-
Letra B.
estudo [...] e. de usuários user analysis, user study 1. BIB pesquisa para "saber o que as pessoas necessitam em matéria de informação ou se essas pesssoas estão satisfeitas e sendo atendidas adequadamente por seus provedores. Esse estudos compreendem, também, a investigação de como e para que a informação é utilizada pelos usuários, assim como as formas que essas necessidades são expressas e conhecidas" (FIG) dentro de uma área temática ou pelos que utilizam os produtos e serviços de uma biblioteca, arquivo ou sistemas de informação. 2. INTERN "o processo de descobrir as necessidades de informação ou sítio. Ele pode incluir entrevistas ou observações de pessoas, levantamento de grupos e os estudo de mecanismos de uso (tais como as estatísticas de consulta). O estudo de usuários é um componente importante na arquitetura de sistemas de informação porque assegura que as suas necessidades estejam refletidas no projeto" (HAG).
-
Comportamento informacional é todo comportamento humano relacionado às fontes e canais de informação, incluindo a busca ativa e passiva de informação e o uso da informação. Isso inclui a comunicação pessoal e presencial, assim como a recepção passiva de informação, como a que é transmitida ao público quando este assiste aos comerciais da televisão sem qualquer intenção específica em relação à informação fornecida (WILSON, 2000).
fonte: http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n2/12.pdf
-
A abordagem sense making, recorrentemente utilizada em estudos qualitativos, é utilizada para entender os usuários considerando suas necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.