  • Po Belizia valeu! Nao sabia q rolava isso!

    Mas mesmo assim ainda to com a pulga atras da orelha aq....É q a questao trata do plano de contas aplicado a administração federal...

    Não to conseguindo entender essse gaba....me ajuda aee!!
  • A Antecipação de Receita Orçamentária (ARO) é Receita Extraorçamentária e Variação Passiva Independente da Execução Orçamentária (VPIEO); Mutação da Receita.


ID
329740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

ulgue os itens seguintes, relativos às contas de resultado do plano
de contas federal, composto por seis classes de contas.

A conta deduções da receita corresponde à anulação de valores registrados como receitas brutas, tais como incentivos fiscais, restituições, abatimentos, descontos concedidos e os impostos que guardam proporcionalidade com o preço das vendas ou dos serviços prestados.

Alternativas
Comentários
  • A resposta para esta questão é encontrada na macrofunção do SIAFI 020600, que versa sobre o Plano de Contas. O texto da questão é a literalidade do documento, conforme segue:

    "DEDUÇÕES DA RECEITA - correspondem à anulação de valores registrados como receitas brutas, tais como incentivos fiscais, restituições, abatimentos, descontos concedidos e os impostos que guardam proprocionalidade com o preço das vendas ou dos serviços prestados."


    Fonte: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020600
  • COLABORANDO (mnemônico: "D.A.I.4R.I")

    (D)escontos

    (A)batimentos

    (I)mposto s/vendas bens, serviços

    4(R)epartição tributária constituc. e legal, (R)enúncias de receita (art.14, LRF), (R)estituições, (R)etificações

    (I)ncentivo fiscal

    Fonte: MCASP 8a Edição

    Bons estudos.


ID
329743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

ulgue os itens seguintes, relativos às contas de resultado do plano
de contas federal, composto por seis classes de contas.

A conta resultado diminutivo do exercício inclui as contas representativas de recursos despendidos na gestão, a serem computados na apuração do resultado do exercício, sendo desdobrada em resultado orçamentário corrente e resultado orçamentário de capital.

Alternativas
Comentários
  • A conta resultado diminutivo do exercício inclui as contas representativas de recursos despendidos na gestão, a serem computados na apuração do resultado do exercício, sendo desdobrada em resultado orçamentário e resultado extra-orçamentário.

    Abs,

    SH.
  • O comentário do colega está perfeito! Entretanto, gostaria apenas de destacar como as bancas vêm buscando outros documentos de apoio, como por exemplo as macrofunções do SIAFI. Conforme comentei em outra questão do TRT 21, a banca buscou um conceito que estava descrito na macrofunção 020600 - Plano de Contas, do SIAFI. Com esta não foi diferente. Vejamos o que está descrito na macrofunção sobre o tema:

    RESULTADO DIMINUTIVO DO EXERCÍCIO.- inclui as contas representativas das variações negativas da situação líquida do patrimônio e da apuração do resultado respectivo, desdobradas nos seguintes grupos:

    - RESULTADO ORÇAMENTÁRIO - corresponde à diminuição da situação líquida do patrimônio correspondente às despesas orçamentárias, interferências passivas e as mutações passivas resultantes da execução orçamentária;

    - RESULTADO EXTRAORÇAMENTÁRIO - corresponde a diminuição da situação líquida do patrimônio, inclui as contas representativas das despesas extraorçamentárias, interferências passivas e mutações passivas, independentes da execução orçamentária.

    O SIAFI possui muitas macrofunções. Qual delas podemos estudar? Acredito que para aqueles que já estão estão com conhecimentos avançadas, a leitura de macrofunções de tópicos previstos no edital é muito interessante para aumentar conhecimento.

    Espero que tenha conseguido colaborar mais um pouco.

    Bons estudos!

    Abraços!

ID
330508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando que a contabilidade pública dispõe de regras
próprias, em muitos casos diversas das referentes à contabilidade
comercial, julgue os itens a seguir.

O plano de contas da administração pública direta deve incluir, no mínimo, o elenco de contas, a tabela de eventos, a tabela de transações e os indicadores contábeis.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em tabela de transações. Os outros itens citados estão corretos.
  • MCASP - Volume IV

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Volume_IV_PCASP_republicacao.pdf

    7 ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO O PCASP é composto por:  Tabela de atributos da conta contábil;  Relação de contas; e  Estrutura Padronizada de Lançamentos.
  • De acordo com o Manual do SIAFI, o Plano de Contas da Administração Federal é composto dos seguintes elementos:
    - elenco de contas;
    - tabela de eventos; e
    - indicadores contábeis.
  • Os comentários dos colegas estão perfeitos.
    No entanto, é importante destacar as mudanças em relação ao PCASP (novo Plano de Contas) e PCU (antigo Plano de Contas).
    O PCASP, como bem colocou o colega Ivan, é composto por:
    - Tabela de atributos da conta contábil
    - Relação de contas; e
    - Estrutura Padronizada de Lançamentos.
    Já o PCU, conforme destacou a colega Sandra, é composto por:
    - elenco de contas
    - tabela de eventos; e
    - indicadores contábeis
    Não foi o caso da presente questão, mas é importante ficar atento se a questão se refere ao antigo ou ao novo Plano de Contas, para não confundi-los.

ID
354841
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com referência ao plano de contas da Administração Pública, analise:

I. A relação de contas apresenta níveis de desdobramentos, classificados e codificados de acordo com a seguinte estrutura: Classe, Grupo, Subgrupo, Elemento, Subelemento, Item, Subitem e Conta Corrente.

II. O Sistema Orçamentário está relacionado com os ingressos (entradas) e os dispêndios (saídas) de recursos, ou seja, com o registro dos recebimentos e pagamentos de natureza orçamentária e extraorçamentária.

III. As contas com a finalidade precípua de controle estão nos Grupos Ativo e Passivo Compensado.

IV. As contas do grupo “Disponível” (Caixa, Bancos Conta Movimento, Aplicações Financeiras etc.) pertencem ao Sistema Patrimonial.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. A relação de contas apresenta níveis de desdobramentos, classificados e codificados de acordo com a seguinte estrutura: Classe, Grupo, Subgrupo, Elemento, Subelemento, Item, Subitem e Conta Corrente.  Correto - Ressalta-se que o Código Conta Corrente é facultativo, serve apenas para ser usado como detalhamento maior nas contas que necessitam.

    II. O Sistema Orçamentário está relacionado com os ingressos (entradas) e os dispêndios (saídas) de recursos, ou seja, com o registro dos recebimentos e pagamentos de natureza orçamentária e extraorçamentária. Errado - Trata-se do Sistema Financeiro.

    III. As contas com a finalidade precípua de controle estão nos Grupos Ativo e Passivo Compensado. Correto.

    IV. As contas do grupo “Disponível” (Caixa, Bancos Conta Movimento, Aplicações Financeiras etc.) pertencem ao Sistema Patrimonial.  Errado - Pertencem ao Sistema Financeiro.
  • É bom destacar que essa questão deveria ser anulada, vez que "conta corrente" não é um nível de desdobramento do PCU(classe, o grupo, subgrupo, elemento, subelemento, item e subitem), mas um adendo ao mesmo(adendo "B")
    Questão sem resposta! 
    A única correta é a III  !
  • Na minha opinião, o item I está flagrantemente ERRADO.

    Claro que "conta corrente" não é um nível de desdobramento! Segundo o mestre Deusvaldo Carvalho, conta corrente é apenas um código variável que permite o tratamento de informações conforme a individualização exigida pela conta objeto do detalhamento, de acordo com a tabela própria estruturada e cadastrada para permitir uma maior flexibilidade no gerenciamento dos dados necessários.

    Os níveis de desdobramento são 7: Classe, Grupo, Subgrupo, Elemento, Subelemento, Item e Subitem. Ademais, são 9 dígitos (item e subitem possuem 2 dígitos cada um e os outros níveis apenas 1).

    Conta corrente, sem dúvida, INTEGRA o Plano de Contas da União, mas afirmar que tbm é um NÍVEL DE DESDOBRAMENTO é "forçar a barra".

    Já é a 2ª questão mal elaborada de CPU que eu pego dessa banca DA MESMA PROVA ainda...

  • Pessoal, a respeito da I - de acordo com o material do Prof. Igor N Oliveira, "A conta Corrente é um complemento caso os sete níveis não consigam detalhar a conta contábil. Por exemplo, podemos usar como Conta Corrente o CNPJ do fornecedor. O último nível é o subitem", logo são 07 níveis mas 09 dígitos. Isto seguindo a estrutura no antigo Plano de Contas.
    Atualmente, de acordo com o PCASP a estrutura do Plano de Contas passa a ser: 1. Tabela de atributos da Conta Contábil; Relação de Contas e Estrutura Padronizada de Lançamentos que envolve 04 níveis: CLASSE, GRUPO, SUBGRUPO, TÍTULO.

    Sobre a II, conforme comentário do Prof Deusvaldo Carvalho numa questão da Esaf/TCU 2006 temos: "O conceito apresentado se refere ao sistema financeiro. O sistema orçamentário registra a receita prevista e as autorizações legais das despesas constantes da Lei Orçamentária Anual e nos créditos adicionais, demonstrando a despesa fixada e a realizada no exercício, comparando, ainda, a receita prevista com a arrecadada. O resultado do sistema orçamentário é apurado é evidenciado no Balanço Orçamentário, que demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. No sistema orçamentário não são registrados fatos extra-orçamentários".





  • Conta corrente nao faz parte da estrutura do plano de contas
  • Boa tarde!!!

    Resolvi a questão e não concordo com o gabarito. Letra B.

    Com referência ao plano de contas da Administração Pública, analise:

    I. A relação de contas apresenta níveis de desdobramentos, classificados e codificados de acordo com a seguinte estrutura: Classe, Grupo, Subgrupo, Elemento, Subelemento, Item, Subitem e Conta Corrente. ERRADO, o correto seria: Classe, Grupo, Subgrupo,Título, Subtítulo, Item, Subitem e Conta Corrente

     

  • Essa questão é de 2010, provavelmente está desatualizada

  • GABARITO CORRETO, Fonte: MCASP 8a. Edição.

    ERREI, pois tratei o "disponível" no item IV como grupo, quando o CORRETO é tratá-lo como SUBGRUPO.

    Bons estudos.


ID
401869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do plano de contas único do governo federal, julgue os
próximos itens.

As contas contábeis são estruturadas em sete níveis de desdobramento, sendo a conta-corrente o seu último nível.

Alternativas
Comentários
  • São sete níveis podendo ser acrescida (depois do sétimo nível) de conta-corrente.
  •  São 7 níveis e 9 dígitos. O último nível é o subitem. 

    O que é a estrutura do plano de contas?

