-
Uma proposição: toda declaração(com sujeito ''definido'',verbo e sentido completo),notamos que só tem um sujeito, que é democracia.
-
Não há conectivos
Apenas um sujeito e um predicado
Proposição simples
-
De
acordo com a teoria de as proposições simples ou atômicas são assim
caracterizadas por apresentarem apenas
uma ideia. Exatamente o que exprime a sentença “A democracia é consequência
de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar
por felicidade à sua própria maneira”.
A alternativa correta é : C.
-
GABARITO: C
As proposições lógicas podem ser classificadas em dois tipos:
- Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero
- Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).
Ex: Brasília é a capital do Brasil ou Lima é a capital do Peru.
Podemos ver que atribuir um valor lógico para uma proposição simples é fácil, mas e para uma proposição composta como faremos isso? Utilizaremos um recurso chamado de tabelas verdade.
As tabelas verdade são usadas para representar todos os valores lógicos possíveis de uma proposição.
-
GABARITO (C)
o que ajuda com esse tipo de questão, que é interdisciplinar, é o português, vírgula introduz aposto, logo uma explicação do "anseio" confirmando ser uma proposição simples; esse negócio do "e" não é tão confiável não!
Vamo lá rapaziada, endurecer e não perder a ternura ramais!
-
Fiquei na dúvida por acreditar em ser "expressão de opinião" (no caso, não seria Proposição).
-
É uma proposição simples porque expôs somente uma ideia. Gabarito: C
Bons estudos e até a próxima!
-
Para ser uma condicional é preciso ter uma causa que vai condicionar a um efeito:
Se causa, Então efeito.
A premissa apresentada na questão é simples por possuir somente uma ideia que pode ser valorada como verdadeira ou falsa:
“A democracia é consequência disso"
-
Cês juram que o "e" não é conectivo nessa proposição?
-
Como caio fácil nesse tipo de questão... Me Deus!
Equipe QC, algum professor poderia nos explicar como resolver de uma vez por todas esse tipo de questão??? Digo isso pq o prof aqui da questão soluciona esse tipo de assunto cada hora com uma regra diferente.... Mto confuso! :/
-
Exemplo de uma questão:
Um governo efetivo precisa de regras rígidas, de tribunais que desempenhem suas funções com seriedade e celeridade e de um sistema punitivo rigoroso.
Separando a frase, nota-se qual é a ideia apresentada:
Um governo efetivo precisa de regras rígidas.
Um governo efetivo precisa de tribunais que desempenhem suas funções com seriedade e celeridade.
Um governo efetivo precisa de um sistema punitivo rigoroso.
-
A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira.
Separando a frase:
A democracia é consequência de um anseio.
A democracia é consequência de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira.
-
Pensava que a vírgula nessa questão era o conectivo "e" implícito ligando duas ideias, quais sejam:
1: A democracia é consequência de um anseio...
E
2: A democracia é consequência de um desejo...
Acho as explicações desse professor bastante confusas.
-
Questão difícil da peste. kk Li umas "trocentas" vezes para perceber que era proposição simples. Tenho certeza que se alguma alternativa viesse "P^Q^R" ou "P^Q" eu teria marcado de cara. kk
-
:(
Concordo com o Luccas. A parte introduzida pela vírgula é um aposto, que se refere a "anseio", e não à "democracia". Dessa forma, a frase possui apenas um sujeito. Foi a única explicação que encontrei.
A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira.
-
eu ainda marquei a letra E por pensar em 3 conectivos. Aff viu!!!!! eu ainda estou em dúvida como reconhecer essas pontuações.
-
A ideia da proposição está toda ligada somente na palavra DEMOCRACIA dar para entender porque é uma proposição lógica simples,embora aquele E possa confundir bastante.:(
-
Proposição simples, notem que todos os termos da frases se dirigem ao termo DEMOCRACIA!
Gabarito letra C
-
Anseio = desejo.
A vírgula serve apenas para introduzir a explicação da palavra desejo.
“A democracia é consequência de um anseio, (OU SEJA) de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira.”
-
PRA QUEM ESTÁ COM DÚVIDAS, SUGIRO LER OS COMENTÁRIOS DA ELAINE SÁCCI, ACREDITO SER A MANEIRA MAIS SIMPLES E EFICIENTE DE RESOLVER QUESTÕES DESSE TIPO. FAÇO DESTA FORMA TAMBÉM.
ESSE ASSUNTO APARECE MUITO EM PROVAS DO CESPE, E CERTAMENTE UMA PERGUNTA DESTE TIPO ESTARÁ NA PRÓXIMA PROVA DO INSS (2016). BOA SORTE A TODOS E BONS ESTUDOS COLEGAS! ESTAMOS JUNTOS!
-
DE UM ANSEIO.. DE UM DESEJO ...............
