alternativa a) "O termo ‘custo-eficácia’ implica uma relação entre o custo do fornecimento de um serviço e o nível de eficácia desse serviço."
alternativa b) "o custo de operação de um serviço de informação pode ser bem pequeno quando comparado com o custo de usá-lo."
alternativa c) "(...) Ademais, os dados coletados sobre produtos tendem a ser exclusivamente quantitativos e esboçam um quadro muito inadequado da qualidade dos serviços oferecidos."
alternativa d) "O maior componente do custo do funcionamento de uma biblioteca é representado provavelmente pelo custo do pessoal."
alternativa e) "Ao comparar o custo da realização de buscas numa fonte impressa, como o Chemical Abstracts, com o custo das buscas feitas no equivalente em linha, será preciso levar em conta o custo de posse da versãoimpressa. Um elemento importante do custo de uma busca em linha será o custo do acesso à base de dados (inclusive custos de computador, telecomunicações e royalties da base de dados). O custo equivalente de acesso à fonte impressa é o custo da assinatura, o custo de seu tratamento (registro de chegada, etc.) e do espaço que ocupa. Assim, se custar cinco mil dólares por ano possuir determinada base de dados em formato impresso, e essa base de dados for usada 500 vezes por ano, o custo da realização de uma busca nessa fonte deverá incluir dez dólares de ‘custo de acesso’. Do contrário ter-se-ia um quadro totalmente distorcido da comparação entre as buscas ‘manuais’ versus em linha (E1chesen, 1978; Lancaster, 1981)."
Custo-eficácia
No âmbito de um serviço de informação, refere-se aos custos em que se incorre para atingir um nível específico de eficácia.
→ Custo-eficácia, então, refere-se à otimização na alocação de recursos: quanto melhor a alocação de recursos, tanto melhor a qualidade do serviço (isto é, a eficácia) que se consegue com determinado volume de gastos.
(LANCASTER, 2004, p. 12).