    São grupos de contas estruturados em níveis de desdobramento, classificados e codificados de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação orçamentária, financeira e patrimonial, compreendendo sete níveis, da seguinte forma:

    1º nível – classe. X – 1º dígito - código da conta. 2º nível – grupo. X– 2º dígito - código da conta. 3º nível – subgrupo. X– 3º dígito - código da conta. 4º nível – elemento. X– 4º dígito - código da conta. 5º nível – subelemento. X– 5º dígito - código da conta. 6º nível – item. X – 6/7º dígitos - código da conta. 7º nível – subitem. X –8/9º dígitos - código da conta. Conta corrente. Código variável.

  • Conforme o PCASP - 5 edição, Parte IV

    O 4 nível é Título e o 5 nível é Subtítulo..
  • O Plano de contas compreende sete níveis de desdobramento, sendo composto por nove dígitos numéricos. Quando os sete níveis não forem suficientes para detalhar a conta contábil, poderá ser usado um código denominado CONTA CORENTE.

    1º NÍVEL – CLASSE------------------------X (1º dígito)
    2º NÍVEL – GRUPO-------------------------X (2º dígito)
    3º NÍVEL – SUBGRUPO--------------------X (3º dígito)
    4º NÍVEL – ELEMENTO---------------------X (4º dígito)
    5º NÍVEL – SUBELEMENTO----------------X (5º dígito)
    6º NÍVEL – ITEM---------------------------XX (6º/7º dígitos)
    7º NÍVEL – SUBITEM----------------------XX (8º/9º dígitos)
    CONTA CORRENTE------------------------ Código Variável
  • Atualmente, no PCASP-8ª Edição temos 7 níveis:

    1ºClasse; 2º Grupo; 3º Subgrupo; 4º Título; 5º Subtítulo; 6º Item; 7º Subitem


ID
401872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do plano de contas único do governo federal, julgue os
próximos itens.

O primeiro nível da estrutura do plano de contas representa a categoria econômica.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro nível da estrutura do plano de contas representa a classe. No PCU são 6 classes...no PCASP são 8.
  • 1º nível  Classe    X
    2º nível  Grupo  X 
    3º nível  Subgrupo  X 
    4º nível  Elemento X 
    5º nível  Sub elemento  X 
    6º nível  Item  XX 
    7º nível  Subitem  XX
  • Ficaria certo:

    O primeiro nível da Classificação da DESPESA quanto à NATUREZA representa a categoria econômica.
  • Na verdade, a categoria econômica representa o primeiro nível de codificação tanto da receita como da despesa orçamentária.

    Vejam só:

    Codificação da natureza da receita:

    Categoria econômica - primeiro nível, primeiro dígito.
    Origem - segundo nível, segundo dígito
    Espécie - terceiro nível, terceiro dígito
    Rubrica - quarto nível, quarto dígito.
    Alínea - quinto nível, quinto e sexto dígitos;
    Subalínea - sexto nível, sétimo e oitavo dígitos.

    Macete: a palavra COERAS.

    Condificação da natureza da despesa:

    Categoria econômica da despesa - primeiro dígito
    Grupo de natureza da despesa - segundo dígito
    Modalidade de aplicação - terceiro e quarto dígitos
    Elemento da despesa - quinto e sexto dígitos
    Desdobramento facultativo - sétimo e oitavo dígitos.

  • Apenas para complementar, COERAS está desatualizado. A nova moda agora é COEDT

    Categoria Econômica

    Origem

    Espécie

    Desdobramento para identificação de peculiaridades

    Tipo

  • O primeiro nível é a Classe.

    As contas contábeis do PCASP são identificadas por códigos com 7 níveis de desdobramento, compostos por 9 dígitos, de acordo com a seguinte estrutura:

    1º Nível – Classe (1 dígito)

    2º Nível – Grupo (1 dígito)

    3º Nível – Subgrupo (1 dígito)

    4º Nível – Título (1 dígito)

    5º Nível – Subtítulo (1 dígito)

    6º Nível – Item (2 dígitos)

    7º Nível – Subitem (2 dígitos)


ID
401875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do plano de contas único do governo federal, julgue os
próximos itens.

Os controles da previsão e execução da receita orçamentária são efetuados, respectivamente, nos grupos passivo compensado e ativo compensado.

Alternativas
Comentários
  • Previsão da receita e execução da despesa →passivo compensado. 
     
    Fixação da despesa e execução da receita →ativo compensado. 
  • Questão está obsoleta... conforme o novo plano de contas...
    este controle hj é feito nas classes 6 e 7.
  • Hoje, PCASP 8ª ed. Controle da Aprovação do Planejamento e Orçamento-Classe 5

    Controle da Execução do Planejamento e Orçamento-Classe 6


ID
440263
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No Plano de Contas, as disponibilidades de numerário, os recursos a receber, as antecipações de despesa, bem como outros bens e direitos pendentes ou em circulação, realizáveis até o término do exercício seguinte serão classificados

Alternativas
Comentários
  • O ativo circulante compreende as disponibilidades de numerário, bem como outros bens e direitos pendentes ou em circulação, realizáveis ate o termino do exercício seguinte.

    O ativo realizável a longo prazo são os direitos realizáveis apos o termino do exercício seguinte.

    O ativo permanente representa os investimentos de caráter permanente, as imobilizações, bem como despesas diferidas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício.

    O ativo compensado compreende contas com função precípua de controle, relacionadas a situações nãocompreendidas no patrimônio, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo, inclusive as que dizem respeito a atos e fatos ligados a execução orçamentária e financeira.
     
     

  • Tinha entendido que quando dito "execício seguinte" fosse após o exercício corrente, e por isso o realizável entrava.


ID
444139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à estrutura do plano de contas da administração pública federal.
I O plano de contas da administração pública federal apresenta seis classes de contas, sendo duas patrimoniais: ativo e passivo; e quatro de resultado: despesa, receita, resultado diminutivo do exercício e resultado aumentativo do exercício.

II As contas do ativo estão dispostas no plano de contas em ordem crescente do grau de liquidez, e as contas do passivo em ordem crescente do grau de exigibilidade.

III Cabe à Secretaria do Tesouro Nacional o gerenciamento do plano de contas da administração pública federal.

IV A classificação das contas de despesa e da receita é definida pelo Conselho Federal de Contabilidade, guardando os fundamentos da doutrina contábil.
A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • itens errados:

    II As contas do ativo estão dispostas no plano de contas em ordem crescente do grau de liquidez, e as contas do passivo em ordem crescente do grau de exigibilidade.

    As contas estão dispostas em ordem DECRESCENTE, do grau de liquidez (ativo) e do grau de exigibilidade (passivo).


    IV A classificação das contas de despesa e da receita é definida pelo Conselho Federal de Contabilidade, guardando os fundamentos da doutrina contábil. 

    A classificação é encargo da STN do Ministério da Fazenda, orgão central do sistema de contabilidade federal.
  • sAUdações, pessoal!
    Desde 2012 está valendo o novo manual de contabilidade aplicada ao setor público...
    Assim, HOJE, entendo que as contas do plano federal são:
    iniciadas com:
    1 ou 2 : ativo, passivo e patrimônio líquido (classes)
    3 ou 4: variações patrimoniais diminutivas e aumentativas
    5 ou 6: contas do subssistema orçamentário
    7 ou 8: contas do subssistema de controle
    Assim, a resposta correta HOJE, no meu modo de ver, para a afirmativa I deveria ser oito, e não seis classes, tornando a afirmativa I FALSA, hoje.
    Ou seja, somente 1 item estaria correto que é a afirmativa III, questão correta HOJE (2012) seria a "a"
    Fica aí a minha contribuição.
    Abraços a todos!




  • Contudo, nas provas, ainda pode cair tanto o PCU como o PCASP.
    Cada um tem suas particularidades e neste período de transição temos que saber os dois.
    Como a questão delimitou ao PCU, então entendo que está correta.
  • O PCASP agora são 8 classes, essa questão cabia recurso, embora na prática, sejam 6 classes.
  • Questão desatualizada


ID
524185
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre o Plano de Contas da Administração Pública Federal, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Passivo Exigível a Longo Prazo (Não Circulante) corresponde às obrigações exigíveis após o término do período corrente. Falsa

    Passivo Circulante - Compreende as obrigações conhecidas e estimadas que atendam a qualquer um dos seguintes critérios: tenham prazos estabelecidos ou esperados dentro do ciclo operacional da entidade; sejam mantidos primariamente para negociação;tenham prazos estabelecidos ou esperados até o término do exercício seguinte; sejam valores de terceiros ou retenções em nome deles; quando a entidade do setor público for fiel depositário independente do prazo de exigibilidade.

    Passivo não Circulante - Compreende as obrigações conhecidas e estimadas que não atendam a nenhum dos critérios para serem classificadas no passivo circulante.

    Plano de Contas Adm. Pública Federal: www.tesouro.fazenda.gov.br

    Gabarito B
  • Vamos observar a redação da questão:

    b) o Passivo Exigível a Longo Prazo corresponde às obrigações exigíveis após o término do período corrente.

    A questão disse que as obrigações exigíveis terminam após o período corrente ,
    SENDO QUE O CERTO É  APÓS O PERÍODO SUBSEQUENTE.

    BONS ESTUDOS!

    Fonte : NBC T 16.2 -  PATRIMONIO PÚBLICO E SISTEMAS CONTÁBEIS


    GABARITO : LETRA "B"
  • Não é possível? Essa letra E está equivocada, se alguém de vcs, meus caros colegas, sabem  um pouco de DVP, hão de concordarem comigo. Mutação Passiva ou da Receita diminui a Situação Líquida do Resultado Patrimonial????? Se a reposta for sim, então por que ela é classificada como uma Variação Qualitativa do Patrimônio, ou seja, aquelas que não afetam o patrimônio, pois se vende um imóvel em contrapartida entra dindim na conta, não ficando nem mais rico e nem mais pobre. Tá errada essa questão!!!!!!! 

    Essa FGV é foda!!!!! teve uma outra questão dessa banca, não me recordo qual, que dizia que insubsistência ativa era a mesma coisa que insubsistência do ativo e sabemos que não é!!!!!! Essa banca está muito equivocada com relação à contabilidade pública.


    Desculpem aí galera, mas foi um desabafo!!!!!!


ID
601855
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao sistema de contas aplicado a Contabilidade Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Item por item:

    a) Os registros dos lançamentos são efetuados em quatro sistemas distintos: sistema orçamentário, sistema financeiro, sistema patrimonial e sistema contábil. (Errado. Deveria ser “sistema de compensação” e não “sistema contábil”.

    b) No sistema financeiro são registrados apenas a arrecadação da receita e o pagamento da despesa orçamentária. (Errado. O sistema financeiro também registra os lançamentos  pertencentes aos recebimento e pagamentos extra-orçamentários)

    c) A inscrição e a baixa da dívida ativa serão registradas no sistema financeiro. (Errado. A Dívida Ativa é registrada no ativo da entidade (sistema patrimonial).

    d) Previsão e arrecadação de receita, fixação e liquidação de despesas são exemplos de lançamentos contábeis executados no sistema orçamentário. (Correto. Segundo Sergio Jund (2008), o sistema orçamentário registra a previsão orçamentária, suas alterações, execução orçamentária, créditos adicionais, empenho da despesa etc.)

    e) No plano de contas, as contas pertencentes ao sistema orçamentário estão localizadas dentro dos grupos ativo circulante e passivo circulante. (Errado. As contas referentes ao sistema patrimonial localizam os grupos ativo circulante e passivo circulante.)