ENUMERAÇÃO, LOGO PROPOSIÇÃO SIMPLES.
-
Acho que estou pegando a manha do Cespe nesse conectivo da conjunção. Quando tiver o "e" entre duas ideias remetendo ao mesmo sujeito, será uma proposição simples.
-
“A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira”
Se você observar, esta frase pode ser reduzida da seguinte maneira: A democracia é consequência de alguns fatores. Como já comentado, o CESPE tem o entendimento de que se a frase possui apenas uma oração principal, estamos diante de uma preposição simples.
-
Gabarito: Letra C
Temos a seguinte frase:
==> “A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira”
Se você observar, esta frase pode ser reduzida da seguinte maneira:
-> A democracia é consequência de alguns fatores.
Como já comentado nas questões anteriores, o CESPE tem o entendimento de que se a frase possui apenas uma oração principal, estamos diante de uma preposição simples. Por este motivo, gabarito letra C.
Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
"A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira"
A democracia é consequência de um anseio, (de um desejo do homem) por decidir seu próprio destino (e buscar por felicidade à sua própria maneira)
Os termos em negrito são o núcleo duro da oração (sujeito e seu predicado) e os termos dentro do parêntese são a gordura que desempenha um papel explicativo, muito usado para desenvolver uma ideia anterior. Isso fica ainda mais claro quando olhamos de perto o que esses termos realmente nos dizem (essencialmente os que os seus sucessores vem nos dizendo).
O verdadeiro desafio para a "gabaritação" de questões desta natureza é procurarmos os verbos (explícitos e implícitos) e seus respectivos sujeitos, para que a partir daí possamos contabilizar as reais proposições ali presentes.
-
Gente, vi um comentário aqui no QC que me ajudou a resolver esse tipo de questão. É só lembrar do português, vejam:
” A democracia é consequência de um anseio, de um desejo (…)” pode ser substituída por “A democracia é consequência disso”.
Sendo que a parte sublinhada é O OBJETO INDIRETO.
Analisando a substituição, como foi possível substituir por um único termo (disso), eu posso afirmar que a proposição é simples (há apenas uma oração).
Citando outro exemplo para consolidação, olhem como é diferente:
1 “Ana e Júlia chegaram em casa” (Proposição Simples - “Elas chegaram em casa”)
2 “Ana chegou em casa e Júlia foi ao trabalho” (Proposição Composta - não consigo substituir por um único termo)
Espero ter ajudado!
-
A sentença “A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira”
Repassa uma ideia única: é o homem que decide seu próprio destino e é o homem que busca por felicidade!
A dificuldade é para todos!
-
“A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira” consequência disso (anseio= desejo)
RESUMINDO:A democracia é consequência de um anseio
(ideia completada com=do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira)
-
LETRA "C"
A banca CESPE tem considerado cada preposição como sendo uma oração, então para ser uma oração tem que ter verbo, conforme a questão acima só tem um verbo, logo será uma proposição simples.
-
✅Gabarito Letra C.
Quando possui sentido único e chega a somente uma afirmação é proposição simples independente de quantos verbos têm.
Dava para fazer por eliminação, pois é uma proposição, possui verbo e sentido.
- A: Não tem conectivo ou.
- B: é uma proposição, pois possui verbo, sentido e da para valorar.
- D: Não existe conectivo condicional
- E:Não tem condicional
A única que sobrou foi a letra C.
Bons estudos!
-
Gabarito C
Explicação : TODA VEZ, NA BANCA CESPE, que houver a expressão é uma consequência e antes e depois dela houver um verbo no infinitivo ( verbo não conjugado, ou seja, com terminação ar, er e ir ) o mesmo será uma CONDICIONAL - SE -------> ENTÃO. Mas se não houve pelo menos um verbo no infinitivo ou se existi só um verbo ou nem um a preposição será SIMPLES.
Dica do professor Jhoni do Focus concursos.
Eu também sou discente estou em processo de formação, desculpe-me se houver algum erro de gramática. De alguma forma quis ajudar quem esta com dificuldade.
Bons estudos a todos !!!!!
-
A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira” Proposição Simples!
-
LETRA "C"
-
GAB: C
“A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira”.
- Proposição simples! apenas um sujeito
- Tentar negar a proposição pode ajudar a descobrir isso.
- A negação da proposição ficaria: “A democracia NÃO é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira”.
-
Gabarito: C ✔
Observe que a sentença é composta por diversos verbos destacados:
“A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira”
Seguindo o entendimento do CESPE de que temos uma proposição simples quando se apresenta uma única oração principal com orações subordinadas a ela, podemos reescrever:
“A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira”
"A democracia é consequência disso."
Trata-se, portanto, de uma proposição simples
Bons estudos!
==============
Materiais: portalp7.com/materiais