-
Gabarito: letra B
A avaliação nada mais é do que o processo que tem como objetivo estabelecer os prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente e os que deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a organização.
Dentro da Gestão de Documentos, veja em negrito onde se localiza: "PUAD"
Produção > Utilização > Avaliação e Destinação
Bons Estudos!
fonte: Arquivologia Facilitada - João Tiago e Leonardo Reis
-
Princípio da pertinência: princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Está em desuso.
Indivisibilidade: está intimamente ligado ao princípio da proveniência, já que ele trata que nenhum arquivo deve ser disperso, destruído, acrescentado ou diminuído de forma não autorizada.
Princípio da territorialidade: também chamado de princípio da proveniência territorial, versa sobre o respeito ao território onde os documentos foram produzidos e, assim como a proveniência dos documentos, deve ser respeitado o local (território) em que os mesmo foram produzidos.
Fonte: alfacon concursos públicos.
-
cespe já cobrou este conceito várias vezes!
-
Avaliar um documento consiste, fundamentalmente, em identificar seus valores (primário ou secundário) e definir seus prazos de guarda (corrente). Assim, a avaliação documental relaciona-se à teoria das três idades documentais.
LETRA B, CORRETA
(CESPE/FUB/ARQUIVISTA/2009) A base conceitual para a avaliação de documentos é formada pelas três idades documentais. C
-
Letra B
Avaliação é o processo de análise dos documentos, que estabelece os prazos de guarda (teoria das três idade documentais) e a destinção final dos documentos.
-
"Os princípios da proveniência e da ordem original serviram sobretudo para fundamentar estratégias de classificação. A teoria das três idades tem sido usada para a avaliação." A nova arquivística na modernização administrativa - Luís Carlos Lopes
Portanto gabarito B
Outra questão que responde essa
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AL Prova: Analista Judiciário - Arquivologia
A função arquivística que se fundamenta na teoria ou no conceito das três idades documentais é a da
a) classificação.
b) aquisição.
c) criação.
d) avaliação. (GABARITO)
e) difusão.
-
teoria das três idades documentais.
-
Confundi com a classificação, este sim é por assuntos.
-
De forma simples:
Classificação --> princípio da proveniência
Avaliação --> teoria das três idades