  • Essa questao trata do antigo plano de contas
  • Discordo do colega quando ele cita que somente entraria o sistema de compensação na alternativa (A), aja vista que o sistema Financeiro foi incorporado ao sistema Patrimonial. Temos:

    Sistema de Informações orçamentárias;

    Sistema de Informações Patrimoniais;

    Subsistema de Custos e

    Subsistema de Compensação.


ID
621913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da estrutura básica do plano de contas do governo federal, composta por seis classes de contas, julgue os itens que se seguem.

Por serem contas orçamentárias, as contas de registro da previsão e execução da receita e fixação e execução da despesa não integram a estrutura do plano de contas estabelecida pela Secretaria do Tesouro Nacional, tendo elenco de contas específico estabelecido pela Secretaria de Orçamento Federal.

Alternativas
Comentários
  • Item ERRADO.
    Trata- se do novo Plano de Constas Aplicado ao Setor Público – PCASP.
    O PCASP é composto de Tabela de atributos, Relação de Contas e Estrutura Padronizada de Lançamentos.
    O PCASP possui, à semelhança do Plano de Contas Único – PCU, 07 níveis.
    O primeiro nível é a classe. Existem 08 classes:
    1-     Ativo;
    2-     Passivo;
    3-     Variações Patrimoniais Diminutivas;
    4-     Variações Patrimoniais Aumentativas;
    5-     Controle da Aprovação do Planejamento e Orçamento – CAPO;
    6-     Controle da Execução  do Planejamento e Orçamento – CEPO;
    7-     Controle Devedores; e
    8-     Controle credores.
    1, 2, 3 e 4 -  Natureza patrimonial;
    5 e 6 – Natureza Orçamentária;
    7 e 8 – Natureza de Controle.
    Nos termos da LC 101, art. 50, a STN (órgão central de contabilidade) é a responsável pela aplicação do PCASP até a criação do Conselho Gestor previsto no art. 67 da mesma Lei.
     
    Com base nessas informações, vamos julgar o item. Para ficar mais fácil, vamos desmembrá-lo.
    I-             Por serem contas orçamentárias, ...
    CORRETO. São realmente contas de natureza orçamentária.
     
    II-            ... as contas de registro da previsão e execução da receita e fixação e execução da despesa não integram a estrutura do plano de contas estabelecida pela Secretaria do Tesouro Nacional,...
     
    ERRADO. Conforme vimos, tanto o CAPO quanto o CEPO fazem parte do PCASP.
     
    III-           ...  tendo elenco de contas específico estabelecido pela Secretaria de Orçamento Federal.
    ERRADO. Quando falarmos em Plano de contas, o órgão envolvido é a STN.
  • O comentário acima foi tão bom que vou colar aqui para salvar nos meus comentários também.

    Trata- se do novo Plano de Constas Aplicado ao Setor Público – PCASP.
    O PCASP é composto de Tabela de atributos, Relação de Contas e Estrutura Padronizada de Lançamentos.
    O PCASP possui, à semelhança do Plano de Contas Único – PCU, 07 níveis.
    O primeiro nível é a classe. Existem 08 classes:
    1-  Ativo;
    2-  Passivo;
    3-  Variações Patrimoniais Diminutivas;
    4-  Variações Patrimoniais Aumentativas;
    5-  Controle da Aprovação do Planejamento e Orçamento – CAPO;
    6-  Controle da Execução  do Planejamento e Orçamento – CEPO;
    7-  Controle Devedores; e
    8-  Controle credores.
    1, 2, 3 e 4 -  Natureza patrimonial;
    5 e 6 – Natureza Orçamentária;
    7 e 8 – Natureza de Controle.


ID
621916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da estrutura básica do plano de contas do governo federal, composta por seis classes de contas, julgue os itens que se seguem.

As contas de ativo compensado e de passivo compensado, na qualidade de contas de controle, representam valores que, de imediato, não integram o patrimônio da instituição, devendo ser encerradas ao final de cada exercício financeiro.

Alternativas
Comentários
  • As contas do ativo e do passivo compensado representam contas com função de controle, relacionadas aos bens, aos direitos, às obrigações e às situações não compreendidas no patrimônio, mas que direta ou indiretamente possam afetá-lo, inclusive as relativas a atos e fatos relacionados com a execução orçamentária e financeira.
    O Ativo Compensado compreende as contas que registram os atos praticados pela administração pública, ou mesmo alheios à administração, os quais não modificam de imediato o Patrimônio do Estado.
    O Passivo Compensado representa a contrapartida dos valores registrados no Ativo Compensado, com a finalidade de não afetar a aquisição fundamental do patrimônio.
    O erro é afirmar que tais contas serão encerradas ao final do exercício financeiro, por serem estas contas patrimoniais.

ID
633115
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Não gera variação patrimonial diminutiva, de acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, aprovado pela Portaria STN n° 751/ 2009:

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!

ID
647467
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme o plano de contas aplicado ao setor público do manual de contabilidade aplicada ao setor público da Portaria STN/MF no 467/09, a classe de contas nas quais se registram resultados aumentativos do exercício, extraorçamentários, incluem

Alternativas
Comentários
  • DVP 

    Variação Ativa
    *Independente da Execução Orçamentária

    Acréscimos Patrimoniais Superveniências Ativas Insubsistências do passivo
  • VEJAMOS CONCEITUAÇÃO ITEM POR ITEM
    a) acréscimos patrimoniais - Que guardam valores de incorporações de bens e direitos, baixa de obrigações e outros não vinculados ao orçamento. 
    b) interferências passivas - representam valores oriundos da movimentação financeira. Podem ser orçamentárias, pela execução do orçamento: cota, repasse e sub-repasse concedidos a outros órgãos ou a unidades do mesmo órgão; podem ser extraorçamentárias, valores oriundos da movimentação financeira e de bens entre unidades gestoras da administração pública
    c) decréscimos patrimoniais - Estão representados os valores de baixa de bens e direitos, incorporação de obrigações e outros não vinculados ao orçamento.
    d) despesas extraorçamentárias - os dispêndios extraorçamentários, inadequadamente denominados de despesa extra-orçamentária, tem origem em um embolso extraorçamentário, ou seja, não transitam pela lei orçamentária, não alteram o patrimônio líquido, representam devolução de ingressos extra-orçamentários e não são considerados despesas 
    e) mutações ativas - demonstram as aquisições de bens e direitos e reduções de obrigações decorrentes da execução da despesa orçamentária. 
    Fonte: Francisco Glauber Mota
  • acréscimos patrimoniais


ID
647470
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme o plano de contas aplicado ao setor público do manual de contabilidade aplicada ao setor público da Portaria STN/MF no 467/09, a classe de contas nas quais se registram contratos de seguro, de serviços, de aluguéis, de fornecimento de bens, de repasse, contratos de obrigações internas e externas a receber, entre outras, são contas de compensações ativas e passivas para realizar o controle, denominadas

Alternativas
Comentários
  • direitos e obrigaçoes contratuais

  • EXCELENTE COMENTÁRIO LULU! PARABÉNS! NOS AJUDOU MUITO!
  • Obrigado FCC, por mais uma vez, valorizar a decoreba do que o raciocínio!
    Desta forma o serviço público contará com mais funcionários bitolados, mais alinhados ao preceito da Adm. Burocrática e menos dinâmico, ou seja, mais distantes do perfil de um servidor de uma gestão gerencial, tão almejada nos dias de hoje.
    Minha coluna agradesce. 
  • Meu caro, o comentario foi pertinente sobre o estilo fraco de ser da FCC, concordo com vc em genero e grau. Sabemos que na Contabilidade a essencia prevalece sobre a forma, mas a palavra AGRADECER,  nao leva S... abc
  • Para o Registro contábil, as informações podem ser: De Natureza patrimonial, orçamentária ou de controle (Não vou me dispor sobre cada uma).

    Dentro das de natureza de controle, são 3 enfoques, que são: Custo, Administração Financeira e Compensação (que é a da questão).
    Esse enfoque de compensação, de uma forma sucinta, registram os atos potenciais, identificam os compromisso futuros e os riscos assumidos.
    A nomenclatura em si para a questão eu não cheguei a ler com essa especificação, mas por exclusão acertei, porque repasse também é contrato (Contrato de repasse).
  • Direitos eObrigações Contratuais

ID
693598
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do plano de contas do setor público, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL

    por Júlio César Zanluca - Contabilista

    Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. 

    A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender. 

    OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS 

    Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: 

    a) atender às necessidades de informação da administração da empresa; 

    b) observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais dmonstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”); 

    c) adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda. 

    ELENCO DE CONTAS E CORRESPONDENTE CONJUNTO DE NORMAS 

    O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constituí na verdade um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta - o chamado "Manual de Contas", que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para que serve, o que deve conter e outras informações sobre critérios gerais de contabilização). 

    CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL 

    A empresa deve manter escrituração contábil com base na legislação comercial e com observância das Normas Brasileiras de Contabilidade. 

    O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis que visa a evidenciar, de forma sintética, a situação patrimonial da empresa e dos atos e fatos consignados na escrituração contábil. 

    fonte : http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm


ID
695476
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere as classes do Plano de Contas a ser adotado pelos entes da federação, obrigatoriamente, a partir de 2013:

1 - Ativo
2 - Passivo e Patrimônio Líquido
3 - Variações Patrimoniais Diminutivas
4 - Variações Patrimoniais Aumentativas
5 - Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento
6 - Controles da Execução do Planejamento e Orçamento
7 - Controles Credores
8 - Controles Devedores

O registro da arrecadação de uma receita tributária, quanto à natureza orçamentária da informação, utiliza APENAS

Alternativas
Comentários
  • O PCASP está dividido em 8 classes:

    1. Ativo;

    2. Passivo e Patrimônio Líquido;

    3. Variações Patrimoniais Diminutivas;

    4. Variações Patrimoniais Aumentativas;

    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento;

    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento;

    7. Controles Devedores; e

    8. Controles Credores.

    A natureza da informação evidenciada pelas contas das quatro primeiras classes, 1 a 4, é Patrimonial, ou seja, informa a situação do Patrimônio da Entidade Pública. A natureza da informação das contas das duas classes seguintes, 5 e 6, é Orçamentária, pois nessas classes são feitos os controles do Planejamento e do Orçamento, desde a aprovação até a execução. Por fim, a natureza da informação das contas das duas últimas classes, 7 e 8, é de controle, pois nessas classes são registrados os atos potenciais e diversos controles.

