-
Gabarito: letra B
Mais uma de Gestão de Documentos, veja como é importante conhecer detalhadamente a GD:
AVALIAÇÃO de um documento é feita através da análise e seleção do mesmo, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação (cria-se uma tabela de temporalidade), contribuindo, assim, para a racionalização dos arquivos.
De acordo com o dicionário brasileiro de terminologia arquivística do Arquivo Nacional, seleção é a “separação dos documentos de valor permanente daqueles passíveis de eliminação, mediante critérios e técnicas previamente estabelecidos em tabela de temporalidade”.
DESTINAÇÃO é um conjunto de operações subsequentes à fase de avaliação, visando encaminhá-los à guarda temporária (transferência) ou permanente (recolhimento), à eliminação ou à microfilmagem.
Instrumentos de Destinação > Há 2 instrumentos básicos: tabela de temporalidade e lista de eliminação.
Lista de eliminação:
"Contém a relação de documentos a serem eliminados em uma única operação. Ela precisa ser aprovada por autoridade competente. Prazos são estabelecidos de acordo com os valores atribuídos aos documentos, em função do conteúdo destes. Vale ressaltar o fato de nunca serem levadas em consideração, na hora de eliminá-los, a sua espécie documental e a sua apresentação física."
Bons Estudos!
fonte: Arquivologia para Concursos, 2013.
-
Outra questão ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - MS - ArquivologistaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Avaliação de documentos; Plano de Destinação; Plano de destinação se refere a um esquema no qual está indicada a destinação dos documentos; a expressão também é utilizada no sentido de conjunto dos instrumentos de destinação, podendo englobar a tabela de temporalidade, a lista de eliminação e o termo de eliminação, entre outros.
GABARITO: CERTA.
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
GESTÃO DE DOCUMENTOS: Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de PRODUÇÃO, TRAMITAÇÃO, USO, AVALIAÇÃO e ARQUIVAMENTO de documentos em fase CORRENTE E INTERMEDIÁRIA, visando a sua ELIMINAÇÃO ou RECOLHIMENTO para a guarda permanente.
DESTINAÇÃO - Refere-se à definição dos procedimentos necessários à implantação de propostas de destinação de documentos (eliminação ou recolhimento para a guarda permanente).
GABARITO C
-
EXPURGO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
-
As fases da gestão de documentos são: produção, utilização (tramitação e uso) e destinação (avaliação, eliminação ou recolhimento).
Gab: B
-------------------------------
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: SERPRO
As três fases básicas da gestão de documentos são produção, utilização e destinação dos documentos.
Ano: 2016
Banca: CESPE
Órgão: FUNPRESP-JUD
As fases básicas da gestão de documentos são a produção, a utilização e a destinação.
-
Gabarito: B
Fases básicas
1a) Produção – Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão, evitando-se, dessa forma, que sejam elaborados os não essenciais. Assim, diminui o volume a ser manuseado, facilitando o controle da massa documental.
2a) Utilização – Diz respeito ao fluxo documental (atividades de protocolo), sendo importante conhecer o trâmite correto dos documentos, para se evitar a burocratização das atividades.
3a) Destinação – Fase primordial, pois decide quais os documentos a serem ELIMINADOS ou preservados permanentemente. Para isso, deve ser feita uma avaliação correta dos documentos.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.