-
Definições trazidas por outras provas do CESPE 2013
a. Inventário -
inventário
é um instrumento de pesquisa muito utilizado em todos os arquivos públicos,
pois descreve os conjuntos documentais de maneira sumária, facilitando a
consulta e o acesso aos documentos (BNDES 2013).
b. Repertório -
Instrumento de pesquisa no
qual são descritos pormenorizadamente documentos,
pertencentes a um ou mais fundos e/ou coleções, selecionados segundo
critérios previamente definido
c. índice - ....
d. Guia - (Dicionário de Terminologia Arquivística) Instrumento de
pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções
existentes em um ou mais arquivos (é uma obra destinada a informar os usuários acerca dos fundos que compõem o acervo de determinado arquivo permanente). É o instrumento de pesquisa, mais genérico, uma vez que dá a noção da totalidade dos fundos existentes no arquivo;
e. Catálogo -
Instrumento de pesquisa
organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição
individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica (CESPE- O
catálogo, instrumento de pesquisa recomendado para uso em fundos pessoais ou em
fundos fechados, descreve cada peça documental do acervo de maneira
analítica, descrevendo documento a documento).
-
Letra A, de acordo com Bellotto: o fundamental no inventário é que não se faça uma seleção, não se “pulem” documentos, sendo a sequência dos verbetes, em geral, a mesma da ordem no arranjo.
Olha essa questão da DPU (2016): 106 O fundamental do inventário é que a sequência dos verbetes esteja na ordem cronológica.
Errado, é na ordem que foram arranjados
-
Guia: visão de conjunto dos serviços de arquivo, de modo a permitir ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos que ele abriga, os instrumentos de pesquisa de que dispõe e as fontes complementares.
Inventário: é o instrumento de pesquisa que descreve conjuntos documentais ou partes de um fundo. É um instrumento do tipo parcial, trazendo descrição sumária e não analítica, esta própria do catálogo.
Catálogo: é o instrumento que descreve unitariamente as peças documentais de uma série ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação.
Índices: apontando nomes, lugares ou assuntos em ordem alfabética e remetendo o leitor às respectivas notações de localização, os índices podem ser parte complementar dos inventários ou catálogos analíticos, ou ter personalidade própria, indexando diretamente os documentos [...] é uma lista alfabética (e eventualmente cronológica) de nomes de pessoas, lugares ou assuntos contidos em uma ou mais unidades arquivísticas.
Edição de fontes: compreende a publicação de instrumentos de pesquisa no qual os documentos não recebem resumos indicativos e/ou informativos [...] figurando o texto integral. A forma ideal é a que prevê não só o texto, mas também estudos introdutórios e fontes paralelas.