  • Pq somente a classe 6? Tenho dúvida quanto a letra B.
  • Segundo o MCASP o lançamento seria:

    Nat. de Informação: Orçamentária

    D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a realizar
    C 6.2.1.2.x.xx.xx Receita realizada

  • Porque é conta de execução do orçamento..... 

  • Enunciado: O registro da arrecadação de uma receita tributária, quanto à natureza orçamentária da informação, utiliza APENAS...

     

    Etapas da receita orçamentária

     

    PLAR - Previsão, liquidação, arrecadação e recolhimento. 

     

    Etapas da execução receita orçamentária

     

    Liquidação, arrecadação e recolhimento. 

     

    Resposta:  Controles da Execução do Planejamento e Orçamento (Letra D)

  • Por que tem que ser de EXECUÇÃO e não de APROVAÇÃO ?

  • Pessoal, primeiramente vamos recorrer ao nosso resumo esquemático sobre classes de contas:

    Note que as Classes 5 e 6 se relacionam com a natureza de informação orçamentária. Mas calma, não tão rápido! Vejamos primeiro o detalhamento em nível de grupo das Classes 5 e 6:

    O comando da questão refere-se à arrecadação da receita, que é uma fase da execução da receita orçamentária. Todavia, apenas a Classe 6 possui contas relacionadas à execução da receita (6.2.1.x.x.xx.xx).

    Assim, a alternativa correta é a letra D).

    Gabarito: LETRA D

  • Contas de natureza orçamentária: Classes 5 e 6

    Contas utilizadas no lançamento em tela: 6

    Gabarito letra D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

    Pessoal, nesse tipo de questão em que são exigidos os lançamentos e o respectivo reflexo nas classes, temos que ter total atenção em qual natureza de informação a banca se refere.  

    Veja  que  nessa  questão,  a  banca  quer  saber  o  reflexo  “quanto  à  natureza  orçamentária  da informação”.  Somente  com  esse  conhecimento  já  conseguimos  eliminar  algumas  opções. 

    Conforme estudamos, a natureza orçamentária engloba apenas as classes 5 e 6. Logo, resta-nos as opções “B” e “D”. 

    Quanto à natureza orçamentária, temos o seguinte registro: 

    • D 6.2.1.1.x.xx.xx   Receita a Realizar       
    • C 6.2.1.2.x.xx.xx   Receita Realizada 

    Logo, há utilização apenas da classe 6

    ===

    TOME NOTA (!)

    ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS POSTERIOR AO FATO GERADOR

    Natureza de Informação Patrimonial: 

    • D 1.1.1.x.x.xx.xx   Caixa e Equivalente de Caixa (F)     
    • C 1.1.2.1.x.xx.xx   Créditos Tributários a Receber (P) 

    Natureza de Informação Orçamentária: 

    • D 6.2.1.1.x.xx.xx   Receita a Realizar       
    • C 6.2.1.2.x.xx.xx   Receita Realizada 

    Natureza de Informação de Controle:

    • D 7.2.1.1.x.xx.xx   Controle da Disponibilidade de Recursos   
    • C 8.2.1.1.1.xx.xx   Disponibilidade por Destinação de Recursos

  • O registro da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação, conforme art. 35 da Lei nº 4.320/1964 e decorre do enfoque orçamentário dessa Lei, tendo por objetivo evitar que a execução das despesas orçamentárias ultrapasse a arrecadação efetiva.

    Considerando-se, a título de exemplo, a aprovação de um orçamento de uma determinada entidade pública e a arrecadação de certa receita, os registros contábeis sob a ótica do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público seriam os seguintes:

    a. Registro da previsão da receita no momento da aprovação da Lei Orçamentária:

    Natureza da informação: orçamentária

    D 5.2.1.1.x.xx.xx Previsão Inicial da Receita

    C 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar

    b. Registro da arrecadação da receita durante a execução do orçamento:

    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar

    C 6.2.1.2.x.xx.xx Receita Realizada

    Natureza da informação: controle

    D 7.2.1.1.x.xx.xx Controle da Disponibilidade de Recursos

    C 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)

    Fonte: MCASP 8ª Edição, Página 52


ID
696901
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Plano de Contas aplicado ao setor público, compreendem informações de natureza patrimonial, orçamentária e de controle, respectivamente, as referentes a:

Alternativas
Comentários
  • 3 – Variação Patrimonial Diminutiva

    3.1 - Pessoal e Encargos


    5 – Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento

    5.3 - Inscrição de Restos a Pagar


    8 – Controles Credores

    8.3 - Execução da Dívida Ativa


    Fonte: Parte IV - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/113505/Parte_IV_PCASP2012.pdf)


  • a) patrimonial, orçamentária e de controle. CERTO.


    b) patrimonial, patrimonial e orçamentária. ERRADO.


    c) orçamentária , controle e orçamentária. ERRADO.


    d) orçamentária, patrimonial e orçamentária. ERRADO.


    e) orçamentária, orçamentária e controle. ERRADO.
     


ID
697678
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria Conjunta STN/SOF nº 1, de 20 de junho de 2011, as Bibliotecas Públicas devem classificar o controle patrimonial dos seus livros, adquiridos como

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8a. Edição - item 4.6.1.1

    Bons estudos.


ID
697690
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria STN 406/2011, qual dos itens abaixo não integra o patrimônio líquido de uma entidade?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A partir de 01.01.2008, a Reserva de Reavaliação foi extinta, por força da Lei 11.638/2007.

    Os saldos existentes nas reservas de reavaliação deverão ser mantidos até a sua efetiva realização ou estornados até o final do exercício social de 2008.

    Serão classificadas como Ajustes de Avaliação Patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a preço de mercado.

    Portanto, as referências, a partir de 01.01.2008, à conta “Reserva de Reavaliação”, neste texto, devem ser entendidas como da conta “Ajustes de Avaliação Patrimonial”.


    http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/contabilidade-empresarial_reavaliacao-bens.htm

    bons estudos

  • Como assim Renato, a Reserva de Avaliação foi extinta?

    O MCASP 2017 - Traz a Reserva de Avaliação...


ID
698056
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria STN 406/2011, um ativo intangível deve ser reconhecido quando:

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Gilmar Possati / CPC 04

    Trata-se de exigência do item 21 do CPC 04.  

    21. Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se: 

    • (a) for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade;

    e 

    • (b) o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade

    A questão foi mal elaborada. Para que haja o reconhecimento os dois requisitos devem ser atendidos.


ID
698077
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os ativos que estão disponíveis para utilização imediata ou que sejam realizados ou tenham expectativa de realização, consumo ou venda até o final do exercício financeiro subsequente são classificados como:

Alternativas

ID
706657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, considerando as características dos sistemas de contas.

As contas que compõem as classes de receitas e de despesas pertencem, exclusivamente, ao sistema financeiro de contas.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que esta questão tenha sido tirada da macrofunção Siafi nº 020600. No item 4.1.2.1, letra 'c', a macrofunção dispõe que:

    c) F - FINANCEIRA - indica as contas contábeis que pertencem às classes do Ativo, Passivo, Variações Ativas e Passivas, bem como Receitas e Despesas, com destaque para estas duas últimas, uma vez que as contas que compõe essas classes pertencem exclusivamente a este sistema, e que de forma mediata ou imediata venha a impactar os recursos financeiros disponíveis;

    Entretanto, cabe destacar que a Resolução CFC nº 1.268/09 extinguiu o Subsistema Financeiro, passando este a integrar o Subsistema Patrimonial, conforme segue:
    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;”

    Bons estudos!!!
  • DISCORDO DO GABARITO.
    Ao contabilizarmos a receita e despesa orçamentária, temos como contrapartida um lançamento no sistema de variações para compensar a entrada e saída dos recursos que serão contabilizadas também no sistema de compensação e variações.
    Então, as contas do sistema financeiro NÃO SERÃO EXCLUSIVAS DO SISTEMA FINANCEIRO. TERÃO TAMBÉM NO SISTEMA PATRIMONIAL.
  • SISTEMA FINANCEIRO
    RECEITA
    I - Orçamentária
    RECEITAS CORRENTES                                       
    Receita Tributária                           
    Receita de Contribuições                                    
    Receita Patrimonial                        
    Transferências Correntes                                  
    Outras Receitas Correntes                                
    Dedução das Receitas                                            
    ( - ) Dedução do IPTU (Descontos Concedidos)                                  
    ( - ) Dedução para o FUNDEB                           
    Receita Corrente Líquida                                    
                                                  
    RECEITA DE CAPITAL                                          
    Transferências de Capital                                   
    TOTAIS                            
     
     
    DESPESA
    II – Orçamentária
                                                  
    DESPESA POR FUNÇÕES                                      
    Legislativa                                             
    Judiciária                        
    Adminsitração                                   
    Assistência Social                             
    Previdência Social                            
    Saúde                                 
    Educação                        
    Cultura                             
    Urbanismo                                            
    Saneamento                                          
    Agricultura                                           
    Comércio e Serviços                                              
    Desporto e Lazer                              
    Encargos Especiais                          
    TOTAIS                             
  • SISTEMA DE COMPENSAÇÃO OU VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
     
    VARIAÇÕES ATIVAS
     
    Resultantes da Execução Orçamentária    
    RECEITAS CORRENTES               
    Receita Tributária    
    Receita de Contribuições                                    
    Receita Patrimonial 
    Transferências Correntes          
    Outras Receitas Correntes
    Dedução das Receitas
    ( - ) Dedução do IPTU (Descontos Concedidos)
    ( - ) Dedução para o FUNDEB    
                                                  
    Receita Corrente Líquida
                                                  
    RECEITA DE CAPITAL
    Transferências de Capital
     
     
    VARIAÇÕES PASSIVAS                  
                                                  
    Resultantes da Execução Orçamentária
     
    DESPESAS CORRENTES                                       
    Pessoal e Encargos Sociais
    Pessoal e Encargos Sociais - Prefeitura
    Pessoal e Encargos Sociais - Câmara
                                                  
    Outras Despesas Correntes
    Outras Despesas Correntes – Prefeitura
    Outras Despesas Correntes – Câmara
                                                  
    Despesas de Capital
    Investimentos
    Investimentos – Prefeitura
    Investimentos – Câmara
  • Questão está errada, não existe mais o sistema financeiro.

    Além disso, o próprio MCASP apresenta vários exemplos de lançamentos envolvendo contas de receita e despesa no sitema orçamentário.
    Ex:
    Código da Conta Título da Conta D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a realizar C 6.2.1.2.x.xx.xx Receita realizada
  • Desatualizada

    Questão ATUALMENTE está errada, não existe mais o sistema financeiro.

    Além disso, o próprio MCASP apresenta vários exemplos de lançamentos envolvendo contas de receita e despesa no sitema orçamentário.

    Ex:

    Código da Conta Título da Conta D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a realizar C 6.2.1.2.x.xx.xx Receita realizada

  • QC deveria atualizar esses filtros, pois mesmo marcando a opção desatualizadas ainda aparecem questões como essa.


ID
767932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos sistemas de contas e contas contábeis, julgue os itens a
seguir.

As contas contábeis são identificadas por um código composto de nove dígitos numéricos, distribuídos em sete níveis de desdobramento, em que o primeiro nível corresponde à categoria econômica das contas representativas da despesa pública.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a estrutura do novo Plano de Contas, o primeiro nível é a classe.

    1º nível classe

    2º nível Grupo

    3º nível subgrupo

    4º nível Título 

    5º nível Subtítulo

    6º nível Item

    7º nível Subitem


  • PCASP

    7 níveis (1.classe, 2.grupo, 3.subgrupo, 4.título, 5.subtítulo, 6.item, 7.subitem)

    8 classes (1.ativo, 2.passivo/pl, 3.vpd, 4.vpa, 5.capo, 6.cepo, 7.ctr dev., 8.ctr.credores)

    9 dígitos (sendo o. 5o. dígito ref. consolidação do BSPN)

    Bons estudos.


ID
778387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das normas legais aplicáveis à elaboração das demonstrações contábeis, julgue os seguintes itens.

Os direitos vinculados a um imóvel de propriedade de determinada empresa devem ser classificados no ativo circulante do balanço patrimonial, se forem realizáveis no decurso do exercício seguinte. Se seu vencimento ocorrer após o término do exercício seguinte, devem ser classificados no ativo realizável a longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • A questão me gerou dúvidas, pois a príncipio não há a especificação da atividade social desta empresa, que ao meu ver causa duas possibilidades de interpretação. 
    1º Supôr que a empresa é uma imobiliária: A questão está correta. 

    2º Supôr que o ímovel não se destina a venda e é utilizado na operação dos negócios: A questão está ERRADA. Pois ele estaria classificado na conta Ativos Permanentes Imobilizados.
  • Ativo Realizável a Longo Prazo teve a sua nomeclatura substituída por Ativo não Circulante.
    A questão deixa claro direitos realizáveis, ou seja; independente de ser uma imobiliária ou não, ela possui a intenção de vender o imóvel. 

    O erro da questão está na utilização do termo "Ativo Realizável a Longo Prazo" quando deveria ser utilizado "Ativo não Circulante".

    NBCT G 28
                As propriedades para investimento são mantidas para obter rendas ou para valorização do capital ou para ambas, e por isso classificadas no subgrupo Investimentos, dentro do Ativo Não Circulante.
  • Caro Glenderson, desconheço que o ARLP foi substituído pelo ANC. O Balanço Patrimonial tem a seguinte estrutura:

    1 -ATIVO
      1.1 - CIRCULANTE

      1.2 - NÃO CIRCULANTE
         1.2.1 - Realizável a Longo Prazo
         1.2.2 - Investimentos
         1.2.3 - Imobilizado
         1.2.4 - Intangível

    2-PASSIVO
      2.1 - CIRCULANTE
      2.2 - NÃO CIRCULANTE
      2.3 - PATRIMÔNIO LÍQUIDO

    Peço por gentileza informar legislação que consta alteração informada.

    bons estudos.
  • O erro da questão é dizer que “se seu vencimento ocorrer após o término do exercício seguinte, DEVEM ser classificados no ativo realizável a longo prazo”.
     
    Isso porque, com base nessa premissa, é impossível saber se o investimento é permanente ou temporário.
     
    Se for permanente, deve ser classificado no ANC – Investimentos
     
    Se for temporário, ANC – Realizável a LP.
  • No meu ponto de vista o erro da questão é quando fala da possibilidade de ser ativo circulante, porém, nao existe essa possibilidade, ou pode ser ativo imobilizado ou investimentos, sendo os dois subgrupos do ativo não circulante.

  • Estratégia Concursos:

    Trata-se de uma propriedade para investimento, tema previsto no CPC 28.

    Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício ou parte de edifício ou ambos) mantida para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, e não para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas.
    Trata-se do caso de imóvel no qual se investiu como uma forma de investimento, e não para ser destinado ao uso da empresa nas suas atividades operacionais. A propriedade para investimento é classificada no ativo não circulante, subgrupo investimentos.


    Portanto, a questão está incorreta.

  • Na verdade a classificação deve ser no ATIVO IMOBILIZADO.

    GABARITO: ERRADO.

  • Os direitos vinculados a um imóvel de propriedade da empresa podem ser classificados, na verdade, como ativo imobilizado, se a empresa já tiver definido uma destinação para eles, ou como propriedade para investimento, se o objetivo for auferir renda ou valorização. Assim, o item erra ao classificar como Ativo Circulante e Ativo Realizável a Longo Prazo.

    Fonte: Prof. Júlio Cardozo – Estratégia Concursos.

  • Os direitos vinculados a um imóvel de propriedade da empresa podem ser classificados, na verdade, como ativo imobilizado, se a empresa já tiver definido uma destinação para eles, ou como propriedade para investimento, se o objetivo for auferir renda ou valorização. Assim, o item erra ao classificar como Ativo Circulante e Ativo Realizável a Longo Prazo.

    Fonte> estratégia

  • -Uso Permanente: ANC

    --Imóvel para atividade fim da empresa → Imobilizado

    --Imóvel para investimento → Investimento

    -Se for para uso temporário : ANC → Realizável a longo prazo


ID
778417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas da administração pública e às demonstrações contábeis, julgue os itens que se seguem.

As contas contábeis são estruturadas em sete níveis de desdobramento, sendo o último nível representado pelo subelemento.

Alternativas
Comentários
  • Prezados, 

    Como é de conhecimento de todos, estamos em um momento de transição na contabilidade pública.
    A questão afirma que as contas contábeis estão "estruturadas em sete níveis de desdobramento, sendo o último nível representado pelo subelemento." Contudo, esta afirmação não está totalmente correta, pois hoje podemos falar em dois planos de contas, ambos estruturados em sete níveis: PLANO DE CONTAS DA ADMINISTRACAO PUBLICA FEDERAL (PLANO ATUALMENTE ADOTADO NO SIAFI) e o PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO (PCASP).
    Neste dois planos de contas, o sétimo nível corresponde ao "subitem".   Logo, esta questão já está errada.
    Contudo, tb cabe ressaltar que no PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO (PCASP), não existe os níveis "Elemento" e subelemento". Eles foram substituídos pelo "Título" e "subtítulo".

     PLANO DE CONTAS DA ADMINISTRACAO PUBLICA FEDERAL
           
            C . G  . g  . E  .e   .II  .ii
            1° Nível – Classe 
             2º Nível – Grupo
             3º Nível – Subgrupo
             4º Nível – Elemento
             5º Nível – Subelemento
             6º Nível – Item
             7º Nível - Subitem


    PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO (PCASP).

            C . G  . g  . T  .t   .II  .ii
            1° Nível – Classe
             2º Nível – Grupo
             3º Nível – Subgrupo
             4º Nível – Título
             5º Nível – Subtítulo
             6º Nível – Item
             7º Nível - Subitem

    Bons estudos.

    fonte: http://tesouro.fazenda.gov.br/contabilidade_governamental/plano_contas.asp 

  • E o famoso dígito de conta corrente integra ou não integra, enfim, essa conta contábil?
  • Gab: ERRADO

    Estrutura do Novo PCASP.

    1° nível - Classe;

    2° nível - Grupo;

    3° nível - Subgrupo;

    4° nível - Título;

    5° nível - Subtítulo;

    6° nível - Item;

    7° nível - Subitem.


ID
780712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano das contas único do governo federal, às variações patrimoniais, ao balancete e às demonstrações contábeis,julgue o  item  a seguir.


No plano de contas, o ativo e o passivo são separados em contas financeiras e não financeiras, com vistas a facilitar o cálculo do superávit financeiro.

Alternativas
Comentários
  • A nova classificação dos elementos patrimoniais considera a segregação do Ativo e Passivo em “Circulante” e “Não Circulante”, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade, conforme disposto na Lei n o 6.404/1976 e ratificado pela NBC T 16, viabilizando a utilização da classificação patrimonial pelas entidades estatais. Todavia, o novo plano de contas informa, ainda, outro dado, o “Indicador para Cálculo do Superávit Financeiro”, o qual é uma nova e importante informação trazida pelo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP. No plano de contas e nos manuais da STN esse indicador é dado pelas letras “P” (permanente) e “F” (financeiro), ao lado das contas de Ativo e Passivo. Portanto, no novo plano de contas, o Ativo e o Passivo, apesar de agora separados como Circulante e Não Circulante, suas contas também são segregadas em contas Financeiras e Permanentes (ou não financeiras), conforme a Lei n o 4.320/1964, com vistas a facilitar o cálculo do superávit financeiro.

    Fonte: livrariaconcursar.com.br/atualizacao/download/1011/questoes---capitulo-15---orcamento-e-contabilidade-publica

    Resposta: Certo.


ID
788356
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refetido em plano de contas que compreenda os itens listados abaixo. Marque o único item que NÃO se enquadra neste contexto.

Alternativas

ID
812569
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre o Plano de Contas aplicado ao Setor Público, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B   (incorreta)

     

    O PCASP é a estrutura primária para gerar os demonstrativos contábeis, inclusive os demonstrativos do Relatório Resumido de Execução Orçamentária e do Relatório de Gestão Fiscal e aqueles necessários à geração de informações ao público, incluindo os organismos
    internacionais.
     

     

    Estrategia concursos

  • Aprofundando >

    De acordo com o MCASP:

    O PCASP representa uma das maiores conquistas da contabilidade aplicada ao setor público. O PCASP permitiu diversas inovações, por exemplo:


    a. Segregação das informações orçamentárias e patrimoniais: no PCASP as contas contábeis são classificadas
    segundo a natureza das informações que evidenciam – orçamentária, patrimonial e de controle, de modo
    que os registros orçamentários não influenciem ou alterem os registros patrimoniais, e vice-versa.


    b. Registro dos fatos que afetam o patrimônio público segundo o regime de competência: as variações patrimoniais
    aumentativas (VPA) e as variações patrimoniais diminutivas (VPD) registram as transações que
    aumentam ou diminuem o patrimônio líquido, devendo ser reconhecidas nos períodos a que se referem,
    segundo seu fato gerador, sejam elas dependentes ou independentes da execução orçamentária

     

    c. Registro de procedimentos contábeis gerais em observância às normas internacionais, como as provisões,
    os créditos tributários e não tributários, os estoques, os ativos imobilizados e intangíveis, dentre outros.
    Incluem-se também os procedimentos de mensuração após o reconhecimento, tais como a reavaliação, a
    depreciação, a amortização, a exaustão e a redução ao valor recuperável (impairment), dentre outros.


    d. Elaboração de estatísticas fiscais nos padrões exigidos pelos organismos internacionais

     

    Bons estudos!


ID
812572
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, as contas contábeis são classificadas segundo a natureza de informações que evidenciam. Sobre as contas que registram, processam e evidenciam os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público analise a assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Evidenciam contas com informações patrimoniais.
II. Evidenciam contas com informações de natureza orçamentária.
III. Evidenciam contas com informações de natureza típica de controle.
IV. São representadas pelas contas que registram aprovação e execução do planejamento e orçamento.

Alternativas
Comentários
  • A chave da questão está no enunciado.

     

    Trata-se de contas PATRIMONIAIS (código 1, 2, 3, 4)

    São as contas que registram, processam e evidenciam os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as
    variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público, representadas pelas contas que integram o Ativo, Passivo,
    Patrimônio Líquido, Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD) e Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA).

     

    GABARITO: C

     

     


     

  • Aprofundando >

    DE ACORDO COM O MCASP , OS ASPECTOS DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO COMPREENDE :

    Aspecto Orçamentário
    Compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua
    execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução
    Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos
    para refletir esse aspecto.

     

    Aspecto Patrimonial
    Compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público. Nesse aspecto, devem
    ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos
    ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. O Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração das Variações
    Patrimoniais (DVP) representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. O processo de convergência
    às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público (CASP) visa a contribuir, primordialmente,
    para o desenvolvimento deste aspecto.

     

    Aspecto Fiscal
    Compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF,
    dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da
    apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio
    das contas públicas. O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária
    (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto
    .
    Diversos atos e fatos registrados pela contabilidade poderão alcançar apenas um, dois ou todos os aspectos citados.
    Dessa maneira, cabe aos responsáveis pelos serviços de contabilidade em cada ente da Federação compreender
    os eventos e seus efeitos na evidenciação contábil, a partir do entendimento das normas e conceitos inerentes
    a cada aspecto, apresentados neste Manual

     

    Bons estudos!

  • Já caí pela segunda vez nessa questão, triste viu.


ID
812575
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). A entidade do setor público deve manter sistema de informação refletido em plano de contas que compreenda:

I. a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores.
II. a função atribuída a cada uma das contas e o funcionamento das contas. Contas específicas que possibilitem a apuração de custos.
III. a utilização do método das partidas dobradas em todos os registros dos atos e fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público.
IV. tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas e a movimentação a débito e a crédito.

Alternativas

ID
838804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do sistema de contas da contabilidade pública e dos fatos que afetam o patrimônio dos entes estatais, julgue os itens a seguir.


O plano de contas utilizado na contabilidade pública deve ser capaz de evidenciar os vários estágios das receitas e despesas.

Alternativas
Comentários
  • Plano de Contas Aplicado ao Setor Público

    2.3 - CONTA CONTÁBIL
    c) acompanhar e controlar a execução orçamentária, evidenciando a receita prevista, lançada, realizada e a realizar, bem como a despesa autorizada, empenhada, realizada e as dotações disponíveis;

    CERTO
  • Na contabilidade aplicada à Administração Pública, o plano de contas objetiva a
    demonstração ordenada dos seguintes fatos:
    – estágios de receita e despesa;
    – ingressos e dispêndios financeiros;
    – fatos contingentes e aleatórios que afetam o patrimônio;
    – registro de fatos e operações que não produzem alterações patrimoniais.

    Sérgio Jund - Orçamento e Contabilidade Pública
  • O estágio do recolhimento da receita é evidenciado no PCASP?

ID
842902
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Passivo Compensado inclui as contas com função precípua de controle, relacionadas aos bens e direitos e às obrigações, bem como às situações não compreendidas no patrimônio, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo, inclusive quanto aos atos e fatos, relacionados com a execução orçamentária e financeira.

Alternativas
Comentários
  • O Passivo Compensado inclui as contas com função precípua de controle, relacionadas aos bens e direitos e às obrigações, bem como às situações não compreendidas no patrimônio, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo, inclusive quanto aos atos e fatos, relacionados com a execução orçamentária e financeira. (E)

    O passivo compensado compreende contas com funcao precipua de controle, relacionadas a situacoes nao compreendidas no patrimonio mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afeta-lo, inclusive as que dizem respeito a atos e fatos ligados a execução orçamentária e financeira.


ID
854815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, no que se refere a características, finalidades, evidenciação das receitas públicas e seus reflexos na elaboração do orçamento.

As contas de controle do compensado destinam-se ao registro da movimentação entre as unidades respectivas do ente público e seus saldos são transferidos ao próximo exercício, com exceção dos saldos dos processos encaminhados pelos órgãos ou unidades originárias do crédito e ainda pendentes de devolução pelos órgãos ou unidades competentes para inscrição.

Alternativas

ID
864607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do plano de contas aplicado ao setor público, julgue os
próximos itens.

O sétimo nível da conta contábil é o maior nível de detalhamento que poderá ser utilizado pela União, estados e municípios.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Realmente são 7 níveis de desdobramente no PCU, mas é possível usar um código denominado CONTA CORRENTE.
  • As contas são estruturadas no plano de contas em 7 níveis de
    desdobramento e 9 dígitos.
     
    Código da conta com 7 níveis e 9 dígitos:
    X.X.X.X.X.XX.XX
     
    1º nível: CLASSE 1º dígito - apenas um dígito nesse nível
    2º nível: GRUPO 2º dígito - apenas um dígito nesse nível
    3º nível: SUBGRUPO 3º dígito - apenas um dígito nesse nível
    4º nível: TÍTULO 4º dígito - apenas um dígito nesse nível
    5º nível: SUBTÍTULO 5º dígito - apenas um dígito nesse nível
    6º nível: ITEM 6º e 7º dígitos – dois dígitos nesse nível
    7º nível: SUBITEM 8º e 9º dígitos – dois dígitos nesse nível
    Conta Corrente Código variável
     
    O primeiro nível (classe) representa a classificação máxima de
    agregação das contas.
  • 04.07.02 RELAÇÃO DE CONTAS
    A relação ou elenco de contas é a disposição ordenada dos códigos e títulos das contas.
    A estrutura básica do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, aplicável a toda a Federação, é a seguinte:
    Legenda dos níveis de desdobramento:
    1° Nível – Classe
    2º Nível – Grupo
    3º Nível – Subgrupo
    4º Nível – Título
    5º Nível – Subtítulo
    6º Nível – Item
    7º Nível - Subitem
    As contas poderão conter mais níveis do que os dispostos acima.
    Os planos de contas dos entes da Federação somente poderão ser detalhados nos níveis posteriores ao nível utilizado na relação de contas do PCASP, constante no volume de Anexos deste MCASP.
  • Errado

    Os entes da Federação somente poderão detalhar a conta contábil nos níveis posteriores ao nível apresentado na relação de contas do PCASP. Por exemplo, caso uma conta esteja detalhada no PCASP até o 6º nível (item), o ente poderá detalhá-la apenas a partir do 7º nível (subitem), sendo vedada a alteração dos 6 primeiros níveis.

    Mcasp


ID
864610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do plano de contas aplicado ao setor público, julgue os
próximos itens.

A inscrição de restos a pagar deve ser contabilizada na classe 5: controles da aprovação do planejamento e orçamento.

Alternativas
Comentários
  • 5 – Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento
    5.1 - Planejamento Aprovado
    5.2 - Orçamento Aprovado
    5.3 - Inscrição de Restos a Pagar
  • Correto.

    De acordo com o manual de contabilidade aplicada ao setor público. O Plano de Contas aplicado ao setor público está dividido em 8 classes.


    1. Ativo;
    1.1 - Ativo Circulante
    1.2 - Ativo Não Circulante 
     
    2. Passivo e Patrimônio Líquido;
    2.1 - Passivo Circulante
    2.2 - Passivo Não Circulante
    2.3 - Patrimônio Líquido
     
    3. Variações Patrimoniais Diminutivas;
    3.1 - Pessoal e Encargos
    3.2 - Benefícios Previdenciários e Assistenciais 
    3.3 - Uso De Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo
    3.4 - Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras
    3.5 - Transferências Concedidas
    3.6 - Desvalorização e Perda De Ativos
    3.7 - Tributárias 
    3.9 - Outras Variações Patrimoniais Diminutivas
     
    4. Variações Patrimoniais Aumentativas;
    4.1 - Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria 
    4.2 - Contribuições
    4.3 - Exploração e venda de bens, serviços e direitos
    4.4 - Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras
    4.5 - Transferências Recebidas
    4.6 - Valorização e Ganhos Com Ativos
    4.9 - Outras Variações Patrimoniais Aumentativas 
     
    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento;
    5.1 - Planejamento Aprovado
    5.2 - Orçamento Aprovado
    5.3 - Inscrição de Restos a Pagar
     
    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento;
    6.1 - Execução do Planejamento
    6.2 - Execução do Orçamento
    6.3 - Execução de Restos a Pagar
     
    7. Controles Devedores;
    7.1 - Atos Potenciais
    7.2 - Administração Financeira
    7.3 - Dívida Ativa
    7.4 - Riscos Fiscais
    7.8 - Custos
    7.9 - Outros Controles 
     
    8. Controles Credores
    8.1 - Execução dos Atos Potenciais
    8.2 - Execução da Administração 
    Financeira
    8.3 - Execução da Dívida Ativa
    8.4 - Execução dos Riscos Fiscais
    8.8 - Apuração de Custos
    8.9 - Outros Controles 


     
  • Olá Galera,


    Segundo o PCASP do MCASP 5ª Edição a inscrição de restos a pagar será contabilizada na Classe 5.3, dentro da classe Controles da aprovação do planejamento e orçamento, e quando executada será contabilizada na classe 6.3, dentro da classe Controles da EXECUÇÃO do planejamento e orçamento, como pode ser visto logo abaixo:


    1 – Ativo 

    1.1 - Ativo Circulante 

    1.2 - Ativo Não Circulante 

    3 – Variação Patrimonial Diminutiva 

    3.1 - Pessoal e Encargos 

    3.2 - Benefícios Previdenciários e 

    Assistenciais 

    3.3 - Uso De Bens, Serviços e Consumo 

    de Capital Fixo 

    3.4 - Variações Patrimoniais Diminutivas 

    Financeiras 

    3.5 - Transferências Concedidas 

    3.6 - Desvalorização e Perda De Ativos 

    3.7 - Tributárias 

    3.9 - Outras Variações Patrimoniais 

    Diminutivas 

    2 – Passivo e Patrimônio Líquido 

    2.1 - Passivo Circulante 

    2.2 - Passivo Não Circulante 

    2.3 - Patrimônio Líquido 

    4 – Variação Patrimonial Aumentativa 

    4.1 - Impostos, Taxas e Contribuições de 

    Melhoria 

    4.2 - Contribuições 

    4.3 - Exploração e venda de bens, 

    serviços e direitos 

    4.4 - Variações Patrimoniais 

    Aumentativas Financeiras 

    4.5 - Transferências Recebidas 

    4.6 - Valorização e Ganhos Com Ativos 

    4.9 - Outras Variações Patrimoniais 

    Aumentativas 

    5 – Controles da Aprovação do 

    Planejamento e Orçamento 

    5.1 - Planejamento Aprovado 

    5.2 - Orçamento Aprovado 

    5.3 - Inscrição de Restos a Pagar 

    6 – Controles da Execução do 

    Planejamento e Orçamento 

    6.1 - Execução do Planejamento 

    6.2 - Execução do Orçamento 

    6.3 - Execução de Restos a Pagar 

    Para mais informações entrem neste link https://www.tesouro.fazenda.gov.br/images/arquivos/Responsabilidade_Fiscal/Contabilidade_Publica/arquivos/Parte_IV_-_PCASP.pdf


    Um forte abraço.


    Fiiquem com Deus e NÃO DESISTAM


  • Certo

    A metodologia utilizada para a estruturação do PCASP foi a segregação das contas contábeis em grandes grupos de acordo com as características dos atos e fatos nelas registrados. Essa metodologia permite o registro dos dados contábeis de forma organizada e facilita a análise das informações de acordo com sua natureza.

    O PCASP está estruturado de acordo com as seguintes naturezas das informações contábeis:

    a. Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

    b. Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas.

    c. Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    O PCASP é dividido em 8 classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam:

    Natureza da informação

    Orçamentária:

    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento

    5.1 - Planejamento Aprovado

    5.2 - Orçamento Aprovado

    5.3 - Inscrição de Restos a Pagar

    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento

    Mcasp


ID
880504
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o plano de contas da Administração Pública Federal,

Alternativas
Comentários
  • letra B

    ATIVO PERMANENTE - representa os investimentos de caráter permanente, as imobilizações,

    bem como despesas diferidas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício.


    https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/siafi

ID
880738
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do Plano de Contas do Governo Federal e do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O registro contábil deve ser feito pelo método das partidas dobradas e as contas devem debitar e creditar contas que apresentem a mesma natureza de informação seja patrimonial, orçamentária e de controle.


ID
887974
Banca
IESES
Órgão
CRF-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Das opções abaixo qual a NÃO se constitui em um material permanente da Administração Pública:

Alternativas
Comentários
  • d)  Fundamento:
    Lei 4.320, art. 15, §2º: Para efeito de classificação da despesa, considera-se MATERIAL PERMANENTE o de duração superior a 02 anos.
  • Questão ridícula. E se eu tiver comprado um mega plus power grampeador de alta durabilidade e custo? Não seria imobilizado?


ID
889417
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando o Plano de Contas da Administração Federal na classificação da despesa,o identificador de resultado primário,de caráter indicativo, tem como finalidade

Alternativas

ID
889441
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O plano de contas nas entidades públicas de direito interno,como nas demais entidades, é criado de acordo com as reais necessidades da entidade, mas o sistema de contabilização dos atos e fatos ocorridos na administração pública é único em todas as esferas do governo. A escrituração das contas é feita por meio de uma metodologia em que as contas são divididas em quatro sistemas. Assinale a alternativa que contempla os quatro sistemas do plano de contas das entidades públicas.

Alternativas

ID
908647
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Tendo por base a publicação mais recente do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Publico da Secretaria do Tesouro Nacional, o passivo no Balanço Patrimonial terá os grupos:

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, no balanço patrimonial, o passivo é classificado em passivo financeiro e passivo permanente (não financeiro), conforme o art. 105 da Lei nº 4.320/1964.

  • GABARITO LETRA E

    O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle).

    A Lei nº 4.320/1964 confere viés orçamentário ao Balanço Patrimonial ao separar o ativo e o passivo em dois grupos, Financeiro e Permanente, em função da dependência ou não de autorização legislativa ou orçamentária para realização dos itens que o compõem.

    De modo a atender às determinações legais e às normas contábeis vigentes, atualmente o Balanço Patrimonial é composto por:

    a. Quadro Principal;

    b. Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes;

    c. Quadro das Contas de Compensação (controle); e

    d. Quadro do Superávit / Déficit Financeiro.

    A fim de atender aos novos padrões da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), as estruturas das demonstrações contábeis contidas nos anexos da Lei nº 4.320/1964 foram alteradas pela Portaria STN nº 438/2012.

    No quadro principal tem-se a visão patrimonial como base para análise e registro dos fatos contábeis. O Quadro Principal do Balanço Patrimonial será elaborado utilizando-se a classe 1 (Ativo) e a classe 2 (Passivo e Patrimônio Líquido) do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).

    Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes: apresenta os ativos e passivos financeiros e permanentes, de acordo com o disposto no art. 105 da Lei nº 4.320/1964.

    Será elaborado utilizando-se a classe 1 (Ativo), a classe 2 (Passivo e Patrimônio Líquido) do PCASP, bem como as contas que representem passivos financeiros, mas que não apresentam passivos patrimoniais associados, como as contas da classe 6 “Crédito Empenhado a Liquidar” e “Restos a Pagar Não Processados a Liquidar”.

    Quadro das Contas de Compensação: apresenta os atos potenciais do ativo e do passivo a executar, que potencialmente podem afetar o patrimônio do ente. Os valores dos atos potenciais já executados não devem ser considerados.

    Será elaborado utilizando-se a classe 8 (Controles Credores) do PCASP.

    O PCASP não padroniza o desdobramento dos atos potenciais ativos e passivos em nível que permita segregar os atos executados daqueles a executar. Tal desdobramento deverá ser feito por cada ente, a nível de item e subitem (6º nível e 7º nível).

    Quadro do Superávit / Déficit Financeiro: apresenta o superávit / déficit financeiro, apurado conforme o § 2º do art. 43 da Lei nº 4.320/1964.

    Será elaborado utilizando-se o saldo da conta 8.2.1.1.1.00.00 – Disponibilidade por Destinação de Recurso (DDR), segregado por fonte / destinação de recursos 15 . Como a classificação por fonte / destinação de recursos não é padronizada, cabe a cada ente adaptá-lo à classificação por ele adotada.

    MCASP 8ª edição.


ID
911773
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na União, quem deve estabelecer o plano de contas único e a padronização dos registros contábeis para os órgãos da administração federal centralizada é o

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 93.872, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1986

    Art . 132. O órgão central de contabilidade da União estabelecerá o plano de contas único e a padronização dos registros contábeis para os órgãos da administração federal centralizada.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d93872.htm

    Abs.

  • DECRETO Nº 93.872, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1986

                                 Art . 132. O órgão central de contabilidade da União estabelecerá o plano de contas único e a padronização dos registros contábeis para os órgãos da administração federal centralizada.

    Parágrafo único. As autarquias, empresas públicas e fundações instituídas ou mantidas pela União manterão plano de contas adequado às suas atividades peculiares, obedecida, para efeito de consolidação, a estrutura básica estabelecida para os órgãos da administração centralizada.

  • É o STN

    DECRETO Nº 93.872, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1986

    Art . 132. O órgão central de contabilidade da União estabelecerá o plano de contas único e a padronização dos registros contábeis para os órgãos da administração federal centralizada.

  • Decreto n.º 6.976/2009:

    Art. 7º. Compete ao órgão central do Sistema de Contabilidade Federal:

    (...)

    II - manter e aprimorar o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e o processo de registro padronizado dos atos e fatos da administração pública.

     

    (MCASP 2017, p. 341)


ID
912553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à classificação das contas contábeis do plano de contas
aplicado ao setor público, segundo a natureza das informações que
evidenciam, julgue os itens subsecutivos.

As contas com informações de natureza patrimonial processam e evidenciam os atos de gestão cujos efeitos podem produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Se atentem a "podem produzir" ... neste caso, seria o sistema de compensação, vejamos pois os conceitos:

    Sistema Patrimonial: São as operações que alteram a situação patrimonial do Ente governamental. É através desse sistema que elaboramos o Balanço Patrimonial, onde se demonstra a estática patrimonial, ou, em outras palavras, a “fotografia” do patrimônio em determinado momento. 

    Sistema de Compensação (ou Sistema Compensado): Registra os atos potenciais que poderão modificar a situação patrimonial do ente governamental. Não a modificam no instante do ato praticado, mas poderão a vir modificá-lo no futuro. O registro no patrimônio serve como forma de determinar as responsabilidades dos agentes que interagem com a Administração Pública. 
  • Errado.

    De acordo com a NBCT 16.6: As contas do subsistema de COMPENSAÇÃO registram/ processam/ evidenciam os ATOS DE GESTÃO cujos efeitos possam produzir manifestações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. (Atos administrativos potenciais)
  • Pegadinha muito boa do CESPE.
    As contas patrimoniais processam e evidenciam os FATOS (e não atos) cujos efeitos PRODUZEM (e não podem vir a produzir) modifações no patrimônio.
    O conceito trazido pela assertiva é das contas do compensado.
  • Pessoal,

    Assertiva errada.

    NBCT 16.2

    O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações: 
    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária; 
    (b) Financeiro – registra, processa e evidencia os fatos relacionados aos ingressos e aos desembolsos financeiros, bem como as disponibilidades no início e final do período; 
    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; 
    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública; 
    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
  • Atentem para o fato, que o subsistema financeiro não existe mais, passando a valer apenas, conforme especifica o MCASP:
    -Subsistema Patrimonial;
    -Subsistema Orçamentário;
    -Subsistema de Custos;
    -Subsistema de Compensação
  • As contas com informações de natureza patrimonial processam e evidenciam os FATOS de gestão cujos efeitos podem produzir modificações no patrimônio de entidade do setor público.


ID
941134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas único do governo federal, julgue os itens a seguir.

A estrutura básica do plano de contas único do governo federal possui seis classes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    PLANO DE CONTAS ÚNICO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL – PCU (plano antigo, de 6 classes)
     
    PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO – PCASP (novo plano, de 8 classes)
  • Não sabia que ainda estava sendo cobrado em prova a antiga estrutura do plano de contas...
    Alguém pode me dar uma justificativa? Se puderem deixem uma msg no meu perfil. Obrigada!
  • Pura pegadinha. Eu acabei marcando errada. Pensei em oito classes.
  • Não foi pegadinha não observe o que consta no edital:

    4 Plano de contas único do Governo Federal: conceito,  estrutura básica, ativo, passivo.....

    Logo o único que poderia ser cobrado era o de 6 classes (antigo)
     
    Fica a dica:  o edital nos revela muitoooo....
  • Questão desatualizada, tendo em vista que a Portaria STN nº 634-2013 estabelece que o novo PCASP deverá ser adotado por todos os entes da Federação até o término do exercício de 2014.

    Conforme já mencionado, o novo PCASP possui OITO classes.

  • O PCASP é dividido em 8 classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam:
    1. Ativo (patrimonial)
    2. Passivo (patrimonial)
    3. Variações Patrimoniais Diminutivas (patrimonial)
    4. Variações Patrimoniais Aumentativas (patrimonial)
    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento (orçamentária)
    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento (orçamentária)
    7. Controles Devedores (controle)
    8. Controles Credores (controle)

    Complementando: As contas contábeis do PCASP são identificadas por códigos com 7 níveis de desdobramento, compostos por 9 dígitos

    1º Nível – Classe (1 dígito)
    2º Nível – Grupo (1 dígito)
    3º Nível – Subgrupo (1 dígito)
    4º Nível – Título (1 dígito)
    5º Nível – Subtítulo (1 dígito)
    6º Nível – Item (2 dígitos)
    7º Nível – Subitem (2 dígitos)

     

    Fonte: MPCASP, 7ª Edição, Válido a partir do exercício de 2017, Item 3.1. NATUREZA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL


ID
941137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas único do governo federal, julgue os itens a seguir.

O código da conta-corrente da conta contábil é invariável e composto de dois dígitos.

Alternativas
Comentários
  • Nem todas as contas do plano de contas exigem o detalhamento conta-corrente. Ele é utizado apenas quando os sete níveis não forem suficientes e de acordo com a necessidade, portanto é variável.
  •  

      A conta-corrente, utilizada pela União, permite o tratamento de informações conforme a individualização exigida pela conta objeto de detalhamento, permitindo maior flexibilidade no gerenciamento dos dados necessários. Não é um nível a mais de desdobramento. Trata-se de um código variável, ou seja, que pode ser composto por quantidade diversa de dígitos.

     

    ERRADO.


ID
941140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas único do governo federal, julgue os itens a seguir.

O primeiro dígito da conta contábil representa a categoria econômica.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: ERRADO

    "O primeiro dígito da conta contábil representa a categoria econômica"

    Entao, o primeiro digito representa a categoria econômica PARA A DESPESA.

    1º dígito = Categoria Econômica da Despesa
    2º dígito = Grupo da Despesa
    3º e 4º dígitos = Modalidade de aplicação
    5º e 6º dígitos = Elementos da despesa
    Se eu estiver errada favor mandar mensagem!
  • CUIDADO COM ENUNCIADO! ESTÁ TRATANDO DO PCU UTILIZADO ANTERIORMENTE (PLANO DE CONTAS ÚNICO) E NÃO O PCASP (PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO) UTILIZADO ATUALMENTE.

    BONS ESTUDOS!
  • Pessoal, pra mim esta questão está CORRETA. Por favor gostaria que fosse postado outras opiniões.

    CATEGORIA ECONOMICA é a classificação economica que abrange tanto despesa quanto receita, possibilita analisar o impacto  das ações governamentais em toda a economia. Ela pode proporcionar uma indicação de contribuições do Governo na forma bruta do país.

    As Receitas Orçamentárias estão classificadas segundo a CATEGORIA ECONOMICA em Correntes e de Capital e as Despesas Orçamentárias (art. 12 da 4.320/64) da mesma forma Depesa Corrente e de Capital.

    O primeiro digito da codificação da conta contábil representa a CATEGORIA ECONOMICA.

    RECEITA: X X X X . XX . XX
                      |   |   |   |         |         |_  6º SUBALINEA
                      |   |   |   |         | _____  5º ALINEA
                      |   |   |   |__________  4º RUBRICA
                      |   |   |____________ 3º FONTE
                      |   |______________ 2º SUBCATEGORIA ECONOMICA
                      |________________ 1º CATEGORA ECONOMICA     

    DESPESA: X X X X . XX . XX
                        |   |   |   |         |         |_  6º 
                        |   |   |   |         | _____  5º DESDOBRAMENTO DO ELEMENTO (facultativo)
                        |   |   |   |__________  4º ELEMENTO
                        |   |   |____________ 3º MODALIDADE DE APLICAÇÃO
                        |   |______________ 2º GRUPO DE NATUREZA DA DESPESA
                        |________________ 1º CATEGORA ECONOMICA     
  • 04.07.02 RELAÇÃO DE CONTAS
    A relação ou elenco de contas é a disposição ordenada dos códigos e títulos das contas.
    A estrutura básica do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, aplicável a toda a Federação, é a seguinte:
    Legenda dos níveis de desdobramento:
    1° Nível – Classe
    2º Nível – Grupo
    3º Nível – Subgrupo
    4º Nível – Título
    5º Nível – Subtítulo
    6º Nível – Item
    7º Nível - Subitem

    Fonte: MCASP 5 edição
  • Há dois tipos de classificação: a classificação orçamentária e a classificação patrimonial.

    Na classificação orçamentária, nós temos a classificação por natureza - categoria econômica, grupo de natureza de despesa, modalidade de aplicação, elemento, subelemento etc.

    Na classificação patrimonial, cuja a codificação é fornecida pelo PCASP, temos classificação por classe, grupo, subgrupo, titulo, subtitulo, item e subitem.

  • Gab. Errado

    O primeiro dígito da conta contábil representa a Classe.

    Segundo o MCASP 8ª Edição, as contas contábeis do PCASP são identificadas por códigos com 7 níveis de desdobramento, compostos por 9 dígitos, de acordo com a seguinte estrutura:

    1º Nível – Classe (1 dígito)

    2º Nível – Grupo (1 dígito)

    3º Nível – Subgrupo (1 dígito)

    4º Nível – Título (1 dígito)

    5º Nível – Subtítulo (1 dígito)

    6º Nível – Item (2 dígitos)

    7º Nível – Subitem (2 dígitos)

  • ERRADO. O primeiro dígito da conta contábil representa a classe.

    O PCASP é dividido em 8 classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam:

    1. Ativo (patrimonial)

    2. Passivo (patrimonial)

    3. Variações Patrimoniais Diminutivas (patrimonial)

    4. Variações Patrimoniais Aumentativas (patrimonial)

    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento (orçamentária)

    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento (orçamentária)

    7. Controles Devedores (controle)

    8. Controles Credores (controle)


ID
941143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas único do governo federal, julgue os itens a seguir.

A classe do ativo inclui o controle da execução dos restos a pagar.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta se analisarmos o ativo compensado que engloba a execução de restos a pagar, portanto correta a assertiva do CESP.
  • Questão maldosa...

  • Questão desatualizada, tendo em vista que a Portaria STN nº 634-2013 estabelece que o novo PCASP deverá ser adotado por todos os entes da Federação até o término do exercício de 2014.

    No novo PCASP, é a classe 6 (Controles da Execução do Planejamento e Orçamento) que inclui o controle da execução de restos a pagar.

  • Como já citado, item desatualizado

    6 – Controles da Execução do Planejamento e Orçamento

    6.1 - Execução do Planejamento

    6.2 - Execução do Orçamento

    6.3 - Execução de Restos a Pagar

    A classe do ativo (errado) inclui o controle da execução dos restos a pagar.

    A classe de controles de execução do planejamento e orçamento (certo) inclui o controle da execução dos restos a pagar.


ID
941146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas único do governo federal, julgue os itens a seguir.

A tabela de eventos contábeis é um dos elementos que compõe o plano de contas único do governo federal.

Alternativas
Comentários
  • A TABELA DE EVENTOS É O INSTRUMENTO UTILIZADO PELAS UNIDADES GESTORAS NO PREENCHIMENTO DAS TELAS E/OU DOCUMENTOS DE ENTRADA NO SIAFI PARA TRANSFORMAR OS ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS ROTINEIROS EM REGISTROS CONTABEIS AUTOMATICOS. COMPOE O PCU.
  •  5 - DISPOSICOES FINAIS                                                                                                          
                                                                                                                                        
            5.1 - O SIAFI SOMENTE VALIDARA OS DOCUMENTOS DE ENTRADA DE DADOS, EM TERMOS CONTABEIS, SE ELES SE APRESENTAREM COM OS EVENTOS QUE, NO TODO, COMPLETEM PARTIDAS DOBRADAS (TOTAL DOS DEBITOS  IGUAL AO TOTAL DOS CREDITOS NAS NATUREZAS DE INFORMAÇÕES PATRIMONIAL OU ORÇAMENTÁRIA OU CONTROLE);                                                                                   
                                                                                                                                        
            5.2 - A TABELA DE EVENTOS É PARTE INTEGRANTE DO PLANO DE CONTAS DA ADMINISTRACAO PUBLICA FEDERAL;     

     

    Fonte: manual SIAFI - tabela de eventos

    Gabarito: certo


ID
951688
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale entre as alternativas abaixo o Sistema de Contas que não integra o Plano de Contas aplicado a Contabilidade Pública:

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Contas
    Na Contabilidade Pública, as contas do Plano de Contas são segregadas em sistemas de contas independentes, para facilitar a elaboração dos Balanços e demonstrativos. Esses sistemas são classificados em: Financeiro. Patrimonial, Orçamentário e de Compensação. É importante observar que um único fato contábil pode gerar, simultaneamente, lançamentos em contas de diversos sistemas, mas a contrapartida de cada uma das contas deverá ser, necessariamente, em outra conta do mesmo sistema.
    Portanto, gabarito: Letra D
  • O enunciado deixou a questão um pouco dúbia mas vamos lá:
    O plano de Contas Aplicado ao Setor Público diz que o Sitema Contábil é dividido em subsistemas a saber:
    a) Subsistema de Informações Orçamentárias– registra, processa e evidencia os atos e  os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, tais como:  I) Orçamento;  II) Programação e execução orçamentária;  III) Alterações orçamentárias; e  IV) Resultado orçamentário.  b) Subsistema de Informações Patrimoniais– registra, processa e evidencia os fatos  financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público,  subsidiando a administração com informações tais como:  I) Alterações nos elementos patrimoniais;  II) Resultado econômico; e  III) Resultado nominal.  c) Subsistema de Custos– registra, processa e evidencia os custos da gestão  dos  recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com informações tais  como:  I) Custos dos programas, dos projetos e das atividades desenvolvidas;  II) Bom uso dos recursos públicos; e  III) Custos das unidades contábeis.  d) Subsistema de Compensação- registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos  efeitos possam produzir modificações no patrimônio daentidade do setor público, bem  como aqueles com funções específicas de controle, subsidiando a administração com  informações tais como:  I) Alterações potenciais nos elementos patrimoniais;e II) Acordos, garantias e responsabilidades.

    Antes das mudanças ocorridas na NBC T 16.2 através da CFC n.º 1.268/09  de fato existia um Subsitema Financeiro, mas esse foi absorvdio pelo Patrimonial.


    Por isso em minha opinião essa questão é passível de Anulação por apresentar duas respostas, letras: A e D


    si vis pacem, para bellum
  • questão  desatualizada
    atualmente são esses os subsistemas:
    orçamentário
    patrimonial
    custo
    compensação

    foco + fé = vitória

  • Letra D.

     

     

    A pegadinha é que existe sim o sistema financeiro (representado pela letra F nas contas patrimoniais...)

     

     

    O que não existe é o SUBSISTEMA FINANCEIRO....

     

     

    Até pq o sistema financeiro está embutido no patrimonial....mas não deixou de existir...

     

     

    Axo que é isso...corrijam-me caso eu esteja errado...